You are on page 1of 8

Pag.

1 - Curso bsico de Evangelismo Pessoal

Curso Bsico de Evangelismo Parte 01


1. Definio de evangelismo
Evangelismo Pessoal a obra de falar de Cristo aos perdidos individualmente: levlos a Cristo, o Salvador (Jo 1.41,42; At 8.30).

2. A importncia do evangelismo
A importncia v-se no fato de que a evangelizao dos pecadores foi o ltimo assunto de Jesus aos seus discpulos antes de ascender ao cu. Nessa ocasio, Ele ordenou Igreja o encargo da evangelizao do mundo (Mc 16.15,19; At 1.8,9).

3. O alvo do evangelismo
O alvo trplice: salvar os perdidos, restaurar os desviados e edificar os crentes. Voc j experimentou a alegria que h em ganhar uma alma para Jesus? Ganhar almas foi a suprema tarefa do Senhor Jesus aqui na terra (Lc 19.10; 1 Tm. 1.15). Paulo, o grande homem de Deus, do Novo Testamento, tinha o mesmo alvo e viso (I Co 9.20). Uma grande parte dos crentes pensa que a obra de ganhar almas para Jesus afeta exclusivamente aos pregadores, pastores e obreiros em geral. Contentam-se em, comodamente sentados, ouvir os sermes, culto aps culto, enquanto os campos esto brancos para a ceifa, como disse o Senhor da seara em Joo 4.35.

4. A diferena entre evangelismo pessoal e evangelismo de Massa


Pessoal direto, pessoal, tratamos individualmente com algum. Podemos ouvir a pessoa e compreender melhor a sua necessidade. Pode exigir de ns mais variedade na comunicao, pois cada pessoa vive circunstncias diferentes. Temos que ir ao encontro de cada pessoa, em sua casa, no local do seu trabalho, as vezes, as encontramos pessoas ocasionalmente na rua, etc... Ex: Jesus e a samaritana, quebrando as barreiras do preconceito racial; Filipe e Eunuco, sinnimo de obreiro preparado para explicar a palavra de DEUS aos necessitados. Massa impessoal, alcanamos uma multido. Como alcanamos uma multido, mais difcil tratar cada pessoa de acordo com sua necessidade especfica. No evangelismo de massa todas as pessoas so alcanamos com uma mensagem. As pessoas vem ao encontro do evangelista em local e hora marcada. Ex. Cruzada.

Ex: Jesus e o sermo do monte, com as normas da nova religio; Paulo no Arepago, ensinando que filosofia no traz paz alma e que s devemos adorar a um DEUS.

Tanto o evangelismo pessoal como o de Massa tem prs e contras. Convm lembrar que estes mtodos tm sido amplamente utilizados.

Pag. 2 - Curso bsico de Evangelismo Pessoal

fato reconhecido que muito mais fcil falar a Palavra de Deus a uma multido do que a uma s pessoa. Quem fala a um auditrio no interrompido para perguntas, apartes, argumentao, etc; j quem fala a uma s pessoa poder vir a enfrentar tudo isso. H pecadores que aceitam a mensagem da salvao sem objees e sem argumentao, mas outros apresentam escusas tais, que, se o crente no conhecer devidamente as Escrituras, ficar em situao vexatria.

5. Qual a principal mensagem a ser levada no evangelismo pessoal


No evangelismo pessoal, a doutrina principal a de salvao da alma. preciso que o crente conhea bem os textos, para apresent-los medida que a necessidade for exigindo. No um texto qualquer que vamos citar, mas aquele apropriado pura o momento, pois a Bblia tem uma mensagem adequada para cada caso, cada corao, cada circunstncia. O que preciso conhecer a Bblia e depender do Esprito Santo. Assim sendo, Deus abre a porta, guia e d a mensagem adequada e ungida pelo seu Esprito. oportuno lembrar aqui que o Esprito Santo e a Palavra de Deus jamais se contradizem. Quem se julga espiritual deve conhecer e amar a Bblia, e quem seguir a Bblia, deve andar segundo o Esprito.

6. Exemplos de algumas estratgias de evangelismo


Oferecemos aos irmos alguns exemplos de estratgias evangelsticas, que podem ser desenvolvidas por cada crente. 1- Nos lares, At. 5.42 2- Nos hospitais, Mt 25.43 3- Nas prises, Mt 25.43 4- Nas filas de nibus 5- No plpito 6- Nos bares 7- Nos restaurantes 8- Nos consultrios 9- Nos colgios e universidades, At 19.9 10- Nos conjuntos residenciais Folhetos... 11- Nas filas do INANPS e similares 12- Nos cemitrios- Dia de finados 13- Nas feiras livres 14- Nas Exposies 15- Nas Estdios e Similares Folhetos especficos 16- Ao ar livre, At 16.13 17- Atravs do Telefone 18- Atravs de postais 19- Atravs de jantares 20- Atravs de um testemunho santo 21- Atravs do Rdio, Sl 19.1,3; Jr. 22.29; Sl 26.7 22- Atravs da Televiso, Mt 10.27 23- Atravs das caixas postais 24- Atravs de cruzadas Evangelsticas, At 8.5,6 25- Com Folhetos (orao) 26- Com jornais, Is 52.7; Am 4.5; Sl. 26.7; 68.11; Mc 1.45; 7.36; 13.10 27- Com cartes de orao 28- Com bblias e Novos Testamentos 29- Com Cds 30- Com Fitas K-7 31- Com adesivos 32- Atravs da escola (Um aluno ganhando outros alunos) 33- Na beira de rios, nas praias, At 16.13-15

Continuaremos na prxima semana...

Pag. 1

Curso Bsico de Evangelismo - Parte 02


Pretendemos apresentar nesta etapa, dois esboos que podem ser utilizados na evangelizao pessoal. Estes planos de salvao so utilizados classicamente por milhares de cristos. Convem no entanto esclarecer que existiro circunstancias onde teremos que ir alem dos esboos.

MODELO 01 - DO PLANO DE SALVAO:


A deciso mais importante de toda a nossa vida justamente esta: Entregar verdadeiramente minha vida e meu destino ao SENHOR JESUS CRISTO? Mas, o que significa entregar a vida a Jesus Cristo? H ensinos claros da Palavra de Deus acerca da salvao, e, por isso, queremos convidar voc para conhecer estes ensinos bblicos. Antes faa uma orao, converse com Deus, para que, atravs do Esprito Santo, Ele lhe oriente a compreender estes ensinos!

PRIMEIRO ENSINO DA BBLIA: DEUS AMA VOC!


Como criador de todas as coisas, Deus perfeito em tudo, sendo totalmente santo e puro. A Bblia Sagrada mostra que esse corao de amor infinito se abre e estende-se at voc. O texto de Joo 3:16 conhecido como o corao de Deus exposto na Bblia Sagrada! Sim, Deus amou tanto o mundo que deu o Seu Filho (Jesus Cristo) para salvar a toda pessoa que confiar exclusivamente nEle! Vamos ler novamente este texto, agora colocando o nosso nome nele! Aqui est a exposio do grande amor de Deus em querer salvar o mundo! Nunca uma verdade bblica vem sozinha. Ela sempre reforada por outro texto. Vamos at 1 Joo 4:10 para conhecer melhor este ensino! Antes de amarmos a Deus, e mesmo antes de nascermos, Deus j nos amava e j tinha enviado Jesus Cristo para nos salvar! Voc cr que Deus ama voc?

SEGUNDO ENSINO DA BBLIA: TODA PESSOA PECADORA E NECESSITADA DE DEUS!


Se numa pesquisa fosse perguntado o que mais as pessoas precisam, variadas e diferentes respostas seriam dadas. Muitos esto numa verdadeira corrida maluca por dinheiro, sexo, poder e bem-estar. Contudo, toda essa nsia revela o vazio de suas vidas. Um vazio to grande que elas procuram inutilmente preencher de todas as formas possveis. Alguns no sabem do que realmente precisam. Outros sabem, mas fogem desta verdade: O ser humano precisa de perdo. Todos ns necessitamos ser perdoados de nossos pecados diante de Deus. Vamos ler Isaas 59:2. Aqui est a raiz de todos os nossos males: o pecado. O pecado separa o homem de Deus. Deus nos criou para que tivssemos um relacionamento com Ele. Fomos feitos para isso e precisamos de Deus. Todavia, a nossa rebelio em viver sem obedecer a Deus trouxe a condenao de uma vida separada de Deus aqui e na eternidade. Esta a real situao de todos os homens Romanos 3:23. Quem pecou? Todos inclui voc? E do que voc precisa? Quando o homem consegue entender o amor de Deus e reconhece o seu pecado diante de Deus, sinal que Deus est preparando esta pessoa para entender e crer no terceiro ensino da Bblia Sagrada.

TERCEIRO ENSINO DA BBLIA: O SALRIO DO PECADO A MORTE!


Vamos comear este terceiro ensino com um texto das Escrituras: Romanos 6:23. Salrio um pagamento por algo que foi feito. Somente se paga um salrio a quem o merece, por alguma coisa realizada. Deus, em Seu grande amor para conosco, nos diz de forma real a nossa trgica situao: somos pecadores. Por sermos pecadores, estamos afastados de Deus. E, como o salrio do pecado a morte, estamos condenados morte. A morte o justo pagamento do nosso pecado. Deus age com amor ao revelar ao homem o seu estado e a conseqncia disso. Vamos supor que um homem tivesse um terrvel cncer maligno no crebro e que para ele ser curado precisaria de um tratamento serssimo e persistente. O mdico que descobriu aquele tumor demonstraria amor ao contar a ele seu estado e a gravidade da doena a fim de que tal homem pudesse conscientizar-se e comear o tratamento o quanto antes? Todo ser humano tem um mal pior do que um cncer, que se chama pecado. E a conseqncia do pecado infinitamente pior. Deus amorosamente adverte a toda pessoa desse mal que o levar a morte. Voc pode dizer que Deus ama voc? Voc, como todas as pessoas, um pecador? Voc j pode dizer qual o salrio (a conseqncia) de seu pecado? A morte na Bblia tem trs sentidos: 1 - Morte Fsica: 1 Crnicas 10:13 (o homem envelhece e morre).

Pag. 2

2 - Morte Espiritual: Efsios 2:1 (o homem est separado de Deus). 3 - Morte Eterna: Apocalipse 20:14 (o homem ser lanado no Lago de Fogo - separado de Deus para todo o sempre). Porm, Deus providenciou a cura para o pecado do homem, como veremos a seguir.

QUARTO ENSINO DA BBLIA: JESUS CRISTO A SOLUO DE DEUS PARA O PECADO DO HOMEM
No Terceiro Ensino, vimos em Romanos 6:23, a morte como o salrio do pecado. Vamos reler este texto. Vemos que, no mesmo instante que diagnostica o mal da pessoa, Deus revela a soluo. Dom presente. Algo que se d gratuitamente por amor. Qual o presente que Deus oferece ao pecador? O dom gratuito de Deus a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor! No comeo dissemos que nunca uma verdade de Deus vem sozinha, no foi? Pois, ento, leiamos Romanos 5:8. Como Deus prova o seu amor para com voc? H quase dois mil anos atrs, Cristo foi at o Calvrio para dar a vida dEle como oferta substitutiva pelo nosso pecado. Ele morreu em nosso lugar. Durante a crucificao houve trevas. Jesus bradou: Deus meu, por que me desamparaste? Ali era a separao de Deus, era a morte, era a condenao que deveria ser nossa, sendo suportada pelo Senhor Jesus. Ele assumiu o lugar do pecador. Recebeu a nossa morte, a fim de que pudesse nos dar a Sua Vida! Vamos ler novamente Romanos 5:8. Ter Cristo morrido POR NS significa em nosso lugar. Ele o nosso substituto. Aquele que pagou em meu lugar o salrio do meu pecado. Voc j sabe quem a soluo de Deus para a condenao do homem? O que a Bblia diz que ns devemos fazer, ento?

QUINTO ENSINO DA BBLIA: A SALVAO PODE SER SUA!


uma verdadeira bno de Deus chegarmos a compreender o plano de Deus para a salvao. Contudo, a Bblia Sagrada personaliza este ensino para toda pessoa. A gente tem que entender que para ns que esta mensagem dada. Vejamos o que Deus notifica a todos, em Atos 17:30. O homem, como pecador, precisa de arrepender-se de seus pecados. Precisa saber da terrvel conseqncia do seu pecado e lamentar-se por isto. E, ao entender sua condenao, precisa receber a Soluo de Deus: Jesus Cristo. Vamos ler Romanos 10:9-10. O que acontece quando o homem confessa com a sua boca e cr em seu corao em Jesus como seu Senhor? Veja o versculo 9. Quando a pessoa cr em seu corao que Jesus Cristo o seu salvador Aquele que morreu por ela e que ressuscitou da morte para lhe dar vida esta pessoa pode ter confiana nessa salvao que Deus lhe d? Releia o versculo 10. A pessoa tem que crer no corao e dizer com a boca. Voc hoje entendeu o plano de salvao? Cr em Jesus como seu nico e todo-suficiente salvador? Voc capaz de dizer isso com seus lbios? Voltemos para versculo 9, o que acontece ao que cr no corao e confessa isso com a boca? Se voc fizer isto, o que acontecer com voc? VAMOS FAZER UMA PEQUENA REVISO DOS CINCO ENSINOS: 1. Deus ama voc? 2. Voc pecador? 3. Qual o salrio do seu pecado? 4. Como Deus prova o Seu grande amor por voc? 5. Se voc se arrepender de seus pecados e receber Cristo como seu Salvador, o que Deus promete fazer? Agora, vamos meditar em Joo 1:12. A todos quantos recebem a Jesus, Deus lhes d o poder de serem feitos filhos de Deus. Ore a Deus, dizendo que reconhece seu pecado, pea perdo a Deus e diga que quer receber ao Senhor Jesus Cristo como seu salvador! Que Deus o abenoe!

Pag. 3

Modelo 02 do plano de salvao: As quatro leis espirituais


As Quatro Leis Espirituais so uma forma de compartilhar as boas novas da salvao disponveis atravs da f em Jesus Cristo. Trata-se de uma forma simples de organizar a informao importante do Evangelho em quatro pontos. A primeira das quatro leis espirituais : Deus ama voc e tem um plano maravilhoso para a sua vida. Joo 3:16 nos diz: Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unignito, para que todo aquele que nele cr no perea, mas tenha a vida eterna. Joo 10:10 nos d a razo pela qual Jesus veio: Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundncia. O que est nos bloqueando do amor de Deus? O que est nos impedindo de ter uma vida abundante?

A segunda das Quatro Leis Espirituais : A humanidade est corrompida pelo pecado e portan to est separada de Deus. Como resultado, ns no podemos conhecer o maravilhoso plano de Deus para as nossas vidas. Romanos 3:23 afirma: Porque todos pecaram e destitudos esto da glria de Deus. Romanos 6:23 nos d as conseqncias do pecado: Porque o salrio do pecado a morte. Deus nos criou para termos comunho com Ele. No entanto, a humanidade trouxe o pecado para o mundo, e portanto est separada de Deus. Ns arruinamos nosso relacionamento com Ele, relacionamento este que Deus tinha a inteno de que ns tivssemos. Qual a soluo? Veja a prxima lei.

A terceira das Quatro Leis Espirituais : Jesus Cristo a nica proviso de Deus para o nosso pecado. Atravs de Jesus Cristo, ns podemos ter os nossos pecados perdoados e restaurar uma relao correta com Deus. Romanos 5:8 nos diz: Mas Deus prova o seu prprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por ns, sendo ns ainda pecadores. 1 Corntios 15:3-4 nos informa do que ns precisamos saber e acreditar para sermos salvos: ...que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. O prprio Jesus declara que Ele o nico caminho para a salvao em Joo 14:6: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ningum vem ao pai seno por mim. Como posso receber este maravilhoso dom da salvao?

A quarta das Quatro Leis Espirituais : Ns devemos depositar a nossa f em Jesus Cristo como Salvador para que possamos receber o dom da salvao e conhecer o maravilhoso plano de Deus para as nossas vidas. Joo 1:12 descreve isto para ns: Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crem no seu nome. Atos 16:31 diz muito claramente: Cr no Senhor Jesus Cristo e sers salvo, tu e a tua casa. Ns podemos ser salvos unicamente pela graa, unicamente pela f, unicamente em Jesus Cristo (Efsios 2:8-9). Recebemos a Cristo por meio de um convite pessoal Cristo afirma: "Eis que estou porta, e bato: se algum ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa". (Apocalipse 3:20). Receber a Cristo implica em arrependimento, significa deixar de confiar em nossos prprios esforos, crendo que Cristo, ao entrar em nossa vida, perdoa os nossos pecados e faz de ns aquilo que ele quer que sejamos. Estes dois crculos representam dois tipos de vida: Deciso: Se voc quer acreditar em Jesus Cristo como seu Salvador, diga as seguintes palavras a Deus. Dizer estas palavras no ir salv-lo, mas confiar em Cristo ir! Esta orao simplesmente uma forma de expressar a Deus a sua f Nele e agradecer por prover a sua salvao. Deus, sei que pequei contra Ti e mereo punio. Mas Jesus Cristo tomou a punio que eu mereo para que atravs da f Nele eu pudesse ser perdoado. Com a Tua ajuda, eu me volto contra os meus pecados e deposito a minha confiana em Ti para salvao. Obrigado pela Tua maravilhosa graa e perdo o dom da vida eterna! Amm! Na prxima semana continuaremos.....

Pag. 1

Parte 03: Curso bsico de evangelismo pessoal


1. Algumas recomendaes especiais Para os evangelizadores novatos
Se voc encontrar dificuldades ou no conseguir se lembrar dos pontos do plano de salvao, que estudamos, no desista. A mensagem que voc est levando aos homens muito poderosa e no depende da sabedoria humana. Faa o seguinte: Fale o que voc sabe sobre Jesus. Recheie suas palavras com testemunhos de bnos que voc ou algum da sua famlia ou algum conhecido recebeu de Jesus. Entregue alguma literatura evangelstica: um folheto, um evangelho, um novo testamento ou at mesmo uma Bblia. Convide essa pessoa para visitar uma igreja evanglica. Se for possvel, oferea-se para acompanh-la at a igreja no dia de culto ou, ento, fornea-lhe o endereo de forma bastante clara.

Em qualquer situao, trate bem a pessoa que voc est evangelizando. Pergunte-lhe o nome e chame-a sempre pelo seu nome. No faa rodeios, apresente claramente a Palavra de Deus, poupando o seu tempo e o tempo do seu ouvinte.

2. Como iniciar e manter contato com a pessoa.


Ao chegar numa casa, identifique-se e diga que voc deseja deixar um convite especial para a pessoa. Informe que haver um culto evangelstico na Igreja, se tiver um folheto deixe-o com a pessoa, pergunte se a pessoa tem tempo disponvel para ir. Quando falar com algum sobre o Evangelho, no faa um discurso. Se voc permitir que a pessoa fale o que pensa, ela se sentir melhor. Procure manter um dilogo. Leia uma passagem bblica, faa um breve comentrio, apresente o seu testemunho pessoal, sempre dando tempo para que ela possa entender o que voc disse. Mostre-se interessado no que ela quer falar. Lembre-se, quem convence o Esprito Santo atravs da palavra pregada. Mantenha-se firme na mensagem a ser entregue mas no force o seu ouvinte. 2.1 Podemos inciar um contato com uma pessoa por meio de: Assuntos Comuns: Faa perguntas ou comentrios rpidos sobre assuntos do dia: trnsito, temperatura, clima, notcias polticas ou econmicas, tomando o cuidado para no criar polmicas. Assuntos relativos a Vida Familiar: Procure saber como se constitui a famlia dessa pessoa: pais, filhos, etc. Fale tambm de sua famlia, de modo a deix-la vontade para perguntar. Assuntos sobre a vida profissional: onde trabalha, se empregado, se trabalha por conta prpria. Assuntos relacionados a Vida Espiritual: Procure conhecer quais crenas ou religies a pessoa segue. No despreze a f dela. Lembre-se de que sua misso levar a Salvao no nome de Jesus e no condenar o seu modo de viver ou de crer. NO MOMENTO OPORTUNO APRESENTE O PLANO DE SALVAO 2.2 Aps expor o plano de salvao, faa o apelo. Estando certo que a pessoa ouviu e entendeu o Evangelho, aproveite o momento e lhe oferea Jesus, pedindo-lhe que se decida por aceitar Jesus em seu corao. Se ela no entender, explique-lhe que aceitar Jesus quer dizer reconhecer que um pecador, que no pode encontrar-se com Deus nessa situao, que deseja ser salvo, que cr que Jesus morreu na cruz em seu lugar, que cr que Jesus pode perdoar todos os seus pecados e que deseja seguir a Jesus por todos os dias de sua vida. 2.3 Em seguida incentive a pessoa a ir a culto evanglico Informe ao novo convertido os dias e horrios dos cultos e o endereo da sua igreja ou da igreja mais prxima. Se possvel, v com ele ao primeiro culto e o apresente ao pastor da igreja, o qual, com certeza, cuidar da sua introduo no corpo de membros e o iniciar no discipulado.

Pag. 2

Na tarefa de evangelizao pessoal, na maioria das vezes, voc ter de ir ao lugar onde as pessoas se encontram. Assim como Jesus disse e fez: buscar e salvar o perdido. Na direo do Esprito Santo, voc poder visitar prises, hospitais, locais de trabalho e lares. Em cada lugar voc dever respeitar os seus costumes e normas. E tambm precisa manter uma atitude que faa voc agradvel para a pessoa visitada, de modo que no haja nenhum impedimento para ela ouvir o Evangelho.

3. Orientaes relativas s visitas. Tomando como exemplo o lar, provavelmente o lugar onde se realiza mais visitas para evangelizao, seguem algumas recomendaes.
Equipe para visitas Duas pessoas so suficientes para a visita num lar. Para evitar constrangimentos, o evangelizador somente ir sozinho se no lar houver pessoas do mesmo sexo. Por exemplo, o homem somente ir sozinho visitar o lar de uma mulher, se l tambm estiver o seu esposo, irmo ou pai. Para visitar pessoas que vivem sozinhas recomenda-se que a equipe tenha evangelizadores dos dois sexos. Na entrada do lar Na porta, voc dever se apresentar, dizendo seu nome, a sua igreja e a sua funo. Se estiver acompanhado, faa a mesma apresentao das pessoas que estiverem com voc. Espere o visitado lhe convidar para entrar. Ao entrar, agradea-o com palavras como obrigado ou com licena. Marque horrio Antes de visitar o lar, marque o dia e a hora para permitir que a pessoa se prepare com antecedncia. Se a visita no tiver sido marcada, tome cuidado para que voc no se torne um incmodo. Se a visita se tornar desagradvel, com certeza bloquear a pessoa para receber a Palavra de Deus. Caso a pessoa visitada tenha outro compromisso naquele momento, como visita de parentes, alguma tarefa importante no lar ou um lazer que ela gosta muito, pealhe desculpas e marque outro dia e hora. Dentro do Lar No se mostre curioso em observar os mveis e as condies do lar, a no ser que voc ache necessrio fazer, de modo sincero, algum elogio, por exemplo: este sof mais confortvel que o meu! ou que quadro bonito!. Nunca altere as atividades no lar, como: desligar tv/rdio, baixar volume, fechar cortinas e janelas, juntar cadeiras. Quando uma dessas coisas for realmente necessria, pea educadamente para que a pessoa visitada o faa. Ao sentar Procure sentar-se perto da pessoa a ser evangelizada. Assim voc poder mostrar-lhe na Bblia o texto que est lendo e tambm poder pedir-lhe para que o leia. O motivo da sua visita Mantenha-se alerta para no se desviar dos motivos da visita. Voc est ali para falar do Salvador Jesus, para anunciar as boas novas de uma vida eterna na presena de Deus. Evite outros assuntos, a no ser que, quando falar deles, possa descontrair a pessoa visitada e assim torn-la mais disposta para ouvir o Evangelho. No esquea. Alguns cuidados ajudaro voc, tais como: No demore muito no lar visitado, Mas, tambm, no se mostre apressado, Deixe alguma literatura (por exemplo: folhetos), Convide a pessoa para visitar a igreja, Fornea o endereo da igreja e o horrio dos cultos, Agradea, gentilmente, a oportunidade de ter sido recebido no lar, e Procure marcar outro dia e hora para retornar. Que Deus te abenoe!

You might also like