You are on page 1of 31

Sistemas de Injeo Diesel

Introduo

No mundo moderno, imprescindvel a tecnologia dos motores diesel. Utilizados em veculos pesados, caminhes, nibus, carros de passageiros, mquinas agrcolas, barcos e muitas outras aplicaes, os motores diesel so sempre confiveis, econmicos e menos poluentes. Diferente dos antigos motores diesel, ruidosos e fumacentos, a nova gerao de motores apresenta inmeras vantagens: silenciosos econmicos limpos rpidos seguros O rendimento confivel e econmico dos motores diesel requer sistemas de injeo que trabalhem com alta preciso. Com esses sistemas, o combustvel injetado nos cilindros do motor sob alta presso e no momento adequado para que a potncia seja atingida. Para essa finalidade, so utilizados diferentes sistemas de injeo, conforme suas aplicaes e necessidades. So conhecidos como bombas de injeo ou sistemas de injeo diesel. O desenvolvimento e construo do sistema de injeo da Bosch permitiu o funcionamento rpido e seguro do motor diesel. Desde os anos 20, o aperfeioamento constante das bombas de injeo diesel atingiu um alto nvel de maturidade tcnica. A regulagem diesel, mecnica ou eletrnica, atualmente permite dosar a quantidade exata de combustvel para cada momento de servio do motor, e ajustar o incio exato da injeo. Para atender s mais rigorosas legislaes sobre gases de escape, a regulagem eletrnica diesel oferece vantagens especiais, pois possvel processar diversos parmetros do motor e do meio ambiente, vinculados a severas tolerncias. Dessa forma, pode-se reduzir o consumo de combustvel e a emisso de gases poluentes, alm de se obter uma suavidade de marcha sensivelmente melhor. Para que o Sistema de Injeo Diesel possa oferecer todos os benefcios e vantagens, precisa passar por revises peridicas, estar bem regulado e utilizar exclusivamente as peas de reposio Bosch. Dessa forma, o motor sempre receber a quantidade de combustvel adequada a cada momento de funcionamento, gerando melhor desempenho com menor consumo e baixa emisso de gases poluentes.

ndice Introduo ...................................................... 2 Um pouco de histria .................................... 3 Qualidade, confiana, durabilidade .............. 3 Os sistemas de injeo .................................. 4 Bombas de injeo PF e PFR ......................... 5 Bombas em linha ........................................... 6
Circuito de alimentao ...........................................6 Bomba alimentadora ...............................................7 Bomba manual .........................................................7 Tubo de presso ......................................................8 Filtro de combustvel diesel.....................................9 Bomba em linha modelo A ....................................10 Bomba em linha modelo P ....................................10 Regulador de rotao ............................................11 Componentes de desgaste da bomba de injeo ..11 Porta-vlvula (A e P) ..............................................12 Vlvula de presso .................................................12 Elementos ..............................................................13 Conjunto porta-injetores........................................14 Porta-injetores .......................................................15 Injetores .................................................................15 Vela aquecedora ....................................................19

Bombas distribuidoras (rotativas) .............. 21


Componentes de desgaste da bomba rotativa ......21

Tecnologias eletrnicas diesel .................... 23


Bomba VP 44 .........................................................23 UPS ........................................................................24 UIS .........................................................................26 CRS ........................................................................28

Os sistemas de injeo diesel

Um pouco de histria
Desde que a primeira bomba de injeo de combustvel diesel foi fabricada, em uma linha de produo Bosch em 1927, a tecnologia diesel passou por um grande desenvolvimento. Aps dcadas de pesquisa, a Bosch hoje referncia nessa rea. O computador e a injeo direta de alta presso, nos anos 80, levaram a tecnologia diesel a um novo patamar. Nos anos 90, foi desenvolvido o conjunto bomba e bico, ou Unit Injection System. Suas bombas injetoras modulares so integradas diretamente aos cilindros. Este sistema melhora o desempenho e o torque, com baixo consumo de combustvel. Desde 1997, produzido o sistema de injeo de presso modulada Common Rail, que torna os motores mais limpos e econmicos, com um funcionamento especialmente suave. Os sistemas diesel Bosch de alta presso esto em todos os tipos de automveis, desde o menor e mais econmico at o mais luxuoso. Assim, a tecnologia diesel est presente em todas as classes.

Primeira bomba injetora em linha de srie: 1927

Aplicao do sistema diesel Bosch: 1930

Qualidade, confiana, durabilidade


Atualmente, h uma grande exigncia em termos de emisso de gases, rudo, economia e desempenho para os motores diesel. Precisamente por cumprir essas exigncias, a Bosch fornece o equipamento original da maioria dos motores e veculos. Um dos principais investimentos do Grupo Bosch est na rea de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias. Anualmente, investe-se nesta rea 7% do faturamento global, registrando mais de 2000 patentes por ano. Muitos desses produtos desenvolvidos, como a vela de ignio e a injeo eletrnica, fazem parte da evoluo da indstria automotiva. Alm da Alemanha, a Bosch tem fbricas na ndia, Brasil, Japo, Turquia, Estados Unidos e Frana, ou seja, nos mercados mais importantes para os motores diesel. Todas produzem com os mesmos exigentes parmetros de qualidade Bosch que se aplicam nas fbricas alems. Por isso, todos os produtos Bosch tm um alto padro de qualidade unificado. Para garantir a qualidade, a tolerncia de fabricao inferior a 1 milsimo de milmetro. Corpos de bomba so construdos para suportar presses milhares de vezes a de um pneu de automvel. Em 5 segundos, lasers perfuram 540 canais capilares no parafuso tensor do bico injetor com conjunto bomba e bico. As pr-injees e as injees principais so analisadas 2 mil vezes por minuto. A preservao do meio-ambiente tambm um objetivo da tecnologia diesel Bosch. O sucesso alcanado no tratamento dos gases de escape e no desenvolvimento de sensores referncia em proteo ambiental.

Detalhe da fabricao dos orifcios nos injetores Bosch. Tecnologia de ponta, para assegurar ao condutor do veculo toda tranqilidade e segurana.

Os sistemas de injeo diesel

Marcos da injeo diesel Bosch


1927
Primeira bomba injetora em linha de srie

1962
Primeira bomba injetora distribuidora de pisto axial EPVM

1986
Primeira bomba injetora distribuidora de pisto axial com regulagem eletrnica

1994
Primeiro Sistema de Unidade Injetora (UIS) para veculos utilitrios

1995
Primeiro Sistema de Bomba Unitria (UPS)

1996
Primeira bomba injetora distribuidora de pisto radial

1997
Primeiro sistema de injeo de presso modulada Common Rail

1998
Primeiro Sistema de Unidade Injetora (UIS) para automveis

Sistemas de injeo diesel convencional


Bomba P em linha

Bomba A em linha

Bomba Distribuidora VE

Os sistemas de injeo diesel

Bombas de injeo PF e PFR


Bomba PF

Bomba PFR

As bombas de injeo PF e PFR no dispem de eixo do comando de vlvulas prprio. Conseqentemente, os mbolos da bomba so impulsionados pelo eixo do comando de vlvulas do motor. A transmisso do movimento propulsor feita com ou sem roletes. Geralmente a fixao feita diretamente no motor e sua posio depende de cada aplicao. As bombas PF e PFR normalmente so de 1 cilindro, mas existem verses de 2, 3 e 4 cilindros, e geralmente so utilizadas em muitos motores diesel, como estacionrios, grupos geradores de energia, barcos de pesca, etc.

Componentes de desgaste:
Elemento Vlvula de presso Impulsor de rolete Mola

Os sistemas de injeo diesel

Bombas em linha

As bombas injetoras em linha esto instaladas junto ao motor e so acionadas por ele. Cada cilindro do motor conectado a um elemento da bomba, que est disposto em linha. Por isso o nome bomba em linha.

Circuito de alimentao
O combustvel diesel sai do tanque aspirado pela bomba alimentadora, passa atravs do filtro, entra na bomba injetora e, por meio do elemento, bombeada para os diferentes cilindros do motor.

Os sistemas de injeo diesel

Bomba alimentadora

Para motores com bomba injetora em linha, necessrio o uso de uma bomba alimentadora que fornea combustvel ao circuito, garantindo o enchimento por completo dos cilindros (elementos) da bomba injetora. A bomba alimentadora, juntamente com a bomba injetora, trabalha durante todo o tempo de funcionamento do motor diesel. Isso significa que seus componentes sofrem desgaste e precisam de substituio.

Componentes de desgaste:
Rolete Pisto Mola do pisto Vlvulas Filtro

Bomba manual
A bomba manual est instalada junto bomba alimentadora e serve para eliminar bolhas de ar do sistema diesel, o que comumente se conhece por sangrar o sistema diesel. O ar pode entrar no sistema, por exemplo, quando feita a troca dos filtros de combustvel, ou a manuteno na bomba de injeo diesel.

CUIDADO:
O mercado de autopeas oferece bombas manuais de outras marcas com aspecto visual similar s da Bosch, mas com qualidade infinitamente inferior.

Os sistemas de injeo diesel

Bomba manual

Bomba manual Bosch


Caractersticas Carcaa de alumnio Vedao perfeita Modelo universal Vantagens No se oxida No goteja; maior estanqueidade Compatvel com os modelos anteriores Benefcios Maior vida til Evita desperdcio de combustvel Menos tipos no estoque

Tubo de presso
Os tubos so responsveis pela conduo do combustvel diesel da bomba aos porta-injetores, sob elevada presso. A passagem do combustvel pelo interior do tubo, sob presses de injeo que atingem at 1.200 bar, pode produzir um fenmeno que se conhece por cavitao, produzido pelas bolhas de ar no interior da tubulao. A cavitao uma forma de eroso que desgasta internamente o tubo de presso. Partculas de metal do tubo se desprendem e podem obstruir os orifcios dos injetores. A qualidade do material do tubo de presso de reposio Bosch um diferencial, inclusive porque a Bosch fornecedora do sistema diesel para os principais mercados de veculos diesel do mundo.

Tubo de presso Bosch


Caractersticas Ao de alta dureza Desenho original Porca especial Vantagens No desprende partculas Curvas adequadas para cada motor Ajuste perfeito Benefcios Maior vida til dos injetores Facilidade de instalao Evita vazamento de combustvel

Os sistemas de injeo diesel

Filtros de combustvel diesel


Filtragem
Os componentes dos sistemas de injeo diesel so fabricados sob as mais rigorosas tolerncias de usinagem. Por isso, atingem as mais elevadas presses de injeo, conseguindo maior desempenho com mnimo consumo de combustvel e baixos nveis de poluio ambiental. Para que os componentes do sistema de injeo obtenham um bom desempenho, necessrio que o combustvel esteja completamente livre de impurezas. Portanto, de suma importncia a eficincia do sistema de filtragem. Quanto mais limpo estiver o combustvel, mais longa ser a durabilidade dos componentes do sistema de injeo, como vlvulas, bico injetor e elementos. Alm disso, o combustvel diesel completamente limpo garante que os micro-orifcios do bico injetor no sejam obstrudos. Quando esses orifcios de injeo so mantidos limpos, fica garantida a pulverizao do combustvel de forma mais eficiente e completa. Quanto melhor for a pulverizao, maior ser a eficincia da combusto, o que garante excelente rendimento do motor, com maior potncia e baixos nveis de emisso de gases poluentes. A Bosch possui filtros de combustvel diesel que alm de separar as impurezas do combustvel diesel, eliminam/separam a gua do diesel (para posterior dreno). Isso diminui muito os gastos com manuteno e reparos, aumentando a produtividade dos veculos. A gua do combustvel e seus contaminantes, eliminados pelo filtro Bosch separador, poderiam causar o desgaste prematuro da bomba, bicos injetores, pistes e cilindros, alm de um consumo desnecessrio de combustvel, prejudicando o desempenho dos motores e contribuindo para o aumento da poluio da atmosfera.

Filtro simples

Separador de gua
A substituio deste tipo de filtro pode ser completa, com carcaa, ou s o cartucho.

Filtro duplo

Neste tipo de filtro, o combustvel flui primeiro pelo filtro primrio, onde ficam retidas as impurezas mais grossas, e depois pelo secundrio, onde se faz a filtragem completa. Recomenda-se a troca de ambos ao mesmo tempo, para maior eficincia de filtragem.

Filtros de combustvel diesel Bosch


Caractersticas Papel filtrante especial Resina fenlica Separador de gua Vantagens Melhor filtragem Maior resistncia do papel Elimina a gua Benefcios Maior vida til dos componentes Maior vida til do filtro Maior durabilidade dos componentes

Os sistemas de injeo diesel

Bomba em linha modelo A


A bomba injetora modelo A utilizada em diferentes motores diesel. Sua presso de injeo est prxima a 750 bar e atualmente utilizada normalmente em veculos de mdio porte (caminhes e utilitrios).

Bomba em linha modelo P


A bomba injetora modelo P atinge presses de injeo de at 1300 bar, atendendo evoluo dos motores diesel, gerando maior potncia e rendimento com menor consumo de combustvel e emisso de gases poluentes. A bomba P semelhante ao modelo A, mas com carcaa e componentes internos mais reforados justamente para gerar presses de injeo de at 1300 bar.

10

Os sistemas de injeo diesel

Regulador de rotao

A rotao mxima do motor diesel controlada por meio da regulagem (quantidade de combustvel injetado). Nas bombas injetoras diesel, existe um dispositivo mecnico ou eletrnico chamado regulador de rotao. Sua funo regular a rotao do motor nos diferentes regimes de funcionamento. O regulador possui componentes mecnicos que se desgastam em funo de sua utilizao. Por se tratar de um dispositivo de preciso, sua manuteno deve ser feita em oficinas especializadas Bosch Truck Service.

Componentes de desgaste da bomba de injeo


1 2 3 4 5 6 1 2 3 4 5 6 7 Vlvula e porta-vlvula Elemento, constitudo de cilindro e pisto Coroa dentada Mola do pisto Rolete Rolamento Eixo de comando

11

Os sistemas de injeo diesel

Porta-vlvulas (A e P)

Instalado sobre a carcaa da bomba, sua funo fixar a vlvula de presso, fazendo a conexo entre a bomba e a tubulao. Quando apresenta problemas, geralmente o combustvel diesel comea a vazar.

Porta-vlvulas (A e P) Bosch
Caractersticas Produzida em ao especial Carcaa com tratamento de superfcie Rosca com preciso adequada Vantagens Elevada durabilidade No se oxida Ajuste perfeito Benefcios Menor custo de manuteno Longa vida til No goteja

Vlvula de presso

Est instalada sobre o elemento, e sua funo permitir a passagem de combustvel do elemento em direo tubulao de presso. Quando o motor desligado, a vlvula fecha para impedir o retorno de combustvel ao interior da bomba, mantendo a tubulao cheia (o que facilita a partida seguinte). um componente de muita preciso, que se desgasta com o uso. Os problemas com este componente faro com que o motor demore muito para arrancar, prejudicando a bateria e o motor de partida.

Vlvula de presso Bosch


Caractersticas Medidas de mecanizao precisas Superfcie retificada Vedao total entre a vlvula e o elemento Vantagens Ajuste perfeito Vedao total estanque Preciso na injeo No goteja Maior rendimento do motor Benefcios Arranque mais rpido

12

Os sistemas de injeo diesel

Elementos

Como foi dito anteriormente, as bombas injetoras em linha utilizam um elemento para cada cilindro do motor. Os elementos so constitudos de cilindro e pisto. O pisto dentro do cilindro veda completamente devido a sua elevada preciso de usinagem, sem ser necessria a utilizao de dispositivos adicionais, como por exemplo guarnies e anis oring. Para obter tamanha preciso, as tolerncias mecnicas do cilindro e pisto esto ao redor de 0,2 m (mcron). Para se ter uma idia mais precisa dessa dimenso, um fio de cabelo humano mede ao redor de 60 m de dimetro. Ou seja, a medida entre cilindro e pisto 300 vezes inferior grossura de um fio de cabelo. O curso de cada pisto fixo. No entanto, a quantidade de combustvel se modifica atravs do movimento giratrio do pisto, produzido pela coroa dentada, acionada pela cremalheira. Quando o pisto gira, atravs da ranhura, o volume de combustvel injetado modificado, conforme as exigncias do motor.

Importante:
Alm do dano que um elemento de m qualidade pode causar ao motor, a relao custo/benefcio muito baixa quando se utilizam elementos de outras marcas ou reaproveitados/recondicionados. Elementos de m qualidade ou recondicionados podem dar grande prejuzo, pois alm de menor durabilidade e maior consumo, ocorrem seguidos reparos, com tempo ocioso do veculo na oficina. Para produzir elementos de alta qualidade, so necessrios processos altamente controlados e que atendem s rigorosas tolerncias e especificaes tcnicas das principais montadoras. S a Bosch pode oferecer elementos com essa elevada qualidade e com a mais alta tecnologia.

Elementos Bosch
Caractersticas Medidas precisas entre cilindro e pisto Controle de mecanizao por computadores Utilizado no equipamento original Vantagens Maior presso de injeo Segurana de funcionamento perfeito Aprovado pelas montadoras Benefcios Maior rendimento do motor Maior vida til Garantia de alta qualidade

13

Os sistemas de injeo diesel

Conjunto porta-injetor
Os porta-injetores so dispositivos que alojam os bicos injetores nos motores diesel. Cada cilindro do motor precisa de um porta-injetor. Alm de manter o bico injetor no cilindro, tambm se encarrega de levar o combustvel diesel da tubulao at o bico injetor, permitindo que ocorra a injeo. fornecido completo (com o bico injetor) inclusive j regulado com a presso de injeo adequada para cada motor.

Importante:
Os porta-injetores Bosch so projetados e produzidos sob exigentes controles de fabricao. O desenho do porta-injetor se baseia na utilizao exclusiva de bicos injetores originais Bosch. Se for usado um bico injetor no original, h grande risco de ele no se encaixar adequadamente na posio correta, o que pode causar perda de presso, m pulverizao, vazamento de combustvel e ainda produo de fumaa.

Independentemente do modelo do porta-injetor usado, recomenda-se que o reparo seja feito em oficinas especializadas Bosch.

Conjunto porta-injetor modelo DL

Conjunto porta-injetor modelo DN

Jogos de reparo
A Bosch fornece os jogos de reparo (componentes de maior desgaste) dos porta-injetores. So os mesmos componentes originais do conjunto completo.

Conjunto porta-injetor Bosch


Caractersticas Produzidos em ao especial Usinagem controlada por computador Vedao total dos componentes Vantagens Melhor encaixe do bico injetor Uniformidade na produo Maior vedao interna Benefcios Funcionamento seguro Maior durabilidade No vaza; economia de combustvel

14

Os sistemas de injeo diesel

Porta-injetor

O porta-injetor tambm fornecido sem o bico injetor.

Bicos injetores
Os bicos injetores so componentes de extrema preciso, responsveis por pulverizar finamente o combustvel na cmara de combusto do motor. Quanto melhor for a pulverizao, maior ser o rendimento do motor. Em conseqncia, se obtm mais economia de combustvel com menor emisso de gases poluentes. Os modernos motores diesel esto equipados com bicos injetores que devem injetar combustvel sob presses e temperaturas elevadas, tudo para que o veculo obtenha a maior potncia possvel.

A combusto deve ser o mais completa possvel, para que os gases no contaminem o ar. Os bicos injetores Bosch so produzidos dentro dos mais rigorosos parmetros de fabricao e obedecem ao mesmo padro de qualidade mundial Bosch, em qualquer parte do mundo.

Bicos injetores desenvolvidos para alto desempenho


Arredondamento hidrulico dos orifcios

Jogo da agulha e do corpo do injetor

Linha de vedao Preciso dos orifcios de injeo Tratamento superficial com adio de cromo

15

Os sistemas de injeo diesel

Bicos injetores
Bicos injetores Bosch
Caractersticas Preciso dos orifcios de injeo Superfcie com adio de cromo Vedao total na linha interna de contato Vantagens Pulverizao perfeita Maior durabilidade Maior vedao interna Benefcios Combusto completa Menos gastos com manuteno No goteja; economia de combustvel

Reparo para porta-injetores de 2 molas


Atendendo s necessidades do mercado, a Bosch lanou o reparo para conjuntos porta-injetores de 2 molas, oferecendo um kit que garante a qualidade e o desempenho originais do sistema de injeo, sem afetar os nveis de emisses de poluentes do motor.

O Kit de Reparo constitudo por:

Bucha-guia Disco intermedirio Bico injetor Estas peas so criteriosamente selecionadas e montadas em forma de kits, que devem substituir por completo as peas antigas do conjunto porta-injetor. S assim pode-se garantir a qualidade original dos produtos, algo que os concorrentes no podem oferecer atualmente.

Pino de presso
O pino para ajuste da presso da segunda mola, porca-capa e demais peas necessrias a um completo reparo do conjunto porta-injetor tambm podem ser adquiridos separadamente.

Importante:
O mercado oferece bicos injetores recondicionados ou reaproveitados a um custo inferior ao dos originais. Os bicos injetores recondicionados sofrem mecanizao para tentar voltar s medidas originais, mas ao retificar a superfcie da agulha, retira-se o recobrimento de cromo, o que reduz a durabilidade e prejudica a pulverizao do combustvel.

Qualquer material sofre fadiga, ou seja, possui sua vida til, e quando se trata de prolongar a utilizao de um bico injetor usado, arrisca-se a vida do motor. Pode acontecer que um bico injetor recondicionado ou de m qualidade tenha a ponta rompida por fadiga natural do material. Em conseqncia, a ponta pode cair no pisto e danificar o motor. Portanto, recomenda-se utilizar exclusivamente os bicos injetores originais Bosch.

16

Os sistemas de injeo diesel

Bicos injetores - Ficha tcnica


Designao tcnica de um bico injetor
Cada bico injetor Bosch foi adaptado ao respectivo tipo de motor. Isso significa tima combusto, poucas substncias poluentes e plena potncia do motor. Os bicos injetores Bosch so fabricados exatamente de acordo com as tolerncias acordadas com o fabricante de motores, que correspondem a 0,005 mm. A preciso garante mxima confiabilidade. S a aplicao de um correto bico injetor Bosch garante um perfeito funcionamento do motor, com consumo, potncia e timo comportamento de gases de escape. A montagem deve ser feita segundo a indicao de aplicao. Rigorosas diretrizes de fabricao e testes so vigentes para os equipamentos primrios e de reposio.

Designao de tipo de um bico injetor


D L L A 150 S D XX..
N de reconhecimento do bico injetor

D = com efeito de estrangulamento Sem letra = bico injetor de srie

Tamanho do bico injetor - do colar P = 14 mm de de borda U = 30 mm de de borda R = 16 mm de de borda V = 42 mm de de borda S = 17 mm de de borda W = 50 mm de de borda T = 22 mm de de borda

Informa o ngulo de injeo em graus

A = letra de alterao: sem ranhura circular na face do bico B = letra de alterao: posio do furo de alimentao alterado em 180 em relao construo normal Z = letra de alterao: sem ranhura circular na face e com dois orifcios de alimentao Sem letra = com ranhura circular na face

L = borda de bico injetor longo (comprimento maior) P = bico injetor planar F = bico injetor refrigerado atravs de fluidos

N = bico injetor de agulha com pino L = bico injetor com furos de pulverizao S = bico injetor de assento de orifcio

D = bico injetor

17

Os sistemas de injeo diesel

Porta-Injetores - Ficha tcnica


Designao tcnica de um porta-injetor
KB A L B 105 S D A XXX/X
ndice de pea faltante Nmero de reconhecimento do porta-injetor A = letra de modificao D = para bico injetor com efeito de estrangulamento E = canal de alimentao alterado em 90 em relao ao normal Informa o tamanho do bico injetor (P, S, T, U, V e W) aplicado no porta-injetor Comprimento de montagem (mm) B = para bico injetor do tipo B L = para bico injetor de construo longo (comprimento maior) A = montagem da mola por baixo E = montagem da mola por baixo KB = Porta-injetor para fixao por meio de flange KC = Porta-injetor atarraxvel com rosca no prprio corpo KD = Porta-injetor atarraxvel com fixao por bucha roscada

Manuteno preventiva
A manuteno preventiva dos bicos injetores extremamente importante para o bom funcionamento do veculo e para a economia do cliente em relao ao consumo de combustvel e custos de reparao. Um bico injetor com defeito pode ocasionar perdas, como por exemplo:

Causa
Desgaste nos orifcios de injeo Aumento de tolerncia entre o corpo e a agulha do bico injetor Falta de estanqueidade entre a ponta da agulha e o corpo do bico injetor

Problema
Baixa presso de injeo com perda de potncia e aumento de emisses de gases devido queima irregular de combustvel na cmara de combusto. Aumenta o retorno de combustvel injetado, o que acarreta perda de rendimento e potncia do veculo. O combustvel que fica dentro do bico injetor goteja dentro da cmara de combusto, danificando os anis de vedao do pisto, provocando aumento de temperatura em pontos especficos dentro da cmara, o que gera uma nova ignio.

O bico injetor pode ser danificado da seguinte maneira:


Com durabilidade superficial baixa, a ponta da agulha, que realiza uma movimentao vertical, golpeia a linha de vedao, e pode causar danos cpula do bico injetor, provocando deformaes permanentes na mesma, o que modifica as caractersticas da injeo.

18

Os sistemas de injeo diesel

Vela aquecedora
Na partida, o motor diesel necessita comprimir o ar admitido e aquec-lo ao redor de 900 C, para que se inicie a combusto. Quanto mais rpido se aquece a cmara de combusto, mais rpida a partida do motor. Entre os motores diesel existem diferentes cmaras de combusto, o que dificulta que a temperatura seja a mesma para todos os motores.

Para que o motor diesel entre em funcionamento rapidamente, necessrio aquecer a cmara de combusto; isso tarefa da vela aquecedora.

A vela aquecedora Bosch, alm de aquecer a cmara de combusto mais rapidamente (4 vezes mais que as tradicionais), a mantm quente inclusive depois que o motor j est funcionando. a funo de psaquecimento (ps-incandescncia).

Benefcios da funo de pr-aquecimento:


O motor entra em funcionamento mais rpido. Prolonga a vida da bateria e do motor de partida, pois o motor diesel liga mais rpido.

Benefcios da funo de ps-aquecimento:


Menos rudo do motor na fase fria. Menor produo de gases poluidores. Funcionamento mais suave do motor. Maior economia de combustvel. Menor formao de fumaa branca.

19

Os sistemas de injeo diesel

Vela aquecedora
Mdulo de controle de tempo de aquecimento
Para a funo de ps-aquecimento, as velas precisam de um mdulo de controle de tempo para manter-se ligadas, justamente durante o tempo que o motor necessita, at que atinja a temperatura ideal. Os mdulos controlam o tempo nas fases pr e psaquecimento, evitando que a cmara se mantenha fria ou se aquea demais, o que pode descarregar a bateria devido a um excessivo tempo de aquecimento. Tambm se pode aproveitar os conjuntos velas/mdulos em veculos mais antigos, com a obteno dos mesmos benefcios.

A nova gerao de velas DURATERM possui inmeras vantagens quando comparadas s tradicionais do mercado, principalmente em relao durabilidade.

H muitas marcas e tipos de velas de incandescncia baratas no mercado, mas s Duraterm da Bosch garante a mxima eficincia, com maior rendimento e principalmente maior durabilidade.

Vela aquecedora Bosch


Caractersticas Carcaa niquelada de Inconel 601 Tubo aquecedor de cromo/nquel Filamento regulador Duraterm Vantagens No se oxida Maior durabilidade Aquece mais rpido Benefcios Fcil reposio Menos gastos com manuteno Economia de combustvel

20

Os sistemas de injeo diesel

Bombas distribuidoras
(VE)

As bombas distribuidoras, tambm conhecidas como rotativas, so bombas que tm requerimentos de tolerncia e especificao estritos demais para que seja possvel obter as caractersticas de injeo desejadas. O desenho, o conceito e a aparncia so totalmente diferentes das conhecidas bombas em linha. Isso ocorre, principalmente, porque utiliza somente um pisto para os diversos cilindros do motor. Atravs de um s orifcio, faz o controle da injeo em cada cilindro. Com o movimento rotativo do pisto, o orifcio coincide com a linha de alta presso conectada a um injetor especfico. Esse movimento coordena a seqncia da injeo.

Diferentemente da bomba em linha, as bombas distribuidoras so lubrificadas pelo prprio combustvel dentro da bomba. Essa uma das razes pelas quais se aconselha a troca de filtros no perodo adequado, pois s assim garante-se maior durabilidade dos componentes internos da bomba. Normalmente, as bombas distribuidoras so mais compactas que as bombas em linha. Mais leves, suportam maiores rotaes e podem funcionar em qualquer posio. A Bosch produz as bombas distribuidoras para as principais montadoras de veculos e fornece as reposies originais para seu reparo.

21

Os sistemas de injeo diesel

Componentes de desgaste da bomba distribuidora

1 2 1 2 3 4 3 5 4 5 6 6 7 8 7

Eixo de comando Bomba alimentadora de palhetas Porta-rolete Came de comando Corpo distribuidor Porta-vlvula Pisto de avano Carcaa

A manuteno com as peas de reposio originais Bosch garante: Maior vida til da bomba Melhor rendimento do motor Maior economia de combustvel Menor emisso de gases poluentes

22

Os sistemas de injeo diesel

Tecnologias eletrnicas diesel


A constante evoluo dos veculos automotores exige dos fabricantes de autopeas cada vez mais a busca por inovaes e melhorias dos sistemas e componentes diesel. O mercado automotivo est a cada dia mais exigente em relao segurana dos veculos, excelente desempenho, conforto, economia e proteo ao meio ambiente. A Bosch mantm sua posio de liderana em inovaes, oferecendo s montadoras e ao mercado de reposio os mais recentes e eficientes Sistemas de Injeo Diesel, sempre buscando atender s especificaes que exigem os novos motores. Os novos sistemas de injeo eletrnicos diesel foram desenvolvidos para as novas necessidades, buscando sempre menores emisses de gases poluentes com maior economia de combustvel. Alm disso, a Bosch conseguiu obter maior durabilidade dos componentes, quando comparados aos sistemas tradicionais, aumentando os intervalos de manuteno, o que gera menores custos para o usurio.

Bomba VP 44
O princpio de funcionamento da VP 44 muito similar ao da bomba distribuidora normal. A principal diferena est na forma de gerar a alta presso e o controle eletrnico. Nas bombas distribuidoras normais, a alta presso gerada pelo movimento axial de um nico pisto. Na VP 44 existem dois pistes que comprimem o combustvel, deslocando-se no sentido radial.

A VP 44 uma bomba de elevada tecnologia, que proporciona aos motores um maior rendimento com mxima eficincia. Para conseguir todos os benefcios da elevada tecnologia empregada na VP 44, recomenda-se manuteno e reparos com peas de reposio originais nos Bosch Truck Service.

23

Os sistemas de injeo diesel

UPS (Sistema de Bomba Unitria)


Outra inovao nos sistemas diesel o recente UPS. Para cada cilindro, h uma bomba de alta presso conectada diretamente a seu porta-injetor. Essa bomba acionada pelo eixo de comando do motor, comprimindo o combustvel. A unidade de comando aciona eletronicamente a vlvula eletromagntica, que libera a passagem de combustvel sob alta presso ao bico injetor. O comando eletrnico, que determina a quantidade e o tempo de injeo, precisamente calculado para cada condio de rotao e carga, assegurando o melhor funcionamento do motor.

UP

STH

Sensores e componentes

UPS

Sistema de Bomba Unitria

24

Os sistemas de injeo diesel

UPS (Sistema de Bomba Unitria) Conceito de Reparo de UP Bomba Unitria

B
2

A
17 18 20 26 22

2 6 7 8 15

Placa de fechamento Anel de vedao Magneto Parafuso torx plus Prato de mola - pisto Tucho de roletes Anel-O Anel-O Mola de presso Anel de segurana Pea-guia Anel-O

19

A
15 8 16

Obs.: itens em vermelho no so vendidos separadamente, somente em Kits de Reparo

16 17 18 19 20 22 26

B
6

Conceito de reparo do STH

10 1

2 9 8 3 4 7 6 5 Obs: Itens em vermelho no esto disponveis para reposio 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Corpo Arruela de ajuste Pino de presso Disco intermedirio Capa trmica Porca conectora Bico injetor Mola Filtro interno Conexo de presso

Se o corpo do conjunto porta-injetor estiver danificado, o conjunto completo deve ser trocado.

25

Os sistemas de injeo diesel

UIS (Sistema de Unidade Injetora)


O sistema UIS integra a bomba de alta presso e o injetor em uma s unidade compacta para cada cilindro do motor. O UIS substitui o conjunto porta-injetor dos sistemas convencionais, dispensando o uso das tubulaes de alta presso, o que possibilita atingir elevados valores de presso. Cada unidade injetora est instalada no cabeote do motor e realiza a injeo de combustvel diretamente em cada cilindro. A injeo controlada por meio de uma vlvula eletromagntica de acionamento rpido. Essa vlvula controlada pela unidade eletrnica de comando, que determina o melhor momento e o volume adequado de combustvel que ser injetado para cada condio de funcionamento do motor. A unidade de comando utiliza as informaes obtidas dos diversos sensores instalados no motor, proporcionando um funcionamento eficiente e seguro, que inclui funes de diagnose do sistema.

UI

Sensores e componentes

UIS

Sistema de Unidade Injetora

26

Os sistemas de injeo diesel

UIS (Sistema de Unidade Injetora) Conceito de reparo de UI Unidade Injetora


1 8 9

1 2 3 4 5 6 7 8 9

Jogo de peas de mbolo Anel de apoio Pino cilndrico Anel-O Anel-O Anel-O Anel-O Magneto Anis de vedao

2 4

5 3

2 3 1 2 3 4 5 6 7 Porca de fixao do Injetor Pea intermediria Arruela de compensao (grupo seletivo) Mola de presso Pino de presso Placa intermediria Bico injetor 5 6 4

27

Os sistemas de injeo diesel

CRS (Sistema Common Rail)


O controle eletrnico do sistema de injeo representa um grande passo no desenvolvimento dos motores diesel. O moderno sistema Common Rail Bosch apresenta a mais nova tecnologia empregada em sistemas de injeo eletrnica. Nesse sistema, a gerao de presso e a injeo de combustvel so separadas, o que significa que a bomba gera a alta presso que est disponvel para todos os injetores atravs de um tubo distribuidor comum. Esta presso pode ser controlada independente da rotao do motor. A presso do combustvel, incio e fim da injeo so precisamente calculados pela unidade de comando a partir de informaes obtidas dos diversos sensores instalados no motor, o que proporciona excelente desempenho, baixo rudo e a mnima emisso de gases poluentes. Esse sistema totalmente flexvel pode ser instalado em automveis de passageiros e at em caminhes e nibus. Representa um enorme potencial para as futuras aplicaes em motores diesel.

CP

CRI

Sensores e componentes

CRS

Sistema Common Rail

28

Os sistemas de injeo diesel

CRS (Sistema Common Rail) Programa disponvel

CP1 CP3

Rail

CRI

Bomba de alta presso (CP1 ou CP3)

Tubo distribuidor (Galeria)

Injetor de Common Rail

EAV

DRV

RDS

Vlvula de desativao elemento (CP1)

Vlvula reguladora de presso (Rail)

Sensor de presso da galeria

FPM

ZP

Tubos de presso

Mdulo de pedal do acelerador

Bomba de engrenagem

Tubos de presso

Componentes encontrados na rede de distribuidores Bosch

Componentes encontrados exclusivamente em concessionrias

29

Anotaes

30

Sistemas de Injeo Diesel Bosch. Equipamento original das montadoras:

Agrale Case Cummins DaimlerChrysler Deutz Fiat Ford General Motors Iveco Komatsu Marcopolo Massey Ferguson

Matra MWM International New Holland Nissan Range Rover Renault Scania Toyota Valmet Volkswagen Volvo Yanmar

Robert Bosch Ltda. RBLA-AA/MKB Via Anhanguera, km 98 Cx. postal 1195 / CEP 13065-900 Campinas/SP www.bosch.com.br

6 008 FT1 098

You might also like