You are on page 1of 6

Xilogravura

Qual o significado de xilogravura?


Xilogravura nada mais que a gravura na madeira e tem sua origem da cultura oriental, de acordo com historiadores essa arte foi usada pelos chineses no sculo 6 , ele entalha um desenho na madeira deixando em relevo a parte onde deseja fazer a reproduo da imagem , o prximo passo a pintura da parte que foi deixada em relevo e no final , colocada em uma prensa onde pressionada em um papel onde sai a imagem. ma coisa muito interessante o que o desenho sai ao contrario do que foi talhado, fazendo que o arteso tenha que ter mais ha!ilidade. "!jetos utilizados# $o as goivas, rolo de !orrachas com tinta e !loco de madeira.

A xilogravura no Brasil
%om a chegada dos portugueses no &rasil, criou o surgimento da xilogravura &rasileira, os portugueses j' utilizavam essa tcnica quando trazida ao &rasil, assim se popularizando aqui, se desenvolveu na literatura de cordel, onde diversos xilgrafos foram formados, mas em sua grande maioria de origem na regio de nordeste do pa(s.

Alguns Artistas De Xilogravura


)uiter *ima e %arlinhos +iaui

, poesia matuta e a musica de raiz.

Linoleogravura

O que Linoleogravura?
*inoleogravura o entalhamento de uma imagem em uma espcie de !orracha chamada linleo, seu processo de criao igual ao da xilogravura, porem em linleo. - muito claro que o entalhamento da !orracha tem grandes vantagens so!re a madeira, pelo fato de ser macio oferece mais facilidades que o entalhar na madeira. .odas as imagens produzidas pelo artista devem apresentar uma serie de numera/es de cada o!ra, um exemplo 01203, ou seja, uma o!ra de 203. "!jetos utilizados# 4oivas, rolo de !orracha com tinta e linleo.

Alguns Artistas De Linoleogravura


&ianchetti, 4lenio

5ogo de ossos 0677

Litogravura

O que a Litogravura?
*itogravura o desenho em uma pedra calcaria, usando os princ(pios da qu(mica que 'gua e leo no se misturam, diferente das outras tcnicas citadas no se usa o entalhamento e sim o acumulo de gordura so!re a superf(cie da pedra. ,ntigamente a litogravura era chamada poliautografia8produo de muitas copias de manuscritos ou desenhos.9 :ssa arte foi criada por ,lois $enefelder, garoto escritor e ator , por volta 0;66 ele estava procurando algo que deixa<se seu pu!lico mais interessado em suas matrias, ento com o tempo desenvolveu o processo qu(mico da litogravura , inventando esse novo processo de impresso, como na poca era mais cara o modo tradicional essa inovao era mais econ=mico e menos demorado que o outros mais conhecidos da poca. "!jetos utilizados# +edra calcaria, processos qu(micos 'gua e leo , tinta especial e goivas especiais.

Alguns Artistas De Litogravura


*itogravura colorida

)auscher!erg

Gravura em metal

Gravura em metal ou Calcogravura.


- um desenho so!re uma placa met'lica, de co!re, ferro ou zinco, so desenhos de linha fina com muitos detalhes. $eu processo a utilizao de goivas muito afiadas ou por corroso com 'cidos ou outros mtodos como 'gua<forte, ponta<seca, 'gua<tinta, maneira negra e o verniz mole. $eu processo completa mente inverso da Xilogravura. , gravura em metal permite que o artista tenha maior preciso em seus desenhos, podendo usar os m(nimos detalhes de sua imagem. "!jetos utilizados# +laco de ao ou de algum metal, !uril, ponta<seca, 'gua<forte e o uso de 'cidos corrosivos, e goivas.

Alguns Artistas De gravura em metal


,l!recht >urer

$o 5er=nimo em seus estudos

070?

Algumas curiosidades
@uem inventou a tcnica da gravura foram os chineses, por volta do ano 233. >urante a dinastia Aan eles faziam selos para autenticar documentos e usavam pequenas peas planas de jade, ouro, prata ou marfim. @ue tinham ideogramas em !aixo relevo. %o!ertas de uma tinta vermelha e pressionadas so!re papel. Baziam aparecer os ideogramas em !ranco. ,s primeiras impress/es encontradas retratam a imagem de &uda. "s japoneses foram mestres na arte das gravuras. +aisagens coloridas retratando cidades como .quio, tornaram<se s(m!olos do pa(s. Co final do sculo XDX, a tcnica influenciou artistas como Ean 4ogh, que se encantou com essa arte. ,s Dmagens criadas pela gravura em metal o inverso das gravuras em relevo

O que a otica em uma !rodu"#o art$stica?


F muito mais complexo que imaginamos a potica na arte podem variar de diversas formas suas express/es, como por exemplo, a literatura que o escritor passa seus pensamentos, emo/es, experiGncias e assim emocionando o leitor, ou pela musica que faz que nos tenhamos lem!ranas atravs de sua melodia, e arte pl'stica que nos fazem ter a mesmas perspectivas das outras artes citadas, mas atravs da viso nos causando reflex/es e a!rindo nossos olhos ou a!rindo nossos pensamentos. Has nem sempre conseguimos a!sorver ou entender toda idia do artista, fazendo a o!ra ser muito mais o que nos imaginamos isso se chama potica o esclarecimento da produo art(stica do artista.

You might also like