You are on page 1of 64

Ana Paula Dias | Paulo Milito | Reviso Cientfica: Rui Vaz

Professor de Portugus requisitado pelo Instituto Cames, I. P., na Direco de Servios de Coordenao do Ensino do Portugus no Estrangeiro

Nvel

B2

Portugus LNGUA NO MATERNA

De acordo com o QECR (Quadro Europeu Comum de Referncia para as Lnguas) e com o QuaREPE (Quadro de Referncia para o Ensino Portugus no Estrangeiro).

Guia do Professor
Sugestes de abordagem Materiais complementares Transcries dos textos orais Guies/Grelhas de avaliao
P

Falas Portugus? | Guia do Professor

ndice
Apresentao ........................................ 2 Materiais complementares .................. 3 Unidade 1 Unidade 2 Unidade 3 Unidade 4 Unidade 5 Unidade 6 Unidade 7 .............................................. .............................................. .............................................. .............................................. .............................................. .............................................. .............................................. 4 8 14 17 22 26 29 Unidade 8 .............................................. 32 Unidade 9 .............................................. 36 Unidade 10 ............................................ 44 Expresso escrita: guies/grelhas de avaliao .......................................... 48 Expresso oral: guies/grelhas de avaliao ........................................ 53 Trabalho de Projecto: grelhas de avaliao/observao .................... 60

Apresentao
A divulgao da lngua e cultura portuguesas, assim como a integrao do portugus como lngua no materna em currculos estrangeiros e nacionais, so fortes apostas da poltica cultural do Governo portugus, nomeadamente junto dos luso-descendentes e dos imigrantes. O manual Falas Portugus? Nvel B2 vai ao encontro desses objectivos, destinando-se a todos os que, em Portugal ou no estrangeiro, desenvolvem a sua aprendizagem do portugus como lngua no materna. Destinado a alunos posicionados no nvel B2, todos os contedos do projecto esto de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referncia para as Lnguas (QECR) e com o Quadro de Referncia para o Ensino Portugus no Estrangeiro (QuaREPE). Aos professores, alunos e pais so colocados, actualmente, enormes desafios no que respeita ao processo de ensino-aprendizagem de portugus como lngua no materna. , por isso, importante desenvolver materiais originais, variados e motivadores que, numa perspectiva plurilingue e pluricultural, contribuam para a melhoria do processo. O principal objectivo deste manual proporcionar aos alunos prticas de leitura, de escrita, de oralidade e de reflexo sobre o conhecimento explcito da lngua que lhes permitam no s consolidar e aprofundar conhecimentos culturais e lingusticos, mas tambm transitar para um nvel avanado de aprendizagem da Lngua Portuguesa e, no caso dos alunos estrangeiros em Portugal, o ingresso no currculo de lngua materna regular. Neste sentido, foram igualmente tidas em conta as Orientaes Programticas de Portugus Lngua No Materna1, publicadas em 2008 pelo Ministrio da Educao, que incidem sobre as competncias e os contedos a desenvolver com os alunos dos nveis Iniciao e Intermdio nesta disciplina. O manual Falas Portugus? Nvel B2 constitudo por dez unidades temticas que apresentam tipologias textuais diversificadas e mltiplos exerccios, assim como textos relativos a aspectos culturais e informao sobre o conhecimento explcito da lngua. Alm do livro de apoio ao professor (com sugestes metodolgicas e material complementar para a explorao dos diferentes textos abordados), disponibiliza um CD udio, com faixas udio de vrios documentos autnticos, para o trabalho e o exerccio da oralidade.
1

http://sitio.dgidc.min-edu.pt/PressReleases/Paginas/OrientacoesProgramaticasdePLNM_secundario.aspx

2009

DEP. LEGAL 298404/09

ISBN 978-972-0-17012-5

Este livro foi produzido na unidade industrial do Bloco Grfico, Lda., cujo Sistema de Gesto Ambiental est certificado pela APCER, com o n. 2006/AMB.258

Produo de livros escolares e no escolares e outros materiais impressos.

Guia do Professor

Na pgina da Internet www.escolavirtual.pt/falasportuguesb2 esto disponveis, em formato digital, materiais de apoio ao manual, como o PDF do Livro do Professor e as faixas udio. Em Falas Portugus? Nvel B2 o aluno convidado a partilhar a sua identidade cultural, sempre que lhe proposto saber mais sobre a cultura portuguesa. As actividades apresentadas para o desenvolvimento da expresso e interaco orais no so j apenas as usuais em situaes do quotidiano: o dilogo simulado d lugar ao oral preparado, em que o aluno incitado a expressar a sua opinio, de modo orientado, a propsito dos mais variados assuntos. As tipologias textuais contempladas na leitura e na escrita so, tambm elas, de grau de complexidade crescente e abarcam tipologias muito variadas. O conhecimento explcito da lngua alvo de um estudo mais aprofundado e sistemtico, na maior parte dos casos, relacionado com a competncia da escrita. Porque o lxico j no tratado como nos nveis de proficincia iniciais, sugere-se a criao, em suporte papel ou em suporte informtico, por parte do aluno, de glossrios temticos, assim com a publicitao dos trabalhos produzidos em suportes multimodais. Acreditamos, pois, que este projecto responde adequadamente s necessidades sentidas por todos os intervenientes no processo, facilitando a aprendizagem do portugus nos diversos pases do mundo e contribuindo para a integrao eficaz dos alunos estrangeiros que se encontrem a estudar em Portugal.

Organizao das unidades


Todas as unidades se encontram estruturadas de acordo com as sugestes do Porteflio Europeu de Lnguas2. Sumariamente, cada uma delas constituda por: actividades iniciais de motivao (por exemplo, de pr-escuta ou de pr-leitura), em que so apresentados os temas a desenvolver ao longo da unidade; actividades de compreenso e expresso oral; actividades de leitura; actividades de enriquecimento lexical; actividades ligadas ao conhecimento e sistematizao gramaticais; actividades de escrita; actividades de pesquisa e apresentao de informao cultural ligada a Portugal e aos pases que falam portugus.

Materiais complementares
Tendo em vista a planificao e a operacionalizao, nomeadamente a nvel da gesto dos contedos e das competncias previstos para cada uma das unidades (cf. ndice do manual), so facultados no Livro do Professor materiais complementares: textos de apoio, correco dos exerccios de conhecimento especfico da lngua, transcries dos registos udio, guies de produo/reviso e grelhas de avaliao. O professor poder gerir estes recursos da forma mais adequada aos contextos em que se desenvolve a sua actividade, usando-os em actividades de pr-leitura ou pr-escuta, de motivao escrita, de sistematizao dos desempenhos previstos no mbito das vrias competncias, como documentos a fotocopiar e fornecer ao aluno para a regulao e auto-regulao das aprendizagens, etc.
2

http://www.dgidc.min-edu.pt/plnmaterna/portfolio.pdf

Falas Portugus? | Guia do Professor

UNIDADE 1

O tpico trabalhado nesta unidade a recolha e apresentao de informao sobre o prprio aluno, a sua famlia, os amigos e Portugal. Neste contexto, apresentam-se materiais de apoio elaborao das vrias tarefas solicitadas ao longo desta unidade.

Pg. 6
Transcrio do registo udio: A famlia da Teresa

udio pg. 6 faixa 1


A famlia da Teresa O meu av Ricardo era dois anos mais velho do que a minha av Ftima. A minha av muito simptica e gosta de jogar s cartas com a nora. Para alm do meu pai, os meus avs tiveram uma filha, a minha tia Susana, que professora de Matemtica em Lisboa. A minha outra tia advogada e chama-se Eduarda, solteira e est sempre a viajar. O Francisco e a Alexandra so meus primos direitos: o Francisco, nos tempos livres, faz fotografia subaqutica, veterinrio e trabalha em Braga com a namorada, a Sara. A Alexandra ainda no namora e estuda Biologia Marinha no Algarve, onde j est h dois anos... No sou filha nica, tenho uma irm, a Sofia, que a primognita: casou com o Duarte h dois anos e ainda no tem filhos; so os dois arquitectos e vivem no Porto. O passatempo preferido do meu cunhado andar pelos ares a voar de parapente No me lembro de nenhum dos meus avs maternos no os cheguei a conhecer o genro, ou seja, o meu pai, tambm no os conheceu: sei que viviam da agricultura e que se chamavam Ins e Antnio Eu chamo-me Teresa e o meu primo chama-se Francisco porque o meu pai e a minha tia paterna gostavam muito dos avs deles e, por isso, o meu pai ps-me o nome da minha bisav e a minha tia resolveu dar o nome do meu bisav ao meu primo. De certeza que os meus bisavs nunca pensaram que os seus bisnetos viriam a ter os mesmos nomes que eles tinham. Todos os veres, a minha famlia passa uma semana na casa dos meus avs em Vila do Conde: ningum falta, pais, filhos, netos, nora, genro e at a minha tia Eduarda aparece durante dois ou trs dias.

Pg. 7
Escrever textos informativos
Na construo de um texto informativo deve ter-se em conta a sua progresso temtica. Assim, o texto pode desenvolver-se de formas diferentes, por exemplo:

Constante a ideia desenvolvida sempre a partir do assunto central, sendo este retomado ao longo do texto. Linear a ideia inicial continuada a partir da ltima ideia referida. Ex.: Os alunos seguem as orientaes do professor, o professor motiva os alunos da turma. A turma procura obter bons resultados.

Guia do Professor

Derivante a ideia inicial construda a partir de uma especificao da mesma. Ex.: As rochas tm diversas origens. O granito uma rocha vulcnica; o xisto de origem sedimentar. Alternante duas ideias desenvolvem-se em alternncia. Ex.: A turma 10. X teve 10 positivas a Portugus e 6 a Matemtica. A turma do 10. Z teve 8 positivas a Portugus e a Matemtica. A turma do 10. Z est a tentar melhorar os seus resultados, de forma a superar os do 10. X. Fragmentada sempre que se apresentem vrias ideias e se deixe de tratar uma delas. Ex.: A turma do 10. X teve 10 positivas a Portugus e 6 a Matemtica. A turma do 10. Z teve 8 positivas a Portugus e a Matemtica. A turma do 10. Y igualou a turma do 10. X na disciplina de Portugus e a turma do 10. Z em Matemtica. A turma do 10. X pretende investir mais nos resultados de Matemtica, esforando-se na resoluo de exerccios autocorrectivos, enquanto a turma do 10. Z est preocupada em manter o desempenho at agora conseguido. A turma do 10. Z aposta no sucesso, mantendo as estratgias de trabalho j delineadas.
Gramtica do Portugus Actual, Lisboa Editora (adaptado)

Pg. 10
Conhecimento explcito da lngua correco do exerccio: 1. g; 2. i; 3. l; 4. n; 5. e; 6. k; 7. m; 8. d; 9. a; 10. f; 11. b; 12. j; 13. c; 14. h.

Pg. 12
Conhecimento explcito da lngua correco do exerccio: 1. cidad, testemunha, guia-macho, vtima, comilo, irmo, gua, r, cliente, ladra, sacerdote, zango, personagem, ru. 2. testemunha, vtima, r, cliente, personagem. 3. a. a obra-prima; b. o guarda-roupa; c. o osis; d. as frias; e. a tera-feira; f. o vice-campeo; g. o pequeno-almoo; h. o guarda-costas; i. o passaporte; j. o atlas. 4. c. osis; h. guarda-costas; j. atlas. 5. d. frias.

Pg. 13
Transcrio do registo udio: TSF Programa Mais cedo ou mais tarde

udio pg. 13 faixa 2


TSF Programa Mais cedo ou mais tarde (emitido em 21-11-2008) Aprender latim Isaltina Martins disse h instantes que existe a ideia, e, obviamente, penso, a maior parte dos nossos ouvintes tambm ter esse esteretipo, de que muito difcil aprender o latim. Ns fomos Estivemos um destes dias a conversar com alunos do 10. e 11. ano do Colgio D. Diogo de Sousa, em Braga, e para, pelo menos surpresa minha, aquilo que a reprter Dalila Monteiro ouviu foi que os jovens esto a gostar Os alunos esto a gostar de ouvir Esto a gostar de estudar o latim:

Falas Portugus? | Guia do Professor

Vale! Para Laura, Jos, Rui, Estela, estudar latim muito mais que aprender uma lngua morta: Tem contribudo muito para o desenvolvimento do meu portugus, do meu vocabulrio e mesmo do nvel das funes sintcticas e do conhecimento da gramtica portuguesa, porque para saber latim preciso saber portugus a srio fica uma ideia mais completa por exemplo, a nvel das palavras novas que passamos a saber: h muitas palavras em latim que vm directamente do portugus, mas h palavras em portugus que so mais eruditas, que as pessoas normalmente no conhecem to bem. Em latim temos mais facilidade em conhecer essas palavras E como que Laura mostra isso? Escola vem de um verbo que significa conhecer algo com devoo Saber algo com devoo Gostar de saber Ter gosto em saber E sempre divertido porque ns agora associamos a escola a uma obrigao e no tanto a uma paixo. ora voltamos ao passado Era com paixo, como um um tempo de descanso em oposio ao tempo do trabalho... No s o latim ajuda a perceber o portugus como tambm confere lngua viva um sentido mais expansivo. Jos Rego diz que vai at aos domnios do mito da Histria: Sim, o latim tem-me ajudado a perceber a lngua portuguesa e tambm tem desenvolvido a minha cultura sobre a antiguidade clssica. Aprendemos mitos, falamos sobre os mitos da antiguidade clssica, sobre os deuses deles. e apenas s com um ms de aulas de latim J aprendi que o latim tem H palavras que tm muita semelhana com as palavras portuguesas Por exemplo? No s com palavras portuguesas mas tambm com palavras de outras lnguas como o francs tem parecenas com o ingls tambm, s vezes Frases completas o Jos ainda no diz, mas o Rui, que j vai no segundo ano de latim, sim: Rosa pulchra est significa a rosa bela. Apesar de ser uma lngua morta, o latim vive e revive nas construes gramaticais de vrias lnguas que Estela tambm tem aprendido: Continua presente nas outras lnguas que derivaram dessa lngua. Por exemplo, pai em latim pater, que, por exemplo, no espanhol padre, em francs pre e no ingls father. E mais, acrescentam estes alunos, o latim como a matemtica da lngua portuguesa: Salve!

O mbito da actividade de Compreenso do Oral proposta poder ser alargado e, a partir da escuta, trabalhar-se a expresso de opinies a partir do modelo sugerido. Sugesto de actividades 1. Selecciona uma frase e completa-a de acordo com a tua opinio: a) Estudar b) Gostava de aprender c) Esta escola d) Sinto-me bem preparado 1.1. L a frase que escreveste e discute-a com os teus colegas.

Guia do Professor

Pgs. 13 e 17
Nestas pginas pedem-se produes escritas cuja temtica o retrato e o auto-retrato. Este guio pode ser fornecido ao aluno, como apoio planificao, textualizao e reviso dos textos solicitados. Retrato
PLANIFICAO ORGANIZAO COMUNICAO EFICAZ

Escolho: para quem vou escrever; quem descreve: eu ou outro (numa narrativa); a personagem que vou descrever; os elementos que vou mencionar na descrio (caractersticas fsicas: altura, peso, cor da pele, idade, cabelos, traos do rosto, voz, indumentria... e/ou psicolgicas: personalidade, temperamento, carcter, preferncias, postura, objectivos...).

Sigo um fio condutor: do aspecto geral para os pormenores ou dos pormenores para o aspecto geral.

Uso adjectivos adequados. Utilizo verbos como parecer, lembrar... Fao comparaes. Escrevo na 3. pessoa. Uso o presente ou o imperfeito (caso de narrativa no pretrito perfeito). Tento que o destinatrio do texto consiga imaginar a personagem descrita. Utilizo pontuao adequada. Dou ateno ortografia. Recorro ao dicionrio. Releio o texto, servindo-me desta ficha para o avaliar.

Pg. 15
Conhecimento explcito da lngua correco dos exerccios: 1.2. 1. d; 2. a; 3. b; 4. e; 5. f; 6. c. 2. 1. Anatmico; 2. Ecolgico; 3. Individual; 4. Fotogrfico; 5. Ministerial; 6. Numrico; 7. Residual; 8. Televisivo; 9. Tentacular; 10. Textual; 11. Semanal; 12. Universal.

Falas Portugus? | Guia do Professor

UNIDADE 2

Esta unidade debrua-se sobre a origem e histria da lngua portuguesa e sobre alguns dos autores de expresso portuguesa mais representativos. Nela definem-se conceitos fundamentais para o conhecimento da lngua e aborda-se a unidade e a diversidade da lngua portuguesa, apontando algumas das principais especificidades do portugus europeu e do portugus no europeu.

Pg. 20
Transcrio do registo udio: Dialectos Portugueses

udio pg. 20 faixas 3, 4 e 5


Dialectos Portugueses Aores Dialectos portugueses insulares: aorianos Ponta Gara (So Miguel) 5 INF = Informante; INQ = Inquiridor INQ1 () O fio ficava embrulhado aqui? Aqui em cima, era? Ou era aqui nesta coisinha? INF No senhor. INQ1 Era aqui? INF Isso mais uma ideia daqui. Isso era um fuso daqui. INQ1 Ah! INQ2 Ah! INF Isso um fuso daqui. Mas isso s para mostrar que elas tinham uma rodinha dessas assim em baixo. INQ1 Sim senhor. INF Havia umas que tinha era uma verga. E outras era mesmo de madeira. INQ2 De madeira. INF Assim fininho, larguinho em baixo, ia Mas assim mais alto INQ1 Mais comprido. INF Que isso tambm era mais comprido. INQ2 Pois. INQ3 Pois. INQ1 Hum-hum. E esse era que era INF At que pode ir ver esse que eu fiz novo. INQ1 Pois. Exacto. INF O fio () mais comprido. INQ 1 Sim, sim. J percebi. INF Porque esse comprido porque isso partiu daqui. Viana Dialectos portugueses setentrionais: regio subdialectal do Baixo-Minho e Douro Litoral

Guia do Professor

Vila Praia de ncora 2 INF = Informante; INQ = Inquiridor INF Essas barracas de madeira, pode haver alguma mas () para arrecadao, assim de animais, () de sargao () e coisas () de lavradores. Isso que pode haver. Mas Mas para viver, no. INQ Para viver no INF Para viver, no h mais de madeira, no senhor. Para viver, no vejo aqui nada. No senhor. Eu nasci. () Eu nasci numa barraca de (madeiramento) tudo em madeira. De madeira. Olhe, eu, quer que lhe diga, eu nasci num ponto, minha senhora desculpe que lhe diga cheio de piolhos, pulgas, percevejo, ratos, de tudo. Eu vivi no meio disso tudo. E depois que veio, mais tarde isso j era eu casado Depois j era casado eu. E depois, quando eu era casado, que veio uma lei de Lisboa ou donde fosse, do Porto, ou donde fosse (de) dar aqui uma desinfeco por toda esta zona, () uma desinfeco que botavam (de) criolina e Houve Havia aqueles ps para matar os piolhos e tudo, e percevejos e tudo. Da para c, minha senhora, que nunca mais se viu esses bichos. Nunca mais

Alentejo Dialectos portugueses centro-meridionais: regio subdialectal do Barlavento do Algarve Porches 3 INF = Informante; INQ = Inquiridor INF No h quem semeie, no h quem v fazer esse servio, porque () ele est tudo muito caro e no h quem faa. Mesmo pagando o dinheiro, no h quem queira ir fazer. S porque querem trabalhar a () nas coisas, nas obras, a na construo. Trabalham mais do que trabalhavam a no campo. Mas consideram eles O trabalho a nas obras, consideram aquilo um emprego () de estado. INQ Mais importante. INF E de maneira: nem para eles, eles semeiam. Nem para eles! Onde que eles mesmo trabalhando, em ganhando o dinheiro, podiam semear alguma coisinha para eles. Enquanto comiam daquilo que eles recolhiam, estavam a gozar daquilo. Mas no: Eu tenho muito dinheiro. Ah! Vou-me praa compro () e mais barato do que andar trabalhando e coiso e tal. E no querem. J ningum quer trabalhar. De maneira que () os campos esto todos abandonados. Ningum j faz nada.

Pg. 21
Estes dois textos podem ser utilizados (lidos, discutidos, como pretexto para a colocao de questes sobre a definio dos termos e conceitos, etc.) como introduo s actividades propostas sobre o conhecimento explcito da lngua. Texto 1 Linguagem, Lngua e Fala Frequentemente confundimos a palavra linguagem com a palavra lngua, mas, na verdade, no representam o mesmo conceito.
A linguagem a capacidade que o ser humano tem para comunicar com os outros atravs e um sistema de signos.

Falas Portugus? | Guia do Professor

Normalmente, usamos a linguagem verbal (as palavras), que o modo de comunicao mais complexo e que nos diferencia dos restantes animais. Existem tambm linguagens no verbais, como as gestuais e as visuais, entre outras.
A lngua o conjunto de signos e regras que uma comunidade humana usa para comunicar.

Segundo a UNESCO, falam-se cerca de seis mil lnguas em todo o mundo. A importncia da lngua to grande que os pases elaboram normas e regras para o seu uso e tambm para proteg-la, como pode constatar neste artigo da Constituio da Repblica Portuguesa:

Artigo 11.
(Smbolos nacionais e lngua oficial)

1. A Bandeira Nacional, smbolo da soberania da Repblica, da independncia, unidade e integridade de Portugal, a adoptada pela Repblica instaurada pela Revoluo de 5 de Outubro de 1910. 2. O Hino Nacional A Portuguesa. 3. A lngua oficial o Portugus.
http://www.portugal.gov.pt

A fala o uso particular que um falante ou grupo de falantes faz da sua lngua.

O uso que se faz de uma lngua numa localidade concreta a fala local (ou dialecto). O uso particular que cada falante faz da sua lngua a fala individual. Texto 2 A lngua gestual portuguesa (LGP) A expresso lngua gestual refere-se lngua materna de uma comunidade de surdos. Essa lngua produzida por movimentos das mos, do corpo e por expresses faciais e a sua recepo visual. Tem um vocabulrio e gramtica prprios. Como qualquer lngua oral, a LGP possui variantes dentro do seu prprio pas (idioma), alterando, relativamente, de regio para regio e dependendo do grau de alfabetizao e das profisses dos surdos em cada uma das regies. Para saber mais sobre este assunto: Alfabeto da Lngua Gestual Portuguesa (PowerPoint) em http://www.eb23-picoregalados. rcts.pt (seco Documentao, Recursos Educativos).

10

Guia do Professor

Pg. 21
Conhecimento explcito da lngua O mbito das actividades propostas poder ser alargado, complementando-as com os exerccios apresentados. Sugesto de actividades 1. Assinala, nas seguintes situaes de comunicao, se existe ou no uso de linguagem verbal: a. Dois golfinhos trocam sons entre si. b. Ls um anncio num jornal. c. O teu co ladra-te quando chegas a casa. d. Falas ao telemvel. e. Escreves uma mensagem de correio electrnico. f. Uma abelha dana ao chegar sua colmeia. g. Ouves rdio. h. Um chimpanz aponta para uma banana. 2. Observa estas diferentes formas de dizer bom-dia. Investiga, para cada caso, de que lngua se trata e em que pas(es) se fala.
Lngua Pas

Bonjour Good morning Buon giorno Buna dimineata Buenos dias Gutten morgen

Pg. 24
Conhecimento explcito da lngua correco dos exerccios: 1. Alcateia; dolo; irmo; loja; palavra; saxofone. 2. Saco; senha; senhor; sol; supor; suposio; surpresa. 3. Ler; passear; cdigo; lindo. 4. Mudo, calado e afnico; alegre, contente e risonho; desgraado, triste e ensimesmado; meditabundo, reflexivo e pensativo; loquaz, expressivo e falador. 5. Por exemplo, concluir e perceber.

11

Falas Portugus? | Guia do Professor

Pg. 30
Transcrio do registo udio: TSF CPLP delineia estratgia para tornar portugus em lngua oficial da ONU

udio pg. 30 faixa 6


TSF CPLP delineia estratgia para tornar portugus em lngua oficial da ONU Um brinde com vinho do Porto em Nova Iorque. Os chefes de estado da Comunidade de Pases de Lngua Portuguesa brindaram ideia do portugus poder vir a ser a 7. lngua oficial das Naes Unidas. Este almoo de trabalho foi uma reunio histrica. Cavaco Silva, depois do almoo com os seus parceiros da CPLP, uma refeio em portugus, com uma estratgia na ponta da lngua. Foi desenvolvida uma estratgia, o custo foi examinado, tem alguma dimenso, mas foi considerado que a importncia poltica de tal monta, que justifica que os pases se juntem para suportar os custos. Os custos desta operao no foram revelados, apesar de tanto o Presidente da Repblica como o Ministro dos Negcios Estrangeiros terem sido questionados sobre essa matria. Os responsveis polticos preferem, no entanto, destacar o impacto desta medida na expanso do portugus como lngua internacional. O ensino da lngua, do portugus, dentro da prpria organizao das Naes Unidas, o que feito por outros pases; o trabalho para aumentar o nmero de falantes em portugus que trabalham nas Naes Unidas; a maior concertao poltica entre os estadosmembros; eventualmente pensar com em participar em operaes de paz, a comunidade de povos de lngua portuguesa, porque ser mais fcil impor o portugus quando esta comunidade for vista como uma comunidade poltica e como uma comunidade cultural. Nesta matria, Cavaco Silva e Lula da Silva, o presidente do Brasil, esto sintonizados: Eu penso que uma coisa importante que a lngua portuguesa seja tratada como lngua oficial aqui nas Naes Unidas. No tem nenhum sentido outra lngua ser e a portuguesa no ser. E tambm acho importante que o Brasil faa parte do Conselho de Segurana como membro efectivo, porque o Brasil um pas importante e o maior pas do continente sul-americano eu penso que se ns conseguirmos a reforma, nas Naes Unidas, o Brasil ter a sua chance. Esta a prioridade da poltica externa do Brasil, chegar a membro permanente do Conselho de Segurana das Naes Unidas.

Sugere-se a disponibilizao deste texto aos alunos (por exemplo, fotocopiando-o) e a respectiva explorao guiada pelo professor, como forma de sistematizao dos aspectos trabalhados anteriormente. O portugus em frica
O portugus foi levado para frica devido expanso colonial portuguesa. Imposto como lngua do colonizador em Cabo Verde, Guin-Bissau, Moambique, Angola e So Tom e Prncipe, conviveu sempre com uma grande diversidade de lnguas nativas, que so o instrumento de comunicao no dia-a-dia. O portugus constituiu-se como a lngua da administrao, do ensino, da imprensa e das relaes com o mundo exterior. Aps a revoluo de 25 de Abril de 1974 e a descolonizao, esses pases adoptaram o portugus como lngua oficial, a par das inmeras lnguas tribais de famlias lingusticas africanas. Oficialmente, o portugus da frica segue a norma europeia, mas no uso oral distancia-se dela, aproximando-se mais do portugus falado no Brasil. A par dessa situao, existem inmeras lnguas crioulas. Resultam da simplificao e da restruturao do portugus, feitas por populaes africanas que as adoptaram por necessidade. Os crioulos portugueses comearam a formar-se desde os primeiros contactos entre portugueses e africanos, provavelmente no sculo XV. Apesar de uma base lexical comum, os crioulos africanos so, hoje, muito diferentes do portugus na sua organizao gramatical.

12

Guia do Professor

O portugus no Brasil
As diferenas de pronncia entre o portugus europeu (PE) e o portugus do Brasil (PB) so muito evidentes. Oralmente, o portugus do Brasil mais perceptvel por estar mais prximo da escrita: as vogais so abertas, enquanto no portugus de Portugal a tendncia para reduzir as vogais e at deixar cair slabas inteiras: exemplo: PE tfonar/ PB telefonar. Para alm das diferenas fonticas, existem as gramaticais, lexicais, morfolgicas e semnticas, que se encontram na escrita (exemplos: acentuao: PB comit / PE comit; ortografia: PB: atividade / PE: actividade; omisso de artigos: exemplos: PB Pedro saiu. / PE O Pedro saiu.). Estas e outras caractersticas podem ser mais acentuadas numas regies do que noutras, mas esto sempre presentes.

Sugestes de leitura de acordo com o Programa de Portugus para o Ensino Bsico3 de 2009: Mais autores e obras dos pases de lngua oficial portuguesa
Narrativa e crnicas Poesia

Fernando Sabino, O Menino no Espelho Joo Ubaldo Ribeiro, A Gente se Acostuma a Tudo Jorge Amado, Capites da Areia Jos Eduardo Agualusa, A Substncia do Amor e Outras Crnicas Loureno do Rosrio, Contos Africanos Lus Fernando Verssimo, Comdias Para se Ler na Escola Machado de Assis, O Alienista Mia Couto, Mar me Quer Ondjaki, Os da Minha Rua

Aguinaldo Fonseca Carlos Drummond de Andrade Ceclia Meireles Fernando Sylvan Joo Melo Jos Craveirinha Manuel Bandeira No Reino de Caliban: Antologia Panormica da Poesia Africana de Expresso Portuguesa (3 vols.; compil. de Manuel Ferreira) Vinicius de Moraes

http://sitio.dgidc.min-edu.pt/linguaportuguesa/Documents/Programas%20de%20Portugus%20homologado.pdf

13

Falas Portugus? | Guia do Professor

UNIDADE 3

Nesta unidade trabalham-se questes relacionadas com a globalizao e o multiculturalismo, o espao geogrfico e o espao cultural, visando o exerccio do olhar atento sobre o outro. O dilogo e o debate so trabalhados a partir da troca de opinies assente numa argumentao fundamentada, com respeito pela tomada de palavra de cada um e de todos e pelo exerccio activo dos papis inerentes a esta tipologia do oral.

Pg. 39
Conhecimento explcito da lngua correco dos exerccios: 1. a. sentira; b. fizera; c. trouxeram; d. tivera; e. dera. 2. a. tinha recordado; b. tinha vestido; c. tinha falado; d. Tinham sabido; e. tnhamos sabido.

Pg. 40
De modo a efectuar um trabalho oral preparado na actividade de interaco oral, sugere-se a apresentao prvia deste guio aos alunos no formato considerado mais adequado (por exemplo, PowerPoint) e a sua discusso conjunta no grupo-turma. Sugere-se, igualmente, a utilizao das grelhas de avaliao/observao do debate disponveis nas pginas 57 a 59, em Expresso oral: guies/grelhas de avaliao. Como organizar um debate4 Centrado num tema previamente estabelecido, realizado em grupo, orientado e regulado por um moderador, auxiliado por um secretrio. Os intervenientes participam recorrendo a argumentos e pontos de vista para obter determinadas concluses. Tal como qualquer outro texto, tambm obedece s etapas de planificao, execuo e avaliao. Primeiramente, o professor deve fornecer o guio para que os alunos realizem o debate, devendo, posteriormente, ser tarefa dos alunos a elaborao do guio. importante que os alunos escolham papis, pesquisem e seleccionem informao, controlem o tempo para que se tornem cidados mais conscientes, com a noo de regras, de rigor, de auto e co-avaliao correctas e conformes com o real desempenho no debate. Planificao/Os alunos devem: escolher um espao fsico em que os intervenientes se situem frente a frente, de preferncia a biblioteca, para poderem fazer a pesquisa; definir o tempo de durao do debate;

Bibliografia: Jacquinot, G. & G. Leblanc (coord.), (1996), Les Genres Tlvisuels dans lEnseignement, Paris, Hachette ducation. Lancien, T. (1996), Tlvision et traitement du rel: du journal tlvis au documentaire, Les Genres Tlvisuels dans lEnseignement, Paris, Hachette ducation. Pasquier, F. (2000), La Vdeo la Demande pour lApprentissage des Langues, Paris, LHarmattan.

14

Guia do Professor

usar um tempo diferido para trocar opinies; pesquisar/recolher informao sobre o tema; definir quantos e quem so os intervenientes; nomear o moderador e o secretrio. So funes do moderador: introduzir o tema, antecipando algumas informaes e perspectivas; apresentar os intervenientes; dar a palavra aos diversos elementos por ordem de inscrio; controlar o tempo de interveno de cada elemento; mostrar-se imparcial; colocar novas questes ainda no afloradas para evitar repeties; relembrar as regras do debate quando forem violadas; fazer o ponto da situao; encerrar o debate. So funes do secretrio: tomar notas para poder fazer o resumo das opinies dos participantes no debate; relatar oralmente as concluses a que foi possvel chegar. Execuo: adoptar uma postura correcta; respeitar as diversas opinies expressas pelos participantes; exprimir-se com clareza (ter em ateno o tom, a intensidade, o dbito de palavras), sem expresses de suporte desnecessrias; utilizar uma linguagem adequada situao; recorrer a vocabulrio especfico e variado relacionado com o tema; inscrever-se para participar e aguardar a sua vez; no interromper os restantes participantes. Avaliao: reflexo sobre o processo como decorreu o debate (se as regras foram ou no cumpridas); reflexo conjunta sobre as perspectivas adoptadas; formulao das concluses; preenchimento de uma grelha.

15

Falas Portugus? | Guia do Professor

Pg. 43
Transcrio do registo udio: TSF Programa Evases

udio pg. 43 faixa 7


TSF Programa Evases (emitido em 31-7-2008) Pousadas da Juventude Ainda est em casa e sem planos para as frias? Deixe-me adivinhar: o dinheiro no sobra para o lazer. E acha caro pagar 11 euros por uma dormida? que este o preo mdio do alojamento nas pousadas da juventude portuguesas, do alojamento em camaratas, ou seja, em quartos mltiplos com beliches onde a seu lado pode dormir um perfeito desconhecido Mas l que barato, . Um bocadinho mais caros mas com muito mais privacidade so os quartos duplos, os familiares e os apartamentos: o preo mais elevado que se encontra numa pousada de juventude 90 euros a dividir por seis pessoas. Se um dos seus filhos tiver carto jovem, nem sequer precisa de pagar mais nada, caso partilhe o alojamento com ele. Se todos os elementos da famlia tiverem mais de 26 anos, basta que cada um tire o carto alberguista para ter o direito ao alojamento nas pousadas de juventude. O carto alberguista custa 6 euros e um verdadeiro elixir da juventude dos preos durante um ano inteiro. E se tem ideia que estas pousadas da juventude so hotis onde falta a qualidade ou a boa localizao, desengane-se: a Pousada de Alij, por exemplo, inaugurou no fim-de-semana passado, fica mesmo sobre o rio Douro e a maioria dos quartos so duplos; a pousada de Ponte de Lima tem uma arquitectura bem contempornea e est a dois passos do centro histrico da vila; e pousadas junto praia tambm h, desde a novssima pousada da Arrifana, na costa vicentina, pousada da Areia Branca ou de Porto de Ms. Se ainda tem dvidas, pode visitar as 48 pousadas que existem em Portugal atravs da Internet em www.pousadasjuventude.pt. Ento, j est a fazer as malas?

Pgs. 46-47
Conhecimento explcito da lngua correco dos exerccios: 1. Qual; Esse. 2. Limpa-a; deixa-a; corta-a; coloca-os; junta-as; serve-a. 3. Tu; te; lhe; vos; ns. 4. a. Tratvamo-las; b. suprimi-lo; c. ter-lho-ia revelado; d. a encontre; e. pe-na; f. constru-lo-o; g. ser-lhes-; h. compu-la; i. Tinham-nas adquirido; j. T-lo-; k. Di-lo; l. l-lo.

16

Guia do Professor

UNIDADE 4

Nesta unidade so abordadas caractersticas geogrficas, histricas e culturais de Portugal, assim como excertos de obras da literatura portuguesa. Relacionados com estes temas e ao nvel das competncias de oralidade e de escrita, so trabalhadas, entre outros, a sinopse, a nota biogrfica e a apresentao oral. A leitura icnica outra das vertentes em foco nesta unidade.

Pg. 49
Transcrio do registo udio: Anncio Portugal

udio pg. 49 faixa 8


Anncio Portugal Nas margens ocidentais da Europa, onde a terra acaba e o vento traz os odores quentes de frica, existe um pas de marinheiros e gentes calorosas. Um pas de contrastes que faz da diversidade uma das suas maiores riquezas, de terras onde a natureza permanece intocada e o tempo pra. Um reino de plancies sem fim e praias banhadas pelo Atlntico e pelo sol. Portugal, um pas que preciso viver profundamente para compreender. Um pas de artistas que deixaram a sua marca em obras que o tornaram conhecido em todo o mundo. A sua longa histria pode ser vivida em castelos imponentes, onde possvel passar a noite entre paredes que resistiram a reis, califas e ao prprio tempo. Em palcios sados de contos de fadas, rodeados por florestas encantadas, repletas de recantos romnticos. Onde at os mais enamorados partem sempre com uma nova paixo. Mas Portugal tambm tem outra face, em que a grandeza de outrora mora ao lado do futuro. Uma nao jovem e acolhedora que vive intensamente vinte e quatro horas por dia. Um pas vibrante e cheio de cor onde o sol brilha o ano inteiro. Um territrio onde fcil encontrar a natureza no seu estado primordial. Em montanhas que tiram a respirao mesmo ao viajante mais experimentado. Em locais onde a grandiosidade da paisagem compete com a majestade da fauna. E mesmo quando tudo parece visto, Portugal tem algo mais para oferecer, a possibilidade de no fazer nada Relaxe e desfrute das praias interminveis de um pas com 850 quilmetros de costa! E depois de um dia em cheio, comece a noite com um grande jantar. Porque num pas com sculos de histria e alguns dos melhores vinhos do mundo, a cozinha tornou-se uma forma de arte que vale a pena apreciar. Portugal tudo isto e muito mais! Uma terra maravilhosa e cativante do primeiro ao ltimo segundo. Um pas nico que lhe oferece mil e um cenrios de diverso. Embarque numa viagem apaixonante. Respire fundo e mergulhe numa experincia inesquecvel!

Pg. 50
Na seco Outros autores e textos da literatura portuguesa esto disponveis mais sugestes para projectos de leitura, individuais ou colectivos. A este propsito, sugere-se, igualmente, a consulta das seguintes pginas: Plano Nacional de Leitura http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/ A Casa da Leitura http://www.casadaleitura.org/ Direco-Geral do Livro e das Bibliotecas http://www.iplb.pt/sites/DGLB/Portugu%C3% AAs/Paginas/home.aspx
CPLEFPB2GP-02

17

Falas Portugus? | Guia do Professor

Pg. 52
No Trabalho de Grupo/Projecto proposto, solicita-se aos alunos a apresentao de uma sinopse do filme escolhido. O texto que se segue poder ser trabalhado previamente, em termos modelares, ou apresentado a posteriori, para efeitos de sistematizao.

Exemplo de sinopse
Columbo uma srie televisiva dos anos 70 que revolucionou as histrias de detectives, onde o papel principal interpretado pelo actor Peter Falk. Ao contrrio do que geralmente ocorre em filmes policiais, cada episdio comea mostrando quem o assassino e os pormenores de como cometeu o homicdio. Todos os crimes tm um ponto comum: o criminoso monta um libi que parece perfeito. Depois entra em cena Columbo, um tenente da Diviso de Homicdios da Polcia de LA, sempre vestido com uma gabardina e a guiar um velho Peugeot. Embora fale na mulher e num sobrinho, estes nunca aparecem. Columbo educado e faz tudo para no ofender os suspeitos; aparentemente distrado, d a impresso de no ter a mnima hiptese de resolver o crime. Passa ao assassino uma falsa sensao de segurana, pois faz perguntas tolas e despretensiosas. Apesar disso, aos poucos e metodicamente, junta os pedaos do quebra-cabeas e consegue sempre desmontar o libi e desvendar o crime, para espanto do assassino. Resolve os crimes pela lgica. Spielberg dirigiu alguns episdios da srie, que contou com a participao de artistas famosos poca, como Suzanne Pleshette, Ray Milland e Leslie Nielsen, entre muitos outros. Em Portugal alcanou grande xito na RTP, no incio da dcada de 1980.
www.wikipedia.org (adaptado)

Aconselha-se, igualmente, a consulta dos materiais disponibilizados nas pginas 60 a 63, na seco Trabalho de Projecto: grelhas de observao/avaliao.

Pg. 53
Audio do texto Um dia em Lisboa disponvel no CD udio faixa 9.

Pg. 57
Conhecimento explcito da lngua correco dos exerccios: 1. Tarde, advrbio de tempo; bastante e demasiado, advrbios de intensidade; ento, advrbio de tempo. 2. Rapidamente; dificilmente; inutilmente; proximamente; ordenadamente; habilmente. 3. a. Sintagma nominal; b. Sintagma adjectival; c. Sintagma adjectival; d. Sintagma adverbial; e. Sintagma adjectival. 4. a. Advrbio ncleo, tarde; advrbio modificador, bastante; b. Advrbio ncleo, bem; advrbio modificador, maravilhosamente; c. Advrbio ncleo, cuidadosamente; advrbio modificador, muito; d. Advrbio ncleo, mal; advrbio modificador, especialmente.

18

Guia do Professor

Pg. 63
A actividade de Expresso Oral apresentada assenta na leitura icnica. Sugere-se o trabalho sobre as imagens seleccionadas pelos alunos a partir do referencial que se segue (como sugesto metodolgica, prope-se uma apresentao modelar prvia pelo professor de uma imagem escolhida por si, de modo a dirigir o olhar do aluno para os aspectos mais pertinentes e produtivos da imagem). Tpicos para a leitura de imagem5 As imagens reproduzem olhares sobre o mundo e o modo como o vemos. , por isso, importante confrontar o olhar que nos chega atravs da imagem com o nosso prprio olhar, de modo a podermos apreender o que a imagem pretende dizer-nos. A imagem fixa A imagem fixa procura representar uma realidade, reconstruda segundo regras prprias da linguagem visual um meio de expresso que, pelos materiais, tcnicas ou funes, contm traos comuns. Vejamos alguns:
Quadro

(espao onde se v a imagem)

Desde o Renascimento que o quadro entendido como uma espcie de janela, pela qual o mundo dado a ver aos outros. O quadro , normalmente, quadrado ou rectangular (horizontal ou vertical). Organizao espaciotemporal: o eixo vertical divide a imagem em duas partes. A parte da esquerda remete para o presente ou passado recente e a parte da direita para um futuro prximo. possvel imaginar, no centro do quadro, duas diagonais paralelas, uma de aproximao e outra de fuga. O eixo horizontal separa a imagem entre a terra e o cu, entre uma zona de materialidade e outra de espiritualidade. Organizao esttica: a imagem pode recortar-se imaginariamente segundo quatro linhas, situadas no tero da imagem, chamadas as linhas de fora; as intercepes destas linhas so os pontos de fora. O seu posicionamento revela os pontos-chave da imagem. A cor: a luz solar transmite uma sensao de naturalidade e a luz artificial, usada intencionalmente, teatraliza a cena. O uso das cores pastel esbate e suaviza a imagem; a imagem pode ser realada por contrastes acentuados ou pelo uso de grande variedade de cores. O preto e branco: relaciona-se com uma escolha esttica ou com a sugesto de que a cena se situa no passado. Qualquer tipo de imagem, em qualquer tipo de suporte, pode apresentar maior ou menor nitidez, segundo os efeitos desejados e o que se quer representar. Por exemplo, a imagem tremida ou desfocada pode sugerir movimento. A posio em que o autor da imagem se coloca para fotografar ou pintar tambm importante na construo do sentido: a posio ao mesmo nvel traduz objectividade (equivale ao olhar do espectador); de cima para baixo, pode sugerir a desvalorizao do assunto, do objecto; de baixo para cima, o contrrio, simulando a valorizao do que representado.

Composio

(organizao do espao no interior do quadro)

Luz

A cor. O preto e branco.

Preciso

ngulo de viso

Damien Bressy, http://pedagene.creteil.iufm.fr./ressources/image (adaptado)

19

Falas Portugus? | Guia do Professor

Tipos de imagens fixas Tcnicas diferentes Usos diferentes

O fabrico da imagem: diferente num desenho, numa pintura a leo, numa colagem, num vitral, numa tapearia A reproduo da imagem: diferente, conforme se trate da reproduo de um quadro, de uma gravura, de uma litografia, de uma serigrafia

Os usos institucionais (fotografia de identidade, selos), sociais (postais, fotografias de famlia) e comerciais (cartazes, prospectos, cartes publicitrios, outdoors) esto associados ao papel prtico da imagem no quotidiano. Os usos tcnicos e cientficos (desenhos industriais, imagens mdicas), religiosos (cones, retbulos, vitrais) ou polticos (cartazes eleitorais, desenhos de imprensa) esto associados persuaso e pedagogia. Os usos culturais colocam a imagem ao servio da informao (fotos de imprensa) ou da arte (gravura, pintura), associando-a frequentemente a textos (banda desenhada, ilustraes e obras literrias).

Funes da imagem Informativa e explicativa Argumentativa e crtica Esttica Simblica

A imagem testemunha uma realidade (fotos de imprensa, foto-reportagens, retratos) com o objectivo de informar ou explicar, concretizando a informao (uso de esquemas, planos, croquis, etc.). Por outro lado, muitas vezes os seres ou objectos representados fazem parte de um universo imaginrio ou fortemente influenciado pela subjectividade do seu autor (pintura, filmes de fico, fotomontagens).

A imagem visa, sobretudo, persuadir, criticar, fazer pensar ou agir. Na publicidade, a imagem pretende incentivar o consumo, pelo que um instrumento eficaz de propaganda (quadros, cartazes).

A imagem visa a satisfao e o prazer do belo, valorizando as repeties, alternncias ou contrastes dos elementos que a configuram, como as linhas, as formas, a cor, a luz

A imagem orienta-se para significados sobrepostos prpria realidade (como acontece com bandeiras, imagens convencionais, como o corao com uma flecha).

A construo da imagem

(As imagens so compostas para obter determinados efeitos.)


Enquadramento

A imagem constri-se nos limites que determinam a escala do que representado (por exemplo, panorama vs. objecto em grande plano). O efeito de profundidade assegurado pela disposio das imagens (do primeiro plano para o ltimo plano), criando assim a perspectiva.
Linhas

As verticais, as oblquas e as diagonais criam movimentos de ascenso e a sensao de dinamismo. As horizontais alargam o espao. As curvas sugerem movimento (desordem, harmonia, etc.).

20

Guia do Professor

Cores

Os efeitos de harmonia so produzidos pelo degrade ou pela associao de cores complementares. Os efeitos contrastivos so criados atravs da utilizao de cores diferentes ou de jogos de luz.
Pontos fortes

So as tonalidades claras ou escuras que contrastam com a dominante cromtica ou os elementos situados na interseco das linhas de fora estes atraem o olhar e orientam a interpretao.

As cores

Branco sntese de todas as cores, simboliza a pureza de alma; a cor da paz e da perfeio. Pode simbolizar a candura e a claridade, mas, ao mesmo tempo, a palidez, a frieza e a esterilidade. Preto cor que absorve as demais, smbolo da escurido, da interrupo da vida, do sofrimento, da dor, do silncio, do abismo, do medo. Vermelho cor do fogo, do perigo, da paixo; smbolo da coragem, da vitalidade; cor da felicidade (no Oriente). Cor-de-laranja cor do aconchego e do bem-estar. Smbolo do optimismo e da generosidade. Representa o equilbrio entre a sexualidade e o esprito. Amarelo cor do sol, da luz, smbolo de riqueza e de alegria. Verde smbolo do equilbrio. Relaciona-se com a Natureza princpio e fim de tudo. Smbolo da esperana, da juventude, da prosperidade. Azul cor da purificao e da busca da verdade interior. a cor do mar e do cu. Pode exprimir distanciamento e aproximao. Simboliza serenidade, harmonia, amor e fidelidade. Anil cor da espiritualidade em sintonia com a matria; remete para a racionalidade; exprime reserva e introverso. Simboliza, como o azul, fidelidade. Violeta cor da alquimia e da magia; cor da espiritualidade, da intuio e da inspirao; cor de energia csmica, smbolo da transformao e profundidade. Cor-de-rosa combinao da pureza do branco com a fora do vermelho, o smbolo do amor e do corao. Castanho representa a estabilidade, a terra, a solidez.

Sugere-se igualmente a consulta do material disponibilizado nas pginas 53 a 56, na seco Expresso oral: guies/grelhas de avaliao.

21

Falas Portugus? | Guia do Professor

UNIDADE 5

O elemento central desta unidade so os textos dos media nos seus diversos suportes, com especial incidncia na realidade portuguesa. A notcia, a entrevista e o texto de opinio so os gneros privilegiados nas tarefas e actividades a desenvolver com os alunos.

Pg. 69
Na Expresso Escrita solicitada a elaborao de uma notcia de acordo com a estrutura previamente apresentada; sugere-se a disponibilizao da lista de verificao proposta na pgina 50, para que o aluno possa levar a cabo, autonomamente, a reviso da sua produo escrita.

Pg. 72
Transcrio do registo udio: TSF Programa Mais cedo ou mais tarde: Um doutoramento em surf

udio pg. 72 faixa 10


TSF Programa Mais cedo ou mais tarde (emitido em 20-1-2009) Um doutoramento em surf Miguel Moreira, o nosso convidado de hoje, ter sido a primeira pessoa no mundo a doutorar-se sobre o surf. Miguel Moreira professor na Faculdade de Motricidade Humana em Lisboa e ele prprio treinador de surf. Miguel Moreira preparou tambm um manual terico baseado na sua longa investigao para as escolas de surf em Portugal. sobre isto que vamos conversar. Boa tarde, Miguel! Ol, boa tarde! Viva, viva! Miguel, foi o primeiro a fazer um doutoramento qual foi a sua motivao? Bem Eu praticava surf como uma modalidade de lazer j que eu era ginasta de competio, praticava trampolins e depois, no Vero ou durante as frias, acabava por praticar surf e sempre achei que era uma modalidade muito atractiva. E depois, por diversas razes, acabei por me desligar da ginstica, mas mesmo assim, medida que ia trabalhando ou tentando usufruir do surf como uma modalidade de lazer, ia procurando tambm saber quem que estava no terreno a trabalhar com os surfistas de competio e fui-me tentando inteirar do que que era o desenvolvimento desta modalidade, quer em Portugal quer tambm no estrangeiro. E depois, a partir daqui, por algumas circunstncias do acaso, tinha tambm de fazer um estudo relacionado com a minha progresso acadmica na Faculdade de Motricidade Humana e, portanto, tinha que fazer um doutoramento e, a partir da, acabou por surgir essa ideia de estudar um pouco melhor o surf, j que, no meu entender, estvamos ainda nos primrdios desta modalidade, quer em termos cientficos quer tambm em termos desportivos.

Sugere-se a disponibilizao deste texto complementar aos alunos, sob forma de fotocpia ou outra considerada adequada.

22

Guia do Professor

O que uma entrevista?


Uma entrevista uma conversa entre duas pessoas, em que uma faz perguntas e a outra responde, normalmente transcrita em discurso directo, ou seja, no formato de pergunta-resposta. Numa boa entrevista, necessrio explicar, normalmente num texto de entrada, quem a pessoa entrevistada: nome, idade, profisso (ou actividade) e razo pela qual foi ouvida. Quando h espao, e se for relevante para o assunto que se est a tratar, tambm pode ser interessante saber, por exemplo, que outras coisas essa pessoa j fez na vida ou que gostos tem. Normalmente gravam-se as entrevistas, sobretudo se forem longas. Como a linguagem oral diferente da linguagem escrita, o jornalista tem, na maior parte das vezes, de editar as respostas do entrevistado, ou seja, de pr em linguagem escrita aquilo que foi dito oralmente: construir frases com princpio, meio e fim, gramatical e semanticamente correctas; no repetir as ideias ou as informaes; retirar informaes que so acessrias (aquilo a que normalmente chamamos palha); retirar perguntas que no tiveram respostas interessantes ou no acrescentam nada ao que j foi escrito. Neste trabalho de edio, fundamental, no entanto, nunca deturpar o sentido daquilo que o entrevistado disse. Na televiso, as entrevistas que no so feitas em directo tambm podem ser editadas, retirando, por exemplo, as perguntas que no tiveram respostas interessantes.

Como se prepara uma entrevista?


importante, antes da entrevista: tentar recolher informaes sobre a pessoa que se vai entrevistar ou sobre o assunto de que se vai tratar; preparar uma lista do que se quer perguntar e saber. Se no o fizermos, corremos o risco de, terminada a entrevista, nos apercebermos de que ficaram por fazer perguntas importantes. Esta lista de perguntas uma espcie de uma cbula que nos ajuda a no perder o fio do que essencial, mas que no tem de ser obrigatoriamente seguida risca: quando se entrevista algum, h que ouvir sempre, com ateno, o que ela diz: para ver se responde pergunta que fizemos ou se teremos de insistir, ou se as informaes que nos est a dar suscitam outras questes.

Pg. 74
Conhecimento explcito da lngua correco dos exerccios: 1. a. gosto imenso da cantora Mariza; b. canta magnificamente o novo fado; c. aplaude-a convictamente nos seus concertos pelo mundo fora; d. cobrem-na constantemente de flores; e. colocou a msica portuguesa na boca do mundo; f. vai muito ao estrangeiro em digresso; g. vive em Portugal h vrios anos. 1.1. Gosto da cantora. 1.2. Ela canta o fado. 1.3. O pblico aplaude-a. 1.4. Cobrem-na de flores. 1.5. Colocou a msica na boca do mundo. 1.6. Vai ao estrangeiro. 1.7. Vive em Portugal. 1.2. a) da cantora; d) de flores; e) na boca do mundo; f) ao estrangeiro. 2.1. Permaneceu; tornaram-se; conheceu; ficou; esteve; continuava; ser; parecia; tornou-se; chama-se. 2.2. b) os telemveis (suj.); tornaram-se (v. cop.); imprescindveis (pred. suj.); para falar com a famlia l (outros constituintes); c) (Ela) (suj.); conheceu (v. cop.); um rapaz simptico, o Pedro (pred. suj.); na Ilha do Sal (outros constituintes); d) A Rita (suj.); ficou (v. cop.); tristssima (pred. suj.); com o aproximar do fim das frias (outros constituintes); e) O Pedro (suj.); esteve (v. cop.); l (pred. suj); ainda mais uma semana (outros constituintes); f) A Rita (suj.); continuava (v. cop.); aborrecida (pred. suj.); mas o Pedro no (outros constituintes);

23

Falas Portugus? | Guia do Professor

g) Ela e ele (suj.); ho-de ser (v. cop.); amigos (pred. suj.); sempre (outros constituintes); h) A nova escola (suj.); parecia (v. cop.); agradvel (pred. suj.); i) O regresso s aulas (suj.); tornou-se (v. cop.); mais fcil (pred. suj.); do que ela pensava (outros constituintes); j) A escola (suj.); chama-se (v. cop.); Escola Germano de Almeida (pred. suj); por coincidncia nome de um escritor cabo-verdiano (outros constituintes). 3. Resposta livre.

Pg. 78
Transcrio do registo udio: RTP Telejornal

udio pg. 78 faixa 11


RTP Telejornal (emitido em 16-06-2009) Comeou tambm a primeira fase dos exames nacionais. Quase 74 mil alunos fizeram a prova de portugus. O exame com texto com textos da obra do escritor Lus de Sttau Monteiro. A noite foi longa e nervosa para muitos estudantes. A ansiedade tirou cedo da cama Dulce e Ins, as primeiras a chegar escola: Deitei-me um bocadinho tarde para rever e tal Mas pronto, as horas que dormi, consegui descansar bem! bom! Aquele exame que nos diz Olha, entras ou ficas porta, pronto. Quais so as expectativas? Vamos l a ver se corre bem! Nervosismo em Vila Nova de Gaia e tambm em Lisboa: Um pouco nervoso, mas quando comearmos o exame acho que os nervos passam. Estou preparada! das disciplinas mais fceis! Os nervos flor da pele chegam hoje a 74 mil alunos do 12. ano. Estuda-se ainda a poucos minutos do toque de entrada: E agora dar uma vista de olhos ltima da hora para tentar Pode ser til essa vista de olhos? Costuma-se dizer que no, muitas vezes costuma-se dizer que sim Whatever! Fazem-se apostas, quase unnimes, e nas quais se aplicou mais estudo: Ento, o que que acham que vai sair hoje? Fernando Pessoa. [vrios alunos] Porque j no sai h imenso tempo. No ano passado saiu Lusadas e Memorial do Convento e ento partida ser A Mensagem, no sabemos Catarina Marta Amaro! Nesta escola de Vila Nova de Gaia h 306 alunos a fazer o exame de Portugus, nesta de Lisboa 122. At ao final da semana realizam-se quase 350 mil provas. Isto so os piores momentos aqui porta? So os momentos mais que nos do mais nervos e tal Duas horas de exame com meia de tolerncia. A prova revelou uma aposta falhada, mas nem por isso foi difcil: No foi nada do que eu estava espera porque eu estava espera da Mensagem e saiu Felizmente h luar. Foi bom! Foi fcil, at! Foi acessvel A escolha mltipla era acessvel e o respectivo texto que com ela trazia. E a composio final sobre a liberdade eu acho que toda a gente deve ter escrito a maior parte certo, no ?!

24

Guia do Professor

Penso que correu bem, acho que era mais fcil do que aquilo que as pessoas estavam espera. Acho que era bastante acessvel! No final houve vontade e razes para cantar os parabns: Parabns a voc nesta data querida, muitas felicidades, muitos anos de vida

Pg. 80
Consultar as pginas 48 a 52, na seco Expresso Escrita: guies/grelhas de avaliao, para informao e material complementar a utilizar com os alunos. Transcrio do registo udio: Antena 1 Programa Janela Indiscreta

udio pg. 80 faixa 12


Antena 1 Programa Janela Indiscreta (emitido em 15-5-2009) Nuno Artur Silva O que se v quando se entra no blogue um computador porttil aberto, desenhado mo, como se fosse realmente um bloco de notas; porm, um bloco dos tempos modernos. No h cabealho nem nome. Depois, no ecr daquele computador desenhado mo, esto as diversas reas do blogue porque afinal, apesar de no parecer, um blogue. Ou ser um site? Ou ser um bocadinho de cada um? A essa pergunta o autor responde: Este stio um bloco de notas. Assim nasceu esta semana o blogue de Nuno Artur Silva, a alma e o esprito das Produes Fictcias e, de alguma forma, do humor que se faz em Portugal. Para explicar melhor o blogue, escreve ele: Os esboos e as anotaes margem dos projectos e dos trabalhos j feitos, o registo do work in progress, das obras em curso. Por aqui encontraro os temas que me interessam e que me inspiram: as pessoas e as suas relaes, as cidades, as ideias e as histrias, o que est a mudar e o que permanece, o tempo e as suas passagens. Um bloco de notas aberto a todos os amigos ou simplesmente para quem tenha curiosidade por aquilo que eu tenho feito ou vou fazendo. E muito, ainda que Nuno resista ideia de escrever uma autobiografia e cite at a piada corrente que s se for uma autobiografia no autorizada. Na verdade, a sua longa carreira como argumentista, criativo, criador em todas as frentes da comunicao, da escrita televiso, passando pela rdio, pelo teatro, pelo cinema, bom, todo esse percurso explicado , pelo menos, complexo. No fcil explicar o que fao: autor, argumentista, produtor, empresrio? Ultimamente digo empresrio porque mais simples e, curiosamente, mais respeitvel. Pensando bem, aquilo que tenho de comear a dizer que sou artista de variedades, no s porque me parece verdade, mas porque pode causar divertidos equvocos, no negligenciveis para uso ficcional. Fui actor de um grupo alternativo, vagamente intelectual, literato, professor, humorista, fundei uma empresa, a Agncia de Autores, etc. Tudo isto no adianta porque, desde que apareo na televiso, sou simplesmente conhecido como aquele gajo do Eixo ou l o que . Pois , a televiso, que Nuno bem conhece, acaba por asfixiar tudo o resto. Quem o conhece sabe o que fez e faz, sabe que Nuno Artur Silva muito mais do que o tipo que aparece na SIC Notcias, no programa Eixo do Mal. Dito isto, o blogue promete. Promete mais de Nuno Artur Silva, do seu talento, mas cabea garante um design poderoso e criativo, assinado por Maria Joo Freitas e Marco Dias e um conceito inteligente e novo, que acaba por fazer justia, justamente, ao seu autor. Est em nunoartursilva.blogs.sapo.pt e ento a minha escolha desta semana.

Pg. 81
Conhecimento explcito da lngua correco dos exerccios: 1. a. porque, para provar; b. visto que, para provar; c. apesar de, para opor e restringir; d. embora, para opor; e. se, para apresentar hiptese e condio; f. desde que, para apresentar hiptese e condio.

25

Falas Portugus? | Guia do Professor

UNIDADE 6

O tema central desta unidade o futuro, com incidncia no percurso escolar e profissional dos alunos e das tipologias textuais (orais e escritas) que precisaro de dominar nesse contexto. O anncio e a entrevista de emprego assim como a redaco do curriculum vitae so as tarefas que esto no cerne das actividades a desenvolver com os alunos.

Pg. 86
Transcrio do registo udio: Antena 3 Programa Faz-te vida

udio pg. 88 faixa 13


Antena 3 Programa Faz-te vida (emitido em 28-1-2009) Pasteleiro e enfermeiro, precisa-se A Sucia quer um pasteleiro, alis, um chefe-pasteleiro. Curioso ou curiosa? Pois bem, caso o sejas, pasteleiro, fica a saber que preciso que j tenhas experincia de, pelo menos, um ano nessa mesma funo. Claro que falar ingls fluentemente um imperativo para este contrato. Para te candidatares deves enviar o teu currculo e uma carta de motivao, as duas escritas em ingls (v l no ser em sueco j tens muita sorte!). O CV e a carta de motivao devem ento ser enviados para o mail da conselheira eures margarida.rodrigues@iefp.pt (duas vezes). Da Sucia para a Sua. No pas dos relgios e dos chocolates querem recrutar um enfermeiro e por que no tu? Licenciatura terminada, claro, mas no necessrio que tenhas anos de experincia. O que querem mesmo que tenhas alguma tarimba em servio de urgncia, cuidados intensivos ou na rea de instrumentista. Na Sua o francs que te vai dar muito jeito e na lngua de Balzac que vais ter de escrever o teu currculo e carta de motivao. Depois envia ambos para o conselheiro eures joao.medroa@iefp.pt (duas vezes). Caso no tenhas apanhado, no h problema, vai ao blogue do Faz-te vida em antena3.rtp.pt.

Na Expresso Escrita pede-se ao aluno que crie, com o auxlio do professor, o seu currculo, de acordo com o modelo Europass. Este modelo poder servir-lhe de apoio (sugere-se a disponibilizao em fotocpia ou projeco em PowerPoint ou outro formato).

26

Guia do Professor

Exemplo de um curriculum vitae preenchido

Pg. 93
Conhecimento explcito da lngua correco dos exerccios: 1. teriam gostado, condicional composto; Comers, futuro imperfeito; resolverias, condicional simples; tero feito, futuro perfeito; haveria feito, condicional composto; sabero, futuro imperfeito; teria saboreado, condicional composto; amarei, futuro imperfeito; lavaria, condicional simples; oraremos, futuro imperfeito; ter visto, futuro perfeito; rir, futuro imperfeito. 2. Resposta livre.

Pg. 95
Transcrio do registo udio: TSF Inov-Art

udio pg. 95 faixa 14


TSF Inov-Art leva 240 jovens portugueses a estagiar no estrangeiro (emitido em 30-4-2009) Houve mais de duas mil candidaturas e dessas candidaturas foram seleccionadas pessoas em muitas reas. So reas de todos os tipos artsticos: h 43 na arquitectura, na conservao, no restauro, nas artes performativas, h nas artes visuais 34, h 11 nos cruzamentos artsticos, h em muitas reas destes, mais de 2242 iro ser colocados e vo comear a partir de agora em Maio e vo para 48 pases, da frica do Sul Venezuela, passando pela Sucia, pela Rssia, pela Repblica Checa, pelo Reino Unido, por Moambique, pelo

27

Falas Portugus? | Guia do Professor

Japo, pelos Estados Unidos da Amrica, pela China, mais perto ou mais longe, vo para fazer estes estgios personalizados. Estou extremamente entusiasmado com a possibilidade de poder proporcionar esta oportunidade a tantos jovens. uma oportunidade que era rarssima, que era dificlima de obter, s pessoas com condies econmicas extraordinrias poderiam ter esta possibilidade de fazerem um percurso cosmopolita junto das entidades mais qualificadas nas artes em que eles querem desenvolver a sua actividade e, portanto, acho que isto , do ponto de vista da abertura da cultura portuguesa, da abertura de oportunidades para que os artistas portugueses se faam ao mundo, repetindo um pouco aquilo que h 500 anos fizemos, uma coisa extraordinria

Pg. 97
Na Interaco Oral abordada a entrevista de emprego. As questes que se apresentam podero ser usadas em simulaes de entrevistas de emprego (por exemplo, em trabalho de pares um aluno assume o papel de entrevistador e outro de entrevistado). Perguntas-tipo numa entrevista de emprego Sobre a experincia profissional Como entrou para cada lugar? Porque saiu de cada empresa? De quem dependia? Como era a sua chefia? Quem dependia de si? Sobre o lugar a que se concorre Que sabe da empresa a que est a concorrer? Que sabe do lugar? Porque quer trabalhar para esta empresa? Sobre a vida pessoal e profissional Como ocupa os tempos livres? Pensa continuar a estudar? Se sim, como pensa conciliar os estudos e o trabalho? Qual o emprego ideal? Como se imagina daqui a uns anos? Sobre a sua formao Porque tirou esse curso? De que cadeira gostou mais e menos? Pensa continuar a estudar e o qu? Como foram os seus trabalhos de grupo? Porque deixou de estudar? etc. Como pensa vir a ser a sua carreira profissional? Como que se descreve? Descreva-me os seus pontos fortes e fracos? Considera-se ambicioso? etc. Como pensa que a sua experincia/formao podem interessar empresa? J algum dia fez este tipo de trabalho? etc. Como eram as pessoas que dependiam de si? Um problema que tenha tido com a sua chefia. Um problema que tenha tido com os seus subordinados. Descreva-me as suas funes e responsabilidades. etc.

28

Guia do Professor

UNIDADE 7

O tema central desta unidade so os tempos livres e o modo como o aluno os pode ocupar, enriquecendo o seu conhecimento sobre o patrimnio e as actividades e produes de artistas portugueses, no mbito das vrias artes. O inqurito e a apresentao dos seus resultados, a dissertao e a discusso sustentada de pontos de vista so as tarefas centrais das actividades a desenvolver com os alunos.

Pgs. 101-103
Sugere-se a utilizao on-line de guias do lazer portugueses de modo a diversificar as propostas apresentadas no manual. Informao disponvel em: http://lazer.publico.clix.pt/ http://www.lifecooler.com http://www.juventude.gov.pt/Portal/Lazer/ http://www.agenda.pt

Pg. 105
Transcrio do registo udio: TSF Reportagem

udio pg. 105 faixa 15


TSF Reportagem (emitida em 7-8-2008) Regressos e estreias no 12. festival Sudoeste Um cartaz muito diversificado, com sonoridades que vo do pop rock ao reggae, passando pelo jazz, o fado e a electrnica. Bjrk, Tindersticks, Goldfrap e Chemical Brothers so alguns dos nomes que vo passar pelos quatro palcos do Festival Sudoeste: Vo estar muitas vezes os quatro palcos a funcionar ao mesmo tempo, sendo que obviamente as pessoas podem ir de um ao outro e ns tentamos sempre que quando um palco est no seu intervalo, esteja outro palco a funcionar. Mas obviamente, com quatro espaos constantes de msica, no possvel, nem era bom, que cada um tocasse vez. Joana Godinho, da promotora Msica no Corao, que organiza o festival, deixa alguns destaques: Temos um novo espao, que o Samsung experience, o Kubik, em que vamos ter sobretudo msica electrnica, e um espao de dana e de experincias que vem dar um tom azul aqui Zambujeira, noite do festival. E obviamente depois todas as surpresas preparadas pelos parceiros e pelos patrocinadores em termos de animaes, tal como: uma roda gigante, um escorrega gigante, o Sapo Wash, etc Na 12. edio assinalam-se muitos nomes que regressam a Portugal, mas o cartaz revela tambm muitas estreias ao vivo. Joana Godinho deixa um convite: Que se divirtam, que aproveitem que aproveitem a msica, que aproveitem o bom tempo, que aproveitem o esprito do Sudoeste, a praia, o canal e etc.

29

Falas Portugus? | Guia do Professor

Pg. 106
Transcrio do registo udio: RDP Programa Cinemax

udio pg. 106 faixa 16


RDP Programa Cinemax (emitido em 16-1-2009) Contrato Nicolau Breyner, actor, apresentador e, sobretudo, produtor de televiso, protagonista no cartaz no incio deste ano: ele cumpriu o sonho de realizar uma longa-metragem. A reprter Sandra Gageiro d conta desta nova etapa no percurso de Nicolau Breyner. Contrato, o primeiro filme realizado por Nicolau Breyner, foi feito em 24 dias, tempo recorde mas necessrio para poupar dinheiro e aproveitar recursos: Intensos, de paixo, de sacrifcio, de algumas discusses no foram muitas De um clima de tenso, que tinha que haver, e no dia que acabmos, parecia mentira Pelo menos a mim pareceu mentira, disse Meu Deus, eu acabei o filme! No tem nada que enganar, um filme de aco: no decorrer de um contrato para assassinar um homem em Marrocos, as coisas correm mal e Peter Macshade acaba por matar o sobrinho de um chefe da mfia nova-iorquina; surge outro contrato, matar Giorgio Stanatos, um chefe da mfia que controla movimentaes na Pennsula Ibrica: Por que que tu precisas de mim? Preciso da tua ajuda. Um contrato! Quem? Georgio Stanatos! O Stanatos Isso caa grossa, no vai ser fcil, o gajo nunca sai da toca E nunca se sabe onde que est, se no Brasil, se em Chipre Sei l?! No, ele est c S que a histria mais complicada Tem todos os ingredientes necessrios para chamar fila para a bilheteira: perseguies, violncia, mulheres bonitas e sexo As cenas que supostamente se desenrolam em Marrocos e no Iraque, afinal, decorrem aqui ao lado, no Alentejo. Eu posso dizer onde que foi feito: foi feito nas minas de So Domingos e em Mrtola. Aquele Marrocos e aquela Eu Isso a grande magia do cinema. D-me muito mais maior prazer, entre aspas, enganar as pessoas, enganar no melhor sentido... Dizer Ai, fomos a Marrocos! No, foi Mrtola A ideia do filme surgiu aps a leitura de Requiem para D. Quixote de Dennis Macshade, pseudnimo do j desaparecido Dinis Machado. O argumento foi feito por Pedro Bandeira Freire, adaptado por lvaro Romo e pelo prprio Nicolau Breyner. Lus, preciso que me descubras se h algum carro em nome do Georgio Stanatos! Mas tu s maluco! Como que tu queres que eu faa isso?! No sei! Inventa! No s tu que s o gnio dos computadores?! Sou gnio, sou gnio mas isto leva tempo! Mas eu no tenho tempo! agora ou nunca! Eu O Dinis Machado, ou o Dennis Macshade, como quiserem, era um mestre do cinema negro. Quando pensei fazer este filme e me foi apresentado, a ideia no partiu de mim, foi da Isabel e do Pedro Bandeira. A histria do Requiem para D. Quixote, que eu conhecia, eu li e pensei H que adaptar! porque este livro foi escrito em 1967 ou 63, no tenho bem a certeza, em que a violncia era completamente diferente da violncia dos dias de hoje, infelizmente, era muito mais meiga, chamemos-lhe assim De forma que houve a necessidade de fazer uma adaptao de tudo isto. Primeiro foi o Pedro Bandeira, depois foi mexido pelo lvaro Romo e finalmente por mim. Portanto, isto baseado na ideia do Dinis

30

Guia do Professor

Machado, no entanto o filme diferente do livro. Foi isso que me levou a fazer este livro este filme e estou muito satisfeito por assim ser. Para Dinis Machado, escrever policiais era um sinnimo de liberdade. Entrevistado em 2008 por Paulo Alves Guerra, falava com entusiasmo deste gnero que o inspirou e que ele, por seu turno, levou to bem aos outros: E quando chegou a altura de escrever os policiais senti uma boa oportunidade para ter mais mo, conseguir organizar um texto, um texto com uma certa ordem. Um policial serve muito bem para fazer isso porque implica a noo de intriga, a obrigao de ter controlo sobre o texto, um certo controlo sobre o texto. Mas nos policiais gozei muito, as pardias pessoais, enormes, porque estava to livre e estava escondido no meu pseudnimo que eu passava, juntamente na coleco com outros autores americanos, alguns conhecidos outros menos, da black mask de um modo geral, da mscara negra, e eu aproveitei para dar liberdade minha vontade de escrever, homenagear os policiais e ir escrevendo, procurar as palavras que mais ou menos sempre me fugiram, sempre andaram minha frente um bocadinho Eu sempre andei um pouco atrs delas Mr. Shade, estava sua espera! Como que sabe o meu nome? Eu sei tudo o que se passa minha volta! Eu sou cego mas tenho mil olhos Nicolau Breyner recorreu a actores de peso como Vtor Norte, Jos Wallenstein, Joaquim Nicolau e Jos Raposo e nomes ainda no to cimentados como Pedro Granger e Cludia Vieira mas sublinha que foi este elenco que quis e que voltaria a us-lo. O realizador acredita que Contrato vai mudar o panorama do cinema portugus. O dinheiro todo igual, no ?! O dinheiro no tem cor! Com os cumprimentos do senhor Tanatos!

Informao disponvel em http://cvc.instituto-camoes.pt/conhecer/bases-tematicas/cinemaportugues.html. Para alm das vrias sugestes feitas ao logo da unidade, sugere-se ainda a realizao da seguinte actividade, no mbito do Saber Mais. Os museus portugueses Pesquisa informao em enciclopdias, na Internet e noutras fontes de informao sobre os Museus de Portugal. Escolhe um museu e redige um texto informativo-expositivo sobre o mesmo (aprox. 100 palavras). Informao disponvel em http://www.museusportugal.org.

Pgs. 109-110
Conhecimento explcito da lngua correco dos exerccios: 1. a) encontre / esteja; b) esqueas; c) faam; d) possa; e) seja; f) v; g) esteja; h) tenha; i) acabem; j) saibam; k) haja; l) despachem; m) pergunte; n) cheguem; o) pea. 2. a) tivssemos; b) gostasse; c) esperassem; d) pudesse; e) matassem; f) pegasse / tivesse; g) viesse; h) abrissem; i) fosse; j) cumprisse; k) lessem / vissem; l) soubesse; m) quisesses / substitusse; n) fosse; m) bebssemos. 3. a) puderes; b) acontecer; c) passarem; d) for; e) souberes; f) encontrares; g) vieres; h) quiser. 1. a) l-se; b) lesse; c) L-se; d) lesse. 2. a) falasse; b) Fala-se; c) fala-se.

31

Falas Portugus? | Guia do Professor

UNIDADE 8

Nesta unidade os temas aglutinadores so a cidade e as noes de cidado e cidadania. Para alm do enriquecimento lexical e conceptual a propsito destes temas, as actividades propostas centram-se na pesquisa e no tratamento da informao, na elaborao de resumos, reportagens e glossrios.

Pg. 115
Lxico correco dos exerccios: 1. Resposta livre. 2. Cidade Luz, Paris. Cidade Proibida, Pequim. Cidade Santa, Meca ou Jerusalm. Cidade Eterna, Roma. Cidade das Sete Colinas, Lisboa. Cidade Maravilhosa, Rio de Janeiro. Cidade Invicta, Porto. Cidade Museu, vora. Cidade Azul, Chefchaouen. A Grande Ma, Nova Iorque. 3. Resposta livre. 4. Resposta livre.

Pg. 119
Na Expresso Escrita pede-se ao aluno que elabore um resumo. Sugere-se que lhe seja facultada a lista de verificao disponvel na pgina 49 para apoio reviso autnoma do seu texto.

Pg. 123
Transcrio do registo udio: Antena 1 Programa 1 minuto pela Terra

udio pg. 123 faixa 17


Antena 1 Programa 1 minuto pela terra (emitido em 25-3-2009) Passeio rvores de Lisboa Em grandes cidades a vegetao , sem dvida, um elemento essencial em termos ambientais, paisagsticos, mas tambm culturais, j que muitas delas acabam por contar uma histria. Hoje, damos-lhe uma sugesto para ficar a conhecer melhor as rvores de Lisboa. J no prximo sbado, dia 28, o projecto Montes e Vales vai realizar um percurso pedestre por vrios pontos da cidade, ao longo do qual se podero observar as diversas rvores autctones e exticas que existem na capital, algumas delas hoje representadas por apenas um exemplar. A caminhada vai ser guiada por uma biloga que explicar os detalhes de cada rvore, como o nome, a origem ou a utilidade. Caso no possa participar neste passeio do dia 28, ter mais oportunidades, pois este ser apenas o primeiro de vrios percursos pelas rvores da capital. Por isso, se vive em Lisboa ou est de passagem, informe-se atravs do correio electrnico geral@montesevales.com e participe nesta busca pela flora lisboeta. O ambiente, certamente tambm voc mesmo, ao fazer o passeio, vo agradecer. Conhecimento explcito da lngua correco dos exerccios: (i) a. tenhas ido; b. tenha sido; c. tenhas estado; d. esteja; e. tenhas escrito. (ii) a. tivesses ido; b. tivesse sido; c. tivesses estado; d. faa; e. tivesses escrito.

32

Guia do Professor

Pg. 125
Sugere-se a utilizao das grelhas de avaliao do debate disponveis nas pginas 57 a 59, em Expresso oral: guies/grelhas de avaliao. Transcrio de um excerto do registo udio: TSF Reportagem Apresenta-se a transcrio do excerto que entendemos ter a durao adequada para utilizao na sala de aula; o professor poder, no entanto, optar por utilizar o registo udio na ntegra.

udio pg. 125 faixa 18


TSF Reportagem (emitida em 23-3-2009) O pastor-autarca Estar no campo a tratar dos animais a tarefa diria de Albino Pedrinho. Podem ser vacas, cabras ou cavalos. Ao todo so 280 animais para lida diria. Vacas e vitelos tenho 52 cabeas. Tenho 5 cavalos. Tenho 40 cabras. Tenho 37 cabritos. E o resto so as ovelhas e borregos pequenos. Tenho galinhas, tambm patos, pombos Ces tambm tenho, sim, ces tambm S faltou contar os porcos e os gatos l de casa. O trabalho de Pedrinho comeou aos 10 anos. Andou nas vindimas no Douro, apanhou azeitona, foi ajudante de camionista e agricultor na Sua. Aos 43 anos leva a vida passada no campo: Agora levanto-me sempre s seis horas da manh e despego s vezes nove horas, depende da hora, no , mais ou menos, nove, dez horas da noite. E no Vero levanto-me sempre s quatro da manh para sair com o gado cedo, quando de noite por causa do calor, dele comer pela fresca, saio sempre s quatro da manh e nunca Eu at tenho 43 anos nunca no sei o que uma sesta. Andam a a dizer Pedrinho havias de descansar um bocado! Eu no sei o que uma sesta! Sem tempo para descanso, Albino Pedrinho s foi praia uma vez na vida: Eu fui praia h vai fazer agora dois anos para Agosto. Pela primeira vez? Pela primeira vez, sim! Fui mais a mulher, tratmos do gado, sa daqui de manh, levmos um um borrego assmos aqui um borrego no forno convidei aqui um casal, fomos dois casais Fui de manh e vim noite, foi o nico... Mas adorei ir praia fui ali Costa Nova, Aveiro adorei e depois na altura falei Para o ano vimos outra vez ou daqui a mas nunca mais voltou esse dia. J vai para dois anos, ainda no fui outra vez. At no dia do casamento o pastor ordenhou as vacas: Azar logo de manh, faltou-me a luz no onde onde estava as vacas, no L vou, tropeo, bati no ferro, fiquei todo esmurrado aqui no nariz ento agarraram nas fotografias: todo esmurrado L vou para o casamento, pronto, ordenhei as vacas, arrumei o gado. Depois fui ao casamento, noite vim outra vez ordenhar as vacas. J sa da vacaria naquele dia meia-noite! E depois que fomos descansar, no Mas pronto, no tive foi a vida normal na mesma! Quer dizer, teve de sair do casamento para ir ordenhar as vacas, foi E a lua-de-mel, como que foi? Foi na mesma, passada em Dormi aqui na aldeia na mesma, tudo na mesma! a vida, no !? Pedrinho nasceu e vive em Ribabelide, a segunda maior aldeia da freguesia de Bigorne: Esta aldeia aqui, havia aqui oitenta pessoas! Neste momento, de Inverno estou c eu mais a esposa e o meu filho. De resto, no h aqui ningum!

CPLEFPB2GP-03

33

Falas Portugus? | Guia do Professor

A freguesia j teve trezentos habitantes, hoje so quarenta e nove. Contando com os que esto fora, h cinquenta e dois eleitores recenseados em Bigorne, o que faz desta freguesia de Lamego a segunda mais pequena do pas. Para alm de pastor, Pedrinho tambm o Presidente da Junta. Est no quarto mandato. Foi sempre escolhido como manda a lei.

Pg. 126
Na Expresso Oral solicita-se a apresentao de argumentos a favor e contra os tpicos seleccionados. Aconselha-se o trabalho prvio com os alunos sobre as estruturas abaixo listadas ou, ento, a utilizao deste quadro em termos de sistematizao. Recursos para desenvolver a argumentao
Apresentar a opinio/tese Apresentar os argumentos Apresentar os contra-argumentos Apresentar a regra geral

Enunciado assertivo Ex.: Viver na cidade permite uma melhor qualidade de vida.

Verbos: crer, pensar, julgar Locues: na minha opinio, no meu ponto de vista Ex.: Na minha opinio, creio que viver na cidade permite uma melhor qualidade de vida. Verbos: aceitar, temer, recear Ex.: Temo que a minha opinio seja polmica, mas baseia-se em dados concretos. Verbos: reconhecer, admitir Ex.: Reconheo que a minha teoria possa ser contestada, mas irei provar a sua validade. Expresses de acordo parcial prvias contra-argumentao + contra-argumento

Locues: embora, apesar de, h que recordar que, no claro que Ex.: Apesar de fora das cidades o acesso aos servios essenciais ser mais rpido, no claro que seja melhor viver fora delas. evidente, um facto, claro (que + verbo no indicativo), mas, no obstante Ex.: claro que nas cidades h maior oferta de emprego; no obstante, h maior concorrncia.

nfase na informao compartilhada. Focalizadores: quanto a, em relao a, no esqueamos que, lembremos que Ex.: Quanto importncia das cidades, no esqueamos que existem desde sempre. Expresses modais: como se demonstrou, como ficou evidente, como bvio Ex.: Como ficou evidente, mais atractivo viver na cidade.

34

Guia do Professor

Pg. 127
No Projecto, solicita-se aos alunos que realizem uma reportagem sobre a sua cidade. Seguem-se informaes complementares sobre o tipo de texto e as tarefas que devero realizar. O que uma reportagem? Um jornalista faz uma reportagem quando vai a um local onde ocorre um acontecimento importante e depois escreve sobre o que viu e ouviu. Para isso, fala com pessoas, observa o que se passa, investiga mais sobre o assunto e, a seguir, escreve um texto com toda a informao que recolheu. Ao ler-se uma boa reportagem, vive-se o mesmo que o reprter viveu. A ideia transportar o leitor at ao local onde o jornalista esteve ou at ao acontecimento que testemunhou. Reprter e jornalista so palavras praticamente sinnimas, em termos das tarefas que desempenham. Um exemplo: numa notcia sobre as tuas frias, dizes o que fizeste, onde estiveste e durante quanto tempo; se for uma reportagem, contas o que se passou, descreves os locais, relatas o que as pessoas te disseram, o que sentiste; na realidade, contas uma histria. Como se prepara uma reportagem? Antes de partir para o terreno (local onde vai fazer a reportagem), o reprter deve tentar saber o mximo sobre o stio ou o assunto acerca do qual vai escrever. E como se consegue isso? Pesquisando em livros, jornais, revistas ou na Internet (ver Dicas). Entrevistando pessoas que vivam nesse stio ou percebam do assunto. Dicas de escrita que se aplicam a todos os gneros jornalsticos No utilizar palavras caras, que o leitor provavelmente no conhece. Quando tal necessrio (termos tcnicos, por exemplo), ter o cuidado de dar uma explicao perceptvel sobre o que a palavra quer dizer. Nunca copiar frases, textos ou ideias de outras pessoas sem citar a fonte, ou seja, sem assinalar de quem so. Atribuir os dados e as informaes s fontes (s pessoas ou s instituies onde as recolhemos). Um exemplo: A Viso vende cem mil exemplares por ms, segundo a empresa proprietria da revista. Ter especial cuidado com a informao que se recolhe na Internet, pois pode no estar certa ou no ser verdadeira. preciso confirm-la em mais do que um site (ou noutra fonte, como um livro) ou ter a certeza de que aquele credvel. Escrever frases curtas e simples. No fazer pargrafos demasiado longos. Consultar e utilizar, a propsito deste trabalho solicitado aos alunos, os materiais disponibilizados nas pginas 60 a 63, na seco Trabalho de Projecto: grelhas de observao/avaliao.

35

Falas Portugus? | Guia do Professor

UNIDADE 9

Esta unidade faz a ponte com o texto literrio e aquilo que o define enquanto tal. O trabalho proposto incide sobretudo no modo narrativo e nos seus elementos constitutivos. As tarefas propostas passam pelo reconto e pela concluso de uma histria, incluindo ainda o gnero diarstico e a apresentao de livros.

Pg. 132
Transcrio do registo udio: TSF Programa Lendas & Calendas

udio pg. 132 faixa 19


TSF Programa Lendas & Calendas (emitido em 29-10-2006) O Galo de Barcelos Era uma vez um humilde peregrino O c-c-r-c do galo assado primeiro quadro H muitos, muitos anos, seguia o pobre homem o trilho dos caminhos de Santiago de Compostela, queria l chegar, ia pagar uma promessa, e isto de pagar promessas coisa muito sria! S que o percurso era, como ainda hoje, longo e, sobretudo, penoso No admira que, a certa altura, se tenha ele quedado numa estalagem onde apenas pediu cama para dormir. Ora, o estalajadeiro, comerciante experimentado, desconfiou de que algo no estava bem com o sbito hspede e confirmou as suspeitas quando viu o peregrino abrir um farto farnel. Pois bem, o nosso estalajadeiro, ganancioso como s ele, decidiu-se por um gesto muito simples e terrvel: chamou os guardas para que prendessem o hspede e assim sucedeu O c-c-r-c do galo assado segundo quadro Uma desgraa nunca vem s e o pobre peregrino nem sequer tinha quem o pudesse defender, ainda que certo de no ter praticado qualquer crime. A verdade que o meteram numa masmorra imunda e logo, logo, naquele tempo a justia era muito rpida, houve julgamento sumrio com a respectiva sentena ditada por um bom vivant de um juiz. E a sentena era a morte por enforcamento. O miservel peregrino de Santiago de Compostela bem procurava argumentar que no tinha feito nada, que pagara at adiantado o catre da esconsa estalagem e tudo o mais Nada, nada, ningum, e, muito menos, o juiz, to zeloso, o queria ouvir A sentena era para cumprir e depressa. Ponto final. O c-c-r-c do galo assado terceiro quadro Em desespero de causa, o prisioneiro rogou, rogou que o levassem presena do juiz, na prpria casa do magistrado. E levaram-no de mos amarradas Quando l chegou, o que que ele viu? Viu o dono da casa, em larga e ruidosa folgana, rodeado de amigos, certamente to poderosos como ele, e em cima da mesa, fumegando, numa grande travessa de barro, o galo acabadinho de assar Ao ver aquilo, o pobre infeliz, condenado morte, num gesto de puro desespero, lembrou-se apenas de, alto e bom som, deixar ali ditas, e bem ditas, como vamos ver, umas quantas palavras, que ele foi buscar, sabe-se l onde: To certo eu estar inocente, senhor doutor juiz, to certo este galo assado vai cantar na hora em que me enforcarem! (risos) Querem saber o resultado da ousadia? (risos) Foi, como se calcula, este que ouvimos dos convivas daquele banquete

36

Guia do Professor

O c-c-r-c do galo assado quadro nmero quatro E l foram os guardas para onde tinham vindo, com o preso bem seguro, levando na ideia o enforcamento iminente, mas no chegaram a ver uma segunda reaco dos participantes do lauto jantar em casa do juiz. que, aps as primeiras gargalhadas, cai lentamente um silncio sobre as conversas e os dichotes E a verdade esta: ningum tocou no galo assado, no fosse o diabo tec-las Isto de peregrinos de Santiago com tanta f, nunca se sabe Chega a hora do enforcamento, ou perto disso, j nem havia banquete ou coisa nenhuma, os convivas do juiz, por certo impressionados e temerosos, iam saindo um a um. At que o magistrado fica sozinho, sentado mesa e, na frente dele, o galo assado. O c-c-r-c do galo assado quinto, e ltimo, quadro Foi quando, para espanto do dono da casa e de toda a criadagem, o fumegante galo assado se levanta da travessa de barro e: C-c-r-c-c! Num repente, o malvolo juiz corre ao local do enforcamento. J tinham passado ao pescoo do peregrino do Santiago a corda e era s tirarem-lhe o apoio dos ps: Libertem esse homem! Libertem esse homem! Guardas e carrasco nem queriam acreditar mas a verdade, verdadinha, que, sendo ali perto a casa do juiz, se ouvia muito bem, continuava a ouvir-se o canto contnuo do galar assado. Tanto mais assustador, tenebroso, quanto o sinal de que a justia havia sido reposta no devido lugar Diz a lenda que, por causa deste episdio, o galo de Barcelos ficou famoso e at, diz-se e um facto real, andar espalhado pelos quatro cantos do mundo um smbolo de Portugal. O curioso da lenda que, verdade ou no, ainda hoje se pode ver, mesmo na sada de Barcelinhos, uma esttua do senhor do galo, esculpida dentro de um nicho, no cimo de uma colina. Moral da histria: galo gordo no precisa de tempero

Na Expresso Oral so solicitadas duas actividades de reconto. Sugere-se o trabalho prvio dos tpicos a seguir apresentados ou ento, a sua utilizao como sistematizao aps a actividade efectuada (fotocpia ou projeco, por exemplo). RECONTO
Instrues gerais

Para realizares correctamente o reconto, presta ateno: situao inicial (como comea a histria); ao desenvolvimento da aco (como continua a histria); concluso (como termina a histria). Observa ainda as caractersticas das personagens principais (aspectos fsicos, personalidade, sentimentos). Depois de escreveres o texto, rev a construo das frases e dos pargrafos, a ortografia, a pontuao, a sintaxe...

37

Falas Portugus? | Guia do Professor

Operaes " o que tenho de fazer

Critrios de xito " para que fique bem feito

1. Respeitar o que pedido 2. Organizar as ideias

1.1. Escrever o reconto do texto, seguindo o plano da histria contada. 2.1. Respeitar a estrutura: situao inicial; desenvolvimento da aco; concluso. 2.2. Manter as caractersticas das personagens principais. 2.3. Organizar as ideias em pargrafos diferentes.

3. Comunicar eficazmente

3.1. No copiar frases do texto lido. 3.2. Substituir o vocabulrio do texto lido por sinnimos. 3.3. Escrever sem erros de: construo frsica; pontuao; ortografia. 3.4. Escrever legivelmente. 3.5. Apresentar correctamente o texto.

Pg. 138
Conhecimento explcito da lngua correco dos exerccios: Horizontais: 1. Eufemismo; 6. Comparao; 7. Personificao; 8. Hiprbole. Verticais: 2. Ironia; 3. Metfora; 4. Anttese; 5. Enumerao.

Pg. 141
Transcrio do registo udio: TSF Programa Lido e relido

udio pg. 141 faixa 20


TSF Programa Lido e relido (emitido em 26-3-2009) Alice Vieira Pedem-lhe muitas vezes conselho, nas suas frequentes idas a escolas, quer as crianas quer pais e professores? Pedem-lhe conselho para orientar a leitura dos mais jovens? Pois s vezes pedem e eu no gosto muito de dar conselhos, sobretudo nesse tipo de orientar as leituras. Para j porque, e isto uma coisa banal, mas assim mesmo, cada jovem um jovem, portanto no os conheo e, de qualquer maneira, porque eu tenho sempre muita dificuldade em dizer Leiam isto e no leiam aquilo!. Porque eu quando era criana, acho que devo a minha paixo pelos livros e pela escrita a livros muito maus que eu li quando era criana, mas que me fizeram muito bem, porque dava muita vontade de ler outros. Eram livros, enfim, que eram das minhas velhas tias, aqueles grandes romances que se chorava muito e eu ficava com muita vontade de ler mais e, pronto, fui lendo e fui lendo e li muito. E quando se l muito chega-se a uma altura em que depois se faz uma escolha, no !? Portanto, eu nunca ns nunca sabemos que livro que vai despoletar o gosto pela pela leitura, no !? Muitas vezes um livro sem graa nenhuma, um livro mau, mas sabe-se l porqu chegou at ns e deu-nos vontade de ler muito e

38

Guia do Professor

de ler mais. Portanto, eu tenho sempre muita dificuldade! evidente que, se insistem comigo, l vou dando umas orientaes, mas digo sempre isso. Nunca digo, se a criana ou o jovem tem um livro na mo, nunca lhe digam No leias isso! ou nunca digam Isso mau!. Deixe-o ler, porque eu acho que um livro serve sempre para alguma coisa. O que que orienta as suas leituras? Ah! Eu sou muito catica nas minhas leituras! No sou nada, para j no sou nada de ler o best-seller da altura. Sou capaz de ler o best-seller trs anos depois de ele ter sado. Orienta muito as minhas leituras o facto de eu estar, por dever de ofcio tambm, muito ligada a literatura mais estrangeira do que portuguesa, literatura mais at juvenil, no muito infantil, mas juvenil. Eu tenho na minha ideia fazer uma coleco de livros para jovens que tenham tido o prmio Andresen ou o prmio Alma que so os dois prmios mais importantes da literatura internacional para jovens. E, portanto, leio muito, muito Neste momento leio muito uma escritora australiana A Sonya Hartnett? A Sonya Hartnett, exactamente! Que infelizmente no est c traduzida, nem sequer na edio original. Eu tive que mandar vir os livros para os ler e que uma escritora fabulosa! De uma violncia terrvel, mas uma escritora espantosa. E, portanto, leio muito Portanto, fica pouco tempo para ler outras coisas Mas de vez em quando leio outras coisas Quando combinmos esta conversa disse justamente que andava a ler esta autora australiana que foi distinguida com o prmio Alma. esse maior Que o prmio da Astrid Lindgren, Alma Astrid Lindgren Memorial Award. Que o maior prmio internacional de literatura juvenil J maior do que o Andresen! E disse-me, sublinhando, que juvenil no sentido muito, mas muito, mas muito lato Sim, porque no um livro para se dar a crianas. No um livro sequer para adolescentes. juvenil naquela fronteira que difcil de marcar entre o que jovem e o que j adulto, no !? Aquilo Os anglo-saxnicos chamam muito a isso o jovem adulto, o young adult. E mais realmente para esse para esse tipo de leitores que ela escreve. Estava-lhe a perguntar pela o que orienta as suas leituras e podamos se calhar avanar j aqui para livros que descobriu recentemente. As minhas leituras normalmente orientam-se isto uma maneira um bocadinho tonta mas verdade Eu como viajo muito e orientam-se mais no sentido de livros que eu posso levar comigo no comboio e no pesem muito na mala, pronto. E que tenham j agora sejam de qualidade, lgico! E portanto isso, estes dois de que eu lhe falei, portanto, O Mundo do Juan Jos Mills e o Sinto Muito do Nuno Lobo Antunes, que so muito diferentes, so livros ambos sendo muito diferentes so livros de grande qualidade e que no pesam muito na mala. Comeamos talvez aqui pelO Mundo Mills pelo Mills, uma edio recente da Planeta. O que que lhe agradou neste livro? Eu Eu o Mills li-o porque conheci o Mills h pouco tempo nas Correntes de Escrita, na Pvoa, e foi assim uma presena que me agradou muito, o discurso dele. O livro, li-o logo nessa altura, a descrio de uma infncia, portanto, uma infncia em Espanha, anos 40, difcil com frio e sobretudo o frio. Que o que neste livro sobressai mais, a infncia triste, uma infncia muito dominada pelo medo do pai, pelo medo da me, pelo pouco amor, no bem o medo, o pouco amor que aquela criana vai tendo e o grande frio que ele sente, que Sente-se mesmo frio! Eu s me aconteceu

39

Falas Portugus? | Guia do Professor

uma coisa parecida h muitos anos, quando li A erva canta, da Doris Lessing, e a foi ao contrrio, era um calor! Eu lia aquele livro, era um calor terrvel! Aqui ns sentimos mesmo gelo, estamos muito gelados por dentro. um frio que domina aquela infncia, aquela vida mas muito, muito bem escrito! H assim alguma passagem do livro que queira Pois, j que lhe falei do frio exactamente uma passagem que ele diz: No princpio foi o frio. Quem teve frio em pequeno ter frio para o resto da vida, porque o frio da infncia nunca desaparece. Lembro-me do contacto com os lenis gelados como mortalhas, quando me introduzia neles com os meus sessenta por cento de esqueleto, os meus trinta ou quarenta por cento de carne e os meus cinco por cento de pijama. Lembro-me da frieza das colheres, da frieza dos garfos at aquecerem com o contacto das mos. Lembro-me da insensibilidade dos ps que pareciam duas prteses de gelo colocadas no extremo das mos e lembro-me das frieiras, Santo Deus, as frieiras que comeavam a fazer comicho no meio de uma aula de Francs ou de Matemtica. E lembro-me que se caamos na tentao de nos coar, sentamos um alvio imediato, mas logo a seguir respondiam ao estmulo, multiplicando a sensao de prurido. Lembro-me que aprendi esta palavra, prurido, numa idade absurda ao ler nos prospectos daqueles cremes que no serviam para nada. Lembro-me, sobretudo, que o frio no vinha de nenhum lugar, pelo que tambm no havia maneira de o deter.

Pg. 142
Leitura: sugere-se a leitura integral do conto (facultado posteriormente em fotocpia) e o confronto do desenlace do mesmo com as produes escritas dos alunos. O cgado Havia um homem que era muito senhor da sua vontade. Andava s vezes sozinho pelas estradas a passear. Por uma dessas vezes viu no meio da estrada um animal que parecia no vir a propsito um cgado. O homem era muito senhor da sua vontade, nunca tinha visto um cgado; contudo, agora estava a acreditar. Acercou-se mais e viu com os olhos da cara que aquilo era, na verdade, o tal cgado da zoologia. O homem que era muito senhor da sua vontade ficou radiante, j tinha novidades para contar ao almoo, e deitou a correr para casa. A meio caminho pensou que a famlia era capaz de no aceitar a novidade por no trazer o cgado com ele, e parou de repente. Como era muito senhor da sua vontade, no poderia suportar que a famlia imaginasse que aquilo do cgado era histria dele, e voltou atrs. 0uando chegou perto do tal stio, o cgado, que j tinha desconfiado da primeira vez, enfiou buraco abaixo como quem no quer a coisa. O homem que era muito senhor da sua vontade ps-se a espreitar para dentro e depois de muito espreitar no conseguiu ver seno o que se pode ver para dentro dos buracos, isto , muito escuro. Do cgado, nada. Meteu a mo com cautela e nada; a seguir at ao cotovelo e nada; por fim o brao todo e nada. Tinham sido experimentadas todas as cautelas e os recursos naturais de que um homem dispe at ao comprimento do brao e nada. Ento foi buscar auxlio a uma vara compridssima, que nem habitual em varas haver assim to compridas, enfiou-a pelo buraco abaixo, mas o cgado morava ainda muito mais l para o fundo. Quando largou a vara, ela foi por ali abaixo, exactamente como uma vara perdida. Depois de estudar novas maneiras, a ofensiva ficou de facto submetida a nova orientao. Havia um grande tanque de lavadeiras a dois passos e ao lado do tanque estava um bom balde dos maiores que h. Mergulhou o balde no tanque e, cheio at mais no, despejou-o inteiro para dentro do buraco do cgado. Um balde s j ele sabia que no bastava, nem dez, mas quando chegou a noventa e oito baldes e que j faltavam s dois para cem e que a gua no havia meio de vir ao de cima, o homem que era muito senhor da sua vontade ps-se a pensar em todas as espcies de buracos que possa haver.

40

Guia do Professor

E se eu dissesse minha famlia que tinha visto o cgado? pensava para si o homem que era muito senhor da sua vontade. Mas no! Toda a gente pode pensar assim menos eu, que sou muito senhor da minha vontade. O maldito sol tambm no ajudava nada. Talvez que fosse melhor no dizer nada do cgado ao almoo. A pensar se sim ou no, os passos dirigiam-se involuntariamente para as horas de almoar. J no se trata de eu ser um incompreendido com a histria do cgado, no; agora trata-se apenas da minha fora de vontade. a minha fora de vontade que est em prova, esta a ocasio propcia, no percamos tempo! Nada de fraquezas! Ao lado do buraco havia uma p de ferro, destas dos trabalhadores rurais. Pegou na p e ps-se a desfazer o buraco. A primeira pazada de terra, a segunda, a terceira, e era uma maravilha contemplar aquela majestosa visibilidade que punha os nossos olhos em presena do mais eficaz testemunho da tenacidade, depois dos antigos. Na verdade, de cada vez que enfiava a p na terra, com f, com robustez, e sem outras intenes a mais, via-se perfeitamente que estava ali uma vontade inteira; e ainda que seja cientificamente impossvel que a terra rachasse de cada vez que ele lhe metia a p, contudo era indiscutivelmente esta a impresso que lhe dava. Ah, no! No era um vulgar trabalhador rural. Via-se perfeitamente que era algum muito senhor da sua vontade e que estava por ali por acaso, por imposio prpria, contrafeito, por necessidade do esprito, por outras razes diferentes das dos trabalhadores rurais, no cumprimento de um dever, um dever importante, uma questo de vida ou de morte a vontade. J estava na nonagsima pazada de terra; sem afrouxar, com o mesmo mpeto da inicial, foi completamente indiferente por um almoo a menos. Fosse ou no por um cgado, a humanidade iria ver solidificada a vontade de um homem. A mil metros de profundidade a pino, o homem que era muito senhor da sua vontade foi surpreendido por dolorosa dvida j no tinha nem a certeza se era a quinquagsima milionsima octogsima quarta. Era impossvel recomear, mais valia perder uma pazada. At ali no havia indcios nem da passagem da vara, da gua ou do cgado. Tudo fazia crer que se tratava de um buraco suprfluo; contudo, o homem era muito senhor da sua vontade, sabia que tinha de haver-se de frente com todas as ms impresses. De facto, se aquela tarefa no houvesse de ser rdua e difcil, tambm a vontade no podia resultar superlativamente dura e preciosa. Todas as noes de tempo e de espao, e as outras noes pelas quais um homem constata o quotidiano, foram todas uma por uma dispensadas de participar no esburacamento. Agora, que os msculos disciplinados num ritmo nico estavam feitos ao que se quer pedir, eram desnecessrios todos os raciocnios e outros arabescos cerebrais, no havia outra necessidade alm da dos prprios msculos. Umas vezes a terra era mais capaz de se deixar furar por causa das grandes camadas de areia e de lama; todavia, estas facilidades ficavam bem subtradas quando acontecia ser a altura de atravessar uma dessas rochas gigantescas que h no subsolo. Sem incitamento nem estmulo possvel por aquelas paragens, absolutamente indispensvel recordar a deciso com que o homem muito senhor da sua vontade pegou ao princpio na p do trabalhador rural para justificarmos a intensidade e a durao desta perseverana. Inclusive, a prpria descoberta do centro da Terra, que to bem podia servir de regozijo ao que se aventura pelas entranhas do nosso planeta, passou infelizmente desapercebida ao homem que era muito senhor da sua vontade. O buraco do cgado era efectivamente interminvel. Por mais que se avanasse, o buraco continuava ainda e sempre. S assim se explica ser to rara a presena de cgados superfcie devido extenso dos corredores desde a porta da rua at aos aposentos propriamente ditos. Entretanto, c em cima na terra, a famlia do homem que era muito senhor da sua vontade, tendo comeado por o ter dado por desaparecido, optara, por ltimo, pelo luto carregado, no consentindo a entrada no quarto onde ele costumava dormir todas as noites. At que uma vez, quando ele j no acreditava no fim das covas, j no havia, de facto, mais continuao daquele buraco, parava exactamente ali, sem apoteose, sem comemorao, sem vitria, exatamente como um simples buraco de estrada onde se v o fundo ao sol. Enfim, naquele stio nem a revolta servia para nada. Caindo em si, o homem que era muito senhor da sua vontade pediu-lhe decises, novas decises, outras; mas ali no havia nada a fazer, tinha esquecido tudo, estava despejado de todas as coisas, s lhe restava

41

Falas Portugus? | Guia do Professor

saber cavar com uma p. Tinha, sobretudo, muito sono, lembrou-se da cama com lenis, travesseiro e almofada fofa, to longe! Maldita p! O cgado! E deu com a p com fora no fundo da cova. Mas a p safou-se-lhe das mos e foi mais fundo do que ele supunha, deixando uma greta aberta por onde entrava uma coisa de que ele j se tinha esquecido h muito a luz do sol. A primeira sensao foi de alegria, mas durou apenas trs segundos, a segunda foi de assombro: teria na verdade furado a Terra de lado a lado? Para se certificar alargou a greta com as unhas e espreitou para fora. Era um pas estrangeiro; homens, mulheres, rvores, montes e casas tinham outras propores diferentes das que ele tinha na memria. O sol tambm no era o mesmo, no era amarelo, era de cobre cheio de azebre e fazia barulho nos reflexos. Mas a sensao mais estranha ainda estava para vir: foi que, quando quis sair da cova, julgava que ficava em p em cima do cho como os habitantes daquele pas estrangeiro, mas a verdade que a nica maneira de poder ver as coisas naturalmente era pondo-se de pernas para o ar... Como tinha muita sede, resolveu ir beber gua ali ao p e teve de ir de mos no cho e o corpo a fazer o pino, porque de p subia-lhe o sangue cabea. Ento, comeou a ver que no tinha nada a esperar daquele pas onde nem sequer se falava com a boca, falava-se com o nariz. Vieram-lhe de uma vez todas as saudades da casa, da famlia e do quarto de dormir. Felizmente estava aberto o caminho at casa, fora ele prprio quem o abrira com uma p de ferro. Resolveu-se. Comeou a andar o buraco todo ao contrrio. Andou, andou, andou; subiu, subiu, subiu... Quando chegou c acima, ao lado do buraco estava uma coisa que no havia antigamente o maior monte da Europa, feito por ele, aos poucochinhos, s pazadas de terra, uma por uma, at ficar enorme, colossal, sem querer, o maior monte da Europa. Este monte no deixava ver nem a cidade onde estava a casa da famlia, nem a estrada que dava para a cidade, nem os arredores da cidade que faziam um belo panorama. O monte estava por cima disto tudo e de muito mais. O homem que era muito senhor da sua vontade estava cansadssimo por ter feito duas vezes o dimetro da Terra. Apetecia-lhe dormir na sua querida cama, mas para isso era necessrio tirar aquele monte maior da Europa, de cima da cidade, onde estava a casa da sua famlia. Ento, foi buscar outra p dos trabalhadores rurais e comeou logo a desfazer o monte maior da Europa. Foi restituindo Terra, uma por uma, todas as pazadas com que a tinha esburacado de lado a lado. Comeavam j a aparecer as cruzes das torres, os telhados das casas, os cumes dos montes naturais, a casa da sua famlia, muita gente suja de terra, por ter estado soterrada, outros que ficaram aleijados, e o resto como dantes. O homem que era muito senhor da sua vontade j podia entrar em casa para descansar, mas quis mais, quis restituir Terra todas as pazadas, todas. Faltavam poucas, algumas dzias apenas. J agora valia a pena fazer tudo bem at ao fim. Quando j era a ltima pazada de terra que ele ia meter no buraco, portanto a primeira que ele tinha tirado ao princpio, reparou que o torro estava a mexer por si, sem ningum lhe tocar; curioso, quis ver porque era era o cgado.
Almada Negreiros, O Cgado, in Revista ABC, n. 51, 30 de Junho de 1921

Pg. 143
Audio do conto disponvel no CD udio faixa 21.

Pg. 144
Na Expresso Escrita, solicita-se a reescrita de um conto tradicional. Disponibilizar ao aluno o guio de produo escrita (disponvel na pgina 50). Confrontar igualmente na pgina 50, em Expresso Escrita Guies e grelhas de Observao, com a lista de verificao do conto.

42

Guia do Professor

Outras sugestes So inmeras as actividades que se podem imaginar para desencadear o processo de escrita criativa. Eis algumas que esto pensadas para trabalhar vrios aspectos do texto narrativo ou at questes de funcionamento da lngua. Aco L o excerto que te apresentado e imagina uma continuao para a histria:
No carro, subitamente atingido pela angstia, quer voltar para trs. A mulher no percebe. Se iam ao supermercado. Achas que vai estar demasiada gente?, pergunta ela. No responde, acelera.
Pedro Paixo, Viver todos os dias cansa, Livros Quetzal

Nota depois desta actividade, poder-se-o confrontar os textos imaginados com o original.

Personagens Escreve a histria do Capuchinho Vermelho numa verso em que este tem as seguintes caractersticas: sexo masculino 12 anos de idade exmio praticante de artes marciais.

Espao (fsico ou/e social) Procede descrio de um dia na vida de Joo Maria, um rapaz da tua idade que vive no seio de uma famlia abastada de Cascais e depois faz o mesmo para o T Z, que mora no Bairro Padre Cruz e ajuda o pai na construo civil. Tempo a) Redige um pequeno texto de cerca de 20 linhas onde irs descrever os 3 primeiros minutos do dia de hoje. b) Redige agora um texto de cerca de 20 linhas onde irs contar os ltimos 3 anos da tua vida. Modos de expresso / Modos de representao L o excerto apresentado, que uma descrio:
Rosalinda era mulher retaguarda, fornecida de assento. Senhora de muita polpa, carnes aqum e alm roupa. Sofria de tanto volume que se sentava no prprio peso, superlativa. J fora esbelta, dessas mulheres que explicam o amor. Magreza sucedida em seus tempos. Pois que, desde que enviuvou, ela se desentreteu, esquecida de ser. Rosalinda, agora, se cansava de tanta hora: mascava mulala, enrolando a saliva-laranja. As mulheres gordas no zangam com a vida: fazem lembrar os bois que nunca esperam tragdias.
Mia Couto, Rosalinda, a Nenhuma in Cada homem uma raa, Editora Caminho

a) Faz agora a descrio de um colega da tua turma e, sem indicar a identidade do mesmo, l o texto na aula. A partir da tua leitura, os outros colegas tentaro adivinhar de quem se trata. b) Inclui ou acrescenta ao texto apresentado um dilogo entre Rosalinda e o Dr. Tallon, que se prope faz-la emagrecer.

43

Falas Portugus? | Guia do Professor

UNIDADE 10

Nesta unidade so sistematizados os modos literrios. Concomitantemente, trabalhada a leitura expressiva de textos literrios (poemas e textos dramticos).

Pg. 150
Transcrio do registo udio: TSF Programa Pessoal & transmissvel

udio pg. 150 faixa 22


TSF Programa Pessoal & transmissvel (emitido em 2-5-2007) Jos Lus Peixoto Como que nasceu o seu interesse e a sua vocao literria? Tem um momento zero desse parto literrio? Sim, eu lembro-me perfeitamente do meu primeiro poema, que o primeiro texto que escrevi Sabe-o de cor? No, no! No sei nenhuma nem tenho, infelizmente, embora gostasse mas no tenho esse poema mas Ento, perdeu-se?! Perdeu-se! Mas lembro-me exactamente de o ter escrito no meu quarto no Alentejo. E era sobre qu? Ah era era alguma coisa que teria que ver com alguma paixo assolapada que estivesse a viver na altura mas, pronto, colocada de uma maneira mais ou menos vaga. Penso que seria uma coisa e abstracta Deveria ser assim algo abstracto Aqui h tempos li que o facto de ser adepto da chamada msica pesada foi indirectamente responsvel pela descoberta da escrita: de que modo? Pode Eu no creio que tenha sido responsvel na descoberta da escrita, foi Sei que havia quem o olhasse com um bocadinho de desconfiana, um bocadinho de lado e que isso levou a um certo isolamento Ah, sim! Sim, sim, sim e que o isolamento o acabou, por sua vez, por o empurrar para a leitura Nessa medida, sim! Completamente, sim Eu estava a pensar que teve muita influncia no desenvolvimento, no ? Eu na altura comecei a escrever porque lia. Posso ter comeado a ler tambm muito por por ser diferente Excluso? Claro! E por me sentir diferente Tambm era eram os anos quentes da adolescncia, digamos assim, e por isso tambm era normal que tivesse esses sentimentos. Mas eu, na verdade, sentia-me um pouco diferente e ouvia esse tipo de msica que na altura, ali, naquela rea, havia mais duas ou trs pessoas que ouviam, e comecei a ler tambm, contrariando um pouco aquilo que era as coisas que os rapazes da minha idade faziam. Jogar bola, por exemplo? Sim! Eu tambm jogava bola, na verdade, mas e fazia grande parte das coisas que todos os outros faziam No entanto, lembro-me, por exemplo, de numa poca em que o pas parava verdadeiramente para ver a telenovela, em que no se via ningum nas ruas na hora da telenovela, eu conscientemente utilizava esse tempo para ler, sempre! E a leitura que me levou verdadeiramente escrita! No entanto no deixa

44

Guia do Professor

de ser verdade essa situao da msica pesada contribuir e dessa minha preferncia contribuir para um clima em que a leitura se encaixava Para cultivar a diferena tambm? Sim Sim O que chegou primeiro? A leitura, a literatura ou os Hipocondracos? Na verdade, os Hipocondracos que era essa era uma banda Uma banda de punk metal? Sim Sim Ns chamvamos hardcore grindcore. Essa banda, pronto, surgiu um pouco mais tarde agora o gosto pela msica pesada surgiu muito cedo. O que que tocava nessa banda? Tocava guitarra o que tambm fala Ainda tem guitarra hoje? No tenho Fala o qu? No tenho Fala muito pouco sobre a msica que faziam Exacto! Exprime um pouco tambm a qualidade da msica porque realmente ainda hoje no sei tocar guitarra. Continua a escrever hoje ao som do heavy-metal? Sim, em muitas ocasies, sim! Eu gosto muito de escrever com msica Num espao tranquilo mas com msica E muitas vezes com msica pesada Que para mim no no tem a agressividade que para outras pessoas pode ter Porque a envolvo de uma srie de recordaes e de uma pronto e tenho uma vivncia desse tipo de msica que possivelmente diferente da da maioria das pessoas. Msica pesada para uma escrita tambm nem sempre leve. Depois de mais um curto intervalo voltamos com Jos Lus Peixoto e as afinidades electivas.

Audio do Poema de Helena Lanari disponvel no CD udio faixa 23.

Pgs. 150, 151, 152, 155 e 157


Na Expresso Oral solicitada a recitao de poemas e a leitura dramatizada de textos. Seguem-se algumas sugestes para trabalhar este desempenho com os alunos. Preparar uma leitura em voz alta Nunca leias em voz alta um texto que no leste previamente. Antes de o leres em voz alta, l-o silenciosamente ou a um(a) amigo(a), para praticares. ou Grava a tua primeira leitura sem preparao e uma segunda, com preparao; compara depois ambas e reflecte sobre as diferenas, sobre o que resulta e o que no deves repetir. Se o texto contiver palavras que desconheces, anota-as e procura saber o que significam. Se se tratar de uma narrativa, procura saber quais so as personagens e o enredo da histria. Atenta no grafismo do texto (dilogos, por exemplo, ou estrofes, na poesia), pois existe uma relao entre a disposio grfica e o sentido.

45

Falas Portugus? | Guia do Professor

Usa marcadores de cores diferentes para marcar diferentes aspectos, criando um cdigo que te oriente quando estiveres a ler em voz alta (por exemplo, para diferenciar personagens ou para marcar entoaes). Tcnicas de leitura expressiva Varia o teu ritmo de leitura (mais lento, mais rpido, ansioso, pausado...), para reflectires variaes emotivas que o texto sugere. Varia igualmente o volume (alto/baixo) da tua voz. Destaca as palavras-chave de cada frase ou verso (verbos, nomes, adjectivos, advrbios, conjunes e preposies). Pronuncia claramente as vogais. Respeita os sinais de pontuao que encontrares, fazendo pausas, exclamaes, suspenses de discurso ou elevando a voz no final das perguntas. Usa vozes diferentes, quando tal for apropriado. Ajusta a entoao ao que ests a ler. L de forma a permitir que os outros formem imagens mentais do que ests a ler.

Pg. 151
Audio do poema Amor fogo que arde sem se ver disponvel no CD udio faixa 24. Na Expresso Escrita pede-se a elaborao de um texto pessoal. Sugere-se o trabalho prvio com os alunos sobre as questes a seguir elencadas. Escrever textos por iniciativa prpria
A polmica em torno dos cursos de escrita criativa est viciada partida. S um insensato diria que estes cursos formavam escritores. evidente que no: uma voz e uma viso do mundo pessoais s o prprio as pode encontrar. O que a escrita criativa pode ajudar uma pessoa a fazer o seu percurso, confrontando-a com obstculos vrios, obrigando-a a puxar pela cabea e pela caneta. O milagre da escrita ser baixa tecnologia: caneta, papel e o resto grtis. Por resto entende-se tudo: a experincia de vida, a sensibilidade, as desgraas, os sonhos, os amores, humores e desamores. Podamos chamar a estes cursos aerbica de Deus, mas a expresso j tem copyright do Padre Rossi. E no entanto, a ideia essa: escrever para melhor ler, ler para melhor escrever. Ler & escrever para nos aproximarmos do que no pode, no quer ou no sabe ser dito.
Rui Zink

Pg. 154
Transcrio do registo udio: TSF Programa Pessoal & transmissvel

udio pg. 155 faixa 25


TSF Programa Pessoal & transmissvel (emitido em 23-1-2007) Beatriz Batarda Essa memria teve algum papel no facto de vir mais tarde a querer ser actriz? No, nenhum! E nem a participao depois no filme do Joo Botelho

46

Guia do Professor

Tambm no foi importante esse Foi aos doze, treze anos, se no me engano Aos doze anos, sim! Quer dizer, foi importante depois, mas quando fiz no despertou nessa altura curiosidade nenhuma e depois Nem a marcou a experincia? Sim, marcou, naturalmente foi fortssima mas no Tempos difceis?! Tempos difceis, exactamente E era um filme com a Ins de Medeiros e a Isabel Ruth mas eu depois desse filme interessei-me, sim, pelos grupos de teatro na escola no Liceu Francs e depois no Liceu Cames e assim comecei tambm a a fazer um bocadinho de teatro. Mas nunca foi uma profisso que eu considerasse, a realidade essa Porqu? Por que que no a levava a srio ou no a achava importante para si? Pois, eu acho que no levava a srio, acho que desde essa altura, j nessa altura eu achava que era um tipo de profisso que era preciso ser-se muito bom e no nunca me teria ocorrido Ainda pensa isso hoje? Sim, mas se calhar naquela altura no pensava que talvez estivesse altura disso e agora j tenho tido algumas pronto, feedback, no ? Alguns feedback que talvez valha a pena mas Na adolescncia era mais para o extrovertido do que para o tmido?! Sim, na adolescncia sim Concluo isto porque foi delegada de turma e era muito interventiva e tudo isso Pois, na adolescncia era um bocadinho mais do contra, l est: rabugenta, provocadora, rebelde, irritante Serve para lhe perguntar se essas caractersticas fazem parte da sua forma de ser actriz? Mas sabe, Carlos, eu no sou uma pessoa extrovertida? J no ? Nunca fui! Mesmo na Mas nessa altura tambm no era? Mesmo na adolescncia isso foi um mecanismo que eu desenvolvi de sobrevivncia. So mecanismos que as pessoas desenvolvem ou ficam armadilhadas na sua timidez, no , e na sua insegurana ou atiram-se para a frente e, se calhar, a minha personalidade levou-me para a. Comecei a tomar a defender bom, eu tinha a mania que defendia os outros, que defendia revoltava-me muito certo tipo de injustias e, nomeadamente, a minha prpria timidez tambm era uma grande armadilha que me deixava presa nessas injustias Era do gnero militante? No cheguei a tal! Rapariga de causas? No, no cheguei a tal. Era mais pelas pessoas por quem eu tinha afecto e ligao imediata. Nunca fui de me envolver com causas mais idealistas ou distantes talvez por algum desencanto que me foi transmitido pela minha me, que foi uma mulher politicamente mais activa: durante o 25 de Abril, antes, etc.

Pg. 155
Audio da cena disponvel no CD udio faixa 26.

47

Falas Portugus? | Guia do Professor

Expresso escrita: guies/grelhas de avaliao


1. Texto de opinio
Guio
O QUE UM TEXTO DE OPINIO?

um texto que apresenta uma opinio pessoal sobre um determinado assunto. Fornece dados e elementos teis para que a problemtica em questo possa ser entendida por quem o l. Pode constituir-se como: a expresso de uma certeza, dvida ou opinio; a justificao de uma opinio; o desenvolvimento de um ponto de vista.
COMO SE ESTRUTURA UM TEXTO DE OPINIO?

Introduo: coloca a questo (de que se trata?); situa a questo no contexto para que possa ser entendida (quais os pontos a focar?). (deve ser curta; um pargrafo, aproximadamente) Desenvolvimento: pode incluir a demonstrao, descrio e caracterizao da questo; pode apresentar as diversas facetas do assunto; apresenta a opinio como resultado dos dados fornecidos. (deve ser mais extenso; deve apresentar uma ideia/argumento por pargrafo) Concluso: sintetiza os principais tpicos focados; refora o ponto de vista apresentado, a opinio pessoal de forma persuasiva. (deve dar resposta questo apresentada na introduo; um a dois pargrafos, aproximadamente)

Lista de verificao do texto de opinio


PARMETROS SIM NO

Introduo: Expus claramente a minha opinio. clara e breve. Corpo do texto: Usei argumentos para fundamentar a minha opinio. Ilustrei a minha opinio com dados objectivos e exemplos. Concluso: Resumi os argumentos usados e reforcei a minha opinio. Acabei com uma frase lapidar ou citao.

48

Guia do Professor

PARMETROS

SIM

NO

Lgica do texto: A questo tratada no desenvolvimento do texto a que figura da introduo. As etapas do meu raciocnio interligam-se atravs de conectivos. As minhas opinies esto sempre justificadas. Aspectos formais do texto: Destaquei bem os pargrafos. Cuidei da correco ortogrfica. Usei vocabulrio adequado e diversificado. Escrevi frases bem estruturadas.

2. Notcia
Lista de verificao da notcia
PARMETROS SIM NO

A notcia breve, sem informao acessria A notcia clara, no suscitando dificuldades de compreenso No 1. pargrafo so respondidas a perguntas: Quem? O qu? Onde? Quando? Nos restantes pargrafos so respondidas as perguntas: Porqu? Como? A notcia apresenta correco ortogrfica e sintctica

3. Resumo
Lista de verificao do resumo
PARMETROS SIM NO

Antes de elaborar o resumo: Fiz uma leitura atenta do texto a resumir. Identifiquei as ideias essenciais. Seleccionei os factos principais. Ordenei os factos. Ao elaborar o resumo: Respeitei a sequncia do texto original. Realizei a contraco efectiva do texto-base (omiti os aspectos secundrios). Exclu transcries. Apresentei o texto sempre em discurso indirecto. Usei tempos verbais, determinantes e pronomes na 3. pessoa. Considerei as mudanas de advrbios (agora/ento; hoje/naquele dia; ontem/no dia anterior; aqui/ali; c/l...). Encadeei logicamente as ideias. Cuidei da correco ortogrfica.
CPLEFPB2GP-04

49

Falas Portugus? | Guia do Professor

4. Conto
Lista de verificao do conto
PARMETROS SIM NO

Atribui um ttulo ao conto. Na situao inicial: apresentei as personagens; referi o espao; referi o tempo. No acontecimento perturbador: Explicitei que certo dia aconteceu algo que veio alterar a situao inicial. Seguidamente, imaginei uma srie de peripcias. Criei peripcias que so consequncia do acontecimento perturbador. As peripcias tm lgica/coerncia entre si.

Na situao final: H uma transformao e um novo equilbrio. Criei um final feliz.


Quanto aos aspectos formais do texto: Destaquei os vrios pargrafos. Usei conectivos para interligar as ideias. Cuidei da correco ortogrfica e sintctica.

5. Texto narrativo
Guio de produo escrita
PLANIFICAO ORGANIZAO COMUNICAO EFICAZ

Escolho: para quem vou escrever; quem conta: eu; uma personagem; a histria que vai ser contada; as personagens que a histria vai ter; os lugares onde a histria se vai passar; o tempo (passado, presente, futuro).

Escolho um ttulo. Escrevo uma introduo. Crio o desenvolvimento da histria: a certa altura algo se passa e vrios acontecimentos se sucedem. Elaboro uma concluso para a narrativa.

Utilizo o presente ou o pretrito perfeito e o pretrito imperfeito. Uso a 1. ou a 3. pessoas. Evito as repeties. Consulto o dicionrio quando tenho dvidas. Presto ateno aos sinais de pontuao. Presto ateno ortografia. Releio o texto, usando esta ficha para o avaliar.

50

Guia do Professor

Grelhas de avaliao (para o professor)


1. Expresso escrita
Aluno: Ano: PARMETROS N.: Turma: Sempre s vezes Nunca

Escreve com facilidade sobre temas: livres; sugeridos; impostos. Utiliza um registo adequado. Evita repeties. Constri a mensagem com: coerncia; correco; propriedade; elegncia. Apresenta os seus textos com: limpeza; caligrafia legvel. Atenta na: ortografia; pontuao. Adequa a mensagem inteno comunicativa: de informao; de persuaso; reflexo. Adequa a mensagem sua funo de: argumentao; narrao; descrio; dilogo. Deduz, pelo contexto, o significado de vocabulrio desconhecido. Realiza vrias verses de uma redaco. Complementa o texto escrito com: desenhos; fotografias; grficos; esquemas; notas.

51

Falas Portugus? | Guia do Professor

Aluno: Ano: PARMETROS

N.: Turma: Sempre s vezes Nunca

Domina o uso de: margens; sublinhados; aspas; parnteses. Preenche correctamente impressos. Expressa, de maneira diferente, a mesma mensagem: em texto narrativo; em dirio; em carta; em poesia; em texto de opinio; outro. Revela um estilo de escrita pessoal. Estrutura correctamente: histrias; temas; argumentos. Usa a comunicao escrita como meio para: criar; sugerir; dar opinio; informar; reflectir; questionar; outros. Expressa-se por escrito com eficcia: individualmente; em grupo.

52

Guia do Professor

Expresso oral: guies/grelhas de avaliao


Guio
Exposio oral Para preparares uma interveno oral sobre um tema tua escolha, deves ter alguns aspectos em considerao: A. As questes em que deves pensar antes da comunicao O assunto 1. De que vou falar? 2. Que ideia principal devo transmitir? 3. Como tornar mais agradvel aquilo que vou dizer (exemplos, frases de impacto, metforas, etc.)? O ambiente 1. Onde vou fazer a minha interveno (aspectos relacionados com a posio das mesas, com a disposio da sala, etc.)? 2. De que suportes disponho (quadro, vdeo, videoprojector, etc.)? O tempo 1. Qual a durao prevista? 2. Qual a durao necessria? O pblico 1. Qual a dimenso do grupo? 2. Qual o nvel previsvel de conhecimentos dos participantes sobre este assunto? B. Os suportes visuais Uma boa dinmica passa por uma correcta utilizao dos suportes audiovisuais. O suporte deve ajudar-te a falar e ajudar o pblico a compreender. Devem constituir um complemento e no ser uma substituio da tua interveno. Devem poder ser lidos/vistos por toda a gente. Utiliza suportes claros e esquemticos, em pequena quantidade, e nunca percas o contacto com o pblico. No cometas o erro de utilizar suportes com os quais no sabes trabalhar bem: familiariza-te antecipadamente com o material que vais utilizar.

53

Falas Portugus? | Guia do Professor

Grelhas de avaliao (para o professor)


Avaliao da exposio oral
Ttulo: Aluno: Parmetros Muito Data: N. Razoavelmente Ano: Pouco Turma: Nada

sugestivo Ttulo Discurso Linguagem corporal Articulao do discurso Ritmo Entoao Volume
54

motivador preciso apropriado fluido natural artificial montono redundante elegante expressivo claro lgico natural rgida excessiva pobre adequada ntida deficiente confusa correcta adequado rpido lento desigual vivo enftica natural modulada forada monocrdica adequado alto baixo

Guia do Professor

Hetero-avaliao da expresso oral Ficha-modelo para distribuir aos alunos para avaliarem os colegas que expem (pode ser adaptada em funo das necessidade e especificidades das exposies). Dar uma ficha a cada aluno, para cada colega. No final da exposio devem ser entregues a quem fez a exposio, que ficar assim a saber a opinio da turma sobre o seu desempenho. NOTA: 2 a pontuao mxima, 0 a mnima.
NOME DO ORADOR: ASPECTOS A OBSERVAR Documentao Ideias essenciais

2 pontos

1 ponto

0 pontos

Total

Boa e organizada Muito claras

Algum interesse e desorganizada Pouco claras Razovel

Desordenada e sem interesse Confusas Fraca Pobre e impreciso Monocrdicos e inexpressivos Insegurana

Estruturao e Boa fluidez do discurso Vocabulrio, frases Voz, entoao, gestos Impresso geral Pontuao global

Apropriado

Aceitvel Pouco expressivos Pouca confiana em si mesmo

Adequados Sereno, seguro de si e domnio do tema

Outros comentrios (usar verso da folha, se necessrio):

55

Falas Portugus? | Guia do Professor

Exposio oral (contedo)


Ttulo: Aluno: Parmetros Data: N. Muito Ano: Razoavelmente Turma: Pouco Nada

Respondeu ao ttulo. Foi objectivo. Fundamentou as ideias expostas. Seleccionou informao pertinente. Ordenou adequadamente as ideias. Esclareceu dvidas no final da exposio. Introduziu dados novos. Deu exemplos claros. Apresentou ideias/opinies pessoais. Indicou/forneceu bibliografia sobre o tema. Apresentou perspectivas diferentes sobre o mesmo assunto. Usou meios audiovisuais diversificados.
OBSERVAES APRECIAO GLOBAL

Observao da exposio oral


Ttulo: Aluno: Parmetros Data: N. Muito Ano: Razoavelmente Pouco Turma: Nada

Contedo Interesse do Extenso pblico Participao na discusso Tempo

foi ultrapassado foi cumprido houve espao para debate demasiado longa curta adequada atento distrado barulhento motivado activa passiva empolgada desinteressada agressiva construtiva destrutiva
OBSERVAES APRECIAO GLOBAL

56

Guia do Professor

Debate (grupos)
Tema: Data: Membros do grupo Ano: Turma:

Nome: Nome: Nome: Nome: Nome:


Aspectos gerais Muito Razoavelmente Pouco

N.: N.: N.: N.: N.:


Nada

Foi escolhido um tema que interessa o pblico. Foram apresentados claramente os objectivos. Investigou-se e reflectiu-se sobre o tema. Utilizou-se uma linguagem acessvel para todos. Manteve-se um tom correcto e adequado. Usou-se um discurso: coerente; apropriado; correcto; verstil; conciso; irnico. Iniciou-se no horrio previsto. Terminou no horrio previsto. Aprofundou-se o tema trabalhado. Cada participante respeitou as intervenes dos outros. Registaram-se atitudes: tolerantes; cordiais; respeitosas; compreensivas.
OBSERVAES APRECIAO GLOBAL

57

Falas Portugus? | Guia do Professor

Debate (moderador)
Tema: Ano: Turma: Parmetros Data: O moderador

Nome:
Muito Razoavelmente Pouco

N.:
Nada

Organizou bem as intervenes. Distribuiu adequadamente as intervenes. Clarificou termos e/ou conceitos, quando necessrio. Encaminhou o debate quando este se desviou do seu assunto. Evitou repeties de ideias j expostas. Acrescentou informaes concretas. Procurou que todos participassem. Tentou manter o interesse dos intervenientes. Promoveu um clima de respeito. Atenuou as tenses. Exps moderadamente o seu ponto de vista. Foi gerindo o tempo do debate. Sintetizou, no final, as concluses, recordando: os pontos de acordo; os pontos de discrdia; as alternativas propostas.
OBSERVAES APRECIAO GLOBAL

58

Guia do Professor

Debate (secretrio)
Tema: Ano: Turma: Parmetros Data: Secretrio

Nome:
Muito Razoavelmente Pouco

N.:
Nada

Tomou nota do essencial. Apresentou um resumo claro, no final do debate. Tomou nota de correces propostas.
OBSERVAES APRECIAO GLOBAL

Observao do debate (participantes)


Tema: PARTICIPANTES N. Nome Respeitou a sua vez de intervir 4 3 2 1 4 Data: Escutou os outros 3 2 1 Turma: Exps as suas ideias 4 3 2 1 Adequou a sua postura 4 3 2 1

OBSERVAES

Legenda 4 (muito), 3 (razoavelmente), 2 (pouco), 1 (nada).

59

Falas Portugus? | Guia do Professor

Trabalho de projecto: grelhas de avaliao/observao


Ficha de auto-avaliao
TPICOS PARA ANLISE SIM NO

Alterei ou introduzi algumas formas de estudo que me ajudaram a melhorar o meu desempenho: Descobri que podia melhorar o meu estudo utilizando outros recursos (biblioteca, sala de estudo, centro de recursos...). Trabalhei em pequenos grupos com o apoio de um(a) professor(a), o que me ajudou a ultrapassar dvidas, a adquirir e a aplicar conhecimentos. Tomei conscincia da necessidade de alterar e/ou complementar a minha forma de estudar. Preocupei-me em ter uma atitude mais aberta e compreensiva em relao aos outros, relativamente a: Saber ouvir. Ser tolerante. Participar no trabalho de uma forma organizada. Aperceber-me que a minha atitude de respeito e tolerncia teve reflexo na minha integrao no grupo. Conseguir participar mais activamente no grupo, sem receio de manifestar as minhas opinies.

60

Guia do Professor

Ficha de auto-avaliao do trabalho de projecto


Tema: Parmetros Data: Muito Razoavelmente Pouco Nada

Participei na escolha do tema. Colaborei na elaborao do plano de trabalho. Cumpri as tarefas que me foram distribudas. Procurei informao/recolhi materiais. Organizei e tratei a informao correctamente. Dei as minhas opinies. Fui capaz de transmitir as minhas ideias oralmente. Fui capaz de transmitir as minhas ideias por escrito. Fui bem orientado(a) no trabalho. Contribui para um bom clima de trabalho. Fui autnomo(a). Respeitei as opinies e atitudes dos meus colegas. Gostei de trabalhar em grupo. As aulas de projecto foram teis.
OBSERVAES

As actividades que mais gostei de realizar foram

As actividades em que senti maiores dificuldades foram

Mereo a nota

porque

61

Falas Portugus? | Guia do Professor

Ficha de avaliao do trabalho de projecto (avaliao global)


Ttulo do projecto: Ano: Grupo: Turma: Data:

1. Os objectivos foram atingidos? 2. A planificao foi alterada? 3. O produto correspondeu ao plano predefinido? 4. Quais as maiores dificuldades sentidas neste projecto? 5. Avaliao global do projecto
SIM NO

A pesquisa foi feita na escola. Os dados recolhidos foram relevantes. Os dados recolhidos foram diversificados. A seleco de dados foi feita correctamente. Os alunos responderam ao problema identificado. Os alunos divulgaram de forma clara a mensagem. Os alunos foram criativos na apresentao do produto final. 6. Avaliao dos grupos de trabalho:
Responsabilidade MB B ALUNOS (N.) S I Organizao MB B S I Empenhamento MB B S I Participao MB B S I Iniciativa MB B S I Criatividade MB B S I

7. O plano de trabalho foi cumprido? 8. Na globalidade, o trabalho desenvolvido pelo grupo foi: 5 Excelente 4 Bom 3 Satisfatrio 2 Insuficiente

62

Guia do Professor

Ficha de avaliao do trabalho de projecto (avaliao do processo)


Tema do projecto: Ano: Turma: Data:

1. Desenvolvimento do projecto: pesquisa e recolha de dados


Grupo 1 Grupo 2 Grupo 3 Grupo 4 Grupo 5 Grupo 6

A pesquisa est a ser feita na escola. A pesquisa est a ser feita fora da escola. Os dados recolhidos so relevantes e diversificados. A seleco dos dados est a ser feita correctamente. A organizao da informao est a ser feita correctamente. 2. Fontes utilizadas, at ao momento, no trabalho de pesquisa: Grupo 1 Grupo 2 Grupo 3 Grupo 4 Grupo 5 Grupo 6 3. Avaliao dos grupos de trabalho, at ao momento:
Responsabilidade MB B 1 GRUPOS 2 3 4 5 6 S Organizao S Empenhamento S Participao S Iniciativa S Criatividade I MB B S I

I MB B

I MB B

I MB B

I MB B

4. O plano de trabalho est a ser cumprido?


GRUPOS SIM NO

Grupo 1 Grupo 2 Grupo 3 Grupo 4 Grupo 5 Grupo 6 5. Aspectos a alterar:

63

Falas Portugus? | Guia do Professor

Ficha de observao de atitudes


Aluno: Ano: PARMETROS N.: Turma: Sempre s vezes Nunca

Manifesta interesse em comunicar: com jovens da sua idade; com jovens de outras culturas; com adultos. Valoriza a linguagem como instrumento cultural. Interessa-se por desenvolver as suas capacidades comunicativas. Esfora-se por ser compreendido. Emite opinies fundamentadas. Reconhece a importncia do confronto de ideias. Manifesta ideias que valorizam a dimenso da cidadania. Reconhece a carga ideolgica da linguagem. Avalia-se objectivamente. Avalia objectivamente os seus colegas. Colabora em projectos de turma/escola. Aceita crticas e sugestes dos seus colegas. Valoriza os servios prestados por instituies de utilidade pblica. Reconhece a importncia das TIC no mundo actual. Manifesta comportamentos: solidrios; tolerantes; autoritrios; demaggicos; inclusivos; racistas; outros.
OBSERVAES APRECIAO GLOBAL

64

You might also like