You are on page 1of 79

REVISO GEOGRAFIA PROF. SAUL ENEM PARTE 1 Geografia Humana Geografia E!on"mi!a Fa#ore$ Lo!a!ionai$ e Geo%o&#i!

a
CINCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS GEOGRAFIA
Email para tirar dvidas - saul !il"#$u#l %#m &r

GEOGRAFIA HUMANA '(#pula)*#+ AULA , E-p#si)*# T./ri%a


Crescimento da populao, teorias demogrficas, estrutura etria e geografia de gnero, estrutura setorial e migraes. I. Crescimento da populao Fas.s d# %r.s%im.0t# da p#pula)*#1 r.2im.s d.m#2r3!i%#s

FASES

TN

C!

C"ESC# ENT$ %$%&'AC#$NA'

C$NS#(E"A)*ES +E"A#S

"egime Tradicional

Alta

Alta

-ai.o

'ento

-ai.o n/0el cultural. +uerras, fome e epidemias. %recrias condies 1iginico2sanitrias, etc.

"egime de Transio

Alta

(ecl/nio consider0el

Alto

Europa $cidental 6 s7culo 8#8 4"e0oluo #ndustrial5 6 9 passou por essa fase. Ele0ado. Situao3 E&A, Canad, :apo 6 ,.; metade do s7culo e.ploso demogrfica 88 6 9 passou por essa fase. 4alguns autores5 ou %a/ses su<desen0ol0idos 6 =.; metade do transio demogrfica s7culo 88>Atualmente. A maioria est nessa 4outros autores, sendo fase. mais coerentes o seu el1oria nas condies3 1iginico2sanitrias, uso5 m7dico21ospitalares e alimentares e no com<ate ?s epidemias 4e0oluo da medicina e na <io@u/mica5. -ai./ssimo ou estagnado 4imploso demogrfica5 Esto nessa fase os pa/ses desen0ol0idos3 pa/ses da Europa $cidental, :apo, E&A, Canad etc.

"egime oderno

-ai.a

-ai.a

uito <ai.o

ATENO: Existe um regime demogrfico de grande aumento da populao, alguns autores c1amam esse crescimento de exploso demogr ica, e outros, mais cautelosos, de transio demogr ica. !amos comparar essas duas interpretaes3

Exploso demogr ica1 a id7ia de e.ploso demogrfica sugere algo como uma A<om<a populacionalB, uma e.ploso incontrol0el e mal7fica ao <em2estar dos po0os. C como se 1ou0esse uma situao intoler0el de e.cesso de gente, @ue e.igiria medidas drsticas para ser corrigida. %or isso, os defensores da id7ia de e.ploso demogrfica so em geral fa0or0eis a medidas de controle de natalidade. Transio demogr ica1 os @ue falam em transio demogrfica argumentam, de forma mais correta, @ue, apDs um per/odo 6 @ue durou 0rias d7cadas 6 de enorme crescimento demogrfico, estamos agora atingindo uma fase de esta<iliEao, de diminuio progressi0a nas ta.as de crescimento 0egetati0o relati0amente reduEido3 a primeira, resultado de altas ta.as de mortalidade e natalidadeF a segunda, resultado da diminuio de mortalidade e da natalidade. (urante a fase de transio, registra2se um crescimento demogrfico acelerado.
Alguns autores chamam o regime demogrfico moderno de imploso demogrfica, onde a populao praticamente no cresce, podendo at decrescer, em funo da emancipao da mulher: no quer ter filho, pois est mais preocupada com sua vida profissional.

4 Cr.s%im.0t# da p#pula)*# d# 5rasil


CENS$ ,GHI ,GG, =III =I,I -"AS#' =,JGK ,,HGK ,,LMK ,,,NK

$ ritmo de crescimento da populao do -rasil 0em tendo uma @ueda, de0ido ao processo de ur<aniEao e suas implicaes @ue causam uma @ueda da ta.a de natalidade e de fecundidade da mul1er.
&r<aniEao Crescimento da populao da cidade maior do @ue a rural maior acesso a prtica de a<ortoF maior acesso aos meios de anticoncepcionaisF maior participao da mul1er no mercado de tra<al1oF maior custo de formao de um indi0/duo na cidadeF ele0ao do n/0el culturalF

casamentos tardios.

Ta-a d. M#rtalidad. Te0e grande reduo, principalmente no per/odo de ,GJI>,GNI. Semel1ante a dos pa/ses desen0ol0idos. : est mais <ai.a @ue a ta.a de natalidade. Causas da reduo3 progresso da medicinaF e0oluo da <io@u/micaF mel1orias nas condies m7dico21ospitalaresF mel1orias nas condies 1iginico2sanitrias. ATENO!!!!! "#nus $emogr ico: -Onus demogrfico 7 o momento em @ue a estrutura etria da populao atua no sentido de facilitar o crescimento econOmico. #sso acontece @uando 1 um grande contingente da populao em idade produti0a e um menor nPmero de idosos e crianas. &m dos fatores estruturais @ue e.plicam o otimismo dos in0estidores internacionais com o -rasil atende por uma e.presso ainda pouco con1ecida @ue, ? primeira 0ista, soa @uase como c1arada de 9ogo de ta<uleiro3 <Onus demogrfico. II TEORIAS 6EMOGR7FICAS
C$NS#(E"A)*ES %&culo *rinc+pio "sico A'TQ&S#ANA 'im do s&culo ()III A populao cresce em %.+. 4=, J, H, ,L...5 e os meios de su<sistncia em %.A. 4=, J, L, H...5 Atra07s da lei dos rendimentos decrescentes3 sustenta @ue o rendimento do solo no cresce na mesma proporo do aumento do tra<al1o 4mo2de2 o<ra5 Su9eio moral natalidade5 4controle da "EF$" #STA 4 ar.ista ou $timista5 %egunda metade do s&culo %egunda metade do s&culo (( (( $ su<desen0ol0imento $ crescimento demogrfico 4po<reEa5 7 @uem acarreta e.cessi0o 7 o principal o<stculo um grande crescimento ao desen0ol0imento econOmico populacional. Ele0ada ta.a de natalidade grande nPmero de 9o0ens C poss/0el a ade@uao dos fatores de produo ? gastos improduti0os diminui a realidade demogrfica, com renda nacional reduE a renda uma mel1or distri<uio de per capita o pa/s no renda desen0ol0e "eformas sociais e Controle da natalidade por meio econOmicas, para a ele0ao dos di0ersos processos de do padro de 0ida da anticoncepo 4pol/tica oficial5 populao Antinatalista Antimalt1usiana %ol/tico2econOmica %ol/tico2econOmica NE$ A'TQ&S#ANA 4%essimista>Alarmista5

'undamentao

%oluo apontada Caracter+satica Tend,ncia

Cr+ticas

Antinatalista "eligiosa Ter culpado o crescimento da populao pela situao de Ter considerado isoladamente fome. a renda per capita como Em muitas reas, mesmo No ter considerado o a0ano padro de desen0ol0imento. sem reforma econOmicas e tecnolDgico na agropecuria. $s interesses da classe sociais, o crescimento da No ter considerado @ue dominante. populao est caindo em funo da reduo da ta.a ocorreria uma e0oluo do $s interesses dos grupos de natalidade 4ur<aniEao5 n/0el de 0ida de alguns pa/ses. fa<ricantes de rem7dios anti2 No ter considerado a concepcionais. emancipao da mul1er.

Teoria Ecomalt-usiana $s Ecomalt1usianos so uma corrente gerada a partir da teoria neomalt1usiana @ue relata os pre9u/Eos nos recursos naturais a partir do grande crescimento populacional. (e acordo com os seguidores dessa teoria, o rpido crescimento populacional pro0oca a remoo de recursos naturais de seu de0ido lugar, traEendo em curto e em longo praEo grandes pro<lemas am<ientais.

A maior <iodi0ersidade do planeta est concentrada na Eona intertropical, local onde se concentra os pa/ses mais po<res. (essa forma, o desmatamento ocorrido pelo crescimento dessas localidades de0asta de forma irre0ers/0el os recursos naturais. E.istem regies onde o ecossistema 7 frgil, o @ue e0idencia a necessidade de cuidados especiais em tais localidades. %or7m, o crescimento demogrfico desses locais pressiona fortemente o sistema natural. $ controle populacional 7 a forma de preser0ao apresentada por seguidores dessa teoria. C importante e0idenciar @ue no se de0e responsa<iliEar a po<reEa pela degradao am<iental e sim a falta de plane9amento e estrutura para alo9ar as pessoas. (e0e2se <uscar formas de 0i0er sem de0astar o meio am<iente e encontrar outras de conscientiEar a populao so<re a importRncia do meio am<iente e os danos pro0ocados pela de0astao da mesma.

III ESTRUTURA ET7RIA , El.m.0t#s d. uma pir8mid. .t3ria


$<ser0ando a pirRmide etria de uma populao, notamos @ue3 H.a <ase da pirRmide representa a populao 9o0em 4I 6 ,G5F G.o corpo, parte intermediria, representa a populao adulta 4=I a SG anos5F ,I. o pice da pirRmide representa a populao 0el1a 4acima de LI anos5F ,,. a direita esto representadas as mul1eres, ? es@uerda, os 1omensF E.istem dois tipos <em caracter/sticos de pirRmides etrias3 (IR9MI6E 6A ES:UER6A T de pa+ses su.desen/ol/idos T ele0ada proporo de :o0ens 4de0ido ? ele0ada natalidade5 e <ai.a proporo de 0el1os 4de0ido ? <ai.a e.pectati0a de 0ida5F (IR9MI6E 6A 6IREITA; de pa+ses desen/ol/idos T <ai.a proporo de 9o0ens 4de0ido ? <ai.a natalidade5 e ele0ada proporo de adultos e 0el1os 4de0ido ? ele0ada e.pectati0a de 0ida5.

4 (ir8mid. .t3ria d# 5rasil


#. $ processo de moderniEao 4ur<aniEao T industrialiEao5 ocorrido no -rasil ao longo das @uatro Pltimas d7cadas acarretou significati0as alteraes na estrutura etria da populao <rasileira. A principal alterao foi a diminuio do percentual de 9o0ens, de0ido ? reduo das ta.as de natalidade, e o aumento do percentual de adultos e idosos, de0ido ao aumento da e.pectati0a de 0ida. As modificaes ocorridas na estrutura etria da populao <rasileira nas Pltimas d7cadas alteraram, de modo significati0o, a pirRmide etria do -rasil. Ela se distanciou das pirRmides dos pa/ses su<desen0ol0idos e se apro.imou das pirRmides dos pa/ses desen0ol0idos. A pirRmide etria do -rasil 0em perdendo largura na <ase 4@ueda da ta.a de natalidade5 e gan1ando largura no pice 4aumentando a e.pectati0a de 0ida5. No futuro poderemos ter uma carncia de mo2de2o<ra 4reduo de 9o0ens5 e 9 temos maiores gastos com aposentadoria 4aumento nos idosos5. $ -rasil no 7 mais um pa/s de populao 9o0em. A maior parte da nossa populao 9 e constitu/da de adultos.

##.

$s dados do Censo =I,I, di0ulgados pelo #-+E 4#nstituto -rasileiro de +eografia e Estat/stica5, indicam @ue, no mximo 4 anos, a pir!mide etria "rasileira ser semelhante # da $rana atual. $ pa/s ter ta.a de natalidade mais <ai.a e, com isso, m7dia de idade maior. % & anos, o pa's tinha o mesmo perfil etrio do continente africano ho(e: muitos (ovens e crianas . (esde ento, a populao do pa/s cresce em ritmo cada 0eE mais lento. (e acordo com o #-+E, a e.panso demogrfica m7dia anual foi de apenas ,,,NK nos Pltimos deE anos, ante ,,LJK na d7cada anterior. Nos anos LI, era de =,HGK. A populao do pa/s de0e continuar a crescer por mais duas geraes at7 os anos =IMI. (epois, de0e estacionar ou at7 diminuir. $ pa/s de0e comear a se preparar para as transforma)es que ( acontecem em pa'ses como a $rana. Temos a oportunidade de antecipar discusses como a da reforma da *revid+ncia. Com um nPmero de pessoas em idade ati0a menor do @ue o de idosos, a solv+ncia do sistema ficar ameaada . %or7m, at7 atingir esse estgio, o pa/s ser <eneficiado pelo c1amado A ",nus demogrficoB, caracteriEado pela maior presena de adultos na sociedade. $ predom/nio da populao produti0a 0ai dar condies de minimiEar o impacto do en0el1ecimento nas contas pP<licas. A reduo do nPmero de crianas de0e permitir ao pa/s melhorar acesso e qualidade da educao sem aumentar muito os in0estimentos. Qa0er tam<7m transforma)es no mercado de produtos e servios. Com mais adultos e idosos, so esperadas mudanas nos ser0ios de saPde, na construo ci0il e at7 em laEer. $ pa/s 0ai ter cada 0eE mais idosos le0ando 0ida ati0a. A economia 0ai ter @ue se adaptar ?s no0as necessidades de consumo dessa populao.

I< ESTRUTURA SETORIAL , S.t#r.s d. pr#du)*#


As ati0idades econOmicas geralmente so classificadas em trs setores3 %etor primrio 0 @ue compreender a agricultura, a pecuria e o e.trat/0/smoF %etor secundrio 6 @ue compreende as ati0idades industriais 4indPstria de transformao, indPstria mineradora e construo ci0il5F %etor tercirio ou de prestao de ser/ios 6 compreende o com7rcio, os <ancos, o funcionalismo pP<lico, os transportes, a educao, a propaganda etc. Esse setor complementa os dois primeiros, pois permite ou induE ao consumo dos produtos e e.erce um papel fundamental no aumento da produti0idade. Atualmente, com a revoluo tecnocient'fica, existe ume tend+ncia em redividir os setores de atividade econ,mica em quatro, incluindo, alm dos tr+s citados, o setor quaternrio, que a"range a pesquisa de alto n'vel -"iotecnologia, ro".tica, aerospacial etc./ desenvolvida em universidades, la"orat.rios e empresas.

= T.r%.iri>a)*# da .%#0#mia
Consiste no repasse de ati0idades de produo consideradas no estrat7gicas pelas grandes corporaes a outras empresas, @ue de0em ser realiEadas dentro dos padres de @ualidade impostos pela contratante, com a finalidade principal de <ai.ar os custos.

? R.alidad. d# mu0d# d.s.0v#lvid#1 t.r%iari>a)*# da .%#0#mia


,@ MOMENTO MO6ERNIAABCO AGRDCOLA
Setor Secundri o Setor %rimrio Setor Tercirio
ecaniEao do campo3 'i<era mo2de2o<ra para ati0idade ur<ana.

4@ MOMENTO AUTOMABCO 6O SECUN67RIO


Setor Secundri o Setor Tercirio
Setor Tercirio com predom/nio de %.E.A. com e.celentes ser0ioes modernos. A0ano tecnolDgico3 'i<era mo2de2o<ra o2de2o<ra @ualificada

E R.alidad. d# mu0d# su&d.s.0v#lvid#1 "ip.rtr#!ia d# t.r%i3ri#


Setor Secundri o Setor %rimrio Setor Tercirio
%resso demogrfica no campo e fasc/nio ur<ano.

Crescimento e.agerado 4anOmalo5 Su<emprego Economia informal e su<terrRneas 4no paga impostos5 o2de2o<ra des@ualificada. %redom/nio da %EA no Tercirio, @ue cresceu e no desen0ol0eu. E.. -rasil.

F 6.s.mpr.2#
Estrutural1 predomina em pa/ses ricos. o C causado pelo a0ano tecnolDgicoF o A pessoa @ue perde o emprego nunca mais o ter de 0olta. C#0Gu0tural1 predomina em pa/ses po<res. o C causado pelas crises econOmicas. o A pessoa @ue perde o emprego poder t2lo de 0olta.

H (rim.ir#I S.2u0d# . T.r%.ir# s.t#r.s


a5 %rimeiro setor 6 +o0erno4Estado53 poder 6 capitais pP<licos e fins pP<licos <5 Segundo setor 6 ercado3 lucro 6 capitais pri0ados e fins pri0ados c5 Terceiro setor 6 Sociedade e seus de0eres4instituies sem fins lucrati0os5 6 capitais pri0ados e fins pP<licos NOTA1 &ma das conse@Uncias do crescimento das ta.as de desemprego no -rasil foi a e.panso do c1amado setor informal da economia. Tam<7m as migraes rural2ur<anas contri<u/ram para a e.panso desse setor, @ue se concentra <asicamente nas grandes e m7dias cidades. (enomina2 se economia informal T geralmente situada no com7rcio e nos ser0ios, isto 7, no setor tercirio T a@uela @ue se encontra ? margem da legalidade3 pessoas @ue no possuem carteira de tra<al1o assinada nem pagam a contri<uio social do #NSS 4#nstituto Nacional de Seguro Social5F firmas @ue no possuem os documentos necessrios e no recol1em impostos. #sso no @uer diEer @ue 7 um setor @ue pratica o crime, tal como o narcotrfico, @ue tam<7m 7 uma forma de economia informal, em<ora <astante diferente das demais. A e.panso da economia informal no -rasil decorre de 0rias causas. &ma delas so as

mudanas no mercado de tra<al1o, com a ro<otiEao, a informatiEao, a terceiriEao e a eliminao de uma <oa parte dos empregos no setor formal. $utra 7 o med/ocre desempen1o da economia nacional, @ue no tem gerado empregos em nPmero suficiente. $utra ainda 7 @ue uma grande parte dos empregos formais e.ige uma @ualificao cada 0eE maior dos candidatos T um certo grau de estudos ou alguma especialiEao. E, por fim, e.iste a @uesto do e.cesso de impostos @ue recai so<re as pessoas e as empresas formais no -rasil, algo @ue, indiretamente, estimula a informalidade.

< MIGRABJES (O(ULACIONAIS , O pr#%.ss# mi2rat/ri# I0t.r0a%i#0al atual1

%"#NC#%A#S %V'$S AT"AT#!$S E "E%&'S#!$S

(RE6OMDNIO1

Fuga de talentos ou de c7re<ros3 sa/da de mo2de2o<ra @ualificada dos pa/ses su<desen0ol0idos para os desen0ol0idos. (eno o.ia: o principal racismo do mundo atual. A retomada da imigrao na Europa e nos Estados &nidos, a partir da d7cada de ,GHI, coincidiu com um no0o momento social e econOmico dos pa/ses mais desen0ol0idos. A diminuio no ritmo de crescimento econOmico e mudanas tecnolDgicas ocasionaram um aumento do desemprego. %or isso, os imigrantes passaram a ser 0istos como concorrentes, @ue poderiam ameaar os empregos e os salrios da populao nati0a. A constatao de @ue a populao de origem estrangeira nesses pa/ses 9 era 0olumosa tam<7m ampliou o temor de @ue a cultura, os 1<itos e o modo de 0ida local se modificassem.

4 6. paKs d. imi2ra)*# para .mi2ra)*#1 5rasil


$ -rasil 9 foi um pa/s de imigrao. Atualmente, de0emos consider2lo como um pa/s de emigrao.

= (r#%.ss# imi2rat/ri# d# 5rasil (i0ersas causas contri<u/ram para a implantao do processo imigratDrio no pa/s. As principais foram3 necessidade de po0oar e ocupar o territDrio, 9 @ue o mesmo era muito e.tenso e a populao escassaF necessidade de mo2de2o<ra e a dificuldade cada 0eE maior de se o<ter escra0os, a partir de ,H,S 4presses da #nglaterra5 e principalmente apDs ,HSI 4proi<io definiti0a do trfico negreiro5F predom/nio de negros no pa/s, o @ue no era 0isto com <ons ol1os pela Corte, . A imigrao <rasileira pode ser di0idida em trs per/odos principais3 ,HIH. Corresponde ? c1egada da fam/lia real, ? promulgao do decreto de concesso de terras e estrangeiros e ? c1egada dos aorianosF ,HSI. %roi<io do trfico de escra0os 4'ei Eus7<io de WueirDs5F

,GMI2MJ. Corresponde ? re0oluo <rasileira 4de ,GMI5 e ? criao das leis da imigrao 4,GMJ5. No 1.2 per+odo 4,HIH 6 ,HSI5, a imigrao foi muito pe@uena, por causa principalmente da facilidade de o<teno de escra0os e, ao mesmo tempo, por causa do desinteresse e temor do europeu de emigrar para um pa/s escra0ocrata. (urante todo este per/odo o pa/s rece<eu menos de ,IK do total de imigrantes. No 3.2 per+odo 4,HSI 6 ,GMI5 foi o mais importante de todos, por causa3 da proi<io do trfico de escra0os a partir de ,HSIF do desen0ol0imento da cafeicultura, @ue e.igia numerosa mo2de2o<raF dos incenti0os por parte do go0erno 6 @ue custea0a as despesas com o transporte dos imigrantes 6, e tam<7m de alguns faEendeiros @ue assumiam as despesas dos imigrantes durante o primeiro ano de tra<al1oF da a<olio da escra0ido 4,HHH5. Neste per/odo, o -rasil rece<eu @uase HIK da populao imigrada. Em toda a 1istDria da imigrao, a d7cada mais importantes em termos num7ricos foi a de ,HGI2,GII, com ,.,=G.M,S imigrantes 4cerca de =IK do total5, na maior parte italianos 4LNH.NL,5, por causa da crise econOmica e do desemprego na #tlia. $ 4.2 per+odo 4apDs ,GMI5 7 caracteriEado pela diminuio progressi0a da imigrao, em 0irtude de fatores como3 a crise econOmica de ,G=G, pro0ocada pela @ue<ra da -olsa de !alores de No0a #or@ue e a conse@Uente crise econOmica da cafeicultura no -rasil, al7m da crise pol/tica e social gerada pela re0oluo de ,GMIF as leis de imigrao criadas na Constituio de ,GMJ, @ue dificultaram e restringiram a entrada de imigrantes. E.emplos3 a5 'ei de Cotas de #migrao 6 a partir de ,GMJ sD poderia entrar no pa/s =K do total de imigrantes entrados nos Pltimos SI anos, por nacionalidadeF <5 HIK dos imigrantes de cada nacionalidade de0eriam ser agricultoresF c5 seleo doutrinria ou ideolDgica do imigrante. a =.; +uerra undial e a posterior recuperao econOmica da Europa, @ue pro0ocou uma reorientao dos flu.os imigratDrios, isto 7, a partir da d7cada de SI a maior parte dos migrantes europeus 4portugueses, espan1Dis, italianos etc.5 passaram a dar preferncia aos pa/ses europeus, notadamente a@ueles de economias mais fortes, tais como a Aleman1a, Frana e #nglaterra. Assim, com a grande reduo da imigrao, o aumento da populao <rasileira passou a depender <asicamente do crescimento 0egetati0o, e a demanda de mo2de2o<ra a ser suprimida pelos prDprios <rasileiros. +eograficamente, as regies @ue mais rece<eram imigrantes foram as Sudeste e Sul.

? Mi2ra)L.s i0t.r-r.2i#0ais

A principal rea de e.panso da fronteira agr/cola do Nordeste se encontra no oeste do 7 rea integrante da AmaEOnia.

aran1o, @ue

Atualmente, tem ocorrido duas situaes3 a/ *rimeira: a migrao de retomo, em @ue mil1ares de nordestinos, e.pulsos do mercado de tra<al1o em contrao, retornam a suas cidades de origemF "/ 0egunda: o crescimento nas reas industriais e agro2industriais das capitais regionais, cidades com forte atrao dos migrantes <rasileiros. A d7cada de GI registrou praticamente o fim das grandes correntes migratDrias, como a dos nordestinos ou dos paranaenses. Qo9e, os mo0imentos migratDrios so pe@uenos e <em localiEados, em geral, em direo a capitais regionais. Agora, em 0eE de mudar para So %aulo, os nordestinos preferem <uscar empregos e oportunidades nas prDprias capitais nordestinas ou em cidades m7dias da regio sul, transferindo para o Nordeste pro<lemas @ue antes eram t/picos das grandes metrDpoles do Centro2Sul.

E Tra0sum80%ia1 r.v.rsKv.lI p.ri/di%a . d. a%#rd# %#m as .sta)L.s d# a0# 'sa>#0al+

F Mi2ra)L.s p.0dular.s
Fundamentalmente determinada pelo campo de tra<al1o. Alcana grande intensidade com a periferiEao e o crescimento 1oriEontal das cidades. C um mo0imento populacional @ue 7 intensificado pelo .odo rural.

H -#d# rural
Causa a ur<aniEao e altera a distri<uio da populao ati0a nos setores de produo.

#. %resso demogrfica no campo 6 e.cesso de mo2de2o<ra ociosa na Eona rural em 0irtude da concentrao de terras nas mos de uma minoria 4'atifundirios5. ##. 1ausas do +xodo rural3

<I GEOGRAFIA 6E GNERO


Nos s7culo 88, muitos pa/ses do mundo foram palco de lutas constantes das mul1eres. %or meio de movimentos feministas, rei0indica0am, entre outras coisas, a construo de sua cidadania 4ter direito de ter direitos5, e a superao de uma di0iso de tra<al1o tradicional esta<elecida entre os se.os, na @ual ca<ia ? mul1er um papel secundrio ou nulo no processo produti0o, al7m de uma postura de su<misso ao se.o masculino. A parte da +eografia @ue se ocupa desses estudos so<re o papel da mul1er na sociedade e sua entrada no mercado de tra<al1o, entre outros aspectos, costuma ser denomina de 5eogra ia de 5,nero. A participao feminina na populao ati0a 7 ele0ada nos pa/ses desen0ol0idos ou centrais e <ai.a nos pa/ses perif7ricos, tendo sofrido significati0o aumento nos pa/ses su<desen0ol0idos industrialiEados ou nos mercados emergentes. %rofissionalmente, as mul1eres esto cada 0eE mais ocupando setores antes reser0ados aos 1omens. No entanto, a discriminao e a condio de su<misso feminina persistem ainda em muitos pa/ses, como por e.emplo nos pa/ses islRmicos. %odemos citar como condies desfa0or0eis ?s mul1eres3 elas agregam tra<al1o remunerado ao tra<al1o no2remunerado 4tra<al1os dom7sticos5, passando a ter 9ornada de tra<al1o duplaF em pa/ses po<res, a li<erao da mul1er para o tra<al1o, tanto no meio ur<ano @uanto no rural, 7 refle.o da necessidade 6 em funo da reduo de seu poder a@uisiti0o , no representando mel1oria em suas condies de 0idaF

principalmente em pa/ses su<desen0ol0idos, as mul1eres ainda so maioria em ati0idades de mais <ai.a remunerao e minoria em cargos administrati0os e gerenciais.4AfeminiEao da pro<reEaB5

L.itura %#mpl.m.0tar - 6A6OS 6O CENSO 4M,M 1 O 5RASIL N7 NCO O TCO 5RANCO %ela primeira 0eE na 1istDria deste pa/s, as estat/sticas oficiais re0elam o @ue muitos antropDlogos, sociDlogos e mo0imentos sociais 0m afirmando 1 anos3 o -rasil no 7 um pa/s de populao ma9oritariamente <ranca, pois GL.NGS.=GJ pessoas se declararam ApretasB ou ApardasB, totaliEando SI,NJK do total, ao passo @ue G,.IS,.LJL se disseram A<rancasB 4JN,NMK5. A contagem apontou tam<7m =.IHJ.=HH AamarelosB, isto 7, c1ineses, 9aponeses, coreanos etc. 4,,IGK5 e uma populao ind/gena de H,N.GLM pessoas 4I,JMK5.

Ga&aritadas '(RESENTES EM EPAMES 6O ENEM-MEC+


, - 'ENEM+ &m fenOmeno importante @ue 0em ocorrendo nas Pltimas @uatro d7cadas 7 o <ai.o crescimento populacional na Europa, principalmente em alguns pa/ses como Aleman1a e Xustria, onde 1ou0e uma <rusca @ueda na ta.a de natalidade. Esse fenOmeno 7 especialmente preocupante pelo fato de a maioria desses pa/ses 9 ter c1egado a um /ndice inferior ao An/0el de reno0ao da populaoB, estimado em =,, fil1os por mul1er. A diminuio da natalidade europeia tem 0rias causas, algumas de carter demogrfico, outras de carter cultural e socioeconOmico.

$'#!E#"A, %. S. 2ntroduo # sociologia. So %aulo3 Xtica, =IIJ 4adaptado5.

As tendncias populacionais nesses pa/ses esto relacionadas a uma transformao3 a5 na estrutura familiar dessas sociedades, impactada por mudanas nos pro9etos de 0ida das no0as geraes. <5 no comportamento das mul1eres mais 9o0ens, @ue tm imposto seus planos de maternidade aos 1omens. c5 no nPmero de casamentos, @ue cresceu nos Pltimos anos, reforando a estrutura familiar tradicional. d5 no fornecimento de penses de aposentadoria, em @ueda diante de uma populao de maioria 9o0em. e5 na ta.a de mortalidade infantil europeia, em cont/nua ascenso, 4 - 'ENEM+ Ao longo do s7culo 88, as caracter/sticas da populao <rasileira mudaram muito. $s grficos mostram as alteraes na distri<uio da populao da cidade e do campo e na ta.a de fecundidade 4nPmero de fil1os por mul1er5 no per/odo entre ,GJI e =III.

,I

4#-+E5

Comparando2se os dados dos grficos, pode2se concluir @ue3 a5 o aumento relati0o da populao rural 7 acompan1ado pela reduo da ta.a de fecundidade. <5 @uando predomina0a a populao rural, as mul1eres tin1am em m7dia trs 0eEes menos fil1os do @ue 1o9e. c5 a diminuio relati0a da populao rural coincide com o aumento do nPmero de fil1os por mul1er. d5 @uanto mais aumenta o nPmero de pessoas morando em cidades, maior passa a ser a ta.a de fecundidade. e5 com a intensificao do processo de ur<aniEao, o nPmero de fil1os por mul1er tende a ser menor.

= - 'ENEM - atuali>ada+ $s dados da ta<ela mostram uma tendncia de diminuio, no -rasil, do nPmero de fil1os por mul1er.

AtualiEao3 NPmero de fil1os por mul1eres =,MH ,,HL


4(ados #-+E5

(entre as alternati0as, a @ue mel1or e.plica essa tendncia 73 a5 Eficincia da pol/tica demogrfica oficial por meio de campan1as pu<licitrias. <5 #ntroduo de legislaes espec/ficas @ue desestimulam casamentos precoces. c5 udana na legislao @ue normatiEa as relaes de tra<al1o, suspendendo incenti0os para tra<al1adoras com mais de dois fil1os. d5 Aumento significati0o de esterilidade decorrente de fatores am<ientais. e5 aior esclarecimento da populao e maior participao feminina no mercado de tra<al1o. I0stru)L.s t.-t# para as Qu.stL.s ? . E Em mat.rial para a03lis. d. d.t.rmi0ad# mar6eting p#lKti%#I lR-s. a s.2ui0t. %#0%lus*#1 A exploso demogrfica que ocorreu a partir dos anos & , especialmente no 3erceiro 4undo, suscitou teorias ou pol'ticas demogrficas divergentes. 5ma primeira teoria, dos neomalthusianos, defende que o crescimento demogrfico dificulta o desenvolvimento econ,mico, ( que provoca uma diminuio na renda nacional per capita e desvia os investimentos do Estado para setores menos produtivos. 6iante disso, o pa's deveria desenvolver uma r'gida pol'tica de controle de natalidade. 5ma segunda, a teoria reformista, argumenta que o pro"lema no est na renda per capita e sim na

,,

distri"uio irregular da renda, que no permite o acesso # educao e sa7de. 6iante disso o pa's deve promover a igualdade econ,mica e a (ustia social. ? - 'ENEM+ Wual dos slogans a<ai.o poderia ser utiliEado para defender o ponto de 0ista neomalt1usianoY a5 AControle populacional 6 nosso passaporte para o desen0ol0imento.B <5 ASem reformas sociais o pa/s se reproduE e no produE.B c5 A%opulao a<undante, pa/s forteZB d5 A$ crescimento gera fraternidade e ri@ueEa para todos.B e5 A:ustia social, sinOnimo de desen0ol0imento.B E - 'ENEM+ Wual dos slogans a<ai.o poderia ser utiliEado para defender o ponto de 0ista dos reformistasY a5 AControle populacional 9, ou o pa/s no resistir.B <5 ACom saPde e educao, o plane9amento familiar 0ir por opoZB c5 A%opulao controlada, pa/s ricoZB d5 A-asta mais gente, @ue o pa/s 0ai para frenteZB e5 A%opulao menor, educao mel1orZB F - 'ENEM+ No s7culo 8#8, para alimentar um 1a<itante ur<ano, eram necessrias cerca de LI pessoas tra<al1ando no campo. Essa proporo foi se modificando ao longo destes dois s7culos. Em certos pa/ses, 1o9e 1 um 1a<itante rural para cada deE ur<anos.
Santos, .

etamorfose do espao 1a<itado. So %aulo3 E(&S%, =IIH

$ autor e.pe uma tendncia de aumento de produti0idade agr/cola por tra<al1ador rural, na @ual menos pessoas produEem mais alimentos, @ue pode ser e.pl/cita. a5 %ela e.igncia de a<astecimento das populaes ur<anas, @ue tra<al1am ma9oritariamente no setor primrio da economia. <5 %ela imposio e go0ernos @ue criam pol/ticas econOmicas para o fa0orecimento de cr7dito agr/cola. c5 %ela incorporao 1omognea dos agricultores ?s t7cnicas de moderniEao, so<retudo na relao latifPndio2minifPndio. d5 %ela dinamiEao econOmica desse setor e utiliEao de no0as t7cnicas e e@uipamentos de produo pelos agricultores. e5 %elo acesso ?s no0as tecnologias, o @ue feE com @ue reas em altas latitudes, acima de LL[, passassem a ser grandes produtoras agr/colas. H - 'ENEM+$<ser0e as pirRmides etrias a seguir3

41ttp3>>\\\.i<ge.go0.<r>1ome>estatistica>populacao> pro9ecao]da]populacao>piramide>piramide.s1tm, acessado em ,I>,I> =IIN5

Se confirmada a pro9eo populacional apontada pela pirRmide etria de =ISI, o -rasil possuir as seguintes caracter/sticas socioeconOmicas3 ,. Qa0er aumento na populao de idosos, o @ue no acarretar nen1um pro<lema socioeconOmico, pois o aumento da populao nessa fai.a etria 7 resultado do aumento da @ualidade de 0ida da populao. =. $ pa/s segue uma tendncia 9 0erificada em outros pa/ses, especialmente os pa/ses ricos, ou se9a, uma reduo da ta.a de natalidade e aumento da e.pectati0a de 0ida da populao. M. Qa0er um aumento da populao economicamente ati0a 4%EA5 @ue se distri<ui pelos setores primrio, secundrio e tercirio da economia, onde, no caso <rasileiro, a %EA ser maior no setor secundrio. J. Qa0er uma reduo do nPmero de 9o0ens no pa/s, o @ue e.igir mudanas significati0as nos in0estimentos, tanto do setor pri0ado como do pP<lico, @ue precisaro ser redirecionados, pois as necessidades e o consumo mudaro, influenciando a 0ida econOmica do pa/s.

,=

As pirRmides etrias confirmam @ue o pa/s passa por uma transio demogrfica e pode em =ISI 9 estar com sua transio conclu/da tornando2se AmaduroB demograficamente, o @ue garantir seu pleno desen0ol0imento socioeconOmico. Esto corretas3 a5 Apenas = e J. <5 Apenas ,, M e S. c5 Apenas ,, = e J. d5 ,, =, J e S. e5 Apenas =, J e S. S - 'ENEM+ $s grficos a<ai.o, e.tra/dos do s/tio eletrOnico do #-+E, apresentam a distri<uio da populao <rasileira por se.o e fai.a etria no ano de ,GGI e pro9ees dessa populao para =I,I e =IMI.

S.

A partir da comparao da pirRmide etria relati0a a ,GGI com as pro9ees para =IMI e considerando2 se os processos de formao socioeconOmica da populao <rasileira, 7 correto afirmar @ue a) a e.pectati0a de 0ida do <rasileiro tende a aumentar na medida em @ue mel1oram as condies de 0ida da populao. b) a populao do pa/s tende a diminuir na medida em @ue a ta.a de mortalidade diminui. c) a ta.a de mortalidade infantil tende a aumentar na medida em @ue aumenta o /ndice de desen0ol0imento 1umano. d) a necessidade de in0estimentos no setor de saPde tende a diminuir na medida em @ue aumenta a populao idosa. e) o n/0el de instruo da populao tende a diminuir na medida em @ue diminui a populao. T - 'ENEM+ Em reportagem so<re crescimento da populao <rasileira, uma re0ista de di0ulgao cient/fica pu<licou ta<ela com a participao relati0a de grupos etrios na populao <rasileira, no per/odo de ,GNI a =ISI 4pro9eo5, em trs fai.as de idade3 a<ai.o de ,S anosF entre ,S e LS anosF e acima de LS anos. Admitindo2se @ue o t/tulo da reportagem se refira ao grupo etrio cu9a populao cresceu sempre, ao longo do per/odo registrado, um t/tulo ade@uado poderia ser3 a5 A$ -rasil de fraldasB <5 A-rasil3 ainda um pa/s de adolescentesB c5 A$ -rasil c1ega ? idade adultaB d5 A$ -rasil troca a escola pela f<ricaB e5 A$ -rasil de ca<elos <rancosB

,M - 'ENEM+ A distri<uio da %opulao Economicamente Ati0a 4%EA5 no -rasil 0ariou muito ao longo do s7culo 88. $ grfico representa a distri<uio por setores de ati0idades 4em K5 da %EA <rasileira em diferentes d7cadas.

,M

As transformaes socioeconOmicas ocorridas ao longo do s7culo 88, no -rasil, mudaram a distri<uio dos postos de tra<al1o do setor a5 agropecurio para o industrial, em 0irtude da @ueda acentuada na produo agr/cola. <5 industrial para o agropecurio, como conse@uncia do aumento do su<emprego nos centros ur<anos. c5 comercial e de ser0ios para o industrial, como conse@uncia do desemprego estrutural. d5 agropecurio para o industrial e para o de com7rcio e ser0ios, por conta da ur<aniEao e do a0ano tecnolDgico. e5 comercial e de ser0ios para o agropecurio, em 0irtude do crescimento da produo destinada ? e.portao. ,, - 'ENEM+ 5m dos maiores pro"lemas da atualidade o aumento desenfreado do desemprego. 8 texto a"aixo destaca esta situao: A$ desemprego 7 1o9e um fenOmeno @ue atinge e preocupa o mundo todo. 4^5 A onda de desemprego recente no 7 con9untural, ou se9a, pro0ocada por crises localiEadas e temporrias. Est associada a mudanas estruturais na economia, da/ o nome de desemprego estrutural. $ desemprego manifesta2se 1o9e na maioria das economias, incluindo a dos pa/ses ricos. A $#T estima em , <il1o T um tero da fora de tra<al1o mundial T o nPmero de desempregados em todo o mundo em ,GGH. (esse total, ,SI mil1es encontram2se a<ertamente desempregados e entre NSI e GII mil1es esto su<empregados.
-916:;84< Almanaque A"ril =>>>. 0o *aulo: A"ril./

%ode2se compreender o desemprego estrutural em termos da internacionaliEao da economia associada3 a5 a uma economia desa@uecida @ue pro0oca ondas gigantescas de desemprego, gerando re0oltas e crises institucionais. <5 ao setor de ser0ios @ue se e.pande pro0ocando ondas de desemprego no setor industrial, atraindo essa mo de o<ra para este no0o setor. c5 ao setor industrial @ue passa a produEir menos, <uscando en.ugar custos pro0ocando, com isso, demisses em larga escala. d5 a no0as formas de gerenciamento de produo e no0as tecnologias @ue so inseridas no processo produti0o, eliminando empregos @ue no 0oltam. e5 ao emprego informal @ue cresce, 9 @ue uma parcela da populao no tem condies de regulariEar o seu com7rcio. ,4 - 'ENEM+ 8 pro<lema enfrentado pelo migrante e o sentido da e.presso AsustanaB expressos nos quadrinhos, podem ser, respectivamente, relacionados a: a) re9eio > alimentos <sicos. b) discriminao > fora de tra<al1o. c) falta de compreenso > mat7rias2 primas. d) preconceito > 0esturio. e) legitimidade > so<re0i0ncia.

,= - 4ENE 5$s flu.os migratDrios 1umanos, representados nos mapas a<ai.o, mais do @ue um deslocamento espacial podem significar uma mudana de condio social.
$&cadas de 78 e de 98 $&cadas de 98 e de :8 $&cadas de :8 e de ;8

Fonte3 Adaptado de SANT$S, "egina -ega.

igraes do -rasil. So %aulo3 Scipione, ,GGJ.

Analisando2se os mapas, pode2se afirmar @ue essa mudana ocorreu com3

,J

a5 tra<al1adores rurais nordestinos, @ue migraram para So %aulo nas d7cadas de SI e de LI, transformando2se em operrios do setor industrialF <5 agricultores sulistas, @ue migraram para o centro2oeste na d7cada de LI, transformando2se em empresrios da mineraoF c5 tra<al1adores rurais nordestinos, @ue migraram para a AmaEOnia na d7cada de LI, transformando2se em grandes proprietrios de terrasF d5 moradores das periferias das grandes cidades, @ue migraram para o interior do pa/s na d7cada de NI atra/dos pelas oportunidades de emprego nas reser0as e.trati0istasF e5 pe@uenos proprietrios rurais nordestinos @ue, na d7cada de NI, migraram para So %aulo para tra<al1ar como <oias2frias na col1eita de caf7. ,? - 'ENEM+ (e acordo com reportagem so<re resultados recentes de estudos populacionais3 Te.to # A^ a populao mundial de0er ser de G,M <il1es de pessoas em =ISI. $u se9a, ser SIK maior @ue os L,,<il1es de meados do ano =III. 4^5 Essas so as principais concluses do relatDrio %erspecti0as da %opulao undial T "e0iso =III, preparado pela $rganiEao das Naes &nidas 4$N&5. Te.to ## 4^5 Apenas seis pa/ses respondem por @uase metade desse aumento3 _ndia 4=,K5, C1ina 4,=K5, %a@uisto 4SK5, Nig7ria 4JK5, -anglades1 4JK5 e #ndon7sia 4MK5. Esses ele0ados /ndices de e.panso contrastam com os dos pa/ses mais desen0ol0idos. Em =III, por e.emplo, a populao da &nio Europeia te0e um aumento de MJM mil pessoas, en@uanto a _ndia alcanou esse mesmo crescimento na primeira semana de =II,. 4^5 $s Estados &nidos sero uma e.ceo no grupo dos pa/ses desen0ol0idos. $ pa/s se tornar o Pnico desen0ol0ido entre os =I mais populosos do mundo.B
$ Estado de S. %aulo, IM de maro de =II,.

Considerando as causas determinantes de crescimento populacional, pode2se afirmar @ue, a) na Europa, altas ta.as de crescimento 0egetati0o e.plicam o seu crescimento populacional em =III. b) nos pa/ses citados, <ai.as ta.as de mortalidade infantil e aumento da e.pectati0a de 0ida so as respons0eis pela tendncia de crescimento populacional. c) nos Estados &nidos, a atrao migratDria representa um importante fator @ue poder coloc2lo entre os pa/ses mais populosos do mundo. d) nos pa/ses citados, altos /ndices de desen0ol0imento 1umano e.plicam suas altas ta.as de natalidade. e) E5 nos pa/ses asiticos e africanos, as condies de 0ida fa0orecem a reproduo 1umana. ,E - 'ENEM+ $ mo0imento migratDrio no -rasil 7 significati0o, principalmente em funo do 0olume de pessoas @ue saem de uma regio com destino a outras regies. &m desses mo0imentos ficou famoso nos anos HI, @uando muitos nordestinos dei.aram a regio Nordeste em direo ao Sudeste do -rasil. Segundo os dados do #-+E de =III, este processo continuou crescente no per/odo seguinte, os anos GI, com um acr7scimo de N,LK nas migraes deste mesmo flu.o. A %es@uisa de %adro de !ida, feita pelo #-+E, em ,GGL, aponta @ue, entre os nordestinos @ue c1egam ao Sudeste, JH,LK e.ercem tra<al1os manuais no @ualificados, ,H,SK so tra<al1adores manuais @ualificados, en@uanto ,M,SK, em<ora no se9am tra<al1adores manuais, se encontram em reas @ue no e.igem formao profissional. $ mesmo estudo indica tam<7m @ue esses migrantes possuem, em m7dia, condio de 0ida e n/0el educacional acima dos de seus conterrRneos e a<ai.o dos de cidados est0eis do Sudeste.
(ispon/0el em3 1ttp3>>\\\.i<ge.go0.<r. Acesso em3 MI 9ul. =IIG 4adaptado5.

Com <ase nas informaes contidas no te.to, depreende2se @ue3 a5 o processo migratDrio foi desencadeado por aes de go0erno para 0ia<iliEar a produo industrial no Sudeste. <5 os go0ernos estaduais do Sudeste prioriEaram a @ualificao da mo de o<ra migrante. c5 o processo de migrao para o Sudeste contri<ui para o fenOmeno con1ecido como inc1ao ur<ano.

,S

d5 as migraes para o sudeste desencadearam a 0aloriEao do tra<al1o manual, so<retudo na d7cada de HI. e5 a falta de especialiEao dos migrantes 7 positi0a para os empregadores, pois significa maior 0ersatilidade profissional. ,F - 'ENEM+ As migraes transnacionais, intensificadas e generaliEadas nas Pltimas d7cadas do s7culo 88, e.pressam aspectos particularmente importantes da pro<lemtica racial, 0isto como dilema tam<7m mundial. (eslocam2se indi0/duos, fam/lias e coleti0idades para lugares prD.imos e distantes, en0ol0endo mudanas mais ou menos drsticas nas condies de 0ida e tra<al1o, em padres e 0alores socioculturais. (eslocam2se para sociedades semel1antes ou radicalmente distintas, algumas 0eEes compreendendo culturas ou mesmo ci0iliEaes totalmente di0ersas. #ANN#. $. A era do glo<alismo. "io de :aneiro3 Ci0iliEao -rasileira. ,GGL. A mo<ilidade populacional da segunda metade do s7culo 88 te0e um papel importante na formao social e econOmica de di0ersos estados nacionais. &ma raEo para os mo0imentos migratDrios nas Pltimas d7cadas e uma pol/tica migratDria atual dos pa/ses desen0ol0idos so a5 a <usca de oportunidades de tra<al1o e o aumento de <arreiras contra a imigrao. <5 a necessidade de @ualificao profissional e a a<ertura das fronteiras para os imigrantes. c5 o desen0ol0imento de pro9etos de pes@uisa e o acautelamento dos <ens dos imigrantes. d5 a e.panso da fronteira agr/cola e a e.pulso dos imigrantes @ualificados. e5 a fuga decorrente de conflitos pol/ticos e o fortalecimento de pol/ticas sociais. ,H - 'ENEM+ &m dos aspectos utiliEados para a0aliar a posio ocupada pela mul1er na sociedade 7 a sua participao no mercado de tra<al1o. $ grfico mostra a e0oluo da presena de 1omens e mul1eres no mercado de tra<al1o entre os anos de ,GJI e =III.

(a leitura do grfico, pode2se afirmar @ue a participao percentual do tra<al1o feminino no -rasil3 a5 te0e 0alor m.imo em ,GSI, o @ue no ocorreu com a participao masculina. <5 apresentou, tanto @uanto a masculina, menor crescimento nas trs Pltimas d7cadas. c5 apresentou o mesmo crescimento @ue a participao masculina no per/odo de ,GLI a ,GHI. d5 te0e 0alor m/nimo em ,GJI, en@uanto @ue a participao masculina te0e o menor 0alor em ,GSI. e5 apresentou2se crescente desde ,GSI e, se mantida a tendncia, alcanar, em curto praEo, a participao masculina.

,S - 'ENEM+ L.ia1

Min'a (i)a * an)ar Por e$$e %a&$ Pra (er $e um )ia +e$!an$o fe,iGuar)an)o a$ re!or)a./e$ +a$ #erra$ on)e %a$$ei An)an)o %e,o$ $er#/e$ E )o$ amigo$ 0ue ,1 )ei2ei

,L

+$N`A+A, '.F C$"($!#', Q. A (i)a )e (ia3an#e, ,GSM. (ispon/0el em3 \\\.recife.pe.go0.<r. Acesso em3 =I fe0. =I,= 4fragmento5.

A letra dessa cano reflete elementos identitrios @ue representam a a5 0aloriEao das caracter/sticas naturais do Serto nordestino. <5 denPncia da precariedade social pro0ocada pela seca. c5 e.perincia de deslocamento 0i0enciada pelo migrante. d5 profunda desigualdade social entre as regies <rasileiras. e5 discriminao dos nordestinos nos grandes centros ur<anos.
,T - 'ENEM+ A interpretao e a correlao das figuras so<re a dinRmica demogrfica <rasileira

demonstram um4a53 4om%o$i.5o )a %o%u,a.5o re$i)en#e ur6ana %or $e2o $egun)o o$ gru%o$ )e i)a)e 7 8ra$i, 7 1991:;<1<

4om%o$i.5o )a %o%u,a.5o re$i)en#e rura, %or $e2o $egun)o o$ gru%o$ )e i)a)e 7 8ra$i, 7 1991:;<1<

a5 menor proporo de fecundidade na rea ur<ana. <5 menor proporo de 1omens na rea rural. c5 aumento da proporo de fecundidade na rea rural. d5 @ueda da longe0idade na rea rural. e5 @ueda do nPmero de idosos na rea ur<ana.
4M - 'ENEM+ A interface clima>sociedade pode ser considerada em termos de a9ustamento ?

e.tenso e aos modos como as sociedades funcionam em uma relao 1armOnica com seu

,N

clima. $ 1omem e suas sociedades so 0ulner0eis ?s 0ariaes climticas. A 0ulnera<ilidade 7 a medida pela @ual uma sociedade 7 suscet/0el de sofrer por causas climticas.
Aa$A(E, :. $. #ntroduo a climatologia para os trDpicos. "io de :aneiro3 -ertrand -rasil, =I,I 4adaptado5.

Considerando o tipo de relao entre ser 1umano e condio climtica apresentado no te.to, uma sociedade torna2se mais 0ulner0el @uando a5 concentra suas ati0idades no setor primrio. <5 apresenta esto@ues ele0ados de alimentos. c5 possui um sistema de transportes articulado. d5 di0ersifica a matriE de gerao de energia. e5 introduE tecnologias ? produo agr/cola.
,a 4. =. ?a E& Fd Ha ,Ta 4M a Sa Ga&arit# T. ,Md ,,d ,4& ,=a ,?% ,E% ,Fa ,H. ,S%

GEOGRAFIA ECONUMICA AULA 4 SK0t.s. T./ri%a


%arte , 2 Estrutura Fundiria e Agricultura 1< Estrutura undiria (enomina2se estrutura fundiria a forma como as propriedades agrrias de uma reas ou pa/s esto organiEadas, isto 7, seu nPmero, taman1o e distri<uio social. #. $s esta<elecimentos rurais com rea superior a ,.III 1ectares 4, 1a b ,I.IIIm =5 representam apenas ,K 4-rasil5 do total, ocupando uma e.tensa poro do -rasil 4JS,,K5 . C$NC'&Sc$3 =uita terra com pouca gente
%o os latifPndios, grandes propriedades rurais> muitas /e?es improduti/as ou inade@uadamente exploradas. A situao agra0a2se pelo fato de @ue apenas uma parcela reduEida da rea dos latifPndios 7 destinada ? produo agr/cola 6 e mesmo assim para produtos de e.portao ou agroindustriais. A ociosidade e o su<apro0eitamento 4<ai.o /ndice de utiliEao5 da terra so as principais caracter/sticas dos latifPndios. En@uanto isso, mil1es de fam/lias sem terra so impedidas de produEir alimentos por no possu/rem terra ou por esta ser escassa ou ainda por no dominarem t7cnicas de produo.

##.

(o nPmero total de esta<elecimentos rurais, temos3 -rasil3 HG,MK 2 ocupam apenas =IK da rea C$NC'&Sc$3 =uita gente com pouca terra

%o os minifPndios> pe@uenas propriedades rurais> geralmente exploradas pelo agricultor e sua am+lia. Em.ora ocupem parcela to redu?ida da rea agr+cola do pa+s> esses esta.elecimentos so mais .em apro/eitados do @ue os lati Andios> ou seBa> so menos ociosos. %o respons/eis por grande parte das c-amadas culturas de alimentao <sica ou de su<sistncia Carro?> eiBo> mil-o etc.<> sustentando a ati/idade produti/a agr+cola do pa+s e ornecendo alimentos para a populao.

###.

Em nPmero de esta<elecimentos rurais no -rasil ocorre o predom/nio de minifPndios. *rincipal causa: processo de 1erana familiar @ue causa a fragmentao da terra, transformando latifPndios em 0rios minifPndios. #!. Em rea no -rasil temos a predominRncia de latifPndios. *rincipal causa: 1erana do nosso passado colonial, desde a implantao das capitanias 1ereditrias.

,H

!. a5 <5

ST3 Causas3 estrutura fundiria in9ustaF conflitos fundiriosF necessidade de reforma agrria. %ropostas3 prope uma dterra de tra<al1od no lugar do sistema dterra por negDciodF prope uma reforma agrria @ue de0e ser a <ase da reorganiEao de um setor agr/cola 0oltada para o a<astecimento do mercado internoF prope @ue Terra, @ue 7 1o9e fonte de lucro capitalista, de0e se transformar em meio de 0ida dos camponeses e o meio de produo de alimentos para uma economia nacional estruturada pelo mercado interno.

!. *ersonagens relacionadas direta ou indiretamente ao meio ruralDagrrio %osseiro 4ocupante53 in0asor da terra sem t/tulo de propriedadeF %arceiro3 paga pelo uso da terra de acordo com a produo 6 metade, tera parte etc.F Arrendatrios3 paga um 0alor fi.ado pela uso da terraF Agregado3 morador da terra do proprietrio @ue presta alguns dias de ser0ios para o dono da terra, rece<endo menos @ue o tra<al1ador @ue 0em de fora. +rileiros3 se apossa das terras usando falsos t/tulos de propriedade. -oia2fria3 tra<al1ador diarista, sem 0/nculo empregat/cio, @ue tra<al1a na 7poca da col1eita. %eo3 esp7cie de escra0ido em funo da d/0ida @ue foi contra/da. 3< Agricultura I %I%TE=A% A5EFCOGA% Agentes principais para a produo agr/cola3 tra<al1o, terra e mecaniEao. Tipos3 a5 e.tensi0o3 principal agente de produo 7 a terraF pouca mecaniEaoF reduEida mo2de2o<raF <ai.a produti0idade. E..3 roa do -rasil. <5 intensi0o3 alta produti0idade. A terra 7 uma agente secundriaF tipos3 <.,. intensi0o por mecaniEao 6 principal agente 7 o capitalF alta tecnologia e mecaniEao. E..3 <elts 4cintures agr/colas5 dos E&AF <.=. intensi0o por tra<al1o 6 principal agente 7 a mo2de2o<raF a<undante mo2de2o<raF grandes cuidados manuaisF pe@uenas propriedades. E..3 9ardinagem asitica 4riEicultura5. II =O$AGI$A$E% A5EFCOGA% a5 Agricultura itinerante 2 arcaica, @ueimadas, rotao de terraF <ai.a produti0idadeF t7cnicas primiti0asF su<sistnciaF esgotamento do solo. E.3 sistema de roa 4-rasil5. <5 Agricultura de 9ardinagem 2 riEicultura irrigadaF sul e Sudeste da Xsia 4Xsia das ones5F agricultura tradicionalF propriedades pe@uenasF mo de o<ra a<undanteF intenso tra<al1o manualF utiliEao intensi0a do solo. c5 %lantation 2 produtos tropicais agroindustriais em monocultura latifundiria 0oltada para o mercado e.terno, tendo uma mo de o<ra mal remunerada e numerosa. d5 Agricultura contemporRnea especialiEada de mercado 2 su<misso da agricultura ao capitalF grande produti0idade agr/colaF 7 uma moderna agricultura de e.cedentes, especialiEada, especulati0a e essencialmente de mercado. E.F <elts 2 E&A. III "IOTECNOGO5IA A <iotecnologia 7 o con9unto de tecnologias <iolDgicas utiliEadas para o mel1oramento gen7tico das plantas, animais e micro2organismos por seleo e por cruEamentos naturais. Ela te0e grande desen0ol0imento nas d7cadas de NI e HI, mas 0em sendo estudada e aplicada desde os anos SI, em 0rios pa/ses do mundo.

,G

A sua 0erso moderna consiste na alterao da composio gen7tica dos organismos 0i0os. %or meio da engen1aria gen7tica, 7 poss/0el inserir genes de outros organismos 0i0os do A(N 4cido deso.irri<onucl7ico5 dos 0egetais. Esse processo pode alterar o taman1o das plantas, retardar a deteriorao dos produtos agr/colas apDs a col1eita ou torn2los mais resistentes ?s pragas, aos 0egetais, aos diferentes tipos de solo e climas. As plantas deri0adas da alterao gen7tica so c1amadas de transg+nicas. A ampla aplicao de modificaes gen7ticas, tem, segundo seus defensores, as seguintes 0antagens3 Econ#micas3 transformaes nos 0egetais para torn2los mais rent0eis, eliminando partes @ue no so economicamente apro0eit0eisF criao de plantas adaptadas a di0ersos am<ientes 4solo, clima, altitude, luminosidade5F criao de no0as mat7rias2primas 4alimentos, manufaturas e t.teis5F reduo do ciclo 0egetati0o das plantas e da rea culti0ada. Al7m disso, a criao de plantas mais resistentes reduEiria a necessidade do uso de agrotD.icos e fertiliEantes. Cient+ icas3 possi<ilidade de tornar os alimentos mais nutriti0os. $ aumento da produti0idade e da produo acarretaria menores riscos e gastos, a eliminao de tra<al1os mais pesados de culti0o e col1eita, assim como a no2utiliEao da terra, 4muitas plantas poderiam ser produEidas em la<oratDrios5, ainda to necessria para a agricultura. $s adeptos dessa lin1a de racioc/nio afirmam @ue os transgnico resol0eriam o pro<lema da fome da 1umanidade. (entre os argumentos da@ueles @ue so contra as modificaes gen7ticas de animais e 0egetais, citamos3 %aAde3 como a alimentao 7 a <ase da 0ida saud0el, os alimentos transgnicos aca<ariam interferindo na saPde das pessoas, aumentando os casos de doenas degenerati0as e alergiasF os alimentos ficariam mais artificiais e menos nutriti0osF no se con1ecem e.atamente os efeitos ad0ersos ou tD.icos das plantas transgnicas so<re o organismo. Algumas pes@uisas apontam to.icidade, aumento dos casos de cRncer, transferncia de genes para parentes sil0estres por meio do cruEamento, surgimento de no0as 0iroses etc. =eio am.iente3 o culti0o de plantas geneticamente modificadas pode pro0ocar dese@uil/<rios no meio am<iente, como o empo<recimento da <iodi0ersidade, a eliminao de insetos <en7ficos, o desen0ol0imento de resistncia a agrotD.icos e anti<iDticos e at7 a e.tino de esp7cies. Econ#micas3 grandes interesses esto em 9ogoF o aumento das 0endas e a reduo de gastos <eneficiariam grupos empresariais transnacionais 4@ue 0endem insumos e tecnologia5, aumentando seus lucrosF os pe@uenos proprietrios sD teriam a perder, pois no tm acesso ? tecnologia de ponta. Ao perigo inerente ? manipulao da 1erana gen7tica, soma2se a @uesto de @ue poucos la<oratDrios detm a tecnologia necessria ? criao de organismos transgnicos com segurana e, portanto, apenas eles dominariam esse mercado. E os grandes la<oratDrios tm se preocupado mais em criar tomates de amadurecimento lento, @ue possam ser estocados por per/odos mais longos, do @ue em desen0ol0er 0ariantes resistentes para serem culti0adas em regies secas do mundo. Al7m disso, o propagado o<9eti0o de eliminar a fome no 7 0erdadeiro, pois o pro<lema no resulta da falta de alimentos, e sim das restries de acesso a eles. $ mercado europeu tem recusado produtos transgnicos, como por e.emplo a so9a. I< *EO$HTO% OE5INICO% D de origem animal ou 0egetal, os orgRnicos so alimentos produEidos sem pesticidas, 1er<icidas nem fertiliEantes @u/micos sint7ticos. Nesse ramo de produo agr/cola, o solo 7 tratado com adu<os orgRnicos ou roc1as mo/das, as doenas so com<atidas com pul0eriEao de e.tratos 0egetais e as pragas, com insetos predadores. C uma agricultura sustent0el. < O% $OI% "EA%I% A5EFCOGA% Wuanto ?s reas, 7 poss/0el recon1ecer uma incidncia desigual do processo moderniEador, @ue se concentra principalmente no Centro2Sul do pa/s. a5 5RASIL AGRDCOLA MO6ERNO Essa parcela relati0amente pe@uena do territDrio, @ue conta com ele0ado n/0el de moderniEao, 7 respons0el pela maior parte da produo agropecuria do pa/s. #nclui as regies Sudeste e Sul e reas restritas do Centro2$este 4sudeste de +ois e centro2sul do ato +rosso do Sul5 e do Nordeste 4`ona da ata5. As principais caracter/sticas dessas reas do pa/s so as seguintes3

=I

agropecuria intensi/a 4emprego de capitais, mecaniEao, mo de o<ra @ualificada5, com forte 0/nculo entre indPstria e agropecuriaF produo para o mercado consumidor interno e para e.portao, al7m do fornecimento de mat7rias2primas industriais como so9a, cana, caf7, algodo e laran9aF ele0ado preo da terra e altos /ndices de ocupao da rea dos esta<elecimentos, ou se9a, 1 <ai.a ociosidade das terrasF <5 5RASIL AGRDCOLA ARCAICO !asta poro do pa/s 4cerca de NIK do territDrio5 com <ai.o n/0el de moderniEao 7 respons0el por uma pe@uena parte da produo agropecuria total. Essa poro inclui a AmaEOnia, a maior parte do Nordeste e o noite do estado de inas +erais. Suas principais caracter/sticas so3 predom/nio da agropecuria e.tensi0a 4mo de o<ra reduEida, grandes reas, pouco capital5, com <ai.os rendimentos e 0oltada para o mercado internoF menor preo da terra e ele0ado /ndice de ociosidadeF predom/nio da finalidade especulati0a so<re a produti0aF pe@uena integrao entre a indPstria e a agriculturaF <I =O$EENIJAO $O CENTEOD%HG $O "EA%IG 0 CON%EKLMNCIA%1 .odo ruralF e.panso da fronteira agr/cola para o Norte e Centro2$esteF setor agrrio2rural su<ordinado ao industrial2ur<anoF concentrao fundiria e maior 0aloriEao monetria da terraF setor agrrio 6 funes3 agricultura energ7tica3 cana 6 etanol. agricultura de e.portao para a gerao de di0isas para importar m@uinas, e@uipamentos e petrDleo, al7m de pagar parcelas da d/0ida e.ternaF fornecimento de mat7rias2primas para as indPstrias, cu9o produto tam<7m 7 e.portado. menor 0aloriEao da agricultura de alimentos 4pouco rent0el5F aumento das relaes temporrias de tra<al1o no campo 4e..3 <oia2fria5F a economia rural transformou2se em fornecedora de mat7rias2primas para as indPstrias e em a<astecedora dos mercados ur<anos, al7m de consumidora de mercadorias do setor industrialF o -rasil se transformou em um dos maiores e.portadores de AcommoditiesB 4mat7rias2primas minerais ou agr/colas, produtos energ7ticos <rutos ou processados industrialmente5, com desta@ue para a so9a, caf7 e suco de laran9a. !##. *rocesso de Nsandu+c-eO da agricultura .rasileira A integrao do setor agropecurio ao industrial te0e in/cio com o primeiro a<astecendo o segundo de mat7rias2primas e completou2se com a transformao da agropecuria em mercado consumidor de produtos industriaisF <ens de consumo 4roupas, eletrodom7sticos5 e <ens de produo 4m@uinas Complexo agr/colas, agroindustrial fertiliEantes5. 7 a integrao t7cnica intersetorial entre a agropecuria, as indPstrias @ue a agricultura insumos5 e4transnacionais5, as agroindPstrias 4@ue Formado e produEem dominado para principalmente por 4m@uinas empresas e estrangeiras o comple.o processam<rasileiro mat7rias2primas e as transformam em industrialiEados3 agroindustrial 9 esta0a agropecurias plenamente desen0ol0ido na d7cada deprodutos ,GNI. $ emprego progressi0o manteiga, Dleos 0egetais, e.tratos de tomate, suco de laran9a, lcool et/lico, aPcar etc.5. de @uei9o, m@uinas e insumos industriais 4fertiliEantes, adu<os, pesticidas, m@uinas5 na produo agr/cola A formao dos comple.os no -rasil deu origem aos agri.usiness , ou originou a c1amada industriali?ao daagroindustriais agricultura, principal elemento da moderniEao no setor. se9a3 a soma de todas as operaes en0ol0idas no processamento distri<uio dos7insumos Essa situao configura um processo Psandu+c-eP F de um lado,ea agropecuria pressionada agropecurios, as operaes de produo na faEendaF e o armaEenamento, processamento ea pelas indPstrias, em geral transnacionais, fornecedoras de <ens de produo 4m@uinas, adu<os, distri<uio dos produtos agr/colas e seus deri0ados. raes5F do outro, 7 pressionada pelas indPstrias processadoras 4Dleos 0egetais, <eneficiamento de A latic/nios participao transnacionais na indPstria para a agricultura trigo e caf7, etc.5,das @ueempresas compram e geralmente impem os preos aos agricultores4semente 1/<rida, trator, fertiliEantes, destilarias e defensi0os agr/colas5 e na indPstria da agricultura 4agroindPstria5 7 <astante significati0a no -rasil. Nesses tipos de indPstria 0erificamos uma estrutura de mercado oligopolista, situao @ue, alis, predomina em am<as. A agricultura 7 pressionada pela ind7stria para a agricultura e pela ind7stria da agricultura e sofre presses das grandes corporaes ligadas ao com7rcio internacional e da -olsa de ercadorias de C1icago 4onde so esta<elecidos os preos dos produtos agropecurios no mercado internacional5.

=,

Ga&aritadas '(RESENTES EM EPAMES 6O ENEM-MEC+


, - 'ENEM+ Apesar do aumento da produo no campo e da integrao entre a indPstria e a agricultura, parte da populao da Am7rica do Sul ainda sofre com a su<alimentao, o @ue gera conflitos pela posse de terra @ue podem ser 0erificados em 0rias reas e @ue fre@uentemente c1egam a pro0ocar mortes. &m dos fatores @ue e.plica a su<alimentao na Am7rica do Sul 7 a5 a <ai.a insero de sua agricultura no com7rcio mundial. <5 a @uantidade insuficiente de mo de o<ra para o tra<al1o agr/cola. c5 a presena de estruturas agrrias arcaicas formadas por latifPndios improduti0os. d5 a situao conflituosa 0i0ida no campo, @ue impede o crescimento da produo agr/cola. e5 os sistemas de culti0o mecaniEado 0oltados para o a<astecimento do mercado interno. 4 - 'ENEM+ $ grfico mostra o percentual de reas ocupadas, segundo o tipo de propriedade rural no -rasil, no ano de =IIL. (e acordo com o grfico e com referncia ? distri<uio das reas rurais no -rasil, conclui2se @ue3 a5 imD0eis improduti0os so predominantes em relao ?s demais formas de ocupao da terra no Rm<ito nacional e na maioria das regies. <5 o /ndice de LM,HK de imD0eis improduti0os demonstra @ue grande parte do solo <rasileiro 7 de <ai.a fertilidade, imprDprio para a ati0idade agr/cola.

==

c5 o percentual de imD0eis improduti0os iguala2se ao de imD0eis produti0os somados aos minifPndios, o @ue 9ustifica a e.istncia de conflitos por terra. d5 a regio Norte apresenta o segundo menor percentual de imD0eis produti0os, possi0elmente em raEo da presena de densa co<ertura florestal, protegida por legislao am<iental. e5 a regio Centro2$este apresenta o menor percentual de rea ocupada por minifPndios, o @ue in0ia<iliEa pol/ticas de reforma agrria nesta regio. = - 'ENEM+ Entre =IIJ e =IIH, pelo menos H mil <rasileiros foram li<ertados de faEendas onde tra<al1a0am como se fossem escra0os. $ go0erno criou uma lista em @ue ficaram e.postos os nomes dos faEendeiros flagrados pela fiscaliEao. No Norte, Nordeste e Centro2$este, regies @ue mais sofrem com a fra@ueEa do poder pP<lico, o <lo@ueio dos canais de financiamento agr/cola para tais faEendeiros tem sido a principal arma de com<ate a esse pro<lema, mas os go0ernos ainda sofrem com a falta de informaes, pro0ocada pelas distRncias e pelo poder intimidador dos proprietrios. $rganiEaes no go0ernamentais e grupos como a %astoral da Terra tm agido cora9osamente acionando as autoridades pP<licas e ministrando aulas so<re direitos sociais e tra<al1istas.A%lano Nacional para Erradicao do Tra<al1o Escra0oB. (ispon/0el em3
1ttp3>>\\\.mte.go0.<r. Acesso em3 ,N mar. =IIG 4adaptado5.

Nos lugares mencionados no te.to, o papel dos grupos de defesa dos direitos 1umanos tem sido fundamental, por@ue eles3 a5 negociam com os faEendeiros o rea9uste dos 1onorrios e a reduo da carga 1orria de tra<al1o. <5 defendem os direitos dos consumidores 9unto aos armaE7ns e mercados das faEendas e car0oarias. c5 su<stituem as autoridades policiais e 9ur/dicas na resoluo dos conflitos entre patres e empregados. d5 encamin1am denPncias ao inist7rio %P<lico e promo0em aes de conscientiEao dos tra<al1adores. e5 fortalecem a administrao pP<lica ao ministrarem aulas aos seus ser0idores. ? - 'ENEM+ &m sistema agrrio 7 um tipo de modelo de produo agropecuria em @ue se o<ser0a @ue culti0os ou criaes so praticados, @uais so as t7cnicas utiliEadas, como 7 a relao com o espao e @ual 7 o destino da produo. E.istem muitas classificaes de sistemas agrrios, pois os crit7rios para a definio 0ariam de acordo com o autor ou a organiEao @ue os classifica. Al7m disso, os sistemas agrrios so diferentes conforme a regio do glo<o ou a sociedade, sua cultura e n/0el de desen0ol0imento econOmico. (entro desse conte.to, o sistema agrrio tradicional tem como caracter/sticas principais o predom/nio de pe@uenas propriedades agrrias, utiliEao de t7cnicas de culti0o minuciosas e de irrigao, e sua produo 7 destinada preferencialmente ao consumo local e regional. Essa descrio corresponde a @ue sistema agr/colaY a5 %lantations. <5 Sistema de roas. c5 Agricultura orgRnica. d5 Agricultura itinerante. e5 Agricultura de 9ardinagem. E - 'ENEM+ $s Pltimos s7culos marcam, para a ati0idade agr/cola, com a 1umaniEao do espao geogrfico, uma consider0el mudana em termos de produti0idade3 c1egou2se, recentemente, ? constituio de um meio t7cnico2cient/fico2informacional, caracter/stico no apenas da 0ida ur<ana, mas tam<7m do mundo rural, tanto nos pa/ses a0anados como nas regies mais desen0ol0idas dos pa/ses po<res.
SANT$S, . (#r uma #utra 2l#&ali>a)*#1 do pensamento Pnico ? conscincia uni0ersal. "io de 9aneiro3 "ecord, =IIJ 4adaptado5

CA %ANQ$'A, C.F Sil0a, :. +. $ no0o rural <rasileiro, uma anlise nacional e regional. Campinas3 Em<rapa>&nicamp, =III 4adaptado5.

A moderniEao da agricultura est associada ao desen0ol0imento cient/fico e tecnolDgico do processo produti0o em diferentes pa/ses. Ao considerar as no0as relaes tecnolDgicas no campo, 0erifica2se @ue a3 a5 introduo de tecnologia e@uili<rou o desen0ol0imento econOmico entre o campo e a cidade, refletindo diretamente na 1umaniEao do espao geogrfico nos pa/ses mais po<res.

=M

<5 tecnificao do espao geogrfico marca o modelo produti0o dos pa/ses ricos, uma 0eE @ue pretendem transferir gradati0amente as unidades industriais para o espao rural. c5 construo de uma infraestrutura cient/fica e tecnolDgica promo0eu um con9unto de relaes @ue geraram no0as interaes socioespaciais entre o campo e a cidade. d5 a@uisio de m@uinas e implementos industriais, incorporados ao campo, proporcionou o aumento da produti0idade, li<ertando o campo da su<ordinao ? cidade. e5 incorporao de no0os elementos produti0os oriundos da ati0idade rural resultou em uma relao com a cadeia produti0a industrial, su<ordinando a cidade ao campo. F - 'ENEM+ A produo agr/cola <rasileira e0oluiu, na Pltima d7cada, de forma diferenciada. No caso da cultura de gros, por e.emplo, 0erifica2se nos Pltimos anos um crescimento significati0o da produo da so9a e do mil1o, como mostra o grfico. %elos dados do grfico 7 poss/0el 0erificar @ue, no per/odo considerado,

a5 <5 c5 d5 e5

a produo de alimentos <sicos dos <rasileiros cresceu muito pouco. a produo de fei9o foi a maior entre as di0ersas culturas de gros. a cultura do mil1o te0e ta.a de crescimento superior ? da so9a. as culturas 0oltadas para o mercado mundial decresceram. as culturas 0oltadas para a produo de rao animal no se alteraram.

H - 'ENEM+ A grande produo <rasileira de so9a, com e.pressi0a participao na economia do pa/s, 0em a0anando nas regies do Cerrado <rasileiro. Esse tipo de produo demanda grandes e.tenses de terra, o @ue gera preocupao, so<retudo3 a5 econOmica, por@ue desestimula a mecaniEao. <5 social, pois pro0oca o flu.o migratDrio para o campo. c5 climtica, por@ue diminui a insolao na regio. d5 pol/tica, pois dei.a de atender ao mercado e.terno. e5 am<iental, por@ue reduE a <iodi0ersidade regional. S - 'ENEM+ A maioria das pessoas da@ui era do campo. !ila aria 7 1o9e e.portadora de tra<al1adores. Empresrios de %rima0era do 'este, Estado de ato +rosso, procuram o <airro de !ila aria para conseguir mo de o<ra. C gente indo distante da@ui MII, JII @uilOmetros para ir tra<al1ar, para gan1ar sete conto por dia.
4Carlito, JM anos, maran1ense, entre0istado em ==>IM>GH5."i<eiro, Q. S. O mi2ra0t. . a %idad.1 dil.mas . %#0!lit#s. Arara@uara3 eunderlic1, =II, 4adaptado5.

$ te.to retrata um fenOmeno 0i0enciado pela agricultura <rasileira nas Pltimas d7cadas do s7culo 88, conse@uncia3 a5 dos impactos sociais da moderniEao da agricultura. <5 da recomposio dos salrios do tra<al1ador rural. c5 da e.igncia de @ualificao do tra<al1ador rural. d5 da diminuio da importRncia da agricultura. e5 dos processos de des0aloriEao de reas rurais. T - 'ENEM+ No grfico a seguir, esto especificados a produo <rasileira de caf7, em toneladasF a rea plantada, em 1ectares 41a5F e o rendimento m7dio do plantio, em fg>1a, no per/odo de =II, a =IIH.

=J

A anlise dos dados mostrados no grfico re0ela @ue a5 a produo em =IIM foi superior a =.,II.III toneladas de gros. <5 a produo <rasileira foi crescente ao longo de todo o per/odo o<ser0ado. c5 a rea plantada decresceu a cada ano no per/odo de =II, a =IIH. d5 os aumentos na produo correspondem a aumentos no rendimento m7dio do plantio. e5 a rea plantada em =IIN foi maior @ue a de =II,. 1c 3a 4d 5a.arito Qe 7c 9a :e ;a Rd

SK0t.s. T./ri%a
(art. II - F#0t.s d. .0.r2iaI i0dstria . ur&a0i>a)*#. ,+ F#0t.s 6. E0.r2ia Entende2se por energia a propriedade @ue possuem certos corpos de produEir tra<al1o ou gerar fora. , ,+ TI(OS Arcaicas1 fogo, fora muscular, animal e 1umana etc. =odernas1 car0o mineral, petrDleo, 1idrulica, nuclear, termoel7trica etc. Alternati/as1 solar, eDlica, maremotriE, geot7rmica, <ioenergia ou <iomassa4etanol, metanol, <iogs, <iodiesel etc5 , 4+ CLASSIFICABCO Eecursos energ&ticos noDreno//eis 6 uma 0eE utiliEados, no podem ser recuperados espontaneamente ou mesmo pela ao 1umana 4petrDleo, car0o mineral, gs natural, urRnio etc.5. Eecursos energ&ticos reno//eis 6 regeneram2se espontaneamente ou pela inter0eno ade@uada do 1omem3 0ento, onda do mar, mar7s, gua, energia t7rmica dos oceanos, Sol, energia das plantas e animais, energia geotrmica 4apro0eitamento do calor do interior da Terra5, "iogs 4utiliEao das <act7rias para transformar detritos orgRnicos em metano 6 principal componente do gs natural5 e o prDprio 1idrognio 4elemento a<undante na natureEa5, al7m de outras. , = Carv*# mi0.ral pri0%ipal !#0t. d. .0.r2ia da ,V r.v#lu)*# i0dustrial a5 F$" A)c$ $ carvo mineral, tam<7m con1ecido como carvo de pedra e hulha, 7 uma su<stRncia sDlida de origem orgRnica, resultante da transformao de restos 0egetais soterrados e su<metidos a intensa presso. $s principais depDsitos formaram2se durante os per/odos Car<on/fero e %ermiano 4Era %aleoEDica5, 1 cerca de MSI mil1es de anos. <5 E!$'&)c$

=S

c5 -"AS#' 6 principais produtores esto na <acia sedimentar do %aran ou %aranaica. SC 2 lidera a produo de car0o mineral, pois l se encontram as 9aEidas de mel1or @ualidade e 7 de onde se e.trai o Pnico car0o <rasileiro co@ueific0el 4@ue pode ser transformado em co@ue gcar0o metalPrgicoh por processos economicamente 0i0eis, @ue 7 um res/duo sDlido de destilao do car0o, car<ono praticamente puro, mais rico @ue este em capacidade calor/fica e, portanto, mais ade@uado para produEir calor nos altos2fornos das siderPrgicas5. Sua principal rea de produo 7 o !ale do Tu<aro, cu9a produo 7 escoada para as siderPrgicas do Sudeste40o ter @ue importar um <om car0o mineral para misturar com o de SC5 pelos portos de 'aguna e Qenri@ue 'age4SC5.

*rincipais pro.lemas: A produo sempre foi pe@uena e insuficiente para o consumo, de0ido a 0rios incon0enientes, como3 as 9aEidas aparecem em camadas pouco espessas e descont/nuasF deficincias t7cnicas 4e@uipamentos e mo2de2o<ra5F distRncia entre os centros produtores 4Sul do pa/s5 e consumidores 4Sudeste5 e deficincia dos transportesF ele0ado custo da produoF pe@uena @uantidade de car0o co@ueific0elF concorrncia do car0o mineral importado 4mais <arato e de mel1or @ualidade5. concorrncia do car0o mineral importado 4mais <arato e de mel1or @ualidade5. , ?+ (.tr/l.# 6 Foi a principal fonte de energia da =.; "e0oluo #ndustrial, superando o car0o mineral, pois apresenta 0rias 0antagens em relao a ele3 ocorre so< a forma l/@uida, sendo por isso de mais fcil e.trao e transporteF 7 <astante 0erstil, isto 7, tem aplicaes muito di0ersificadasF possui maior poder calor/fico @ue o car0oF causa menos poluio do @ue o car0o mineral, apesar de poluir muito. a5 F$" A)c$ $ petrDleo 7 uma mistura de 1idrocar<onetos formada pela decomposio anaerD<ica de mat7rias orgRnicas em am<iente marin1o. $s restos dos animais e 0egetais microscDpicos 4plRncton5 @ue 0i0em na superf/cie so depositados 9unto com lama e areia no fundo do mar. %ara @ue ten1a in/cio o processo de formao do petrDleo 7 necessrio @ue 1a9a pouca circulao e <ai.a o.igenao no fundo das guas, de forma a impedir a ao destruidora das <act7rias aerD<ias. ares interiores, <a/as fec1adas e golfos so os am<ientes mais prop/cios ? formao do petrDleo. $ +olfo %7rsico, o +olfo da +uin7 e o +olfo do 7.ico, por e.emplo, a<rigam imensas reser0as de petrDleo. Apesar de sua origem marin1a, imensas reser0as petrol/feras se localiEam no interior dos continentes, tal como ocorre na "Pssia. #sso acontece por@ue o petrDleo migra atra07s das fissuras e interst/cios das roc1as at7 encontrar uma darmadil1ad @ue o prenda T uma camada de roc1as imperme0eis, por e.emplo. A roc1a geradora 4na @ual o petrDleo se formou5 pode estar a centenas de @uilOmetros da roc1a armaEenadora. Al7m disso, muitas reas originalmente marin1as foram soerguidas por processos tectOnicos. <5 N$TAS # %$"TANTES S$-"E $ %ET"V'E$ Em ,G=H formou2se o famoso cartel das sete irms do petrDleo, constitu/do por cinco empresas norte2americanas 4Stanford $il de Ne\ :ersei ou E..on, Te.aco, o<il $il, +ulf $pil e Standard $il da CalifDrnia ou C1e0ron5, uma anglo21olandesa 4"oial2(utc1 S1ell5 e por uma estatal <ritRnica 4-rits1 %etroleum5. A partir da/, as sete irms passaram a reinar de modo a<soluto no mundo do petrDleo, di0idindo o mercado mundial e uniformiEando o preo do produto. Cada uma das empresas o<te0e prioridades no a<astecimento do mercado mais prD.imo.

=L

%ara aumentar o poder de negociao com as sete irms e em represlia ? reduo no preo do petrDleo imposta pelo cartel 4reduo de MLK entre ,GSG e ,GLI5, cinco dos principais pa/ses e.portadores de petrDleo 4Ar<ia Saudita, #r, #ra@ue, ju\ait e !eneEuela5 criaram, em ,GLI, por meio do Acordo de -agd, a Organi?ao dos *a+ses Exportadores de *etrSleo CO*E*<.

ATENBCO1 M.m&r#s atuais da O(E( ?frica : Angola -(aneiro @ A/ , Arglia -(ulho =>B>/ , C'"ia -deDem"ro =>B@/ , Eigria -(ulho =>A=/ Amrica do 0ul : FeneDuela -setem"ro =>B / e Equador -de =>AG at =>>@, retornou como mem"ro em deDem"ro de @ A/ 8riente 4dio-?sia 8cidental/: Ar"ia 0audita -setem"ro =>B / , Emirados ?ra"es 5nidos -novem"ro =>BA/ , 2r -setem"ro =>B / , 2raque -setem"ro =>B / . HuIait -setem"ro =>B / e 1atar -deDem"ro =>B=/ Ex:4em"ros: Ja"o -de =>A& a =>>4/ e : 2ndonsia -de =>B@ a @ >/ Equador suspendeu a sua adeso em deDem"ro de =>>@ e reativou em deDem"ro de @ A. Ja"o, que se tornou mem"ro de pleno direito em =>A&, terminou # sua adeso, com efeitos a partir de =K de (aneiro de =>>&. 2ndonsia, que se tornou mem"ro de pleno direito em =>B@, suspendeu a sua adeso em deDem"ro de @ L. Em"ora seis dos doEe mem<ros da $%E% se9am naes ra<es, a l/ngua oficial da organiEao 7 a inglesa.

Em<ora criada em ,GLI, foi somente a partir de ,GLN, em conse@Uncia da +uerra ra<e2 israelense4+uerra do aom2jippur3 S/ria e Egito atacaram #srael, @ue te0e a Aa9udaB dos E&A para 0enc2los5, @ue a $pep gan1ou fora e importRncia, faEendo do petrDleo sua principal arma. A ofensi0a dos ra<es e da $pep incluiu desde redues no fornecimento de petrDleo e ameaa do em<argo total, passando pela nacionaliEao de su<sidirias de transnacionais, at7 a decretao, em outu<ro de ,GNM, de uma drstica ele0ao do preo do <arril de petrDleo, @ue passou de M para ,= dDlares. Esta medida ficou con1ecida como primeiro choque do petr.leo. A partir de ento, os preos su<iram continuamente.

c5 "ESE"!AS E %"$(&)c$ 2 As maiores reser0as de petrDleo esto na Xsia $cidental, no $riente 7dio, em reas prD.imas ao +olfo %7rsico. d5 %"#NC#%A' C"#SE ($ %ET"V'E$ ,GNM3 @uando o preo do <arril do petrDleo su<iu de M para ,= dDlares, de0ido os conflitos #srael 6 Xra<es4+uerra do aom2jippur ou (ia do %erdo 6 feriado religioso 9udaico2 #srael foi atacado de surpresa por Egito e S/ria5, traEendo 0rias conse@Uncias como racionamento do petrDleo e recesso econOmica nos pa/ses dependentes das importaes de petrDleoF enri@uecimento dos pa/ses e.portadores de petrDleo 4petrodDlares5F pes@uisa, 0aloriEao ou reapro0eitamento de outras formas de energiaF intensificao na produo nacional de petrDleo etc.

e5 -"AS#' (r#du)*# $ -rasil no apresenta grandes 9aEidas de petrDleo em sua parte continental. A maioria de nossas reser0as est na plataforma continental4pDs2sal5 e pr72sal. I (epois de comemorar,em no0em<ro de =IIN, a desco<erta do campo petrol/fero de Tupi 4@ue a partir de =I,M de0e tornar o -rasil e.portador de petrDleo5 e, dois meses depois, anunciar a desco<erta da 9aEida de :Ppiter 4@ue pode tornar o pa/s autossuficiente em gs natural5, a %etro<ras 0eio a pP<lico reclamar de um furto de informaes considerado ato de espionagem industrial. No fim das contas, a %ol/cia Federal considerou @ue foi apenas um simples rou<o de laptops. esmo @ue ten1a 1a0ido certo e.agero, faE sentido a paranoica preocupao da %etro<ras em manter um sigilo estrat7gico so<re as no0as frentes de e.trao de petrDleo e gs. Afinal, a desco<erta do campo de Tupi, na <acia de Santos, a ,HI @uilOmetros do litoral paulista, 7 considerada a maior 9 feita no pa/s.

=N

$ no0o campo tem potencial de produo entre S <il1es e H <il1es de <arris de petrDleo, respecti0amente cerca de SIK ou LIK das reser0as <rasileiras atuais, @ue so de ,J <il1es de <arris. $ petrDleo encontrado 7 le0e, de mel1or @ualidade do @ue a@uele @ue o -rasil e.plorou at7 agora, e por isso seu 0alor comercial 7 maior. $ pro<lema 7 @ue ele est a N a H mil metros a<ai.o da superf/cie, so< uma placa de sal 2 c1amada camada pr72sal. #sso significa @ue sero necessrios grandes in0estimentos na e.plorao da 9aEida. A instalao de um poo em guas ultraprofundas pode custar at7 J <il1es de dDlares, @uatro 0eEes mais do @ue se esti0esse em guas profundas. A %etro<ras pretende comear a e.trair petrDleo de Tupi em =I,M e considera @ue a regio tem enorme potencial 2 estudos futuros de0em c1egar a outros campos @ue, 9untos, podero produEir at7 NI <il1es de <arris. Na mesma regio, foi encontrada em 9aneiro a 9aEida de gs natural de :Ppiter. No se sa<e ainda sua grandeEa, mas estima2se @ue se9a similar ? de Tupi, 9 @ue am<as tm reas semel1antes, cerca de ,,=. mil @uilOmetros @uadrados. Se essa informao for confirmada, o no0o campo tomar o -rasil autossuficiente em gs. $ -rasil atingiu em =IIL a autossuficincia em petrDleo, com a produo de ,,H mil1o de <arris por dia. Essa not/cia significa, de forma simples, @ue o -rasil produE todo o petrDleo de @ue precisa. Na prtica, 7 um pouco mais complicado, pois o pa/s continua a importar petrDleo 2 ao mesmo tempo em @ue e.porta. #sso ocorre por@ue parte do @ue 7 e.tra/do a@ui no 7 do tipo mais ade@uado ?s nossas refinarias. Assim, 7 prefer/0el comprar fora o @ue mais nos con07m e 0ender nosso petrDleo para refino em outros pa/ses. Numa definio mais precisa, a autossuficincia significa @ue os gan1os com a e.portao de petrDleo 1o9e so maiores do @ue os gastos com a importao. Antes da desco<erta do campo de Tupi, calcula0a2se @ue o -rasil possu/sse reser0as consider0eis para manter a autossuficincia at7 =I=I, mesmo com uma pre0iso de aumento do consumo de MK ao ano. Esse resultado 7 fruto de meio s7culo de tra<al1o da %etro<ras, criada em ,GSM para desen0ol0er a indPstria petrol/fera no -rasil. A empresa 7, atualmente, a s7tima maior do planeta em produo e a se.ta em 0olume de reser0as. No con9unto das compan1ias petrol/feras, destaca2se entre as =I maiores. A maior parcela de e.trao <rasileira ocorre em solo mar/timo por meio de plataformas, e a %etro<ras tomou2se uma das l/deres mundiais na tecnologia desse tipo de e.plorao. II E.istem <asicamente dois tipos de petrDleo3 os c1amados le0es, dos @uais 7 mais fcil e.trair gasolina e outros deri0ados no<res, e os pesados, mais densos, <ons para faEer asfalto e com<ust/0el de m@uinas. E apenas LK da nossa produo se encai.am no grupo dos le0es. #sso no significa @ue o -rasil sD 7 autossuficiente em asfalto, claro. (, sim, para e.trair <astante gasolina a partir de Dleo pesado. A diferena 7 @ue sai mais caro. E tem outra3 a maior parte das nossas refinarias 7 configurada para processar Dleo le0e. $ go0erno as construiu antes @ue nossas grandes reser0as de Dleo pesado comeassem a ser e.ploradas, nos anos GI. A %etro<ras, ento, tem de misturar o Dleo da@ui com o importado para ter como refin2lo. as isso no 0ai durar para sempre, diE a empresa. Ela promete @ue, com a moderniEao das refinarias e a desco<erta de no0os campos de Dleo le0e, no precisar importar mais nada.

As p#lKti%as d# p.tr/l.#
Q 0rios modelos de e.plorao entre os grandes produtores do mundo CONCESSCO Empresas pri0adas ad@uirem, nos leiles de concesso, licenas @ue l1es do o direito de e.plorar o petrDleo por sua conta e risco. Todo o produto e.tra/do 7 de propriedade das empresas, mas elas so o<rigadas a pagar impostos e roialties. E.emplo3 E&A, -rasil 41o9e5 MO6ELO NORUEGUS A Noruega possui uma estatal, a %etoro, @ue se associa a grupos de capital a<erto para in0estir na e.plorao. A %etoro no opera os poos. A9uda a financiar e fica com uma parcela dos lucros. $s di0idendos so depositados em um fundo so<erano. E.emplo3 Noruega ESTATAL (URO Estatais tm o monopDlio de e.plorao e arcam soEin1as com custo e risco. E0entualmente, empresas pri0adas so contratadas para prestar ser0ios espec/ficos, mas no so donas do produto. E.emplo3 !eneEuela, Ar<ia Saudita, -rasil 4antes da @ue<ra do monopDlio da %etro<rs5

=H

(ARTILHA 6E (RO6UBCO A empresa estatal se associa a compan1ias pri0adas para cuidar da prospeco. C o in0estidor pri0ado @ue assume o risco, e como remunerao, em caso de sucesso, ele rece<e uma partil1a do produto o<tido. E.emplo3 Angola SISTEMA MISTO Com<ina o modelo de concesso com o de partil1a. $ -rasil camin1a nesse sentido ao estudar a adoo do sistema noruegus para as reser0as do pr72sal e a manuteno das concesses nas demais reas. E.emplo3 "Pssia

A riQu.>a su&m.rsa
Situada a N III metros a<ai.o do n/0el do mar, a camada do pr72sal pode guardar HI <il1es de <arris de petrDleo. Se esse 0olume for confirmado, o -rasil passar a ser o dono da se.ta maior reser0a do planeta 4reser0as compro0adas, em <il1es de <arris5. Na e.plorao do petrDleo do pr72sal 1a0er um no0o modelo. !e9amos3 ,. $ primeiro pro9eto cria um Fundo Social, @ue ir gerir o din1eiro do pr72sal utiliEado para o<ras e in0estimentos na mel1ora da @ualidade de 0ida da populao. =. A segunda proposta cria uma empresa estatal @ue ficar encarregada de gerenciar os contratos dos campos do pr72sal, seguindo o modelo adotado pela Noruega. Essa empresa ser con1ecida como %etrosal. Sua misso 7 representar os interesses do Estado <rasileiro, fiscaliEando e acompan1ando a e.ecuo dos contratos firmados no pr72sal. M. &ma terceira proposta de0e tratar so<re a capitaliEao da %etro<ras em &Sk SI <il1es, 0alores @ue sero re0istos depois de dois anos de 0igncia. Esse pro9eto permitir o aumento de sua capacidade de in0estimento. %oder ocorrer um aumento da participao da &nio, caso os acionistas minoritrios no e.eram seus direitos de opo. J. A @uarta proposta esta<elece o sistema de partil1a dos resultados da e.plorao para os campos @ue ainda no foram licitados. Nos demais <locos, segue o modelo de concesso, esta<elecendo um modelo de e.plorao mista no -rasil. No sistema de partil1a por manter2se proprietrio do petrDleo produEido, o go0erno e.erce maior gerenciamento da produo. Com isso, uma maior parcela da renda petrol/fera passa a ser do go0erno e no somente das empresas. $ Estado fica com a maior parte dos lucros para in0estimentos. %arte muito maior do @ue 7 rece<ido 1o9e, no modelo de concesso. Tam<7m foi decidido @ue a %etro<ras ser a operadora de todos os <locos e.plorados so< o no0o regime de partil1a. A empresa ter assegurada participao m/nima de MIK nas reas a serem licitadas. A &nio poder contratar e.clusi0amente a %etro<ras ou realiEar licitaes com li0re participao das empresas para a operao. , E+ G3s 0atural $ gs natural tam<7m 7 uma mistura de 1idrocar<onetos e ocorre fre@uentemente na natureEa em associao ao petrDleo, isto 7, nos mesmos poos. Composto de 1idrocar<onetos mais le0es, principalmente o metano, o gs em geral ocupa a parte superior dos depDsitos petrol/feros. Wuando o petrDleo migra atra07s das roc1as ou @uando no se forma em @uantidade significati0a, formam2se os dpoos secosd, nos @uais e.iste apenas gs natural. Tam<7m nesse caso, os Estados &nidos figuram como principal importador, apesar de produEirem cerca de =IK do total mundial. $ consumo de gs natural 0em crescendo de maneira acelerada nas Pltimas d7cadas. (e0ido ao aumento da demanda, reser0as de gs natural do mundo inteiro esto na mira das transnacionais @ue operam no setor. Esse com<ust/0el pode ser utiliEado em residncias 4na coEin1a e no a@uecimento de gua5, na indPstria 4na gerao de energia, como mat7ria2prima nos setores @u/mico, petro@u/mico, de fertiliEantes e como redutor siderPrgico5, nos transportes 4Oni<us, automD0eis, su<stituindo o lcool e a gasolina5 e em usinas termel7tricas, como a usina de Araucria no %aran.
F#i %#0struKd# um 2as#dut# 5rasil 5#lKviaI %#m a !i0alidad. d. utili>ar as 2ra0d.s Ga>idas d. 23s 0atural da 5#lKvia AssimI v3rias t.rm#.lWtri%as s.r*# %#0struKdas . "av.r3 uma .-pa0s*# i0dustrial para al2umas 3r.as d# paKs

=G

Nota do pro essor! ApSs o racionamento de 3881> o go/erno .rasileiro acelerou a construo de usinas termel&tricas mo/idas a gs natural> so.retudo no %udeste e no %ul. No entanto> em.ora o tempo de construo de uma termel&trica seBa mais curto C3 a 4 anos< @ue o de uma -idrel&trica CQ a 7 anos< ou de uma usina nuclear C: a 11 anos<> criticaDse essa opo energ&tica por se tratar de um com.ust+/el Sssil noD reno//el e poluidor da atmos era> apesar de poluir menos @ue o petrSleo e o car/o. , F+ ENERGIA ELOTRICA C$NS#(E"A)*ES Fonte de energia ais <arata para instalar ais <arata para operar enos poluente "eno00el C mais fcil localiEar ais usada no glo<o ais usada no -rasil ais perigosa Q#("E'CT"#CA Xguas correntes 8 8 8 8 TE" $E'CT"#CA Com<usto do car0o mineral, petrDleo etc. 8 8 8 TE" $N&C'EA" inerais radiati0os3 urRnio etc. 8

Em 0irtude do predom/nio do rele0o de planalto e da grande disponi<ilidade de recursos 1/dricos, as usinas 1idrel7tricas responderam, em =III, por HN,HK toda produo de energia el7trica. $ potencial 1idrel7trico de um pa/s ou de uma regio est diretamente condicionado pela morfologia do rele0o e pelo regime de c1u0as. $ -rasil 7 um dos raros e.emplos de pa/s industrial onde essa fonte responde por parcela significati0a do consumo total de eletricidade. $ aran1o usa energia el7trica das 1idrel7tricas3 Tucuru/ 6 %A 4"io Tocantins 6 Sistema Eletronorte 6 %rincipalmente5 e de Castelo -ranco 6 A>%# 4"io %arna/<a5. Ser constru/da na -acia Tocantins, entre A>T$, a 1idrel7trica de Estreito, @ue tam<7m fornecer energia el7trica ao aran1o. A principal 0antagem da usina termel7trica 7 @ue ela pode ser constru/da prD.imo ou 9unto aos locais de consumo, o @ue possi<ilita grande economia nos custos de implantao das redes de transmisso. %or outro lado, tem como maior des0antagem os ele0ados gastos com sua manuteno e o consumo de com<ust/0eis. As usinas 1idroel7tricas utiliEam um recurso natural reno00el e de custo Eero 4a gua5, podendo gerar energia a <ai.o custo. Sua durao 7 muito prolongada, e os custos de manuteno so <ai.os. A isso nuclear, processo empregado nas usinas atOmicas para gerar eletricidade 2 e tam<7m nas <om<as atOmicas 2, consiste <asicamente no seguinte 2 @uando os nutrons <om<ardeiam o nPcleo do tomo de urRnio, este se A@ue<rad, di0ide2se, ou se9a, sofre uma fisso nuclear, @ue produE mais nutrons. Estes, por sua 0eE, atingem outro tomo, @ue tam<7m e.plode e produE mais nutrons, e assim sucessi0amente, gerando a c1amada reao nuclear em cadeia e li<erando uma enorme @uantidade de energia. Entre as 0antagens da utiliEao da energia nuclear est o fato de suas usinas no lanarem part/culas poluentes na atmosfera, como as de car0o. No entanto, al7m dos ele0ados custos en0ol0idos na produo de energia nuclear, e.istem os pro<lemas dos acidentes e da contaminao do meio am<iente, @ue podem pro0ocar danos irre0ers/0eis ? saPde, como cRncer, leucemia, deformidades gen7ticas etc. Se es@uecermos o perigo dos acidentes nucleares e da utiliEao da energia atOmica para fins no2 pacificos 4produo de <om<a atOmica5 T @ue representam um enorme perigo para a 1umanidade T e considerarmos somente o funcionamento normal das usinas nucleares, restar o pro<lema do destino dos de9etos radioati0os. At7 agora, mesmo depois de mais de cin@uenta anos de operao dessas usinas, ainda no se encontrou uma forma segura de armaEenamento desses res/duos. , H+ (r#2rama Nu%l.ar 5rasil.ir#1 o ,GLG3 E&A 2 Angra l 2 d0aga2lumed 2 inaugurada em ,GH= 2 produo irregular.

MI

,GNSF Aleman1a2Angra ## e ###2Angra ## foi inaugurada em =II,. Cr/ticas do %rograma Nuclear -rasileiro3 ,. custo de instalao do programa muito ele0adoF =. o -rasil dispe de grande potencial 1idrulico para o seu apro0eitamentoF M. o preo do @uilo\att de energia nuclear 7 cerca de M 0eEes mais caro do @ue a de energia 1idrulicaF J. riscos de acidentes oferecidos pelas usinas nuclearesF S. a implantao do programa nuclear no foi su<metida ? consulta e a apro0ao da populaoF L. Angra dos "eis est localiEada numa rea de insta<ilidade geolDgica. A necessidade de dotar o -rasil de tecnologia nuclear le0ou as #ndPstrias Nucleares do -rasil 4#N-5, e.2Nucle<ras, a realiEar o @ue poucos pa/ses conseguiram3 o desen0ol0imento das primeiras centr/fugas para o enri@uecimento de urRnio, constituindo, assim, um marco na 1istDria do programa nuclear iniciado em ,GLN. As usinas termonucleares de Angra # e Angra ##, no "io de :aneiro, respondem por cerca de =,LK da produo de energia el7trica no -rasil. Em =II,, @uando do racionamento de energia el7trica, elas desempen1aram um importante papel no suprimento de energia. $ %rograma Nuclear -rasileiro pre0 a construo de Angra ###. o o

, S+ (RO7LCOOL A utiliEao do lcool como com<ust/0el automoti0o no -rasil comeou na segunda metade da d7cada de ,GNI, @uando o mundo amarga0a os efeitos da crise do petrDleo. Ento, o go0erno <rasileiro implantou o %rolcool 4%rograma Nacional do Xlcool5, concedendo iseno fiscal e outras formas de su<s/dios 4como empr7stimos a 9uros a<ai.o das ta.as de mercado5 aos produtores de lcool 4usineiros5 e ?s indPstrias automo<il/sticas, para @ue estas desen0ol0essem tecnologia para a produo de motores a lcool. $ %rolcool possi<ilitou a oferta de 0e/culos e com<ust/0el mais <aratos aos consumidores <rasileiros. $ go0erno acredita0a numa gradati0a su<stituio do 0e/culo a gasolina pelo 0e/culo a lcool. (e fato, na segunda metade da d7cada de ,GHI, as 0endas de carros a lcool c1egaram a ser respons0eis por GLK do mercado de 0e/culos. A euforia do %rolcool contri<uiu para o agra0amento de alguns pro<lemas. &m deles foi a ele0ao da d/0ida pP<lica, pois, com os fartos su<s/dios go0ernamentais, a &nio passou a arrecadar menos. $utro pro<lema foi o agra0amento da @uesto fundiria no -rasil, 0isto @ue ocorreu a compra de muitas pe@uenas propriedades agr/colas produtoras de alimentos por lati fundirios do setor de produo da cana2de2aPcar. No in/cio da d7cada de ,GGI, a @ueda do preo do petrDleo diminuiu a diferena entre o 0alor do litro do lcool e o da gasolina. Com a gasolina mais acess/0el e as constantes crises de a<astecimento de lcool 6 os usineiros passaram a prioriEar a produo de aPcar para o mercado internacional, @ue se mostra0a mais lucrati0o @ue o mercado interno 2, o %rolcool comeou a cair no descr7dito dos consumidores e dos fa<ricantes de 0e/culos, @ue retomaram para os carros mo0idos a gasolina. Atualmente, a indPstria automo<il/stica <rasileira oferece aos consumidores @ue podem comprar um carro no0o 2 parcela muito reduEida da populao 2 modelos de automD0eis @ue podem funcionar com gasolina, lcool ou uma mistura dos dois com<ust/0eis. Tal fato pode aumentar o consumo de lcool, dependendo da relao de preo desse com<ust/0el com o preo da gasolina. Assim, o programa %rolcool foi ressuscitado, com o lanamento do modelo de carro fle. 6 <icom<ust/0el.
Aspectos positi/os Sens/0el reduo na necessidade de se importar petrDleo. (esen0ol0imento de uma tecnologia espec/fica, @ue 7 at7 e.portada. +erao de no0os empregos, tanto no campo como nas usinas e nas indPstrias automo<il/sticas. anuteno de ele0ado /ndice de produo da indPstria automo<il/stica, ao passar a Aspectos negati/os No nos li<erta da dependncia total, pois su<stitui a gasolina, mas no o diesel. "eduo de espaos para culti0o de alimentos, em fa0or do culti0o da cana. Aumento dos latifPndios e conse@uente reduo do nPmero de pe@uenas propriedades, mais produti0as. Ampliao de relaes de tra<al1o capitalistas no meio rural, como aumento

M,

produEir modelos a lcool.

do nPmero de <oias2frias para tra<al1ar, saEonalmente, na col1eita da cana. Alto preo de produo do lcool, @ue o<riga a altos su<s/dios go0ernamentais para manter os preos do produto a<ai.o dos da gasolina.

, T+ F#0t.s alt.r0ativas d. .0.r2ia 'I+5i#.0.r2ia ou &i#massa 4con9unto de organismos @ue podem ser apro0eitados como fonte de energia 6 0egetais e animais5F -rasil 2 cana2de2aPcar 2 etanol 4%rolcool5F E&A 6 etanol do mil1o "Pssia eucalipto 2 metanol E..3 -iodiesel 6 produo de diesel atra07s da so9a, dend, mamona, <a<au, amendoim etc. E..3 -iogs 4<iodigestores5 6 gs li<erado a partir da decomposio feita por certas <act7rias, de esterco, pal1a, <agao, li.o etc. uito usado na C1ina e _ndia. 'II+E0.r2ia #%.80i%a1 com uso das ondas3 Noruega com uso das mar7s 4maremotriE53 Frana, "eino &nido, :apo etc., 'III+E0.r2ia ./li%a 40ento5 6 E&A, Qolanda, (inamarca, +r7cia, C1ina, _ndia, Espan1a etc. So usados nos cata0entos de trs ps, c1amados de aerogeradores. E..3 A@uiraE2 CE, Ta/<a2CE. 'I<+E0.r2ia s#lar 4c7lulas foto0oltaicas ou espel1o cOnca0os5 6 E&A 4CalifDrnia5, -rasil 4CaicD2"N5, C1ipre, #srael etc. $s pa/ses tropicais so os @ue tm maiores potenciais. $ sol 7 essencial para a 0ida na terra. Seus raios emitem energia @ue pode ser con0ertida para a@uecimento de gua ou para gerao de energia el7trica. As lin1as de pes@uisa da %etro<ras a<rangem essas duas formas3 energia t7rmica e foto0oltaica '<+E0.r2ia 2.#tWrmi%a1 pro0eniente do calor do interior da Terra, em reas 0ulcRnicas. E..3 E&A, 7.ico, :apo, #tlia, #slRndia, No0a `elRndia etc. ATENO: Tidrog,nio Com.ust+/el - Na <usca por uma fonte de energia @ue no produE compostos tD.icos, as maiores compan1ias in0estem pesado em estudos para tornar 0i0el o uso do 1idrognio com<ust/0el. As pes@uisas da %etro<ras utiliEam uma c7lula a com<ust/0el de 1idrognio, @ue fornece a eletricidade para mo0er o 0e/culo. (esen0ol0emos o protDtipo de um Oni<us inspirado no conceito dos trole<us 4Oni<us el7tricos5. No fim do processo, o 1idrognio com<ina2se com o o.ignio e forma as mol7culas de gua @ue sero e.pelidas pelo escapamento dos 0e/culos E.3

4+ I0dstria
=.,5M.; "E!$'&)c$ #N(&ST"#A' Energia Tipos de indPstria 4tecnologia de ponta5 %er/odo %a/ses Clssica 4petrDleo, car0o mineral etc.5 alternati/a 4di0ersificada5 -iotecnologia Wu/mica fina Aeroespacial Telecomunicaes "o<Dtica #nformtica ApDs a ## +uerra undial Centrais e alguns da periferia pri0ilegiada e

M=

a5 As indPstrias da M.; "e0oluo, indPstria de tecnologia de ponta, tm suas localiEaes nas pro.imidades dos centros de pes@uisas e uni0ersitrios 4mo de o<ra @ualificada5. <5 8rganiDao 2ndustrial da G.M ;evoluo 2ndustrial: (ust:in:time -toNotismo/: m7todo de produo in0entado pelos 9aponeses e atualmente se difundindo por @uase todo o mundo, @ue consiste em produEir no tempo e na @uantidade certas, e0itando desperd/cios e le0ando em conta os interesses do cliente ou consumidor. &sa mo de o<ra @ualificada, como 1orrio fle./0el, <uscando @ualidade do tra<al1o.

=.=5 #N(lST"#A W&ANT$ A$ FAT$" Q#STV"#C$ #ri2i0al #u %l3ssi%a3 te0e in/cio desde a ,.; "e0oluo #ndustrial, sendo antiga e lenta, com o desen0ol0imento da tecnologia nacional e um e@uil/<rio entre a indPstria de <ase e de <ens de planificada3 desen0ol0imento industrial a partir de uma planificao econOmica, onde o Estado 7 o agente da planificao, prioriEando a indPstria de <ase. E..3 pa/ses socialistasF tardia #u r.tardat3ria #u d.p.0d.0t. #u p.ri!Wri%a 3 ocorreu muito depois do in/cio da "e0oluo #ndustrial, principalmente apDs a =.; +uerra undial, com o a0ano das empresas transnacionais. Foi uma industrialiEao recente e rpida, com <ase no capital e tecnologia estrangeiras, dando prioridade a indPstria de <ens de consumo. #niciou com o processo de su<stituio de importaes 4antes os pa/ses su<desen0ol0idos e.porta0am <ens de consumo dos pa/ses desen0ol0idosF passaram a produEir os <ens de consumo e su<stitu/ram as suas e.portaes por m@uinas e e@uipamentos oriundos dos pa/ses desen0ol0idos5. E..3 pa/ses su<desen0ol0idos capitalistas. =.M5 EC$N$ #AS (E A+'$ E"A)c$ E (ESEC$N$ #AS (E A+'$ E"A)c$ a5 Aglomeraes industriais oferecem 0antagens para a implantao de no0as empresas, desencadeando uma dinRmica prDpria de crescimento. Essa dinRmica de crescimento 7 con1ecida pela e.presso economias de aglomerao. As empresas @ue c1egam se <eneficiam do am<iente industrial criado pelas indPstrias 9 instaladas, apro0eitando2se do mercado consumidor e da fora de tra<al1o, das redes ferro0irias e rodo0irias, dos ser0ios de eletricidade e telefonia reunidos no mesmo ponto do espao. C$NC'&Sc$3 A#ndPstria atrai indPstriaB. <5 As grandes concentraes geogrficas da indPstria representaram, at7 pouco tempo, 0erdadeiras economias de aglomerao, atraindo no0as empresas para o seu interior. Atualmente, o processo est in0ertendo e constata2se uma de.andada das regiUes industriais tradicionais. =uitas empresas ogem das deseconomias de aglomerao @ue comearam a se manifestar @uando a concentrao fa<ril atinge um ponto cr/tico. Nas regies industriais tradicionais, a fora de tra<al1o criou sindicatos aguerridos @ue, ao longo de d7cadas, impuseram padres salariais e normas tra<al1istas r/gidas, limitando a li<erdade econOmica dos empresrios A ele0ada densidade demogrfica e a intensa disputa pelos terrenos pro0ocaram um crescimento consider0el dos preos da terra. A metropoliEao trou.e o aumento dos impostos municipais e dos custos dos ser0ios pP<licos de transporte, comunicaes e energia. Congestionamento de trfego, poluio do ar, rou<os e assaltos comearam a afugentar e.ecuti0os e assalariados de alto n/0el. A indPstria de alta tecnologia 2 eletrOnica e informtica, <iotecnologia e @u/mica fina, aeronutica aeroespacial e <7lica 2, @ue apresenta grande e.panso nos Estados &nidos, :apo e Europa ocidental, reflete em suas opes de localiEao uma reao ?s deseconomias de aglomerao. Esses setores industriais procuram no0as localiEaes nos su<Pr<ios afastados dos nPcleos metropolitanos ou em pe@uenas cidades interioranas. Eles esto na <ase dos tecnopolos, regies @ue rePnem, em um mesmo lugar, as indPstrias de alta tecnologia, os centros de pes@uisa e desen0ol0imento, nos @uais nascem as ino0aes t7cnicas @ue as alimentam, e uni0ersidades, @ue garantem a formao continua de no0os pes@uisadores. E..3 Sun2-elt 0ul e oeste dos E5A, principalmente (unto ao litoral. Jrande crescimento industrial apoiado nos incentivos governamentais. $en,meno relacionado com a deseconomia de aglomerao -desconcentrao industrial/ que vem ocorrendo nas grandes aglomera)es industriais do pa's: nordeste dos E5A e regio dos Jrandes Cagos -O4anufacturing PeltO ou cinturo fa"ril/ Ex.: Fale do 0il'cio -E5A : 1alif.rnia/: tecnologia de ponta -eletr,nica informtica etc./ =.J5 $"+AN#`A)c$ (A AT#!#(A(E #N(&ST"#A' taVlorismo3 e.iste um controle so<re o tempo em cada tarefa e um constante esforo de racionaliEao, de forma @ue a tarefa se9a e.ecutada num tempo m/nimo. $ tempo de cada tra<al1ador passa a ser 0igiado e cronometrado, e a@ueles @ue produEem mais em menos

MM

tempo rece<em prmios como incenti0oF com o tempo, todos sero o<rigados a produEir num tempo m/nimo certa @uantidade de peas ou produtos. $ tailorismo aumenta a produti0idade da f<rica, mas tam<7m a e.plorao do tra<al1ador, @ue passa a produEir mais em menos tempo. ordismo3 esse processo consiste num con9unto de m7todos 0oltados para produEir em massa, em @uantidades nunca 0istas anteriormente. Ele a<sor0e algumas t7cnicas do tailorismo, mas 0ai al7m3 trata de organiEar a lin1a de montagem de cada f<rica para produEir mais, controlando mel1or as fontes de mat7rias primas e de energia, a formao da mo de o<ra, os transportes, o aperfeioamento das m@uinas para ampliar a produo, etc. $ fordismo <usca0a ampliar a produo e o consumo. $ grande lema do fordismo 7 Aproduo e consumo em massasB. BustDinDtime 4toiotismo53 m7todo de produo in0entado pelos 9aponeses e atualmente se difundindo por @uase todo o mundo, @ue consiste em produEir no tempo e na @uantidade certas, e0itando desperd/cios e le0ando em conta os interesses do cliente ou consumidor. &sa mo de o<ra @ualificada, com 1orrio fle./0el, <uscando @ualidade do tra<al1o. =.S5 #N(&ST"#A'#`A)c$ N$ -"AS#' a5 'atores importantes para a industriali?ao .rasileira: a<olio da escra0aturaF c1egada do imigranteF e.panso da relao de tra<al1o assalariadoF e.panso do mercado consumidorF capital acumulado com as e.portaes do caf7F crises nas e.portaes do caf7. a5 Foram nos momentos de crise 2 tais como a %rimeira +uerra undial 4,G,J 2 ,G,H5, a crise econOmica de ,G=G e a Segunda +uerra undial 4,GMG 2 ,GJS5 2 @ue o processo de industrialiEao do -rasil te0e seus per/odos de maior impulso. Nesses momentos 1a0ia dificuldades para e.portar o caf7 4@ue dei.a0a de ser um negDcio atraente5 e tam<7m para importar os <ens industrialiEados, @ue 9 eram <astantes consumidos. Tais fatos torna0am interessante in0estir na indPstria le0e, isto 7, de <ens de consumo dur0eis e no2dur0eis. Concluindo, pode2se afirmar @ue a industrialiEao <rasileira te0e at7 o final da Segunda +uerra undial um carter su<stituti0o, isto 7, foi um processo de su<stituio de importaes. Tratou2se de produEir internamente <ens @ue eram importados dos pa/ses desen0ol0idos. ApDs a Segunda +uerra undial e, especialmente, a partir da d7cada de ,GSI, esse processo de industrialiEao ad@uire um no0o carter3 as empresas norte2americanas, europ7ias e 9aponesas, comeam a se internacionaliEar, tornam2se transnacionais e penetram fortemente no -rasil. $ estado passa, ento, a associar2se ao capital estrangeiro ou ao pri0ado, al7m de criar um grande nPmero de empresas industriais pP<licas. Na segunda metade do s7culo 88, a industrialiEao do -rasil dei.a de ser feita essencialmente com capitais pri0ados nacionais, em raEo da not0el e.panso das empresas estrangeiras e estatais. E o surto industriaZ no se restringe mais ?s indPstrias de consumo, mas atinge tam<7m o setor de <ens intermedirios e at7 de <ens de capital em<ora estes ainda se9am relati0amente fracos. <5 Todos a@ueles elementos indispens0eis para o processo de industrialiEao do -rasil 2 caf7, o imigrante e o tra<al1o assalariado, o mercado consumidor e os capitais dispon/0eis 6 esti0eram concentrado no Centro2Sul do pa/s, principalmente em So %aulo. A industrialiEao <rasileira ocorreu de fato nesse Estado da Federao em especial na sua 0iEin1ana. A partir de mais ou menos ,GNI comea a ocorrer uma relati0a desconcentrao industrial no -rasil, com um decr7scimo relati0o de So %aulo e um crescimento maior em outras unidades da Federao 4"io grande do Sul, Santa Catarina, -a1ia, inas +erais e at7 +ois, AmaEonas e ato +rosso5. Tam<7m nesse caso no se tratou de uma regresso da ati0idade industrial em So %aulo e sim do maior ritmo de crescimento em outros estados. Wuais so as causas dessa pe@uena desconcentrao industrial, @ue prossegue nos nossos diasY Em primeiro lugar, temos o esgotamento de So %aulo, especialmente de sua capital e arredores. E o @ue se c1ama de deseconomia de escala ou de aglomerao3 ela ocorre @uando uma aglomerao torna2se desfa0or0el ?s localiEaes empresariais em face dos ele0ados custos de impostos, terrenos demasiados caros, congestionamento no trRnsito, enorme poluio, sindicatos atuantes etc.

MJ

c5 $ nosso !ale do Sil/cio 7 a regio de Campinas 4S%5 2 em torno desse centro ur<ano se concentra indPstrias de setores considerados de tecnologia de ponta, especialmente o da informtica, o da eletrOnica e o das telecomunicaes. (esta@ue tam<7m para So Carlos e So :os7 dos Campos 4E -"AE" 6 aeroespacial5. d5 !rias raEes so apontadas para o processo de desconcentrao industrial do -rasil3 moderniEao das estradas, dos transportes e dos meios de comunicao, @ue garantem a eficincia da produo e rapideE na entrega das mercadorias, com menor custoF crescimento da oferta de mo de o<ra com @ualificao ade@uada fora das capitais e da "egio Sudeste, em geral mais <arataF f<ricas deslocam2se para locais nos @uais contam com financiamento por din1eiro pP<lico, se9a por meio de incenti0os fiscais 4com grande reduo ou at7 sem a co<rana de impostos5, se9a pela doao de infra2estruturaF empresas @uerem e0itar a dureEa das relaes tra<al1istas nos centros mais tradicionais, onde os operrios possuem mel1or organiEao sindical, o @ue permite uma fora maior para manter o padro de salrio e as garantias tra<al1istasF estrangulamento estrutural de algumas metrDpoles <rasileiras, @ue aca<a dificultando o funcionamento das empresas, @ue migram para cidades menores perto de <oas rodo0ias e5 Tendncia de reconcentrao industrial no centro2sul do -rasil Segundo alguns autores estaria ocorrendo desde os anos ,.GGI uma no0a fase de concentrao industrial no Centro2Sul do pa/s. as, de fato, no e.istem ainda dados consistentes so<re isso, apenas especulaes. Com a criao do ercosul e a maior a<ertura da economia <rasileira ao mercado e.terior T as importaes aumentaram <astante, o @ue o<rigou muitas indPstrias a se moderniEarem para competir em preo e @ualidade com os produtos estrangeiros T, as no0as indPstrias @ue se instalam ou se e.pandem no pa/s, ao @ue tudo indica, esto no0amente preferindo o Centro2Sul e at7 mesmo So %aulo para certos setores de 0anguarda, como informtica, <iotecnologia e telecomunicaes. E.istem 0rias e.plicaes para essa tendncia. Em primeiro lugar, o Centro2Sul est mais prD.imo do ercosul, notadamente da Argentina, e, por isso, os custos de transporte diminuem <astante. Em segundo lugar, com a glo<aliEao, passa a pre0alecer a ideia de @ue 7 o mercado T e no mais o Estado, com o seu plane9amento e os incenti0os T @ue de0e decidir tudo, at7 mesmo so<re as regies ou locais @ue rece<ero maiores in0estimentos. E a capacidade go0ernamental de in0estir e criar indPstrias, no -rasil 4e tam<7m em @uase todo o mundo5, esgotou2se desde a d7cada de ,GHI, @uando passaram a predominar os in0estimentos pri0ados, @ue no so orientados para corrigir dese@uil/<rios espaciais, mas para a o<teno de maiores lucros. Em terceiro lugar, desde os anos ,GGI, como 0isto anteriormente, amplia2se a guerra fiscal, facilitada pela Constituio de ,GHH, @ue diminuiu o oramento da &nio e aumentou os recursos dos estados e munic/pios. #sso, por um lado, enfra@ueceu os Drgos federais de plane9amento, principalmente a Sudene e a Sudam, e, por outro, permitiu aos estados fornecer mais su<s/dios para atrair empresas. Com essa guerra fiscal, os estados da AmaEOnia e do Nordeste, os @ue mais rece<eram no0as indPstrias nas d7cadas de ,GNI e ,GHI, dei.aram de ter a 0antagem de oferecer os maiores su<s/dios para no0os empreendimentos. E estados como Santa Catarina, %aran, inas +erais, +ois e ato +rosso do Sul, al7m do "io +rande do Sul, do Cear e da -a1ia, foram os @ue mais sediaram no0as indPstrias a partir de ,GG,. Tam<7m muitas indPstrias aca<aram to somente mudando de estado T os principais e.emplos ocorreram nos setores t.til e de calados T por causa dos enormes su<s/dios e, afinal, o pa/s como um todo nada gan1ou com isso. E, finalmente, outra raEo para @ue as empresas industriais 0oltem a preferir o Centro2Sul 7 a re0oluo t7cnico2cient/fica, @ue diminui o fator mo de o<ra <arata e 0aloriEa a fora de tra<al1o @ualificada, assim como os transportes e as telecomunicaes. Com o sistema 9ust2in2time, o importante 7 fa<ricar e en0iar rapidamente o produto, sem 1a0er grandes esto@uesF mas, para @ue isso funcione <em, so necessrios <ons meios de transporte e de comunicaes 4telefones, fa., redes de computadores, etc.5. E os transportes e as telecomunicaes so mel1ores 4ou menos ruins5 no Centro2 Sul, onde se localiEa tam<7m a maioria das mais importantes uni0ersidades e dos centros de pes@uisas tecnolDgicas. C por esse moti0o @ue GNK dos no0os in0estimentos programados para =III2=IIS na rea de informtica, segundo dados do inist7rio da #ndPstria, Com7rcio e Turismo, manifestaram clara preferncia pelo Sudeste do pa/s 4SLK por So %aulo5. Tam<7m SMK desses in0estimentos no setor de

MS

m@uinas e e@uipamentos, SNK no de autopeas, SHK no automo<il/stico e no de instrumentos 1ospitalares, SGK no de material eletrOnico e ,IIK no de reciclagem preferem localiEar2se na regio Sudeste. as alguns setores mais tradicionais e nos @uais a importRncia da mo de o<ra <arata ainda 7 significati0a manifestaram clara preferncia pela localiEao no Nordeste3 GJK do setor de calados 4J,K no Cear e MIK na %ara/<a5, LHK do de mD0eis e ,IIK do t.til ou de 0esturio 4=GK em %ernam<uco e =LK no Cear5B. A IN6USTRIALIAABCO E A ORGANIAABCO 6O ES(ABO GEOGR7FICO 6O 5RASIL - C#m # pr#%.ss# d. i0dustriali>a)*# d# 5rasil . sua %#0%.0tra)*# 2.#2r3!i%a 0# C.0tr#-SulI .sp.%ialm.0t. .m S*# (aul#I sur2. uma 0#va !#rma d. #r2a0i>a)*# d# .spa)# A partir d# m#m.0t# .m Qu. a i0dstria s. %#0v.rt. 0# s.t#r-%"av. da .%#0#mia d# paKsI !at# .ss. Qu. s/ #%#rr.u .m m.ad#s d# sW%ul# PPI # .spa)# 2.#2r3!i%# &rasil.ir# t#r0a-s. %ada v.> mais i0t.2rad#I %#m uma mai#r i0t.rd.p.0dR0%ia .0tr. t#das as suas 3r.as

ML

(essa forma, e.istiam 0rios A<olsesB ou reas isoladas 4? imagem de um Aar@uip7lagoB5, mas no 1a0ia de fato um espao nacional, um espao geogrfico integrado. As prDprias redes de transportes @ue e.istem ser0iam principalmente para ligar essas reas at7 o litoral, e da/, at7 os portos de e.portao, mas no para faEer a interligao entre essas di0ersas reas. Com o a0ano da industrialiEao 0ai ocorrendo uma integrao cada 0eE maior do espao geogrfico do pa/s. Q uma e.panso das redes de transportes, inicialmente ferro0ias 4s7culo 8#85 e posteriormente ?s duas principais metrDpoles3 So %aulo e "io de :aneiro. $s <ens industrialiEados produEidos em So %aulo passam a ser comercialiEados em todos os recantos do pa/s, su<stituindo os produtos importados, ou pro0ocando, ?s 0eEes, at7 a falncia de algumas indPstrias regionais, como ocorreu no Nordeste. %assa a 1a0er ento uma interdependncia das di0ersas reas ou regies, com uma di0iso territorial do tra<al1o, atra07s da @ual o Centro2Sul 4especialmente So %aulo5 fornece <ens industrialiEados ?s demais, das @uais rece<e mat7rias2primas e produtos agr/colas. Em suma3 o Centro2Sul passa a desempen1ar um papel semel1ante ao dos pa/ses desen0ol0idos do sistema capitalista mundial 4o centro do sistema5 e as demais regies, o papel dos pa/ses su<desen0ol0idos 4a periferia do capitalismo mundial5.

=+ Ur&a0i>a)*# 4.1D Hr.ani?ao: de0e ser entendida como um processo @ue resulta principalmente da transferncia de pessoas do meio rural para o meio ur<ano, principalmente para as cidades. %or se tratar de um processo, a ur<aniEao se concretiEa @uando o percentual da populao ur<ana 7 superior ao da populao rural. 4.3D Conur.ao: 7 a superposio ou o encontro de duas ou mais cidades prD.imas em raEo de seu crescimento, %ode ocorrer entre cidades do mesmo taman1o ou de taman1os diferentes. E.emplos3 :uaEeiro e %etrolina, no "io So FranciscoF regio do A-C( 4S% 6 Santo Andr7, So -ernardo do Campo, So Caetano do Sul, (iadema e au5. 4.4D =etrSpole: corresponde ? cidade principal ou Acidade2meB. #sto 7, a cidade @ue possui os mel1ores e@uipamentos ur<anos do pa/s 4metrDpole nacional5 ou de uma grande regio do pa/s 4metrDpole regional5. 4.QD Wrea metropolitana: corresponde a um con9unto de munic/pios cont/guos e integrados socioeconomicamente a uma cidade central, com ser0ios pP<licos de infraestrutura comuns, ou necessidade de seu esta<elecimento, em funo de um sistema de cone.o e.istente entre as unidades @ue a compem. E..3 +rande So %aulo, +rande FortaleEa, etc. 4.7D =egalSpole: 4mega Q grande e polis b cidade5. C o con9unto ou a conur<ao de 0rias metrDpoles ou de 0rias regies metropolitanas, formando uma e.tensa e gigantesca rea ur<aniEada. 4.9D Classi icao das cidades: Kuanto X situao. 0ituao ur"ana 7 a posio @ue a cidade ocupa em relao aos fatores naturais ou geogrficos da sua regio. E..3 So 'u/s 6 Cidade mar/tima.

MN

Kuanto ao s+tio. 0'tio ur"ano 7 o local 4no sentido topogrfico5 onde a cidade nasceu, 7 o Aassoal1oB da cidade. E..3 anaus 7 uma cidade em planalto. Kuanto X uno. A funo de uma cidade 7 definida por uma ati0idade <sica ou principal. E..m !aticano 7 uma cidade religiosa. 4.:D Tierar@uia ur.ana: dependncia de uma cidade em relao a outra. C esta<elecida com <ase na capacidade @ue tm os centros ur<anos de oferecer <ens e ser0ios ? populao. "E'A)*ES ENT"E AS C#(A(ES E Es@uema clssico
Metrpole nacional Metrpole regional Centro submetropolitano Capital regional Centro local Centro local Metrpole nacional Capital regional

& A "E(E &"-ANA Es@uema atual


Metrpole regional Centro submetropolitano

Nos Pltimos anos, os e.traordinrios a0anos tecnolDgicos, t/picos da c1amada Terceira "e0oluo #ndustrial, esto configurando uma no0a rede ur<ana, <aseada em sofisticados meios de comunicao, como a #nternet e o telefone mD0el, acelerando os flu.os de informao. Essa acelerao dos flu.os de informao, c1amada genericamente de glo<aliEao, altera a 1ierar@uia ur<ana, @ue passa a ser comandada pelas c1amadas cidades glo<ais. %ela 0ia eletrOnica, as cidades glo<ais polariEam todas as formas de relaes 3.8- *olari?ao: cada uma das categorias 1ierr@uicas citadas est su<ordinada ao centro 4cidade5 imediatamente superior, @ue e.erce uma polariEao 6 c1amada de e eito drenagem , drenando para si recursos financeiros e mo de o<ra @ue circulam na rede ur<ana e na regio. 3.9Cidades glo.ais: no 7 um conceito demogrfico 4o nPmero de 1a<itantes no 7 fundamental5 nem territorial 4a regio ou o espao circundante ? cidade no tm importRnciaF o essencial mesmo so suas ligaes internacionais5. C um conceito mais econOmico, @ue procura mostrar a importRncia mundial de certas cidades 6 os principais e.emplos so No0a #or@ue, TD@uio e 'ondres , @ue e.ercem influncia so<re todo o planeta. 4.18D =acroce alia ur.ana: @uando ocorre uma concentrao e.agerada da populao ur<ana nas cidades mais importantes, pois ti0emos uma transferncia muito grande de populao para as cidades, notadamente para as grandes metrDpoles, criando uma s7rie de pro<lemas ur<anos. E..3 Cidade de So %ulo. 4.11D Rur&a0i>a)*#: 7 a forma mais recente e profunda do processo de ur<aniEao. Consiste na interpenetrao dos espaos ur<anos e rurais. Esta interpenetrao 7 e.pressa, principalmente, @uando mora na cidade e tra<al1a no campo e 0ice20ersa. 4.13D M.2a%idad.: conceito criado recentemente pela $N&, @ue se refere aos aglomerados ur<anos como mais de ,I mil1es de 1a<itantes. E.istem atualmente 4em =III5 cerca de =I megacidades e, calcula2se, e.istiro por 0olta de MI em =I,S. $ conceito de megalDpole, @ue 7 territorial 4uma regio superur<aniEada, independentemente do nPmero de 1a<itantes da aglomerao ur<ana principal5. E.emplos3 No0a aorf, Cidade do 7.ico, So %aulo, %aris, oscou, Cairo, No0a (el1i, -om<aim, %e@uim, TD@uio, 8angai, Seul, $safa, 'agos 4Nig7ria5, (acca 4-anglades15. 4.14D Cidad.s t.%0#l/2i%as #u t.%0#p/l#s1 tm uma produo em @ue o principal capital 7 o con1ecimento. +eralmente so centros sustentados pela aliana entre o go0erno, a iniciati0a pri0ada e o meio acadmico 4uni0ersidades e centros de pes@uisas5. A M.; "e0oluo #ndustrial, t7cnico2cient/fica, deu origem ?s cidades @ue se destacam na indPstria de tecnologia de ponta, @ue so c1amadas tecnop.los. E..3 -oston 4E&A5

MH

assac1usetts 4E&A5 Cam<ridge 4#nglaterra5 uni@ue 4Aleman1a5 jansai 4:apo5 !ale do Sil/cio 4E&A 6 S. Francisco, %alo Alto e Santa Clara5 Sop1ia 6 Ant/polis, ontpellier, 'ion, Nantes, Toulouse 6 %aris. -rasil3 Campinas , So :. dos Campos 4#TA 6 #nstituto TecnolDgico da Aeronutica5, So Carlos 4&.F. de So Carlos5. -angalore 4_ndia5 etc. 4.1QD processo de gentrificao 2 Trata2se de um processo de eno<recimento do espao ur<ano. %ode ser o<ser0ado @uando 1 o tra<al1o de re0italiEao de reas centrais de grandes cidades e uma conse@uente 0aloriEao imo<iliria. $ processo de +entrificao caracteriEa2se por um eno<recimento do espao ur<ano gerado por in0estimentos pP<licos e pri0ados na reno0ao ou re0italiEao de reas ur<anas degradadas. Trata2se de um fenOmeno muito comum em reas centrais de metrDpoles do mundo todo, inclusi0e no -rasil, e 7 marcado por o<ras de moderniEao do espao ur<ano e, principalmente, por grandes lanamentos imo<ilirios, como o caso e.emplar do condom/nio Cores da 'apa, no centro do "io de :aneiro. 4.17D Hr.ani?ao em *a+ses desen/ol/idos x su.desen/ol/idos
URBANIZAO

Antiga4final 8!###2in/cio 8#85 'enta #ntegrada TerciariEao da economia

Pases desenvolvidos

Industrializao clssica

Pases subdesenvolvidos

"ecente4=; metade 885 "pida (esintegrada 4anOmala5 Qipertrofia do tercirio

Industrializao tardia

Nota: a ur"aniDao integrada lenta e a cidade consegue organiDar a sua infra:estrutura ur"ana, reduDindo os pro"lemas s.cio:econ,micos ur"anos. a ur"aniDao desintegrada rpida e a cidade no consegue organiDar a sua infra:estrutura ur"ana, ampliando os pro"lemas s.cio:econ,micos ur"anos. 4.19D Ur&a0i>a)*# d# 5rasil Cara%t.rKsti%as 2.rais da ur&a0i>a)*# &rasil.ira1 (e modo geral, o processo de ur<aniEao no -rasil apresenta caracter/sticas prDprias do padro de ur<aniEao dos pa/ses su<desen0ol0idos3 a5 foi marcado pela formao de algumas grandes cidades @ue concentram parcela e.pressi0a das ri@ueEas, em<ora a partir dos anos ,GGI essa tendncia ten1a se modificadoF <5 7 uma dur<aniEao terciriad, com crescimento de ati0idades tercirias @ualitati0amente pouco especialiEadas e de <ai.o 0alor agregado, inclusi0e as @ue faEem parte da economia informalF c5 ocorreu em ritmo acelerado, fre@uentemente sem plane9amento 4um dos mais rpidos processos de ur<aniEao do mundo5, com intenso .odo rural, entre os anos ,GSI e ,GGIF d5 apresenta padro perif7rico de crescimento, com a formao de amplas manc1as ur<anas e a populao de <ai.a renda sendo empurrada para reas distantes do centro.

MG

A ur<aniEao <rasileira intensificou2se a partir dos anos ,GJI>,GSI, em decorrncia do processo de industrialiEao, o @ual, por sua 0eE, contri<uiu para uma dinamiEao de ati0idades ligadas ao com7rcio e aos ser0ios. No entanto, a industrialiEao por si sD no e.plica a ur<aniEao. Ela no gerou os empregos necessrios para rece<er o grande nPmero de migrantes @ue dei.aram o espao rural. A ur<aniEao <rasileira foi um processo decorrente da moderniEao da sociedade e da economia <rasileiras e reflete as caracter/sticas dessa moderniEao, @ue te0e um carter concentrador e e.cluiu <oa parte da sociedade de seus <enef/cios. Com efeito, as desigualdades socioeconOmicas e.istentes no espao ur<ano no so decorrncia da migrao do campo para a cidade 4.odo rural5. C claro @ue a 0elocidade com @ue se processou a ur<aniEao no -rasil criou dificuldades para o poder pP<lico suprir o espao das cidades, especialmente das grandes, com toda a infraestrutura econOmica necessria para o <em2estar da populao. Tal fato, e0identemente, 7 agra0ado em raEo de essas pol/ticas estarem 0oltadas para as classes m7dia e alta. No caso do .odo rural, 7 preciso considerar @ue, al7m dos fatores de atrao nas cidades 4perspecti0a de maior acesso a ser0ios e mercadorias, por e.emplo5, e.istem os fatores de repulso no campo 2 associados ? concentrao da propriedade rural, aos <ai.os salrios, ? falta de pol/ticas @ue <eneficiem o pe@ueno proprietrio e ? mecaniEao das ati0idades rurais. Nos Pltimos JI anos, mais de JI mil1es de <rasileiros dei.aram o campo e se dirigiram para as cidades. #. =etropoli?ao do "rasil : a metrDpoles e suas regies metropolitanas representam um grande crescimento populacional na d7cada de NI, caracteriEando um processo de metropoliEao. ##. $esmetropoli?ao do "rasil: a partir a d7cada de GI, ti0emos a diminuio na participao das regies metropolitanas no con9unto da populao <rasileira, paralelo ao do processo de desconcentrao econOmica. Atualmente, a populao das cidades m7dias 0em apresentando um crescimento maior do @ue as metrDpoles, caracteriEando uma desmetropoliEao. ###. Eede ur.ana ou mal-a ur.ana: corresponde ? distri<uio das cidades pelo territDrio e sua interligao dos grandes ei.os rodo0irios e ferro0irios. A rede ur<ana <rasileira, apesar de sua grandiosidade continua marcada pela irregular distri<uio geogrfica e pela descontinuidade. En@uanto a regies Sul e Sudeste dispem de redes ur<anas densas, <em 1ierar@uiEadas e com raEo0el grau de densidadeF nas regies Norte e Centro2$este so mal 1ierar@uiEadas e espacialmente descont/nuas. No Nordeste 7 descont/nua no interior e mais densa no litoral. I< Estatut# da %idad. . pla0# dir.t#r No -rasil, o Estatuto da Cidade, apro0ado pelo Congresso Nacional em 9un1o de =II,, o<riga o %lano (iretor a esta<elecer planos no apenas para o espao ur<ano, mas para todo o territDrio do munic/pio, incluindo, portanto, o espao rural. $ Estatuto, dessa maneira, considera algo @ue 7 conse@Uncia do processo de ur<aniEao e 9 0em se manifestando de forma mais intensa desde os anos ,GLI 2 a forte integrao entre o espao ur<ano e o rural. Assim, o %lano (iretor 7 uma lei municipal, o<rigatDria para munic/pios com mais de =I mil 1a<itantes e @ue cria um sistema de plane9amento e gesto do munic/pio, determinando as pol/ticas pP<licas a serem desen0ol0idas em um praEo de deE anos em todas as reas da administrao. $s pro9etos dos outros prefeitos, nesse praEo, tero de estar de acordo com o plano. Q, tam<7m, no Rm<ito municipal e direcionada para o espao ur<ano, a 'ei de Eoneamento 4uso e ocupao do solo5, @ue define o tipo de uso 4residencial, comercial, misto5 e o taman1o da construo permitidos em um terreno. No caso das grandes cidades, o %lano (iretor normalmente 7 implementado com <ase em planos regionais. < F#rma)*# da m.2al/p#l. &rasil.ira1 RIOSCO No -rasil, o intenso processo de ur<aniEao @ue 0em ocorrendo nas Pltimas d7cadas est conduEindo ? formao da primeira megalDpole do pa/s. Trata2se de uma e.pressi0a aglomerao ur<ana @ue est se formando ao longo do !ale do %ara/<a, entre as duas maiores metrDpoles do pa/s3 So %aulo e "io de :aneiro. Atra0essando pela mais mo0imentada rodo0ia do pa/s 4a !ia (utra5, o !ale do %ara/<a 7 um importante ei.o industrial ao longo do @ual se encontram cidades como, por e.emplo, :acare/, So :os7 dos Campos, Tau<at7 e +uaratinguet, no Estado de So %aulo, e -arra ansa e !olta "edonda, no Estado do "io de :aneiro.

JI

Na poro leste do Estado de So %aulo, o fenOmeno da ur<aniEao e.tensi0a manifesta2se na configurao de outro sistema de cidades de escala similar ? da megalDpole. Trata2se da metrDpole e.pandida, ou macrometrDpole, @ue ocupa a rea centraliEada pela "egio etropolitana de So %aulo e limitada pelas trs capitais regionais e um centro su<metropolitano circundante. A metrDpole e.pandida a<range, no seu interior, as regies metropolitanas de So %aulo, da -ai.ada Santista e de Campinas.

Ga&aritadas '(RESENTES EM EPAMES 6O ENEM-MEC+


, - 'ENEM+ Q estudos @ue apontam raEes econOmicas e am<ientais para @ue o gs natural possa 0ir a tornar2se, ao longo deste s7culo, a principal fonte de energia em lugar do petrDleo. :ustifica2se essa pre0iso, entre outros moti0os, por@ue o gs natural3 a5 al7m de muito a<undante na natureEa 7 um com<ust/0el reno00el. <5 tem no0as 9aEidas sendo e.ploradas e 7 menos poluente @ue o petrDleo. c5 0em sendo produEido com sucesso a partir do car0o mineral. d5 pode ser reno0ado em escala de tempo muito inferior ? do petrDleo. e5 no produE C$= em sua @ueima, impedindo o efeito estufa. 4 - 'ENEM+ As pre0ises de @ue, em poucas d7cadas, a produo mundial de petrDleo possa 0ir a cair tm gerado preocupao, dado seu carter estrat7gico. %or essa raEo, em especial no setor de transportes, intensificou2se a <usca por alternati0as para a su<stituio do petrDleo por com<ust/0eis reno00eis. Nesse sentido, al7m da utiliEao de lcool, 0em se propondo, no -rasil, ainda @ue de forma e.perimental, a5 a mistura de percentuais de gasolina cada 0eE maiores no lcool. <5 a e.trao de Dleos de madeira para sua con0erso em gs natural. c5 o desen0ol0imento de tecnologias para a produo de <iodiesel. d5 a utiliEao de 0e/culos com motores mo0idos a gs do car0o mineral. e5 a su<stituio da gasolina e do diesel pelo gs natural. = - 'ENEM+ %ara compreender o processo de e.plorao e o consumo dos recursos petrol/feros, 7 fundamental con1ecer a gnese e o processo de formao do petrDleo descritos no te.to a<ai.o. A$ petrDleo 7 um com<ust/0el fDssil, originado pro0a0elmente de restos de 0ida a@utica acumulados no fundo dos oceanos primiti0os e co<ertos por sedimentos. $ tempo e a presso do sedimento so<re o material depositado no fundo do mar transformaram esses restos em massas 0iscosas de colorao negra denominadas 9aEidas de petrDleo.B
4Adaptado de T&N(#S#. &sos de energia. So %aulo3 Atual Editora, ,GG,5

As informaes do te.to permitem afirmar @ue3 a5 o petrDleo 7 um recurso energ7tico reno00el a curto praEo, em raEo de sua constante formao geolDgica. <5 a e.plorao de petrDleo 7 realiEada apenas em reas marin1as. c5 a e.trao e o apro0eitamento do petrDleo so ati0idades no poluentes dada sua origem natural. d5 o petrDleo 7 um recurso energ7tico distri<u/do 1omogeneamente, em todas as regies, independentemente da sua origem. e5 o petrDleo 7 um recurso no reno00el a curto praEo, e.plorado em reas continentais de origem marin1a ou em reas su<marinas. ? - 'ENEM+ $ crescimento da demanda por energia el7trica no -rasil tem pro0ocado discusses so<re o uso de diferentes processos para sua gerao e so<re <enef/cios e pro<lemas a eles associados. Esto apresentados no @uadro alguns argumentos fa0or0eis 4ou positi0os, %,, %= e %M5 e outros desfa0or0eis 4ou negati0os, N,, N= e NM5 relacionados a diferentes opes energ7ticas.

J,

Ao se discutir a opo pela instalao, em uma dada regio, de uma usina termoel7trica I os argumentos @ue se aplicam so a5 %, e N=. d5 %= e N=. <5 %, e NM. e5 %M e NM. c5 %= e N,. E - 'ENEM+ (ese9a2se instalar uma estao de gerao de energia el7trica em um munic/pio localiEado no interior de um pe@ueno 0ale cercado de altas montan1as de dif/cil acesso. A cidade 7 cruEada por um rio, @ue 7 fonte de gua para consumo, irrigao das la0ouras de su<sistncia e pesca. Na regio, @ue possui pe@uena e.tenso territorial, a incidncia solar 7 alta o ano todo. A estao em @uesto ir a<astecer apenas o munic/pio apresentado. Wual forma de o<teno de energia, entre as apresentadas, 7 a mais indicada para ser implantada nesse munic/pio de modo a causar o menor impacto am<ientalY a5 Termel7trica, pois 7 poss/0el utiliEar a gua do rio no sistema de refrigerao. <5 EDlica, pois a geografia do local 7 prDpria para a captao desse tipo de energia. c5 Nuclear, pois o modo de resfriamento de seus sistemas no afetaria a populao. d5 Foto0oltaica, pois 7 poss/0el apro0eitar a energia solar @ue c1ega ? superf/cie do local. e5 Qidrel7trica, pois o rio @ue corta o munic/pio 7 suficiente para a<astecer a usina constru/da. F - 'ENEM+ A...&m operrio desenrola o arame, o outro o endireita, um terceiro corta, um @uarto o afia nas pontas para a colocao da ca<ea do alfineteF para faEer a ca<ea do alfinete re@uerem2se M ou J operaes diferentesF ...B

S #TQ, Adam. A RiQu.>a das Na)L.s. #n0estigao so<re a sua NatureEa e suas Causas. !ol. #. So %aulo3 No0a Cultural, ,GHS.

A respeito do te.to e do @uadrin1o so feitas as seguintes afirmaes3 #. Am<os retratam a intensa di0iso do tra<al1o, ? @ual so su<metidos os operrios. ##. $ te.to refere2se ? produo informatiEada e o @uadrin1o, ? produo artesanal. ###. Am<os contm a ideia de @ue o produto da ati0idade industrial no depende do con1ecimento de todo o processo por parte do operrio. (entre essas afirmaes, apenas a5 # est correta. d5 # e ## esto corretas. <5 ## est correta. e5 # e ### esto corretas. c5 ### est correta. H - 'ENEM+A introduo de no0as tecnologias desencadeou uma s7rie de efeitos sociais @ue afetaram os tra<al1adores e sua organiEao. $ uso de no0as tecnologias trou.e a diminuio do tra<al1o necessrio @ue se traduE na economia l/@uida do tempo de tra<al1o, uma 0eE @ue, com a presena da automao microeletrOnica, comeou a ocorrer a diminuio dos coleti0os operrios e uma mudana na organiEao dos processos de tra<al1o. "e0ista EletrOnica de +eografia a Cincias Sociales. &ni0ersidad de -arcelona. No ,NI4G5. , ago.
=IIJ.

A utiliEao de no0as tecnologias tem causado inPmeras alteraes no mundo do tra<al1o. Essas mudanas so o<ser0adas em um modelo de produo caracteriEado3 a5 pelo uso intensi0o do tra<al1o manual para desen0ol0er produtos autnticos e personaliEados. <5 pelo ingresso tardio das mul1eres no mercado de tra<al1o no setor industrial.

J=

c5 pela participao ati0a das empresas e dos prDprios tra<al1adores no processo de @ualificao la<oral. d5 pelo aumento na oferta de 0agas para tra<al1adores especialiEados em funes repetiti0as. e5 pela manuteno de esto@ues de larga escala em funo da alta produti0idade. S - 4ENE 5. $s te.tos a<ai.o relacionam2se a momentos distintos da nossa 1istDria. RA integrao regional um instrumento fundamental para que um n7mero cada veD maior de pa'ses possa melhorar a sua insero num mundo glo"aliDado, ( que eleva o seu n'vel de competitividade, aumenta as trocas comerciais, permite o aumento da produtividade, cria condi)es para um maior crescimento econ,mico e favorece o aprofundamento dos processos democrticos. A integrao regional e a glo"aliDao surgem assim como processos complementares e vanta(osos.S
46eclarao de *orto, !### Cimeira #<ero2Americana, %orto, %ortugal, ,N e ,H de outu<ro de ,GGH5

R5m considervel n7mero de mercadorias passou a ser produDido no Prasil, su"stituindo o que no era poss'vel ou era muito caro importar. $oi assim que a crise econ,mica mundial e o encarecimento das importa)es levaram o governo Fargas a criar as "ases para o crescimento industrial "rasileiro.S
4%$ A", eladimir. Era Fargas T a moderniDao conservadora5

C correto afirmar @ue as pol/ticas econOmicas mencionadas nos te.tos so3 a5 opostas, pois, no primeiro te.to, o centro das preocupaes so as e.portaes e, no segundo, as importaes. <5 semel1antes, uma 0eE @ue am<os demonstram uma tendncia protecionista. c5 diferentes, por@ue, para o primeiro te.to, a @uesto central 7 a integrao regional e, para o segundo, a pol/tica de su<stituio de importaes. d5 semel1antes, por@ue consideram a integrao regional necessria ao desen0ol0imento econOmico. e5 opostas, pois, para o primeiro te.to, a glo<aliEao impede o aprofundamento democrtico e, para o segundo, a glo<aliEao 7 geradora da crise econOmica. T - 'ENEM+A industrialiEao do -rasil 7 fenOmeno recente e se processou de maneira <astante di0ersa da@uela 0erificada nos Estados &nidos e na #nglaterra, sendo not0eis, entre outras caracter/sticas, a concentrao industrial em So %aulo e a forte desigualdade de renda mantida ao longo do tempo. $utra caracter/stica da industrialiEao <rasileira foi3 a5 a fraca inter0eno estatal, dando2se preferncia ?s foras de mercado, @ue definem os produtos e as t7cnicas por sua conta. <5 a presena de pol/ticas pP<licas 0oltadas para a supresso das desigualdades sociais e regionais, e desconcentrao t7cnica. c5 o uso de t7cnicas produti0as intensi0as em mo de o<ra @ualificada e produo limpa em relao aos pa/ses com indPstria pesada. d5 a presena constante de ino0aes tecnolDgicas resultantes dos gastos das empresas pri0adas em pes@uisa e em desen0ol0imento de no0os produtos. e5 a su<stituio de importaes e a introduo de cadeias comple.as para a produo de mat7rias2primas e de <ens intermedirios. ,M - 'ENEM+ As cidades no so entidades isoladas, mas interagem entre si e articulam2se de maneira cada 0eE mais comple.a ? medida @ue as funes ur<anas e as ati0idades econOmicas se di0ersificam e sua populao cresce. #ntensificam2se os flu.os de informao, pessoas, capital, mercadorias e ser0ios @ue ligam as cidades em redes ur<anas. So<re esse processo de comple.ificao dos espaos ur<anos 7 correto afirmar @ue3 a5 a centralidade ur<ana das pe@uenas cidades 7 funo da sua capacidade de captar o e.cedente agr/cola das reas circundantes e mant2lo em seus esta<elecimentos comerciais. <5 as grandes redes de supermercados organiEam redes ur<anas, pois seus es@uemas de distri<uio atacadista e 0are9ista circulam pelas cidades e fortalecem sua centralidade. c5 as capitais nacionais so sempre as grandes metrDpoles, pois concentram o poder de gesto so<re o territDrio de um pa/s, al7m de e.portarem <ens e ser0ios. d5 o desen0ol0imento das t7cnicas de comunicao, transporte e gesto permitiu a formao de redes ur<anas regionais e nacionais articuladas a redes internacionais e cidades glo<ais. e5 a descentraliEao das ati0idades e ser0ios para cidades menores ocasiona perda de poder econOmico e pol/tico das cidades 1egemOnicas das redes ur<anas.

JM

,, - 'ENEM+ Al7m dos inPmeros eletrodom7sticos e <ens eletrOnicos, o automD0el produEido pela indPstria fordista promo0eu, a partir dos anos SI, mudanas significati0as no modo de 0ida dos consumidores e tam<7m na 1a<itao e nas cidades. Com a massificao do consumo dos <ens modernos, dos eletroeletrOnicos e tam<7m do automD0el, mudaram radicalmente o modo de 0ida, os 0alores, a cultura e o con9unto do am<iente constru/do. (a ocupao do solo ur<ano at7 o interior da moradia, a transformao foi profunda.

A"#CAT$, E. Ur&a0ism# 0a p.ri!.ria d# mu0d# 2l#&ali>ad#1 m.tr/p#l.s &rasil.iras . (ispon/0el em3 1ttp3>>\\\.scielo.<r. Acesso em3 ,= ago. =IIG 4adaptado5.

&ma das conse@uncias das ino0aes tecnolDgicas das Pltimas d7cadas, @ue determinaram diferentes formas de uso e ocupao do espao geogrfico, 7 a instituio das c1amadas cidades glo<ais, @ue se caracteriEam por3 a5 possu/rem o mesmo n/0el de influncia no cenrio mundial. <5 fortalecerem os laos de cidadania e solidariedade entre os mem<ros das di0ersas comunidades. c5 constitu/rem um passo importante para a diminuio das desigualdades sociais causadas pela polariEao social e pela segregao ur<ana. d5 terem sido diretamente impactadas pelo processo de internacionaliEao da economia, desencadeado a partir do final dos anos ,GNI. e5 terem sua origem diretamente relacionadas ao processo de coloniEao ocidental do s7culo 8#8. ,4 - 'ENEM+ (ados do Censo -rasileiro =III mostram @ue, na Pltima d7cada, o nPmero de fa0elas tem crescido considera0elmente, com significati0a alterao na sua distri<uio pelas regies do %a/s. Considerando a dinRmica migratDria do per/odo, pode2se afirmar @ue esse processo est relacionado3 a5 ao decl/nio acentuado da industrialiEao no Sudeste, @ue deslocou grandes parcelas da populao ur<ana para outras regies do pa/s. <5 ? ampliao do nPmero de Eonas francas de com7rcio em grandes metrDpoles, o @ue atraiu a populao rural para essas reas. c5 ao deslocamento das correntes migratDrias rurais para os cintures 0erdes criados em torno dos centros ur<anos. d5 ? instalao, na "egio Nordeste, de inPmeras empresas de alta tecnologia, atraindo de 0olta a populao @ue migrara para o Sudeste. e5 ? mudana no destino das correntes migratDrias, @ue passaram a <uscar as cidades de m7dio e grande portes, al7m de So %aulo e "io de :aneiro. ,= - 'ENEM+ Na imagem do in/cio do s7culo 88, identifica2se um modelo produti0o cu9a forma

de organiEao fa<ril <asea0a2se na4o53

a5 autonomia do produtor direto. <5 adoo da di0iso se.ual do tra<al1o. c5 e.plorao do tra<al1o repetiti0o. d5 utiliEao de empregados @ualificados. e5 incenti0o ? criati0idade dos funcionrios.

JJ

,? - 'ENEM+ A soma do tempo gasto por todos os na0ios de carga na espera para atracar no

porto de Santos 7 igual a ,, anos 6 isso, contanto somente o inter0alo de 9aneiro a outu<ro de =I,,. $ pro<lema no foi registrado somente neste ano. (esde =IIL a perda de tempo supera uma d7cada.
Fol1a de S. %aulo, =S deE. =I,, 4adaptado5.

A situao descrita gera conse@uncias em cadeia, tanto para a produo @uanto para o transporte. No @ue se refere ? territorialiEao da produo no -rasil contemporRneo, uma dessas conse@uncias 7 a a5 realocao das e.portaes para o modal a7reo em funo da rapideE. <5 disperso dos ser0ios financeiros em funo da <usca de no0os pontos de importao. !5 reduo da e.portao de gneros agr/colas em funo da dificuldade para o escoamento. d5 prioriEao do com7rcio com pa/ses 0iEin1os em funo da e.istncia de fronteiras terrestres. e5 estagnao da indPstria de alta tecnologia em funo da concentrao de in0estimentos na infraestrutura de circulao.
,E - 'ENEM+ Na c1arge faE2se referncia a uma modificao produti0a ocorrida na agricultura.

&ma contradio presente no espao rural <rasileiro deri0ada dessa modificao produti0a est presente em3

a5 E.panso das terras agricult0eis, com manuteno de desigualdades sociais. <5 oderniEao t7cnica do territDrio, com reduo do n/0el de emprego formal. c5 !aloriEao de ati0idades de su<sistncia, com reduo da produti0idade da terra. d5 (esen0ol0imento de nPcleos policultores, com ampliao da concentrao fundiria. e5 el1ora da @ualidade dos produtos, com retrao na e.portao de produtos primrios.
,F - 'ENEM+ A partir dos anos NI, impe2se um mo0imento de desconcentrao da produo

industrial, uma das manifestaes do desdo<ramento da di0iso territorial do tra<al1o no -rasil. A produo industrial torna2se mais comple.a, estendendo2se, so<retudo, para no0as reas do Sul e para alguns pontos do Centro2$este, do Nordeste e do Norte.
SANT$S, .F S#'!E#"A, . '. $ -rasil3 territDrio e sociedade no in/cio do s7culo 88#. "io de :aneiro3 "ecord, =II= 4fragmento5.

JS

&m fator geogrfico @ue contri<ui para o tipo de alterao da configurao territorial descrito no te.to 73 a5 $<solescncia dos portos. <5 EstatiEao de empresas. c5 Eliminao de incenti0os fiscais. d5 Ampliao de pol/ticas protecionistas. e5 (esen0ol0imento dos meios de comunicao. Supon1a @ue 0oc se9a um consultor e foi contratado para assessorar a implantao de uma matriE energ7tica em um pe@ueno pa/s com as seguintes caracter/sticas3 regio plana, c1u0osa e com 0entos constantes, dispondo de poucos recursos 1/dricos e sem reser0atDrios de com<ust/0eis fDsseis. (e acordo com as caracter/sticas desse pa/s, a matriE energ7tica de menor impacto e risco am<ientais 7 a <aseada na energia a5 dos <iocom<ust/0eis, pois tem menos impacto am<iental e maior disponi<ilidade. <5 solar, pelo seu <ai.o custo e pelas caracter/sticas do pa/s fa0or0eis ? sua implantao. c5 nuclear, por ter menos risco am<iental a ser ade@uadeada a locais com menor e.tenso territorial, d5 1idrulica, de0ido ao rele0o, ? e.tenso territorial do pa/s e aos recursos naturais dispon/0eis. e5 eDlica, pelas caracter/sticas do pa/s e por no gerar gases do efeito estufa nem res/duos de operao.
,H - 'ENEM+ ,& 4% =. ?d Ed F. H% GA5ARITO S% T. ,Md ,,d ,4. ,=% ,?% ,Ea ,F. ,H.

Asp.%t#s l#%a%i#0ais AULA = E-p#si)*# T./ri%a


Espao geogrfico, translao, orientao, coordenadas geogrficas, fusos 1orrios, cartografia e regionaliEao I ES(ABO GEOGR7FICO Estudar geograficamente o mundo, no todo ou em parte, "uscar entender como e por que as paisagens U se(am elas quais forem U apresentam as caracter'sticas que o"servamos. 8u se(a, o que se "usca o entendimento do espao geogrfico, que, dessa forma, deve ser entendido como algo que inclui no s. aquilo que vemos -paisagem/, mas tam"m os fatores determinantes da apar+ncia. A Jeografia a ci+ncia do espao. Ela tem como o"(eto de estudo a organiDao do espao geogrfico, preocupando:se com a paisagem e com a din!mica social que atua na mesma.
1. 'HN$A=ENTO *EEGI=INAEE%

2. 22.

Gugar: local que a paisagem geogrfica se manifesta. *aisagem:apar+ncia do espao geogrfico. *oder ser: *aisagem natural U =.M natureDa: no teve a participao do homem. Ex.: rio, solo. *aisagem cultural U @.M natureDa: teve a ao da sociedade. Ex.: hidreltrica, atividade agr'cola.

222. 2F.

Con igurao territorial: corresponde a lugar com a sua paisagem geogrfica. $inYmica social: tra"alho realiDado pela sociedade, na organiDao do espao geogrfico, atravs da produo, circulao -consumo/ e idias. F. Espao geogr ico: configurao territorial V din!mica social.

JL

TerritSrio U o termo territSrio refere:se a superf'cie terrestre de um Estado, se(a ele so"erano ou no. W definido como o espao f'sico so"re o qual o Estado exerce seu poder so"erano, F22. Eegio 0 5ma regio pode ser qualquer rea geogrfica que forme uma unidade distinta em virtude de determinadas caracter'sticas F222. 3. Elementos @ue organi?am o espao geogrgico *EO$HO: diD respeito a todos os modos de produDir os o"(etos em uma sociedade. Ex.: f"ricas, oficinas, reas agr'colas etc. CIECHGAO CCON%H=O<: diD respeito a todos os meios por onde todas as atividades envolvidas na din!mica social se comunicam. Ex.: estradas, ruas, lo(as, "ancos, rodovias etc. I$ZIA% :diD respeito ao con(unto de pensamentos e de regras que, aceitos pela maioria das pessoas, possi"ilitam o relacionamento existente entre elas. Ex.: escolas, teatros, 3Fs, universidades etc. 4. Espao geogrfico: produto hist.rico:social 8 espao geogrfico se relaciona, portanto, diretamente com a hist.ria da humanidade. 1om o passar do tempo as sociedades se transformam porque o que vemos -paisagem/ e o que determina o que vemos -a din!mica social, o tra"alho/ tam"m foram transformados. II. I=*GICA[E% $O =O)I=ENTO $E TEAN%GAO $A TEEEA
Esta)es do ano -t+m como causas: movimento de translao e a inclinao do eixo terrestre da 3erra/.

F2.

(.l# %al.0d3ri# t#d#s #s lu2ar.s d# HN . HS tRm as ? .sta)L.s d# a0# 6. a%#rd# %#m as %ara%t.rKsti%as apr.s.0tadas as .sta)L.s d# a0# s*#1 primav.ra '!ri#X%al#r+ v.r*# '%al#r+ #ut#0# '%al#rX!ri#+ i0v.r0# '!ri#+ N.m t#d#s #s lu2ar.s d# 2l#&# t.m as ? .sta)L.s &.m d.!i0idas
Mal definidas A b `onas +laciais ou %olares C b `ona Tropical Bem definidas B = Zona Temperada

Ano "issexto: com GBB dias, ocorrendo de 4 x 4 anos. W para compensar a diferena de B% entre o ano astron,mico -GB& dias e B%/ e o ano civil -GB& dias/. 6esigual distri"uio de luDXcalor e de durao entre os dias e as noites, exceto no Equador. 4ovimento aparente anual do 0ol -ecl'ptica/ NOTA $O *EO'E%%OE: 1uidadoYYYY Existe o movimento aparente anual do sol, causado pela translao terrestre. *orm, tem ainda o movimento aparente dirio do sol, provocado pela rotao terrestre: onde o sol nasce ao leste e se

JN

p)e ao oeste, estando #s =@ horas no ponto mais alto acima da tua ca"ea -se estiver perpendicular chamado de posio de D+nite/ 0ucesso dos equin.cios e solst'cio: : Equin.cios : 0ol perpendicular ao Equador. -@=XG ou @GX>/ %E Q %0 6QE 2n'cio: : *rimavera : 8utono

: 0olst'cios : 0ol perpendicular a um dos tr.picos. -@=XB ou @=X=@/ %E %0 6E 2n'cio: : Fero -V/ iluminado : 6E : 2nverno - : / iluminado U E6

Torrio de /ero a/ Condio para ser usado: nos per'odos que a durao do dia ( est "em maior do que a noite -ou se(a, o 0ol est nascendo mais cedo e se pondo mais tarde/. 6eve:se usar o horrio de vero nos lugares que tem uma "oa variao na durao do fotoper'odo-per'odo de iluminao/. "/ *rocedimento: adianta:se o rel.gio em = hora. c/ No de/e ser usado: nas proximidades do Equador, onde a durao do dia aproximadamente igual a da noite. Ex.: regi)es Eorte e Eordeste do Prasil U no horrio de vero "rasileiro @ ==: @ =@ a Pahia pediu para ser inclu'da. d/ No "rasil: tem t&rmino: em fevereiro, antes do equin.cio de @=XG. tem in+cio: normalmente em outu"ro, depois do equin.cio de @GX>

JH

e/ 8 mais importante no horrio de vero a economia de energia nos momentos de pico -entre as =L e @ %/, pois alivia o sistema e aumenta a margem de segurana. III. OEIENTAO 1< CHI$A$O CO= O EE'EEENCIAG A$OTA$O: o Zual a localiDao do ponto RPS em relao ao RAS[[[ 8 referencial ponto RAS. Assim, faa a rosa:dos:ventos em cima dele. Eesposta: 8 ponto RPS est a noroeste -E\/ de RAS.

3<

5*% C%istema de *osicionamento 5lo.al<: 5tiliDa para a orientao uma rede de satlites artificiais, determinando direo, altitude e coordenadas geogrficas -latitude e longitude/ I). COOE$ENA$A% 5EO5EW'ICA% 0ervem para determinar a nossa posio geogrfica em relao ao Equador -latitude U paralelos/ e ao meridiano de JreenIich -longitude U meridianos/. a/ *AEAGEGO% E GATITH$E 8s paralelos determinam a latitude -dist!ncia em graus, em relao ao Equador/. =. 8s paralelos so c'rculos menores: dividem a 3erra em partes desiguais. @. A latitude pode ser: Eorte -CE/, nula - KC Q Equador/ ou 0ul -C0/. G. Fariao da latitude: KC -Equador/ at > K CE -*.lo Eorte/ ou > K C0 -*.lo 0ul/. 4. 8s principais paralelos -tr.picos e c'rculos polares/ delimitam as Donas trmicas -polares, temperadas e tropical/. &. Existem infinitos paralelos. .< =eridianos e longitude =. 8s meridianos determinam a longitude -dist!ncia em graus, em relao a JreenIich/. @. 8s meridianos so c'rculos maiores: dividem a 3erra em partes iguais. G. A longitude pode ser: 8este -CE\/, nula - K CE Q JreenIich/ e Ceste -CEE/. 4. Fariao da longitude: ]CE -JreenIich/ at =L K -C26: Cinha 2nternacional da 6ata/. &. 6eterminam os fusos horrios da 3erra. B. 8s principais meridianos so: JreenIich e Cinha internacional da 6ata. A. 8 meridiano de =L K -C26/ comum aos dois hemisfrios, assim como o de K -JreenIich/. 8s hemisfrios 8este e Ceste comeam em JreenIich e terminam na C26. L. Existem infinitos meridianos. c<Gatitude \ longitude ] coordenadas geogr icas Exemplo =:
%$NT$S A C C$$"(ENA(AS +E$+"XF#CAS JIn'N e LIn'NE In' e In'N MIn'S E SIn'N\

Exemplo @:

JG

%$NT$S A -

C$$"(ENA(AS +E$+"XF#CAS ,Sn'S e MIn'NE ,,n'S e MN,Sn'NE

< FUSOS HOR7RIOS I+ , fuso b ,Sn b ,1 dim inui aumenta II+ $este leste Q$"A III+ Fuso de referncia3 +reen\ic1 4In 'N5 6 1ora de 'ondres 4+ T5 I<+ '#( 4'in1a #nternacional da (ata ou antimeridiano de +reen\ic1 6 ,HIn 2 'N5 No $ceano %ac/fico 6 sofre des0ios para no passar em locais 1a<itados.

E+ Muda0)as 0#s !us#s d# 5rasil $ -rasil dei.ou de ter J fusos e passou a ter trs. $ J[ fuso 4NS['Ne5 desapareceu. Agora ficou assim3
JS MI ' Ne ' Ne "egies3 #l1as NE2SE2SF $ceRnicas %A, T$, +$, A% M[ F&S$ =[ F&S$ ,[ F&S$ F&S$S ($ -"AS#' LI 'Ne T, S, "$, "", AC, A ,S 'Ne I['N

udanas3 $ A ficou somente no Mn fusoF o %A ficou sD no =n fusoF o AC foi para o Mn fusoF o Jn fuso foi e.tinto.

<I Cart#2ra!ia ,+ Es%alas %art#2r3!i%as #5 A @uesto de +eografia so<re escala cartogrfica so resol0idas diretamente atra07s do significado dela. Escala b Tamanho no terreno (cm)
Tamanho no mapa (cm)

Numerador (enomidor

II+ L.itura d. d. uma .s%ala 0umWri%a ,3 ,II.III , cm no mapa e@ui0ale a ,II.III cm no real. III+ L.itura d. uma .s%ala 2r3!i%a I ,I =I MI fm , cm no mapa e@ui0ale a ,I fm no real.

I<+ R.la)*# d.0#mi0ad#r .s%ala riQu.>a d. d.tal".s

SI

4+ (r#G.)L.s %art#2r3!i%as a+ 6EFORMABCO 6E UMA (RONEBCO "epresentao de uma superf/cie esf7rica 4a Terra5 em uma plana 4o mapa5. Toda pro9eo cartogrfica tem deformaes na forma 4configurao5 e>ou na distRncia e>ou nas reas. Ca<e o cartDgrafo escol1er o tipo de pro9eo @ue mel1or atenda aos o<9eti0os do mapa. As opes so de M tipos3 e@Uidistante3 no deforma a distRnciaF e@ui0alente3 no deforma a rea. 4e..3 pro9eo cil/ndrica de Arno %eters5F conforme3 no deforma a forma 4E..3 pro9eo cil/ndrica de ercator5. &+ (RINCI(AIS TI(OS 6E (RONEBJES1

NOTA $O *EO'E%%OE3 A pro9eo aEimutal 7 muito usada em situaes @ue re0elam o poder geopol/tico.

S,

ATENBCO1 A (ERIFERIA 6A ONU $ mundo 7 0isto na <andeira da $N& por meio de uma pro9eo aEimutal polar. Como no est centrada em nen1um pa/s, mas no %Dlo Norte, onde sD 1 gelo, tenta transmitir a id7ia de @ue a entidade 7 neutra e representa os interesses de todos os seus pa/ses mem<ros. %or7m, na prtica, sa<emos @ue @uem manda na $N& so os cinco mem<ros permanentes do Consel1o de Segurana3 os Estados &nidos, o "eino &nido, a Frana, a "Pssia e a C1ina. Coincidentemente, esses pa/ses esto mais prD.imos do centro da pro9eo polar do @ue, por e.emplo, os pa/ses su<desen0ol0idos, localiEados na periferia do mapa. Ser essa representao, s/m<olo da $N&, uma alegoria das relaes do poder no mundoY %+ AS (RONEBJES CILDN6RICAS MAIS FAMOSAS SCO AS 6E MERCATOR E ARNO (ETERS

*lanis &rio de =ercator


I+ sW%ul# P<I ',EFT+Y II+ m#m.0t# "ist/ri%#1 2ra0d.s 0av.2a)L.s supr.ma%ia .ur#pWiaY III+ pr#G.)*#1 %ilK0dri%a %#0!#rm.Y I<+ !#rma d#s %#0ti0.0t.s1 %#0s.rvadaY <+ 3r.a d#s %#0ti0.0t.s1 d.!#rmadaY <I+ .s%ala1 d.p.0d. da latitud.Y <II+pla0is!Wri#1 d# .ur#%.0trism#Y <III+ t.0dR0%ia1 d.si2ualdad.s .0tr. #s paKs.s . I+ II+

*lanis &rio de *eters


sW%ul# PP ',TH=+Y m#m.0t# "ist/ri%#1 %rKti%a a# %#l#0ialism# . pr#%.ss# d. d.s%#l#0i>a)*#Y III+ pr#G.)*#1 %ilK0dri%a .Quival.0t.Y I<+ !#rma d#s %#0ti0.0t.s1 d.!#rmadaY <+ 3r.a d#s %#0ti0.0t.s1 %#0s.rvadaY I<+ .s%ala1 0i%aY <II+ pla0is!Wri#1 d# t.r%.ir#-mu0dism#Y <III+ t.0dR0%ia1 i2ualdad. .0tr. #s paKs.s

=+ Curvas d. 0Kv.l ,. So lin1as @ue unem pontos de mesma altitude do rele0o. =. So e@Uidistantes. M. T7cnica utiliEada para realiEar culti0o em reas montan1osas, e0itando a eroso acentuada do solo.

S=

(ecli0idad (istRncia entre as e do cur0as de n/0el terreno aior enor enor aior Taman1o c/rculo enor aior do

Altitude aior enor

E8CE)c$3 rea de depresso

?+

S.0s#riam.0t# r.m#t# C um recurso t7cnico para ampliar os sentidos naturais do 1omem, ou se9a, 7 um dispositi0o ou e@uipamentos3 cRmaras fotogrficas 49 e.istem cRmaras a7reas 6 aerofotogrametria5, radares, sat7lites etc., @ue capta e registra so< a forma de imagens, a energia refletida ou transmitida pelas reas, acidentes, o<9etos e acontecimentos do meio am<iente ou artificial. Facilitou a ela<ora de mapas. C utiliEado para faEer3 pre0iso do tempo, deslocamento de furaco, o uso do solo ur<ano ou rural 4Ptil no plane9amento de inter0eno no espao geogrfico5 , desmatamento de florestas 4Ptil para orientar a ao go0ernamental5, os incndios florestais, a e.panso ur<ana , a poluio das guas etc. A+eoprocessamento 7 a tecnologia @ue a<range o con9unto de procedimentos de entrada, manipulao, armaEenamento e anlise de dados espacialmente referenciados. $ geoprocessamento permite analisar esses elementos separadamente ou em con9unto para ela<orar mapas, plane9ar inter0enes numa determinada rea ou monitorar @ual@uer modificao na paisagem, como nos casos de de0astao de florestas, @ueimadas, poluio de rios, determinao da e.tenso de reas alagadas por enc1entes etc. : Jeo:referencimento uma situao em que uma entidade geogrfica referenciada espacialmente ao terreno por meio de sua localiDao, utiliDando:se para tal um sistema de coordenadas conhecidoS. 1oncluso: As tcnicas so desenvolvidas por computadores e por sistemas de processamento e anlise de dados espaciais. : 8 02J -0istema de 2nformao Jeogrfica/ um deles, usando o geoprocessamento e o geo: referenciamento. <II REGIONALIAABCO 6O 5RASIL

SM

I+ I5GE
Consideraes Crit7rios %redominRncia dos elementos (elimitao das di0isas das macrorregies (i0iso aran1o Caracter/sticas %ol/tico 6 administrati0os Naturais 4f/sicos5, demogrficos 4sociais5 e econOmicos $<edece aos limites estaduais, pois cada Estado sD pode ficar em uma Pnica macrorregio S macrorregies3 Norte, Nordeste, Sudeste, Sul e Centro2$este Estado integralmente da macrorregio Nordeste

II+ G.#.%#0Zmi%a
ConsideraUes Crit7rio (elimitao das di0isas dos comple.os regionais (i0iso aran1o (#!#Sc$ "E+#$NA' +E$EC$No #CA Caracter+sticas +eoeconOmicos No o<edece aos limites estaduais, pois um Estado pode ficar em mais de comple.o regional M comple.os regionais3 AmaEOnia, Nordeste e Centro2Sul Est no Comple.o "egional do Nordeste e no Comple.o "egional da AmaEOnia 4predominantemente5

SJ

III+ (i0iso regional em @uatro -rasis 4 ilton Santos e aria 'aura Sil0eira53 di0ide o -rasil em @uatro regies 4amaEOnia, nordeste, centro2oeste e concentrada5, atra07s de crit7rios t7cnico2 cient/ficosIinformacional. "egio AmaEOnica3 A 6 %A 6 "$ 6 "" 6 A% 6 AC "egio Nordeste3 A 6 %# 6 CE 6 "N 6 %- 6 %E 6 A' 6 SE 6 -A "egio Centro2oeste3 +$ 6 T$ 6 T 6 S 6 (F "egio Concentrada3 + 6 ES 6 ": 6 S% 4sudeste5 e "S 6 SC 6 %" 4sul5. OS =>UATRO 8RASIS?

I<+ $ #(Q foi criado para medir o n/0el de desen0ol0imento 1umano nos pa/ses a partir de M indicadores3 esperana de 0ida ao nascer, representando uma 0ida longa e saud0elF n/0el educacional 4fre@Uncia escolar e analfa<etismo5, representando o con1ecimentoF renda 4produto interno <ruto per capita em paridade do poder de compra5, representando um padro de 0ida decente. $ /ndice 0aria de Eero 4nen1um desen0ol0imento 1umano5 a , 4desen0ol0imento 1umano total5. %a/ses com #(Q at7 I,JGG tem desen0ol0imento considerado <ai.oF entre I,SII e I,NGG so m7dios e com maior @ue I,HII tm desen0ol0imento 1umano considerado alto.

Ga&aritadas '(RESENTES EM EPAMES 6O ENEM-MEC+


,'ENEM+ 'eia3 8 meu lugar, sorriso paD e praDer, o seu nome doce diDer, 4adureira, l, lai. 4adureira, l, lai. Em cada esquina um pagode um "ar, em 4adureira. 2mprio e *ortela tam"m so de l, Em 4adureira.

SS

E no 4ercado voc+ pode comprar, por uma pechincha voc+ vai levar, um dengo, um sonho pra quem sonhar,. Em 4adureira.
4 eu 'ugar. C"&`, Arlindo5

A anlise do trec1o da cano indica um tipo de interao entre o indi0/duo e o espao. Essa interao e.pl/cita na cano e.pressa um processo de3 a5 autossegregao espacial <5 e.cluso sociocultural c5 1omogeneiEao cultural d5 e.panso ur<ana e5 pertencimento ao espao 4 - 'ENEM+ Analise3

CiR0%ia H#G., 0.S, nn =N, deE. ,GHL. Encarte.

$s @uadrin1os mostram, por meio da pro9eo da som<ra da r0ore e do menino, a se@uencia de per/odos do dia3 matutino, meio2dia e 0espetino, @ue 7 determinada3 a5 pela posio 0ertical da r0ore e do menino. <5 pela posio do menino em relao ? r0ore. c5 %elo mi0imento aparente do Sol em torno da Terra. d5 %elo fuso 1orrio espec/fico de cada ponto da superf/cie da Terra. e5 %ela estao do ano, sendo @ue no in0erno os dias so mais curtos @ue o 0ero. = - 'ENEM+ Entre outu<ro e fe0ereiro, a cada ano, em alguns estados das regies Sul, Sudeste e Centro2$este, os relDgios permanecem adiantados em uma 1ora, passando a 0igorar o c1amado horrio de vero. Essa medida, @ue se repete todos os anos, 0isa3 a5 promo0er a economia de energia, permitindo um mel1or apro0eitamento do per/odo de iluminao natural do dia, @ue 7 maior nessa 7poca do ano. <5 diminuir o consumo de energia em todas as 1oras do dia, propiciando uma mel1or distri<uio da demanda entre o per/odo da man1 e da tarde. c5 ade@uar o sistema de a<astecimento das <arragens 1idrel7tricas ao regime de c1u0as, a<undantes nessa 7poca do ano nas regies @ue adotam esse 1orrio. d5 incenti0ar o turismo, permitindo um mel1or apro0eitamento do per/odo da tarde, 1orrio em @ue os <ares e restaurantes so mais fre@Uentados. e5 responder a uma e.igncia das indPstrias, possi<ilitando @ue elas realiEem um mel1or escalonamento das f7rias de seus funcionrios. ? - 'ENEM+R1asa que no entra sol, entra mdico.S Esse antigo ditado refora a importRncia de, ao construirmos casas, darmos orientaes ade@uadas aos dormitDrios, de forma a garantir o m.imo conforto t7rmico e salu<ridade. Assim, confrontando casas constru/das em 'is<oa 4ao norte do TrDpico de CRncer5 e em Curiti<a 4ao sul do TrDpico de CapricDrnio5, para 2ara0tir a 0.%.ss3ria lu> d# s#l, as 9anelas dos @uartos 0*# de0em estar 0oltadas, respecti0amente, para os pontos cardeais3 a5 norte>sul. <5 sul>norte.

SL

c5 leste>oeste. d5 oeste>leste. e5 oeste>oeste. E'ENEM+ 'eia o te.to a<ai.o. 8 (ardim de caminhos que se "ifurcam: -.../ 5ma l!mpada aclarava a plataforma, mas os rostos dos meninos ficavam na som"ra. 5m me perguntou: 8 senhor vai # casa do dr. 0thephen Al"ert[ 0em aguardar resposta, outro disse: A casa fica longe daqui, mas o senhor no se perder se tomar esse caminho # esquerda e se em cada encruDilhada do caminho do"rar # esquerda.
4Adaptado. -$"+ES, :. $ic)es. "io de :aneiro3 +lo<o, ,GG. p. L.5

Wuanto ? cena descrita acima, considere @ue3 #. o Sol nasce ? direita dos meninosF ##. o sen1or seguiu o consel1o dos meninos, tendo encontrado duas encruEil1adas at7 a casa. Conclui2se @ue o sen1or camin1ou, respecti0amente, nos sentidos3 a5 oeste, sul e lesteF <5 leste, sul e oesteF c5 oeste, norte e lesteF d5 leste, norte e oesteF e5 leste, norte e sul. F - 'ENEM+ *ensando nas correntes e prestes entrar no "rao que deriva da 1orrente do Jolfo para o norte, lem"rei:me de um vidro de caf sol7vel vaDio. 1oloquei no vidro uma nota cheia de Deros, uma "ola cor rosa:choque. Anotei a posio e data: Catitude 4>K4>^E, Congitude @GK4>^\. 3ampei e (oguei na gua. Eunca imaginei que rece"eria uma carta com a foto de um menino noruegu+s, segurando a "olinha e a estranha nota. j'#Nj, A. (arati1 .0tr. d#is p#l#s. So %aulo3 Compan1ia das 'etras, ,GGH 4adaptado5. No te.to, o autor anota sua coordenada geogrfica, @ue 73 a5 a relao @ue se esta<elece entre as distRncias representadas no mapa e as distRncias reais da superf/cie cartografada. <5 o registro de @ue os paralelos so 0erticais e con0ergem para os polos, e os meridianos so c/rculos imaginrios, 1oriEontais e es@uidistantes. c5 a informao de um con9unto de lin1as imaginrias @ue permitem localiEar um ponto ou acidente geogrfico na superf/cie terrestre. d5 a latitude como distRncia em graus entre um ponto e o eridiano de +reen\ic1, e a longitude como a distRncia em graus entre um ponto e o E@uador. e5 a forma de pro9eo cartogrfica, usado para na0egao, onde os meridianos e paralelos distorcem a superf/cie do planeta. H - 'ENEM+ As cidades de Wuito e Cingapura encontram2se prD.imas ? lin1a do e@uador e em pontos diametralmente opostos no glo<o terrestre. Considerando o raio da Terra igual a LMNI fm, pode2se afirmar @ue um a0io saindo de Wuito, 0oando em m7dia HII fm>1, descontando as paradas de escala, c1ega a Cingapura em apro.imadamente a5 ,L 1oras. <5 =I 1oras. c5 =S 1oras. d5 M= 1oras. e5 ML 1oras. S - 'ENEM+ $ sistema de fusos 1orrios foi proposto na Conferncia #nternacional do eridiano, realiEada em eas1ington, em ,HHJ. Cada fuso corresponde a uma fai.a de ,Sn entre dois meridianos. $ meridiano de +reen\ic1 foi escol1ido para ser a lin1a mediana do fuso Eero. %assando2se um meridiano pela lin1a mediana de cada fuso, enumeram2se ,= fusos para leste e ,= fusos para oeste do fuso Eero, o<tendo2se, assim, os =J fusos e o sistema de Eonas de 1oras. %ara cada fuso a leste do fuso Eero, soma2se , 1ora, e, para cada fuso a oeste do fuso Eero, su<trai2se , 1ora. A partir da 'ei n.[ ,,.LL=>=IIH, o -rasil, @ue fica a oeste de +reen\ic1 e tin1a @uatro fusos, passa a ter somente M fusos 1orrios. Em relao ao fuso Eero, o -rasil a<range os fusos =, M e J. %or e.emplo, Fernando de Noron1a est no fuso =, o estado do Amap est no fuso M e o Acre, no fuso J.

SN

A cidade de %e@uim, @ue sediou os 88#8 :ogos $l/mpicos de !ero, fica a leste de +reen\ic1, no fuso H. Considerando2se @ue a cerimOnia de a<ertura dos 9ogos ten1a ocorrido ?s =I 1 H min, no 1orrio de %e@uim, do dia H de agosto de =IIH, a @ue 1oras os <rasileiros @ue moram no estado do Amap de0em ter ligado seus tele0isores para assistir ao in/cio da cerimOnia de a<erturaY a5 G 1 H min, do dia H de agosto. <5 ,= 1 H min, do dia H de agosto. c5 ,S 1 H min, do dia H de agosto. d5 , 1 H min, do dia G de agosto. e5 J 1 H min, do dia G de agosto. T - 'ENEM+ Sa<e2se @ue a distRncia real, em lin1a reta, de uma cidade A, localiEada no estado de So %aulo, a uma cidade -, localiEada no estado de Alagoas, 7 igual a = III fm. &m estudante, ao analisar um mapa, 0erificou com sua r7gua @ue a distRncia entre essas duas cidades, A e -, era H cm. $s dados nos indicam @ue o mapa o<ser0ado pelo estudante est na escala de a5 , 3 =SI. <5 , 3 = SII. c5 , 3 =S III. d5 , 3 =SI III. e5 , 3 =S III III. ,M - 'ENEM+ &m determinado munic/pio, representado na planta a<ai.o, di0idido em regies de A a #, com altitudes de terrenos indicadas por cur0as de n/0el, precisa decidir pela localiEao das seguintes o<ras3 ,. instalao de um par@ue industrial. =. instalao de uma torre de transmisso e recepo. Considerando impacto am<iental e ade@uao, as regies onde de0eriam ser, de preferncia, instaladas indPstrias e torre, so, respecti0amente3

a5 <5 c5 d5 e5

E e +. Q e A. # e E. - e #. # e F.

,, - 'ENEM+ E.istem diferentes formas de representao plana da superf/cie da Terra 4planisf7rio5. $s planisf7rios de ercator e de %eters so atualmente os mais utiliEados. Apesar de usarem pro9ees, respecti0amente, conforme e e@ui0alente, am<as utiliEam como <ase da pro9eo o modelo3

SH

,4 - 'ENEM+ &m leitor encontra o seguinte anPncio entre os classificados de um 9ornal3 #nteressado no terreno, o leitor 0ai ao endereo indicado e, l c1egando, o<ser0a um painel com a planta a seguir, onde esta0am destacados os terrenos ainda no 0endidos, numerados de # a !3

Considerando as informaes do 9ornal, 7 poss/0el afirmar @ue o terreno anunciado 7 o a5 #. <5 ##. c5 ###. d5 #!. e5 !. ,=-'ENEM+ %ortadora de memDria, a paisagem a9uda a construir os sentimentos de

pertencimentoF ela cria uma atmosfera @ue con07m aos momentos fortes da 0ida, ?s festas, ?s comemoraes. No te.to, 7 apresentada uma forma de integrao da paisagem geogrfica com a 0ida social. Nesse sentido, a paisagem, al7m de e.istir como forma concreta, apresenta uma dimenso a5 pol/tica de apropriao efeti0a do espao. <5 econOmica de uso de recursos do espao. c5 pri0ada de limitao so<re a utiliEao do espao. d5 natural de composio por elementos f/sicos do espao. e5 sim<Dlica de relao su<9eti0a do indi0/duo com o espao.
,. 4% =a ?a Ea F% Ga&arit# H% Sa T. ,M% ,,% ,4 d ,= .

GEO(OLDTICA AULAS ? E E E-p#si)*# T./ri%a


!el1a ordem mundial da +uerra Fria, Crise so0i7tica e desintegrao do <loco socialista, no0a ordem mundial4glo<aliEao, neoli<eralismo, regionaliEao, crise do E&"$, C1ina e -"#CS5, terrorismo fundamentalista islRmico, mo0imentos separatistas, prima0era ra<e, @uesto irlandesa, @uesto palestina4:udeus 8 %alestinos5 e atuao do -#"(2F #2$ C.

SG

Introduo D 5eopol+tica 6 utiliEao do poder e da geoestrat7gia para a dominao do espao geogrfico. Em resumo, AEspao 7 %oderB 4"atEel5 D Ordem Internacional ou =undial 0 con9unto de caracter/sticas geopol/tica e econOmicas mundiais re0eladoras de uma situao de e@uil/<rio de poder, em certo momento da 1istDria.

Z5A6;8 *AE8;_4218 68 E03568 6A JE8*8C`321A E 6A 8;6E4 45E62AC

1< 5eopol+tica da 5uerra 'ria As relaes entre os Estados &nidos e a &nio So0i7tica iam se tomando mais tensas. Em ,GJL, o e.2primeiro2ministro <ritRnico einston C1urc1ill, em 0isita aos Estados &nidos, atacou duramente a &"SS, acusando2a de estar dsateliEandod os pa/ses do 'este Europeu so< sua influncia. Num discurso inflamado, conclamou os Estados &nidos a tomar a liderana contra a dtiraniad so0i7tica na Europa e ressaltou @ue a 0erdadeira inteno de oscou era e.pandir sua rea de influncia. Nessa ocasio, foi usada uma e.presso de retDrica @ue se tomou famosa, a dCortina de Ferrod, para designar a fronteira pol/tica e ideolDgica @ue separa0a os pa/ses socialistas e capitalistas na Europa. A <usca pelo aumento de suas Eonas de influncia e a tentati0a de conter o a0ano da potncia antagOnica le0aram o presidente Truman a faEer um discurso ao Congresso americano alegando a necessidade de inter0ir nos diferentes pa/ses, desde @ue o moti0o fosse manter a so<erania e a li<erdade dos po0os su<metidos ou ameaados pela &nio So0i7tica. A partir da/ surgiu a $outrina Truman @ue 9ustifica0a a inter0eno americana diante da necessidade de manter a so<erania e a li<erdade dos po0os su<metidos ou ameaados pela &"SS. $s Estados &nidos assumiram o papel de paladinos da li<erdade, o contraponto do real e totalitrio e.pansionismo so0i7tico. $s dois lados se prepara0am para medir foras, e a corrida armamentista seria um dos maiores parRmetros dessa desenfreada <usca pela 1egemonia mundial. #nicia0a2se nessa 7poca uma guerra no declarada entre as duas superpotncias, con1ecida como 5uerra 'ria, @ue <ipolariEou o mundo e feE com @ue am<as se armassem de uma maneira 9amais igualada na QistDria Ateno: =aiores esclarecimentos do *ro essor 2 No decorrer da Segunda +uerra undial, a &"SS e.pulsou as tropas da Aleman1a do 'este Europeu 4-ulgria, "omnia, Tc1ecoslo0@uia, %olOnia e Qungria4E.cees3 #ugosl0ia e Al<Rnia5 e aca<ou introduEindo o socialismo nesses pa/ses 4Conferncia de aalta3 fe0ereiro>JS5. A Aleman1a foi derrotada e seu territDrio foi ocupado pelas tropas dos pa/ses aliados3 E&A, Frana, +r2-retan1a 4parte ocidental5 e &"SS 4parte oriental5. A Conferncia de %otsdam 49ul1o>JS5 determinou @ue a Aleman1a e a cidade de -erlim ficariam temporariamente di0idida pela presena das tropas dos E&A, Frana, +rT-retan1a e &"SS. Em ,GJN, comea oficialmente a +uerra Fria, @uando os E&A passaram a AprotegerB a +r7cia e Tur@uia de uma pro00el influncia do socialismo so0i7tico. Foi o @ue se c1amou de (outrina Truman3 E&A passaram a controlar o a0ano do socialismo so0i7tico. A doutrina Truman criou o %lano ars1all 4Europa5 e o %lano Colom<o 4Xsia, principalmente para o :apo5 com o o<9eti0o de recuperar as reas arrasadas pela =.; +uerra undial, e0itando, assim, o a0ano do socialismo. O im da guerra ria $ mundo <ipolar comeou a ruir com a @ueda do uro de -erlim, em ,GHG, e desmoronou totalmente com o fim da &nio So0i7tica em ,GG,. Com o desmantelamento dos 0el1os ri0ais, os

LI

Estados &nidos no tin1am mais a @uem com<ater. Esta0a desmontada uma ordem mundial @ue 1a0ia durado @uase cin@Uenta anos. $ mundo atual 7 uma conse@Uncia desse per/odo3 os Estados &nidos assumiram o papel de Pnica superpotncia, os conflitos 7tnicos e nacionais ressurgiram com fora total, e o poder no 7 mais de @uem tem as armas mais poderosas, mas de @uem tem a economia mais forte.

ROTEIRO GERAL DE ESTUDO DA BIPOLARIDADE


(#!#Sc$ (A A'E ANQA 4,GJG5 C$NST"&)c$ ($ &"$ (E -E"'# 4,GL,5

=.; +&E""A &N(#A'

($&T"#NA T"& AN 4,GJN5

#n/cio

%$TqNC#AS3 E&A e &"SS +&E""A F"#A 4,GJN 6 ,GHG5 $"(E &N(#A'3 -ipolar

%$(E" +E$%$'_T#C$3 pol/tico2militar ANTA+$N#S $3 $este 8 'este

%'AN$ A"SQA'' 4,GJN 6 Europa5

%'AN$ C$'$ -$ 4,GS, 6 Xsia5

-#%A"T#)c$ ($ ES%A)$ +E$+"XF#C$ E&"$%E&

(ECA(qNC#A3 das potncias europ7ias (ESC$'$N#`A)c$3 afro2asitica NAC#$NA'#S $3 emancipador

E0itar o a0ano do socialismo. Conter o Aefeito dominDB e faEer um Acordo sanitrioB ao redor da &"SS.

$TAN 8 %ACT$ (E !A"SV!#A

E&"$%A $C#(ENTA'3 capitalista 6 so< a influncia dos E&A C$"T#NA (E FE""$3fronteira ideolDgica @ue separa0a a Europa capitalista . Europa socialista

M.4.E. OU 4.E.E. @ 4OME4ON

E&"$%A $"#ENTA'3 socialista so< a influncia da 3< Crise da HE%% e suas implicaUes &"SS d$ uro de -erlim no desa<ou num sD dia, nem se@uer numa sD estao. A crise na Aleman1a $riental comeou @uatro anos antes dos dramticos acontecimentos de ,GHG, muitos @uilOmetros de distRncia 2 com a perestroiaa e a democratiEao da &"SS. Wuando descontentamento na Aleman1a $riental se transformou num mo0imento de massas, o po0o sa<ia @ue min1a pol/tica de pli<erdade de escol1ap no era sD um slogan pu<licitrio. Sa<ia @ue no se repetiriam os acontecimentos da %rima0era de %raga e os tan@ues do %acto de !arsD0ia no inter0iriam. $s alemes2orientais e.erceram sua li<erdade de escol1a derru<ando o uro de -erlim. Nunca lamentei min1a deciso.d4 if1ail +or<ac1e0, nas comemoraes de deE anos da @ueda do uro de -erlim, N. no0.,GGG.5

5o/erno 5or.atc-e/ C1R;7 0 1RR1< Foi em um per/odo de grandes dificuldades @ue te0e in/cio o go0erno de =i6-ail 5or.atc-e/ 4,GHS5. Ele iniciou a *erestroiaa ou se9a, a reformulao econOmica do pa/s, 0isando introduEir a economia de mercado para aumentar a produti0idade e a competiti0idade. Tam<7m deu in/cio a glasnost : @ue significa transparncia 2 para derru<ar o controle da <urocracia, atra07s da a<ertura pol/tica.
+'ASN$ST A<ertura pol/tica. Criao de 0rios partidos e eleies li0res. A<ertura da imprensa. !olta dos e.ilados pol/ticos 4dissidentes5. 'i<erdades democrticas. %E"EST"$#jA "eestruturao econOmica. !ariao do salrio de acordo com a produti0idade. !isa0a moderniEar a economia ci0il. #n9etou componentes da economia de mercado. Entrada de empresas transnacionais.

L,

!isou derru<ar os entra0es <urocrticos. 'i<ertao dos presos pol/ticos. %ermitiu a prtica do sindicalismo.

%ri0atiEao de empresas estatais. Criao de <olsas de 0alores.

As mudanas defendidas por +or<atc1e0 o<9eti0a0am dinamiEar o desen0ol0imento do pa/s, <uscando igualar seu estgio tecnolDgico e produti0o ao das potncias capitalistas, eliminando, ao mesmo tempo, a lentido administrati0a @ue <arra0a as iniciati0as e.igidas pela populao so0i7tica. ROTEIRO 6E ESTU6O1 CRISE 6A URSS E SUAS IM(LICABJES ':UA6RO SINTOTICO+
=.; +&E""A &N(#A'

+&E""A F"#A

$"(E

&N(#A'3 -#%$'A"

E.cessi0o gastos na economia militar Atraso tecnolDgico na economia ci0il +rande di0ersidade 7tnica $posio dos <urocratas

C"#SE S$!#CT#CA

CA&SAS
+lasnost3 a<ertura pol/tica

&(AN)AS

+$"-ATCQE! 4,GHS5

%erestroifa3 reestruturao econOmica

C"#SE N$ S$C#A'#S $

%$" W&E Nc$ (E"A CE"T$Y

(i0ersidade 7tnica $posio dos <urocratas

&(AN)AS N$ A%A

,GGI3 reunificao alem

Setem<ro>G,3 independncias dos pa/ses <lticos

(eEem<ro>G,3 fragmentao da &"SS

G,>G= 3 fragmentao da #ugosl0ia G=>GM 3 fragmentao da Tc1ecoslo0@uia

E8T#N)c$ 4,GG,5

%acto de !arsD0ia C$ EC$N

W&E(A ($ &"$ (E -E"'# 4,GHG5

C"#A)c$ 4,GG,5

C.E.#.

T"ANS#)c$ ($ 'ESTE E&"$%E&

%assagem do socialismo para o capitalismo

L=

F# (A +&E""A F"#A

Crise sDcio6econOmico6pol/tica em Cu<a (emolio da Cortina de Ferro No0a $rdem undial3 multipolar

4< A No/a Ordem =undial INTRO6UBCO A geopol/tica determina o dom/nio do espao geogrfico atra07s do uso do poder, esta<elecendo um e@uil/<rio de poder 4ordem mundial5. A geopol/tica da +uerra Fria 4,GJN 6 ,GHG5, a 0el1a $rdem undial, pDs 6 =.; +uerra undial, tin1a as seguintes caracter/sticas3
ConsideraUes %oder geopol/tico %otncias $rdem undial Antagonismo Ordem =undial da 5uerra 'ria C1RQ: 0 1R;R< %ol/tico 2 militar E&A 8 &"SS3 corrida armamentista -ipolar %a/ses do $este ou $cidentais 4capitalistas5 8 pa/ses do 'este ou $rientais 4socialistas5

Com a crise da &nio So0i7tica e do socialismo, com a @ueda do uro de -erlim e o fim da +uerra Fria, sa/mos de um mundo do poder militar2<7lico e entramos em uma ordem mundial do capital, onde as armas agora so3 economia, com7rcio e tecnologia. As relaes da +uerra Fria do tipo oeste2 leste foram su<stitu/das pelas relaes norte2sul, onde o mundo rico 4norte5 usa o seu poder econOmico para dominar o espao geogrfico do mundo po<re 4sul5, aumentando ainda mais as desigualdades do mundo capitalista, atra07s da sua m.ima manifestao c1amada de +lo<aliEao. A partir da d7cada de GI foi esta<elecida uma No0a $rdem undial, pDs2+uerra Fria. Ela tem as seguintes caracter/sticas <sicas3
ConsideraUes %oder geopol/tico %otncias $rdem undial Antagonismo No/a Ordem =undial D d&cada de R8... %oder do capital3 economia, tecnologia e com7rcio E&A 4dDlar5, :apo 4iene5 e Europa $cidental 4euro, com desta@ue para a Aleman1a5 ultipolar tripolar %a/ses do Norte 4ricos5 8 pa/ses do Sul 4po<res5, onde os pa/ses ricos usam o seu poder econOmico para dominar o espao geogrfico dos pa/ses po<res.

GLO5ALIAABCO A glo<aliEao no 7 um acontecimento recente. Ela se iniciou 9 nos s7culos 8! e 8!#, com a e.panso mar/timo2comercial europ7ia, conse@Uentemente a do prDprio capitalismo e continuou nos s7culos seguintes. $ @ue diferencia a@uela glo<aliEao ou mundialiEao da atual 7 a 0elocidade de a<rangncia de seu processo, muito maior 1o9e. as o @ue c1ama ateno na atual 7 so<retudo o fato de generaliEar2se em 0ista da falncia do socialismo real. (e repente, o mundo tornou2se capitalista e glo.ali?ado. As caracter/sticas da glo<aliEao podem ser assim resumidas3 internacionaliEao da produoF internacionaliEao ou glo<aliEao das finanasF alterao na di0iso internacional do tra<al1o, ou, antes, criao de uma no0a di0iso de tra<al1o dentro das prDprias empresas transnacionais, em @ue a distri<uio das funes produti0as no se encontra mais concentrada num Pnico pa/s, mas espal1ada por 0rios pa/ses e continentes 4por e.emplo, um pa/s fa<rica um componente do produto, um segundo fa<rica outro, o terceiro faE a montagem en@uanto o centro financeiro cont<il da empresa est sediado no @uatro pa/s5F grande mo0imento migratDrio do Qemisf7rio Sul para o NorteF a @uesto am<iental e a sua importRncia nas discusses internacionaisF o Estado passa de protetor de economias nacionais e pro0edor do <em2estar social, a adaptar2se ? economia mundial ou ?s transformaes do mundo @ue ele prDprio e a e.altao do li0re mercado pro0ocam. Nesse @uadro de glo<aliEao, 1o9e, as empresas transnacionais3 atuam em 0rios pa/ses ao mesmo tempoF compram a mel1or mat7ria2prima ao menor preo em @ual@uer lugar do mundoF

LM

instalam2se onde os go0ernos oferecem mais 0antagens 4terrenos, infra2estrutura, iseno ou reduo de impostos, etc.5 e a mo2de2o<ra 7 mais <arataF com um eficiente sistema de distri<uio en0iam seus produtos para todos os cantos do mundoF faEem uma intensa pu<licidade, con0encendo2nos da necessidade de ad@uiri2los, criando necessidades 1umanas inimagin0eis, num mundo em @ue no foram resol0idas @uestes <sicas de so<re0i0ncia de centenas de mil1es ou <il1es de seres 1umanos 4fome, emprego, moradia, educao, saPde etc.5F tm um faturamento gigantesco, @ue c1ega a ser superior ? soma do %#- de 0rios pa/ses. Estamos 0i0endo, portanto, um momento /mpar na 1istDria da 1umanidade. A glo<aliEao da economia e.ige das empresas nacionais um esforo muito grande para se adaptarem ? no0a realidade mundial com m7todos cada 0eE mais apurados de administrao empresarial, controle eficaE do capital financeiro, no0as tecnologias, <ai.os custos de produo, mo2de2o<ra altamente @ualificada etc., re@uisitos @ue elas nem sempre so capaEes de possuir. No mundo glo<aliEado, a competio e a competiti0idade entre as empresas tornaram2se @uestes de so<re0i0ncia. Entretanto, com o poder das empresas 4@uanto ao dom/nio de tecnologias, de capital financeiro, de mercados, de distri<uio etc.5 7 desigual, surgem relaes desiguais entre elas e o mercado. Algumas sairo 0itoriosas e outras sucum<iro. uitos setores da economia esto oligopoliEados e at7 mesmo monopoliEados, dificultando a entrada de no0os competidores. (esse modo, a noo de li0re mercado 7 relati0a. uitos setores da ati0idade econOmica 9 tem AdonosB e dificilmente permitiro a entrada de no0os produtos. A glo<aliEao da economia e das finanas <eneficia, assim, amplamente o grande capital e as grandes corporaes transnacionais. $ desen0ol0imento da economia internacional, em @ue se inclui o processo de glo<aliEao em marc1a, tem mostrado um neoli<eralismo diferente. $<ser0a2se, por e.emplo, nos pa/ses desen0ol0idos, e com desdo<ramentos em todo o mundo, um con9unto de procedimentos e id7ias @ue norteiam o atual neoli<eralismo, entre os @uais podemos destacar3 a desregulamentao dos mercados de tra<al1o e de <ens e ser0iosF o @uestionamento do papel do estado como aparato protetor das economias nacionais e a presso de grupos econOmicos dominantes no sentido de diminuir a atuao estatalF a a<ertura econOmica e financeira para o e.teriorF a pri0atiEao das empresas estataisF a crena de @ue os imperati0os de mercados so suficientes para promo0er o desen0ol0imento econOmico e social. $<ser0a2se, ainda, na prtica do Estado neoli<eral, uma reduo dos gastos pP<licos em educao, saPde e 1a<itao, enfim em seguridade social. $ Afim do EstadoB est ligado ? disseminao do neoli<eralismo. $ discurso neoli<eral prega a reduo do papel do Estado na economia, pois ele teria aumentado em e.cesso. $s pa/ses desen0ol0idos, so<retudo os Estados &nidos, e.altam esse discurso, por@ue esto interessados em a<rir mercados para seus capitais e seus produtos. No entanto, eles prDprios no seguem ? risca sua receita. $ crescimento dos flu.os de capitais especulati0os, associado a determinadas pol/ticas de orientao neoli<eral, como a a<ertura econOmica irrestrita, tem sido responsa<iliEado pelas crises financeiras mundiais e pelo aumento das desigualdades sociais em 0rios pa/ses. As cr/ticas 0m de di0ersos setores da sociedade ci0il em todos os pa/ses do mundo e at7 mesmo de Drgos como o -anco undial @ue, at7 pouco tempo, prega0am o neoli<eralismo como sa/da para o desen0ol0imento. 'W"EICA 5GO"AG
INTERNACIONALIZA O !A "RO!# O$ %RA&MENTA O !O "ROCE''O "RO!#TI(O

Empresa transnacional

Centro de gerenciamento$ pa)s dono da marca da empresa

LJ

Etapasda produo
Pais 1 "arte da produ*+o

Pais 2 "arte da produ*+o

Pais 3 "arte da produ*+o

Pais 4

E.portao

ontagem3 produto

interligadas por uma rede de informtica 4glo<aliEao das telecomunicaes5 Nos pa/ses ,, =, M e J o tra<al1o das empresas 7 terceiriEado. Essas transnacionais so empresa glo<ais 4possuem unidades de produo complementares em 0rios pa/ses5

Etapas d#s 5l#%#s E%#0Zmi%#s


Em todas as modalidades de <locos econOmicos, o o<9eti0o 7 a reduo ou eliminao das tarifas ou impostos de importao entre os pa/ses2mem<ros. %or isso, os pa/ses @ue integram esses <locos 4Eona de li0re com7rcio, mercado comum ou unio econOmica e monetria5 adotam, logo de in/cio, a reduo das tarifas de importao de 0rias mercadorias. &m pa/s pode passar pelas seguintes etapas na formao de um <loco econOmico3 *rimeira etapa3 Eona de li0re2com7rcio. Criao de uma Eona na @ual as mercadorias pro0enientes dos pa/ses2mem<ros circulam li0remente, sem a co<rana de impostos de importao.E.. NAFTA4E&ArCANA(Xr C8#C$5 %egunda etapa3 unio aduaneira. En0ol0e, al7m da etapa anterior, a criao de uma tarifa e.terna comum para o com7rcio realiEado com outros pa/ses. E.3 E"C$S&' Terceira etapa3 mercado comum. En0ol0e as duas anteriores e acrescenta a li0re2circulao de. pessoas, ser0ios e capitais. Kuarta etapa3 unio monetria. Consiste na criao de um -anco Central Pnico para emitir a moeda @ue ser utiliEada pelos pa/ses2mem<ros. E83 &N#c$ E&"$%E#A4E&"$%A ($S =N5 Kuinta etapa3 unio pol/tica. En0ol0e a unificao das pol/ticas de defesa, segurana interna e segurana e.terna. Q< CEI%E NA JONA $O EHEO Introduo Q deE anos, em , de 9aneiro de =II=, entrou oficialmente em circulao o euro, a moeda Pnica corrente em pa/ses @ue compem a &nio Europeia 4&E5. Na 7poca, o lastro monetrio sim<oliEa0a a integrao do continente @ue, no s7culo =I, enfrentou duas guerras mundiais e uma di0iso ideolDgica @ue @uase pro0ocou uma terceira. Qo9e, por7m, o euro 7 sinOnimo de incerteEas, numa crise @ue ameaa a futuro da segunda maior economia do planeta. A EuroEona 7 composta por ,N dos =N Estados2mem<ros da &nio Europeia3 Aleman1a, Xustria, -7lgica, C1ipre, Eslo0@uia, Eslo0nia, Espan1a, EstOnia, FinlRndia, Frana, +r7cia, #rlanda, #tlia, 'u.em<urgo, alta, %a/ses -ai.os e %ortugal. Na ocasio em @ue o euro foi institu/do, (inamarca, Su7cia e "eino &nido optaram por no aderir ao pro9eto e manti0eram suas moedas locais. $ euro 7 usado diariamente por MM= mil1es de europeus. A moeda tam<7m 7 a segunda maior reser0a monetria internacional e a segunda maior comercial, atrs somente do dDlar americano. Apesar disso, a Europa enfrenta desde =IIG uma crise de d7<itos @ue ameaa a esta<ilidade do <loco, o<rigando os go0ernos a faEer reformas impopulares. Em =I,=, o desafio dos l/deres europeus ser manter todos os pa/ses integrantes da `ona do Euro, de modo a impedir o enfra@uecimento da aliana. (esde ,GGG, a moeda @ue passou a ser usada pelos europeus 1 uma d7cada 9 era corrente entre os mercados financeiros. Nesse ano, os go0ernos a<oliram moedas locais como o marco alemo, a lira italiana, a peseta espan1ola e o franco 4<elga e francs5 nas transaes comerciais entre pa/ses. $ o<9eti0o era unir mais as naes, em um <loco com maior representao pol/tica, e gerar mais desen0ol0imento econOmico, pois o sistema monetrio integrado facilitaria o com7rcio e os negDcios entre os pa/ses. Nos primeiros anos, tudo camin1a0a <em e os europeus esta0am entusiasmados com a no0idade. E, mesmo no correspondendo ?s pro9ees mais otimistas, 1ou0e crescimento de at7 ,SK na economia da &E. $utro <enef/cio da adoo da moeda Pnica foi o controle da inflao, @ue em

LS

m7dia no ultrapassa os =K. Empresas tam<7m pouparam din1eiro com os custos de transaes cam<iais 6 somente na indPstria automo<il/stica, a economia c1egaria a SII mil1es de euros por ano. Si0#ps. No plano econOmico mundial, o ano de =I,, foi marcado pela crise econOmica na &nio Europeia. Em funo da glo<aliEao econOmica @ue 0i0emos na atualidade, a crise se espal1ou pelos @uatro cantos do mundo, derru<ando /ndices das <olsas de 0alores e criando um clima de pessimismo na esfera econOmica mundial. I+ Causas da %ris.1 2 Endi0idamento pP<lico ele0ado, principalmente de pa/ses como a +r7cia, %ortugal, Espan1a, #tlia e #rlanda. 2 Falta de coordenao pol/tica da &nio Europeia para resol0er @uestes de endi0idamento pP<lico das naes do <loco.

Nota do pro essor:


A falta de uma integrao fiscal e a falta de super0iso <ancria desencadearam grandes dese@uil/<rios financeiros. A forte @ueda das ta.as de 9uros no sul da Europa apDs a adoo da moeda Pnica foi um est/mulo para os go0ernos e as empresas se endi0idarem de forma desmedida em todo o mundo, so<re todos os pa/ses do norte na Europa, @ue dsu<estimaram os riscosd. &m fim do euro seria uma catstrofe para os <ancos europeus, e faria com @ue, por sua 0eE, a inflao e o desemprego disparassem, ad0ertem os economistas. No caso de um pa/s como a +r7cia @ue decida sair da unio monetria, sua prDpria moeda, neste caso o dracma, registraria imediatamente uma forte des0aloriEao. E os detentores da d/0ida grega sofreriam grandes perdas. $ mesmo ocorreria em cada pa/s @ue a<andonar o euro. $ dfim do euro seria o fim da Europad, ad0ertiu o presidente francs, Nicolas SarfoEi II+C#0s.QuR0%ias da %ris.1 2 Fuga de capitais de in0estidoresF 2 EscasseE de cr7ditoF 2 Aumento do desempregoF 2 (escontentamento popular com medidas de reduo de gastos adotadas pelos pa/ses como forma de conter a criseF 2 (iminuio dos ratings 4notas dadas por agncias de risco5 das naes e <ancos dos pa/ses mais en0ol0idos na criseF 2 Wueda ou <ai.o crescimento do %#- dos pa/ses da &nio Europeia em funo do desa@uecimento da econOmica dos pa/ses do <loco. 2 Contaminao da crise para pa/ses, fora do <loco, @ue mant7m relaes comerciais com a &nio Europeia, inclusi0e o -rasil. A crise pode, de acordo com alguns economistas, causar recesso econOmica mundial. III+ A)L.s da U0i*# Eur#p.ia para .0!r.0tar a %ris.' As aes de com<ate ? crise so coordenadas, principalmente, por Frana e Aleman1a5 2 #mplementao de um pacote econOmico anticrise 4lanado em =N>,I>=I,,5F 2 aior participao do F # 4Fundo onetrio #nternacional5 e do -anco Central Europeu nas aes de enfrentamento da criseF 2 A9uda financeira aos pa/ses com mais dificuldades econOmicas como, por e.emplo, a +r7cia. 2 (efinio de um %acto Fiscal, @ue ser ratificado em =I,=, cu9os o<9eti0os so3 garantir o e@uil/<rio das contas pP<licas das naes da &nio Europeia e criar sistemas de punio aos pa/ses @ue desrespeitarem o pacto. !ale destacar @ue o "eino &nido no aceitou o pacto, fato @ue aumentou a crise pol/tica na regio. C#0%lusL.s A Europa, continente2s/m<olo da unio entre desen0ol0imento econOmico e <em estar social, atualmente 0em tendo sua imagem atrelada a grandes tur<ulncias econOmicas. ApDs mais de deE anos da criao do Euro, a responsa<ilidade de unificar o sistema monetrio de pa/ses to d/spares comea a ter suas conse@Uncias e a moeda mostra sua fragilidade. A indisciplina fiscal e o descontrole das contas pP<licas em pa/ses da Eona do euro, em particular na +r7cia, arrastaram o <loco para uma crise financeira sem precedentes. ApDs a re0elao de @ue os

LL

gregos ma@uia0am seu n/0el de endi0idamento, t/tulos so<eranos de di0ersos pa/ses da Eona do euro foram re<ai.ados pelas agncias de risco, e a moeda comum caiu ao n/0el mais <ai.o em @uatro anos. %ara tirar a +r7cia do <uraco, &nio Europeia e F # impe um duro e impopular plano de austeridade, a @ue condicionam o socorro financeiro $s %##+S4A%orcosB 6 pa/ses Asu9osB do E&"$ 2 economia fragiliEada5, grupo de pa/ses compostos por %ortugal, #tlia, #rlanda, +r7cia e Espan1a, so os @ue enfrentam a situao mais delicada dentro da Eona do euro. Foram os @ue atuaram de forma mais indisciplinada nos gastos pP<licos, se endi0idaram e.cessi0amente e, al7m de possu/rem ele0ada relao d/0ida>%#-, tam<7m possuem ele0ados d7ficits oramentrios, acarretando na perda da sustenta<ilidade das finanas pu<licas e desconfiana dos in0estidores. 7< CTINA E "EIC% CTINA A C1ina se tornou uma potncia industrial e e.portadora nos Pltimos decnios. A pol/tica de li<eraliEao e a<ertura econOmica lanada em ,GNH a<riu o pa/s para os in0estimentos estrangeiros, principalmente norte2americanos e 9aponeses. As 0antagens concedidas pelo go0erno ?s compan1ias transnacionais e a oferta a<undante de mo2de2o<ra <arata transformaram a C1ina em uma das mais importante plataformas de e.portao de <ens de consumo do mundo, em especial nos setores intensi0os em mo2de2o<ra, tais como t.teis, de calcados, de eletrodom7sticos e de <rin@uedos. Te0e a<ertura econOmica, mas no te0e a<ertura pol/tica. $ capital estrangeiro in0este nas `.E.E. 4`onas EconOmicas Especiais 6 localiEadas no litoral5. Assim, o pa/s 0i0e uma economia de transio 4planificada de mercado5, misturando ingredientes da economia socialista e da capitalista. Essa fDrmula 0em causando na C1ina um grande crescimento econOmico, numa atmosfera, sem democracia. A C1ina 0em 0em atraindo muito os in0estimentos estrangeiros, pois 7 um pa/s rico em mat7rias2primas, a<undante e <arata mo2de2o<ra e o maior mercado consumidor do planeta. %oder ser a potncia do prD.imo s7culo. $ modelo de desen0ol0imento c1ins, por7m, est traEendo conse@Uncias negati0as, como o desn/0el econOmico e tecnolDgico entre os pDlos industriais do litoral e as regies agr/colas do interior e tam<7m a crescente desigualdades social entre a populao. As `onas de Com7rcio A<erto so regies a<ertas ao com7rcio e.terior e tam<7m ? entrada de multinacionais, desde @ue respeitadas as restries e @ue se associem ao go0erno ou aos empresrios c1ineses por meio de (oint ventures. 4associaes de empresas com caracter/sticas complementares para realiEar um pro9eto, partil1ando in0estimentos e riscos. No mercado e.terno, uma firma 9unta2se com outra para compartil1ar e.perincia, con1ecimento do mercado e tecnologia. Essas associaes podem en0ol0er empresas nacionais e estrangeiras, pri0adas e tam<7m estatais5. A C1ina dei.ou de ser atrasada e agr/cola para passar a industrial e competiti0a. Seus desafios so eliminar a desigualdade e reduEir a poluio. "EIC% $ termo -"#C foi criado para faEer referncia a @uatro pa/ses -rasil, "Pssia, _ndia e C1ina. Estes pa/ses emergentes possuem caracter/sticas comuns. Ao contrrio do @ue algumas pessoas pensam, estes pa/ses no compem um <loco econOmico, apenas compartil1am de uma situao econOmica com /ndices de desen0ol0imento e situaes econOmicas parecidas. Em ,M de a<ril de =I,,, o dSd foi oficialmente adicionado ? sigla -"#C para formar o -"#CS, apDs a admisso da Xfrica do Sul 4em ingls3 0outh Africa5 ao grupo. $s mem<ros fundadores e a Xfrica do Sul esto todos em um estgio similar de mercado emergente, de0ido ao seu desen0ol0imento econOmico. C geralmente traduEido como dos -"#CSd ou dpa/ses -"#CSd ou, alternati0amente, como os dCinco +randesd. Apesar do grupo ainda no ser um <loco econOmico ou uma associao de com7rcio formal, como no caso da &nio Europeia, e.istem fortes indicadores de @ue dos @uatro pa/ses do -"#C tm procurado formar um dclu<e pol/ticod ou uma dalianad, e assim con0erter dseu crescente poder econOmico em uma maior influncia geopol/tica.d (esde =IIG, os l/deres do grupo realiEam cPpulas anuais. Cara%t.rKsti%as %#mu0s d.st.s paKs.s1 2 Economia esta<iliEada recentementeF 2 Situao pol/tica est0elF 2 o2de2o<ra em grande @uantidade e em processo de @ualificaoF

LN

2 N/0eis de produo e e.portao em crescimentoF 2 -oas reser0as de recursos mineraisF 2 #n0estimentos em setores de infra2estrutura 4estradas, ferro0ias, portos, aeroportos, usinas 1idrel7tricas, etc5F 2 %#- 4%roduto #nterno -ruto5 em crescimentoF 2 _ndices sociais em processo de mel1oriasF 2 (iminuio, em<ora lenta, das desigualdades sociaisF 2 "pido acesso da populao aos sistemas de comunicao como, por e.emplo, celulares e #nternet 4incluso digital5F 2 ercados de capitais 4-olsas de !alores5 rece<endo grandes in0estimentos estrangeirosF 2 #n0estimentos de empresas estrangeiras nos di0ersos setores da economia. Futur# Economistas afirmam @ue, mantidas as situaes atuais 4descritas acima5, os pa/ses do -"#C podero se tornar grandes economias num futuro prD.imo. (entre estes pa/ses, destacam a C1ina, em funo do rpido desen0ol0imento econOmico 4crescimento do %#- em torno de ,IK ao ano5 e ele0ada populao. F+ TERRORISMO FUN6AMENTALISTA ISL9MICO $ mundo islRmico, apesar da grande renda oriunda do petrDleo 4concentrada nas mos de uma minoria5, 7 caracteriEado pela profunda mis7ria, o @ue dei.a a populao sem perspecti0a de 0ida. Assim, o muulmano se apega a religio como At<ua de sal0aoB, transformando2se em um fundamentalista 4fantico religioso @ue 9 prefere morrer indo para perto do seu deus 6 Al, para fugir da 0ida miser0el @ue le0a5. $ mundo islRmico sofre interferncia dos E&A, relacionada com o apoio dado a #srael, a @uesto petrol/fera, a presena na guerra do +olfo 4,GGI5, a in0aso da cultura muulmana pela ocidental 6 0ia glo<aliEao, a in0aso do #ra@ue etc. Esse fato pro0oca a re0olta e o Ddio dos islRmicos em relao aos E&A, pois ac1am @ue isso 7 uma ofensa e uma ameaa a Al 6 o deus islRmico. :untando esses dois ingredientes, a po<reEa do mundo islRmico e Ddio muulmano em relao a interferncia dos E&A, c1egamos ao terrorismo fundamentalista islRmico @ue apresenta traos suicidas 41omem2<om<a, mul1er2<om<a etc.5, pois nele no 1 medo da morte, ao contrrio, a morte 7 uma fuga da realidade miser0el do islamismo. (a/ a proliferao dos grupos terroristas islRmicos3 Al Waeda 4-in 'aden5, :i1ad, QeE<olla1, Qamas etc. $ islamismo considera os E&A 4e seus aliados5 o Agrande satB, onde atac2los 7 parte integrante de uma guerra santa, @ue tem a apro0ao de Al. Assim, ocorreram os ata@ues terroristas ?s torres gmeas 4No0a aorf 6 E&A5, em ,, de setem<ro de =II,, organiEados pelo grupo Al Waeda, so< a liderana de $sama -in 'aden. $utros ata@ues terroristas ocorreram em pa/ses aliados aos E&A, como os dos trens e estaes da Espan1a 4=IIJ5 e #nglaterra 4=IIS5, pa/ses parceiros dos E&A na in0aso do #ra@ue. Com os ata@ues terroristas aos E&A, em ,, de setem<ro de =II,, surgiu a (outrina -us1, com o o<9eti0o de com<ater o terrorismo e fortalecer a 1egemonia pol/tico2militar dos E&A. A (outrina -us1 di0idiu o mundo em dois grupos de pa/ses3 Ei.o do -em 4os @ue apDiam os E&A no com<ate ao terrorismo5 8 Ei.o do al 4no aceitam interferncia dos E&A em sua pol/tica interna 6 #r, Cu<a, Cor7ia do Norte etc.5. A (outrina -us1 realiEou duas in0ases. A primeira 4=II,5, com o apoio da $N&, foi no Afeganisto para procurar $sama -in 'aden 4@ue era protegido pelo grupo Tali<an5, @ue no foi encontrado. A segunda 4=IIM5, sem o apoio da $N&, foi no #ra@ue, para procurar armas @u/micas e <iolDgicas, @ue no foram encontradas. Alguns analistas afirmam @ue o ata@ue ao #ra@ue foi uma forma de os E&A se apro.imaram do petrDleo desse pa/s. A forma como a (outrina -us1 com<ate o terrorismo 7 terrorista, gerando mais terrorismo. A mel1or forma de ameniEar o terrorismo 7 com<ater a po<reEa do mundo islRmico, gerando mel1ores condies de 0ida aos muulmanos como forma de e0itar o fundamentalismo e.agerado. Consideraes Terrorismo antigo 6 ETA, #"A Terrorismo no0o 6 Al Waeda etc

LH

atuao carter ideais al0o principal autoria do atentado3 assume mortes de inocentes atentados

regional nacionalista re0olucionrios autoridades de regime contrrio imediatamente e0itam no so suicidas

glo<al religioso conser0adores E&A e aliados depois de um certo tempo no e0itam so suicidas

NOTA $O *EO'E%%OE: =OETE $E "IN GA$EN


Eo final da noite de =] de maio -madrugada do dia @ no Prasil/, o presidente dos Estados 5nidos, Paraca 8"ama, anunciou a morte do terrorista 8sama "in Caden. OA (ustia foi feitaO, afirmou 8"ama num discurso hist.rico representando o pice da chamada Oguerra ao terrorO, iniciada em @ = pelo seu predecessor, Jeorge \. Push. 8sama foi encontrado e morto em uma manso na cidade paquistanesa de A""otta"ad, pr.xima # capital 2slama"ad, ap.s meses de investigao secreta dos Estados 5nidos . A morte de Pin Caden : o filho de uma milionria fam'lia que aca"ou por se tornar o principal 'cone do terrorismo contempor!neo :, foi rece"ida com enorme entusiasmo nos Estados 5nidos e massivamente saudada pela comunidade internacional. Enquanto a secretria de Estado dos E5A afirmava que a "atalha contra o terrorismo continua, o alerta disseminado em aeroportos horas depois da not'cia sim"oliDa a incerteDa do impacto efetivo da morte de Pin Caden no presente e no futuro. Conse@uencias3 2 o presidente -aracf $<ama entrou para a 1istDria como a@uele @ue matou -in 'aden 2 Eua ter @ue aumentar a sua proteo e segurana em relao ao terrorismo 2 Qa0er represrias do grupo Al Waeda em relao aos E&A 2 -in 'aden se transformou em 1erDi para o mundo islRmico fundamentalista H+ (rimav.ra 3ra&.1 NOETE $A W'EICA E OEIENTE =Z$IO

I0tr#du)*# $s protestos no mundo ra<e em =I,I2=I,=, tam<7m con1ecidos como a %rima0era Xra<e, so uma onda re0olucionria de manifestaes e protestos @ue 0m ocorrendo no $riente 7dio e no Norte da Xfrica desde ,H de deEem<ro de =I,I. At7 a data, tem 1a0ido re0olues na Tun/sia, no Egitoe na '/<iaF uma 0erdadeira guerra ci0il na S/riaFgrandes protestos na Arg7lia, -a1rein, (9i<uti, #ra@ue, :ordRnia, $m e #7men e protestos menores no ju\ait, '/<ano, auritRnia, arrocos, Ar<ia Saudita, Sudo e Saara $cidental. $s protestos tm compartil1ado t7cnicas de resistncia ci0il em campan1as sustentadas en0ol0endo gre0es, manifestaes, passeatas e com/cios, <em como o uso das m/dias sociais, como Face<oof, T\itter e aoutu<e, para organiEar, comunicar e sensi<iliEar a populao e a comunidade internacional em face de tentati0as de represso e censura na #nternet por partes dos Estados.

LG

Em deEem<ro de =I,I um 9o0em tunisiano ateou fogo ao prDprio corpo como manifestao contra as condies de 0ida no pa/s. Ele no sa<ia, mas o ato desesperado, @ue terminou com a prDpria morte, seria o pontap7 inicial do @ue 0iria a ser c1amado mais tarde de %rima0era Xra<e. %rotestos se espal1aram pela Tun/sia, le0ando o presidente `ine el2A<dine -en Ali a fugir para a Ar<ia Saudita apenas deE dias depois. -en Ali esta0a no poder desde no0em<ro de ,GHN. At7 agora as manifestaes resultaram na derru<ada de @uatro c1efes de Estado3 o presidente da Tun/sia, `ine El A<idine -en Ali, fugiu para a Ar<ia Saudita em ,J de 9aneiro, na se@uncia dos protestos da "e0oluo de :asmimF no Egito, o presidente Qosni u<araf renunciou em ,, de Fe0ereiro de =I,,, apDs ,H dias de protestos em massa, terminando seu mandato de MI anosF e na '/<ia, o presidente uammar al2+addafi, morto em tiroteio apDs ser capturado no dia =I de outu<ro e torturado por re<eldes, arrastado por uma carreta em pP<lico, morrendo com um tiro na ca<eaF Sale1, perdeu o poder no #men. (urante este per/odo de insta<ilidade regional, 0rios l/deres anunciaram sua inteno de renunciar. Na S/ria 1 um 0iolento em<ate entre os re<eldes e as tropas do go0erno.

M#tiva)L.s A re0oluo democrtica ra<e 7 considerada a primeira grande onda de protestos laicistas4sem en0ol0imento religioso5 e democrticos do mundo ra<e no s7culo 88#. $s protestos de /ndole social foram causados por fatores demogrficos estruturais,condies de 0ida duras promo0idas pelo desemprego, ao @ue se aderem os regimes corruptos e autoritrios. Estes regimes, nascidos dos nacionalismos ra<es dentre as d7cadas de ,GSI e ,GNI, foram se con0ertendo em go0ernos repressores @ue impediam a oposio pol/tica cred/0el @ue deu lugar a um 0aEio preenc1ido por mo0imentos islamistas de di0ersas /ndoles. $utras causas das ms condies de 0ida, al7m do desemprego e da in9ustia pol/tica e social de seus go0ernos, esto na falta de li<erdades, na alta militariEao dos pa/ses e na falta de infraestruturas em lugares onde todo o <eneficio de economias em crescimento fica nas mos de poucos e corruptos. Estas re0olues no puderam ocorrer antes, pois, at7 a +uerra Fria, os pa/ses ra<es su<metiam seus interesses nacionais aos do capitalismo estadunidense e do socialismo russo. Com poucas e.cees, at7 a +uerra Fria, maiores li<erdades pol/ticas no eram permitidas nesses pa/ses.

NI

(iferentemente da atualidade, a coincidncia com o amplo processo da glo<aliEao, @ue difundiu as ideias do $cidente e @ue, no final da primeira d7cada do terceiro milnio, terminaram tendo grande presena as redes sociais, @ue em =IIH se impuseram na internet. Esta, por sua 0eE, se feE presente na d7cada de =III, de0ido aos planos de desen0ol0imento da &nio Europeia.A maioria dos @ue protestam so 9o0ens 4no em 0o, os protestos no Egito rece<eram o nome d"e0oluo da :u0entuded5, com acesso a #nternet e, ao contrrio das geraes antecessoras, possuem estudos <sicos e, at7 mesmo, graduao superior. $ mais curioso dos e0entos com in/cio na Tun/sia foi sua rpida difuso por outras partes do mundo ra<e. %or Pltimo, a profunda crise econOmica de =IIH na @ual foi muito sentida pelos pa/ses norte2 africanos, piorando os n/0eis de po<reEa, foi um detonador para a ele0ao do preo dos alimentos e outros produtos <sicos. EE%H=IN$O3 A crise pol/tica @ue atinge pelo menos ,= pa/ses muulmanos no Norte da Xfrica e no $riente 7dio causa protestos generaliEados em algumas regies e aes isoladas em outras. as, segundo especialistas, en0ol0e um con9unto de fatores. %ara os estudiosos, 1 uma 9uno entre a comunicao no mundo glo<aliEado e a insatisfao popular em decorrncia do empo<recimento da sociedade, al7m da ausncia de perspecti0as, @ue culmina no c1amado efeito dominD. Na 0erdade 1 uma reao ao autoritarismo associada ? 0elocidade das informaes no mundo glo<aliEado.

AS(ECTOS FUN6AMENTAIS
ON6E TU6O COMEBOU[ $ estopim da %rima0era Xra<e, foi a autoimolao, na Tun/sia, de o1amed -ouaEiEi fato @ue, logo apDs, foi seguido das primeiras manifestaes. $s protestos promo0eram uma "e0oluo @ue derru<ou o regime de -en Ali. (OR :UE O NOME (RIMA<ERA 7RA5E[ Em outros momentos 1istDricos da 1umanidade mo0imentos de re<elio concatenados, 0arreram tam<7m go0ernos opressores, por7m cada um deles de0e ser entendido dentro de seu conte.to, foi o caso das #ndependncias na Am7rica Espan1ola 4primeira metade do s7culo 8#85, a %rima0era dos %o0os 4,HJH5, a %rima0era de %raga 4,GLH5 e o fim do socialismo no leste europeu. (RINCI(AIS MOTI<OS 6A (RIMA<ERA 7RA5E1 2 Altos /ndices de desemprego na regio 2 Crise econOmica 2 %ouca ou nen1uma representao pol/tica da populao 2 (itaduras 2 %ouca li<erdade de e.presso :UAIS AS (RINCI(AIS CARACTERDSTICAS 6A (RIMA<ERA 7RA5E[ s o0imentos de carter laico 4des0inculado da religio 2 inicialmente5 s 'i<eraliEantes s %rD2democracia s %opulares O :UE FEA 6O MO<IMENTO ALGO INO<A6OR[ s &so de redes sociais na organiEao dos protestos s Face<oof s T\itter s %articipao da rede de T! Al :aEeera, na co<ertura dos mo0imentosF s &so, pelos regimes em crise, de sistemas de telefonia celular para a delao dos en0ol0idos nos protestos S+ MO<IMENTOS SE(ARATISTAS 6 o0imentos nacionalistas em funo de di0ergncias 7tnicas, religiosas, econOmicas, pol/ticas etc., onde uma parte de um pa/s @ue se separar dele para forma uma outra nao ou ser ane.ada a um outro pa/s. %rincipais casos3 D C-ec-,nia: Est localiEado no Cucaso, na "Pssia europ7ia. "ealiEa mo0imento nacionalista separatista em relao a "Pssia. C uma repP<lica da "Pssia com predom/nio de muulmanos 4islamistas5. A "Pssia no aceita o separatismo, pois a rea 7 estrat7gica, tendo a passagem de Dleodutos, produo de petrDleo 6 gs natural e pela localiEao entre a "Pssia e o $riente 7dio.

N,

D *a+s "asco: 'uta pela separao da Espan1a e da Frana, tendo a prtica de atos terroristas pelo grupo ETA 4%tria -asca e 'i<erdade5. : no tem o mesmo apoio da populao <asca. D Curdos: %o0o @ue ocupa reas da Tur@uia, S/ria, #ra@ue, Armnia, AEer<ai9o e #r @ue faE mo0imento nacionalista separatista. C o maior grupo 7tnico sem Estado. Caso passasse a ser pa/s seria rico em gua e petrDleo.C de religio islRmica. D Caxemira: Xrea localiEada entre a _ndia e o %a@uisto, @ue 7 predominantemente islamista 4muulmana5, @ue pretende se separar da _ndia 41indu/sta5 ou ser ane.ado ao %a@uisto 4islamista5, @ue so 0iEin1os atOmicos em conflito. &ma pe@uena parte da Ca.emira pertence ? C1ina. D ^oso/o3 Em fe0ereiro de 4=IIH, o %arlamento de joso0o 0otou pela independncia da pro0/ncia, at7 ento parte da S7r0ia. Em ,GGG, a populao al<anesa da regio sofreu uma 1onda de ata@ues promo0idos pelos s7r0ios, caracteriEada como limpeEa 7tnica. A $tan inter0eio militarmente em joso0o, derrotando os s7r0ios, e a $N& passou a administrar a regio. A S7r0ia e a Federao "ussa no recon1ecem a independncia de joso0o. D Ti.ete: anifestaes de monges ti<etanos e atos durante a passagem da toc1a ol/mpica por 0rios pa/ses c1amaram ateno para a situao do Ti<ete, territDrio da C1ina @ue tem como l/der religioso e pol/tico o (alai 'ama. Em<ora durante os protestos no se ten1a manifestado, o (alai 'ama 9 acusou as autoridades c1inesas de genoctdio culturald e de procurarapagara identidade ti<etana. $s protestos pedem independncia ou maior autonomia para o Ti<ete. D Oss&tia do %ul e A.6-?ia: A Federao "ussa e a +eDrgia tm relaes diplomticas complicadas. So pro<lemas associados aos conflitos na $ss7tia do Sul e na A<f1Eia, regies da +eDrgia fortemente influenciadas por oscou e @ue lutam pela independncia desde ,GGI. A tenso 0em desde antes da derrocada da &"SS, @uando mo0imentos nacionalistas na +eDrgia comearam a tomar fora. As manifestaes eram reprimidas <rutalmente pelos militares so0i7ticos. (esde ento. oscou 7 0ista como inimiga pelos georgianos. At7 1o9e, soldados e negociadores russos esto presentes na $ss7tia do Sul e na A<f1Eia, maneira de manter a influncia do pa/s na regio. A +eDrgia acusa a Federao "ussa de tentar ane.ar as duas regies separatistas. 5 os russos diEem @ue a +eDrgia promo0e uma pol/tica e.terna anti2russos. oscou tam<7m acusa o go0erno georgiano de apoiar os re<eldes c1ec1enos com o en0io de suprimentos e reforos.

NOTA $O *EO'E%%OE 0 Esse caso & um mo/imento de uni icao: A Kuesto Irlandesa D A 2rlanda
do Eorte tem a maioria da sua populao de protestantes e uma minoria cat.lica -sofre discriminao pol'tica e social/. 8s protestantes querem que a 2rlanda do Eorte continue como rea do ;eino 5nido. 8s cat.licos pretendem a unificao com a 2rlanda do 0ul, saindo do ;eino 5nido, tendo o apoio dos ha"itantes da parte sul da ilha.8 grupo terrorista 2;A -Exrcito ;epu"licano irland+s U atualmente vive um per'odo mais tranqbilo, chegando a afirmar que no ir continuar atuando via armas/ defende a causa dos cat.licos, atravs de atos terroristas. T+ NU6EUS P (ALESTINOS1 CONFLITOS NO ORIENTE MO6IO A %alestina era ocupada por 9udeus. Eles sofreram uma dispora 4disperso5. Assim, a %alestina passou a ser ocupada por po0os de origem ra<e 4palestinos5. Com o sionismo 4retorno dos 9udeus para a %alestina5, passaram a ocorrer conflitos entre os 9udeus 4direito 1istDrico so<re a %alestina5 e os palestinos 4direito ad@uirido so<re a palestina5. A $N& resol0eu, em ,GJN>,GJH, di0idir a %alestina em Estado de #srael 4com 9udeus5 e Estado da %alestina. $s palestinos, 9unto com os pa/ses ra<es, no gostaram da id7ia e comearam a atacar #srael, atra07s de 0rias guerras. #srael foi 0encendo as guerras e ampliando a sua fai.a territorial, dei.ando os palestinos como um po0o sem territDrio. Assim, #srael con@uistou a Fai.a de +aEa 4tem muitos palestinos5, a Cis9ordRnia 49unto com :erusal7m 6 tem muitos palestinos5, al7m das Colinas de +ol 4@ue foram con@uistadas da S/ria5. #srael feE assentamentos de 9udeus em +aEa e Cis9ordRnia 4mesmo com a presena de palestinos5 e tam<7m nas Colinas de +ol 4sem a presena de palestinos5. Qo9e os palestinos representam um po0o @ue luta por um territDrio, sendo @ue este territDrio tem de ser cedido por #srael, @ue no parece muito disposto a tal determinao, pois so po0os @ue no conseguem con0i0er em paE. %ara o acordo de paE ser concretiEado, o @ue 7 fundamental para os palestinos terem um dia o seu territDrio, e.istem 0rias dificuldades, tais como3 a @uesto da gua doce na regioF a situao de :erusal7mF a 0olta dos refugiados palestinosF

N=

o assentamento de colonos 9udeus em +aEa e Cis9ordRniaF a no2aceitao do acordo de paE por grupos e.tremistas palestinos e 9udeus. Assim, a situao na %alestina continua cada 0eE mais complicada. Atualmente, os E&A esto tentando implantar um acordo de paE entre #srael . palestinos, por7m a ao dos grupos radicais dificultam esta ao. $s palestinos, por sua 0eE, elegeram a1mud A<<as, o sucessor de aasser Arafat, em 9aneiro e 1o9e comemoram a retirada 1istDrica de colonos 9udeus dos assentamentos na Fai.a de +aEa e de uma parte da Cis9ordRnia. $ desmonte das colOnias foi uma iniciati0a unilateral de #srael. as ainda 7 cedo para sa<er se essa <risa de esperana le0ar a tempos mel1ores na regio ou se tudo no passa de um 0entin1o passageiro. C consenso @ue o conceito de democracia ultrapassa o simples gesto de pOr o 0oto na urna. #mplica o esta<elecimento de um sistema de instituies sDlidas e atuantes @ue resguardem a li<erdade e os direitos dos cidados. #sso 7 uma coisa @ue, no $riente 7dio, ao menos a curto praEo, ainda no passa de um son1o, como as 1istDrias das mil e uma noites.
,M ORGANISMOS MULTILATERAIS1 5IR6-FMI-OMC F # 4Sede3 eas1ington5F -#"( 4sede3 eas1ington5 e $ C 4sede3 +ene<ra5 6 So organiEaes ligadas ? $N&, por7m tm forte interferncia dos pa/ses ricos, principalmente dos E&A. FaE empr7stimos
-ANC$ #NTE"NAC#$NA' (E "EC$NST"&)c$ E (ESEN!$'!# ENT$ 4-#"(5

$"+AN#`A)c$ &N(#A' ($ C$ C"C#$ 4$ C5

F&N($ $NETX"#$ #NTE"NAC#$NA' 4F #5

stabelece o co!"rcio !ultilateral# evitando o re$ionalis!o% & contra o 'rotecionis!o e a 'oltica de subsdio de (or!a abusiva% Ar$u!entos dos 'ases ricos 'ara a 'roteo do setor a$rcola co! 'rotecionis!o e subsdio) " *ue o 'reo dos 'rodutos a$rcolas dos 'ases subdesenvolvidos " bai+o devido a e+'lorao da !o,de,obra# uso de trabal-o in(antil# se!i,escravido e a de$radao do !eio a!biente .retaliao/ 0112 Reunio da O34 e! 4ancun .3"+ico/) (oi u! (racasso# 'or"! os 'ases e!er$entes# liderados 'or Brasil# 5(rica do 6ul e 7ndia (izera! vrias reivindica8es%

Autoriza9coordena9(iscaliza os e!'r"sti!os% stabelece u!a 'oltica econ:!ica .*ue " recessiva/ 'ara os 'ases *ue (aze! e!'r"sti!os% Al$u!as !edidas) evitar $an-os salariais; evitar $astos '<blicos; au!entar9(iscalizar i!'ostos .cobrana/; evitar e!'r"sti!os bancrios internos .altas ta+as de =uros; desvalorizar a !oeda local e! relao ao d>lar .est!ulo 'ara as e+'orta8es e desesti!ulo ?s i!'orta8es/ etc% O 'as 'assa a ter u!a econo!ia e! recesso%

$ F # procura impor aos pa/ses endi0idados uma pol/tica econOmica recessi0a, isto 7, @ue entra0a as ati0idades econOmicas, dificulta no0os in0estimentos e reduE os gan1os salariais. Tudo isso so< prete.to de @ue o pagamento da d/0ida e.terna 7 mais importante. %rope em geral as seguintes medidas3 rigoroso com<ate ? inflao por meio de restries aos gastos pP<licos 4go0ernamentais5, aos aumentos salariais e aos empr7stimos <ancrios internos 4ta.as de 9uros ele0adas, para desacelerar o consumo e, conse@Uentemente, a inflao5. %rope tam<7m a des0aloriEao da moeda do pa/s endi0idado em relao ao dDlar, como uma forma de incenti0ar as e.portaes e restringir as importaes. $ dDlar 0aloriEado rende mais aos e.portadores, e as mercadorias estrangeiras, pagas em dDlar, ficam mais caras para os importadores. Na realidade, as medidas normalmente propostas pelo F # aos pa/ses endi0idados recaem so<re a maioria da populao, pois 7 <em mais fcil controlar os salrios do @ue os preos em geral e reduEir os gastos pP<licos relacionados com as reas sociais, como educao e saPde. %or essa raEo, os pa/ses @ue assinaram acordos com o F #, para conseguir ampliao dos praEos da d/0ida e diminuio das ta.as de 9uros, aca<aram adotando uma pol/tica econOmica antipopular, @ue consiste <asicamente em incenti0os ? e.portao de <ens, sacrificando para isso o poder de compra da populao, especialmente dos @ue 0i0em de salrios.

NM

Ga&aritadas '(RESENTES EM EPAMES 6O ENEM-MEC+


, - 'ENEM+ (o ponto de 0ista geopol/tico, a +uerra Fria di0idiu a Europa em dois <locos. Essa di0iso propiciou a formao de alianas antagOnicas de carter militar, como a $TAN, @ue aglutina0a os pa/ses do <loco ocidental, e o %acto de !arsD0ia, @ue concentra0a os do <loco oriental. C importante destacar @ue, na formao da $TAN, esto presentes, al7m dos pa/ses do oeste europeu, os E&A e o Canad. Essa di0iso 1istDrica atingiu igualmente os Rm<itos pol/tico e econOmico @ue se refletia pela opo entre os modelos capitalista e socialista. Essa di0iso europeia ficou con1ecida como a) Cortina de Ferro. b) uro de -erlim. c) &nio Europeia. d) Con0eno de "amsar. e) Conferncia de Estocolmo. 4 - 'ENEM+ $s JS anos @ue 0o do lanamento das <om<as atOmicas at7 o fim da &nio So0i7tica, no foram um per/odo 1omogneo Pnico na 1istDria do mundo. 4...5 di0idem2se em duas metades, tendo como di0isor de guas o in/cio da d7cada de NI. Apesar disso, a 1istDria deste per/odo foi reunida so< um padro Pnico pela situao internacional peculiar @ue o dominou at7 a @ueda da &"SS.

4Q$-S-Ae , Eric :. Era dos Extremos. So %aulo3 Cia das 'etras,,GGL5

$ per/odo citado no te.to e con1ecido por A+uerra FriaB pode ser definido como a@uele momento 1istDrico em @ue 1ou0e a5 corrida armamentista entre as potncias imperialistas europ7ias ocasionando a %rimeira +uerra undial. <5 dom/nio dos pa/ses socialistas do Sul do glo<o pelos pa/ses capitalistas do Norte. c5 c1o@ue ideolDgico entre a Aleman1a NaEista > &nio So0i7tica Stalinista, durante os anos MI. d5 disputa pela supremacia da economia mundial entre o $cidente e as potncias orientais, como a C1ina e o :apo. e5 constante confronto das duas superpotncias @ue emergiram da Segunda +uerra undial

= - 'ENEM+ A Am7rica se tornara a maior fora pol/tica e financeira do mundo capitalista. Qa0ia se transformado de pa/s de0edor em pa/s @ue empresta0a din1eiro. Era agora uma nao credora.
Q&-E" AN, '. QistDria da ri@ueEa do 1omem. "io de :aneiro3 `a1ar, ,GL=.

Em ,GJH, os E&A lana0am o %lano ars1all, @ue consistiu no empr7stimo de ,N <il1es de dDlares para @ue os pa/ses europeus reconstru/ssem suas economias. &m dos resultados desse plano, para os E&A, foi3 a5 o aumento dos in0estimentos europeus em indPstrias sediadas nos E&A. <5 a reduo da demanda dos pa/ses europeus por produtos e insumos agr/colas. c5 o crescimento da compra de m@uinas e 0e/culos estadunidenses pelos europeus. d5 o decl/nio dos empr7stimos estadunidenses aos pa/ses da Am7rica 'atina e da Xsia. e5 a criao de organismos @ue 0isa0am regulamentar todas as operaes de cr7dito. ? - 'ENEM+ $ @uadrin1o pu<licado na re0ista Ne\s\eef 4=M>G>,GG,5 ilustra o desespero dos cartDgrafos para desen1ar o no0o mapa2mPndi diante das constantes mudanas de fronteiras.

NJ

'e0ando em considerao o conte.to da 7poca em @ue a c1arge foi pu<licada, dentre as frases a<ai.o, a @ue mel1or completa o te.to da fala, propondo outra correo no mapa, 73 a5 AA Al<Rnia 9 no faE parte da EuropaB. <5 A$ nPmero de pa/ses sD est diminuindoB. c5 ACu<a 9 no faE parte do Terceiro undoB.

d5 A$ CaEa@uisto aca<ou de declarar independnciaB. e5 A!amos ter de di0idir a Aleman1a no0amenteB. E'ENEM+'eia3 SoEin1o 0ai desco<rindo o camin1o $ rdio feE assim com seu a0O "odo0ia, 1idro0ia, ferro0ia E agora c1egando a info0ia %ara alegria de todo o interior
+#'. +. 5a0da lar2a (ispon/0el em3 eee.oul.0agalume.com.<r.Acesso em3 ,L mar, =I,I 4fragmento5

$ trec1o da cano faE referncia a uma das dinRmicas centrais da glo<aliEao, diretamente associada ao processo de3 a5 e0oluo da tecnologia da informao. <5 e.panso das empresas transnacionais. c5 ampliao dos protecionismos alfandegrios. d5 e.panso das reas ur<anas do interior. e5 e0oluo dos flu.os populacionais. F'ENEM+ Analise3 A 0#va d.s-#rd.m 2.#2r3!i%a mu0dial1 uma pr#p#sta d. r.2i#0ali>a)*#
Fonte3 'C!a et al. 4,GG=5, atualiEado.

$ espao mundial so< a Ano0a des2ordemB 7 um emaran1ado de Eonas, redes e AaglomeradosB, espaos 1egemOnicos e contra21egemOnicos @ue se cruEam de forma comple.a na face da Terra. Fica clara, de sa/da, a polmica @ue en0ol0e uma no0a regionaliEao mundial. Como regionaliEar um espao to 1eterogneo e, em parte, fluido, como 7 o espao mundial contemporRneoY
QAES-AE"T, ".F %$"T$2+$N)A'!ES. C.e. A no0a des2ordem mundial. So %aulo3 &NES%, =IIL.

$ mapa procura representar a lDgica espacial do mundo2 contemporRneo pDs2&nio So0i7tica, no conte.to de a0ano da glo<aliEao e do neoli<eralismo, @uando a di0iso entre pa/ses socialistas e capitalistas se desfeE e as categorias de AprimeiroB e AterceiroB mundo perderam sua 0alidade e.plicati0a. Considerando esse o<9eti0o interpretati0o, tal distri<uio espacial aponta para3 a5 a estagnao dos Estados com forte identidade cultural. <5 o alcance da racionalidade anticapitalista. c5 a influncia das grandes potncias econOmicas. d5 a dissoluo de <locos pol/ticos regionais.

NS

e5 o alargamento da fora econOmica dos pa/ses islRmicos. H - 'ENEM+ Estamos testemun1ando o re0erso da tendncia 1istDrica da assalariao do tra<al1o e socialiEao da produo, @ue foi caracter/stica predominante na era industrial. A no0a organiEao social e econOmica <aseada nas tecnologias da informao 0isa ? administrao descentraliEadora, ao tra<al1o indi0idualiEante e aos mercados personaliEados. As no0as tecnologias da informao possi<ilitam, ao mesmo tempo, a descentraliEao das tarefas e sua coordenao em uma rede interati0a de comunicao em tempo real, se9a entre continentes, se9a entre os andares de um mesmo edif/cio.
CASTE''S, . A sociedade em rede. So %aulo3 %aE e Terra, =IIL 4adaptado5.

No conte.to descrito, as sociedades 0i0enciam mudanas constantes nas ferramentas de comunicao @ue afetam os processos produti0os nas empresas. Na esfera do tra<al1o, tais mudanas tm pro0ocado3 a5 o aprofundamento dos 0/nculos dos operrios com as lin1as de montagem so< influncia dos modelos orientais de gesto. <5 o aumento das formas de teletra<al1o como soluo de larga escala para o pro<lema do desemprego crOnico. c5 o a0ano do tra<al1o fle./0el e da terceiriEao como respostas ?s demandas por ino0ao e com 0istas ? mo<ilidade dos in0estimentos. d5 a autonomiEao crescente das m@uinas e computadores em su<stituio ao tra<al1o dos especialistas t7cnicos e gestores. e5 o fortalecimento do dilogo entre operrios, gerentes, e.ecuti0os e clientes com a garantia de 1armoniEao das relaes de tra<al1o. S - 'ENEM+ $ +2=I 7 o grupo @ue rePne os pa/ses do +2N, os mais industrialiEados do mundo 4E&A, :apo, Aleman1a, Frana, "eino &nido, #tlia e Canad5, a &nio Europeia e os principais emergentes 4-rasil, "Pssia, _ndia, C1ina, Xfrica do Sul, Ar<ia Saudita, Argentina, Austrlia, Coreia do Sul, #ndon7sia, 7.ico e Tur@uia5. Esse grupo de pa/ses 0em gan1ando fora nos fDruns internacionais de deciso e consulta.
A''AN, ". Cris. 2l#&al. (ispon/0el em3 1ttp3>>conteudoclippingmp.plane9amento.go0.<r. Acesso em3 M, 9ul. =I,I.

Entre os pa/ses emergentes @ue formam o +2=I, esto os c1amados -"#C 4-rasil, "Pssia, _ndia e C1ina5, termo criado em =II, para referir2se aos pa/ses @ue3 a5 apresentam caracter/sticas econOmicas promissoras para as prD.imas d7cadas. <5 possuem <ase tecnolDgica mais ele0ada. c5 apresentam /ndices de igualdade social e econOmica mais acentuados. d5 apresentam di0ersidade am<iental suficiente para impulsionar a economia glo<al. e5 possuem similaridades culturais capaEes de ala0ancar a economia mundial. T - 'ENEM+ $s c1ineses no atrelam nen1uma condio para efetuar in0estimentos nos pa/ses africanos. $utro ponto interessante 7 a 0enda e compra de grandes somas de reas, posteriormente cercadas. %or se tratar de pa/ses inst0eis e com go0ernos ainda no consolidados, teme2se @ue algumas naes da Xfrica tornem2se literalmente protetorados.
-"ANC$'#. F. C1ina e os no0os in0estimentos na Xfrica neocolonialismo ou mudanas na ar@uitetura glo<alY (ispon/0el em3 1ttp3>>opiniaoenoticia.com.<r. Acesso em3 =G a<r =I,I 4adaptado5

A presena econOmica da C1ina em 0astas reas do glo<o 7 uma realidade do s7culo 88#. A partir do te.to, como 7 poss/0el caracteriEar a relao econOmica da C1ina com o continente africanoY a5 %ela presena de Drgos econOmicos internacionais como o Fundo onetrio #nternacional 4F #5 e o -anco undial, @ue restringem os in0estimentos c1ineses, uma 0eE @ue estes no se preocupam com a preser0ao do meio am<iente. <5 %ela ao de $N+s 4$rganiEaes No +o0ernamentais5 @ue limitam os in0estimentos estatais c1ineses, uma 0eE @ue estes se mostram desinteressados em relao aos pro<lemas sociais africanos. c5 %ela aliana com os capitais e in0estimentos diretos realiEados pelos pa/ses ocidentais, promo0endo o crescimento econOmico de algumas regies desse continente. d5 %ela presena cada 0eE maior de in0estimentos diretos, o @ue pode representar uma ameaa ? so<erania dos pa/ses africanos ou manipulao das aes destes go0ernos em fa0or dos grandes pro9etos.

NL

e5 %ela presena de um nPmero cada 0eE maior de diplomatas, o @ue pode le0ar ? formao de um ercado Comum Sino2Africano, ameaando os interesses ocidentais. ,M - 'E0.m+ $s efeitos a<omin0eis das armas nucleares 9 foram sentidos pelos 9aponeses 1 mais de SI anos 4,GJS5. !rios pa/ses tm, isoladamente, capacidade nuclear para comprometer a 0ida na Terra. ontar o seu sistema de defesa 7 um direito de todas as naes, mas um ato irrespons0el ou um descuido pode desestruturar, pelo medo ou uso, a 0ida ci0iliEada em 0astas regies. A no2proliferao de armas nucleares 7 importante. No ,[ domingo de 9un1o de ,GGH, _ndia e %a@uisto re9eitaram a condenao da $N&, decorrente da e.ploso de <om<as atOmicas pelos dois pa/ses, a t/tulo de teste nuclear e comemoradas com festa, especialmente no %a@uisto. $ go0erno pa@uistans 4pa/s @ue possui maioria da populao muulmana5 considerou @ue a condenao no le0ou em conta o moti0o da disputa3 o territDrio de Ca.emira, pelo @ual 9 tra0aram trs guerras desde sua independncia 4em ,GJN, do imp7rio <ritRnico, @ue tin1a o su<continente indiano como colOnia5. (ois teros da regio, de maioria muulmana, pertencem ? _ndia e ,>M ao %a@uisto. So<re o tempo e os argumentos podemos diEer @ue3 a5 a <om<a atOmica no e.istia no mundo antes de o %a@uisto e.istir como pa/sF

<5 a fora no tem sido usada para tentar resol0er os pro<lemas entre %a@uisto e _ndiaF c5 Ca.emira tornou2se um pa/s independente em ,GJNF d5 os go0ernos da _ndia e %a@uisto encontram2se numa perigosa escalada de soluo de pro<lemas pela foraF e5 diferentemente do s7culo anterior, no in/cio do s7culo 88, o imp7rio <ritRnico no tin1a mais e.presso mundial. ,, - 'ENEM+ Em ,GJN, a $rganiEao das Naes &nidas 4$N&5 apro0ou um plano de partil1a da %alestina @ue pre0ia a criao de dois Estados3 um 9udeu e outro palestino. A recusa ra<e em aceitar a deciso conduEiu ao primeiro conflito entre #srael e pa/ses ra<es. A segunda guerra 4SueE, ,GSL5 decorreu da deciso eg/pcia de nacionaliEar o canal, ato @ue atingia interesses anglofranceses e israelenses. !itorioso, #srael passou a controlar a %en/nsula do Sinai. $ terceiro conflito ra<e2 israelense 4,GLN5 ficou con1ecido como +uerra dos Seis (ias, tal a rapideE da 0itDria de #srael. Em L de outu<ro de ,GNM, @uando os 9udeus comemora0am o aom jippur 4(ia do %erdo5, foras eg/pcias e s/rias atacaram de surpresa #srael, @ue re0idou de forma arrasadora. A inter0eno americano2so0i7tica impOs o cessar2fogo, conclu/do em == de outu<ro. A partir do te.to acima, assinale a opo correta. a5 A primeira guerra ra<e2israelense foi determinada pela ao <7lica de tradicionais potncias europ7ias no $riente 7dio. <5 Na segunda metade dos anos ,GLI, @uando e.plodiu a terceira guerra ra<e2israelense, #srael o<te0e rpida 0itDria. c5 A guerra do aom jippur ocorreu no momento em @ue, a partir de deciso da $N&, foi oficialmente instalado o Estado de #srael. d5 A ao dos go0ernos de eas1ington e de oscou foi decisi0a para o cessar2fogo @ue pOs fim ao primeiro conflito ra<e israelense. e5 Apesar das sucessi0as 0itDrias militares, #srael mant7m suas dimenses territoriais tal como esta<elecido pela resoluo de ,GJN apro0ada pela $N&. ,4 - 'ENEM+ No mundo ra<e, pa/ses go0ernados 1 d7cadas por regimes pol/ticos centraliEadores conta<iliEam metade da populao com menos de MI anosF desses, SLK tm acesso ? internet. Sentindo2se sem perspecti0as de futuro e diante da estagnao da economia, esses 9o0ens incu<am 0/rus sedentos por modernidade e democracia. Em meados de deEem<ro, um tunisiano de =L anos, 0endedor de frutas, pe fogo no prDprio corpo em protesto por tra<al1o, 9ustia e li<erdade. &ma s7rie de manifestaes eclode na Tun/sia e, como uma epidemia, o 0/rus li<ertrio comea a se espal1ar pelos pa/ses 0iEin1os, derru<ando em seguida o presidente do Egito, Qosni u<araf. Sites e redes sociais T como o Face<oof e o T\itter T a9udaram a mo<iliEar manifestantes do norte da Xfrica a il1as do +olfo %7rsico.
SEW&E#"A, C. (.F !#''A CA, '. A epidemia da 'i<erdade. #stoC #nternacional. = mar. =I,, 4adaptado5.

Considerando os mo0imentos pol/ticos mencionados no te.to, o acesso ? internet permitiu aos 9o0ens ra<es3 a5 reforar a atuao dos regimes pol/ticos e.istentes.

NN

<5 c5 d5 e5

tomar con1ecimento dos fatos sem se en0ol0er. manter o distanciamento necessrio ? sua segurana. disseminar 0/rus capaEes de destruir programas dos computadores. difundir ideias re0olucionrias @ue mo<iliEaram a populao.

,= - 'ENEM+ No dia N de outu<ro de =II,, Estados &nidos e +r2-retan1a declararam guerra ao regime Tali<, no Afeganisto. 'eia trec1os das declaraes do presidente dos Estados &nidos, +eorge e. -us1, e de $sama -in 'aden, l/der muulmano, nessa ocasio3 5eorge "us-: &m comandante2c1efe en0ia os fil1os e fil1as dos Estados &nidos ? <atal1a em territDrio estrangeiro somente depois de tomar o maior cuidado e depois de reEar muito. %edimos2l1es @ue este9am preparados para o sacrif/cio das prDprias 0idas. A partir de ,, de setem<ro, uma gerao inteira de 9o0ens americanos te0e uma no0a percepo do 0alor da li<erdade, do seu preo, do seu de0er e do seu sacrif/cio. Wue (eus continue a a<enoar os Estados &nidos. Osama "in Gaden: (eus a<enoou um grupo de 0anguarda de muulmanos, a lin1a de frente do #sl, para destruir os Estados &nidos. &m mil1o de crianas foram mortas no #ra@ue, e para eles isso no 7 uma @uesto clara. as @uando pouco mais de deE foram mortos em NairD<i e (ar2es2Salaam, o Afeganisto e o #ra@ue foram <om<ardeados e a 1ipocrisia ficou atrs da ca<ea dos infi7is internacionais. (igo a eles @ue esses acontecimentos di0idiram o mundo em dois campos, o campo dos fi7is e o campo dos infi7is. Wue (eus nos prote9a deles. 4Adaptados de $ Estado de S. %aulo, H>,I>=II,5 %ode2se afirmar @ue a5 a 9ustificati0a das aes militares encontra sentido apenas nos argumentos de +eorge e. -us1. <5 a 9ustificati0a das aes militares encontra sentido apenas nos argumentos de $sama -in 'aden. c5 am<os apDiam2se num discurso de fundo religioso para 9ustificar o sacrif/cio e rei0indicar a 9ustia. d5 am<os tentam associar a noo de 9ustia a 0alores de ordem pol/tica, dissociando2a de princ/pios religiosos. e5 am<os tentam separar a noo de 9ustia das 9ustificati0as de ordem religiosa, fundamentando2a numa estrat7gia militar. ,? - 'ENEM+ $ te.to a<ai.o 7 um trec1o do discurso do primeiro2ministro <ritRnico, Toni -lair, pronunciado @uando da declarao de guerra ao regime Tali<3 Essa atrocidade go atentado de ,, de setem<ro, em No0a aorfh foi um ata@ue contra todos nDs, contra pessoas de todas e nen1uma religio. Sa<emos @ue a Al2Waeda ameaa a Europa, incluindo a +r2 -retan1a, e @ual@uer nao @ue no compartil1e de seu fanatismo. Foi um ata@ue ? 0ida e aos meios de 0ida. As empresas a7reas, o turismo e outras indPstrias foram afetadas e a confiana econOmica sofreu, afetando empregos e negDcios <ritRnicos. Nossa prosperidade e padro de 0ida re@uerem uma resposta aos ata@ues terroristas. -8 Estado de 0. *aulo, LX= X@ =/ Nesta declarao, destacaram2se principalmente os interesses de ordem a5 moral. c5 9ur/dica. e5 econOmica. <5 militar. d5 religiosa. ,E - 'ENEM+ $ fim da +uerra Fria e da <ipolaridade, entre as d7cadas de ,GHI e ,GGI, gerou e.pectati0as de @ue seria instaurada uma ordem internacional marcada pela reduo de conflitos e pela multipolaridade. $ panorama estrat7gico do mundo pDs2+uerra Fria apresenta a5 o aumento de conflitos internos associados ao nacionalismo, ?s disputas 7tnicas, ao e.tremismo religioso e ao fortalecimento de ameaas como o terrorismo, o trfico de drogas e o crime organiEado. <5 o fim da corrida armamentista e a reduo dos gastos militares das grandes potncias, o @ue se traduEiu em maior esta<ilidade nos continentes europeu e asitico, @ue tin1am sido palco da +uerra Fria.

NH

c5 o desenga9amento das grandes potncias, pois as inter0enes militares em regies assoladas por conflitos passaram a ser realiEadas pela $rganiEao das Naes &nidas 4$N&5, com maior en0ol0imento de pa/ses emergentes. d5 a plena 0igncia do Tratado de No %roliferao, @ue afastou a possi<ilidade de um conflito nuclear como ameaa glo<al, de0ido ? crescente conscincia pol/tica internacional acerca desse perigo. e5 a condio dos E&A como Pnica superpotncia, mas @ue se su<metem ?s decises da $N& no @ue concerne ?s aes militares.

,F- 'ENEM+ &ma mesma empresa pode ter sua sede administrati0a onde os impostos so

menores, as unidades de produo onde os salrios so os mais <ai.os, os capitais onde os 9uros so os mais altos e seus e.ecuti0os 0i0endo onde a @ualidade de 0ida 7 mais ele0ada.
SE!CENj$, N. A corrida para o s7culo 88#3 no loop da montan1a russa. So %aulo3 Compan1ia das 'etras, =II, 4adaptado5.

No te.to esto apresentadas estrat7gias empresariais no conte.to da glo<aliEao. &ma conse@uncia social deri0ada dessas estrat7gias tem sido a5 o crescimento da carga tri<utria. <5 o aumento da mo<ilidade ocupacional. c5 a reduo da competiti0idade entre as empresas. d5o direcionamento das 0endas para os mercados regionais. e5 a ampliao do poder de plane9amento dos Estados nacionais.
,a 4. =% ?d Ea F% H% Sa 5a.arito Td ,Md ,,& ,4. ,=% ,?. ,Ea ,F&

NG

You might also like