You are on page 1of 16

DO INCIO DO TURISMO GASTRONMICO EM MORRETES (PR): NOTAS INTRODUTRIAS Maria Henriqueta Sperandio Garcia Gimenes1 Introduo A atividade turstica

tem se configurado principalmente a partir da dcada de 1970 como um elemento estratgico para o desenvolvimento de inmeras localidades brasileiras. Com a publicao do Decreto-Lei n. 55 em 18 de setembro de 1966, o governo lanou as bases para o tratamento do turismo brasileiro e, dentre suas inovaes, formulou um conceito de poltica nacional do turismo (mesmo que na poca nenhuma poltica nacional tenha sido efetivamente elaborada e implantada) e instituiu uma estrutura estatal especializada, criando com o j extinto Conselho Nacional de Turismo a EMBRATUR ento Empresa Brasileira de Turismo -, rgo pioneiro na gesto pblica da atividade em termos federais2. No mesmo ano, no mbito estadual surgiu no Paran o primeiro rgo especializado, o Departamento de Turismo e Divulgao, que foi sendo substitudo por outros rgos ao longo dos anos3.
1

Bacharel em Turismo, Mestre em Sociologia e Doutora em Histria pela Universidade Federal do Paran. Professora do Curso de Turismo da Universidade Federal do Paran: mariegimenes@gmail.com Por meio da Lei n 8.818, de 28 de maro de 1991, a Embratur tornou-se uma autarquia e passou a ser denominada de Instituto Brasileiro de Turismo. Com a criao do Ministrio do Turismo em 2003, a Embratur se tornou responsvel pela promoo, marketing e apoio comercializao de destinos e produtos tursticos no exterior. A Lei n 5948 de 27 de maio de 1969 criou o Conselho Paranaense de Turismo - CEPATUR e a Empresa Paranaense de Turismo PARANATUR, sob os auspcios da Secretaria de Estado dos Negcios. A Empresa Paranaense de Turismo era uma empresa pblica de capital prprio que tinha por objetivo, fomentar a indstria do turismo no Paran, atendendo as diretrizes formuladas pelo CEPATUR. Em 1974 foi criada a Secretaria de Estado da Indstria e do Comrcio, atravs da Lei n 6636 de 29 de novembro de 1974 e a PARANATUR passou a ser uma de suas unidades vinculadas. Em 1983 a Lei n 356 de 07 de abril de 1983 vinculou a PARANATUR Secretaria de Estado da Cultura e do Esporte. Em 1986 a Empresa Paranaense de Turismo foi novamente vinculada Secretaria de Estado da Indstria e do Comrcio, pela Lei n 8388/86. Em 1989 a Lei n 8986 de 22 de maio de 1989 extinguiu a Empresa Paranaense de Turismo - PARANATUR e criou um cargo de Diretor de Turismo na Fundao de Esporte e Turismo, vinculada a Secretaria Especial de Esporte e Turismo FESTUR. Em 16/07/91 pela Lei n 9663 a FESTUR foi transformada em Autarquia Estadual. Atravs da Lei n 11066 de 01/02/1995 foi criada a autarquia Paran Turismo vinculada Secretaria de Estado de Esporte e Turismo. Suas atribuies e estrutura de funcionamento foram regulamentadas pelo Decreto 989 de 05/07/1995, e atualizadas pelo Decreto 578 de 14/02/2003. Pelo Decreto n 3403 de 11 de janeiro de 2001, a Paran Turismo ficou vinculada Secretaria de Estado da Indstria, do Comrcio e do Turismo - SEIT. Atualmente a Paran Turismo est vinculada Secretaria de Estado do Turismo - SETU criada pela lei n 13.986 de 30/12/2002.

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

Nota-se que a trajetria da gesto pblica no Brasil foi construda em meio a descontinuidades, tanto no plano federal quanto no plano estadual, o que, aliada carncia de estudos historiogrficos, termina por impedir uma anlise mais consistente tanto do quadro geral (no mbito da atuao do governo federal e seus efeitos) quanto das especificidades regionais e locais (no mbito da atuao dos governos estaduais e municipais e seus respectivos efeitos). A partir deste contexto busca-se neste artigo trazer uma contribuio para a historiografia do turismo do Paran, ao abordar o perodo compreendido entre 1989 e 1992 tendo como foco o desenvolvimento turstico do municpio de Morretes, litoral paranaense. Este recorte temporal foi escolhido, pois foi durante a gesto de Sebastio Cavagnolli na Prefeitura Municipal que a cidade assumiu o turismo gastronmico como vocao e passou a divulg-lo intensivamente, terminando por ser associada definitivamente tradio e comercializao do Barreado (prato tradicional do litoral paranaense), o que gerou fluxos expressivos de visitao para a localidade. importante observar que o municpio atualmente referncia no turismo gastronmico paranaense e tem investido em outros segmentos tursticos, mas o faz a partir da notoriedade j alcanada pela comercializao do Barreado nos inmeros restaurantes locais. Em termos metodolgicos, este artigo se baseia na anlise de fontes escritas primrias e secundrias coletadas e entrevistas realizadas durante a elaborao da tese de doutorado intitulada Cozinhando a tradio: festa, cultura e tradio no litoral paranaense (Gimenes, 2008). Dentre as fontes escritas foram analisados diversos artigos publicados em peridicos tais como a Revista Paran em Pginas, a Revista Panorama e o Jornal Gazeta do Povo; alm de documentos obtidos nos arquivos da Biblioteca Pblica Municipal Jos Gonalves de Moraes (Morretes) e da Paran Turismo (rgo vinculado Secretaria Estadual de Turismo do Paran). As entrevistas foram realizadas a partir das premissas da Histria Oral, descrita por Lozano (2002, p.17) como um procedimento que visa constituio de novas fontes para a pesquisa histrica, com base nos depoimentos orais colhidos sistematicamente em pesquisas especficas, sob mtodos, problemas e pressupostos tericos explcitos. Como observa Voldman (2002, p.37), o entrevistador em uma prtica de Histria Oral entra em contato com uma memria reconstituda ou firmemente construda por diversos motivos (preservao de uma identidade coletiva ou de um mito, proteo

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

pessoal da vida passada, risco de ter que mudar de representao de sua prpria existncia, etc). Esta afirmao prope uma reflexo no apenas sobre o que dito, mas tambm sobre o sujeito que fala e sobre as circunstncias em que ele fala, pois a lembrana nunca uma reproduo objetiva da situao vivida, j que impregnada pelas percepes, pelos valores e pela prpria experincia de vida do depoente. Sobre este aspecto, a psicloga social Ecla Bosi (2003, p.55) escreve que memria no reviver, mas refazer, reconstruir, repensar, com imagens e idias de hoje, as experincias do passado, e continua:

[...] a lembrana uma imagem construda pelos materiais que esto, agora, nossa disposio, no conjunto de representaes que povoam nossa conscincia atual. Por mais ntida que nos parea a lembrana de um fato antigo, ela no a mesma imagem que experimentamos na infncia, porque ns no somos os mesmos de ento e porque nossa percepo alterou-se e, com ela, nossas idias, nossos juzos de realidade e de valor (BOSI, 2003, p.55).

Para Henry Rousso (2002, p.94), a memria, no sentido bsico do termo, a presena do passado. Desenvolvendo seu raciocnio e se aproximando da idia de Bosi, o autor conceitua memria como sendo uma reconstruo psquica e intelectual que acarreta de fato uma representao seletiva do passado, um passado que nunca aquele do indivduo somente, mas de um indivduo inserido em um contexto familiar, social, nacional. Portanto, deve-se valorizar a subjetividade em relao ao que ela pode trazer sobre os fatos relacionados e sobre o prprio depoente. Entende-se que o ponto forte da Histria Oral reside justamente na oportunidade de interao com testemunhas daquilo que estudado, pessoas que, com suas inferncias, percepes e julgamentos, vivenciaram o perodo de interesse e que podem, a partir de sua experincia individual e coletiva, fornecer informaes teis para o trabalho de pesquisa empreendido. Neste sentido, foram escolhidas e abordadas pessoas que participaram desta construo da oferta comercial do Barreado e do incio de seu uso turstico, e suas falas so aqui reproduzidas sem nenhuma interferncia formal na oralidade dos depoentes.

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

1. Barreado Morretiano

Preparado no litoral paranaense h centenas de anos, o Barreado uma iguaria feita base de carne bovina de segunda cozida exaustivamente com toucinho, cominho e louro em uma panela de barro hermeticamente fechada com uma folha de bananeira e lacrada com uma goma de farinha de mandioca - tcnica que inclusive batizou o prato. Sua origem repleta de contradies, sendo a verso mais aceita entre os autores pesquisados de que se trata de uma adaptao caiara do cozido portugus (Correia, 2002; Roderjan, 1981; Viana, 1976, dentre outros). H dcadas ocorre uma disputa saudvel pela paternidade do prato entre Antonina, Morretes e Paranagu, embora todo o litoral paranaense esteja associado historicamente ao prato. A iguaria deve sua popularidade ao entrudo4, precursor do carnaval: devido ao fato de que mesmo requentado o prato mantm seu sabor, era costume da gente do litoral preparar grandes panelas de Barreado para poder brincar o entrudo sem se preocupar com a alimentao (Correia, 2002; Pinto, 1983; Roderjan, 1981; Viana, 1976, dentre outros). Da mesma forma, o Fandango5, outra manifestao cultural importante do litoral paranaense, intimamente ligado ao preparo e degustao do prato. (Correia, 2002; Pinto, 1983; Roderjan, 1981; Viana, 1976, dentre outros).

Entrudo: O folclorista Alexandre Jos de Melo Morais Filho (1979) descreve o Entrudo (do latim introitu, introduo) como um jogo herdado de Portugal que acontecia no Brasil inteiro trs dias antes do incio da Quaresma. Sua denominao fazia referncia justamente ao perodo que introduz a Quaresma (do latim quadragsima), data que marca o incio dos quarenta dias que antecedem Pscoa. O Entrudo caracterizava-se ento como trs dias de excesso que antecipavam um perodo de penitncia e constrio. O Entrudo foi introduzido no pas no sculo XVII e ganhou fora no sculo XVIII. Muitas vezes significava uma brincadeira violenta que tomava as ruas, com as pessoas atirando umas nas outras laranjas e limes de cheiro, bacias dgua, polvilho e at mesmo terra. Fandango: O Fandango uma manifestao cultural popular que rene dana e msica, praticado h centenas de anos no litoral sul de So Paulo e no litoral norte do Paran, nas cidades de Canania, Iguape, Morretes, Paranagu e Guaraqueaba. Apesar de possuir regras estticas definidas, h caractersticas especficas de cada localidade e variaes das estruturas musicais e coreogrficas. Em um baile ou em uma apresentao, vrias modas ou marcas (como os fandangueiros chamam as msicas) so tocadas e danadas. As danas so classificadas em valsadas ou batidas, danadas em pares, com os homens batendo palmas e tamanqueando. Juntamente com o barulho dos tamancos tmse a viola e a rabeca, geralmente feitas de caixeta e confeccionadas manualmente pelos prprios fandangueiros, alm dos instrumentos de percusso como o adufo (ou adufe) e o pandeiro. Comumente danado durante o Entrudo (precursor do Carnaval), em festas familiares (de casamento, batismo, aniversrios etc.) e tambm durante os mutires (ou pixires), aes conjuntas para plantio ou colheita da lavoura, que reunia vizinho e amigos e tinha no fandango uma espcie de comemorao pelo trabalho realizado. (Gramani e Correa, 2006; Rando, 2003).

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

As principais caractersticas do prato so a textura e a apresentao da carne, praticamente desmanchando por conta do longo cozimento, e seus acompanhamentos: farinha de mandioca fina, banana da terra e cachaa (no caso de Morretes, mais especificamente a cachaa de banana). Sua receita, disseminada por meio da tradio oral, possui variaes principalmente no que se refere aos temperos adicionados carne (com destaque para o uso polmico do tomate) e forma de preparo, variedade resultante da apropriao coletiva que contribuiu para a perpetuao desta tradio. Contudo, no que se refere ao desenvolvimento da oferta comercial do prato no litoral paranaense, no se pode deixar de mencionar trs figuras principais: o portugus Antonio Alpendre, residente em Morretes, a capelista Ieda Siedschlag e o morretiano descendente de italianos Honlson Fabris Madalozo. Antonio Alpendre foi o fundador do Hotel Nhundiaquara, que inaugurou a oferta comercial do Barreado em meados da dcada de 1940; Dona Ieda foi uma das promotoras do resgate do Barreado no final da dcada de 1960 em Antonina e uma das responsveis pela fama do prato na dcada seguinte, e Honlson Fabris Madalozo foi o fundador do Restaurante Madalazo, primeiro restaurante de rua que incluiu o Barreado em seu cardpio, responsvel tambm por algumas inovaes hoje havidas como tradicionais (Gimenes, 2008). Quem fala da trajetria do sr. Alpendre, j falecido, sua filha, Maria da Glria Alpendre Silveira. A depoente no se lembra do ano exato em que o Barreado foi includo no cardpio; recorda apenas que isto ocorreu j no Hotel Nhundiaquara, entre 1945 e 1950. Sua memria, entretanto, bastante viva ao relembrar do sucesso alcanado pelo prato. Segundo ela, para surpresa de todos, o Barreado foi to bem aceito que passaram at mesmo a atender pedidos para servi-lo em Curitiba e outras cidades. Dcadas depois, foi inaugurado o embrio daquele que iria se tornar o maior restaurante da cidade: o Bar e Snooker Madalozo. Em 1966, o alfaiate Honlson Fabris Madalozo entrou no ramo da alimentao. Neto de imigrantes italianos, nascido em 1929, foi casado com Dona Izanete Madalozo, nascida em 1938, com quem teve trs filhos. Insatisfeito diante de furtos em sua alfaiataria, resolveu mudar de ramo e abriu um bar. Quem fala da trajetria do Sr. Honlson, j falecido, sua esposa Izanete Madalozo e sua filha Tnia Madalozo Lafitte.

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

No final da dcada de 1960, Dona Ieda Siedschlag, capelista nascida em 1936, comeou a perceber que a tradio do preparo do Barreado estava enfraquecendo, na medida em que as famlias gradativamente deixavam de prepar-lo. Juntamente com a amiga Nera Sarmento resolveram resgatar o prato e passaram a prepar-lo no Clube Nutico de Antonina. Mesmo atuando somente em Antonina, D. Ieda merece ser mencionada pois foi at o final da dcada de 1980 a principal personagem envolvida no preparo e comercializao do Barreado no litoral paranaense (primeiramente comandando a cozinha do Clube Nutico e a partir de 1974 frente de seu prprio restaurante6), sendo apontada por muito como a responsvel pela popularidade do prato para alm das fronteiras litorneas. Durante o governo de Emlio Hoffmann Gomes (1973 a 1975), a PARANATUR produziu folhetos em portugus e ingls apresentando o Barreado, falando de sua histria e descrevendo seu modo de preparo (crdito de pesquisa para Marly Garcia Correia). O Barreado era apresentado como um prato tradicionalmente preparado e consumido em Paranagu, Guaraqueaba, Antonina, Morretes e Guaratuba h mais de 200 anos. No era indicado onde a iguaria poderia ser degustada, apenas apresentava-se o prato ao turista (PARANATUR, [197-]). Contudo, merece ateno o fato de ter sido elaborado um folheto exclusivo para a iguaria objetivando sua divulgao em eventos e feiras em que o destino Paran estivesse presente. Deve-se observar, porm, que somente no final da dcada seguinte a oferta comercial do Barreado ganhou efetivamente status de atrativo turstico. 2. Morretes, a terra do Barreado

O prefeito Sebastio Cavagnolli, j falecido, apontado, por morretianos, capelistas e parnanguaras como o grande responsvel pelo desenvolvimento do turismo em Morretes e pela associao do municpio ao prato. Contudo, ao se falar da Gesto de Sebastio Cavagnolli, impossvel no comentar a atuao de Orley Antunes de

Em 1 de maio de 1974, Dona Ieda Siedschlag incentivada pelos freqentadores do Clube Nutico de Antonina, abriu seu prprio restaurante. O restaurante, que se chamava CACOAN - Campo de Concentrao dos Amigos de Antonina (mas que era chamado basicamente de Restaurante da Ieda ou de Barreado da Ieda).

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

Oliveira Junior, responsvel pela rea de turismo durante o governo daquele prefeito (Gesto 1989 1992). Orley de Oliveira Junior (2008) nasceu em Curitiba em 1951 e antes de assumir a rea de turismo na prefeitura era comerciante. Ele relembra que, logo aps a posse do prefeito em janeiro de 1989, uma enchente inundou a cidade e destruiu a agricultura local, at ento base da economia da cidade. Diante da necessidade de recuperar a economia local e criar uma alternativa de desenvolvimento para a cidade, Cavagnolli e Orley decidiram investir na atividade turstica. Falando do turismo na cidade, o entrevistado comenta:
Aqui em Morretes, nessa poca, no tinha nada. O forte era Antonina. La tinha o Barreado, tinha o porto de mar, e aqui nada. O [restaurante] Madalozo no tinha essa rea da lateral, no tinha a parte de cima. Era s uma casa na altura da rea. [...] No tinha o [restaurante] Ponte Velha. Ali ao lado do Maurcio [Restaurante Casaro] era uma runa. [...] Essas lojas de artesanato, no tinha nada (OLIVEIRA JUNIOR, 2008).

O entrevistado segue, falando de como surgiu a idia de divulgar ao mximo a cidade, mesmo diante de poucos atrativos:
Eu aprendi o seguinte: que a gente precisava divulgar Morretes. [...] Eu cheguei pra ele e disse: Cavagnolli, ns temos que divulgar o municpio a exausto! E ele disse Pois , mas ns no temos nada, a gente divulga e o povo vem, e da? E eu disse No tem importncia! A gente divulga, desenvolve internamente e o fluxo traz o empresrio! Ns temos aqui o [restaurante] Madalozo, na poca tnhamos mais uns dois restaurantes. Pra comear essa gente garante a cidade (OLIVEIRA JUNIOR, 2008).

A primeira ao de impacto da Gesto Cavagnolli procurou unir uma atividade de lazer do morreteniano e a divulgao do municpio com a amenizao dos problemas causados pela enchente:
Ali no Porto de Cima, ns, os morretianos, gostvamos de descer o rio de bia. Mas como que descia de bia? Aqui na entrada da cidade tinha uma borracharia que tinha quinze cmaras de pneu. E cada um tambm tinha a sua, eu tinha a minha, todos os morretianos tinham. E descia do Porto de Cima pra c. No Porto de Cima no tinha nada, nada! Resolvemos usar o bia-cross pra divulgar a cidade [...] E o prefeito disse que o rio estava um lixo. Falou at pra eu reunir uns amigos, ir l tirar um pouco do lixo e fazer um churrasco pro pessoal. Da, conversando com o pessoal da PARANATUR, surgiu a idia de fazer um bia-cross ecolgico (OLIVEIRA JUNIOR, 2008).

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

A idia deste bia-cross no era premiar quem chegasse primeiro, mas sim quem recolhesse mais lixo em sua bia. Sobre os esforos para que o evento sasse a contento, Orley comenta:
Da eu fui na televiso, eu fui na Rede Globo, fui na imprensa. [...] Entrei em contato para divulgar o bia-cross ecolgico no dia 21 de fevereiro. No domingo anterior ao bia-cross, saiu em todos os canais de televiso. Na sexta-feira anterior saiu no Jornal Nacional e no dia 28 saiu no Fantstico. Para voc ter uma idia da violncia que foi a largada do negcio nosso, do tamanho da divulgao que conseguimos! Imediatamente comeou a encher a cidade de gente. O bia-cross foi um show! Quatro, cinco toneladas de lixo foram tiradas do Rio. O Boticrio entrou no jogo, deu perfume, uns outros prmios (OLIVEIRA JUNIOR, 2008).

Para Oliveira Junior (2008), entretanto, o grande resultado positivo do evento foi a confiana adquirida a partir do sucesso da promoo: de tanta gente que veio, mostrou para as pessoas que Morretes tinha muito carisma. Mostrou para o prprio prefeito e para a prpria cidade, deu aquele sentimento de ns podemos! Ns podemos mudar a cidade!. O bia-cross ecolgico, em sua primeira edio, reuniu quinhentas pessoas na descida do rio, e o evento voltou a acontecer nos dois anos seguintes. No ltimo ano foi uma vitria, tinha 30kg de lixo! (OLIVEIRA JUNIOR, 2008). Nota-se, porm, que a partir do sucesso do primeiro evento, as atenes se voltaram para o Barreado. Divulgar a iguaria amplamente, no Brasil e no exterior, foi a meta elegida para ser perseguida nos anos seguintes:
A gente queria investir no Barreado. Ento eu comecei a sair pra fazer Barreado. Como eu conhecia muita gente em Curitiba, conhecia os jornalistas daqui, ento eles ajudavam na divulgao. Na ABAV7 de Fortaleza eu fiz um Barreado separado da Secretaria do Estado. A secretaria fez o jantar dela e fui fazendo assim. Durante a gesto nos fizemos Barreado em mais de 70 lugares diferentes, dentro e fora do Brasil. Sempre divulgando o Barreado de Morretes. Barreado e Morretes, sempre! Todas as minhas camisas tinham a marca de Morretes, porque eu sou apaixonado por essa cidade! (OLIVEIRA JUNIOR, 2008).

Com o slogan Morretes, Terra do Barreado, Cavagnolli comeou a divulgar maciamente o prato associado cidade. Um dos materiais promocionais distribudos nesses eventos era um folheto no formato A4 intitulado Barreado: prato tpico de Morretes, estampando uma panela de barro contendo a iguaria ao lado de uma farinheira. O texto tem apelo turstico claro: aqueles que pela primeira vez visitam o
7

ABAV: Associao Brasileira de Agncias de Viagem

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

Paran, mais precisamente o litoral paranaense, ficam conhecendo um prato muito gostoso que lhes e completamente novo: o Barreado (PREFEITURA MUNICIPAL DE MORRETES, 1989). Ilustrado com imagens da estrada de ferro Curitiba-Paranagu, de recantos da Graciosa e do Rio Nhundiaquara, o texto relaciona a origem do Barreado com os tropeiros8 e o Carnaval e, apesar de abertamente vincular o Barreado a Morretes, afirma: o Barreado um prato muito simples, preparado com carne, toucinho e temperos, tpico da cozinha de Morretes, Antonina e Paranagu [...] hoje, o Barreado servido todos os dias da semana devido divulgao que passou a ter de uns anos pra c (PREFEITURA MUNICIPAL DE MORRETES, 1989). De acordo com Orley, algumas pessoas de Antonina no gostaram da repercusso alcanada na vinculao do Barreado a Morretes. Segundo o entrevistado, Antonina se incomodou, falando que a gente dizia que o Barreado era s nosso. A gente no fez nada disso. A gente divulgava Morretes, Terra do Barreado, nem questionvamos Antonina. Nosso negcio era Morretes (OLIVEIRA JUNIOR, 2008). E refora: essa coisa que tem gente de Antonina que fala, que em Morretes teve subsdio da prefeitura pra abrir restaurante, isso nunca aconteceu. A gente divulgava a cidade e o prato, e o resto ficava por conta deles. Dona Laurice De Bona, dentre tantos outros entrevistados, fala da importncia da gesto do Prefeito Sebastio Cavagnolli:

Ele transformou a nossa cidade em uma cidade jardim. Aquela Rua das Flores ali [...] era praticamente um vaso de flores. Antes era Rua Juvenal Carneiro e passou a ser denominada Rua das Flores. E todo o Centro Histrico ali que vai beirando o rio Nhundiaquara at l em cima, onde tem o Restaurante Casaro e a Praa Silveira Neto, eram s flores. Ento com isso atraiu muitos turistas pra Morretes (DE BONA, 2008).

Dona Laurice tambm recorda a atuao de Orley junto rea de turismo, destacando o bom trabalho realizado principalmente na divulgao do Barreado:
8

A associao da origem do Barreado com o Tropeirismo bastante polmica, tendo em vista os ingredientes utilizados pelos tropeiros (a carne preferida por eles era o charque; o transporte, a conservao e a utilizao da carne verde, indispensvel para o Barreado, traria dificuldades substanciais considerando o modo de vida dos tropeiros), bem como o tempo necessrio para o cozimento adequado do prato e a sua durabilidade depois de pronto, pois mesmo tratando-se de uma carne muito bem temperada, no resistiria a perodos mais longos. A prpria dificuldade em transportar os paneles e a necessidade de incorporao de utenslios mais durveis durante as viagens deve ser mencionada. (Gimenes, 2008). Para tropeirismo vide Goulart (1961) e Maia e Maia (1981)

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

O Orley fez um trabalho muito bonito de divulgar o Barreado. Ele fazia o Barreado aqui e levava pra Minas Gerais, pro Cear, sei l, pra toda parte. Ento ele fez conhecer o nosso Barreado. E hoje ns recebemos turistas at do exterior pra comer o Barreado de Morretes, impressionante! (DE BONA, 2008).

Deve-se observar, porm, que, como ele mesmo admite, Orley uma figura bastante polmica. Para Joaquim Alcobas, empresrio do ramo de alimentao em Antonina, Orley realmente conseguiu associar Morretes ao Barreado, mas o fez em detrimento da divulgao de Antonina. Ressaltando que o Barreado no litoral comeou mesmo depois da Ieda, o empresrio continua: hoje Antonina um centro de gastronomia no qual se tem o Barreado. Existe o Barreado. Mas o mais especfico mesmo Morretes. Porque falou em Barreado, todo mundo fala em Morretes, ningum fala em Antonina (ALCOBAS, 2008). Isso se deu justamente por conta da atuao de Orley:

Essa associao com Morretes porque fizeram um trabalho muito bem feito l. Bem feito e de cunho at baixo, posso dizer. Na poca em que comearam a falar em Morretes, Barreado e tal, o Secretrio de Turismo era o Orley. E eu sempre falei na frente dele e de quem quiser ouvir: ele era um bom secretrio. Porque quando ele vendia a cidade de Morretes l em cima, em Curitiba, no Brasil inteiro, nas agncias de turismo, perguntavam pra ele se podia levar um Jet ski pra esquiar, se tinha mar e tal, ele falava que tinha h quatorze quilmetros da cidade!!. Ele um timo. Agora eu sempre digo pra ele sempre que me perguntam onde se come mal, eu sempre digo volta quatorze quilmetros! <risos> No deixo barato, no! Voc gostou dessa resposta que eu dei pra ele? Lgico! Uma mo lava a outra e as duas comem! (ALCOBAS, 2008).

Para o empresrio, esta estratgia de divulgao das belezas naturais de Antonina como um anexo de Morretes alm da difuso de que o Barreado era o prato tpico morretiano surtiu efeito principalmente porque a gesto pblica capelista se omitiu em relao organizao do turismo na cidade e ao que era divulgado pela cidade vizinha. Ana Eliza Correia de Souza, de Antonina, tem uma opinio semelhante. Segundo ela:

Eles souberam aproveitar melhor. Morretes levou sorte por causa de um secretrio de Turismo que teve l, foi o Orley. Teve um evento se no me falha a memria, uma ABAV e Morretes chegou com tudo nesse evento. E Antonina no foi nesse evento. O marketing que ele usou l foi Venha a Morretes comer o Barreado e a 15km desfrute da melhor baa do litoral!.Ento ele usou Antonina como quintal da casa dele, no ? Ele foi esperto.O mundo dos espertos e ele foi esperto. Voc tem que dar o mrito

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

10

pras pessoas que so inteligentes, no adianta. Antonina levou a pior nessa mas no por isso que ela deixa de correr atrs. T sempre correndo atrs. Hoje eu acho que Morretes adquiriu isso por causa de pessoas que souberam aproveitar a grande oportunidade que estavam com a faca e o queijo na mo naquela poca (SOUZA, 2008).

Lenidas de Abreu, dono do Restaurante Albatroz em Antonina, afirmou que, a partir do final da dcada de 1980, a procura pela cidade, e por conseqncia o movimento dos restaurantes, inclusive o seu, sofreu uma reduo evidente.
Comeou a mudar, a cidade meio que comeou a degringolar, porque logo em seguida...Veja, antes, o pessoal passava por Morretes e vinha comer em Antonina. Direto isso acontecia. O curitibano, ele vinha direto pra c, passava por Morretes, vinha comer em Antonina e depois na volta talvez passasse em Morretes de novo. [...] Da assumiu um prefeito, o Cavagnolli, e na poca, o que ele fez? Ele injetou em Turismo, ele investiu. Quando ele comeou a injetar no turismo, ele j colocou esguicho de gua colorido no meio do rio, comeou a mexer nas ruas, plantar flores, comeou a movimentar a cidade (ABREU, 2008).

Segundo o empresrio, os investimentos no embelezamento da cidade comearam a surtir efeito e a despertar o interesse das pessoas, at porque em Antonina no havia nada similar. Lenidas continua:

O Madalozo, que era do Honlson, comeou a crescer ainda mais. E o Orley, que trabalhava pro Cavagnolli, comeou a divulgar o Barreado como se o Barreado fosse de Morretes! Da ele comeou a comercializar o Barreado. Ns j vendamos o Barreado aqui em Antonina, mas da eles foram fundo nessa coisa do Barreado como se o Barreado fosse de Morretes. A eles comearam a injetar no Barreado, investir, divulgar, vender, vender, vender a imagem do Barreado de Morretes, da Cachaa, tudo l de Morretes, o passeio de Bia, o Rio Nhundiaquara e tal. Comearam a investir no turismo, e da eles comearam a decolar (ABREU, 2008).

fato que, com o fechamento do principal restaurante e a mudana de Dona Ieda da cidade, Antonina perdeu tambm a principal personagem da histria do Barreado litorneo. Por outro lado, a poltica de divulgao intensiva da iguaria promovida por Morretes, fez com que na prxima dcada o prato estivesse muito mais vinculado Morretes do que Antonina, revertendo o quadro que se apresentava na dcada de 1970. Paranagu, por sua vez, mantinha uma oferta comercial inexpressiva, mantendo o Barreado nas residncias e, apenas em meados de 1990, teria uma divulgao mais evidente, sempre associado ao Fandango.

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

11

Para Marilda Gadotti (2005), tcnica da Paran Turismo, apenas na dcada de 1990 que o Paran comea a se posicionar estrategicamente para fazer frente a dois importantes concorrentes, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. De acordo com a entrevistada, esses dois estados investiram na diversificao de suas ofertas tursticas durante a dcada de 1980, enquanto o Paran se apoiava quase que inteiramente em Foz do Iguau:
A partir da dcada de 1990 ns comeamos a despertar para um outro tipo de demanda, comeamos a diversificar a nossa oferta, despertar para o turismo rural, por exemplo. Nesse perodo as prprias festas tursticas no tm a grandiosidade das de outros estados, mas j comeam a motivar um fluxo. Nossas festas, principalmente as festas gastronmicas, comeam a crescer (GADOTTI, 2005).

Nesta busca por um novo posicionamento, o patrimnio cultural, incluindo a gastronomia, passou a ter destaque. Ainda em 1991, em um release da Assessoria de Imprensa da PARANATUR, o Barreado era divulgado como sendo o prato tpico do Paran, saboroso, substancial e um dos mais exticos do Brasil (PARANATUR, 1991), apresentando sua origem e receita. No mesmo ano a cidade de Morretes teve sua oferta ampliada, com a inaugurao do Restaurante Panormico Ponte Velha com cento e cinqenta lugares (desde ento o segundo maior9 restaurante da cidade), localizado bem em frente ao Restaurante Madalozo. Seu proprietrio, Joaquim de Souza Jnior, parnanguara, nascido em 1939 e residente em Morretes desde 1945, relata que a demanda crescente que se avolumava as portas do Madalozo foi determinante para a deciso de abrir o restaurante. Sobre a reao da concorrncia, comenta:
Teve um dos proprietrios do Hotel Nhundiaquara, que disse assim: o que voc est na cabea de montar um restaurante bem na frente do outro, do Madalozo? Voc quer matar o homem de preocupao?. Eu sei que qualquer restaurante que abre a ele divide [a demanda], mas depende muito da maneira dos outros continuarem a trabalhar. Em qualquer parte, a livre concorrncia! (SOUZA JUNIOR, 2008).

No apenas pela localizao, mas tambm pela capacidade de seu salo, o Restaurante Ponte Velha tornou-se de imediato o principal concorrente do Restaurante Madalozo. Como estratgia de lanamento do estabelecimento, Joaquim adotou uma
9

O maior restaurante da cidade o Restaurante Madalozo, com 690 lugares mais 120 lugares se a sala de espera for convertida em salo.

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

12

poltica de preos agressiva em relao ao seu principal concorrente, acirrando ainda mais os nimos junto ao restaurante Madalozo: passou a oferecer o combinado Barreado + Frutos do Mar apenas um real mais caro do que o valor do Barreado sozinho. No ano seguinte, Morretes ganhou mais um estabelecimento voltado para o Barreado. Em agosto de 1992, foi aberto o Restaurante Casaro, com duzentos lugares, por Maurcio Scucazo dos Santos, nascido em Morretes em 1965.
Se bem que, vamos dizer assim, vinte anos atrs o forte do movimento de restaurantes no era em Morretes, era em Antonina, inclusive as pessoas de Morretes saam daqui pra comer Barreado, pra comer nos restaurantes l. E l eles tinham um movimento semelhante ao que a gente tinha aqui ou talvez maior. [...] o que nos ajudou muito tambm, a estrada de ferro, o passeio de trem10, sempre o ponto em Morretes, todo mundo que descia a Graciosa11 e queria ir pra praia obrigatoriamente passava por Morretes, Paranagu final de linha (SANTOS, 2008).

Na fala de Mauricio, a importncia da gesto Cavagnolli tambm aparece. Para o entrevistado:


Teve um prefeito, j falecido, o Sebastio Cavagnolli. Ele como era um empresrio, no um poltico, ele tinha uma viso melhor. E realmente, deu uma alavancada no turismo em Morretes foi na administrao dele. Ele que fez esse calado, ele que embelezou a cidade, na poca isso aqui era uma rua das flores, hoje rua da feira, est cheia de barraquinha, muito feia, mal organizada, mas na poca era rua das flores mesmo. Todos os vasos, sempre com flores, flores de poca, tudo bem organizadinho. Ento a gente pode colocar assim como um marco a administrao dele (SANTOS, 2008).

Em 1992, a Gesto Cavagnolli em Morretes chegou ao fim. Fazendo uma anlise do perodo, Orley comenta que foi a partir de 1990 que a cidade comeou realmente a atrair turistas e, com estes, investimentos. E observa: essas pousadas que tem a hoje na
cidade na poca eram todas chcaras, que a pessoa, que s vezes nem morava aqui, usava pra se divertir, passar o final de semana (OLIVEIRA JUNIOR, 2008). O ex-diretor de turismo

relembra o ltimo ano da gesto, destacando um acontecimento de grande importncia para o municpio:

10

Passeio de trem: realizado pela Estrada de Ferro Curitiba-Paranagu, inaugurada em 1886. Morretes uma das paradas (antes da chegada em Paranagu) e o trem chega no municpio em um horrio bem propcio para quem deseja almoar na cidade. Estrada da Graciosa: antigo caminho que liga o planalto (Curitiba) ao litoral, hoje percorrida com finalidade turstica por conta de suas belas paisagens e paradouros.

11

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

13

Toda essa folia de Barreado culminou em Morretes fazendo o jantar de encerramento da ABAV do RIO no Scala para mais de quatro mil pessoas [...] Para o jantar dessa ABAV o governador do Paran na poca colocou a verba l pra baixo, e eu peguei e falei: eu acho que sei um caminho. E o caminho qual era? Servir Barreado. Fazer Barreado relativamente barato e vai ter o glamour de uma grande festa, porque um prato tpico! E nos fizemos o Barreado! E foi quase como uma Copa do Mundo encerrar uma ABAV, imagina, comeamos do zero h quatro anos e fechar um evento desse porte! E isso praticamente sozinhos, eu mais uns seis, sete loucos daqui (OLIVEIRA JUNIOR, 2008).

Fazendo uma avaliao geral, Orley enfatiza que no foi perdida nenhuma oportunidade de divulgar o Barreado, e pondera: essa fora de hoje de Morretes no turismo
aconteceu porque nessa gesto a gente fez mais de 40 famtours12, vinha gente do Brasil inteiro, inclusive do exterior, Argentina, Paraguai, Uruguai, Cuba, Colmbia, Costa Rica, Venezuela, Mxico, etc (OLIVEIRA JUNIOR, 2008).

Consideraes finais

O Barreado uma tradio viva em Antonina, Morretes e Paranagu, integrando o imaginrio de seus habitantes e se fazendo presente nas residncias e festas comunitrio-religiosas, transcendendo o perodo carnavalesco e ocupando destaque nas mesas dos restaurantes que preparam, servem e divulgam a iguaria para milhares de turistas e visitantes todos os anos, o ano todo. Contudo, destes trs municpios que trabalham a oferta comercial do prato, o mais bem sucedido sem dvida alguma Morretes. Nota-se, no quadro geral, que a atividade turstica teve papel determinante no fortalecimento da tradio do Barreado, por promover seu resgate e divulgar a iguaria para alm das fronteiras das municipalidades. Este processo tem como divisor de guas a estratgia e a atuao da Prefeitura Municipal de Morretes no perodo compreendido entre 1989 e 1992, quando comea a ser desenvolvido efetivamente o turismo gastronmico e se abrem novas oportunidades de gerao de emprego e renda para a localidade. O desafio de realizar uma historiografia do turismo, pelo menos no que tange ao municpio estudado, cresceu diante de algumas adversidades: a precariedade dos
12

Viagens promovidas com o intuito de divulgar e promover um destino turstico junto a operadores de turismo e agncias de viagem.

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

14

arquivos municipais, incluindo-se a o acervo das bibliotecas dos municpios; e a inexistncia de arquivos nos rgos municipais de turismo, sendo este aspecto reflexo da notria falta de consistncia na gesto pblica de turismo. Neste sentido, foi

necessrio aumentar o escopo de fontes (incluindo guias, folders, realeses de imprensa, dentre outras fontes no convencionais) e tornou-se fundamental a utilizao de fontes orais. Este primeira iniciativa, no entanto, demonstra o potencial das pesquisas na rea, evidenciando que h muito ainda por se trabalhar.

Referncias bibliogrficas BOSI, E. Memria e sociedade lembranas dos velhos. 3. ed. So Paulo:Cia. das Letras, 2003. BRASIL. Decreto-Lei n. 55, de 18 de setembro de 1966. Dirio Oficial [da] Repblica Federativa do Brasil, Braslia, DF, 1966. _____. Lei n. 8.818, de 28 de maro de 1991. Dirio Oficial [da] Repblica Federativa do Brasil, Braslia, DF, 1991. CORREIA, M. G. O Fandango que acompanha o Barreado. Paran: MaxiGrfica, 2002. GIMENES, M.H.S.G. Cozinhando a tradio: festa, cultura e histria no litoral paranaense. Tese (Doutorado em Histria) Setor de Cincias Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Paran, Curitiba, 2008. GOULART, J. Tropas e tropeiros na formao do Brasil. Rio de Janeiro: Conquista,1961. GRAMANI, D.; CORREA, J. Naquele tempo, no tempo de hoje: um panorama do Fandango do litoral norte do Paran e sul de So Paulo. In: PIMENTEL, A.; GRAMANI, D.; CORREA, J. (org). Museu vivo do Fandango. Rio de Janeiro: Associao Cultural Cabur, 2006. p.21-37. LOZANO, J. E. A. Prticas e estilos de pesquisa na Histria Oral contempornea. In: FERREIRA, M. M.; AMADO, J. (org). Usos e abusos da Histria Oral. 5. ed. So Paulo: Fundao Getlio Vargas, 2002. MAIA, T; MAIA, T. O folclore das tropas, tropeiros e cargueiros no Vale do Paraba. Rio de Janeiro:MEC/SEC, 1981. MORAES FILHO, M. Festas e tradies populares no Brasil. So Paulo: Itatiaia, 1979. PARANATUR. Barreado o mais saboroso prato do Paran. Curitiba: Governo do Paran, (197-). 1 folder. _____. Barreado prato tpico do Paran. Curitiba: Governo do Paran, (1991). 1 folder. PINTO, I. C. Curso de introduo aos estudos do folclore. Curitiba: Museu Paranaense/Secretaria da Cultura e do Esporte, 1983. _____. Barreado, prato tpico de Morretes. Morretes: Prefeitura Municipal de

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

15

Morretes, 1989. 1 folder. RANDO, J. A. G. Fandango: contextualizao histrica. In: BRITO, M. L. S. (org). Fandango de mutiro. Curitiba: Miliart, 2003, p.11-33. RODERJAN, R. Folclore brasileiro: Paran. Rio de Janeiro: MEC/SEC/FUNARTE/Inst. Nacional do Folclore, 1981. ROUSSO, H. A memria no mais o que era. In: FERREIRA, M. M.; AMADO, J. (org). Usos e abusos da Histria Oral. 5. ed. So Paulo: Fundao Getlio Vargas, 2002, p.93-101. VIANA, M. Paranagu na Histria e na tradio. Paranagu: Grfica Vicentina, 1976. VOLDMAN, D. Definies e usos. In: FERREIRA, M. M.; AMADO, J. (org). Usos e abusos da Histria Oral. 5.ed. So Paulo: Fundao Getlio Vargas, 2002, p.33-41.

Fontes orais citadas nesse trabalho

ABREU, L. G. (Tata). Entrevista. Antonina, 18 de maro de 2008. MP3, 0h08 min. _____. Entrevista. Antonina, 26 de maro de 2008. MP3, 1h12 min. ALCOBAS, J. C.. Entrevista. Antonina, 11 de maro de 2008. MP3, 0h36 min. DE BONA, L. S. Entrevista. Morretes, 09 de maio de 2008. MP3, 1h31 min. GADOTTI, M. Entrevista. Curitiba, 22 de julho de 2005. MP3, 0h52 min. LAFFITTE, T. B. M. Entrevista. Morretes, 13 de maio de 2008. MP3, 0h59 min. MADALOZO, I. I. B. Entrevista. Morretes, 13 de maio de 2008. MP3, 0h49 min. OLIVEIRA JUNIOR, O. A. Entrevista. Morretes, 02 de setembro de 2008. MP3, 0h59 min. SANTOS, M. S. Entrevista. Morretes, 09 de maio de 2008. MP3, 0h24 min. SIEDSCHLAG, I. Entrevista. Matinhos, 04 de setembro de 2008. MP3, 1h42 min. SILVEIRA, M. G. A. Entrevista. Morretes, 08 de maio de 2008. MP3, 0h54 min. SOUZA, A. E. C. Entrevista. Antonina, 13 de maro de 2008. MP3, 0h32 min. SOUZA JUNIOR, J. Entrevista. Morretes, 27 de maio de 2008. MP3, 1h32 min.

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

16

You might also like