You are on page 1of 13

________________________________________________________________________________ _____

Aquecimento global

Muito se tem falado sobre o aquecimento global, pois alm de ser um dos pratos prediletos da mdia, existe um rudo ecolgico muito grande sobre suas causas e conseqncias. Este assunto, alm de polmico, traz muita informao especializada, desvinculada da realidade fsica de nossa atmosfera e do contexto geral, portanto bastante contraditrio. Fala-se principalmente de dois assuntos completamente distintos e independentes, mas como se fossem um s. Portanto, vamos v-los por partes:

1. Camada de oznio: Para compreend-la bem e conhecermos seus mecanismos preciso que entendamos antes alguns conceitos bsicos da fsica. Conceitos de Fsica: Temperatura - O que : A varivel temperatura definida como a medida da energia cintica mdia dos tomos ou molculas de uma substncia, dada em graus Centgrados, Kelvin ou Fahrenheit. medida que um corpo absorve energia, sua temperatura aumenta. Calor - O que : Sempre que existir um gradiente de temperaturas no interior de um sistema, haver transferncia desta energia, no sentido das temperaturas mais altas para as mais baixas. A energia em trnsito chamada calor e o processo de transporte denominado transmisso de calor. Radiao- a transferncia de calor atravs de ondas eletromagnticas . Todos os corpos emitem naturalmente radiao eletromagntica, em funo da temperatura absoluta, e de acordo com a lei de Stephanboltzann. Desta forma, podem trocar calor sem qualquer contato fsico, mesmo no vcuo. A maior ou menor capacidade do corpo emitir radiao eletromagntica dada pela sua emissividade, parmetro que pode variar entre 0 e 1. Ao atingir um corpo, qualquer radiao pode ser : Transmitida, absorvida ou refletida. Geralmente, ocorrem os trs fenmenos, com a predominncia de um ou dois deles. Dixido de carbono (CO2): O que : Gs resultante da combusto completa do carbono, massa molecular, 44, corresponde a 0,03 % da composio do ar atmosfrico, ao nvel do mar. Composio esta que tem se mantido estvel e em equilbrio nas medies atmosfricas nos ltimos 100 anos. Sua ocorrncia 500 m acima do solo de referncia, em condies atmosfricas normais, praticamente indetectvel. gerado pela combusto do carbono e reduzido pela fotossntese.

CSE consultoria e servios de engenharia ltda.


2

Vapor dgua: A gua tem a propriedade de se evaporar qualquer temperatura, e isto se faz diretamente proporcional temperatura e inversamente proporcional presso. O vapor dgua est sempre presente na atmosfera, em forma de gs, sua massa molecular 18 e sua quantidade, funo da temperatura e presso ambiente. Ar: O que : um gs incolor, inodoro e inspido. na realidade uma mistura coloidal de vrios gases. Sua massa molecular mdia 28,95.
(Quando falamos de ar, estamos falando da troposfera baixa, at 8 km)

Composio do ar seco:
Componente Nitrognio Oxignio Argnio Dixido de Carbono Nenio Hlio Metano Criptnio Monxido de Carbono xidos Nitrosos Hidrognio Oznio Xennio Dixido de Nitrognio Iodo Radnio % por volume 78,09 20,95 0,93 0,03 0,0018 0,00052 0,00015 0,0001 0,00001 0,00005 0,00005 0,00004 0,000008 0,0000001 2x10-11 6x10-18 % por massa 75.51 23.15 1.28 0,046 0,00125 0,000072 0,000094 0,00029 0,00002 0,00008 0,0000035 0,000007 0,000036 0,0000002 1x10-10 5x10-17

Oxignio: O que : Elemento qumico, gasoso temperatura ambiente, peso atmico 16, portanto quando molcula, tem massa molecular igual a 32. Corresponde 20,95 % da composio do ar atmosfrico, ao nvel do mar. Devido sua massa molecular ser bem maior que a do ar, sua ocorrncia na atmosfera decresce com a altitude, caracterizando o chamado mal das altitudes e praticamente no ocorrendo partir de 8 km.

CSE consultoria e servios de engenharia ltda.


3

Particularidade: paramagntico, portanto atrado pelo campo

magntico, qualquer que seja a polaridade. Oznio: O que : Forma alotrpica do oxignio, gasoso, paramagntico e principalmente magnetopolar. Como tem uma polaridade magntica sul, fortemente atrado pela polaridade norte do campo magntico terrestre. Para comprimentos de ondas de cinco microns (infravermelho termal), tranlcido, ou seja : Absorve 0,5 (50%),transmite 0,5 (50%) e reflete 0,0 (0%) da energia recebida. obs : A soma da transmisso, absoro e reflexo sempre igual a 1. Princpio de Avogadro: Nas mesmas condies de temperatura e presso, volumes iguais de gases diferentes possuem o mesmo nmero de molculas e massas proporcionais sua respectiva massa molecular. O princpio de Avogrado nos diz que para gases, sua massa molecular funciona como suas densidades. Camada de oznio: O que : - Regio da atmosfera terrestre dentro da mesosfera e imediatamente acima de estratosfera (ltimas pores da troposfera), onde existe uma predominncia relativa de oznio (400 partes por bilho, o que denota que realmente no abundante), devido intensidade das linhas de foras do campo magntico da Terra. ( esta altitude, 36 a 38 km, dentro da mesosfera, o campo das foras eletromagnticas, mais forte que o campo das foras gravitacionais.)
Troposfera - Regio da atmosfera que vai desde crosta terrestre at

a estratosfera, a regio da atmosfera onde acontecem os fenmenos do clima (at 8 km). A regio limtrofe com a mesosfera imediatamente antes da camada de oznio. Tambm conhecida como estratosfera (de 8 a 35 km), preferida pelos vos de longa distncia devido a ausncia de ventos e movimentos bruscos da massa de ar. (Baixa energia cintica dos gases que a compe.)

CSE consultoria e servios de engenharia ltda.


4

C.F.C.s O que so? Compostos orgnicos fluorados e clorados, geralmente de altos pesos moleculares (conforme mostrado abaixo) e molculas no polares. Relembando: Ar Wm = 28,96 e tambm : Cl = 35 ; O = 16 ; F = 19 ; N = 14 ; C = 12; Br =80 (Freon 12) Dicloro difluor metano - C Cl2 F2 Wm = 120 C Cl2 F2 4,14 x Wm do ar. (Freon 22) Cloro difluor metano CH Cl F2 Wm = 118 4,08 x Wm do ar. (No CFC mas alegam que produz o mesmo efeito) Brometo de metila C H3 Br Wm = 95 3,3 x Wm do ar. Ao que se sabe, ningum revogou o PRINCPIO DE AVOGADRO para que gases mais pesados que o ar vagassem livremente pela atmosfera, principalmente numa regio onde sabidamente no existem ventos: A ESTRATOSFERA. Considerando-se o seu peso molecular, para colocar 1 metro cbico de Dicloro difluor metano, um dos mais leves dos CFCs, 37 km de altitude (altura mdia da camada de oznio) seriam necessrios 1447 kwh, ou 2,05 toneladas de T.N.T.Esta densidade energtica, equivale a uma exploso nuclear. Caso fosse real a disponibilidade de tal energia, os problemas energticos da humanidade estariam resolvidos. Quando observamos o perfil da temperatura da atmosfera terrestre em funo da altitude, notamos que ela decresce at a altitude de 10 km, quando atinge a marca de -44 C. De 10 a 12 km, ela sobe ligeiramente at -35 C. A 12 km ela cai repentinamente e se estabiliza em -57 C at a altitude de 21 km. A partir de 21 km ela volta a aquecer e atinge um mximo de -2 C 49 km, quando ento volta a cair em funo da altitude.

CSE consultoria e servios de engenharia ltda.


5

A o tm sfrap r ad o

10 5 10 0 5 0 0 -5 0 -1 0 0 0 0,61 1,22 2,136 4,577 10,679 16,781 27,459 48,816 73,224

T m e tu (C e p ra ra ) P ss (k aa s) re o P b

Como explicar este fenmeno? O oznio, parcialmente opaco (translcido) para emisses eletro magnticas de comprimento de onda de 5 microns ou seja, freqncia de 60.000 GHz, e espelho para comprimentos de onda superior um metro (0,3 GHz). Em outras palavras: O oznio absorve parte do infravermelho termal e reflete ondas de rdio.

A d x1 m ltitu e 000

Portanto, as ondas de rdio emitidas pelo universo, so refletidas de volta, aquecendo como um "forno de micro ondas" a camada imediatamente superior camada de oznio. O mesmo acontece na camada imediatamente inferior, com nossas ondas de rdio. Para emisses de freqncia acima de 0,3 GHz, ou seja, micro ondas, infravermelho, luz visvel, ultravioleta, raios-X e raios gama, o oznio totalmente transparente, exceto para a freqncia de 60.000 Ghz (infravermelho termal) que parcialmente absorvida por ele. Caso esta freqncia fosse abundante nesta regio, a temperatura da camada de oznio que seria alta e no a de suas vizinhas. Caso o oznio refletisse o ultravioleta, barraria tambm a luz visvel e o infravermelho, mantendo nosso planeta morto, sem luz e calor. O que mantm o oznio preso sua camada so as linhas de fora do campo magntico da Terra, tal qual as linhas de fora do campo magntico de um im, mantm presas limalhas de ferro. Por ter polaridade sul bastante forte, as molculas de oznio formadas pelas descargas atmosfricas, so atradas para o polo norte magntico da Terra e se deslocam por suas linhas de fora, preenchendo de norte para sul, a camada de oznio. Por isto, o buraco de oznio se forma sempre sobre o polo sul.

CSE consultoria e servios de engenharia ltda.


6

Se alguma coisa est destruindo a camada de oznio, o mais provvel o enfraquecimento do campo magntico do Planeta. Sabemos que por vrias vezes o campo magntico da Terra diminuiu sua intensidade, passou por um zero e at inverteu sua polaridade. claro, quando o campo magntico enfraquece, o oznio no consegue ser sustentado por ele. Vence o campo gravitacional, fazendo com que o oznio despenque. Este fenmeno j pode ser notado, pois existe uma nvem de oznio,ao nvel do mar, entre a frica e a Amrica do Sul, de dimenso aproximadamente igual a rea do Brasil. Pouco divulgada, tratada pelos cientistas como "OZNIO BANDIDO". A proteo oferecida ao planeta, no feita pela camada de oznio (mesmo porque 400 PPB jamais poder ser considerado um escudo), mas por dois fatores:
1. O campo magntico da Terra, que desvia as partculas com cargas

eltricas para os plos, criando as auroras austrais e boreais, conforme o polo. A o f p d o tm s ra a r


2. A camada espessa da atmosfera

(abaixo de 6.000 metros) funciona como um filtro, reduzindo a energia dos raios ultravioleta e outros raios csmicos. Veja grfico de densidade e volume normal (volume ocupado por 1 metro cbico ao nvel do mar) da atmosfera padro, em funo da altitude. (Ao lado)

50 00 40 00 30 00 20 00 10 00 0 0 610 1220 2140 4580 10700 16800 27500 48800 73200


A d (m ltitu e )

V lu e(m ) o m 3 D n a e(g m ) e sid d / 3

Um corpo s pode fazer trs coisas com uma radiao eletromagntica: a- Transmitir. como se ele no existisse. b- Absorver. Isto aumentaria sua temperatura. c- Refletir. O que causaria a ausncia de toda radiao de maior comprimento de onda, na regio posterior ao corpo. Portanto a camada de oznio apenas absorve parcialmente o infravermelho termal e reflete ondas de rdio, permitindo comunicaes a longa distncia e nada tem a ver com o aquecimento global e com a proteo da vida na superfcie do planeta.

CSE consultoria e servios de engenharia ltda.


7

VARIVEIS DA ATMOSFERA COM A ALTITUDE


Altitude (1000 m) 0.000 0.153 0.305 0.458 0.610 0.763 0.915 1.068 1.220 1.373 1.526 1.831 2.136 2.441 2.746 3.050 4.577 6.102 7.628 9.153 10.679 12.204 13.730 15.255 16.781 18.306 21.357 24.408 27.459 30.510 36.612 42.714 48.816 54.918 61.020 67.122 73.224 79.326 Temp. (C) 15 14 13 12 11 10 9 8 7 6 5 3 1 -1 -3 -5 -14 -24 -34 -44 -57 -57 -57 -57 -57 -57 -55 -52 -59 -46 -48 -16 -2 -7 -19 -42 -66 -90 Presso (kPa abs) 101.308 99.48179 97.7089 95.92268 94.18978 92.49687 90.80396 89.15104 87.48479 85.89852 84.31225 81.21969 78.20711 75.26118 72.42189 69.67591 57.1857 46.58835 37.64392 30.13913 23.90069 18.82196 14.80963 11.66375 9.18437 7.22486 4.49221 2.7993 1.75956 1.114388 0.459885 0.201283 0.0929101 0.0434558 0.0197284 0.00854453 0.00337249 0.001189036 Volume (m3) Densidade (g/m3) 1 1210 1.011381594 1196.383251 1.022718894 1183.120804 1.034546114 1169.595037 1.046323571 1156.430032 1.058148586 1143.506702 1.070372781 1130.447281 1.082643587 1117.634663 1.095462426 1104.55637 1.107937373 1092.119491 1.120837345 1079.550039 1.147135241 1054.801524 1.174389025 1030.32298 1.202795078 1005.99015 1.231893611 982.2276772 1.26183513 958.9208377 1.43082779 845.6643131 1.62518392 744.5311176 1.855352333 652.1672345 2.130235958 568.012194 2.434335517 497.0555585 2.925396501 413.6191451 3.517851771 343.9599161 4.227186283 286.2424126 5.080295206 238.1751357 6.110238047 198.0282913 8.869167237 136.4276902 12.89605828 93.82711936 17.98109406 67.29290198 26.73672559 45.25610274 52.46072063 23.06487569 109.7211159 11.0279593 207.145303 5.841310338 366.3630341 3.302734958 649.0862197 1.864159126 1148.509674 1.053539232 2158.015505 0.560700327 4376.828122 0.27645591

CSE consultoria e servios de engenharia ltda.


8

2. Efeito Estufa (CO2 ?) Quando se fala de efeito estufa, acusa-se diretamente o CO2 como principal agente responsvel pelo aquecimento do planeta. Ou melhor, qualquer tipo de combusto (inclusive a do lcool), tais como: Queimadas; Motores combusto interna; Caldeiras; Indstrias, etc... De fato, o CO2 teria potencial para gerar um efeito estufa, caso se tivesse registrado um aumento aprecivel de sua parcela na composio do ar atmosfrico (300 PPM), ou se houvessem registros de sua presena na troposfera em altitudes superiores a 500 m acima do solo de referncia, em condies atmosfricas normais. O que se percebe que existe uma anomalia (se que pode ser chamada de anomalia), em forma de bolhas, em torno de grandes centros e proximidades industriais, onde a concentrao de CO2 tem aumentado de at 2 ppm (ou seja: de 0,03000% para 0,0302% na composio do ar, nestas localidades). Porm, se afastarmos para reas verdes, colinas ou para o oceano, o percentual volta ao equilbrio normal. Devido sua massa molecular, 152 % da do ar, to logo gerado pela combusto, procura o caminho mais curto para o solo, seguindo o campo gravitacional. Observe que no estamos falando de poeiras, cinzas e particulados finos, quase to leves quanto o ar, que permanecem sobre as fontes poluidoras por muito tempo, devido ao empuxo, e so os fatores visveis da combusto. Tal como o GLP, o CO2 forma bolses junto ao solo e s guas, ao invs de se misturar com o ar, sendo ento, na presena de luz, reduzido pela fotossntese das plantas e das algas. (O propano, um dos principais componentes do GLP, tem a mesmssima massa molecular do CO2: 44, e ningum fala de sua presena na estratosfera.),

CSE consultoria e servios de engenharia ltda.


9

Portanto o CO2 no pode ser responsabilizado diretamente pelo efeito estufa, por trs principais razes: No existe na atmosfera em quantidade suficiente para causar este efeito (300 PPM). Se existissem concentraes maiores, elas estariam junto ao solo, e no faz sentido falar de aquecimento global na altura de nossos joelhos. Considerando-se a composio dos combustveis (hidrocarbonetos) que saem das refinarias:
Composio mdia dos combustveis Hidrocarboneto: Carbono puro: Alcanos: CnH2n+2 Alcenos: CnH2n Alcinos: CnH2n-2 Ciclanos: CnH2n Ciclenos: CnH2n-2 Total: % 0,01 60,91 * 0,02 ** 0,03 *** 39,01 **** 0,02 ***** 100

E suas equaes de oxi-reduo:


Reaes de combusto: C + O2 Cn H2(n+1) + 2(n+1)O2 Cn H2n + (1,5.n)O2 Cn H2.(n-1) + 2.(n-1)O2 Mdia: --------> --------> --------> --------> C O2 nC O2 + 2(n+1)H2 O nC O2 + nH2 O nC O2 + 2.(n-1)H2 O O preso O:C 2 8 3 2 6 % Pond. O 2:1 0,01 0,02 O 8:1 * 60,91 487,28 O 3:1 ** + **** 39,01 117,03 O 2,5:1 *** + ***** 0,07 0,14 O 6:1 100,00 6,0

Vemos que em mdia, para cada tomo de carbono aprisionado, teremos seis tomos de oxignio tambm aprisionados pela reao. E quem j ouviu falar de diminuio de oxignio na atmosfera? Contudo, o efeito estufa uma realidade incontestvel! Por que? Em nosso planeta, existe em abundncia um gs que possui 235% do potencial do CO2 de produzir o efeito estufa, mais leve que o ar

CSE consultoria e servios de engenharia ltda.


10

(massa molecular = 18), portanto passvel de se missigenar com ele at as mais altas camadas da troposfera. Normalmente ele permeia nossa atmosfera e no h ar que no o contenha, em quantidades que variam conforme o par temperatura e presso. Estamos acostumados a ver sua condensao natural formando nvens em altitudes e formas variveis. Isto mesmo, o vapor dgua o responsvel pelo efeito estufa. E graas a este mesmo efeito, a vida conseguiu condies de se desenvolver neste planeta. Mas por que, um efeito benfico de repente se transformou na ameaa do aquecimento global? Por um motivo muito simples: Toda energia utilizada no planeta, independente de sua fonte ou natureza, acaba se degradando em calor e sendo irradiada para o meio ambiente. O vapor dgua, no seu papel de isolante de nossa garrafa trmica impede que o calor seja irradiado para fora de nosso planeta, e quanto maior a quantidade de calor, mais alta a temperatura do ambiente. Quanto mais alta a temperatura do ambiente, maior a evaporao de gua, que aumenta o efeito estufa que retm mais calor, que ... , e fecha-se o circulo. No em absoluto, a energia solar a responsvel pelo aquecimento do planeta. A constante solar (energia bruta mdia que nos chega do sol desde que mundo mundo) de 1.367 W/m2, tem 35% de seu valor refletido (volta para o espao), 45% de seu valor absorvido pelas altas camadas da atmosfera e reaquece as camadas imediatamente acima da estratosfera e nos deixa apenas 20% (68,35 W/m2) para a fotossntese e o aquecimento do planeta. (Esta componente o motor do planeta, tambm gera os ventos e as correntes martimas). Energia esta que sempre existiu e apenas o suficiente para a manuteno da vida no planeta.

CSE consultoria e servios de engenharia ltda.


11

Para se ter uma idia do que est acontecendo, na dcada de 60: Uma humanidade de 3.758.936.000 habitantes, consumia 1.510 W/pessoa. Hoje, uma populao de 6.628.871.000 habitantes, consome 2.499 W/pessoa. Ou seja, em 50 anos houve um aumento de: 176% da populao; 166% do consumo per cpta; 297% do consumo total de energia no planeta. Se quisssemos voltar aos padres globais dos anos 60, Teramos duas opes, mas todas elas com fortes implicaes ticas e tcnicas: 1- Reduo do consumo de energia em 95%, ou seja reduzir o consumo per cpta para: (882 W/pessoas); 2- Reduzir a populao em 66%, ou seja reduzir a populao planetria para: 2.234.114.674 Pessoas. Do meu ponto de vista, ambas so inviveis, porm, podemos pensar em retirar a gua da atmosfera, se que teremos tempo para isto.

CSE consultoria e servios de engenharia ltda.


12

Bibliografia * The infra red universe. Clarence Anet. * E.R.T.S.1 A new window on our planet. U.S. government printing office * Aerospace application for real time thermography Aga infra red systens * Standard Atmophere N.A.S.A. standards for stem jet ejectores. * Compressors air and gas date. Ingersoll Rand. * Manual do ar comprimido. Atlas copco.

CSE consultoria e servios de engenharia ltda.


13

You might also like