You are on page 1of 10

DIREITO CIVIL Obrigaes (continuao) 6.2.

Regras especiais de pagamento e formas de pagamento indireto a) Pagamento em consignao b) Imputao do pagamento c) Pagamento com sub-rogao Arts. 346 a 351 CC A expresso sub-rogao quer dizer substituio (do credor). Trata-se da mera substituio do credor primitivo por um terceiro que efetua o pagamento, mantendo-se os demais elementos obrigacionais (Devedor e prestao). Obs: Se a obrigao tiver acessrios, esses sero mantidos. Art. 349. A sub-rogao transfere ao novo credor todos os direitos, aes, privilgios e garantias do (credor) primitivo, em relao dvida, contra o devedor principal e os fiadores. Os acessrios da dvida so mantidos, caso dos juros, da multa (clusula penal) e das garantias (penhor, hipoteca, anticrese e fiana). Modalidades de sub-rogao (Classificao) 1) Sub-rogao legal aquela tambm conhecida como sub-rogao automtica, de pleno direito ou pleno iure. Hipteses: Art. 346. A sub-rogao opera-se, de pleno direito, em favor: I - do credor que paga a dvida do devedor comum; Ex: D o devedor comum, pois deve para duas pessoas, C1 e C2. Ele deve 100 para C1 e 200 para C2. C1 paga os 200 que D deve a C2. Ele se sub-roga na dvida. II - do adquirente do imvel hipotecado, que paga a credor hipotecrio, bem como do terceiro que efetiva o pagamento para no ser privado de direito sobre imvel (para afastar evico); III - do terceiro interessado, que paga a dvida pela qual era ou podia ser obrigado, no todo ou em parte. (poderia ser responsabilizado). Ex. tpico: FIADOR.

Obs: Quando se fala interesse no inciso III, o interesse meramente patrimonial. A sub-rogao legal ato unilateral, e envolve forma de pagamento direto. 2) Sub-rogao convencional Decorre do acordo entre as partes (contrato). Art. 347. A sub-rogao convencional: I - quando o credor recebe o pagamento de terceiro e expressamente lhe transfere todos os seus direitos; Obs: O art. 348 nesse caso prev a aplicao das regras da cesso de crdito (NO VIRA CESSO DE CRDITO. Apenas aplicao analgica das regras da cesso de crdito). Ex: Para que seja eficaz, h a necessidade de notificao do devedor. Art. 348. Na hiptese do inciso I do artigo antecedente, vigorar o disposto quanto cesso do crdito. II - quando terceira pessoa empresta ao devedor a quantia precisa para solver a dvida, sob a condio expressa de ficar o mutuante (terceiro que pagou a dvida) sub-rogado nos direitos do credor satisfeito. (Caso de mtuo). Obs: O entendimento que as regras de cesso de crdito no se aplicam a essa situao. Questo polmica Art. 350. Na sub-rogao legal o sub-rogado (novo credor) no poder exercer os direitos e as aes do credor (antigo), seno at soma que tiver desembolsado para desobrigar o devedor. Dica do no-seno. Retirar os dois. A sub-rogao legal no pode ter intuito lucrativo-especulativo. Ex: No se pode pagar 30 e cobrar 50 do devedor. Polmica: Essa ideia tambm se aplica sub-rogao convencional? Correntes: No. Corrente entre os doutrinadores do CC 1916. (Caio Mario). Corrente liberal. A sub-rogao pode ter carter lucrativo. Sim. Corrente entre os doutrinadores do CC 2002. (Judith Martins Costa). Corrente intervencionista. A sub-rogao no pode ter carter lucrativo. Obs: No confundir sub-rogao com cesso de crdito.

Quadro Comparativo Sub-rogao Forma de pagamento (indireto). Em regra, no h necessidade de notificao do devedor. Exceo: Art. 347, I CC I - quando o credor recebe o pagamento de terceiro e expressamente lhe transfere todos os seus direitos; No pode ter intuito lucrativo-especulativo (seguindo a segunda corrente). Cesso de Crdito Forma de transmisso da obrigao. H necessidade de notificao do devedor.

Pode e geralmente ter intuito lucrativoespeculativo. Ex. tpico: Factoring. Venda de ttulos de crdito.

d) Dao em pagamento Arts. 356 a 359 CC (datio in solutum) Forma de pagamento indireto em que as partes convencionam a substituio da prestao por outra, mantendo-se os demais elementos obrigacionais (acessrios). Os acessrios da dvida so mantidos, caso dos juros, da multa (clusula penal) e das garantias (penhor, hipoteca, anticrese e fiana). Ex: Entra na obrigao / sai da obrigao => Dou coisa por coisa, dou coisa por dinheiro. Entretanto, se dou dinheiro (entra dinheiro) por coisa (sai coisa) no dao em pagamento. compra e venda, por estipulao legal. Art. 357. Determinado o preo da coisa dada em pagamento, as relaes entre as partes regularse-o pelas normas do contrato de compra e venda. Art. 358. Se for ttulo de crdito a coisa dada em pagamento, a transferncia importar em cesso (de crdito, ou seja, precisa notificar o devedor). O artigo acima trata de hiptese em que o devedor credor do ttulo de crdito dado em pagamento, aplicando-se as regras da cesso de crdito. Ex: Sou devedor de X. Devo a entrega de um carro. S que sou credor de um cheque. Falo com o credor. Vamos substituir o carro pelo cheque. O cheque no foi emitido por mim, sou apenas credor. Ento tenho que notificar o devedor do cheque.

Evico da coisa dada em pagamento Art. 359. Se o credor for evicto da coisa recebida em pagamento, restabelecer-se- a obrigao primitiva, ficando sem efeito a quitao dada, ressalvados os direitos de terceiros. Evico a perda da coisa diante de uma deciso judicial ou ato administrativo de apreenso, que a atribui a um terceiro. Ex: Piscina da obrigao. Dentro dela, existem devedor e credor, e a prestao a entrega de uma casa. As partes convencionam retirar a casa, e entra um carro. Esse carro perdido por evico. A casa volta a fazer parte da obrigao, salvo direitos de terceiro de boa-f, por exemplo, se comprada por terceiro de boa-f.

e) Novao Arts. 360 a 367 CC Forma de pagamento indireto em que uma obrigao antiga substituda por uma obrigao nova pela substituio dos seus elementos. Nova + obrigao= Novao. Principal efeito: Em regra, todos os acessrios da obrigao antiga so extintos, incluindo juros, multa e garantias, inclusive FIANA. Arts. 364 e 366 CC Art. 364. A novao extingue os acessrios e garantias da dvida, sempre que no houver estipulao em contrrio. No aproveitar, contudo, ao credor ressalvar o penhor, a hipoteca ou a anticrese, se os bens dados em garantia pertencerem a terceiro que no foi parte na novao. Art. 366. Importa exonerao do fiador a novao feita sem seu consenso com o devedor principal. Obs: possvel novao parcial, com a extino de apenas alguns dos acessrios. (Novao atpica). Requisitos na Novao Dvida antiga (obrigao novada, ou aquela que substituda) Dvida nova (obrigao novadora)

nimo de novar (Animus novandi). Pode ser expresso, quando decorre de instrumento particular de novao, ou pode ser tcito, quando decorre de comportamento, mas deve ser sempre inequvoco. No se presume novao.

Art. 361. No havendo nimo de novar, expresso ou tcito mas inequvoco, a segunda obrigao confirma simplesmente a primeira. Ex: Simples concesso de moratria no gera novao. (Concesso de prazo maior para pagar). Ex2: Dar cheque em pagamento de duplicatas no novao, mas dao em funo de pagamento. (datio pro solvendo)- Orlando Gomes. S se confirma que haver solvncia do ttulo anterior. Tem de se protestar as duplicatas, e no o cheque, no caso que ele no tem fundo. Porm, se as duplicatas so trocadas por cheques, inutilizando-se as mesmas, haver novao tcita. Classificao da novao I) Novao objetiva ou real Aquela que se d com a substituio da prestao. II) Novao subjetiva ativa Aquela que se d com a substituio do credor II) Novao subjetiva passiva Aquela que se d com a substituio do devedor Se subdivide em: a) Por delegao Aquela que ocorre com o consentimento do antigo devedor. O antigo devedor delega atribuies. b) Por expromisso Aquela que ocorre sem o consentimento do antigo devedor. Art. 362. A novao por substituio do devedor pode ser efetuada independentemente de consentimento deste. Obs: Em caso de dvida na prova entre delegao e expromisso, marcar expromisso.

Obs2: Art. 367. Salvo as obrigaes simplesmente anulveis, no podem ser objeto de novao obrigaes nulas ou extintas. As obrigaes nulas (nulidade absoluta) ou extintas no podem ser objeto de novao. J as obrigaes anulveis podem. caso de convalidao de nulidade relativa. Ex: Obrigao anulvel por leso ou Estado de Perigo.

f) Compensao Arts. 368 a 380 CC Trata-se de forma de pagamento indireto que gera a extino de dvidas mtuas ou recprocas at o ponto em que se encontrarem. Ex: Devo 100 a A, e A me deve 100. Fundamento do instituto: Princpio da economia dos atos materiais e processuais. Para no gerar vrias demandas. Existem dvidas que so incompensveis, no podem ser objeto de compensao. So elas: Art. 373. A diferena de causa nas dvidas (dvidas diversas) no impede a compensao, exceto: I - se provier de esbulho, furto ou roubo; II - se uma se originar de comodato, depsito (contratos personalssimos) ou alimentos (envolvem direitos da personalidade); III - se uma for de coisa no suscetvel de penhora. (dvidas impenhorveis). Ex: Salrio. Obs: Art. 372. Os prazos de favor, embora consagrados pelo uso geral, no obstam a compensao. Um prazo de moratria no obsta a compensao. (boa-f objetiva e lealdade obrigacional). Ex: A deve a B 1.000.000. B deve a A 100.000. A pede moratria de 1.000.000, e B concede a moratria. Mas A cobra de B os 100.000. B alega compensao, que ser acatada. Ou seja, no crie uma situao para dela tirar proveito. (Tu quoque). A pediu moratria apenas para afastar a compensao.

Pergunta: Compensao forma de exceo pessoal, ou seja, somente oponvel contra determinada pessoa? Quando se l o art. 371, se percebe que no , pois o fiador pode compensar sua dvida com a de seu credor ao afianado. Art. 371. O devedor somente pode compensar com o credor o que este lhe dever; mas o fiador pode compensar sua dvida com a de seu credor ao afianado. Ex: Locador. Locatrio e fiador. Locatrio deve a ttulo de aluguis 10.000. S que esse locador deve ao locatrio a ttulo de benfeitorias 10.000. O locador entra com ao de cobrana dos 10.000 contra o fiador. Nesse caso, pode se compensar a dvida de alugueis com a dvida de benfeitorias. O fiador compensa dvida alheia. Classificao da compensao 1) Quanto extenso Compensao total As duas dvidas so extintas. Ex: A e B. A deve 100. B deve 100. Ningum deve nada para ningum. Compensao parcial Uma dvida extinta, e a outra compensada. No h equivalncia total entre as dvidas. Ex: A deve 100. B deve 50. Sobra 50 da dvida de A. 2) Quanto origem Compensao legal Decorre da norma jurdica devendo seguir os rgidos requisitos dos arts. 369 e 370 CC Art. 369. A compensao efetua-se entre dvidas lquidas, vencidas e de coisas fungveis. Art. 370. Embora sejam do mesmo gnero as coisas fungveis, objeto das duas prestaes, no se compensaro, verificando-se que diferem na qualidade, quando especificada no contrato. Requisitos: Reciprocidade As dvidas devem ser recprocas Dvidas lquidas Certas quanto a sua existncia, determinadas quanto ao valor. Dvidas vencidas No se compensa legalmente dvida vincenda. Devem ser dvidas que envolvem coisas fungveis. As coisas devem ter mesma identidade (mesma qualidade). Ex: No posso compensar dvida do vinho A com dvida do vinho B.

Compensao convencional Decorre de acordo entre as partes, no havendo necessidade de se observar os rgidos requisitos da compensao legal.

Art. 375. No haver compensao quando as partes, por mtuo acordo, a exclurem, ou no caso de renncia prvia de uma delas. As partes podem renunciar previamente compensao. Pergunta: O art. 375 se aplica compensao legal? Correntes: Sim. Liberal. Caio Mrio. No. Interventivo. Judith Martins Costa. Compensao legal envolve ordem pblica. No cabe renncia compensao legal. Compensao judicial (modalidade no unnime) Aquela que ocorre perante o Poder Judicirio, por meio de reconveno ou pedido contraposto.

g) Confuso Arts. 381 a 384 CC forma de pagamento indireto que gera a extino obrigacional, pois na mesma pessoa fundemse as qualidades de credor e devedor. (podendo decorrer de ato inter vivos ou evento mortis causa). Classificao 1) Quanto extenso Art. 382. A confuso pode verificar-se a respeito de toda a dvida, ou s de parte dela. Confuso total (prpria) Confuso parcial (imprpria)

Ex: Pai e filho. O filho deve 1.000.000 para o pai, e o nico sucessor do pai. O pai morre. Essa dvida extinta, por confuso total. Ex2: Pai e tio so credores solidrios do filho/sobrinho. Esse deve 1.000.000 para o pai e o tio, sendo o nico sucessor do pai. O pai morre. O filho continua devendo 500.000 para o tio. Exemplo tpico de confuso parcial.

Art. 383. A confuso operada na pessoa do credor ou devedor solidrio s extingue a obrigao at a concorrncia da respectiva parte no crdito, ou na dvida, subsistindo quanto ao mais a solidariedade. Art. 384. Cessando a confuso, para logo se restabelece, com todos os seus acessrios, a obrigao anterior. (efeito fnix da obrigao). Ex: O pai teve morte presumida declarada diante de um desastre areo e reaparece tempos depois. A dvida ressurge. h) Remisso Arts. 385 a 388 CC No confundir REMISSO com REMIO. Remisso Perdo da dvida Remio Resgate. Ex: Resgate da hipoteca pelo pagamento. CUIDADO Para ser eficaz, deve ser aceita pelo devedor. negcio jurdico bilateral. Art. 385. A remisso da dvida, aceita pelo devedor, extingue a obrigao, mas sem prejuzo de terceiro. A remisso pode ser classificada em: Total Quando diz respeito toda dvida. Parcial Quando diz respeito parte da dvida. Ex: Art. 388 CC. A remisso concedida a um dos co-devedores extingue a dvida na parte a ele correspondente; de modo que, ainda reservando o credor a solidariedade contra os outros, j lhes no pode cobrar o dbito sem deduo da parte remitida. Tambm pode ser: Expressa Tcita Art. 386 CC. A devoluo voluntria do ttulo da obrigao, quando por escrito particular, prova desonerao do devedor e seus co-obrigados, se o credor for capaz de alienar, e o devedor capaz de adquirir. Ex: Quando o credor devolve para o devedor o cheque.

Obs: Art. 387. A restituio voluntria do objeto empenhado prova a renncia do credor garantia real, no a extino da dvida. Devoluo de objeto empenhado no gera remisso tcita, mas renncia da garantia. Ex: Penhor de joias na CEF para financiamento. Ela simplesmente devolve as joias. Art. 388. A remisso concedida a um dos co-devedores extingue a dvida na parte a ele correspondente; de modo que, ainda reservando o credor a solidariedade contra os outros, j lhes no pode cobrar o dbito sem deduo da parte remitida.

7) INADIMPLEMENTO OBRIGACIONAL OU RESPONSABILIDADE CIVIL CONTRATUAL (arts. 389 a 420 CC) 7.1) Modalidades de inadimplemento Na viso clssica (Direito Romano): Inadimplemento absoluto Descumprimento total da obrigao, que no pode mais ser cumprida pelo devedor, pois tornou-se intil ao credor. Inadimplemento relativo ou Mora Descumprimento parcial da obrigao, que ainda pode ser cumprida pelo devedor. Art. 394. Considera-se em mora o devedor que no efetuar o pagamento e o credor que no quiser receb-lo no tempo, lugar e forma que a lei ou a conveno estabelecer. Esse artigo prev TRS critrios para a MORA. Mora no apenas a demora.

You might also like