You are on page 1of 21

Quem cria cobra amanhece picado: senador Demstenes Torres (exDEM/GO) e as fantasias de controle social penal total1

Allan Hahnemann Ferreira2 RESUMO: Neste artigo pretende-se debater a sanha punitivista observada nos discursos parlamentares do Senador Demstenes Torres (DEM/GO) que elencam a construo de um Estado Centauro, ou seja, cabea liberal e corpo conservador, assim sendo, propugna por um lado, pelo aumento do poder punitivo em todas suas esferas, e por outro lado, na diminuio do aparelho estatal na aplicao das polticas pblicas sociais. At a ecloso da Operao Monte Carlo (Maro de 2012) o Senador Demstenes Torres (DEM/GO), paladino da moralidade e da legalidade, era um dos principais cones da poltica do Estado de Gois e uma referncia ascendente do campo conservador no Senado Federal e no Brasil. Atualmente encontra-se envenenado pela prpria serpente que criou, qual seja, as fantasias de controle social penal total. Palavras-chave: criminalizao, Demstenes Torres, Tolerncia Zero, poder punitivo. I Introduo - Vou provar que sou inocente! Frase dita pelo senador Demstenes Torres (sem partido, ex- DEM GO) na quinta-feira dia 12 de abril de 2012 durante reunio do Conselho de tica e Decoro Parlamentar do Senado Federal. O senador acumula atualmente vrias acusaes dentro do Parlamento em razo das denncias levadas a pblico pela Polcia Federal durante a operao intitulada Monte Carlo3, associando-o ao empresrio do bicho Carlinhos Cachoeira, este j preso pela Polcia Federal sob a acusao de comandar uma rede ilegal de jogos de azar e outros crimes.

Este artigo inspirado em: FERREIRA, Allan Hahnemann. Os ditos e os interditos da Tolerncia Zero: atualidades legislativas das fantasias de controle social penal total Estado de Gois 2003 - 2010. Mimeo. Dissertao de Mestrado vinculada ao Laboratrio de Pesquisa Cidade e Poder - UFF/RJ e defendida no Programa de Ps-Graduao em Sociologia e Direito (PPGSD) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Rio de Janeiro, Niteri, 2011. 2 Professor de Direito Penal e Processo Penal da UFG Cmpus Cidade de Gois. Advogado Popular scio fundador do Cerrado Assessoria Jurdica Popular desde 2004 e membro da RENAP GO desde 2002. Mestre em Sociologia e Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2011. 3 Operao desencadeada pela polcia federal em fevereiro de 2012, cujo objetivo desarticular a organizao que explora, h cerca de 17 anos, mquinas caa-nqueis em Gois. Trata-se de uma ao em conjunto entre a Polcia Federal e o MPF-GO (Ministrio Pblico Federal em Gois), com apoio do Escritrio de Inteligncia da Receita Federal. Foram cumpridos 82 mandados judiciais, dos quais 37 so de busca e apreenso, 35 de priso e dez ordens de conduo coerciva em cinco estados, entre eles Gois, Distrito Federal (DF) e Rio de Janeiro (RJ). Foram indiciados, at o momento, 81 pessoas ligadas explorao de mquinas caa-nqueis na Regio Centro-Oeste, em especial em Gois incluindo policiais civis e militares, um policial federal, um rodovirio federal e um servidor da Justia Estadual goiana. As investigaes apontam que a chefia do grupo criminoso era do empresrio do bicho Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira.

At a ecloso da operao Monte Carlo o senador Demstenes Torres vestia-se de verdadeiro paladino da moralidade e da legalidade no Brasil, posando como um dos principais cones da poltica do Estado de Gois e uma referncia ascendente do campo conservador no Senado Federal e no Brasil. Literalmente sai das luzes do Senado s trevas das pginas policiais, envenenado pela prpria serpente que criou, qual seja, o aumento do poder punitivo em todas suas esferas. Assim, pretendemos no presente artigo debater a sanha punitivista observada nos discursos parlamentares do senador Demstenes Torres que elencam a construo de um Estado Centauro4, ou seja, cabea liberal (mo invisvel ao mercado) e corpo conservador (mo putrefada na represso penal mxima), assim, propugna por um lado, pelo aumento do poder punitivo em todas suas esferas, e por outro lado, na diminuio do aparelho estatal na aplicao das polticas pblicas sociais. Essas fantasias de controle social penal total buscam um desmonte das polticas pblicas sociais e um aumento da fora repressiva do dito Estado Democrtico de Direito, seja atravs da criminalizao da pobreza, seja atravs da criminalizao dos movimentos sociais. No campo emprico levantamos os idealizadores e defensores dessa poltica de represso mxima no Estado de Gois, sendo que, no presente artigo, dar-se especial ateno s produes legislativas (discursos parlamentares, debates, projetos de lei, resolues, relatrios de comisses, etc.) do senador Demstenes Torres (2003/2010), discursos esses refletidos em suas dimenses ditas e interditas. Observamos, tanto pelos dados quantitativos, como qualitativos, que o parlamentar Demstenes Torres (ex- DEM/GO) foi o Senador de maior destaque, tanto na Comisso de Constituio, Justia e Cidadania (CCJ), como na Subcomisso Permanente de Segurana Pblica (CCJSSP), no que tange a legislao de matrias direta ou indiretamente ligadas ao poder punitivo em suas diversas esferas, sendo que, protagonizou muitas iniciativas legislativas tanto na referida Comisso Permanente, como na supracitada Subcomisso, fatos estes, amplamente noticiados pela Agncia Interna de Comunicao do Senado e pelos veculos de comunicao de massa. Diante de todos esses motivos, e especialmente, pela pauta prioritria do mandato do Senador Demstenes Torres (DEM/GO) envolver diretamente o aumento
4

WACQUANT, Loic. Punir os pobres: a nova gesto da misria nos Estados Unidos, Rio de Janeiro: REVAN, 2003.

do poder punitivo em todas as suas esferas, optamos por fazer um recorte metodolgico e analisar mais profundamente a atuao parlamentar do mesmo. Estudamos as matrias legislativas produzidas durante esses 08 anos de mandato, bem como, analisamos com especial ateno os pronunciamentos realizados pelo mesmo nesse mesmo perodo. No presente artigo pretende-se fazer um recorte da pesquisa realizada no sentido de refletir sobre os discursos parlamentares e elaboraes legislativas do referido senador que atuem numa deslegitimao das polticas pblicas assistenciais e privilegiem o aumento das polticas criminais de represso mxima. Trabalhamos, ainda, metodologicamente com a anlise de discursos conjugada com a metodologia indiciria ou clnica presente no pensamento de Carlo Ginzburg5. O mtodo indicirio ensina que se deve seguir as pistas, os rastros, os sintomas, os signos, os smbolos, os sinais, os caminhos percorridos, tendo estes, como ponto de partida para se fazer o raciocnio analtico. Une-se a referncia tcnica com a epistemolgica a partir do mtodo indicirio ou clnico. Esse mtodo exige observar atentamente os detalhes pormenores, as particularidades inditas, as insignificncias6, enfim, exige-se um olhar clnico minucioso sobre o objeto em investigao. II Estado Centauro: (neo) conservadores, controle social do medo e autoritarismo cool Acreditamos que no caso brasileiro h uma permanncia de longa durao na cultura poltica e jurdica das instituies policiais e judiciais, desde meados do sculo XIX at os dias atuais. Entendemos que as foras repressivas (judiciais e policiais) tm acumulado uma herana nefasta, desde o perodo republicano, sendo que, at o presente momento histrico ainda no houveram mudanas institucionais significativas nestas instituies. Ademais, samos do perodo da Ditadura Militar (1964-1985) sem qualquer profunda e sria discusso sobre a necessria reforma e mudana nas polticas de segurana pblica7. Assim, entendemos que um poder punitivo de represso mxima, autoritrio e violento faz parte da cultura brasileira h sculos e vem se perpetuando e
5

GINZBURG, Carlo. Sinais: razes de um paradigma indicirio . IN Mitos, emblemas, sinais: Morfologia e Histria. 1 reimpresso. So Paulo: Companhia das Letras, 1990. 6 Idem ibidem, p.30. 7 CERQUEIRA FILHO, Gislio e NEDER, Gizlene. Criminologia e Poder Poltico: Sobre Direitos, Histria e Ideologia. Rio de Janeiro: Lmen Jris, 2006, p.19-20.

acumulando prticas punitivistas desde a invaso lusa ao pas tupiniquim. O poder punitivo em suas diversas formas, entre elas, o poder de polcia, sempre esteve ligado s classes e fraes das classes dominantes. Com o fim da Ditadura Militar perdeu-se uma boa oportunidade de romper definitivamente com certas estruturas de poder que estavam hegemonicamente vigentes desde o incio da Repblica brasileira. Na verdade, no houve qualquer ruptura nas estruturas garantidoras do exerccio do poder punitivo no fim da Ditadura Militar. E mesmo a transio poltica, caracterizou-se por ser bem consensuada por parte dos militares, que acabaram impondo uma auto-anistia aos crimes cometidos por eles mesmos durante o longo perodo do golpe militar8. No mesmo sentido Gizlene Neder defende que o Brasil realizou um processo de transio poltica (conservadora) da ditadura militar para o Estado de Direito, logo, o mesmo Brasil experimentou historicamente o processo de formulao e institucionalizao da Constituio Federal de 1988 (Constituio Cidad), entretanto, protagonizou tal processo sem alterar substancialmente o perfil autoritrio e excludente das instituies relacionadas justia criminal, com consequncias para o processo de democratizao subsequente9. Cabe ainda mencionar, no que se refere s constantes mudanas impostas pela burguesia e suas consequncias, que o sistema de acumulao pautado pelo capital sempre se configurou em uma verdadeira mquina de moer gente, como diria Darcy Ribeiro, para quem: cada ciclo econmico era um moinho de gastar gente10. Entende-se que socialmente o projeto neoliberal criou sociedades extremamente desiguais, aumentou a concentrao de renda e o fosso na diviso internacional do capital, sendo que os pases ricos nunca tiveram to ricos. Politicamente e ideologicamente tambm tem sido vitorioso, em especial, na construo hegemnica de pensamento, ou seja, a regra adaptar-se.

CERQUEIRA FILHO, Gislio.NEDER, Gizlene. A Violncia na boca do povo. Direito e Avesso, volume II, ano II, n.3. Braslia: 1983, p.167-187. 9 NEDER, Gizlene. Cultura, Poder e Violncia. III Congresso Internacional de Psicopatologia Fundamental / IX Congresso Brasileiro de Psicopatologia Fundamental. Trabalhado vinculado ao projeto de Pesquisa, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico (CNPq). Rio de Janeiro: Niteri, setembro, 2008, p.10. 10 RIBEIRO, DARCY. O povo brasileiro: a formao e o sentido do Brasil. So Paulo: Companhia das Letras, 1995 apud BATISTA, Vera Malaguti. A questo criminal no Brasil contemporneo . In: Revista Margem Esquerda - Ensaios marxistas, n. 8. So Paulo: Boitempo, 2006, p. 37-41.

Esse fenmeno conhecido como naturalizao do fenmeno neoliberal, pois as ideias neoliberais - ao se apresentarem como sendo a nica opo possvel - na verdade, ocultam os seus verdadeiros propsitos e consequncias, sobre os quais no se pode deixar de refletir, ainda mais, quando esses resultados geram um quadro de verdadeira barbrie, configurando a nova ordem burguesa11. Nessa pintura dantesca a misria social, os sem-teto, os sem-terra, os sem-comida, sem emprego, sem lazer, incomodam nas suas reivindicaes, nas suas lutas pela incluso social, de outra monta, os com cidadania, os includos do sistema, exigem que sejam aqueles retirados das ruas, da vista pblica, da pauta poltica, enfim, sejam retirados at mesmo dos pensamentos caso possvel fosse. O quadro social terrificado deve ser escamoteado, escondido, estigmatizado, enfim, criminalizado. O neoliberalismo, tendo como propulsor o individualismo exacerbado, tambm impe como causa da misria ou da riqueza as causas individuais. O ideal da genialidade para o sucesso individual contraposto ao ideal da perversidade ou da predestinao ao mal12 para o declnio do crime. A premissa calvinista do sucesso e da riqueza, princpio do "man make yourself/ self made man", levado a cabo como meta de vida enquanto predestinao divina de sua capacidade individual de fazer prosperar um negcio e corresponde a um motor propulsor do desenvolvimento econmico e da ascenso socioeconmica. No advento do Estado Neoliberal simultneo e proporcionalmente aos gastos sociais retirados da educao, sade e assistncia social, so aumentados recursos destinados ao setor de segurana pblica, policiamento e presdios. Essa opo poltica dos gastos oramentrios um claro emblema da nova forma de se gerir a misria social na modernidade recente. a formao do Estado Centauro13, que guiado por uma cabea liberal montada sobre um corpo autoritrio. A relao paradoxal anatomicamente
11 12

MENEGAT, Marildo. O olho da barbrie. So Paulo: Expresso Popular, 2006, p.11. NEDER, Gizlene . Histria da Cultura Jurdico-Penal no Brasil Imprio: Os debates parlamentares sobre pena de morte e degredo. In: RIBEIRO, G. S; NEVES, E. A; FERREIRA, Maria de Ftima C. M. (Org.). Dilogos entre Direito e Histria. 1 ed. Niteri: EdUFF, 2009, v. 1, p. 305-326. Ver ainda: NEDER, Gizlene. Cultura, Poder e Violncia. III Congresso Internacional de Psicopatologia Fundamental / IX Congresso Brasileiro de Psicopatologia Fundamental. Trabalhado vinculado ao projeto de Pesquisa, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico (CNPq). Rio de Janeiro: Niteri, setembro, 2008. 13 WACQUANT, Loic. 2003, op. Cit.

totalmente harmoniosa para a manuteno do sistema neoliberal. Represso penal mxima e neoliberalismo so indissociveis. A hiper-inflao penal que compe o poder punitivo cumpre a funo de encarcerar e eliminar a insegurana material, oriunda da desregulamentao econmica gerada pelo laissez-faire, laissez-passer. Ademais, no caso brasileiro o projeto capitalista implantado a partir do fim do Imprio e incio da Repblica, marcado pela modernidade conservadora, assim, visualiza-se que a introduo da ideologia burguesa (idia de indivduo, mercado, ordem disciplinar socialmente construda) foi interligada as permanncias culturais de longa durao, garantindo uma base de sustentao s prticas jurdico - polticas e afetividades absolutistas, ou seja, reformas na legislao penal que fundamentam o processo de criminalizao dos setores subalternos, chegando a colocar em cheque a racionalidade cientfica marca do capitalismo desse mesmo perodo.14 No plano mundial, a desigualdade social acentua-se com a desmontagem do Estado Providncia (Estado de Bem Estar Social) e repercute diretamente na extenso da rede penal e no aumento do poder punitivo15, que se inclinar na direo da criminalizao da pobreza, das minorias tnicas e raciais, dos setores vulnerveis da sociedade. Esta extenso da rede penal coincide temporalmente e no por acaso com este significativo aumento da concentrao de renda e com o recuo do Estado Social. Gabriel Anitua assinala que essas mudanas criminolgicas e concretamente penitencirias corriam em paralelo s mudanas socioeconmicas embasadas na ideologia neoconservadora, que se refere a si mesma como neoliberal, mas tem traos e bero profundamente conservadora. Segundo o autor a fora desses neoconservadores baseava-se na crise do Estado do Bem-Estar e nas inabilidades polticas dos dirigentes dos Estados capitalistas para dirimir os problemas sociais pulsantes num contexto de estagnao econmica, cenrio agravado pelo

corporativismo sindical, burocracia estatal e aumento da inflao. Assim, os mesmos governos conservadores empenharam-se em desmantelar o Estado Providncia16. Um pensamento comum que se tem ao discutir esses assuntos que o Estado Neoliberal tenha se retirado totalmente da sociedade ou mesmo que estaria

14

CERQUEIRA Filho, Gislio e NEDER, Gizlene. Criminologia e Poder Poltico: Sobre Direitos, Histria e Ideologia. Rio de Janeiro: Editora Lmen Jris, 2006, p.23-26. 15 WACQUANT, Loic., 2001, op.Cit. 16 ANITUA, Gabriel Ignacio, Histrias dos pensamentos criminolgicos, Instituto Carioca de Criminologia (ICC), Rio de Janeiro: Editora REVAN, 2008, p.765.

gastando menos, como apregoavam os economistas liberais, no entanto, o que Gabriel Anitua mostra que nem mesmo o Estado norte-americano assim o fez. Essas afirmaes podem ser contestadas pelo incrvel crescimento da dvida privada e pblica em todos os pases sob a gide dessa bandeira econmica, exemplarmente os EUA. Certo que os gastos no foram em questes sociais ou para efetivar direitos garantidos dos textos constitucionais como o fazia o Estado do Bem Estar Social. Pelo contrrio os gastos priorizados estavam direcionados aquelas funes da agenda neoconservadora17. Ideologicamente o projeto neoliberal tinha uma misso e junto com ela uma forte preocupao, explica-se, queria transformar os cidados em clientes, para tanto aqueles deveriam deixar de se ver enquanto tais. Nessa construo ideolgica o Estado Neoliberal em suas funes deveria apresentar alguma coisa para justificar-se, algo visvel e forte simbolicamente o suficiente para subsidiar tal troca, a prioridade foi a questo da segurana. Ademais, acreditamos que a chamada ideologia da segurana nacional, mesmo aps o fim da Ditadura Militar18, acabou permanecendo no exerccio do poder punitivo, especialmente atravs dos discursos punitivistas agora sob a bandeira da segurana cidad, da lei e ordem e da tolerncia zero, assim, a permann cia se d como ideologia e no como um problema real. O sistema penal subterrneo19 continua forte e atuante, ou seja, uma permanncia continua na histria do poder punitivo no Brasil, que aos ouvidos moucos e tapa olhos do poder punitivo oficial continuam executando sumariamente, desaparecendo ditos suspeitos, torturando, deflagrando procedimentos policiais ilegais e cruis num amplo programa de feies genocidas20. Vera Malaguti relata como o nmero de mortos do autoritarismo de mercado, o autoritarismo cool, mais alto no Brasil do que no perodo militar. Relata que surge na Amrica Latina o fenmeno do populismo punitivo, o discurso da

17 18

Idem, ibidem, p. 776. ZAFFARONI, E. Ral; BATISTA, Nilo, ALAGIA, Alejandro & SLOKAR, Alejandro. Direito Penal Brasileiro: primeiro volume Teoria Geral do Direito Penal. Rio de Janeiro, Revan, 2003, p.59. 19 CASTRO, Lola Aniyar de. Criminologia da Libertao. Pensamento criminolgico, 10. Rio de Janeiro: Revan, 2005. 20 ZAFFARONI, E. Ral; BATISTA, Nilo, 2003, op. Cit., p.479.

perene emergncia, a eleitorizalizao da emergncia, poltica essa casada, diga-se, com a poltica do medo21. Na difuso do medo coletivo, que gera o controle social e contribui para a implantao do sistema penal neoliberal, vale salientar que, nesse sentido, a mdia cumpre papel principal e funciona como verdadeiro agente de difuso do pavor e da necessria represso mxima aos conflitos sociais (criminalizao)22. Uma cultura blica e violenta amplamente difundida pelos meios de comunicao de massa, que juntamente com os operadores das agncias do sistema penal tratam de projetar o exerccio do poder punitivo como uma verdadeira guerra criminalidade ou contra os inimigos/criminosos.23 As polticas criminais de represso mxima, falsamente intituladas polticas de segurana pblica, precisam dar respostas a este medo, este medo ambiente24. o medo ambiente das classes perigosas, dos ditos inimigos, que devem ser contidos, abatidos, eliminados, devem definhar em alguma masmorra insalubre. O medo e a insegurana generalizada geram, de um lado, uma espetacularizao no combate a violncia dos ditos inimigos, de outro, a privatizao do espao pblico e da prpria segurana pblica, mesmo em sociedades auto proclamadas amplamente democrticas.25 As mudanas culturais trazidas com o aumento do poder punitivo foram tremendas, afetaram a vida cotidiana de todos os setores sociais. A maior presena das foras policiais nas ruas para combater o crime e detectar as classes perigosas, a venda de mais armas para fazer a segurana privada da propriedade, as prises maiores para alojar mais inimigos internos, a construo de condomnios fechados, a montagem de tecnologia de segurana (cmeras, controles, cercas eltricas, etc.), tudo isso, para se proteger do perigo da violncia urbana, da criminalidade, do outro que

21

MALAGUTI BATISTA,Vera. O realismo marginal: criminologia, sociologia e histria na periferia do capitalismo. In: Mello, Marcelo Pereira de (organizao). Sociologia e direito: explorando as intersees. Niteri: PPGSD, 2007, PP.135-148. 22 ZAFFARONI, E. Ral; BATISTA, Nilo, 2003, op. Cit., p.487. 23 ZAFFARONI, E. Ral; BATISTA, Nilo; ALAGIA, Alejandro & SLOKAR, Alejandro., 2003, op. Cit., p.58. Ver tambm em BATISTA, Nilo. Poltica Criminal com derramamento de sangue. In: Revista Discursos Sediciosos Crime, Direito e Sociedade, n. 5/6. Rio de Janeiro: Freitas Bastos Editora/ Instituto Carioca de Criminologia, 1998. p. 77-94. 24 BAUMAN, Zygmunt apud DOEL, Marcus; CLARKE, David, Street wars, politics and the city apud FRIDMAN, Luis Carlos. 2007, op. Cit. p. 157. 25 FRIDMAN, Luis Carlos. O destino dos descartveis na sociedade. In: MELLO, Marcelo Pereira de (organizador). Sociologia e direito: explorando as intersees. Niteri: PPGSD, 2007, p.158.

criminoso e pode atacar a qualquer momento, tudo amplamente apoiado pelos discursos de represso mxima26. Rul Zaffaroni utiliza o termo autoritarismo cool para designar esse novo momento do atual exerccio do poder punitivo, agora com discurso unificado em todo planeta Terra. O autoritarismo cool estaria marcado por ser superficial, opaco, sem contedo, enfim, cool, da moda. O poder punitivo difundido como um projeto de publicidade, ou seja, qualquer crtico a esse mesmo projeto ser prontamente criminalizado e transformado em inimigo.27 O autoritarismo, cool caracterizado por estimular uma legislao inquisitria, ou seja, contm elementos provenientes dos processos da Idade Mdia, tais como, espies, delatores, procedimentos secretos, garantias absurdas e especiais para segmentos da sociedade, dentre outras prticas28. O desespero neurtico em conseguir um inimigo que preencha o vazio deixado pela imploso sovitica29, ou seja, que substitua o medo comunista, faz com que esse mesmo autoritarismo cool multiplique seus candidatos inimigos, entre eles, a luta travada desde o fomento de ditaduras militares na Amrica Latina a partir da dcada de 60 e 70, qual seja, a guerra s drogas. Zaffaroni destaca que o 11 de setembro de 2001 produziu novos medos, novos discursos repressivos, na busca ensandecida por um novo inimigo, acabou fazendo uma funesta simbiose entre o poder blico e o poder punitivo, bem como, os prprios discursos de guerra e do crime foram ungidos ao eleger o terrorismo como a bola da vez.30 Essas novas prticas punitivistas, exercidas em nome do combate ao terrorismo, tpicas do autoritarismo cool, deram um novo sentido mais emocional, mais popularizado represso penal em massa, justificaram medidas repressivas diversificadas, atravs de uma nova relao com os meios de comunicao de massa, mas que permitiram a retomada das estruturas inquisitoriais. David Garland vai defender que a ideologia difundida pelo poder punitivo neoliberal afirma que quanto mais firme for o Estado em relao dureza das
26 27

ANITUA, Gabriel Ignacio, 2008, op. Cit., p.777. ZAFFARONI, E. Ral. O inimigo no direito penal. Rio de Janeiro: Revan/Instituto Carioca de Criminologia, 2007, p.59-82. 28 Idem ibidem, p.63. 29 Idem ibidem, p.65. 30 Idem ibidem, p.65.

punies, na pele crua daqueles que caram em suas malhas, mais a incauta opinio pblica (senso comum) vai reafirmar que esse o caminho a ser seguido, os atos de barbrie punitiva objetiva escamotear a realidade de completa falncia em prover a segurana toda populao31. Dessa forma, a criminalizao da pobreza e o aumento do poder punitivo tornaram-se duplamente lucrativo, serve a pauta eleitoral (populismo punitivo) e a pauta lucrativa da acumulao de capital. Alm disso, os enormes custos da poltica do grande encarceramento so pouco conhecidos e quase nunca submetidos a debate pblico, quando no apresentados como ganhos na reduo do custo do crime32. No ambiente da criminalizao primria (formulao legislativa de leis penais), o Direito Penal acaba se tornando no s discurso das campanhas eleitorais, mas na prtica dentro da realidade eleitoreira, um dos ramos do Direito mais vulnerveis s modificaes legislativas. A reao mais rasa e superficial a essa criminalidade violenta a de aumentar a represso criminal, sendo que, essa cultura do pavor est diretamente ligada ao Movimento de Lei e Ordem e Tolerncia Zero33. As polticas criminais acabam sendo concebidas como metforas guerra, onde os cidados infratores so vistos como inimigos, nesse sentido, (...) no se trata de administrar o conflito cotidiano e a constante transgresso da lei, mas de sair vitorioso no combate criminalidade, erradicando-a da sociedade (BANDEIRA, 2001, p.129). O Congresso Nacional, deputados federais e senadores, comeam a ver que a realidade violenta no cabe dentro do Direito no plano constitucional, que essa realidade no se rende mais a vontade da poltica, o que gera um estado de pavor, de medo, de desespero nos prprios legisladores. O resultado seria uma espcie de mundo unificado pela catstrofe, enfim, pela barbrie.
No passado, os polticos prometeram criar um mundo melhor. Eles tinham formas diferentes de busc-lo, mas seus poderes e autoridade vinham dessas vises otimistas que ofereciam aos seus povos. Esses sonhos fracassaram. Hoje, as pessoas perderam a f nas ideologias. Cada vez mais, os polticos so vistos simplesmente como administradores da vida do povo. Mas agora, eles descobriram uma nova funo, que lhes devolve o poder e a autoridade. Em vez de nos oferecerem sonhos, os polticos agora
31 31

GARLAND, David, A Cultura do Controle: Crime e ordem social na sociedade contempornea. Rio de Janeiro: Revan, 2008. 32 WACQUANT, Loic., 2003, op.Cit. 33 LYRA FILHO, Roberto; ARAJO JNIOR, Joo Marcello de. Criminologia. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense, 1992, p. 70 73.

10

prometem nos proteger... dos pesadelos. Eles dizem que vo nos proteger de terrveis ameaas que no podemos ver, nem entender. E que o maior perigo de todos o terrorismo internacional. Uma poderosa e sinistra rede com clulas adormecidas ao redor do mundo. Uma ameaa que precisa ser enfrentada atravs de uma guerra ao terror.34 (G.N.)

A epgrafe acima inaugura o incio das trs partes que compe o documentrio intitulado O Poder dos Pesadelos, sub-ttulo A ascenso da poltica do medo, documentrio da BBC Londres, escrita e produzida pelo diretor Adam Curtis, transmitida inicialmente na Inglaterra em 2004. O documentrio traz diversos fatos polticos e sociais retratando a ascenso mundial da guerra contra o terror, discute como ocorre a ascenso do movimento norte-americano neoconservador que pensa toda essa estratgia de poder utilizando o medo como elemento central. A combinao e a comunicao entre o dito autoritarismo cool, o poder poltico dos neoconservadores no cenrio mundial, bem como, a fora que ganha o controle social pela imposio em massa (mdia) do medo, compe o que Adam Curtis chamaria do poder dos pesadelos. Acredita-se que essa nefasta combinao que assume a forma dos pesadelos reais nos dias vindouros. Nesse sentido, que retomamos a prtica e os discursos parlamentares protagonizados pelo senador Demstenes Torres (sem partido GO), logo, coletando sintomas, indcios, pistas, a partir da metodologia indiciria, buscamos constatar ligaes e permanncias dessas ideias (neo)conservadores no Brasil, em especial, na apologia s ideologias da Tolerncia Zero e Lei e Ordem, bem como, na difuso do medo coletivo, que gera o controle social e contribui para a implantao do sistema penal mximo marca do sistema neoliberal. III O Poder dos Pesadelos: o neoconservadorismo e a Tolerncia Zero do Senador Demstenes Torres (ex-DEM/GO) Aury Lopes Jr afirma que legislar fcil e a diarria legislativa brasileira prova inequvoca disso35. Sustentamos que as polticas criminais, baseadas nas ideologias da Lei e Ordem e da Tolerncia Zero, acabam por estimular, justificar e legitimar o grande encarceramento em massa, a criminalizao da pobreza,
34

O PODER DOS PESADELOS. The Power of Nightmares. Documentrio ingls, produzido pela BBC Londres, escrito e dirigido por Adam Curtis. Inglaterra: 2004. Composto de trs episdios: episdio 01 Est frio l fora, querido; 02- A vitria imaginriae 03 As sombras nas cavernas. 35 LOPES JR., Aury. Introduo Crtica ao Processo Penal (Fundamentos da Instrumentalidade Garantista). Rio de Janeiro: Lumen Juris Editora, 2005, p.16.

11

as execues sumrias, as mortes em ditos confrontos policiais, e mesmo, os desaparecimentos da democracia. Demstenes Lzaro Xavier Torres nasceu em Anicuns Gois em 23 de janeiro de 1961, atualmente com 50 anos. Formado em Direito pela Pontifcia Universidade Catlica de Gois (PUC GO). Foi professor concursado em escola pblica, revisor de jornal e advogado. Logo aps formar passou nos concursos pblicos de Delegado de Polcia e Promotor de Justia. Optou pelo Ministrio Pblico, sendo Promotor de Justia desde 198736. Tem especializao latu sensu em Direito Penal e Direito Processual Penal. Foi duas vezes eleito Procurador-Geral de justia, a primeira em 1995, e ainda, foi eleito presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Justia. Assumiu a Secretaria de Segurana Pblica e Justia (SSPJ) do Estado de Gois em 1999, durante o primeiro governo de Marconi Perillo (PSDB/GO), sendo que, nesta gesto (19992002) unificou os comandos das foras policiais em Gois37. Demstenes Torres foi filiado ao PFL/DEM, nico partido de filiao, foi eleito para o Senado Federal em 2002 com 1.239.353 votos38. E reeleito em 2010 com 2.158.812 votos, representando cerca de 75% de aumento dos votos obtidos em 200239. Por quatro anos consecutivos, Demstenes Torres atuou como observador do Senado na Assembleia Geral da Organizao das Naes Unidas (ONU). Foi presidente da Comisso Permanente de Constituio, Justia e Cidadania (CCJ) em 2009 e 2010. O prprio senador Demstenes Torres (sem partido/GO) declara em sua pgina pessoal na internet que seu trabalho no Senado Federal est voltado para elaborar

36

SENADO FEDERAL. SENADORES. DEMSTENES TORRES. Biografia. Disponvel em: http://www.senado.gov.br/senadores/dinamico/paginst/senador3399a.asp. Ver tambm: SENADO FEDERAL. GUIA DE SENADORES. DEMSTENES TORRES. BIOGRAFIA. DISPONVEL EM: http://www.senado.gov.br/noticias/RelacoesPublicas/publicacoes/guiaSenadores.pdf 37 Idem ibidem. 38 TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL (TSE) e TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL Gois (TRE). Resultado Eleies 2002. Votao total candidato. Candidatos eleitos. Senado Federal . Tambm disponvel em: http://www.tre-go.jus.br/internet/eleicoes/2002/ 39 TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL (TSE) e TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL Gois (TRE). Resultado Eleies 2010. Votao total candidato. Candidatos eleitos. Senado Federal . Tambm disponvel em: http://www.tre-go.jus.br/internet/eleicoes/2010/votacao_candidato.php

12

propostas que contribuam para diminuir a violncia no Brasil e defende o endurecimento do sistema penal brasileiro40. Recentemente, o site Congresso em Foco ouviu jornalistas de todo o Pas, dos maiores jornais, rdios, revistas e redes de televiso, esses jornalistas votaram e elegeram Demstenes o 2 melhor entre os 81 senadores41. Em dezembro de 2009 a Revista poca divulgou uma lista em que o senador Demstenes Torres (DEM/GO) foi apontado como uma das 100 personalidades mais influentes do pas, e ainda, divulgou informao de que a ONU havia includo o mesmo entre as mil personalidades do mundo inteiro para pensar o sculo XXI42. Levantamos na pesquisa da dissertao de mestrado que inspira o presente artigo que Demstenes Torres (ex-DEM/GO) participou de 76 Comisses em 08 anos de atividades no Senado Federal, a grande maioria delas trataram de temas ligados diretamente ao aumento do poder punitivo. Apresentou de 2003 a 2010: 01 Ofcio; 13 PECs (Propostas de Emenda Constituio); 02 peties no Senado Federal; 82 Projetos de Lei do Senado (PLS); 01 Projeto de Resoluo do Senado (PRS); 01 Requerimento da Comisso de Atividades de Inteligncia (RAI) e 44 Requerimentos ordinrios, totalizando, 144 proposies ao longo desses 08 anos de mandato43. O goiano Demstenes Torres (ex-DEM/GO), apesar de no ser gago guarda uma certa inspirao no homnimo orador grego, em especial o gosto pelos discursos longos e a afiada retrica. De 2003 2010 o senador goiano Demstenes Torres (DEM/GO) proferiu 243 discursos parlamentares, entre estes, 74 pronunciamentos44 trataram

40

Ver tambm em: BLOG pessoal de Demstenes Torres (DEM/GO), disponvel em: http://demostenestorres.blogspot.com/p/biografia.html. Ainda em: http://www.demostenestorres.com.br/portal/biografia.html 41 Idem ibidem. 42 poca - NOTCIAS - Os 100 brasileiros mais influentes de 2009. Disponvel em: http://revistaepoca.globo.com/ 43 SENADO FEDERAL. SENADORES. SENADOR DEMSTENES TORRES. Proposies de minha autoria. 2003-2010. Disponvel em: http://www.senado.gov.br/atividade/materia/Consulta_Parl.asp?intPag=1&str_tipo=&RAD_TIP=&Tipo_ Cons=15&p_cod_senador=3399 44 SENADO FEDERAL. SENADORES. SENADOR DEMSTENES TORRES. Pronunciamentos. Discursos Parlamentares. 2003-2010. Disponvel em: http://www.senado.gov.br/atividade/pronunciamento/Consulta_Parl.asp?p_cod_senador=3399&p_ano=20 03

13

diretamente de temas ligados ao aumento do poder punitivo em todas suas esferas, entre elas, menes honrosas as foras militares e elogios a Ditadura Militar. Outros 18 trataram de temas ligados economia, ao estmulo e defesa do agronegcio, agropecuria e agrobusiness, por outro lado, criticou acirradamente as polticas de reforma agrria e o MST (Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra). E ainda, 27 pronunciamentos que trataram de homenagens instituies, rgos, entidades governamentais, empresas e pessoas. Oitenta e oito (88) pronunciamentos45 foram contrrios s polticas governamentais desenvolvidas pelo Governo Lula e seus Ministrios, bem como, crticas direcionadas aos polticos (parlamentares, ministros, secretrios, prefeitos, governadores, etc.) ligados ao Partido dos Trabalhadores (PT) e seus aliados. Os demais 36 discursos abordaram temas diversos. Dos 18 discursos que trataram de temas ligados economia com traos neoliberais, ao estmulo e defesa do agronegcio, agropecuria e agrobusiness, destacamos o discurso pronunciado em 09 de julho de 2003 Demstenes Torres (exDEM/GO), o qual, deixa claro o seu posicionamento contrrio sobre reforma agrria, economia rural e movimentos sociais do campo, mostrando sua excessiva preocupao com as aes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra). Defende o aumento da competitividade do Brasil no cenrio internacional na produo de gros, ou seja, elenca contrariedade distribuio de terras pela reforma agrria e almeja fortalecimento do agronegcio. Dentre os 74 pronunciamentos do Senador Demstenes Torres (exDEM/GO) que tratam diretamente de temas ligados ao aumento do poder punitivo em todas suas esferas, dentre estes, destacamos um discurso proferido em 06 de junho de 2006 por trazer elementos criminalizantes aos movimentos sociais de luta pela terra, ou seja, propugnam pela criminalizao poltica aos movimentos sociais. O senador Demstenes Torres (ex-DEM/GO) classifica as manifestaes polticas de luta pela terra de vandalismo promovido pelo Movimento de Libertao dos Sem-Terras (MLST) nas dependncias da Cmara dos Deputados , chama os manifestantes sem-terras de foras-da-lei e o prprio movimento social de movimento

45

Idem ibidem.

14

guerrilheiro, tudo isso para pedir mais poder punitivo e mais represso penal violenta aos mesmos46. Em outro discurso analisado, datado de 24 de junho de 2008 o senador goiano defende que punir democrtico, prender democrtico, alerta que se o Brasil no comear a punir e prender direito surgiro esquadres da morte, justiceiros, grupos de extermnio, milcias, como se em 2008 todo o aparato do sistema penal subterrneo estivesse desmantelado, o que no confere com os dados reais levantados durante dissertao de mestrado. Analisa de forma irreal que no h priso em regime fechado no Brasil, sendo que, os dados levantados comprovam que a grande maioria dos presos condenados ou provisrios no pas esto cumprindo pena majoritariamente nesse regime carcerrio. Por fim, chama as diversas aes progressistas do PRONASCI (Programa Nacional de Segurana Pblica com Cidadania), ligado ao Ministrio da Justia, de medidas utpicas, classificando de Bolsa Maconha uma das aes que articula verdadeiramente o que se pode chamar de polticas de segurana com aes sociais, priorizando a preveno e buscando atingir as causas que levam violncia urbana. Vejamos trechos desse pronunciamento:

O SR. DEMSTENES TORRES (DEM-GO). Pronuncia o seguinte discurso: (...) A grande responsabilidade, Senador Colombo, que hoje tem o Brasil para com os seus cidados resolver o problema da segurana pblica. H muito tempo, comeou a surgir no Brasil uma filosofia calcada no fim do regime militar que diminuiu sensivelmente o Direito Penal. Com razo, o regime militar, de triste lembrana, que est sepultado, torturou, escamoteou a Justia, pugnou pela ilegalidade e se transformou num dos regimes mais odiados da histria do Brasil. Mas a conseqncia disso tudo foi que especialmente a Esquerda brasileira tem verdadeiro arrepio quando se fala em aprimorar o Direito Penal, quando se fala em utilizar a represso, quando se fala em punir, porque a ilegalidade est no DNA desse Governo. No querem, de forma alguma, que o crime seja combatido. E preciso dizer Nao brasileira: punir democrtico, prender democrtico. Se ns no levarmos ao cumprimento da lei, o que que vai acontecer? Um cidado mata um; no outro dia, passa na porta do pai da vtima para provoclo, e nada acontece. O que est acontecendo com este Pas?! Se ns no comearmos a aplicar a lei, aplicar decentemente a lei, o que que vai acontecer? Amanh surgiro os esquadres da morte. Amanh surgiro aqueles que procuram a sua tranqilidade beira da ilegalidade. Por que esto florescendo as milcias?
46

SENADO FEDERAL. SENADORES. SENADOR DEMSTENES TORRES. Pronunciamentos. Discursos Parlamentares. 2003-2010. 06/06/2006. Disponvel em: http://www.senado.gov.br/atividade/pronunciamento/Consulta_Parl.asp?p_cod_senador=3399&p_ano=20 06

15

(...) E hoje estamos na seguinte situao: qualquer que seja o crime punido com recluso, qualquer que seja o crime, com o tamanho da pena que tiver, a pessoa fica apenas alguns minutos na cadeia. Se no alguns minutos, alguns dias; se no alguns dias, alguns meses. Raramente ficam alguns anos. A cadeia se transformou em local de rodzio, por mais perigoso que seja o delinqente. A pena s aplicada de uma maneira muito leve, de forma que o crime comeou a compensar. (...) O que quero dizer com todas as letras: no sero as bolsas que vo resolver o problema de segurana. O Governo agora criou o Bolsa Me de Famlia. Muito bem, se o Governo quer dar bolsa para me de famlia de morro, ou de reas crticas, para lder comunitria, ele tem o direito de dar. Mas no com a iluso de que isso vai resolver os problemas de crime. O Governo criou o que ns chamamos de Bolsa Maconha. O que o Bolsa Maconha? O Governo resolveu dar para o jovem que est em situao de risco, que cometeu um ato infracional, portanto cometeu um crime, uma bolsa de at R$193,00 para que ele saia da delinqncia. E isso significa o qu? Significa que uma pessoa est fumando maconha e o Governo resolve dar R$190,00 por ms para ela parar de fumar maconha. Pode ser que ela resolva tambm fumar mais os R$190,00 por ms de maconha que o Governo lhe deu, no verdade? Ento, essas aes utpicas no resolvero o problema do crime. 47 (Grifos Nossos).

Selecionamos, ainda, um artigo de autoria do senador Demstenes Torres (sem partido/ GO) intitulado, Represso, Cidadania e Ternura, vejamos um trecho do mesmo:
J no segundo mandato, a violncia ganhou um PAC particular com a adoo do Programa Nacional de Segurana Pblica com Cidadania (Pronasci), que tinha por escopo ser um marco indito no enfretamento da criminalidade do Pas. Conforme foi anunciado poca, a finalidade do programa era articular polticas de segurana com aes sociais. Priorizar a preveno e buscar atingir as causas que levam violncia, sem abrir mo das estratgias de ordenamento social e segurana pblica. Ou seja, era s ternura. (...) J ia me esquecendo da grande medida que buscava minimizar as causas da violncia. Para prevenir o ingresso dos jovens no mercado do crime o Pronasci criou o Bolsa-Maconha. (...) O Brasil precisa entender que no h sada para a superao da crise de criminalidade violenta sem a recuperao da agenda conservadora, o que implica na capacitao do poder repressor do Estado . (Grifos Nossos) (TORRES, 2009b)

No artigo transcrito notamos de forma explcita as intenes polticoideolgicas do senador Demstenes Torres (ex-DEM/GO), o mesmo acredita que s com o aumento do conservadorismo na questo criminal que se pode vencer a dita

47

SENADO FEDERAL. SENADORES. SENADOR DEMSTENES TORRES. Pronunciamentos. Discursos Parlamentares. 2003-2010. 24/06/2008. Disponvel em: http://www.senado.gov.br/atividade/pronunciamento/Consulta_Parl.asp?p_cod_senador=3399&p_ano=20 08

16

criminalidade violenta, e isto significa aumentar ainda mais o poder repressor do Estado, ou seja, Tolerncia Zero ao crime e aos criminosos. Questionamos-nos o qu seria e o qu conteria nessa dita agenda conservadora que precisa ser recuperada? Recuperada de onde? De quando? De Quem? Quais seriam as caractersticas dessa capacitao do poder repressor do Estado to clamada? Enfim, so diversos questionamentos e inquietaes. Visualizamos a sanha punitivista observada nos discursos parlamentares do senador Demstenes Torres que elencam a construo de um Estado Centauro48. Faz crticas e stiras aos projetos do governo no plano de polticas pblicas sociais e clama para substitu-las polticas criminais de represso mxima. a uno da cabea liberal (mo invisvel ao mercado) ao corpo conservador (mo putrefada na represso penal mxima). Os discursos parlamentares encontrados marcam uma poltica criminal que se sustenta produzindo um constante estado de exceo, de guerra interna, de medo coletivo do dito crime organizado, do desmonte das polticas pblicas assistenciais, bem como, profundamente marcada pelo chamado populismo punitivista, ou seja, utiliza-se de toda essa conjuntura poltico-social para propagar uma pauta eleitoral da emergncia criminal, que necessita produzir diuturnamente novos inimigos para serem consumidos pelo prprio sistema carcerrio, mesmo que essas polticas punitivistas no tenham qualquer efeito sobre a segurana real da populao. Acreditamos que essa agenda conservadora guarda identidade com o poder repressivo mximo imposto pela ideologia da segurana nacional, que no atual contexto histrico o senador goiano queria retomar e recuperar em nome da ideologia da Tolerncia Zero, executando em pele nua as mais diversas fantasias absolutistas de controle social absoluto (policial e judicial)49. III Consideraes Finais No caso em tela ora estudado o extico quando o poder dos pesadelos amplamente difundido aos outros se torna realidade a si prprio, ou seja, do

48

WACQUANT, Loic. Punir os pobres: a nova gesto da misria nos Estados Unidos, Rio de Janeiro: REVAN, 2003.
49

NEDER, Gizlene. Iluminismo Jurdico-Penal Luso-Brasileiro: obedincia e submisso. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 2000, p. 205.

17

adgio popular imortalizado pela moda de viola na voz de Joo Mulato e Cassiano: Quem cria cobra amanhece picado. A ecloso da operao Monte Carlo pela Polcia Federal trouxe tona o envolvimento direto do senador Demstenes Torres no topo da organizao criminosa comandada pelo empresrio do bicho Carlinhos Cachoeira. Antes autointitulado paladino da moralidade e da legalidade no Brasil, posando como um dos principais cones da poltica do Estado de Gois e uma referncia ascendente do campo conservador no Senado Federal e no Brasil. Literalmente sai das luzes do Senado s trevas das pginas policiais, envenenado pela prpria serpente que criou, qual seja, o aumento do poder punitivo em todas suas esferas. Em um discurso datado de 13 de novembro de 2003, Demstenes Torres (ex-DEM/GO) rebate crticas e denncias feitas pelo Deputado Federal Devanir Ribeiro (PT/SP), quais sejam, de que o senador goiano teria durante sua gesto na Secretria de Segurana Pblica do Estado de Gois (1999 2002) tratado com lenincia o crime organizado no Estado, em especial, durante a Operao da Polcia Federal intitulada Carga Pesada em que foram presos diversos policiais civis de uma Delegacia Especializada do Estado de Gois (DEIC Delegacia Estadual de Investigaes Criminais). Demstenes Torres (DEM/GO) rebate as denncias apresentando que no era mais Secretrio de Segurana Pblica quando a referida operao foi deflagrada. Provoca que no tem nenhum problema legal ou moral escondido, e ainda, intimida: advirto os mentores da operao caa-fantasmas que no existem esqueletos no meu armrio (...) Cuido muito bem da minha honra, e as intimidaes de um certo mimi rastacuero, a servio do Politburo, no vo me fazer recuar.50 O tempo e as investigaes da Polcia Federal mostram o contrrio. Atualmente, as denncias em face do senador Demstenes Torres se acumulam, semanalmente novos documentos, gravaes e percias que integram o relatrio da Operao Monte Carlo vo sendo revelados pelos veculos de comunicao de massa. As provas j publicizadas no deixam dvida sobre uma total sinergia entre o esquema do bicheiro e o senador Demstenes Torres, e envolvem, ainda, participao direta do Governador de Gois, o tucano Marconi Perillo (PSDB).
50

SENADO FEDERAL. SENADORES. SENADOR DEMSTENES TORRES. Pronunciamentos. Discursos Parlamentares. 2003-2010. 13/11/2003. Disponvel em: http://www.senado.gov.br/atividade/pronunciamento/Consulta_Parl.asp?p_cod_senador=3399&p_ano=20 03

18

aterrador o alcance dos tentculos do grupo do bicheiro Carlinhos Cachoeira para dar suporte explorao ilegal de mquinas caa-nqueis, bingos de cartelas e jogo do bicho em Gois a quadrilha montou um incrvel esquema de lavagem de dinheiro, evaso de divisas, contrabando, corrupo, peculato, prevaricao, violao de sigilos e fraudes em geral. Segundo o Juiz Federal da Vara de Anpolis Paulo Augusto Moreira Lima o grupo de Cachoeira era altamente: profissionalizado, estvel, permanente, habitual, estruturado, montado para cometer crimes graves (...) estrutura

organizacional e piramidal complexa (...) estrutura estvel, entranhada no seio do Estado com, inclusive, a distribuio centralizada de meios de comunicao para o desenvolvimento das atividades, com o objetivo de inviabilizar a interferncia das agncias srias de persecuo. 51 A investigao na Justia Federal volumosa, une os negcios ilcitos de Cachoeira com a rotina do Governo de Gois e a participao de diversos polticos de alto calibre no Estado. J foram identificados como integrantes da quadrilha do bicheiro 43 agentes pblicos, destes 06 delegados da Polcia Civil de Gois entre eles o corregedor geral da SSPJ; 30 policiais militares (3 tenentes coronis, 1 capito, 1 major, 2 sargentos, 4 cabos e 18 soldados) de GO, 02 delegados da Polcia Federal, 02 agentes da Polcia Civil e 02 servidores municipais. Segundo as escutas telefnicas j disponibilizadas pela mdia impressa e televisiva o senador Demstenes Torres teria em 2009 usado de seu prestgio como senador da repblica para remover um dos principais agentes de uma das investigaes sobre a explorao ilegal de mquinas caa-nqueis e videopquer chefiada por Cachoeira. Demstenes solicitou ao ento secretrio nacional de Justia, Pedro Abramovay, a transferncia do agente da PF de Anpolis (rea de atuao de Cachoeira) para Goinia. Outros trechos da Operao Monte Carlo revelam que o contador do grupo do bicheiro repassou mais de 3 milhes de reais ao senador goiano (ex-DEM).52 At o presente o momento, parece que o prprio Senador da Repblica ora em estudo est provando do prprio veneno, qual seja, toda a fome do aumento do

51

FORTES, Leandro. O Crime no poder. Segundo a investigao da Polcia Federal, Carlinhos Cachoeira mandava e desmandavam no estado. REVISTA Carta Capital. Edio 691. 02/04/2012. Disponvel no site: http://www.cartacapital.com.br/politica/o-crime-no-poder-2/. 52 FORTES, Leandro., op. Cit. REVISTA Carta Capital. Edio 691. 02/04/2012.

19

poder punitivo, toda sanha do aumento do controle social penal total em detrimento das polticas pblicas assistenciais e ainda dos direitos e garantias constitucionais. Devemos ficar atentos aos prximos captulos da histria punitiva do Estado de Gois e do Brasil, parece que mais mscaras tendem a cair e o adgio Quem cria cobra amanhece picado pode continuar tendo plena validade metafrica. IV Referenciais Bibliogrficos ANITUA, Gabriel Ignacio, Histrias dos pensamentos criminolgicos, Instituto Carioca de Criminologia (ICC), Rio de Janeiro: Editora REVAN, 2008. BATISTA, Vera Malaguti. A questo criminal no Brasil contemporneo. In: Revista Margem Esquerda - Ensaios marxistas, n. 8. So Paulo: Boitempo, 2006, p. 37-41. ______________________. O realismo marginal: criminologia, sociologia e histria na periferia do capitalismo. In: Mello, Marcelo Pereira de (organizao). Sociologia e direito: explorando as intersees. Niteri: PPGSD, 2007, PP.135-148. BATISTA, Nilo. Poltica Criminal com derramamento de sangue. In: Revista Discursos Sediciosos Crime, Direito e Sociedade, n. 5/6. Rio de Janeiro: Freitas Bastos Editora/ Instituto Carioca de Criminologia, 1998. p. 77-94. CERQUEIRA FILHO, Gislio e NEDER, Gizlene. Criminologia e Poder Poltico: Sobre Direitos, Histria e Ideologia. Rio de Janeiro: Lmen Jris, 2006. _________________________ e NEDER, Gizlene. A Violncia na boca do povo. Direito e Avesso, volume II, ano II, n.3. Braslia: 1983, p.167-187. CASTRO, Lola Aniyar de. Criminologia da Libertao. Pensamento criminolgico, 10. Rio de Janeiro: Revan, 2005. FERREIRA, Allan Hahnemann. Os ditos e os interditos da Tolerncia Zero: atualidades legislativas das fantasias de controle social penal total Estado de Gois 2003 - 2010. Mimeo. Dissertao de Mestrado vinculada ao Laboratrio de Pesquisa Cidade e Poder - UFF/RJ e defendida no Programa de Ps-Graduao em Sociologia e Direito (PPGSD) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Rio de Janeiro, Niteri, 2011. FORTES, Leandro. O Crime no poder. Segundo a investigao da Polcia Federal, Carlinhos Cachoeira mandava e desmandavam no estado. REVISTA Carta Capital. Edio 691. 02/04/2012. Disponvel no site: http://www.cartacapital.com.br/politica/ocrime-no-poder-2/. FRIDMAN, Luis Carlos. O destino dos descartveis na sociedade. In: MELLO, Marcelo Pereira de (organizador). Sociologia e direito: explorando as intersees. Niteri: PPGSD, 2007. GARLAND, David, A Cultura do Controle: Crime e ordem social na sociedade contempornea. Rio de Janeiro: Revan, 2008. GINZBURG, Carlo. Sinais: razes de um paradigma indicirio. IN Mitos, emblemas, sinais: Morfologia e Histria. 1 reimpresso. So Paulo: Companhia das Letras, 1990. JORNAL O POPULAR. Operao Monte Carlo. 01 de Abril de 2012. LOPES JR., Aury. Introduo Crtica ao Processo Penal (Fundamentos da Instrumentalidade Garantista). Rio de Janeiro: Lumen Juris Editora, 2005. LYRA FILHO, Roberto; ARAJO JNIOR, Joo Marcello de. Criminologia. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense, 1992.
20

MENEGAT, Marildo. O olho da barbrie. So Paulo: Expresso Popular, 2006, p.11. NEDER, Gizlene. Iluminismo Jurdico-Penal Luso-Brasileiro: obedincia e submisso. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 2000. ______________. Cultura, Poder e Violncia. III Congresso Internacional de Psicopatologia Fundamental / IX Congresso Brasileiro de Psicopatologia Fundamental. Trabalhado vinculado ao projeto de Pesquisa, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico (CNPq). Rio de Janeiro: Niteri, setembro, 2008. ______________. Histria da Cultura Jurdico-Penal no Brasil Imprio: Os debates parlamentares sobre pena de morte e degredo. In: RIBEIRO, G. S; NEVES, E. A; FERREIRA, Maria de Ftima C. M. (Org.). Dilogos entre Direito e Histria. 1 ed. Niteri: EdUFF, 2009, v. 1, p. 305-326. O PODER DOS PESADELOS. The Power of Nightmares. Documentrio ingls, produzido pela BBC Londres, escrito e dirigido por Adam Curtis. Inglaterra: 2004. Composto de trs episdios: episdio 01 Est frio l fora, querido; 02- A vitria imaginriae 03 As sombras nas cavernas. REVISTA CARTA CAPITAL. Ano XVII. N.03. 04 de Abril de 2012. REVISTA POCA. poca - NOTCIAS - Os 100 brasileiros mais influentes de 2009. Disponvel em: http://revistaepoca.globo.com/ RIBEIRO, DARCY. O povo brasileiro: a formao e o sentido do Brasil. So Paulo: Companhia das Letras, 1995. SENADO FEDERAL. SENADORES. SENADOR DEMSTENES TORRES. Pronunciamentos. Discursos Parlamentares. 2003-2010. Disponvel em: http://www.senado.gov.br/atividade/pronunciamento/Consulta_Parl.asp?p_cod_senador =3399&p_ano=2003 ____________________. Biografia. Disponvel em: http://www.senado.gov.br/senadores/dinamico/paginst/senador3399a.asp. Ver tambm: __________________. Proposies de minha autoria. 2003-2010. Disponvel em: http://www.senado.gov.br/atividade/materia/Consulta_Parl.asp?intPag=1&str_tipo=&R AD_TIP=&Tipo_Cons=15&p_cod_senador=3399 TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL (TSE) e TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL Gois (TRE). Resultado Eleies 2002. Votao total candidato. Candidatos eleitos. Senado Federal. Tambm disponvel em: http://www.trego.jus.br/internet/eleicoes/2002/ ________________________. Resultado Eleies 2010. Votao total candidato. Candidatos eleitos. Senado Federal. Tambm disponvel em: http://www.trego.jus.br/internet/eleicoes/2010/votacao_candidato.php WACQUANT, Loic. Punir os pobres: a nova gesto da misria nos Estados Unidos, Rio de Janeiro: REVAN, 2003. ________________. As prises da misria. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. ZAFFARONI, E. Ral; BATISTA, Nilo, ALAGIA, Alejandro & SLOKAR, Alejandro. Direito Penal Brasileiro: primeiro volume Teoria Geral do Direito Penal. Rio de Janeiro, Revan, 2003, p.59. _________________. O inimigo no direito penal. Rio de Janeiro: Revan/Instituto Carioca de Criminologia, 2007, p.59-82.

21

You might also like