You are on page 1of 4

DISCIPULADO: EXCLUSIVIDADE DOS SUPER-CRISTOS?

DALLAS WILLARD professor da Escola de Filosofia da Universidade do Sul da Califrnia. Graduou-se em Psicologia pela Faculdade William Jewell e em Filosofia e Religio pela Universidade Baylor, onde fez o doutorado. Suas obras filosficas concentram-se nas reas da Epistemologia e da Filosofia da Mente e da Lgica. Trabalhou tambm na Fundao C. S. Lewis e na Universidade de Biola.

O termo DISCPULO(S) aparece mais de 250 vezes no Novo Testamento. Cristo(s) ocorre apenas trs vezes, sendo usado inicialmente para se referir de modo especfico a discpulos de Jesus numa situao em que no era mais possvel consider-los uma seita do judasmo (At 11:26). O Novo Testamento um livro escrito por discpulos, que fala sobre discpulos e para discpulos de Jesus Cristo. No entanto, no se trata apenas de uma questo verbal. Mais importante que isso o fato de a vida que observamos na igreja primitiva ser a vida de um tipo especial de pessoa. evidente que as garantias e os benefcios oferecidos humanidade no evangelho pressupem esse tipo de vida e no fazem sentido fora dela. O discpulo de Jesus no um modelo de luxo nem uma verso "off-road" do cristo comum - com estofados especiais, acessrios diferentes, design mais avanado e maior potncia para percorrer o caminho reto e estreito. Nas pginas do Novo Testamento, o discpulo se encontra na categoria mais bsica de transporte para o reino de Deus.

DISCPULOS NO DISCIPULADOS H pelo menos vrias dcadas, as igrejas do mundo ocidental no consideram o discipulado condio para ser cristo. No se exige nem se espera de um indivduo que ele seja um discpulo a fim de se tornar cristo, e possvel continuar sendo cristo sem nenhum sinal de progresso rumo ao discipulado ou dentro dele. As igrejas de hoje, especialmente as americanas, no exigem como condio de membresia para ingressar ou continuar numa denominao ou congregao local que Cristo seja seguido em seu exemplo, esprito e ensinamentos. Seria timo encontrar excees a tal afirmao, mas essas s serviriam para ressaltar sua validade geral. No que se refere s instituies crists de nosso tempo, o discipulado inequivocamente opcional. Claro que isso no segredo. Os melhores livros atuais sobre discipulado declaram abertamente ou pressupem que o cristo pode no ser um discpulo - mesmo depois de freqentar a igreja a vida inteira. A arte perdida de fazer discpulos, um livro bastante usado nessa rea, apresenta trs nveis de vida crist: o convertido, o discpulo e o obreiro. De acordo com esse livro, h um processo apropriado para conduzir as pessoas a cada nvel. O evangelismo produz convertidos, o fortalecimento ou acompanhamento produz discpulos, e a preparao produz obreiros. Diz-se que os discpulos e obreiros podem renovar o ciclo por meio do evangelismo, ao passo que somente os obreiros podem fazer discpulos pelo trabalho de acompanhamento. O retrato da "vida da Igreja" apresentado nesse livro , em sua maior parte, compatvel com a prtica crist americana. Mas ser que esse modelo no torna o discipulado algo inteiramente opcional? Claro que "sim, da mesma forma que torna opcional o discpulo vir a ser um "obreiro". Assim, hoje em dia, inmeros convertidos exercem a liberdade de escolha que lhes oferecida pela mensagem que ouvem: escolhem no se tornar ou, pelo menos, no escolhem se tornar discpulos de Jesus Cristo. As igrejas esto repletas de "discpulos no discipulados", como Jess Moody os chamou. evidente que, na realidade, isso no existe. Grande parte dos problemas das igrejas de hoje pde ser explicada pelo fato de seus membros nunca tomarem a deciso de seguir a Cristo. Nessa situao, no adianta muito insistir em que Cristo deve ser Senhor. Apresentar seu senhorio como uma opo o coloca na mesma categoria que rodas de liga leve, pneus especiais e equipamento de som. possvel viver sem esses acessrios. E infelizmente! no se sabe ao certo como seria viver com eles. A obedincia e o ensino visando obedincia no formam uma unidade doutrinria ou prtica com a "salvao" apresentada nas verses recentes do evangelho.

GRANDES OMISSES GRANDE COMISSO Um modelo diferente devida foi institudo na Grande Comisso que Jesus deixou para seu povo. O primeiro objetivo que ele definiu para a Igreja foi usar seu poder e sua autoridade abrangentes para fazer discpulos sem levarem considerao as distines tnicas de todas as naes (Mt28:19). Com isso, deixou clara a existncia de um projeto que engloba o mundo e a histria como um todo e colocou de lado sua diretriz estratgica anterior de ir apenas s ovelhas perdidas de Israel (Mt 10:6). Tendo feito discpulos, somente esses deviam ser batizados em nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo. Depois dessa preparao dupla, deviam ser ensinados a "obedecer a tudo o que eu lhes ordenei" (Mt 28:20). A Igreja crist dos primeiros sculos foi resultado da implementao desse plano de crescimento um resultado difcil de ser melhorado. Mas as correntezas histricas substituram o plano de Jesus por Fazei convertidos (a uma f e prtica especfica) e batizai-os de modo se tornarem membros da igreja. Essa abordagem ressalta duas omisses Grande Comisso. Em primeiro lugar, omitimos a tarefa de fazer discpulos e levar as pessoas a serem aprendizes de Cristo quando, na verdade, essa a prioridade. Em segundo lugar, omitimos, por necessidade, o passo de acompanhar nossos convertidos num treinamento que os levar, cada vez mais, a fazer o que Jesus ordenou. Na prtica, essas duas grandes omisses so interligadas e formam uma coisa s. Uma vez que no fizemos discpulos de nossos convertidos, impossvel ensin-los a viver como Cristo viveu e ensinou (Lc 14:26). Isso no fazia parte do pacote, daquilo que eles se converteram. Hoje em dia, quando somos confrontados com o exemplo e os ensinamentos de Cristo, a reao no tanto de rebelio ou rejeio, mas, sim, de perplexidade: como devemos nos relacionar com esses ensinamentos? O que eles tm a ver conosco? No so propaganda enganosa?

O DISCIPULADO DE OUTRORA Quando Jesus andou entre os homens, ser seu discpulo era algo relativamente simples. Significava, sobretudo, acompanh-lo numa atitude de observao, estudo, obedincia e imitao. No existiam cursos distncia. Sabia-se o que devia ser feito e quanto isso custaria. Simo Pedro exclamou: Ns deixamos tudo para seguir-te (Mc 10:28). A famlia e o trabalho eram colocados de lado por longos perodos para acompanhar Jesus enquanto ele andava de um lugar para outro anunciando, mostrando e explicando o controle ou a operao de Deus naquele momento e lugar. Os discpulos tinham de estar com ele para aprender a imit-lo. Imagine fazer isso hoje. Qual seria a reao da famlia, do patro e dos colegas se os desertssemos? Provavelmente, concluiriam que nunca nos importamos muito com eles nem com ns mesmos. No foi isso que Zebedeu pensou quando seus dois filhos abandonaram o negcio da famlia para ficarem com Jesus (Mc 1:20)? Pergunte a qualquer pai numa situao parecida. Portanto, quando Jesus disse que a pessoa devia deixar o que lhe era mais querido famlia, tudo que possui e at sua prpria vida (Lc 14:26,33) quando isso fosse necessrio para acompanh-lo, ele declarou um fato simples: essa era a via de acesso ao discipulado.

O DISCIPULADO DE HOJE Apesar de ser custoso, o discpulo de outrora tinha um sentido bastante claro e direto. Mas as coisas no funcionam assim hoje em dia. No podemos seguir a Jesus literalmente como seus primeiros discpulos fizeram. Mas as prioridades e intenes o corao ou as atitudes interiores dos discpulos so sempre as mesmas. O discpulo tem em seu corao um desejo e uma deciso ou firme inteno. Depois de entender um pouco melhor o que isso significa e, portanto, ter "[calculado] o preo" (Lc 14:28), o discpulo de Cristo deseja, acima de tudo., ser co.mo. ele. Assim, "basta ao discpulo ser como o seu mestre" (Mt 10:25). Alm disso, "todo aquele que for bem preparado ser como o seu mestre" (Lc 6:40). Sabendo-se desse desejo, que geralmente gerado pela vida e pelas palavras daqueles que j esto percorrendo o Caminho, ainda necessrio tomar uma deciso: a deciso de se dedicar inteiramente tarefa de se tornar como Cristo. O discpulo uma pessoa que, devotada a se tornar semelhante a Cristo e, portanto, permanecer em sua f prtica sistemtica e progressivamente, reorganiza todos os elementos de sua vida para alcanar esse objetivo. Mesmo nos dias de hoje, um indivduo se dispe a ser instrudo por Cristo, tornando-se seu aprendiz ou discpulo por meio de decises e aes. No h outro modo. Devemos ter esse fato sempre em
2

mente caso tomemos, como discpulos, a deciso de fazer discpulos. Quer se encontre dentro quer fora da igreja, um indivduo que no discpulo tem algo mais importante a fazer ou de que se ocupar do que se tornar semelhante a Jesus Cristo. Talvez tenha acabado de comprar uma propriedade ou cinco juntas de bois, ou talvez tenha se casado recentemente (Lc 14: 18-19). Essas desculpas esfarrapadas servem apenas para revelar que, de uma lista infeliz de segurana, reputao, riqueza, poder, prazeres sensuais ou simples distrao e torpor, algo ainda o objeto de sua devoo suprema. Ou, se algum percebeu essas desculpas, pode no conhecer a alternativa - e, especialmente, no saber que possvel viver sob o cuidado e o controle de Deus, trabalhando e vivendo com de como Jesus fez, sempre buscando em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justia. Uma mente abarrotada de desculpas pode transformar o discipulado num mistrio ou pode consider-lo algo a ser temido. Mas no h nenhum mistrio no desejo e na inteno de ser como algum - isso algo extremamente comum. E se, de fato, estamos decididos a ser como Cristo, isso ficar evidente para todas as pessoas mais atentas ao nosso redor, assim como para ns. claro que as atitudes que definem o discpulo no podem ser colocadas em prtica nos dias de hoje deixando a famlia e o trabalho para seguir Jesus em suas viagens pelo pas. Mas o discipulado pode ser concretizado ao aprendermos ativamente como amar os inimigos, abenoar os que nos perseguem e suportar com longanimidade um opressor ou seja, colocar em prtica pela graa as transformaes interiores da f, do amor e da esperana. Esses atos realizados pela pessoa disciplinada que manifesta graa, paz e alegria tornam o discipulado to tangvel e espantoso hoje quanto aquelas deseres do passado distante. Qualquer um que entrar no Caminho ver isso e, ao mesmo tempo, ver por experincia prpria que no h nada de assustador no discipulado.

O PREO DA FALTA DE DISCIPULADO Em 1937, Dietrich Bonhoeffer deu ao mundo seu livro Discipulado. Essa obra representou um ataque magistral ao "cristianismo fcil" ou "graa barata" no contexto da Europa e Amrica do Norte da metade do sculo XX. No entanto, no conseguiu eliminar e talvez tenha at reforado o conceito de discipulado como um extremo espiritual reservado apenas queles que foram guiados ou chamados especialmente para isso. Foi correto e positivo Bonhoeffer ter ressaltado que no podemos ser discpulos de Cristo sem abrirmos mo das coisas que normalmente buscamos na vida, e que o indivduo que, segundo o sistema de valores do mundo, no paga um alto preo para levar o nome de Cristo tem motivo para se perguntar sobre sua situao em relao a Deus. Mas o preo da falta de discipulado muito mais alto mesmo considerando apenas esta vida que o preo pago para andar com Jesus e aprender com Ele constantemente. O preo pago pela falta de discipulado a ausncia de paz duradoura, de uma vida inteiramente imbuda de amor, da f que considera tudo luz do controle absoluto de Deus visando ao bem, do poder de fazer o que certo e resistir s foras do mal. Em resumo, o preo pago pela falta de discipulado exatamente a ausncia da vida em abundncia que Jesus veio trazer (Jo 10:10). O jugo cruciforme de Cristo , afinal de contas, um instrumento de libertao e poder para os que vivem sob ele com Cristo e aprendem a mansido e humildade de corao que trazem descanso alma.

"SIGAM-ME. EU SEI PARA ONDE ESTOU INDO!" Len Tolsti escreveu que a vida inteira de um homem uma contradio contnua daquilo que ele sabe ser seu dever. Em todas as reas da vida, ele age em oposio desafiadora s ordens de sua conscincia e de seu bom senso. Em nossa era de comunicao condensada, algum inventou um adesivo para o vidro traseiro que diz: No me siga. Estou perdido. Um dos motivos pelos quais essa frase chama a ateno o fato de falar, com certo humor, do fracasso universal ao qual Tolsti se referiu. Esse fracasso provoca um desespero profundo e generalizado e uma sensao de inutilidade, de que jamais conseguirei ser um,exemplo, salgando e iluminando meu mundo, mostrando s pessoas o Caminho da Vida. A descrio que Jesus faz do sal sem sabor caracteriza de forma tristemente adequada como nos sentimos sobre ns mesmos: ... no [serve] para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens (Mt 5: 13), no presta nem para adubo (Lc 14:35). Um ditado comum expressa a mesma atitude: Faa como digo, no como fao (mais risa3

das?). Ao se referir a certos lderes religiosos de sua poca os escribas e fariseus , Jesus disse: "Obedeam-lhes e faam tudo o que eles lhes dizem. Mas no faam o que eles fazem, pois no praticam o que pregam (Mt 23:3). Ele no estava brincando e seu comentrio permanece extremamente srio. Devemos perguntar o que Ele nos diria hoje. Acaso no transformamos essa prtica dos escribas e fariseus num princpio fundamental da vida crist? No esse o efeito intencional ou fortuito, de tornar o discipulado opcional? No estamos falando de perfeio, nem de trabalhar para merecer o dom da vida que Deus concede. Nossa preocupao somente com a maneira pela qual ingressamos nessa vida. verdade que ningum capaz de se tornar merecedor da salvao ou da plenitude de vida da qual ela a raiz e parte natural, mas todos devem agir para que ela lhes pertena. Quais so as aes do corao, os desejos e as intenes que nos do acesso vida em Cristo? O exemplo de Paulo nos instruiu. Ele pode dizer, quase de uma s vez: Eu no sou perfeito (cf. Fp 3:12) e Faam como eu fao (cf. Fp 4:9). Suas fraquezas quaisquer que fossem ainda o acompanhavam, mas ele vivia voltado para o futuro por meio de sua inteno de alcanar o alvo: Cristo. Estava decidido a ser como Cristo (Fp 3:10-14) e, ao mesmo tempo, estava certo da graa que o sustentaria para levar a cabo sua deciso. Assim, podia dizer para todos: Sigam-me. Eu sei para onde estou indo!". ("Tornem-se meus imitadores, como eu o sou de Cristo" - 1Co 11:1).

A MAIOR OPORTUNIDADE DA VIDA Em um livro recente, o dr. Rufus Jones refletiu sobre o impacto insignificante que a igreja evanglica do sculo XX teve sobre os problemas sociais. Ele atribui essa deficincia a uma despreocupao correspondente da parte dos conservadores com a justia social. Essa despreocupao, por sua vez, deve-se s reaes contra a teologia liberal derivadas da controvrsia entre fundamentalistas e modernistas nas ltimas dcadas. Trata-se de questes que precisam ser levadas a srio. difcil identificar as ligaes causais na sociedade e na histria, mas creio que se trata de um diagnstico inadequado. Afinal, nos casos em que fica evidente, a prpria falta de preocupao com a justia social requer uma explicao. E a posio atual da igreja pode ser explicada de maneira mais apropriada por aquilo que os liberais e conservadores tm em comum, e no por suas diferenas. Por vrios motivos e com nfases distintas, essas duas alas concordam que ser um discpulo de Cristo algo opcional para os membros da igreja. Assim, o tipo de vida que poderia mudar o curso da sociedade humana - e que, por vezes, promoveu tal mudana - excludo, ou pelo menos omitido da mensagem essencial da igreja. No anseio de participar da vida de esplendor, cada um de ns deve se perguntar: "Sou um discpulo ou apenas um cristo de acordo com os padres atuais?". Uma avaliao de nossas intenes e nossos desejos mais profundos, que se refletem nas respostas e escolhas especficas que constituem nossa vida, pode mostrar se existem coisas que consideramos mais importantes do que ser semelhantes a Cristo. Se a resposta for afirmativa, ainda no somos seus discpulos. Uma vez que no estamos dispostos a segui-lo, quando declaramos confiar nele, falamos com um tom de falsidade. No poderamos jamais afirmar de modo convincente que confiamos num mecnico, mdico ou professor cujas orientaes no seguimos. As perguntas levantadas por lderes e pastores so ainda mais srias: Que autoridade ou base tenho para batizar indivduos que no tomaram uma deciso clara de ser discpulos de Cristo? Terei coragem de dizer s pessoas que, como "cristos" sem discipulado, esto em paz com Deus e Deus com elas? Onde posso encontrar justificao para uma mensagem desse tipo? E, talvez, o mais importante de tudo: como pastor, tenho f para realizar o trabalho de discipulado? Meu maior objetivo fazer discpulos? Ou estou apenas administrando um negcio? Nada aqum da vida seguindo os passos de Cristo adequado para a alma humana ou para as necessidades de nosso mundo. Qualquer outra oferta deixa de fazer jus ao drama da redeno humana, priva os ouvintes da maior oportunidade da vida e entrega a existncia presente aos poderes malignos de nossa era. A perspectiva correta ver a prtica de seguir a Cristo no apenas como uma necessidade - o que de fato ela - mas tambm como a realizao das capacidades humanas mais elevadas e como vida em seu patamar mais transcendente. Nas palavras de Helmut Thielicke, perceber que "os cristos no se encontram sob a ditadura do 'voc deve', mas dentro do campo magntico da liberdade crist, sob a capacitao do 'voc pode' ''.

You might also like