You are on page 1of 19

2. PROPRIEDADES FUNDAMENTAIS DAS ROCHAS 2.

1 - Generalidades Trs grandes grupos de rochas so encontrados nas bacias sedimentares: Terrgenos ou Siliciclsticos - rochas resultantes de materiais erodidos fora da bacia de sedimentao e transportados como fragmentos slidos. Carbonatos - rochas bioconstrudas ou resultantes do retrabalhamento de substncias precipitadas na prpria bacia. Evaporitos - depsitos qumicos resultantes da evaporao de salmouras em condies de intensa restrio ambiental.

Uma rocha sedimentar, terrgena ou carbontica, para efeito petrofsico descritivo, est constituda mineralogicamente por trs elementos: Arcabouo, Matriz e Cimento. O arcabouo (gros ou aloqumicos) a frao da rocha que normalmente lhe d sustentao. No caso dos arenitos e calcarenitos a frao de constituintes de dimetro entre 0,062 a 2,0 milmetros, independentemente de sua natureza ou composio. Interessa to somente o tamanho dos gros em si. A matriz, ou a micrita, a frao fina (menor que 0,039 milmetros) que transportada em suspenso. A depender das condies ambientais, ela preenche os espaos vazios entre gros. Geralmente, constituda por um ou vrios minerais de argila, misturados a outros constituintes de tamanho menor que 0,039 milmetros. A matriz, quando presente, d consistncia rocha. O cimento, ou o espato, o constituinte precipitado quimicamente nos poros das rochas. Geralmente, constitudo por slica, carbonatos, sulfatos, xidos de ferro etc. Quando presente, o responsvel pela rigidez das rochas sedimentares e tende a obliterar os espaos vazios existentes. Na tcnica de perfilagem, a conceituao petrofsica, acima, modificada, porquanto os sensores utilizados, quer sejam de natureza eltrica, quer acstica ou radioativa, so incapazes de distinguir os gros de slica de uma matriz ou cimento silicoso. Gros carbonticos (fsseis ou intraclastos) do cimento carbontico. Da ser o modelo, adotado para o estudo dos perfis um pouco diferente daquele mencionado acima. Neste texto, uma rocha sedimentar est dividida em duas partes, somente:

MATRIZ
(Todos os Componentes Slidos da Rocha)

POROS
(Vazios)

(1 - )

()

MATRIZ termo que engloba os gros, o cimento e a matriz propriamente dita. Isto , todo o material slido dentro de uma rocha e, PORO termo que representa todo espao vazio de uma rocha ou espao que possa ser preenchido por fluidos (gua ou misturas de gua e hidrocarbonetos).

Sendo um volume unitrio rochoso igual a unidade (1 ou 100%), ento a matriz representar um volume igual a (1 ) da rocha, vez que nas equaes de interpretao de perfilagem a porosidade expressa em termos fracionais (adimensional). 2.2 - Lei das Misturas uma Lei Fsica que diz que : em um sistema multicomposto cada componente contribui volumetricamente para as propriedades da mistura na razo da frao volumtrica

GGN-2004-Petrofsica-1

de um dos componentes vezes a propriedade deste, elevada a um fator (m) referente a sua distribuio geomtrica. Esta lei tem como base fsica a LINEARIEDADE dos efeitos: Para 2 componentes, um slido e um lquido de propriedades US e UL respectivamente, a mistura UM ser dada por :

UM = Quando Quando

[ .U
< m

+ (1

) . U Sm

1 m

m = 1 significa dizer que a propriedade est sendo medida em srie; m = -1 significa dizer que a propriedade est sendo medida em paralelo; - < +

Teoricamente :

Trs exemplos de misturas com um mesmo resultado : (a) 70% de Slica de 2,65 g/cm3 + 30% de gua de 1,00 g/cm3 Densidade da mistura = 0,7 x 2,65 + 0,3 x 1,00 = 2,155 g/cm3 (b) 67,55% de Calcita de 2,71 g/cm3 + 32,45% de gua de 1,00 g/cm3 Densidade da mistura = 0,6755 x 2,71 + 0,3245 x 1,00 = 2,155 g/cm3 (c) 33% de gua de 1,00 g/cm3 + 26% Slica de 2,65 g/cm3 + 25,5% de Calcita de 2,71 g/cm3 + 15,5% de Dolomita de 2,87 g/cm3 Densidade da mistura = 0,33 x 1,00 + 0,26 x 2,65 + 0,255 x 2,71 + 0,155 x 2,87 = 2,155 g/cm3
2.3 - Teoria da Unicidade

Raciocinemos agora de modo inverso ao ocorrido no item acima. Temos em mos uma amostra de rocha (em um recipiente lacrado no permitindo vermos seu interior), cuja densidade medida por um equipamento qualquer seja igual a 2,155 g/cm3. Qual ser a composio mineralgica desta amostra? Igual a do exemplo a acima, a do exemplo b ou a do c? Quer dizer: um resultado nico pode derivar vrias situaes litolgicas (ou modelos), mas somente uma delas representar a realidade. o que diz a Teoria da Unicidade diz: a equao resposta (transformada) de um modelo petrofsico qualquer fornece somente uma nica resposta. Assim, devemos lembrar que qualquer que seja o tipo de perfil que estejamos analisando, ele poder originar inmeras solues, as quais a depender do conhecimento especfico de cada intrprete (sobre as rochas e as respostas das ferramentas, nas mais diversas situaes ambientais, etc), podero conduzir a realidade dos fatos. Da, a nossa citao anterior: No existe verdade absoluta quando se trata de interpretao, porquanto interpretar a arte da busca da realidade.
2.4 - Porosidade

definida como sendo a relao entre o volume de espaos vazios (Vv) de uma rocha e o volume total (Vt) da mesma, expressa em percentual ou frao. uma propriedade estatstica que depende das dimenses envolvidas em sua definio. Qualquer processo de medio que envolva volumes da ordem de centmetros ou decmetros poder ser representativo, ou capaz de obter porosidades constantes, quando se considera uma amostragem uniforme, desde que ela tenha gros de 0,06 mm de dimetro. Classifica-se a porosidade em dois tipos:

GGN-2004-Petrofsica-2

Porosidade primria ou deposicional, aquela adquirida pela rocha durante a sua deposio ou bioconstruo. Exemplo de porosidade primria - porosidade intergranular dos arenitos ou a porosidade interparticular dos carbonatos. Porosidade secundria ou ps-deposicional, resulta de processos geolgicos subseqentes converso dos sedimentos em rochas. Exemplos de porosidade secundria - o desenvolvimento de fraturas em arenitos, folhelhos, carbonatos e rochas cristalinas e cavidades devidas dissoluo nos carbonatos e, em menor proporo (em tamanho e quantidade), nos arenitos.

Usa-se, tambm, porosidade absoluta (que relaciona o volume total de vazios) e porosidade efetiva (que leva em conta apenas os espaos vazios interconectados). A porosidade efetiva a desejvel nos clculos de interpretao dos perfis por ser, comercialmente, a mais importante. Existe ainda outro termo, porosidade neutrnica, bastante usado na tcnica da perfilagem determinada por meio de ferramentas radioativas sensveis a presena do hidrognio, elemento presente na gua e nos hidrocarbonetos. Por ser uma porosidade complexa ela ser tratada no captulo correspondente aos perfis neutrnicos. Os principais fatores que afetam a porosidade nos terrgenos so: grau de seleo dos gros; irregularidade dos gros; arranjo dos gros; cimentao; compactao e contedo de argila ou argilosidade. Os principais fatores que afetam a porosidade nos carbonatos so: dissoluo; cimentao; contedo de matriz ou aloqumicos e dolomitizao. Vrios so os mtodos utilizados, em laboratrio, para a determinao da porosidade de rochas consolidadas, usando pequenas amostras e clculos estatsticos. Estes mtodos consistem, geralmente, na medida fsica de dois dos trs parmetros: volume total, volume de slidos ou volume de vazios. Em perfis, medies de porosidades podem ser obtidas usando-se mtodos acsticos e/ou radioativos induzidos.
2.5 Permeabilidade

Darcy (1856), demonstrou que a vazo de escoamento da gua (volume fluido por unidade de tempo) em um meio poroso, era diretamente proporcional seo transversal do meio, diferena de carga hidrulica entre dois pontos e, inversamente, distncia percorrida pelo fluido. A constante de proporcionalidade dessa relao foi denominada de condutividade hidrulica (). Por sua vez, a condutividade hidrulica, depende de vrias caractersticas, tanto do meio (permeabilidade intrnseca, porosidade, tamanho, forma e arranjo ou distribuio dos gros) como do fluido usado (viscosidade e massa especfica). A permeabilidade intrnseca (k), tambm denominada de permeabilidade especfica, uma funo do tipo do material poroso, granulometria e disposio estrutural. A permeabilidade absoluta de um meio a capacidade de fluxo de um fluido que satura 100% de seus poros interconectados e/ou fraturas. Permeabilidade efetiva a capacidade de fluxo de um fluido na presena de um outro qualquer. Em uma rocha contendo leo, gs e/ou gua, cada um desses fluidos flui de acordo com a quantidade dos demais. Os fatores que influenciam na porosidade efetiva afetam tambm o valor da permeabilidade absoluta. Apesar de ser aparentemente simples, a definio da permeabilidade na realidade bastante complexa. A vazo do fluido aumenta proporo em que aumenta o diferencial da presso exercido sobre o mesmo. Por outro lado, esse fluido ter maior dificuldade em escoar, proporo que sua viscosidade aumenta. Por exemplo, o gs escoa mais facilmente do que a gua, a qual por sua vez escoa mais facilmente que o leo. Inexiste qualquer tipo de perfil geofsico, que quantifique diretamente a permeabilidade intrnseca (k) ou a condutividade hidrulica (). Todavia, algumas caractersticas registradas, tais como granulometria (Raios Gama), porosidade (Snico e

GGN-2004-Petrofsica-3

perfis radioativos usados no petrleo) e resistividades (Induo etc) incentivaram vrios autores a tentar obter correlao, a partir dos perfis geofsicos, de algumas propriedades hidrulicas. Existem alguns casos especiais, como em camadas que apresentam uma zona transicional entre o leo e a gua, que tornam possvel calcular a permeabilidade intrnseca quantitativamente. Qualitativamente, a permeabilidade absoluta, pode ser facilmente identificada em perfis, por meio das curvas do Potencial Espontneo (movimentao inica), Microperfil (presena de reboco) e Cliper (presena de reboco, desmoronamentos e rugosidades). A maioria dos reservatrios, aqferos ou de petrleo, ocorre em camadas sedimentares terrgenas e/ou carbonticas. Entretanto, vrias outras rochas podem tambm apresentar porosidades e permeabilidades suficientes para serem consideradas localmente importantes como reservatrios de fluidos (folhelhos e/ou embasamento fraturado). A complexa relao existente entre porosidade e permeabilidade est muito alm da natureza deste trabalho, entretanto, de um modo geral, quanto mais porosa a rocha, maior a sua permeabilidade. conveniente lembrar que muito embora sedimentos finos (folhelhos e/ou calcilutitos) possam apresentar altas porosidades, a conseqente diminuio do tamanho dos poros reduz grandemente a sua habilidade em transmitir fluidos (permeabilidade).
3. PROPRIEDADES PETROFSICAS

As propriedades fsicas mais importantes para a avaliao das formaes por meio dos perfis geofsicos so as eltricas, as acsticas e as radioativas. As mecnicas e as trmicas esto em segundo plano. Os conceitos aqui emitidos so vlidos para rochas de origem sedimentar, somente.
3.1 - Propriedades Eltricas

So trs os parmetros que caracterizam eletricamente as rochas. Permeabilidade magntica, permissividade dieltrica e condutividade () ou resistividade (1/ = R). A maioria das rochas est compostas de minerais no magnticos, por conseguinte, suas permeabilidades magnticas tendem a ser iguais a do espao livre, sem muito uso na geofsica de poo, dado a sua baixa resoluo. O registro da permissividade ou constante dieltrica usado pelo perfil de Propagao Eletromagntica, para distinguir petrleo da gua doce, devido ao fato de a constante dieltrica variar numericamente entre 1 e 2 nos hidrocarbonetos e entre 77 a 79 nas guas diludas (250 a 500 ppm de sais totais). Nos demais casos predominam os perfis que registram a resistividade eltrica das rochas. Conforme observado nos pargrafos anteriores, sob o ponto de vista conceitual dos perfis, uma rocha sedimentar constitui-se de matriz e poros. Sendo a matriz (ou poro slida) geralmente formada de minerais no condutivos de eletricidade, tais como silicatos, xidos, carbonatos etc., conseqentemente, a condutividade de uma rocha devida presena de fluidos condutivos (solues eletrolticas) nos seus espaos vazios ou poros. Uma rocha se torna mais (ou menos) condutora da corrente eltrica, na dependncia da qualidade de seu eletrlito (concentrao), na sua quantidade (saturao) e na natureza de sua distribuio interporosa (interconexo - isolamento e/ou continuidade). A presena de fluidos isolantes, tais como gua doce, ar, leo e/ou gs, torna a rocha menos condutiva, ou seja, mais resistiva. A condutividade nos fluidos interporosos deve-se ao movimento ordenado dos ons submetido a um campo eltrico externo. Na ausncia deste campo, os ons movimentam-se aleatoriamente por agitao trmica e/ou colises com outros ons. Como em uma soluo existem vrios tipos de ons, a condutividade () resulta da quantidade de elementos condutores (), da carga () conduzida por cada um deles e de suas respectivas mobilidades (). A mobilidade, por sua vez, definida como sendo a velocidade de deslocamento de um on por unidade de campo eltrico:

GGN-2004-Petrofsica-4

= (2.1) Existem, todavia, mais raramente, minerais outros dentro dos sedimentos que so bons condutores de eletricidade (pirita, calcopirta, galena, magnetita etc.). De um modo geral, eles ocorrem dispersos ou descontnuos nas rochas e em pequenas quantidades, tendo portanto pouca participao nas propriedades eltricas das mesmas. Por outro lado, as argilas, por serem volumetricamente importantes e por apresentarem elevada quantidade de ctions adsorvidos em suas superfcies externas, influenciam consideravelmente na condutividade das rochas argilosas. Os minerais metlicos conduzem a corrente eltrica por meio de movimentos aleatrios de seus eltrons de valncia, os quais se ordenam sob a ao de um campo eltrico externo e deslocam-se atravs do prprio slido, por transferncia entre tomos. A resistncia eltrica (r), que a recproca da condutncia eltrica, definida como sendo a habilidade que tem uma substncia em impedir a passagem da corrente eltrica. A condutncia por sua vez a habilidade de permitir ou facilitar o fluxo eltrico. A resistncia de um condutor diretamente proporcional ao comprimento (L) a ser percorrido pela corrente eltrica, e inversamente proporcional rea (A) atravessada. Isto : L L (2.2) r r =R A A A constante introduzida nesta proporcionalidade (R ou ) denominada de Resistncia Especfica ou Resistividade. Como a unidade de resistncia o Ohm (), a unidade de Resistividade o Ohm.m (.m). As resistividades das formaes variam geralmente entre 0,2 a 1.000 Ohm.m. Resistividades acima deste valor so raras nas rochas permeveis com hidrocarbonetos, mas um tanto freqentes nas rochas prximos superfcie, com gua doce ou areadas. Na tcnica de perfilagem utiliza-se mais raramente o termo Condutividade () que o inverso da Resistividade, com unidade denominada de Siemens/metro (S/m). Como esta unidade relativamente grande para as condutividades observadas nas rochas, utiliza-se o submltiplo miliSiemens/metro (mS/m). Quem coordena, mundialmente, as unidades na tcnica de perfilagem o API (American Petroleum Institute), da, algumas divergncias com algumas unidades do Sistema Internacional.
3.1.1 - Salinidade e Temperatura

Em um fio condutor, a corrente eltrica desloca-se por meio do movimento ordenado de seus eltrons (conduo eletrnica). Em uma rocha, a corrente eltrica desloca-se atravs da soluo eletroltica que preenche os poros interconectados, e/ou fraturas, na dependncia da maior ou menor quantidade de ons presentes (conduo inica). Os ons, responsveis pela conduo, resultam da dissociao dos sais na gua intersticial das rochas (gua de formao). O mais abundante deles o cloreto de sdio. Em gua, o NaCl dissocia-se em Na+ e Cl-. o movimento dos ons positivos e negativos, sob a influncia de um potencial eltrico, que permite a soluo salina conduzir a eletricidade. Desde que cada on conduz uma quantidade finita de cargas eltricas, subtende-se que quanto mais ons na soluo maior ser a sua condutividade ou menor a sua resistividade. Assim, o primeiro e importante conceito na interpretao de perfis, considerando-se os demais fatores equilibrados, relativo quantidade de sais dissolvidos totais (SDT). Desta forma um arenito, com gua intersticial concentrada (alto teor de SDT), apresentar uma maior condutividade (ou menor resistividade) que uma areia semelhante, porm com gua diluda (baixo teor de SDT). Para qualquer concentrao de sais, a temperatura da soluo tambm de grande importncia. Foi observado que a condutividade eletroltica resulta do movimento de ons energizados que, para efeito ilustrativo, podem ser considerados como pequenssimas

GGN-2004-Petrofsica-5

esferas, de resistncia nada desprezvel frico. Como conseqncia do atrito que existe entre elas, a viscosidade das solues modifica-se com a temperatura, diminuindo proporo em que a temperatura aumenta, porquanto o movimento dos ons fica cada vez mais rpido. Conseqentemente, em temperaturas elevadas as solues eletrolticas apresentam maiores condutividades do que em temperaturas mais baixas. O interrelacionamento entre a temperatura a resistividade (Rw) e a salinidade das solues (Salw) pode ser resumido na equao abaixo (Bateman e Konen, 1977) : Rw 75F = 10
(3,562 0,955 x Log Salw)

0,0123

(2.3)

sendo, Rw75F a resistividade a temperatura de 75o.F (24o.C) e Salw expressa em ppm equivalentes a uma soluo de NaCl. Conhecendo-se Rw1 a uma temperatura conhecida Tw1 e desejando-se saber qual ser o seu valor Rw2 temperatura Tw2 (ambas em o.C), utiliza-se a relao abaixo (Schlumberger, 1985) :
Rw 2 = Rw 1

Tw 1 + 21,5 Tw 2 + 21,5

(2.4)

Para clculos em graus Fahrenheit, a constante 21,5 deve ser substituda por 6,77. Partindo-se do princpio que existe uma correlao entre a resistividade de uma soluo (Rw) e a quantidade de sais dissolvidos totais (SDT), e que a composio qumica da gua de uma dada camada ou aqfero seja uniforme, pode-se, experimentalmente, estabelecer relaes empricas hiperblicas para os diversos tipos de guas nas mais variadas reas, ambientes deposicionais, formaes etc (Giro Nery, 1996) :

SDT =

a Rw b

(2.5)

onde a e b so parmetros definidos para cada situao (rea, formao etc.), a partir dos resultados das anlises hidroqumicas.
3.1.2 - Fator de Formao (F)

Imaginemos, para fins de desenvolvimento deste conceito, que uma rocha seja um cubo de gelo feito de gua doce de resistividade igual Rw. Em termos de porosidade, tal cubo tem 100% de porosidade, isto , = 1, j que inexiste matriz. A resistividade total do cubo (rocha) ser igual a Ro = Rw. Caso tivssemos feito o gelo no com gua doce mas sim salgada, notar-se-ia que a nova Ro seria menor que a anterior. Quanto mais salgada a gua usada, mais ons condutores e menor a resistividade Ro. Em outras palavras, Ro varia diretamente com Rw. Caso colocssemos gros isolantes (por ex. quartzo) dentro do cubo de gelo iramos verificar que a resistividade do mesmo (Ro) aumenta proporcionalmente ao nmero de gros. Por outro lado, a adio de gros isolantes diminui proporcionalmente, a porosidade () do cubo ou o volume de lquido condutivo. Ou seja, Ro varia na razo direta da resistividade da gua (Rw) e inversa da porosidade (). Assim : (a) Em relao s Resistividades, verifica-se que existe uma relao linear : Ro Rw ou Ro = Fr . Rw isto : (2.6a)

GGN-2004-Petrofsica-6

(2.6b) Rw onde, Fr, tambm denominado de Fator de Resistividade da Formao , por definio, igual relao que existe entre a resistividade de uma rocha saturada de gua (Ro) e a resistividade da gua (Rw) que satura esta mesma rocha. (b) Em relao porosidade (), verifica-se que existe uma relao linear inversa :
F =

Fr =

Ro

(2.6c)

sendo, m um coeficiente relativo cimentao ou geometria porosa. Esta ltima relao tambm denominada de Fator Intrnseco da Formao (F* ou Fo) e foi definida, empiricamente, por Sundberg (1932), para rochas no consolidadas e incorporada por Archie em seus estudos em 1942. A bibliografia mostra exemplos onde matematicamente a adquire valores diferentes da unidade. Essas possibilidades numricas so contestadas por alguns autores, desde que elas falham nas condies limites das equaes (2.6), quando 1 e F 1. A tabela abaixo, Elias et al (2000), ilustra alguns destes resultados.
LITOLOGIAS ARENITOS I ARENITOS II TURBIDITOS I TURBIDITOS II LEQUES ALUVIAIS I LEQUES ALUVIAIS II DELTAS I DELTAS II FLUVIAL ELICO I ELICO II OOLITOS I OOLITOS II OOLITOS III COQUINAS I COQUINAS II F 29,8-84,3 10,5-29,8 25,0-51,0 12,0-25,0 17,0-40,0 10,0-17,0 12,0-25,0 25,0-76,0 12,0-24,0 33,7-45,0 20,0-33,0 > 46,7 < 22,78 22,78-46,7 54,4-107,0 25,0-54,4 T
(Tortuosidade)

1,0-14,9 14,9-31,0 9,0-17,5 17,5-24,0 10,0-17,3 17,3-24,0 10,0-16,0 16,0-25,0 13,3-20,0 10,0-15,2 15,2-19,7 < 15,1 > 20,23 15,1-20,23 1,0-14,5 14,5-19,0

m 1,06 1,42 1,17 1,82 1,27 1,87 1,39 1,38 1,22 0,67 1,66 1,82 1,82 1,91 0,43 1,57

a 5,59 1,79 4,32 0,94 2,06 1,05 2,98 1,76 1,99 11,26 1,47 1,31 1,31 1,14 39,19 1,82

6,0-9,52 9,52-51,0 2,0-6,5 6,5-30,0 3,0-14,5 14,5-35,0 2,0-14,0 14,0-25,0 17,5-52,0 10,0-21,6 21,6-52,0 < 1,82 >5,42 1,82-5,42 1,0-9,65 9,65-35,0

Apesar de emprica, as equaes 2.6 devem ser analisadas sob dois aspectos tericos importantes :

GGN-2004-Petrofsica-7

1. A formao tem que ser isotrpica, vez que Ro depende da direo da medida. 2. As rochas devem ser limpas, i.., livres da presena de argilominerais e/ou outros elementos condutores, de modo que a conduo da corrente eltrica seja apenas eletroltica. Estudos demonstram claramente que a argilosidade afeta Ro e portanto Fr, da o aparecimento dos modelos interpretativos conceituais de Waxman e Smits (1967), Clavier, Coates & Dumanoir (1977) e Lima & Sharma (1990) etc., que tentam eliminar ou minimizar tal efeito. 3.1.3 - Resistividade (Condutividade) vs Anisotropia O problema da anisotropia relativo aos perfis de resistividade somente comeou a ser considerado quando se tentou correlacionar perfis de poos verticais com os horizontais. Define-se anisotropia como sendo a caracterstica de um meio em transmitir diferentemente campos ou ondas de acordo com a direo de propagao. Em termos de resistividade, o coeficiente de anisotropia () pode ser definido como: (2.7) RC sendo os ndices C e correspondentes as componentes paralela e perpendiculares ao acamamento, para evitar confundi-los, respectivamente, com os termos vertical e longitudinal. Por sua vez a Ro mdia de uma camada pode ser definida como sendo:

ou

= C

(2.8) A resistividade (condutividade) de uma rocha depende da direo em que ela realizada, dada sua caracterstica tensorial. Nos poos, a resistividade uma funo da direo do eixo do poo em relao aos planos de acamamento. J esto sendo usados alguns perfis que realizam medies eltricas indutivas triaxiais e direcionais. Em um meio condutor, o fluxo de uma corrente (J) um vetor que se relaciona com o campo eltrico (E) por meio da condutividade (), recproca da resistividade:
r r J = .E (2.9) Dada a caracterstica tensorial da condutividade podemos desdobrar (2.9) em:
J1 = 11E1 + 12E + E 2 13 3

Ro = (R C .R ) = . R C

J2 = 21E1 + 22E + E 2 23 3 J 3

(2.10)

= 31E1 + 32E + E 2 33 3 Notar que cada componente J depende de 3 componentes de E, diferentemente do meio isotrpico, onde para cada J corresponde um s componente de E. Um meio isotrpico pelo fato de ter 11 = 22 = 33 ; ij = 0 e i j , faz com que a condutividade seja um escalar, i., J = .E. Todavia, nas rochas o comportamento mais comum o tensorial, sendo raro o isotrpico. Nos meios anisotrpicos (2.10), aparentemente, teramos 9 componentes tensoriais independentes, todavia, a simetria ij = ji reduz o nmero para apenas 6 deles. Em E , onde representa a matriz ou o tensor da condutividade. De notao matricial, J =

J , sendo, R = 1 , o tensor da resistividade. modo equivalente, podemos expressar: E = R

GGN-2004-Petrofsica-8

3.1.4 - Resistividade de uma Rocha Limpa contendo Hidrocarbonetos (Rt)

Os poros de uma rocha permoporosa saturam-se com 100% de fluido. Somente gua (Sw = 1) ou mistura de gua mais leo e/ou gs (Sw < 1, isto , Sw = 1 Shc). Prximo superfcie, na zona aerada do subsolo, pode ocorrer nos poros, cujo comportamento eltrico to isolante quanto os hidrocarbonetos. No caso em que a rocha contenha ar, gs, leo e/ou gua misturados (Sw < 1), resistividade dessa rocha aumentar devido proporo isolante. Quanto maior a quantidade de ar ou hidrocarboneto (ou menor a quantidade de gua condutiva), maior a dificuldade de a corrente eltrica para atravessar um certo volume de rocha. A resistividade (Rt) de uma rocha contendo gua e leo diretamente proporcional a sua resistividade somente com gua (Ro) e inversamente proporcional quantidade da gua (Sw). Caso a rocha tenha somente gua (Sw = 1) condutiva (salgada), a resistividade Ro ser baixa. Caso tenha gua resistiva (doce), Ro ser alta. A substituio parcial da gua por hidrocarboneto aumenta a resistividade da rocha de modo inversamente proporcional quantidade deste. Entretanto, esse aumento ser bem mais significativo (resguardadas as mesmas propores volumtricas de gua e leo), caso seja em uma rocha com gua doce, portanto, naturalmente mais resistiva. Archie (1942), trabalhando com rochas limpas (isentas de argila e/ou outros minerais condutivos), com porosidades () entre 10 e 28% e guas com 20.000 a 100.000 ppm, estabeleceu as bases para as suas leis fsicas : Verificou ele que Ro aumenta linearmente a Rw (equao 2.6-a). Relacionando em grfico logartmico o fator F versus a porosidade, encontrou ele igual comportamento linear, definido como : log F = - m log , isto , a equao 2.6-c. Realizando trabalho anlogo com rochas contendo leo e gua, ele estabeleceu as seguintes relaes :

Rt = I.Ro e 1 I= Sw n

(2.11-a)
(2.11-b)

onde I um ndice de Resistividade e n um expoente de Saturao, igualmente determinado a partir do coeficiente angular da reta log I = n.log Sw . Pesquisas laboratoriais devem avaliar este expoente. Finalmente, combinando-se as equaes acima, obtm-se a Lei de Archie : Rt = Rw (2.11-c)

m . Sw n

Esta lei demonstra de maneira simples como se pode calcular a quantidade de gua em uma rocha reservatrio qualquer (desde que ela esteja isenta de minerais condutivos), tendo-se, para tanto, o conhecimento da resistividade, da resistividade da gua da formao e da porosidade.
3.1.5 Rochas com Minerais Condutores fazendo parte da Matriz

As rochas conduzem a corrente eltrica por meio dos ons contidos em seus fluidos interporosos. A ocorrncia de minerais condutores e/ou semi-condutores, tipo pirita, calcopirita, magnetita, hematita, grafita, galena e esfalerita, em teores superiores a 7% (Clavier et al, 1976), provocam mudanas no comportamento eltrico das rochas. Tambm, os argilominerais, e por conseqncia os folhelhos, tm uma condutncia adicional devido a uma grande quantidade de cargas negativas perifricas proporcionadas pela substituio isomrfica e/ou quebra mecnica de suas estruturas cristalinas. A

GGN-2004-Petrofsica-9

fragilidade da ligao do Al3+ dentro da estrutura cristalina dos argilominerais, facilita a sua passagem para as solues interporosas, onde seus lugares so ocupados, ou trocados, por ons bivalentes, aumentando ainda mais a eletronegatividade dos argilominerais. O mesmo acontece com o Si4+. Estas cargas negativas superficiais atraem os ctions das solues intersticiais eletrolticas por adsoro, formando uma camada fixa de cargas positivas, dando origem um efeito capacitivo e aumentando a condutividade total da rocha. Estudos de Winsauer e McCardell (1953), indicam a ocorrncia de uma dupla camada condutiva no entorno das partculas de argilominerais, a qual participa efetivamente do processo conhecido como troca inica com as solues intersticiais. Quando tais solues so diludas, a baixa concentrao de ctions suficiente para compensar toda a rea superficial negativa dos argilominerais, de sorte que as prprias molculas de gua, por serem polarizadas, tm seus plos positivos (isto , onde se salientam os H+), atrados pelos locais negativos, formando camadas de molculas eletricamente orientadas, as quais devido a esta caracterstica so mais condutivas que as de gua livre do espao poroso (Keller e Frischknecht, 1966). O efeito adicional desta conduo superficial dos argilominerais pode ser observado na ausncia da linearidade admitida por Archie em seus grficos, o que levou Patnode e Wyllie (1950) a proporem a existncia de uma condutividade dos slidos (s) atuando paralelamente conduo inica atravs das solues intersticiais. Em termos de condutividade a equao de Archie assim pode ser escrita : w o = (2.12) F a qual acrescida do termo s proposto, passa a : o = w + s (2.13) F
Posteriormente, Winsauer e McCardell (op.cit.) modificaram esta equao para : 1 o = ( w + z ) (2.14) F sendo z a condutividade da dupla camada, dependente do tipo e concentrao dos ons da soluo intersticial. z tende a zero quando o e w tambm tendem a zero, justificando a curvatura do grfico na figura 2.1, na zona de baixa condutividade da soluo.
ZONA NO LINEAR ZONA LINEAR
OS GI L AS

C RO

HA

R SA

z/F
RO

L AS CH

AS IM P

w/F

Figura 2.1 - Comportamento esquemtico das condutividades em rocha limpa e argilosa (adaptado de Worthington, 1985)

Muito embora este modelo descreva melhor o comportamento eltrico das rochas, h a dificuldade natural de sua aplicabilidade nos perfis, pela inexistncia de metodologias para a determinao de z. Waxman e Smits (1967), verificaram que a corrente eltrica nos meios argilosos percorre linearmente o mesmo caminho da corrente eletroltica interporosa, de acordo com : z = B.Qv (2.15) onde, B um fator de proporcionalidade correspondente condutncia equivalente dos ons adsorvidos e suas mobilidades associadas.

GGN-2004-Petrofsica-10

Hill e Milburn (1956), a partir de um grfico o vs w, estabeleceram uma correlao entre a capacidade de troca catinica (CEC) e Qv. Desta forma, a equao (2.14) ficaria : 1 o = ( w + B . Qv ) (2.16) F Verifica-se na figura 2.2, que nas solues mais concentradas e com menores valores de Qv (0,28 e 0,52 meq/ml), as retas passavam prxima origem do grfico, enquanto a rocha mais argilosa (Qv = 1,47 meq/ml), forneciam no eixo das abcissas um segmento de comportamento linear em relao Qv, o que levou os autores a admitirem que em altas concentraes B teria um valor constante.
1,6 1,2 (S/m)

Qv (meq/ml)

0,52

0,8 1,47 0,4 -

0,28

0 B.Qv

10

15

20

25

w (S/m)

Figura 2.2 - Grfico de Waxman e Smits, usando dados de Hill e Milburn, mostrando a correlao entre o teor de argila (Qv) e B.Qv

Adaptando-se esta equao para camadas com hidrocarbonetos, tem-se :


t = B . Qv Sw n w + Sw F (2.17)

onde a razo B.Qv/Sw quantifica o incremento da concentrao dos ons adsorvidos na medida em que o volume da soluo diminui, desde que o nmero de ons fixo. Esta equao transforma-se na de Archie quando as rochas forem isentas de argila (Qv=0). 3.2 - Propriedades Acsticas O som propaga-se com diferentes velocidades a depender do meio em que as ondas viajam. Ele mais rpido nos slidos do que nos lquidos e nos gases. Portanto, caso um meio qualquer seja composto de materiais slidos, lquidos e gasosos (como nas rochas sedimentares ou fraturadas), a velocidade de propagao de uma onda acstica depende diretamente da proporo de cada um de seus componentes. Por conseguinte, torna-se possvel o uso da medida da velocidade do som atravs das rochas para se determinar razo de proporcionalidade entre os slidos, lquidos e gases, i.., da porosidade. Existem vrios tipos de ondas que podem viajar atravs dos corpos slidos. Entretanto duas delas nos interessam mais de perto : a)Onda Compressional ou Longitudinal, com oscilao processando na direo da propagao. Sua velocidade dada por :
K+4 3 = B E

das

partculas

se

Vp =

1+

= 1 2 2

22

B (1 2 ) (1 + )

(2.18)

onde:

GGN-2004-Petrofsica-11

B = massa especfica do meio: K = mdulo de massa ou resistncia a deformao = mdulo de rigidez ou cisalhamento E = mdulo de Young ou de elasticidade = modulo de Poisson

b)Onda de Cisalhamento ou Transversal, com oscilao das partculas se processando perpendicularmente a direo de propagao. Estas ondas so prprias dos corpos slidos porque eles resistem s tenses de cisalhamento o que no acontece com os 1iquidos ou gases. A velocidade destas ondas dada por :
Vs =

=
B

B 2 (1 + )

(2.29)

Por conseqncia,
Vp Vs K 4 3 1 1 2

(2.30)

Vp ser sempre maior do que Vs para um mesmo meio considerado. Ambos radicais sero maiores que a unidade porque K e so positivos, igual a nos slidos ideais. Vp aproximadamente igual a 2.Vs A propagao de uma onda acstica atravs de um corpo poroso (rocha), varia em funo :

do tipo do material slido (litologia ou matriz); da separao entre seus componentes slidos (porosidade), e do tipo do material entre os componentes slidos (saturao(/es) fluido(as)).

Assim, o tempo despendido pelo som para percorrer um trajeto fixo e bem definido de rocha pode conduzir a determinaes quantitativas da porosidade dessa mesma rocha. A atenuao de uma onda sonora atravs de um meio, a medida da mudana de sua amplitude por unidade de distncia. Quanto maior for distncia de observao de um fenmeno acstico maior resoluo deve ter o equipamento, para minimizar os efeitos da atenuao.
3.3 - Propriedades Radioativas

Interpretaes errneas podem ser realizadas sem o conhecimento de alguns princpios bsicos da geofsica nuclear, dado as limitaes inerentes das ferramentas exploratrias do tipo radioativo. Basicamente, um tomo consiste de nutrons de massa igual a 1 U.M.A. (unidade de massa atmica) e nenhuma carga eltrica; de prtons de massa igual a 1 U.M.A. e carga positiva e, finalmente, de eltrons orbitais, de carga negativa e massa da ordem de 1/1.840 de um prton. O nmero de massa (A), define o nmero de prtons e nutrons existente no ncleo, ao passo que o nmero atmico (Z), indica a quantidade de prtons do ncleo ou de eltrons da eletrosfera. Chama-se de istopos aos diferentes estados de um elemento qualquer onde se observam valores diferentes de A (devido uma mudana no numero de nutrons), enquanto Z permanece inalterado. Para ilustrar, o urnio natural consiste de 3 istopos

GGN-2004-Petrofsica-12

com pesos atmicos 234, 235 e 238. O termo nuclide refere-se a cada uma das possveis combinaes de nutrons e prtons. Alguns istopos so estveis, isto , eles no mudam suas estruturas atmicas ou seu estado energtico. Por outro lado, istopos instveis naturalmente trocam de estrutura e emitem energia em forma de radiaes, transformandose em elementos diferentes. Dos quase 1.400 nuclides conhecidos hoje em dia, apenas 1.130 deles so instveis e apenas 65 ocorrem naturalmente. A maior parte da energia liberada durante a fase de instabilizao temporria dos istopos radioativos consiste de partcula ou Raios Alfa de carga positiva, partcula ou Raios Beta de carga negativa e energia eletromagntica denominada de Raios Gama, sem carga eltrica, porm de alta freqncia.

Raios alfa - possuem 4 vezes a massa do prton. Devido a sua grande massa, tm capacidade de penetrar apenas algumas folhas de papel. igual a um ncleo de Hlio: + 2 4 = 2 Prtons + 2 Nutrons Raios Beta - so eltrons, de pequena massa, sendo facilmente desviados pelos campos magnticos. Podem penetrar vrios milmetros em alumnio. igual a um eltron orbital: 1 0 = 1 eltron Raios Gama so radiaes eletromagnticas similares as ondas de luz e de rdio, de pequeno comprimento de onda (cerca de 0,1 Angstron). Por no possurem carga eltrica no so desviados pelos campos eltricos ou magnticos. Penetram espessos materiais, sendo absorvidos apenas por vrias polegadas de chumbo. Atravessa os revestimentos de ao dos poos, sofrendo leves atenuaes : 0 0

Uma vez que os raios gama possuem caractersticas tanto de partcula como de ondas de alta freqncia o termo fton tambm utilizado. A energia emitida por cada stopo radioativo caracterstica do ncleo do tomo emissor. Apenas a radiao natural gama detectada pelos equipamentos de perfilagem, devido alta capacidade de penetrao em materiais densos. Existem ferramentas radioativas que utilizam nutrons produzidos artificialmente, tambm possuidores de alta capacidade de penetrao nos materiais densos, mas que so amortecidos (ou termalizados) pelos materiais hidrogenados. A energia de radiao medida em mltiplos do eltrons-volt (eV), o milho de eltron-volt (MeV). Por definio, 1eV equivale variao da energia que sofre um eltron quando submetido a um diferencial de potencial igual a 1volt. A amplitude de um pulso eltrico recebido por um detector de radiao qualquer funo da energia (ou velocidade) do fton que nele penetra. A intensidade da radiao est relacionada com o nmero de pulsos detectados por unidade tempo. As argilas e/ou folhelhos so os elementos mais naturalmente radioativos entre as rochas sedimentares conhecidas, devido suas habilidades em reter ons metlicos, entre eles os radioativos Urnio, Trio e o Potssio 40.
4 - O Meio Ambiente de Uma Ferramenta de Perfilagem

As ferramentas de perfilagem que so descidas nos poos portam consigo vrios sensores passveis de sofrer influncias dos diversos elementos presentes dentro e/ou adjacentes ao poo, tais como o tipo do fluido de perfurao etc.
4.1 - A Geometria de um Poo

Sob a ao da broca, os mais variados tipos de rocha passam a se comportar de comum acordo com suas propriedades fsicas e/ou mecnicas. Nos calcrios, rochas duras, compactas, as paredes do poo mantm-se com o dimetro nominal da broca. Os folhelhos,

GGN-2004-Petrofsica-13

de tendncia laminar, tornam-se fsseis e quebradios. Com a constante movimentao da coluna de perfurao, os poos desmoronam defronte aos folhelhos aumentando seus dimetros. Nos arenitos, a permeabilidade e a porosidade aliada ao do fluido de perfurao (lama), mantm em suas paredes uma crosta de partculas slidas denominada reboco, reduzindo o dimetro do poo, em relao ao dimetro da broca que o perfurou. A parte lquida da lama, denominada filtrado, penetra camada a dentro deslocando parte do fluido interporoso original da rocha. Estes so os comportamentos esperados normalmente. Variaes desses padres ocorrem em funo das particularidades petrofsicas de cada camada. Comportamentos anmalos podero ser observados em zonas da alta presso, de fraturas e de rochas no consolidadas.
4.2 - O Fluido de Perfurao

Por apresentar caractersticas eletrolticas (solues salinas) o fluido de perfurao, tambm denominado de lama, poder ocasionar uma srie de distrbios nos perfis, alterando a preciso das informaes que se deseja obter. Tais alteraes resultam de trs caractersticas essenciais do sistema fluido (fatores ambientais): invaso do filtrado da lama nas camadas permoporosas, dimetro e volume do poo, resistividade ou salinidade do fluido de perfurao. Alm destes, pode-se enumerar: reboco da lama, presso hidrosttica, presso esttica da formao, gradiente geotrmico, temperatura do fluido de perfurao etc.. No que se refere aos procedimentos essenciais para uma perfeita avaliao exploratria de um poo, de modo a proporcionar um meio fsico realista para as operaes de perfilagens, essencial que se mantenha o fluido de perfurao dentro dos parmetros estabelecidos para cada projeto especfico, controlando-se: (1) a reologia necessria para o transporte do material triturado pela broca at a superfcie para anlise litolgica, (2) os processos de filtrao (visando minimizar a invaso radial das camadas permeveis pelos slidos e pela fase contnua do fluido) e da espessura do reboco (visando furos calibrados), (3) a hidratao de argilas expansivas presentes e, (4) as presses de sub-superfcie, por meio da densidade adequada estabilidade do furo.
4.3 - Volume do Fluido de Perfurao ou Dimetro do Poo

Os grficos de interpretao, fornecidos pelas companhias multinacionais de perfilagem, so elaborados a partir de pesquisas em rochas artificiais ou litologicamente bastantes conhecidas. Assim, os grficos foram construdos para poos com dimetros de 8 polegadas e uniformemente cilndricos. Variaes bruscas e locais nos dimetros dos poos reais, implicam conseqentemente em variaes nos parmetros dos grficos, tornando-os de certo modo imprecisos, porm no irreais. Exemplo desta influncia observa-se no perfil de Potencial Espontneo (SP), que uma medio direta do diferencial de potencial eletroqumico natural existente entre dois meios inicos distintos (lama e gua das formaes). Quanto aos perfis ditos de porosidade, o dimetro do poo reflete suas variaes por meio de rudos nos sinais registrados (perfil Snico), nas leituras de densidades que se aproximas da gua (perfil de Densidade) etc. Neste ltimo, o peso da lama e/ou dimetro do poo tornam suas leituras inteis, para fins quantitativos, caso no se faam s correes necessrias.
4.4 Invaso

Durante a perfurao de um poo o fluido de perfurao deveria estar condicionado de tal forma que sua presso hidrosttica deva ser igual presso intrnseca das camadas. Por seu lado, os fluidos interporosos das rochas exercem, efetivamente, uma contra presso igual ao peso da coluna lquida. Por questes de segurana operacional, usam-se fluidos de

GGN-2004-Petrofsica-14

perfurao com um peso um pouco superior aos das rochas, com a finalidade de eliminar surgncias fluidas perigosas e indesejveis (kicks, blowouts, etc.). Em resposta ao diferencial de presso que se estabelece entre o fluido de perfurao e a formao, ocorre uma infiltrao (invaso) do fluido de perfurao atravs dos canais naturais (poros interconectados e/ou fraturas). Apenas a parte contnua daquele fluido, isto , o filtrado (lquido) capaz de penetrar nos poros das rochas, enquanto que a poro slida vai, lenta e gradualmente, impermeabilizando a parede do poo, formando um reboco. O material da fase descontnua (argilas adicionadas ou naturais incorporadas e/ou produtos qumicos - polmeros), no consegue penetrar facilmente, a no ser que tenham tamanhos menores que os poros (frao fina) ou ento que ocorram mecanismos capazes de distorcer seus formatos, empurrando-os e comprimindo-os entre os gros. To logo a broca atinja uma camada permoporosa, inicia-se o processo da invaso, onde o filtrado invade radialmente as camadas enquanto que ao mesmo tempo so depositadas as primeiras partculas slidas do reboco na parede do poo. Na medida em que o reboco aumenta de espessura ele passa a proteger a camada impermeabilizando-a e limitando a penetrao do filtrado. Todavia, enquanto a coluna de perfurao estiver sendo movimentada dentro do poo, a espessura do reboco sofrer redues (raspagens) e, por conseqncia, novas frentes de invaso podero ocorrer. A invaso tem, portanto, carter dinmico e/ou esttico. A necessidade do fluido de perfurao uma exigncia natural para fins de preservao das sees no consolidadas, (1) evitando que elas desabem ou desmoronem (manuteno das paredes dos poos), (2) para a lubrificao da broca e demais elementos da coluna de perfurao e, principalmente, (3) para permitir um suficiente suprimento de amostras de calha, as quais se constituem no primeiro elemento til na avaliao do poo. A extenso radial (dimetro de invaso - Di) da penetrao fluida, funo de:

Fatores relativos ao poo/lama : tempo gasto na perfurao do poo, permeabilidade do reboco, viscosidade do filtrado e perda de gua da lama; Fatores relativos s camadas perfuradas : diferencial de presso entre a lama e a camada, permeabilidade da camada, litologia e porosidade. 4.5 - Zoneamento Radial Fluido s Paredes do Poo
Finos da Lama

POO
FLUIDO DE PERFURAO

FOLHELHO SOBREPOSTO ZONA LAVADA (Rxo) (Influncia do filtrado do fluido - Rmf)


ZONA TRANSICIONAL

ZONA VIRGEM (Ro) (Influncia da gua conata - Rw)

REBOCO RAIO DE INVASO

FOLHELHO SOTOPOSTO

Na primeira das zonas, a zona lavada, o fluido interporoso presente deslocado radialmente (lavado) pelo filtrado. O termo lavado no significa necessariamente dizer que todo o fluido original tenha sido substitudo pelo filtrado invasor, porquanto tal substituio depende da quantidade de gua irredutvel (Swirr) retida pela rocha, por meio de foras de adeso e/ou tenso superficial. Quanto menor granulometria maior a quantidade de gua adsorvida no deslocvel pelo filtrado. Deste modo, o filtrado poder difundir-se com a gua irredutvel e coexistir tambm com os hidrocarbonetos residuais. A zona a seguir a zona

GGN-2004-Petrofsica-15

transicional ou temporria com os fluidos filtrado, hidrocarboneto e gua da formao irredutvel e/ou livre, misturados. Esta zona denominada de zona invadida. Alm da zona invadida existe uma outra, no perturbada ou no contaminada pelo filtrado da lama. a zona verdadeira ou virgem, pois nela esto todos os fluidos das rochas em sua proporo volumtrica original. O contato entre as 3 zonas fluidas no brusco (como deixa transparecer a figura) mas sim transicional, devido ao fenmeno da capilaridade lateral. Eventualmente, com o tempo e a difuso equilibrada, a zona transicional pode deixar de ocorrer. O reboco constitudo de partculas slidas. Assim, no admissvel dizer-se que quanto mais espesso for o reboco da camada mais permevel ela deve ser porquanto , uma vez que as vrias manobras efetuadas durante a perfurao podem raspar o reboco j formado, com chances, cada vez maiores, para o aparecimento de novas frentes de invaso, muito embora o reboco continue fino. 4.6 - Salinidade ou Resistividade do Fluido de Perfurao

O movimento browniano dos ons dissolvidos em uma soluo o responsvel direto pela conduo da corrente eltrica. O fluido de perfurao, muito embora contenha elementos slidos, polmeros ou argilominerais condutores, comporta-se igualmente a uma soluo e tem suas propriedades eltricas regidas pelas leis da eletricidade. A intensidade da corrente conduzida diretamente proporcional concentrao dos sais presentes e a temperatura. Quando o fluido polimrico o reboco reduz a um fino filme, ao contrrio dos fluidos bentonticos onde o reboco atinge espessuras de fraes de polegadas. Como j discutido, a lama dissocia-se em reboco e filtrado defronte as formaes permoporosas. Denomina-se de Rm a resistividade da lama, Rmf o filtrado e Rmc o reboco. Quando presentes apenas os ons monovalentes Na+ e o Cl-, as resistividades da lama e seus dissociados guardam as relaes empricas da ordem de Rmf = 0,75.Rm e Rmc = 1,50.Rm. Todavia, nas lamas a base de KCl ou KHCO3 ou guas de formao contendo ons bivalentes, suas propriedades fsico-qumicas sofrem sensveis modificaes, necessitando-se de novas relaes para as interpretaes dos perfis do tipo do potencial espontneo (Lima e Giro, 2000).
5. Equipamentos Essenciais para a Obteno de um Perfil

As operaes de perfilagem exigem a presena de sensores montados em sondas, tambm denominadas de ferramentas, de meios de transmisso dos sinais coletados por tais sensores para envi-los superfcie (telemetria), de sistemas de registros e processamento dos sinais (computadores). Para que seja possvel a realizao de qualquer perfil, as companhias de perfilagem utilizam uma srie de equipamentos. O primeiro deles, o caminho (unidade) laboratrio. Neste, destaca-se um tambor contendo o cabo de perfilagem, revestido externamente por duas malhas de fios de ao, dispostas helicoidalmente em sentido inverso uma da outra, para segurana mecnica operacional quanto trao e a toro. Na parte interna do cabo, existem 7 condutores perfeitamente isolados por borracha e/ou teflon. Estes condutores so utilizados para conduzir a corrente eltrica de alimentao e trazer, para a superfcie, os sinais resultantes (volts, corrente eltrica, contagem por segundo etc.) coletados pelos sensores que se deslocam no poo, puxados pelo guincho. Os sensores emitem, a depender do tipo, corrente eltrica, som ou radioatividade para as rochas e captam sinais de volta dessas mesmas rochas. Estes sinais sobem para a superfcie, atravs dos condutores do cabo, para processamento. Na superfcie, dentro da unidade laboratrio, existem painis dotados de complexos circuitos eletro-eletrnicos de aquisio, medio, converso e registro dos sinais provenientes dos sensores. A presena atual de computadores nas unidades laboratrio deve-se a diversos fatores, principalmente de ordem operacional, tais como: acelerar a operao, aumentar a

GGN-2004-Petrofsica-16

quantidade de combinaes ferramentais possveis (para diminuir o numero de descidas de ferramentas em um poo), facilitar a interpretao na boca do poo e liberar o operador da perfilagem das tarefas cansativas de calibrao e controle das operaes. As unidades atuais possibilitam ver e interpretar um perfil ao mesmo tempo em que ele est sendo registrado no fundo do poo. a operao em tempo real, graas ao uso de TVs (monitores ticos) ou de cmaras de raios laser ou catdicos, que utilizam papis especiais de revelao luz comum.
6. A Malha Grfica onde so Registradas as Curvas dos Perfis

Faixa 1

PROF.

Faixa 2

Faixa 3

O quadriculado onde se registram as propriedades das rochas em um perfil, denominado de malha API e est padronizado em 3 (trs) tracks, pistas ou faixas, seguindo normas especficas do Instituto Americano de Petrleo. Cada faixa ou track est dividida em 10 pequenas divises verticais de 1/4 de polegada e tantas horizontais quantas forem necessrias para a representao da profundidade do poo (ps ou em metros). As profundidades esto impressas em estreita faixa prpria, entre a primeira e a segunda faixa. As faixas 2 e 3 podem ter tanto escala linear como log (perfis de resistividade). Existem curvas de perfis que sero sempre registradas na primeira faixa (a exemplos daquelas de cunho litolgico), outras apenas na segunda ou na terceira e ainda outras na segunda e na terceira faixas, nunca entretanto, da primeira at a terceira, atravessando a pequena faixa central das profundidades. As escalas numricas das propriedades registradas pelas curvas esto anotadas no topo de sua respectiva faixa, de modo a facilitar a leitura. Na figura acima, a curva de GR (faixa 1) a SN e a DIR (faixa 2) aumentam da esquerda para a direita. J a DT (faixa 3), aumenta em sentido contrrio. O SP varia de um valor mnimo para um mximo. Para registrar as curvas em uma malha API, nas antigas unidades convencionais, era necessrio uma cmara fotogrfica especial munida de espelhos onde uma luz incidia sobre um galvanmetro cuja luz impressionava um filme a ser revelado posteriormente. Nas unidades digitais atuais, os sinais provenientes dos sensores, so apresentados ao cliente, em tempo real, de duas ou mais formas. Umas companhias utilizam um sistema de cmaras de raios catdicos que registram um filme, outras cmaras de raios laser com filmes que se revelam luz comum e outras, ainda, utilizam tubos de imagem (TV) para mostrar, ao mesmo tempo em que se est processando o perfil, o trecho do poo j perfilado. Atualmente, todas as companhias registram os perfis em mdia que podem ser interpretadas nas prprias unidades laboratrios ou entregues aos clientes para processamento posterior em seus prprios computadores.

GGN-2004-Petrofsica-17

7. Vantagens dos Perfis dos Poos

As principais vantagens dos perfis de poo, em comparao aos demais mtodos de avaliao, so: (1) cobrem todo (ou quase todo) o intervalo perfurado; (2) apresentam um erro mximo em profundidade, da ordem de 0,05%; (3) registram de vrias propriedades das rochas em uma s descida de sonda; (4) realizam amostragens em grande detalhe, a depender do tipo de perfil, 1 amostra a cada 6 polegadas ou 1 amostra a cada polegada (15cm a 0,5cm) de poo; (5) tm velocidade mxima de perfilagem entre 10 a 75 metros/minuto; (6) tm custo reduzido quando comparado ao custo da perfurao do poo, de uma testemunhagem contnua ou MWD (Measure While Drilling). Para finalizar, existe atualmente um grande nmero de perfis em disponibilidade, para os mais variados tipos de usurios, alm de mtodos interpretativos atravs de computadores.
8. Desvantagens dos Perfis de Poos

Necessitam de especialista ou intrprete atualizado e em constante reciclagem. Ele deve conhecer, alm dos princpios fsicos de cada tipo de perfil, razoveis conhecimentos em petrofsica, aliados a uma boa dose de bom senso, lgica e pragmatismo. conveniente lembrar que os perfis exigem interpretao e que No existe verdade absoluta quando se trata de interpretao.
10. PRINCIPAIS TIPOS DE PERFIS GEOFSICOS

A maneira mais simples de se entender os procedimentos de uma avaliao de poo, a ser realizada por meio dos perfis geofsicos, pelo uso da Lei de Archie. Essa lei experimental foi o ponto de partida para toda a tcnica da perfilagem, muito embora ela somente deva ser aplicada para camadas isentas de materiais condutivos outros, que no a gua intersticial, limitada em torno de 10 Kppm.

a . Rw Sw n = m . Rt

(2.31)

Pelo que se pode observar, sua aplicao necessita, no mnimo, da determinao de trs incgnitas (denominados de parmetros na tcnica da perfilagem), as quais podem ser obtidas diretamente dos perfis e algum suporte laboratorial. Rw pode ser obtida com a curva do Potencial Espontneo (SP) ou do clculo do Rwa mnimo. Entretanto, dado s dificuldades inerentes ao primeiro mtodo, deve-se dar preferncia ao uso das medidas de resistividade das amostras de guas recuperadas em teste de formao ou de produo. Rt pode ser obtida com os perfis de resistividade (induo, lateroperfis e de mltiplas resistividades), enquanto a porosidade () pode ser obtida com os perfis Snico, Densidade e Neutrnico. Os parmetros a, m e n, devero ser preferentemente resultantes de testes laboratoriais, da experincia da rea, ou dos prprios perfis. Desta maneira, o mais simples dos programas de perfilagem, para a determinao da saturao de gua da camada (Sw), deve constar de um perfil de resistividade (Rt) e de um de porosidade (). Entretanto, dado complexidade de alguns reservatrios e as limitaes dos diversos tipos de perfis, h a necessidade de uma maior quantidade de dados para que se obtenha a redundncia de valores e uma maior aproximao da realidade da rocha.

GGN-2004-Petrofsica-18

11. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

Archie, G. E., 1942 The electrical resistivity log as an aid in determining some reservoir characteristics. Am. Inst. Min. Metall. Engineers, (146), 54-62 Bateman, R.M., Davies, D.K, 1977 - The log analyst and the programmable pocket calculator. Determination of Rw from the SP. The Log Analust, 18(5), 3-11, Clavier, C., Coates, G., Dumanoir, J., 1984 Theoretical and experimental bases for the Dual-Water mode for interpretation os shaly sands. J. Pet. Tech., April. Darcy, H., 1856 Les fontaines publiques de la Ville de Dijon, Paris. Elias, V.L.G., et al, 2000 - Cong. SBGf RJ, paper 16099 Giro Nery, G., 1998 Perfilagem Geofsica de Poos, in Hidrogeologia Conceitos e Aplicaes, CPRM, cap. 10. Hill, H. J., Milburn J. D., 1956 Effect of clay and water salinity on electricalchemical behavior of reservoir rocks. Pet. Trans. AIME, 207 : 65-72. Keller, G., Frischknecht, F., 1966 Electrical methods in geophysical prospecting. Pergamon Press. Lima O. A. L, Sharma, M. M., 1990 A grain conductivity approach to shaly sandstone, Geophysics, 55 (10): 1347-1356. Lima O. A. L. e Giro Nery, G., 1999 Determinao das resistividades verdadeiras das guas subterrneas usando perfilagens de potencial espontneo. 6th Int. Cong. Of the Brazilian Geophy Soc. Rio de Janeiro, SBGf. Patnode, H. W., Wyllie, M. R. J., 1950 The presence of conductive solids in reservoir rocks as factor in electric log interpretation. Pet. Trans. AIME, 189: 47-52. Schlumberger Well Services, 1985 Log Interpretation Charts, N.Y., Schlumberger Ltd. Sunderberg, K., 1932 Effect of impregnating waters on electrical condutivities of soil and rocks. Am. Inst. Min. Metall. Engineers, (97), 367-371. Waxman, W. H., Smits, L.J.M., 1968 Electrical condutivities in oil-bearing sands. Soc. Pet. Eng. Journal, june Winsauer, W. O., McCardell, W.M., 1953 Ionic double-layer conductivity in reservoir rock. Pet. Trans., AIME, 198: 129-134.

GGN-2004-Petrofsica-19

You might also like