You are on page 1of 10

Artigo

RESUMO Este trabalho discute teoricamente a questo da aplicao da psicanlise educao. Freud, ao distinguir a psicanlise de outras terapias, situa sua especificidade na abordagem ao inconsciente, apontando os limites da transmisso acadmica na formao do analista. Lacan centra-se na questo da produo do analista e da tica da decorrente, j que estes dois eixos definem o campo de aplicao da psicanlise. na medida de sua submisso causa do inconsciente que uma prtica se revela analtica, o que s se testemunha no a posteriori. Assim, somente recolhendo os testemunhos de atos que nascem da iniciativa dos analistas que podemos dizer das (im)possibilidades de aplicao da psicanlise. Descritores : aplicao da psicanlise; psicanlise e educao; pesquisa em psicanlise; tica da psicanlise; formao do analista.

PSICANLISE APLICADA EDUCAO: UMA DISCUSSO TERICA A PARTIR DE FREUD E LACAN

Cynthia Pereira de Medeiros Suely Alencar Rocha de Holanda

omprometidas com a formao psicanaC ltica e, ao mesmo tempo, inseridas numa universidade como docentes, encontramo-nos nesse percurso com algumas questes que insistem, exigindo um esforo de trabalho e de formalizao de nossa parte. Ao sustentarmos, a partir da psicanlise, uma articulao com outros campos de saber e prtica, o que pode nos servir de bssola? De acordo com Vigan (2000), no possvel encontrar, de Freud at Lacan, uma continuidade temtica acerca da aplicao da psicanlise. Nesse sentido, a questo deve ser reformulada a cada passagem para seguir os novos rumos que concernem a sua prpria articulao (p. 5).

Psicanalista, Doutora em Psicologia da Educao pela Faculdade de Educao da Universidade de So Paulo, Docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Psicanalista, Mestre em Psicologia Clnica pelo Instituto de Psicologia da Universidade de So Paulo, Docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

128 Estilos da Clnica, 2009, Vol. XlV, n 26, 128-137

Artigo
Seguindo tal indicao, este texto visa comunicar o percurso terico realizado em torno da questo da psicanlise aplicada ao campo da educao, abordando-a a partir das obras de Freud e Lacan. tico, no qual encontramos a afirmao de que as teorias da psicanlise no podem ficar restritas ao campo mdico, mas so passveis de aplicao a vrias outras cincias mentais (Freud, 1914/1996, p. 45). A vemos afirmada a aplicao da psicanlise literatura, religio, antropologia, esttica e, uma vez mais, educao. Em fevereiro de 1913, referindose especificamente ao campo da educao na introduo ao livro do pastor Oscar Pfister, The psycho-analytic method, considera que as vantagens de uma utilizao da psicanlise para fins educativos seriam bvias, pois o educador, a partir do conhecimento das disposies humanas gerais da infncia, estaria preparado para julgar quais dessas disposies ameaam conduzir a um desfecho indesejvel. J a, no entanto, interroga-se acerca do alcance da aplicao da psicanlise, articulando-a formao do analista, ao afirmar que a nica garantia da aplicao incua do procedimento analtico tem de depender da personalidade do analista (Freud, 1913b/1996, p. 357). Nesse sentido, embora considere promissora a possibilidade de aplicao da psicanlise a servio da educao, tal interrogao, ao marcar as diferenas entre as mesmas, revela seus limites. A despeito desta reflexo, ainda neste ano afirma, entre as aplicaes no-mdicas da psicanlise, o interesse educacional. Alertando para o abismo que separa nossa vida mental dos processos de desenvolvimento da in-

Freud e a psicanlise aplicada

Ao analisarmos a obra de Freud, vemos que em mais de um momento ele alude ao tema da aplicao da psicanlise a outros campos do saber (1913a/1996, 1913b/1996, 1914/ 1996, 1925/1996, 1933a/1996), recortando tal aplicao em duas vertentes: uma que trata da aplicao teraputica da psicanlise, ou seja, a psicanlise como mtodo de tratamento de neurticos, e a outra como aplicao dos conceitos e descobertas psicanalticas a outros campos de prtica, dentre os quais ele destaca a educao. assim que, no artigo O interesse cientfico da psicanlise, escrito a pedido do diretor chefe de Scientia, conhecido peridico cientfico italiano, Freud (1913a/1996) afirma, de um lado, o interesse psicolgico da psicanlise e, de outro, o interesse da psicanlise para as cincias no-psicolgicas, entre elas a filologia, a filosofia, a biologia, a histria da civilizao, a esttica, a sociologia e a educao. Esta posio reiterada em seu artigo A histria do movimento psicanal-

129

fncia, processos estes trazidos luz pela experincia analtica ao revelar a natureza da sexualidade infantil, aposta em um reposicionamento dos adultos frente sua prpria infncia, a partir de familiaridade com as descobertas da psicanlise. Esta reconciliao do adulto com certas fases do desenvolvimento infantil, acreditava Freud, traria consequncias para a educao das crianas, a partir do reconhecimento dos efeitos indesejveis da represso das manifestaes da sexualidade na infncia. Mostra-se, nesse momento de sua elaborao, profundamente esperanoso na possibilidade profiltica da neurose atravs de uma educao psicanaliticamente esclarecida (Freud, 1913a/1996, p. 191). Em 1925, por ocasio da apresentao do livro Juventude desorientada, de August Aichhorn, afirma: nenhuma das aplicaes da psicanlise excitou tanto interesse e despertou tantas esperanas, e nenhuma, por conseguinte, atraiu tantos colaboradores capazes quanto seu emprego na teoria e prtica da educao (Freud, 1925/1996, p. 307). Justifica esse interesse na medida em que as crianas se tornaram o principal tema da pesquisa psicanaltica, o que poderia beneficiar o trabalho da educao. Reiterando a posio assumida em 1913, sugere que toda pessoa que trabalha, como Aichhorn, com delinquentes juvenis, deveria receber uma formao psicanaltica, uma vez que, sem esta, as crianas lhe sero inacessveis. Acrescenta ainda que esta formao ser melhor se a prpria pessoa se submeter a uma anlise e a experimentar em si mesma, posto que a instruo terica na anlise fracassa em penetrar bastante fundo e no traz convico (Freud, 1925/1996, p. 308). Com isto, vemos afirmada, mais uma vez, a aplicao da psicanlise intimamente ligada prpria anlise: a possibilidade de influncia analtica repousa em precondies bastante definidas, que podem ser resumidas na expresso situao analtica; ela exige o desenvolvimento de determinadas estruturas psquicas e de uma atitude especfica para com o analista. (Freud, 1925/1996, p. 308) Tal posio, no entanto, no deve ser lida como uma prescrio de anlise para todos. Menos ainda da perspectiva de que a psicanlise poderia vir a substituir a educao. Afirma que o trabalho educativo algo sui generis cujo objetivo orientar e assistir as crianas em seu caminho para diante e proteg-las de erros (Freud, 1925/1996, p. 307). Nesse sentido, no pode ser confundido nem substitudo pelo trabalho analtico. A psicanlise pode ser convocada pela educao como meio auxiliar de lidar com uma criana, porm no constitui um substituto apropriado para a educao (Freud, 1925/1996, p. 308). Em 1933, na XXXIV das Novas conferncias introdutrias sobre psicanlise, intitulada Explicaes, Aplicaes e Orientaes, reencontramos a posio freudiana de que a psicanlise interessa ao campo da educao, fundamentalmente pela via da anlise dos educadores.

130 Estilos da Clnica, 2009, Vol. XlV, n 26, 128-137

Artigo
Tal concluso poderia nos levar facilmente a uma ideia de prescrio freudiana de anlise para todos. No entanto, uma leitura mais cuidadosa do texto nos leva a reconhecer quo equivocada seria esta ideia. Admitindo, de um lado, o lugar da neurose na economia psquica e as limitaes teraputicas da anlise, isto , casos nos quais a eficcia da anlise permanece tolhida e, de outro, a particularidade do diagnstico psicanaltico que se realiza sempre no depois, vemos afirmados, pelo prprio Freud, os limites da psicanlise. Assim, se o recenseamento produzido por Freud em torno das aplicaes no-mdicas da psicanlise remete o leitor a uma ideia de que as possibilidades de aplicao da psicanlise a outros campos de saber esto intimamente ligadas formao do analista, a permanente interrogao freudiana acerca dos limites dessa aplicao adverte contra a tendncia a fazer da teoria psicanaltica uma viso de mundo (Freud, 1933b/1996).

Lacan e a psicanlise aplicada

Podemos dizer que a questo acerca do que faz um analista qual a especificidade de sua formao, os fundamentos de sua prxis funciona como eixo em torno do qual giram as elaboraes de Jacques Lacan no decorrer do que, no seu ensino, ficou conhecido como O seminrio. Lacan trata da questo da formao do analista ao longo de dez anos de investigao e sistematizao (1953-1963), antes de tratar de forma explcita da questo da psicanlise aplicada (1964/2003). Nesse percurso destaca-se, em suas consideraes sobre o que concerne ao eixo da experincia analtica, o trabalho com o conceito de desejo, em articulao com a necessidade e a demanda, tal como elaborado no seminrio As formaes do inconsciente e no escrito do mesmo ano A subverso do sujeito e a dialtica do desejo. Lacan toma como ponto de partida uma considerao sobre a prematuridade constitucional do filhote humano, que se traduz em uma incapacidade de reconhecer e satisfazer por si mesmo o que seria do registro da necessidade, para destacar sua condio de dependncia de um Outro que venha interpretar o seu grito como um apelo.

131

Do ponto de vista desse Outro, referido por Lacan (1966/1998) como o lugar da linguagem, tesouro do significante, em geral encarnado pela me, esse grito j est desde antes referido a um contexto de sentidos, assumindo um valor de demanda. Essa transmutao da necessidade em demanda, passando pelo desfiladeiro da palavra, produz um resto, uma diferena irredutvel a que Lacan se refere como desejo: O desejo se esboa na margem em que a demanda se rasga da necessidade (Lacan, 1966/1998, p. 828). Assim, a demanda o que se articula em significantes, isto , o que se presentifica em cada ato de fala, sendo o desejo o que transparece na demanda como seu mais alm, o que resta como impossvel de se dizer. Como desdobramento dessa elaborao, Lacan (1961/1998) situa a importncia de preservar o lugar do desejo na direo do tratamento. Trata-se, para ele, de no responder demanda, uma vez que, seja pela via da frustrao ou da gratificao, toda resposta demanda na anlise conduz a transferncia sugesto (p. 641). Durante os anos de 1959 e 1960, a investigao lacaniana sobre a tica da psicanlise o leva a mais uma volta em torno do conceito de desejo, o que desta vez ele faz a partir do modo como essa noo surge na elaborao freudiana acerca da experincia de satisfao, tal como se encontra no Projeto para uma psicologia cientfica (1950/1996).

Nesse contexto, Freud, ao especular sobre o incio da vida psquica, supe um momento inaugural em que o recm-nascido experimenta um estado de tenso, relativo s necessidades vitais (fome e sede, por exemplo), que no pode ser resolvido apenas com uma regulao interna; faz-se necessria uma ao especfica, vinda do mundo externo, para poder elimin-la. A remoo fica ligada, a partir da, tanto imagem do objeto quanto ao movimento da descarga. Quando o estado de necessidade se repete, surge uma moo psquica que procura reinvestir a imagem mnnica da percepo, visando restabelecer a situao da satisfao original. Uma moo dessa espcie o que Freud nomeia como desejo. Essa satisfao original, jamais podendo ser restabelecida, configura o objeto do desejo como impossvel. Este objeto, nomeado na teoria freudiana como das Ding, a Coisa, e qualificado na teoria lacaniana como objeto perdido, funda o suporte a que se refere toda a experincia prtica do sujeito. Assim, em torno de das Ding que, no dizer de Lacan (1986/1995), orienta-se todo o encaminhamento do sujeito, toda a referncia em relao ao mundo de seus desejos. em relao a essa exigncia primeira de reencontrar a Coisa que Lacan faz uma interlocuo com o que se elaborou ao longo dos tempos em matria de tica.

132 Estilos da Clnica, 2009, Vol. XlV, n 26, 128-137

Artigo
Para ele, reside a todo o paradoxo da tica na psicanlise, pois o que a experincia analtica, desde Freud, nos mostra que o que nos governa no caminho de nosso prazer no nenhum Bem Supremo, e que para alm de um certo limite de nosso prazer, estamos no que diz respeito ao que das Ding recepta, numa posio inteiramente enigmtica (Lacan, 1986/1995, p. 121). Portanto, a tica da psicanlise no pode incidir sobre uma especulao acerca dos bens, dos valores e da arrumao destes. Ela diz respeito, em ltima instncia, relao do sujeito com o desejo. a que reside a experincia da ao humana, e por sabermos, melhor do que aqueles que nos precederam, reconhecer a natureza do desejo que est no mago dessa experincia, que uma reviso tica possvel, que um juzo tico possvel, o qual representa essa questo com valor de Juzo final: Agiste conforme o desejo que te habita? (Lacan, 1986/1995, p. 376). Questo nada fcil de sustentar, nos diz Lacan, e que ele espera que jamais seja colocada seno no contexto analtico. nesta perspectiva que se situa a afirmao de que a tica da psicanlise a tica do desejo, intimamente articulada formao do analista. Essa investigao sustentada por Lacan, que interroga de modo rigoroso e contundente os fundamentos da prtica analtica, provoca mal-estar e d lugar a uma srie de aes desenroladas entre os mandatrios da

133

IPA e da Sociedade Francesa de Psicanlise, que tm por desfecho a proibio do seu ensino por esta ltima, que passa a no reconheclo como analista didata (Roudinesco, 1994). A resposta de Lacan a tais acontecimentos surge logo depois, na forma do Ato de fundao da Escola Francesa de Psicanlise, em 1964, no qual estabelece os princpios de estrutura e funcionamento de uma Escola centrada na questo da formao do analista. nesse contexto que a questo da psicanlise aplicada aparece explicitada. Ali, a psicanlise pura refere-se prxis e doutrina da psicanlise propriamente dita a psicanlise didtica , que diz respeito formao do analista. A psicanlise aplicada significa teraputica e clnica mdica e diz respeito prtica do analista, cuja verificao se daria na comparao com a prtica dos grupos mdicos, analisados ou no, que estariam em condies de contribuir para a experincia analtica, pela crtica de suas indicaes em seus resultados, quanto ao exame clnico, s definies nosogrficas e formulao dos projetos teraputicos. O recenseamento do campo freudiano responde pela atualizao dos princpios dos quais a prxis analtica deve receber, na cincia, seu estatuto (Lacan, 1964/2003, p. 238), dizendo respeito ao que se formaliza da psicanlise como saber exposto. Convoca-se nesse contexto o comentrio contnuo do movimento psicanaltico, sua articulao com as cincias afins e a tica da psicanlise. Embora no Ato de fundao j estivesse colocada a nfase na formao do analista como tarefa primordial da Escola, somente trs anos depois, na Proposio de 9 de outubro de 1967 sobre o psicanalista da Escola, com o dispositivo do passe, que Lacan institui um meio de verificao do ato analtico referido prpria lgica da anlise. Essa Escola, portanto, acha-se centrada na produo do analista, cuja investigao passa a contar, desde ento, com o testemunho do passe, um relato que o analista faz de sua prpria anlise, num esforo de transmitir a mudana subjetiva que ali teria se operado. Ento, em sentido estrito, uma anlise se revela didtica por retroao desse tempo posterior, no qual o passe se verifica. Neste ponto do ensino de Lacan, a questo da formao do analista, alm de constituir um tema central, implica uma tica, a tica do desejo. Vale sublinhar que aqueles que empreendem uma psicanlise didtica o fazem por sua iniciativa e por sua escolha (Lacan, 1964/2003, p. 240), mas, por outro lado, a verificao do ato

134 Estilos da Clnica, 2009, Vol. XlV, n 26, 128-137

Artigo
analtico, ato que tem como produto o analista, se daria, com o dispositivo do passe, no a posteriori da experincia. Seguindo Vigan (2001), para quem a aplicao a outras prticas se d somente se essas se submetem causa do inconsciente, devemos pensar a Escola fundada por Lacan como centrada sobre a psicanlise pura, na condio, no entanto, de considerar a relao desta ltima com a psicanlise aplicada. Portanto, sendo uma consequncia possvel da implicao do praticante com a causa da psicanlise em sua formao, tambm a aplicao s se revelaria em sua qualidade analtica num tempo posterior ao seu desenvolvimento. limites dessa aplicao, na medida em que tais benefcios dependeriam da anlise pessoal dos educadores e uma prescrio de anlise para todos estaria inteiramente fora dos princpios da prpria psicanlise. Neste sentido, podemos dizer que, desde Freud, o esforo de responder questo da aplicao da psicanlise a outros campos de saber pe em relevo o tema da formao do analista. Ou seja, o que especifica a psicanlise como experincia no se transmite integralmente pela via da instruo terica. Encaminh-la pela via de um saber exposto, de uma aplicao de conceitos, constitui um meio pelo qual facilmente a psicanlise se converteria em uma ideologia, contrariamente s advertncias feitas por Freud em mais de uma ocasio. A aplicao da psicanlise, assim, supe um analista. O percurso que fizemos nas referncias lacanianas revelou-nos que, para Lacan, o tema da psicanlise aplicada se apresenta como um desdobramento da questo fundamental com a qual est s voltas no seu ensino: a formao do analista. Da elaborao de Lacan em torno dessa questo, destacamos a delimitao do conceito de desejo, em oposio necessidade e demanda, bem como suas consequncias para a prtica analtica, que passa a estar orientada para um mais alm do sentido, visando preservar o lugar do desejo na direo do tratamento.

Algumas consideraes para concluir

Iniciamos esse percurso com Freud e Lacan movidas pela exigncia de encontrarmos referncias tericas e ticas que pudessem nos servir de bssola na sustentao de uma prtica articulada a outros campos de saber, notadamente o campo da educao. Nas referncias freudianas, encontramos, de incio, sua esperana nos benefcios de uma aplicao de conceitos analticos a esse campo. Essa esperana, no entanto, se relativiza a partir do reconhecimento dos

135

Esse lugar radicalizado na sua investigao acerca da tica da psicanlise, na qual formaliza o desejo como tentativa de recuperar a satisfao original, ou seja, constitudo em torno de um objeto, em ltima instncia, sempre impossvel. A exigncia de um manejo com esse impossvel na direo do tratamento recoloca de forma incessante a questo da formao do analista, a qual, sendo efeito de uma anlise levada a termo, implica uma mudana de posio subjetiva, que s se revela no a posteriori da experincia. Nesse sentido, podemos dizer que, com Lacan, a psicanlise pura, aquela que tem por efeito a formao de um analista, sempre uma decorrncia possvel da psicanlise aplicada. Por outro lado, a aplicao da psicanlise supe um analista, ou seja, um praticante submetido causa do inconsciente. Do trabalho realizado at o presente, extramos, ainda que provisoriamente, que a oferta de um analista, mais alm do campo da aplicao da psicanlise, delimitado por Lacan como dizendo respeito teraputica e clnica mdica, orienta-se pela referncia ao desejo. Essa referncia, na qual se articula um impossvel de se escrever, o que pode nos servir de bssola na sustentao de uma posio de escuta que, por visar o mais alm da demanda e do sentido, abra as vias de um trabalho que possa vir a contemplar a particularidade do sujeito.

PSYCHOANALYSIS APPLIED TO THE EDUCATION: A THEORETICAL DISCUSSION BASED ON FREUD AND LACAN ABSTRACT This work theoretically argues the question of the application of the psychoanalysis to the education. Freud, distinguishing the psychoanalysis from other therapies points out its especificity in the boarding to the unconscious and the points that limits the academic transmission in the formation of the analyst. Lacan is centered in the question of the analyst production and from there the decurrent ethics, for Him, these two axles define the field of application of the psychoanalysis. It is in the measure of its submission to the cause of the unconscious that this practic reveals analitic, what only is witnessed in a posteriori. Thus, it is only collecting the certifications of acts that are born of the initiative of the analysts that we can say of (the im)possibilities of application of the psychoanalysis. Index terms: application of the psychoanalysis; psychoanalysis and education; research in psychoanalysis; ethics of the psychoanalysis; formation of the analyst.

EL PSICOANLISIS APLICADO A LA EDUCACIN: UNA DISCUSIN TERICA A PARTIR DE FREUD E LACAN RESUMEN Este trabajo discute tericamente la cuestin de la aplicacin del psicoanlisis a la educacin. Freud, distinguiendo el psicoanlisis de otras terapias, localiz su especificidad en la aproximacin al inconsciente, destacando los lmites de la transmisin acadmica en la formacin del analista. Lacan se centra en la cuestin de la produccin del analista y de la tica consecuente, ya que para ste, esos dos ejes definen el campo de aplicacin del psicoanlisis. Es en la medida de su sumisin a la causa del inconsciente que una prctica se revela analtica, aspecto que slo es evidente de forma a posteriori. As, es solamente a partir de los testimonios de los actos nacidos por la iniciativa de los analistas que podemos hablar de las imposibilidades de aplicacin del psicoanlisis.

136 Estilos da Clnica, 2009, Vol. XlV, n 26, 128-137

Artigo
Palabras clave: aplicacin del psicoanlisis; psicoanlisis y educacin; investigacin en psicoanlisis; tica del psicoanlisis; formacin del analista Freud, S. (1996). Extratos dos documentos dirigidos a Fliess: Projeto para uma Psicologia Cientfica. In S. Freud, Edio standard brasileira das obras psicolgicas completas de Sigmund Freud (J. Salomo, trad., Vol. 1, pp. 335-443). Rio de Janeiro: Imago. (Original publicado em 1950). Lacan, J. (1995). O seminrio: livro 7: A tica da psicanlise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. (Texto original publicado em 1986). Lacan, J. (1998). A direo do tratamento e os princpios de seu poder. In J. Lacan, Escritos (V. Ribeiro, trad., pp. 591-652). Rio de Janeiro: Jorge Zahar. (Original publicado em 1961). Lacan, J. (1998). Subverso do sujeito e dialtica do desejo no inconsciente freudiano. In J. Lacan, Escritos (V. Ribeiro, trad., pp. 807-842). Rio de Janeiro: Jorge Zahar. (Original publicado em 1966). Lacan, J. (1999). O seminrio: livro 5: As formaes do inconsciente. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. (Texto original publicado em 1998). Lacan, J. (2003). Ato de fundao. In J. Lacan, Outros Escritos (V. Ribeiro, trad., pp. 235247). Rio de Janeiro: Jorge Zahar. (Original publicado em 1964). Lacan, J. (2003). Proposio de 9 de outubro de 1967 sobre o psicanalista da Escola. In J. Lacan, Outros Escritos (V. Ribeiro, trad., pp. 248-264). Rio de Janeiro: Jorge Zahar. (Original publicado em 1967). Roudinesco, E. (1994). Jacques Lacan: esboo de uma vida, histria de um sistema de pensamento. So Paulo: Companhia das Letras. Vigan, C. (2000). A psicanlise aplicada. Correio, (31), 5-24. Vigan, C. (2001) A formao: psicanlise aplicada ou psicanlise que implica? Quarto: Revue de psychanalyse, (74), 68-71.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS Freud, S. (1996). O interesse cientfico da psicanlise. In S. Freud, Edio standard brasileira das obras psicolgicas completas de Sigmund Freud (J. Salomo, trad., Vol. 13, pp. 167192). Rio de Janeiro: Imago. (Original publicado em 1913a). Freud, S. (1996). Introduo a The psychoanalytic method, de Pfister. In S. Freud, Edio standard brasileira das obras psicolgicas completas de Sigmund Freud (J. Salomo, trad., Vol. 12, pp. 355-357). Rio de Janeiro: Imago. (Original publicado em 1913b). Freud, S. (1996). A histria do movimento psicanaltico. In S. Freud, Edio standard brasileira das obras psicolgicas completas de Sigmund Freud (J. Salomo, trad., Vol. 14, pp. 18-73). Rio de Janeiro: Imago. (Original publicado em 1914). Freud, S. (1996). Prefcio a Juventude Desorientada, de Aichhorn. In S. Freud, Edio standard brasileira das obras psicolgicas completas de Sigmund Freud (J. Salomo, trad., Vol. 19, pp. 305-308). Rio de Janeiro: Imago. (Original publicado em 1925). Freud, S. (1996). Novas conferncias introdutrias sobre psicanlise: explicaes, aplicaes e orientaes. In S. Freud, Edio standard brasileira das obras psicolgicas completas de Sigmund Freud (J. Salomo, trad., Vol. 22, pp. 135-154). Rio de Janeiro: Imago. (Original publicado em 1933a). Freud, S. (1996). Novas conferncias introdutrias sobre psicanlise: a questo de uma Weltanschauung. In S. Freud, Edio standard brasileira das obras psicolgicas completas de Sigmund Freud (J. Salomo, trad., Vol. 22, pp. 155-177). Rio de Janeiro: Imago. (Original publicado em 1933b).

cynthiamedeiros@yahoo.com sueholanda@digizap.com.br Recebido em setembro/2008. Aceito em dezembro/2008.

137

You might also like