You are on page 1of 5

Bomba injetora: todo cuidado pouco

Bomba injetora: todo cuidado pouco Veja como identificar os problemas da bomba injetora e retir-la corretamente em casos de manuteno Carolina Vilanova A bomba injetora um dos componentes mais importantes do sistema de alimentao dos veculos diesel. Ela responsvel por injetar o combustvel no motor para que ocorra a combusto. Esse trabalho realizado em conjunto com o regulador de rotao, que controla todas as ai!as de rotao de acordo com a carga aplicada ao motor e o seu uncionamento, dosando a quantidade de diesel injetado e o inicio de injeo correto para a melhor combusto. "os motores eletr#nicos esse processo gerenciado pelas unidades eletr#nicas de comando. $as, nos modelos mec%nicos, a bomba regulada manualmente por pro issionais especializados &bombistas' e com o au!lio de erramentas espec icas, alm de diversos testes realizados em um equipamento apropriado. (uando a bomba est regulada e o motor em bom estado, o uncionamento per eito e respeita as leis de emisso de poluentes, proporcionando desempenho e consumo estabelecidos pela montadora. O caminho do diesel ) combustvel aspirado do tanque at a bomba injetora pela ao positiva de uma bomba de trans er*ncia &pr+alimentadora'. Em seguida, passa por um pr+ iltro para remover as partculas contaminantes. A bomba de trans er*ncia, ento, ornece , injetora o combustvel em bai!a presso. ) diesel passa pelo iltro de combustvel antes de chegar , bomba. Ela comprime o combustvel at os injetores, onde atingem altas press-es, necessrias para a atomizao e queima nas c%maras de combusto, enviando+o por linhas individuais, para cada injetor. Ao alcanar o injetor, o combustvel comprimido provoca o acionamento da agulha que veda os ori cios do injetor com a c%mara de combusto, vencendo a carga de uma mola e calos que determinam sua presso de abertura e possibilita a entrada do diesel de orma otimizada. A uga de combustvel ao redor da agulha para re rigerao recolhida pelo coletor de retorno, que o envia por uma cone!o e pela tubulao de retorno ao tanque.

Conceito e modelos E!istem in.meros modelos e tipos de bombas injetoras. A di erena entre elas est na aplicao quanto , pot*ncia do motor que vai equipar. Algumas aplica-es oram projetadas para ser instaladas na parte traseira do motor, com o objetivo de reduzir rudos, devido , carga maior aplicada nos motores modernos. /aulo 0ouza, gerente de Assist*ncia 1cnica da 2osch, a irma que as bombas podem ser classi icadas nos modelos em linha ou distribuidora, sendo que os portes so divididos por pot*ncia de sada, da seguinte maneira3 $, A, $4, /, 5, 6 e 7E. A bomba em linha possui as sadas dispostas em linha e a colocao dos tubos de presso seq8encial. As bombas distribuidoras demandam cuidados na hora de encai!ar os tubos de presso, pois deve+se veri icar a sada que vai para o primeiro cilindro do motor, e depois, identi icar o sentido de giro da bomba. )s tubos devem ser encai!ados nessa ordem. 9 importante lembrar que cada motor tem a sua seq8*ncia. Diagnsticos Antes de retirar a bomba do motor, preciso veri icar onde est o problema. 0intomas como alha e oscilao no uncionamento do motor, rudos ortes &como se estivesse serrando', variao de rotao, e!cesso de umaa e aumento no consumo de combustvel podem indicar possveis avarias no sistema. "o entanto, preciso checar outros componentes, para evitar que a bomba injetora seja retirada sem haver necessidade. :/ergunte para seu cliente se ele notou a perda de rendimento ou alterao da umaa do veculo ap;s abastecimento. 7eri ique se os iltros de combustvel e de ar esto em ordem, inspecione se h vazamento de combusttvel<, comenta 0ouza. A presso dos injetores deve estar de acordo com a tabela de aplicao, assim como a ta!a de compresso e o ponto esttico do motor. 7eri ique se o turbo, o intercooler e a regulagem de vlvulas esto dentro dos padr-es. =heque tambm se o motor apresenta bloqueio no incio de injeo. Manuteno preventiva A troca dos iltros dentro do prazo estipulado, a purga do sistema para veri icar se e!iste gua e evitar dei!ar que o veculo ande com pouco combustvel no tanque so cuidados imprescindveis para a vida .til do sistema de injeo. /rocure postos de bandeira ou de sua con iana, pois combustvel de m qualidade ou contaminado pode dani icar, alm do sistema, o motor. A manuteno preventiva demanda uma checagem

no sistema de acordo com o manual do proprietrio. Esse procedimento pode incluir a limpeza dos bicos e o ajuste do incio de injeo e da presso de abertura do bico. :) ideal levar o veculo at um especialista para azer a reviso, pois ele ter todas as erramentas adequadas para realizar o servio<, comenta o gerente da 2osch. Ao checar a bomba injetora, deve+se veri icar o volume de injeo nos vrios regimes de trabalho do motor como marcha lenta, limite de rotao, ajuste do plena carga. ) tanque de combustvel tambm merece uma ateno peri;dica3 veri ique se h gua em seu interior e, caso o resultado seja positivo, aa a drenagem do sistema. /ara realizar a checagem observe o lquido no decantador do iltro &um copo de sedimentao'. /resena de gua no sistema, geralmente, apresenta uma umaa de cor branca durante uncionamento do motor, esta tambm ocasiona danos srios ao sistema de injeo e a lubricidade do diesel comprometida. Desmontagem e montagem /ara cada modelo de bomba e regulador e!iste um conjunto de erramentas apropriados para se trabalhar. A 2osch recomenda a aquisio dos equipamentos para impedir danos maiores. )s bombistas, devem ter conhecimento pro undo do assunto, pois esse um componente muito comple!o e de e!trema import%ncia para o uncionamento de um motor. >m dos primeiros itens que o pro issional deve saber ao instalar uma bomba identi icar a rente da pea, que o lado oposto da haste de regulagem. /ara saber qual o modelo do casco da bomba, ique atento , placa de identi icao do abricante. ? esto todas as in orma-es necessrias para a correta aplicao. "essa edio, izemos um passo+a+passo da remoo e instalao da bomba injetora do tipo A, utilizada nos motores =ummins @=1AA de A,B litros, desenvolvido para atender aplica-es de at CDE hp. Esse propulsor equipa modelos 7olFsGagen 1itan DH.CCI e CB.CCI, e os Jord D.HCC e C.BCC. Acompanhe a desmontagem da bomba injetora do tipo A, que equipa esse motor3 D' 5emova as tubula-es e o solen;ide de corte de combustvel. Kepois, localize o /onto $orto 0uperior &/$0' no cilindro D e trave+o com o pino de trava &pin locF'. ) mec%nico deve empurrar o pino de sincronizao dentro do comando, girando lentamente a rvore de manivelas. )bs.3 "o esquea de a astar o pino depois que encontrar o /$0.

C' 5emova a tampa de acesso, a porca e a arruela da engrenagem acionadora da bomba. =om o au!lio do sacador 1 &0acador de Engrenagem de 2omba Lnjetora nM. BACNN@O', solte a engrenagem do ei!o da bomba.

B' Algumas bombas t*m suporte de i!ao, caso tenha preciso retir+lo. Agora, trave a bomba antes de remov*+la, retirando o pino de sincronizao e invertendo a sua posio. )bs.3 =oloque um aviso para mostrar que a bomba est travada, evitando que algum vire o ei!o e quebre o pino ou o pr;prio ei!o, dani icando o equipamento.

N' 1ire a tubulao de alta presso. ?embre+se que todos os ori cios devem ser vedados para impedir que entre impurezas na pea. &Joto N'

E' 0olte as porcas de i!ao com erramentas adequadas, pois o acesso aos para usos di cil, e por im retire a bomba injetora. /ara instalar a bomba, realize a operao inversa da desmontagem, com ateno para os torques especi icados pelo abricante. Fi ue atento P ) 2ombista deve devolver a bomba lacrada para o mec%nico, com o ponto de bomba ajustado na bancada de testes. P =erti ique+se que na montagem o motor est em /$0. P =om um pano umedecido em um desengra!ante que no contenha gua, limpe bem a engrenagem acionadora e o ei!o da bomba ou produtos qumicos que possam dani icar as borrachas. &como lcool etlico, por e!emplo'. /ara dar ader*ncia e no sair ora do ponto. P ) bombista j dei!ou a bomba no ponto, o mec%nico s; tem de instalar a pea no motor. P A regulagem da bomba deve ser eita por especialistas, seguindo os par%metros da bancada de testes. P ) corte de ;leo deve ser realizado com a ajuda de uma bomba eltrica. !rotocolo de medio P =olocar a bomba para uncionar em uma bancada de testes. P =on erir o incio de dbito, que depende do motor. P =on erir o volume injetado em todas as ai!as de rotao e em cada sada da bomba. P E etuar o teste de marcha lenta, limite de rotao e teste de presso do ?KA com e sem presso de carga. P =on erir o tubo de teste da bancada e o porta injetor. "a bancada so

reali#ados: P 1este de incio de dbito P 1este com o rel;gio comparador3 preciso de I,ID mm que deve ser usado no ajuste das chapas que sustentam as langes do elemento. P Escala de grau3 serve para veri icar se a bomba est acelerando o que devia3 os valores dependem do modelo do motor P 1este para reconhecer a posio do acelerador. P /osio do modelo do regulador P 5egulagem da haste de regulagem, com rel;gio de comparao P 7eri icar a marcha lenta Q por meio do para uso do batente do acelerador. P 1este de regulador3 cursos e posio da luva, certeza que o regulador da bomba est dentro dos par%metros & azer a regulagem para ajuste da luva'. P 1este de plena carga.

You might also like