You are on page 1of 133

DIREITO DAS SOCIEDADES COMERCIAIS

2012

ARMANDO TRIUNFANTE

Assistente na Universidade Catlica Mestre em Direito Comercial

CERTIFICADO DE ADMISSIBILIDADE DE FIRMA

PRESENCIALMENTE (prprio, advogado, notrio ou solicitador) DE FORMA VERBAL REQUERIMENTO POR ESCRITO ATRAVS DE STIO NA INTERNET POR CORREIO EM FORMULRIO PRPRIO

Informao sobre a viabilidade da firma (art. 47.) j no permitida qualquer reserva por 48 horas (foi revogado o anterior art. 48.) Data e hora no pedido de certificado para estabelecer prioridade (art. 50.) O CERTIFICADO DE ADMISSIBILIDADE DE FIRMA tem validade de 3 meses e no pode ser revalidado nenhuma vez (art. 53.). Apenas disponibilizado de forma electronica (art. 51. n. 1)

FIRMA OU DENOMINAO
FIRMA-NOME nome dos scios FIRMA-DENOMINAO siglas, expresses de fantasia, normalmente relacionadas com o objecto social MISTA VERDADE (art. 31. RRNPC) no induzir em erro sobre identificao, natureza, actividade, caracterizao jurdica do titular -- no podem sugerir actividade diferente do objecto social LICITUDE impedidas: expresses proibidas por lei, contra a moral ou bons costumes; expresses incompatveis com liberdade poltica, religiosa, ideolgica; vocbulos de uso corrente topnimos (arts. 32. e 33. RRNPC e 10. CSC) EXCLUSIVIDADE no pode haver confuso com outras firmas, estabelecimentos e marcas j existentes (arts. 33. e 35. RRNPC e art. 10 CSC) exclusividade em todo o territrio nacional para as sociedades (art. 37. n. 2 RRNPC)

TUTELA DA FIRMA
PREVENTIVO certificado de admissibilidade de firma (mera presuno de exclusividade (art. 35. n. 2 RRNPC)

REPRESSIVO declarao de nulidade, anulao ou revogao por declarao judicial (art. 35. n. 4 RRNPC) perda do direito de uso, a decidir pelo RNPC (art. 60. RRNPC) o uso ilegal de firma pode originar pedido de proibio, indemnizao por danos e possvel responsabilidade criminal (art. 62. RRNPC)

CONTRATO DE SOCIEDADE
ART. 7. CSC O contrato de sociedade deve ser reduzido a escrito e as assinaturas dos seus subscritores devem ser reconhecidas presencialmente, salvo se forma mais solene for exigida para a transmisso dos bens com que os scios entram para a sociedade, devendo, neste caso, o contrato revestir essa forma, sem prejuzo do disposto em lei especial = art. 80. n. 2, al. c) Cod. Notariado Pode ser seguido um formalismo mais intenso se essa for a vontade dos scios O reconhecimento das assinaturas pode ser efectuado por: advogados, notrios, solicitadores, cmaras de comrcio e industria, conservadores e oficiais de registo art. 38. n. 1 DL 76-A/2006, de 29 de Maro.

REGISTO
O registo obrigatrio e feito por transcrio art. 3. n. 1, al. a) e 15. n. 1, 53.-A n. 5 (a contrario) CRCom Prazo de 2 meses art. 15. n. 2 CRCom Registo constitutivo, pois atribui personalidade jurdica sociedade art. 5. CSC A partir de 1 de Janeiro de 2007 esto revogadas as competncias territoriais das conservatrias de registo comercial

PUBLICAES
A publicao da constituio de sociedade obrigatria [art. 166. CSC e art. 70. n. 1, al. a) CRCom] As publicaes so feitas oficiosamente e imediatamente pela conservatria (art. 71. CRCom) As publicaes so feitas a expensas da sociedade (art. 167. n. 1 CSC) As publicaes so efectuadas em stio da Internet de acesso pblico, regulado por portaria do Ministrio da Justia (art. 167. CSC) Portaria n. 590-A/2005, de 14 de Julho www.mj.gov.pt/publicacoes

REGISTO PRVIO
Quando no haja entradas em espcie ou aquisies de bens pela sociedade (art. 18. n. 1 CSC) Quando no seja uma sociedade annima com apelo subscrio pblica (art. 18. n. 4 CSC) previamente registado um projecto completo de contrato de sociedade (art. 18. n. 1 in fine CSC) O registo prvio provisrio por natureza [art. 64. n. 1, al. a) CRCom] Caduca se no for convertido em registo definitivo no prazo de um ano (art. 65. n. 1 CRCom)

REGISTO PRVIO
O contrato de sociedade deve ser redigido nos precisos termos do projecto previamente registado (art. 18. n 2 CSC)

Aps celebrao do contrato de sociedade, deve ser registado no prazo de 15 dias (art. 18. n. 3 CSC)

Vantagens: reduz em grande percentagem a possibilidade de recusa de registo definitivo; reduz o tempo de paralisao do dinheiro das entradas nas contas bancrias (s se podem, em regra, mexer aps registo definitivo arts. 202. n. 3 e 277. n. 3 CSC)

SOCIEDADES ANNIMAS COM APELO A SUBSCRIO PBLICA


Nos termos do art. 279. n. 1, este tipo de processo pode ser implementado por um ou mais promotores. PROMOTORES - PROJECTO COMPLETO DE CONTRATO DE SOCIEDADE (art. 279. n. 3 CSC) PROMOTORES - REGISTO PROVISRIO [provisrio por natureza art. 64. n. 1, al. c) CRCom caduca num ano se no convertido em definitivo art. 65. n. 1 CRCom], no se confunde com o registo prvio do art. 18. PROMOTORES - PROGRAMA DE OFERTA DE ACES DESTINADAS SUBSCRIO PBLICA (art. 279. n. 5 e n. 6 CSC) As aces subscritas pelos promotores devem, pelo menos, somar o capital mnimo exigido por lei para as sociedades annimas (50.000 Euros art. 276. n. 3 CSC); essas aces no podem ser alienadas durante dois anos a contar do registo definitivo da sociedade (art. 279. n. 2 CSC)

SOCIEDADES ANNIMAS COM APELO A SUBSCRIO PBLICA


Este tipo de constituio de sociedade configura uma oferta pblica nos termos do art. 109. CVM. Esta oferta pblica de subscrio est sujeita a aprovao e registo junto da CMVM (art. 168. CVM). Devem ser apresentados certos documentos: Identificao dos promotores Documento comprovativo da subscrio do capital mnimo pelos promotores (nica vez onde este comprovativo realmente exigido) Cpia do projecto do contrato de sociedade Certido do registo comercial provisrio Documentos do art. 115. CVM

SOCIEDADES ANNIMAS COM APELO A SUBSCRIO PBLICA


Os promotores devem durante todo o processo de oferta pblica ter assistncia de um intermedirio financeiro (art. 337. CVM) Com o mesmo ou com outro intermedirio financeiro deve ser celebrado um destes contratos: Contrato de colocao simples: o intermedirio faz o melhor que puder para colocar os valores mobilirios (art. 338. CVM) Contrato de colocao com garantia: o intermedirio obriga-se a adquirir para si ou para outrem os valores que no tenham sido subscritos (art. 340. CVM) Contrato de tomada firme: o intermedirio financeiro adquire para si os valores mobilirios e obriga-se a coloc-los por sua conta e risco tal como acordado com o emitente (art. 339. CVM)

SOCIEDADES ANNIMAS COM APELO A SUBSCRIO PBLICA


Subscrio completa - pode seguir o processo Subscrio incompleta - s seguir o processo se reunidos trs requisitos cumulativos: essa possibilidade estar prevista no programa de oferta de aces; subscrio de, pelo menos trs quartos das aces destinadas ao pblico; deliberao na assembleia constitutiva pela constituio da sociedade (art. 280. n. 3 CSC) excepo regra geral do art. 165. CVM ASSEMBLEIA CONSTITUTIVA - REUNIO DE PROMOTORES E SUBSCRITORES: CADA SCIO TEM UM VOTO E S POR VOTAO UNNIME POSSIVEL ALTERAR O CONTRATO DE SOCIEDADE (art. 281. n. 4 e art. 281. n. 8 CSC) 2 PROMOTORES (se no for apenas 1) E SUBSCRITORES QUE ENTREM COM BENS EM ESPCIE CELEBRAO DO CONTRATO DE SOCIEDADE (art. 283. CSC) CONVERSO DO REGISTO PROVISRIO EM REGISTO DEFINITIVO PUBLICAES

SOCIEDADES ANNIMAS COM APELO A SUBSCRIO PBLICA


Os promotores tm algumas responsabilidades com este processo. Devem nomeadamente assumir os seus custos se a sociedade no vier a ser constituda (art. 280. n. 4 CSC). Em contrapartida podem ser previstas vantagens do fundador, dentro dos limites previstos na lei: no podem corresponder a mais de um dcimo dos lucros de exerccio durante o mximo de 5 anos (ou um tero da durao da sociedade se for inferior) art. 279. n. 8. estas vantagens devem estar no contrato de sociedade (art. 16. CSC) e no projecto submetido oferta pblica [art. 279. n. 6, al. b) CSC].

EMPRESA NA HORA
DL n. 111/2005, de 8 de Julho

EMPRESA NA HORA
DL n. 111/2005, de 8 de Julho
No aplicvel s sociedades annimas europeias (art. 2.). O impedimento s sociedades cuja constituio dependa de autorizao especial e s sociedades cujo capital seja realizado com recurso a entradas em espcie foi retirado pelo DL n. 247B/2008, de 30 de Dezembro. S se aplica a sociedades comerciais e civis sob forma comercial do tipo por quotas e annima (art. 1.) O procedimento em causa pode ser efectuado nas conservatrias do registo comercial ou no posto de atendimento de registo comercial junto dos CEF (centro de formalidades de empresas) (art. 4.) genericamente designados por postos de atendimento empresa na hora. Se entrada em espcie s alguns dos servios admitem essa possibilidade. O procedimento deve ser iniciado e finalizado no mesmo dia (art. 5.), a no concluso neste prazo determina a caducidade do direito ao uso da firma (art. 11.)

EMPRESA NA HORA
DL n. 111/2005, de 8 de Julho
Deve ser escolhida uma firma: - uma da lista de firmas de fantasia criadas e reservadas a favor do Estado (com ou sem marca previamente registada em favor do Estado) acrescenta-se a terminao legal e pode ser acrescentada uma referncia ao objecto da sociedade [art. 3., al. a) e art. 10.] - certificado de admissibilidade de firma emitido pelo RNPC [art. 3., al. a), na redaco introduzida pelo DL n. 125/2006, de 29 de Junho] - aprovao da firma no posto de atendimento (novidade introduzida pelo DL n. 247B/2008, de 30 de Dezembro). Deve ser escolhido um modelo de pacto aprovado pelo Director-Geral dos Registos e Notariado [art. 3., al. b)]: dois modelos de SQ; um modelo de SQU; dois modelos de SA. Se entradas em espcie preciso marcao prvia (por via electrnica, telefone ou ao balco art. 2 da Portaria 3/2009, de 2 de Janeiro), para realizao do negcio jurdico (art. 4.-A), mas no prazo mximo de cinco dias teis (art. 3 da referida Portaria) e s se o bem estiver definitivamente registado a favor do futuro scio [art. 3. n. 1, al. b)]. Se bens imveis so precisos ainda os documentos do art. 7. n. 4 (ex. situao matricial, licena de utilizao ou construo conforme os casos, ficha tcnica do prdio, etc.)

EMPRESA NA HORA
DL n. 111/2005, de 8 de Julho
Documentos comprovativos de identidade (BI e carto de contribuinte) e poderes de representao para o acto (tambm autorizaes especiais se for o caso). Se as entradas em dinheiro ainda no tiverem sido efectuadas devem os scios declarar, sob compromisso de honra, no prprio pacto da sociedade, de que o faro no prazo de 5 dias teis art. 7. n. 2). Se entradas em espcie deve apresentar-se relatrio de ROC independente (art. 7. n. 3 e 28.) Declarao para incio de actividade, com assinatura e aposio de vinheta por um TOC ou ento escolhido um TOC da Bolsa respectiva (em alternativa, os interessados so advertidos de que tm um prazo de 15 dias para entregar aquela declarao na Repartio de Finanas). Se se tratar de um sociedade annima deve tambm ser apresentada a declarao de aceitao do ROC (efectivo e suplente)

EMPRESA NA HORA
DL n. 111/2005, de 8 de Julho
VERIFICAO DAS IDENTIDADES COBRANA DOS ENCARGOS (sensivelmente 360 , imposto de selo 0,4% do capital) LIQUIDAO DE IMT OU DE OUTROS IMPOSTOS QUE SE MOSTREM DEVIDOS AFECTAO DA FIRMA ESCOLHIDA (e do NIPC associado firma) PREENCHIMENTO DO PACTO CONSTITUTIVO POR DOCUMENTO PARTICULAR RECONHECIMENTO PRESENCIAL DAS ASSINATURAS REGISTO DO CONTRATO DE SOCIEDADE E DE OUTROS FACTOS SUJEITOS A REGISTO (comercial, predial, de veculos, etc) INSCRIO NO FCPC DISPONIBILIZAO DO CDIGO PARA CARTO ELECTRNICO E COMIUNICAO DO NMERO DA SOCIEDADE NA SEGURANA SOCIAL COMPLEMENTO DA DECLARAO DE INCIO DE ACTIVIDADE (eventual)

EMPRESA NA HORA
DL n. 111/2005, de 8 de Julho
Documentos a entregar sociedade: - certido do pacto e do registo do pacto; - recibo comprovativo do pagamento dos encargos devidos; - cdigos de acesso certido permanente e ao carto electrnico (que depois recebe fisicamente); - documento comprovativo de aquisio do registo da marca, em modelo aprovado pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (se for esse o caso). O servio competente no prazo de 24 horas: - promove as publicaes legais; - remete a declarao de incio de actividade ao servio fiscal competente; - trata da comunicao do incio de actividade Inspeco-Geral do Trabalho e da inscrio oficiosa nos servios da Segurana Social;

CONSTITUO DE SOCIEDADES ON-LINE


DL n. 125/2006, de 29 de Junho

CONSTITUO DE SOCIEDADES ON-LINE


DL n. 125/2006, de 29 de Junho
No aplicvel s sociedades cujo capital seja realizado com recurso a entradas em espcie em que, para a transmisso dos bens, seja exigida forma mais solene do que a forma escrita; tambm no aplicvel s sociedades annimas europeias (art. 2.) S se aplica a sociedades comerciais e civis sob forma comercial do tipo por quotas e annima (art. 1.) A competncia do RNPC, independentemente da sede da sociedade a constituir (art. 3.) A constituio faz-se atravs do stio www.empresaonline.pt, mantido pela DirecoGeral dos Registos e Notariado (art. 2 da portaria n. 657-C/2006, de 29 de Junho) Os interessados tm de ter assinatura electrnica (neste momento apenas advogados, solicitadores e notrios porque tm certificados digitais, que constam na lista prpria da Ordem respectiva as pessoas individuais devem esperar que lhe seja facultada essa possibilidade com o novo carto de cidado)

CONSTITUO DE SOCIEDADES ON-LINE


DL n. 125/2006, de 29 de Junho
Firma: - escolha da lista de firmas (associada ou no a uma transmisso de marca previamente registada a favor do Estado DL 318/2007, de 26/09 pode ser acrescentada uma referncia ao objecto da sociedade e deve ser acrescentada a terminao legal) - verificao de admissibilidade e obteno de firma, nos termos do art. 50.-A RRNPC (deve ser apreciado no prazo mximo de um dia til art. 6. n. 3, na redaco do DL n. 247.-B/2008, de 30 de Dezembro) - certificado de admissibilidade de firma Pacto de sociedade: - escolha de um modelo pr-fixado aprovado pelo Director-Geral dos Registos e Notariado (caso em que o servio competente deve tratar de todas as formalidades imediatamente) - envio de pacto elaborado pelos scios (caso em que os servios dispem de 2 dias para apreciar a licitude das respectivas disposies)

CONSTITUO DE SOCIEDADES ON-LINE


DL n. 125/2006, de 29 de Junho
Preenchimento electrnico dos dados necessrios declarao para incio de actividade Se ainda no tiver sido efectuado, os scios devem declarar, sob sua responsabilidade de que procedero ao depsito das entradas em dinheiro no prazo de 5 dias teis [art. 6. n. 1, al. e)] No caso de entradas em bens, ainda devido o relatrio do ROC, previsto pelo art. 28. CSC.

CONSTITUO DE SOCIEDADES ON-LINE


DL n. 125/2006, de 29 de Junho
Confirmao por mensagem electrnica do pedido de constituio de sociedade Registo do pacto constitutivo Inscrio no FCPC Emisso e envio do carto de identificao Disponibilizao de prova gratuita do registo da constituio, nos termos do art. 75. CRCom Promoo das publicaes legais

CONTRATO DE SOCIEDADE
REQUISITOS DE CELEBRAO

PARTES
Mnimo 2 scios (art. 7. n. 2 CSC) Sociedades unipessoais: SUQ (270.-A CSC); SA (488. CSC) neste ltimo caso constitui-se uma relao de grupo por domnio total e a sociedade que exerce o domnio s pode ser outra SA, uma SQ ou uma SCA (481. n. 1 CSC). SA 5 accionistas, excepto quando o Estado ou entidade equiparada detenha a maioria do capital, podendo ter apenas 2 accionistas (art. 273. CSC) SCA pelo menos 5 scios comanditrios e um scio comanditado (479. CSC) Se a sociedade no cumprir o nmero mnimo de dois scios, o respectivo contrato nulo [42. n. 1, al. a) CSC], vcio no sanvel. Declarada a nulidade a sociedade entra em liquidao Se a sociedade tiver pelo menos 2 scios, mas ainda assim no respeitar o nmero de scios exigido por lei, parece que apenas haver causa de dissoluo se passado um ano a situao no estiver corrigida [142. n. 1, al. a) CSC a este prazo podem ser acrescentados mais 30 dias prorrogveis a 90 art. 9 n.1 e n.2 RJPADLEC]. Alguns defendem a aplicao do art. 42., atravs da sua interpretao correctiva (o que seria a soluo mais justa e adequada).

PARTES
PESSOAS COLECTIVAS SOCIEDADES: a participao em sociedades de responsabilidade limitada com o mesmo objecto estatutrio pode ser livremente decidida pela rgo de administrao (excepto clusula diferente no contrato); caso contrrio s mediante autorizao do contrato da sociedade participante art. 11. n. 4 e n. 5 CSC DEMAIS PESSOAS COLECTIVAS: aplicam-se as regras gerais em matria de capacidade, nos termos das quais podero participar numa sociedade comercial se tal constituir um acto necessrio ou conveniente prossecuo dos seus fins (160 CC).

PARTES
SCIOS INDIVIDUAIS COM CAPACIDADE DE GOZO E EXERCCIO Menores (arts. 122. ss CC), interditos (arts. 138. e ss CC) e inabilitados (arts. 152. ss CC) esto impedidos de participar em sociedades comerciais, excepto: - quando a incapacidade seja suprida (poder paternal, tutor ou curador), mas no caso de SNC, SCS ou SCA necessria autorizao do tribunal [1889. n. 1, al. d) CC] a obter no mbito do processo especial de jurisdio voluntria previsto nos artigos 1439. ss CPC. - entrada na sociedade com bens que tenham advindo ao patrimnio do incapaz em virtude do seu trabalho (127. CC menor com 16 anos, este regime aplicvel interdio e inabilitao por fora dos artigos 139. e 156. CC) neste caso o menor no pode ser scio de responsabilidade ilimitada, e mesmo nos casos de responsabilidade limitada no pode ter obrigaes adicionais. A incapacidade causa de invalidade relativamente ao incapaz, tendo direito a reaver o que prestou (45. n. 2, 46. e 47. CSC)

PARTES
COMERCIANTES E NO COMERCIANTES (o Estado no pode ser comerciante, nos termos do art. 17. CCom, mas pode ser scio de uma sociedade comercial) SCIOS CNJUGES PODEM PARTICIPAR EM SOCIEDADES DIFERENTES, MAS S PODEM PARTICIPAR NA MESMA SOCIEDADE SE S UM DELES ASSUMIR RESPONSABILIDADE ILIMITADA (independentemente do regime de bens que vigore entre o casal 8. CSC).

CONTRATO DE SOCIEDADE
ELEMENTOS OBRIGATRIOS

ART. 9. CSC
a) b) c) d) IDENTIFICAO DAS PARTES TIPO DE SOCIEDADE FIRMA DA SOCIEDADE (tambm art. 10. CSC) OBJECTO DA SOCIEDADE (tambm art. 11. CSC): O objecto no pode ser vago, deve estar em lngua portuguesa (11. CSC). Podem ser previstas vrias actividades, podendo depois os scios deliberar em AG qual o objecto efectivamente exercido (11. n. 2 e n. 3 CSC). Em caso de divergncia prevalece o objecto estatutrio sobre o objecto real. SEDE: deve ser estabelecida em local concretamente definido (12. CSC). A sede pode ser alterada pelo rgo de administrao dentro do territrio nacional (excepto clusula diferente no contrato de sociedade). Alterar a sede para o estrangeiro implica deliberao por, pelo menos, 75% do capital, podendo os restantes exonerar-se no prazo de 60 dias (3. n. 5 CSC).

e)

ART. 9. CSC
f) CAPITAL SOCIAL, salvo nas sociedades em nome colectivo em que todos os scios contribuam com a sua indstria (tambm 178. n. 1 CSC). Capital mnimo para SA (276. CSC) e SQ (201. CSC) QUOTA DE CAPITAL E A NATUEZA DA ENTRADA DE CADA SCIO, BEM COMO OS PAGAMENTOS EFECTUADOS POR CONTA DA MESMA: pode haver diferimento, quanto s entradas em dinheiro, nas SA (por cinco anos, at 70% do valor nominal do capital subscrito, no podendo ser diferido eventual prmio de emisso 277. e 285. CSC) e nas SQ (por cinco anos, para datas certas ou factos certos, at 100% do valor da entrada 202. e 203. CSC). DESCRIO E ESPECIFICAO DAS ENTRADAS EM ESPCIE (deve ser objecto de um relatrio de um ROC sem interesses na sociedade, e por isso no pode assumir quaisquer funes nessa sociedade durante um prazo de 2 anos 28. CSC) DATA DE ENCERRAMENTO DE EXERCCIO ANUAL QUANDO ESTE NO COINCIDIR COM O ANO CIVIL (mas o perodo de tributao para efeitos de IRC ser normalmente o ano civil, de acordo com o art. 8. do Cdigo de Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Colectivas)

g)

h)

i)

ELEMENTOS OBRIGATRIOS
SNC (176. CSC) a) espcie e caracterizao e valor de cada entrada b) o valor atribudo indstria, para efeitos de diviso de lucros e perdas (salvo clusula no contrato no respondem pelas perdas nas relaes externas 178. n. 2 CSC c) a parte do capital correspondente entrada com bens de cada scio SQ (199.) a) montante de cada quota e identificao de cada titular b) montante das entradas realizadas e das entradas diferidas

ELEMENTOS OBRIGATRIOS
SA (272.) a) o nmero da aces e, se existir, o valor nominal (com a entrada em vigor do DL n. 49/2010, de 19 de Maio, as aces podem ter valor nominal ou valor de emisso, embora cada sociedade s possa ter uma das modalidades art. 276. n. 2; se tiverem valor nominal, todas as aces da mesma emisso devem ter o mesmo valor nominal, a partir de 1 cntimo 276. n. 4) b) as condies particulares a que fica sujeita a transmisso das aces (consentimento da sociedade, preferncia dos outros accionistas, submisso a determinados requisitos que estejam de acordo com o interesse social, sempre apenas para aces nominativas 328 e 329. CSC) c) as categorias de aces, com indicao do nmero de aces e dos direitos envolvidos (os respectivos titulares renem-se em assembleia especial 389. CSC no podem ser derrogados sem consentimento 24. n. 6 CSC em princpio apenas em direitos patrimoniais, com excepo do direito de voto)

ELEMENTOS OBRIGATRIOS
SA (272.) d) se as aces so nominativas e ao portador e as regras para eventual converso (sobre esta ver tambm as regras dos artigos 53. e 54. CVM; presumem-se nominativas art. 52. n. 2 CVM) e) capital realizado e prazos para o capital diferido (277. e 285. CSC) f) autorizao, se for dada, para a emisso de obrigaes (348. ss CSC) g) estrutura adoptada: conselho de administrao e conselho fiscal; conselho de administrao compreendendo uma comisso de auditoria e ROC; conselho de administrao executivo, conselho geral e de superviso e ROC (278. CSC) (o conselho de administrao pode ser substitudo por administrador nico no caso de capital no superior a 200.000 , de acordo com o 390. n. 2 CSC, e o conselho fiscal pode ser substitudo por um ROC se essa for a vontade dos scios expressa no contrato, de acordo com o 413. n. 1 CSC).

DIREITOS E DEVERES DOS SCIOS

DIREITOS DOS SCIOS


ART. 21. CSC - Todo o scio tem direito: a) A quinhoar nos lucros; b) A participar nas deliberaes dos scios, sem prejuzo das restries previstas na lei; c) A obter informaes sobre a vida da sociedade, nos termos da lei e do contrato; d) A ser designado para os rgos de administrao e de fiscalizao da sociedade, nos termos da lei e do contrato. Trata-se de um elenco infeliz, sem explicao coerente sobre a escolha destas faculdades em detrimento de outras. ART. 55. n. 3 CVM So direitos inerentes aos valores mobilirios, alm de outros que resultem do regime jurdico de cada tipo: a) Os dividendos, os juros e outros rendimentos; b) Os direitos de voto; c) Os direitos subscrio ou aquisio de valores mobilirios do mesmo ou de diferente tipo.

DIREITO AOS LUCROS

DIREITO AOS LUCROS DE EXERCCIO DIREITO QUOTA DE LIQUIDAO

DIREITO AOS LUCROS DE EXERCCIO


ART. 22. n. 1 CSC No caso do contrato ser omisso cada scio participar proporcionalmente ao valor proporcional da respectiva participao (e no relativamente ao valor de emisso que pode ser distinto, nomeadamente se houver prmio de emisso).

LUCRO DE EXERCCIO: acrscimo patrimonial que se verifica entre o incio do balano social e o respectivo encerramento (balano entre as receitas e despesas registadas) LUCRO DISTRIBUVEL: resultados positivos da sociedade que, no tendo de ser destinados cobertura de prejuzos nem afectos s reservas legais ou estatutrias possa ser distribudo sem prejudicar o capital social ou as reservas legais j constitudas

DIREITO AOS LUCROS DE EXERCCIO


ARTIGOS 217. n. 1 e 294. n. 1 CSC: estas duas normas impem que se distribua, pelo menos, metade dos lucros distribuveis, salvo se, em assembleia geral para o efeito convocada, for tomada deliberao por maioria de trs quartos do capital (este regime tambm pode ser objecto de alterao por disposio contratual). Estas disposies dividem o lucro distribuvel em duas parcelas de 50%: uma delas no pode deixar de ser distribuda aos scios a no ser que uma deliberao por maioria qualificada (75% dos votos correspondentes ao capital social) disponha diversamente; a outra parcela ter o destino que a maioria dos scios quiser, assim ser distribuda ou no por maioria absoluta simples

DIREITO AOS LUCROS DE EXERCCIO


A liberdade contratual, nesta matria, significativa: - pode, naturalmente, melhorar-se o direito aos lucros dos scios. Vrias hipteses podem ser configuradas: aumento da maioria qualificada de 75 % (at unanimidade, pelo menos nas SQ), aumento da parcela do lucro que est submetida a este regime especial (at a totalidade do lucro distribuvel), etc. - o direito aos lucros tambm pode ser prejudicado, mas respeitando os limites impostos pelo art. 22. n. 3 CSC que probe o pacto leonino [ nula a clusula que exclui um scio da comunho nos lucros ()]. Deste modo, ser de aceitar a disposio no pacto da sociedade que regule esta matria, desde que no depaupere mais o direito individual do que: todo o lucro distribuvel estar dependente de deliberao maioritria.

DIREITO AOS LUCROS DE EXERCCIO


LIMITES LEGAIS DA DISTRIBUIO DE BENS E LUCROS AOS SCIOS ART. 32. CSC No podem ser distribudos bens da sociedade quando a situao lquida desta () for inferior soma do capital e das reservas que a lei ou o contrato no permitam distribuir aos scios ou se tornasse inferior a essa soma em consequncia da distribuio So protegidas as reservas legais, quer especiais (295. n. 2 CSC) quer obrigatrias (217. e 295. n. 1 CSC), bem como as reservas estatutrias, porque o capital constitui a garantia dos credores. ART. 33. CSC No podem ser distribudos aos scios os lucros de exerccio que sejam necessrios para cobrir prejuzos transitados ou para formar ou reconstituir reservas impostas por lei ou pelo contrato de sociedade

DIREITO AOS LUCROS DE EXERCCIO


ARTIGOS 218., 295. e 296. CSC (RESERVAS LEGAIS) - os artigos 295. e 296. CSC so aplicveis s SQ por remisso do art. 218. n. 2 CSC. - A reserva legal obrigatria constitui-se, gradualmente, custa dos lucros de exerccio (5% todos os anos), at que represente a quinta parte (20%) do capital social. A reserva legal de uma SQ, independentemente do seu capital nunca poder ser inferior a 2500 (218. n. 2 CSC). - As reservas legais especiais so aquelas que so impostas por lei e se destinam a assegurar a cobertura de determinadas aplicaes da sociedade ou se constituem atravs da existncia de prmios de emisso. As reservas legais so indisponveis e s podem ser empregues nas hipteses do art. 296. CSC: aumentos de capital e cobertura de prejuzos

DIREITO AOS LUCROS DE EXERCCIO


Nas sociedades annimas (297. CSC) permitido, cumpridos determinados pressupostos, antecipar a distribuio de lucros. Trata-se aqui da antecipao da distribuio de lucros que se esperam receber no final do prejuzo (e no lucros j apurados mas no distribudos). REQUISITOS: - autorizao no contrato de sociedade - deliberao do rgo de administrao - consentimento do rgo com funes de fiscalizao (conselho fiscal, comisso de auditoria, conselho geral e de superviso) - balano intercalar (mximo de 30 dias) que comprove ter a sociedade importncias disponveis - adiantamento mximo de 50% das importncias distribuveis - um s adiantamento por cada exerccio Nas SQ, na ausncia da lei, no parece ser de admitir este adiantamento, nem por analogia, visto que se tratada de uma norma excepcional (297. CSC) relativamente regra do 31. CSC

DIREITO QUOTA DE LIQUIDAO


Trata-se de uma dimenso do direito aos lucros tambm tutelada pelo art. 21. n. 1, al. a) CSC Esta dimenso tambm est fielmente retratada no art. 156. n. 4 CSC (na partilha do activo restante deve ser usado o critrio de distribuio de lucros Na quota de liquidao tambm podem existir direitos especiais (veja-se o art. 302. CSC, para as SA)

DIREITO A PARTICIPAR NAS DELIBERAES DOS SCIOS


Todo o scio tem o direito a participar nas deliberaes dos scios, sem prejuzo das restries previstas na lei art. 21. n. 1, al. b) CSC A parte final do preceito exclui limitaes contratuais que no estejam directamente previstas na lei sero nulas as clusulas que ultrapassem estes limites DIREITO COMPOSTO: direito de participao: direito de interveno; direito de voto (inclui ainda o direito de informao exercido a propsito de uma assembleia geral) Normalmente esto relacionados entre si, mas tm autonomia, no apenas no seu exerccio concreto como at no tratamento que recebem nos estatutos: podemos ter direito de voto sem participao (ex. voto por correspondncia); ou participao sem voto (ex. conflito de interesses)

DIREITO DE VOTO
REGRAS GERAIS
Nas sociedades por quotas cada voto corresponde a 1 cntimo de euro do valor nominal de quota (250. n. 1 CSC) isto significa que cada scio tem pelo menos 10.000 Votos (na medida em que o valor mnimo admitido para uma quota de 100 (219. n. 3 CSC), e no podem haver scios sem direito de voto Nas sociedades annimas cada aco atribui um direito de voto (384. n. 1), embora possam haver excepes introduzidas pelo contrato Nas sociedades em nome colectivo cada scio tem um voto, independentemente do seu capital social, excepto se outra coisa for referida no contrato (sem que se possa suprimir esse direito) o scio de indstria tem sempre o mesmo nmero de votos que foram atribudos ao scio de capital com menos votos (190. CSC).

LIMITAES ESTATUTRIAS
Nas sociedades annimas so previstas 2 limitaes no art. 384. n. 2 CSC, a introduzir no contrato de sociedade (se foram introduzidas em vida da sociedade talvez se possa aplicar analogicamente o 86. n. 2 CSC): a) fazer corresponder um s voto a um certo nmero de aces, contanto que sejam abrangidas todas as aces emitidas pela sociedade e fique cabendo um voto, pelo menos, a cada 1000 de capital aplicvel, sobretudo, s grandes sociedades annimas para que a AG se torne governvel ( prudente limitar simultaneamente o direito de assistncia, de acordo com o 379. n. 2 CSC) limita indirectamente todas as faculdades que dependam do direito de voto ex. requerer a declarao de nulidade de deliberaes do rgo de administrao pela AG ou pelo prprio conselho (412. n. 1 CSC). possvel, ainda assim, aos accionistas que no possuam aces suficientes agruparem-se e fazer-se representar por um deles para exercer o direito de voto (379. n. 5 CSC)

LIMITAES ESTATUTRIAS
b) estabelecer que no sejam contados votos acima de um certo nmero, quando emitidos por um s accionista, em nome prprio ou tambm como representante de outro esta limitao pode ser estabelecida para todas as aces ou apenas para uma ou mais categorias, mas no para accionistas determinados (384. n. 3 CSC) a finalidade tradicional associada a esta disposio legal a proteco contra OPA hostil apesar da proibio abranger o voto individual ou por representao, existem mecanismos para dar a volta mesma em que a lei no previu: ex. acordo parassocial compreende-se mal esta soluo legal, atendendo a que ela permite, indirectamente, a obteno do mesmo resultado do voto plural que proibido nas sociedades annimas (384. n. 5 CSC)

VOTO DUPLO
Nas sociedades annimas proibido o voto plural, excepto se j existiam antes da entrada em vigor do CSC (384. n. 5 e 531. CSC) no se probe a atribuio de 2 ou 10 votos a uma aco, porque tal permitido desde que essa regra seja igual para todas as aces, no pode haver desproporo entre elas Nas sociedades por quotas ser permitido nos termos da lei (250. n. 2 CSC), ou seja desde que esteja previsto no contrato de sociedade como direito especial, no ultrapasse os 2 votos por cntimo e que, no total, no correspondam a mais de 20% do capital admitido o voto duplo, mas no o voto triplo ou mais

DIREITO DE ASSISTNCIA E INTERVENO


Tratam-se de dois direitos fundamentais tambm assegurados pelo art. 21. e, nessa medida, no podero ser restringidos para alm dos casos expressamente previstos na lei. Nas sociedades por quotas, o direito de participao completamente independente do direito de voto, pois de acordo com o art. 248. n. 5 CSC nenhum scio pode ser privado, nem sequer por disposio do contrato, de participar na assembleia, ainda que esteja impedido de votar Nas sociedades annimas tambm existe independncia das duas faculdades individuais, mas ela pode ser excluda por disposio contratual. Assim, apenas se o contrato o prever pode ser limitada a participao dos accionistas em AG, desde que se tratem de accionistas sem direito de voto (379. n. 1 e n. 2 CSC).

DIREITO DE INFORMAO
MODALIDADES: - Consulta de elementos (inspeco dos meios sociais e obteno de informaes, seja por escrito ou no); - Informaes inerentes formao das deliberaes sociais em AG; - Inqurito judicial (normalmente quando o direito de informao no convenientemente satisfeito de acordo com a lei) SQ o direito de informao pode ser regulamentado e at, com o respeito por determinados requisitos, ser restringido; atribudo a qualquer scio individual SA parece existir menos liberdade para a autonomia estatutria; normalmente exigida uma determinada percentagem do capital (desde que no se trate de uma das modalidades do direito de informao que tenham a ver com a AG)

Contedo mnimo
SQ (214.): Qualquer scio pode requerer informaes sobre a gesto da sociedade e pode consultar a respectiva escriturao, livros e documentos. A informao ser dada por escrito se tal for solicitado SA (288.): esto disponveis na sede da sociedade algumas informaes e documentos para qualquer accionista que possua aces correspondentes a, pelo menos, 1% do capital social, desde que alegue motivo justificado (relatrios de gesto e documentos de prestao de contas, documentos relativos s AG dos ltimos 3 anos, remuneraes pagas aos membros dos rgos sociais dos ltimos 3 anos, remuneraes pagas aos funcionrios que melhor ganhem). Ao contrrio do que sucede na SQ preciso motivo justificado (apresentar qual , no basta apenas dizer que existe) e no chega ter a qualidade de accionista.

INFORMAES NA E PREPARATRIAS DA AG
SA (289.): durante os 15 dias anteriores data da AG devem ser prestadas determinadas informaes aos accionistas para preparar a AG, tal como deve ser disponibilizada a consulta dos requerimentos de incluso na ordem do dia. Estes elementos devem ser enviados no prazo de 8 dias: atravs de carta aos titulares de, pelo menos, 1% do capital que o requeiram; por correio electrnico a todos os accionistas que o solicitem SA (290., aplicvel s SQ por remisso do art. 214. n. 7): no decurso da AG o accionista pode requerer que lhe sejam prestadas informaes que lhe permitam formar opinio sobre os assuntos sujeitos a deliberao. S podero ser recusadas se implicar a violao de segredo imposto por lei ou se puder causar grave prejuzo sociedade. Em caso de recusa injustificada a deliberao anulada (290. n. 3). Parecem que podem ser pedidas mesmo por quem esteja impedido de votar, desde que presente na AG.

DIREITO COLECTIVO INFORMAO


SA (291.): Os accionistas que tenham aces correspondentes a, pelo menos, 10% do capital social tm o direito de solicitar informaes por escrito sobre assuntos sociais, devendo os rgos competentes responderlhes no prazo de 15 dias, s podendo ser recusada se causar prejuzo sociedade ou restantes accionistas ou quando ocasione violao do segredo imposto por lei (no caso de ser invocado no pedido que se pretende apurar a responsabilidade de membros do rgo de administrao, a informao s poder ser recusada se, patentemente, no for esse o fim visado pelo pedido) Este pedido tem de ser efectuado por escrito, embora no parea ser necessria qualquer fundamentao do mesmo No se aplica s sociedades por quotas, visto que as informaes genricas previstas no art. 214. n. 1 j podem ser prestadas por escrito, desde que os scios o solicitem

INSPECO DE BENS SOCIAIS


Nas SQ, e somente nestas, a lei atribui aos respectivos scios o direito de inspeccionar os bens sociais (214. n. 5), o que deve ser feito pessoalmente, embora o scio se possa fazer acompanhar por um perito (ROC, advogado, etc). Nas SA este direito no existe, o que comprova que nas SA o direito de informao mais restrito, mas nada impede que o mesmo seja consagrado e regulamentado no contrato de sociedade (tal como parece admitir o art. 21. CSC)

EXERCCIO DO DIREITO DE INFORMAO


O direito de informao deve ser exercido em regra pessoalmente, podendo o scio fazer-se acompanhar de um perito (ROC, advogado ou outro) e obter cpias dos elementos e documentos que considere importantes (o CSC remete para o art. 576. CC). Nas sociedades annimas, no que ao direito mnimo informao diz respeito (288. n. 3) existe ainda a possibilidade da consulta de documentos poder ser efectuada por algum que pudesse representar o accionista em AG (actualmente no existem limites, porque o art. 380. foi alterado)

PROTECO DO DIREITO INFORMAO


Se a prestao de informao no for a exigida por lei, a deliberao que esteja por isso inquinada ser anulvel [58. n.1, al. c) e n. 4; 214. n. 7; 290. n. 3 CSC) Pode haver lugar a responsabilidade civil nos termos gerais (214. n. 7, 291. n. 6 CSC) e mesmo excluso nas SQ (214. n. 7 CSC) A deficiente informao gera responsabilidade penal para o respectivo autor (518. e 519. CSC) Por vezes a falta, insuficincia ou erro da informao pode permitir que se abra Inqurito judicial sociedade, com consequncias que no se resumem s obteno da informao em falta ou incompleta O accionista que, tendo acesso a uma informao privilegiada que no est publicada, tira partido da mesma em benefcio prprio incorre em abuso de informao e pode ser civil e penalmente responsabilizado (449. CSC). Sobre informao privilegiada ver art. 378. CVM.

INQURITO JUDICIAL
Pode ser solicitado inqurito judicial sociedade nos casos previstos nos artigos 31. n. 3, 67., 181. n. 6, 216., 292., 450 todos do CSC (apenas nos 2 primeiros no se refere a uma hiptese de informao falsa, incompleta ou injustificadamente recusada). Pode ser requerido inqurito ainda antes de ser pedida a informao se houver motivos para pensar que esta no ser concedida (216. n. 2 e 292. n. 6) O inqurito judicial normalmente um direito individual, mesmos nos casos em que tem subjacente um direito de natureza ou estrutura diversa (ex. 292. em relao ao 291. CSC) Para alm da informao no obtida, este instrumento pode acarretar consequncias mais gravosas como a destituio de membros dos rgos sociais, a nomeao de administradores, a dissoluo da prpria sociedade, etc. Deve ser seguido o processo de jurisdio voluntria previsto nos art. 1479. e segs. CPC, devendo o interessado alegar os fundamentos do pedido, indicar os pontos que pretende ver averiguados e requerer as providncias que entender por convenientes.

OUTROS DIREITOS INDIVIDUAIS


Direito a ser designado para os rgos sociais [21. al. d) CSC] Direito de subscrio preferente (266. e 458. CSC) Direito de impugnao das deliberaes sociais (59. e 60. CSC) Direito de exonerao (sobretudo SQ, nos termos do art. 240. CSC) Direito igualdade de tratamento (manifestaes tnues nos artigos 321. e 344. n. 2 CSC)

OBRIGAES
Obrigao de entrada: dinheiro; espcie; indstria. S em bens susceptveis de penhora (art. 20) At ao momento da celebrao do contrato (art. 26. n. 1), mas as entradas em dinheiro podem ser realizadas apenas at ao final do primeiro exerccio econmico, nas sociedades por quotas (art. 26. n. 2 e art. 202. n. 6) alterao introduzida pelo DL n. 33/2011, de 7 de Maro So nulos os actos da administrao e as deliberaes dos scios que liberem a obrigao de entrada (art. 27. n. 1)

ENTRADAS EM DINHEIRO
Se cumpridas at celebrao do contrato devem os scios declarar isso mesmo, sob sua responsabilidade: se nas sociedades por quotas que procederam entrega nos cofres da sociedade (art. 202. n. 4); se nas sociedades annimas que procederam ao depsito (art. 277. n. 4) Podem ser diferidas at 70% nas sociedades annimas e at 100% nas sociedades por quotas (alterao introduzida pelo DL n. 33/2011, de 7 de Maro). Em ambos os casos at cinco anos (arts. 203. n. 1, 277. n. 2 e 285. n. 1) O scio com entrada diferida no entra logo em mora, mas apenas aps nova interpelao pela sociedade para efectuar pagamento (arts. 203. n. 3 e 285. n. 2)

ENTRADAS EM ESPCIE
Sempre at ao momento da celebrao do contrato de sociedade (a excepo do art. 26. n. 2 no aqui aplicvel) Devem ser objecto de um relatrio de ROC (art. 28.) Se existir erro na avaliao o scio responsvel pela diferena (art. 25. n. 2) Qualquer aquisio de bens a accionistas que seja efectuada at 2 anos seguintes ao registo do contrato de sociedade esto submetidas a alguns requisitos especiais (art. 29.): deliberao dos scios (onde o scio/vendedor no pode votar); relatrio de ROC; contrato de aquisio por escrito

FALTA DE CUMPRIMENTO DA ENTRADA


Possvel excluso do scio (arts. 204. e ss., e 285. e 286.) Perda de direito de voto enquanto na situao de mora, pelo menos nas sociedades por quotas (art. 384. n. 4) A falta de realizao pontual de uma prestao relativa a entrada determina o vencimento das demais prestaes em dvida, ainda que respeitantes a outras partes, quotas ou aces (art. 27. n. 6) O contrato de sociedade pode prever outras penalidades para a falta de cumprimento da obrigao de entrada (art. 27. n. 3): ex. clusula penal

QUOTAS E AES

QUOTAS
As quotas so bens imateriais (incorpreos) 219. n. 7 A transmissibilidade est sujeita a forma escrita simples (as operaes sobre a quota em geral) 228. n. 1 Tem valor mnimo de 100 Euros 219. n. 3 A cada scio deve valer uma nica quota, na constituio da sociedade (219. n. 1). Se adquirir uma quota nova, so as 2 independentes, mas pode o scio unific-las, desde que estejam integralmente liberadas e no tenham direitos e obrigaes diversos (219. n. 4) Mesmo no caso de aumento de capital ou diviso de quotas (221.) a cada scio s pode caber uma nova quota (em aumentos de capital podem caber tantas quotas como as que j possua) 219. n. 2 As quotas podem, em certos casos, ser divisveis (221.) ao contrrio das aces

CONTITULARIDADE DA QUOTA
Os direitos inerentes quota so exercidos por representante comum (222. n. 1) O representante ser um dos contitulares ou um dos respectivos cnjuges. S poder ser um terceiro se o contrato de sociedade permitir que os scios se faam representar por um estranho nas deliberaes sociais (223. n. 2 e 249. n. 5). A deliberao tomada por maioria (aplicam-se as regras da compropriedade 1407. n. 1 CC). Se no se conseguir nomear ningum desde modo, pode haver nomeao pelo tribunal requerida por qualquer dos contitulares (223. n. 3). A nomeao e destituio devem ser comunicadas por escrito sociedade (223. n. 4), at porque as comunicaes desta devem ser dirigidas ao representante comum (222. n. 2). As deliberaes sobre o exerccio dos direitos so tomadas por maioria, excepto em situaes que afectem a situao de scio ou a prpria quota, caso em que preciso o consentimento de todos os contitulares (224. n. 1). No primeiro caso a deliberao no produz efeitos em relao sociedade (224. n. 2) Os contitulares respondem solidariamente pelas obrigaes inerentes quota (222. n. 3)

QUOTA PRPRIA
A sociedade pode adquirir quotas prprias em 3 situaes (220. n. 2): - ttulo gratuito - aco executiva - ttulo oneroso, se dispuser de reservas livres no montante de, pelo menos, o dobro da contrapartida da aquisio da quota A ttulo gratuito no coloca qualquer problema, porque no h lugar a contrapartida Em aco executiva, a aquisio onerosa, mas no est submetida aos mesmos requisitos porque h o interesse de no permitir a entrada para a sociedade de algum estranho Em aquisies onerosas obrigatrio ter na sociedade (espcie de reserva legal especial) um valor igual ao da aquisio da quota 220. n. 4 e 324. n. 1, al. b) A sociedade s pode adquirir quotas inteiramente liberadas (220. n. 1), excepto a perda da quota a favor da sociedade (204.)

TRANSMISSO DE QUOTAS ENTRE VIVOS


Salvo disposio em contrrio, livre em favor de outro scio, cnjuge, ascendentes ou descendentes. Nos outros casos, a cesso de quotas depender do consentimento da sociedade (228. n. 2) O contrato pode tornar livre a cesso para todos, ou limitar a cesso mesmo em relao queles para quem a lei permite normalmente realiz-la (229. n. 3). O contrato pode mesmo proibir a cesso de quotas, mas os scios tero, passados 10 anos direito exonerao (229. n. 1), podendo sair da sociedade sem estarem dependentes da existncia de comprador. A cesso de quotas est sempre sujeita a reduo a escrito (228. n. 1), deve ser registada [3., al. c) CRCom], mas aparentemente no tem de ser publicada A transmisso s ser eficaz quando for comunicada sociedade por escrito ou quando for por ela reconhecida, expressa ou tacitamente (228. n. 3)

TRANSMISSO DE QUOTAS ENTRE VIVOS


Se for exigido o consentimento, este pode ser expresso (por deliberao 230. n. 2)) ou tcito: quando o cessionrio participa numa deliberao e a mesma no impugnada (230. n. 6); quando dado o consentimento a uma cesso posterior e sucessiva de uma ou mais cesses no autorizadas (230. n. 5) A possibilidade de consentimento tcito s tem utilidade antes de pedido o consentimento ou durante 60 dias aps o consentimento, pois se a sociedade no tomar a deliberao exigida neste prazo, a cesso torna-se livre (230. n. 4). O consentimento condio de eficcia e no de validade Se a sociedade recusar o consentimento, dever fazer ao scio uma proposta de amortizao ou de aquisio da quota (231. n. 1) Se o scio no aceitar a proposta no prazo de 15 dias, mantm-se a recusa de consentimento, mas a proposta fica sem efeito (231. n. 1) A cesso torna-se livre se no houver proposta, se a contrapartida no for igual, se no for por escrito ou se a proposta no abranger todas as quotas abrangidas pela cesso (231. n. 2)

TRANSMISSO DE QUOTAS POR MORTE


Normalmente a quota ser adquirida pelos sucessores de acordo com a s regras do direito sucessrio, mas O contrato pode estabelecer que a transmisso da quota fique sujeita a certos requisitos ou nem sequer se transmita, situao em que a sociedade deve: amortizala, adquiri-la ou fazer adquirir por terceiro. Se nada for feito no prazo de 90 dias a quota transmite-se mesmo (225. n. 1 e n. 2) O contrato pode tambm atribuir aos sucessores o direito de exigir a amortizao de quota ou submeter a transmisso da mesma vontade dos sucessores. Se estes no pretenderem a transmisso devem declar-lo sociedade que deve promover a amortizao, aquisio prpria ou aquisio por terceiro. Se nada for feito os sucessores podem requerer a dissoluo da sociedade por via administrativa (226. n. 2)

REGISTO DE FACTOS RELATIVOS A QUOTAS


Ao invs de serem registados directamente pelo interessado no registo comercial, agora tem de solicitar o registo junto da sociedade comercial que, ela sim, ir promover o registo competente. A promoo do registo pela sociedade efectuada pela sociedade oficiosamente nos factos em que teve, de alguma forma, qualquer interveno, ou mediante requerimento das pessoas a quem a lei atribui legitimidade nos restantes casos (242.-B): a) O transmissrio, o transmitente e o scio exonerado; b) O usufruturio e o credor pignoratcio. Se a sociedade no teve interveno o registo s pode ser efectuado mediante solicitao daqueles interessados, mas se a sociedade assumiu qualquer tipo de tarefa, ento parece que o registo tanto pode ser promovido oficiosamente ou a requerimento de interessado (ex. cesso de quotas onde a sociedade tenha de dar o seu consentimento, ou a exonerao de scio).

REGISTO DE FACTOS RELATIVOS A QUOTAS


Aparentemente, de acordo com o art. 242.-B n. 2, esta modalidade de registo aplica-se apenas: transmisso de quotas; exonerao; constituio de usufruto; constituio de penhor. Atendendo ao titulo da seco VII Registo das quotas e ao ttulo do art. 242.-A Eficcia dos factos relativos a quotas, parece que podemos alargar esta disciplina a todos os factos que digam respeito a quotas, incluindo naquele lote situaes como a diviso ou a unificao de quotas. Estes interessados devem fazer acompanhar o seu pedido dos documentos que titulem o facto a registar (242.-B n. 3, tal como 31. n. 1 CRCom).

REGISTO DE FACTOS RELATIVOS A QUOTAS


A promoo dos registos pela sociedade deve respeitar a ordem dos respectivos pedidos (242.-C n. 1), elemento importante uma vez que a data do registo precisamente a data da respectiva apresentao (55. n. 5 CRCom). Se na mesma data forem apresentadas vrias solicitaes de registos relativos mesma quota, estes devem ser promovidos pela respectiva ordem de prioridade (242.-C n. 2). Se os factos relativos mesma quota tiverem sido titulados na mesma data, o registo deve ser promovido pela ordem da respectiva dependncia (ex. na mesma data so efectuadas duas cesses de quotas da A para B e de B para C a primeira tem de ser registada primeiro porque a segunda depende dela). No resolve, no entanto, o problema da cesso da mesma quota a duas pessoas diferentes na mesma data. Qual delas deve ser registada?

REGISTO DE FACTOS RELATIVOS A QUOTAS


Para que a sociedade possa promover o registo de actos modificativos da titularidade de quotas e de direitos sobre elas necessrio que neles tenha intervido o titular registado (242.-D). A excepo a esta regra ser constituda, talvez, pela situao referida no 230. n. 5, ou seja o consentimento tcito de cesses anteriores cesso consentida expressamente. A sociedade deve recusar o registo se o pedido no for vivel em face (242.-F n. 1): - das disposies legais - dos documentos apresentados e dos registos anteriores - da legitimidade dos interessados - da regularidade formal dos ttulos - validade dos actos contidos nos ttulos apresentados A sociedade tambm no deve promover o registo de um acto sujeito a encargos de natureza fiscal sem que estes se mostrem pagos (242.-E n. 2)

REGISTO DE FACTOS RELATIVOS A QUOTAS


Os documentos que titulam os factos relativos a quotas devem ser arquivados na sede da sociedade (possvel contradio com os artigos 57. e 59. CRCom, que ordena o arquivamento dos documentos em geral na conservatria da sede da respectiva sociedade) A sociedade deve facultar o acesso a estes documentos a quem demonstre ter um interesse atendvel na sua consulta, no prazo de 5 dias a contar da solicitao. Deve permitir igualmente a emisso de cpias dos mesmos documentos. As sociedades respondem pelos danos causados em consequncia de qualquer problema com o registo, salvo se provarem a culpa dos lesados (242.-F n. 1). So tambm solidariamente responsveis pelo cumprimentos das obrigaes fiscais se promoverem um registo sem que as mesmas se encontrem cumpridas (242.-F n. 2).

REGISTO DE FACTOS RELATIVOS A QUOTAS


O registo deve, posteriormente, ser promovido junto do registo comercial pela sociedade que , aparentemente, a nica entidade com legitimidade para tal (29. n. 5 e 29.-A n. 1 CRCom. Se a sociedade no o fizer (no foi previsto qualquer prazo) pode qualquer pessoa solicitar junto da conservatria que promova o registo, devendo a sociedade ser notificada para no prazo de 10 dias promover o registo sob pena dele ser efectivado pela prpria conservatria (29.-A n. 2 CRCom). Nesse prazo a sociedade pode tambm opor-se concretizao do registo, apresentando as razes pelas quais, no seu entender, no se deve efectuar o registo do facto sujeito a quotas em causa.

REGISTO DE FACTOS RELATIVOS A QUOTAS


242.-A Eficcia dos factos relativos a quotas Os factos relativos a quotas so ineficazes perante a sociedade enquanto no for solicitada, quando necessria, a promoo do respectivo registo Esta regra parece alterar as regras gerais do registo que fazem depender a eficcia do acto do respectivo registo (14. n. 1 CRCom), excepto entre as prprias partes (13. n. 1 CRCom). Alguns interpretam que o 242.-A estabelece uma excepo quelas na medida em que mesmo tendo sido a sociedade parte no acto a eficcia em relao a ela s existe depois de solicitado o registo (a razo para tal seria a inexistncia de escritura) Parece-nos que no assim. Existe uma excepo mas no sentido de que a eficcia perante sociedade existe ainda antes do registo, mesmo quando ela no seja parte, a partir do momento em que o interessado solicita a promoo do registo. A partir desse momento parece que a sociedade uma parte no facto para efeitos de eficcia.

AES
As aes podem ter valor nominal ou valor de emisso. A sociedade pode escolher em cada momento qual a modalidade que deseja. Apenas pode haver uma modalidade em cada sociedade, num determinado momento (276. n. 2). As aes com valor nominal no podem ser emitidas abaixo do par (298.). J o valor de emisso no tem necessariamente de respeitar o valor anterior, podendo ser superior ou inferior (neste caso o conselho de administrao deve elaborar um relatrio sobre o valor fixado e sobre as consequncias da emisso 298. n. 3).

TRANSMISSO DE ACES
As aces tituladas so aquelas que tm representao em papel (46. n. 1 CVM). Os ttulos podem representar uma ou mais aces (98.) As aces escriturais so aquelas cuja representao se efectiva exclusivamente por registos em conta As aces podem ser nominativas ou ao portador consoante o emitente tenha ou no a possibilidade de conhecer a todo o tempo a identidade dos titulares (52. n. 1)

TRANSMISSO DE ACES
As aces tituladas ao portador transmitem-se pela entrega do ttulo material ao adquirente ou ao depositrio por ele indicado (101. n. 1) Se j estiverem depositadas junto do mesmo depositrio, a transmisso efectua-se por registo na conta do adquirente, com efeitos a partir da data do requerimento do registo (101. n. 2) constituto possessrio 1264 2 CC O depsito facultativo, excepto se estiverem admitidas negociao em mercado regulamentado (depsito em sistema centralizado) ou se toda a emisso representada por um s ttulo (depsito em sistema centralizado ou em intermedirio financeiro 99. n. 2) A titularidade sobre os valores no se transmite para o depositrio. Em caso de insolvncia, os interessados podem requerer a separao e restituio (100)

TRANSMISSO DE ACES
As aces tituladas nominativas transmitem-se por endosso, ou seja declarao contida no prprio ttulo a favor do transmissrio, seguida de registo junto da sociedade emitente ou do intermedirio financeiro que a represente (102. n. 1). A transmisso produz efeitos com a entrada do requerimento de registo junto do emitente (102. n. 5). Deve ser necessria interpretao restritiva, valendo o registo como eficcia junto da sociedade. Entre partes vale desde negcio subjacente. A declarao pode, dependendo do caso, pode ser feita por vrias entidades: depositrio; funcionrio judicial; transmitente; etc (102. n. 2)

TRANSMISSO DE ACES
As aces escriturais transmitem-se pelo registo na conta do adquirente (71. n. 1 e 80. n. 1). Discute-se se este registo ou no constitutivo. O registo faz presumir a titularidade (74. n.1) e suficiente para legitimar o adquirente para o exerccio dos direitos associados aos valores mobilirios (55 a 58). Entre a titularidade e a legitimidade prevalece esta, com ressalva da rectificao do registo (oficiosamente ou por iniciativa dos interessados), sem prejudicar terceiros de boa f. O prazo para a impugnao de 90 dias aps conhecimento, mas nunca mais de 3 anos aps registo (79) A titularidade parece transmitir-se com o negcio jurdico subjacente, mas a legitimidade s aparece com o registo em conta.

TRANSMISSO DE ACES
S as aces nominativas podem ser objecto de limitaes estatutrias respectiva transmisso e apenas nos casos expressamente admitidos: Consentimento da sociedade (regulamentado pelo 329) Direito de preferncia dos accionistas Subordinar a transmisso de aces ou constituio de nus existncia de determinados requisitos, objectivos ou subjectivos, conformes com o interesse social As limitaes devem ser inscritas nos ttulos ou nas contas de registo das aces e no podem ser invocadas em processo executivo ou de liquidao de patrimnios (excepto dto preferncia dos accionistas) 328 n. 4 e n. 5

TRANSMISSO DE ACES
As limitaes transmisso de aces obstam sua negociao em mercado regulamentado [204. n. 2, al. a) CVM]. As limitaes s podem ser introduzidas por alterao do contrato de sociedade com consentimento de todos os accionistas cujas aces sejam afectadas Se nem todos concordarem parece que a deliberao no totalmente ineficaz (55), mas apenas ineficaz relativamente a quem no consentiu (86. n. 2) As limitaes podem ser atenuadas ou extintas mediante alterao normal do contrato de sociedade (328. n. 3)

TRANSMISSO DE ACES
Quando a transmisso ficar dependente do consentimento da sociedade, sob pena de nulidade, deve o pacto contar o prazo para a resposta (no mais de 60 dias), a estipulao de que a transmisso livre se no for respeitado o prazo e a estipulao de que a sociedade, recusando a transmisso, deve fazer adquirir as aces por 3 nas mesmas condies O consentimento decidido pela AG, excepto outro rgo referido pelo contrato - 329. n. 1 O contrato pode delimitar os motivos de recusa. Supletivamente pode valer qualquer interesse relevante da sociedade. A recusa deve ser sempre motivada, na prpria acta 329. n. 2

TRANSMISSO DE ACES
A violao das limitaes no impede a validade da transmisso, mas se aquelas estiverem inscritas nos ttulos ento essa transmisso no ser eficaz relativamente sociedade ( sempre oponvel mesmo perante 3s de boa f 328. n. 4) Se for a sociedade responsvel pelo registo pode recus-lo e o adquirente no pode exercer os direitos. Se for outra entidade a sociedade parece poder impugnar o registo (79 CVM) Mais complexa a possibilidade de exercer a aco de preferncia se a preferncia dos accionistas no for respeitada.

TRANSMISSO DE ACES
O entendimento maioritrio defendia essa possibilidade atendendo a que estariam preenchidos os requisitos do direito convencional de preferncia com eficcia real (421. CC): escritura pblica; registo; bens mveis sujeitos a registo; Sucede que, agora, a escritura pblica excepo na constituio de sociedade, pelo que parece afastada a possibilidade de recurso ao preceito da lei civil.

SOCIEDADES POR QUOTAS

GERNCIA
A gerncia pode e deve praticar os actos necessrios e convenientes realizao do seu objecto social (259.), podendo tambm praticar os actos compreendidos no art. 249. n. 2 se tal estiver estabelecido no contrato de sociedade (ex. aquisio de bens imveis). A gerncia pode ser singular e plural. No primeiro caso no se colocam problemas particulares uma vez que as competncias e a vinculao da sociedade so exercidas pelo nico gerente. Ser plural se o contrato o determinar. Os gerentes podem ser estranhos sociedade ou scios (252. n. 1). Se a gerncia for atribuda no contrato a todos os scios, no abrange os scios que s posteriormente adquiram essa qualidade (252. n. 3). Os gerentes tm de ser pessoas singulares com capacidade jurdica plena. Ao contrrio das sociedades annimas, os membros do rgo de administrao no podem ser pessoas colectivas (no entanto, nada impede que se reserve, contratualmente, a possibilidade da pessoa colectiva que seja scia de designar algum que v desempenhar o cargo).

GERNCIA
A designao de gerentes pode ser efectuada de quatro modos distintos: - Nomeao contratual, no incio da sociedade (252. n. 2); - Eleio pela assembleia geral (252. n. 2) - Designao judicial (254. n. 3 e n.4) - Outra modalidade de designao prevista no contrato (ex. a designao pela gerncia de um gerente substituto no caso de impedimento definitivo). Normalmente o gerente designado sem prazo (256.), pelo que podemos ter gerentes para sempre (ao contrrio das sociedades annimas). Nada impede, todavia, que o mandato seja limitado a um determinado prazo pelo prprio contrato de sociedade ou no prprio acto de designao. Os gerentes no se podem fazer representar no exerccio das suas funes (252. n. 5). Mas podem delegar entre si a prtica de determinados actos, tal como podem, enquanto rgo nomear mandatrio (252. n. 5 e n. 6).

GERNCIA
Na gerncia plural necessria a maioria dos gerentes para as seguintes situaes (261.): - deliberao da gerncia plural: - representao e vinculao da sociedade perante terceiros, por exemplo na execuo de uma deliberao social. Este o regime supletivo, mas nada impede que se estabelea outra coisa no contrato, como a obrigatoriedade de assinatura de um determinado gerente para a obrigao da sociedade. Os actos dos gerentes vinculam a sociedade, independentemente de eventuais limitaes resultantes do contrato ou de eventuais deliberaes dos scios (260. n. 1). No entanto, a sociedade pode opor a terceiros as limitaes resultantes do seu objecto contratual se provar que o terceiro sabia (ou no podia ignorar) que o acto violava essa clusula, se entretanto a sociedade no assumiu por deliberao (expressa ou tcita) esse acto (260. n. 2).

GERNCIA
A gerncia pessoal e intransmissvel, no acompanhando a cedncia de quota (252. n. 4) A gerncia ser remunerada, fixada pelos scios, excepto se outra coisa for referida no contrato (255. n. 1). A remunerao no poder ser constituda por participao nos lucros, excepto se o contrato autorizar (255. n. 3). O gerente no pode exercer actividade concorrente com a sociedade, em nome prprio ou alheio, excepto autorizao da sociedade. A destituio de gerentes livre, embora a destituio sem justa causa possa acarretar indemnizao em favor do gerente destitudo (para o respectivo clculo, no mximo considera-se que o mandato duraria quatro anos 257. n. 7). Existindo justa causa, qualquer scio pode requerer suspenso e destituio judicial (257. n. 4) Se se tratar do direito especial gerncia (no pode ser alterado sem consentimento do prprio), s com justa causa e destituio judicial (257. n. 3).

GERNCIA
A renncia do gerente um acto unilateral pelo qual se pe termo situao jurdica da gerncia. Ser possvel a todo o tempo. Tem de ser comunicada por escrito sociedade (258. n.1) e um acto recipiendo (sem ter sido recebida pela sociedade no eficaz perante ela). Tem de ser dirigida a outro gerente (260. n. 5). Sendo comunicada torna-se efectiva oito dias depois da comunicao (258. n. 1). O prazo de oito dias aplica-se a qualquer situao, mas pode no ser suficiente. Com efeito, o 258. n. 2 estabelece que o gerente obrigado a indemnizar a sociedade pelos prejuzos causados quando no tem justa causa para a renncia, a no ser que tenha avisado com a antecedncia conveniente, que, consoante os casos, pode ser bem superior a oito dias.

FISCALIZAO
No h qualquer obrigatoriedade de prever um mecanismo de fiscalizao nas sociedades por quotas. O contrato inteiramente livre de o fazer (mediante ROC ou conselho fiscal) ou no 262. n. 1. Passa a existir obrigatoriedade de fiscalizao (ROC) quando se ultrapassem durante dois anos consecutivos os seguintes limites (262. n. 2): - total de balano: 1 500 000 euros; - total das vendas lquidas e outros proveitos: 3 000 000 euros; - nmero de trabalhadores empregados em mdia durante o exerccio: 50. Deixa de existir essa obrigatoriedade se durante dois anos consecutivos no se verificarem pelo menos dois dos trs requisitos (262. n. 3). Por aqui se conclui que o ROC, nas sociedades por quotas, pode no ser um rgo constante. A designao e a cessao de funes (por qualquer causa que no seja o mero decurso do tempo) esto sujeitas a registo [3., al. m) CRCom].

ASSEMBLEIA GERAL
A competncia da AG deve ser dividida em duas modalidades diferentes: - actos necessariamente sujeitos a deliberao dos scios (246. n. 1) estes actos podem ser aumentados contratualmente; - actos supletivamente sujeitos a deliberao dos scios, pois a competncia residir em AG a no ser que o contrato estabelea outra coisa (246. n. 2). Parece igualmente, na ausncia de uma norma como o 373. n. 3 para as sociedades annimas, que a AG de uma sociedade por quotas pode chamar a si a deliberao sobre matrias de gesto da sociedade, ou dar instrues nesses domnios gerncia. Neste sentido, parece concorrer o carcter pessoal que este tipo de sociedade assume normalmente.

ASSEMBLEIA GERAL
O art. 248. n. 1 apresenta uma remisso expressa para a disciplina legal aplicvel AG das sociedades annimas, o que coloca problemas delicados. S caso a caso se poder ver o que faz parte da remisso ou no. Apesar desta remisso geral h aspectos prprios para as sociedades por quotas, designadamente tratados no mesmo 248.: - qualquer scio pode solicitar a convocao da assembleia ou solicitar a inscrio de assuntos na ordem do dia (248. n. 2): - cabe a qualquer dos gerentes a convocao da AG, que deve ser feita por carta registada expedida com a antecedncia mnima de 15 dias, a no que o contrato preveja outra formalidade ou prazo mais longo (248. n. 3); - salvo disposio no contrato, a presidncia da mesa da AG pertence ao scio nela presente que possuir ou representar maior faco do capital (248. n. 4); - nenhum scio pode ser impedido de participar na AG, mesmo que esteja impedido de exercer o direito de voto (248. n. 5); - as actas das AG devem ser assinadas por todos os scios (248. n. 6).

ASSEMBLEIA GERAL
A representao voluntria s pode ser conferida, pelo scio, ao respectivo cnjuge, a um descendente ou ascendente, ou ento a outro scio, a no ser que o contrato de sociedade admita expressamente outra possibilidade (249. n. 5) No admitida representao voluntria em deliberaes por voto escrito (249. n. 1) Os instrumentos de representao voluntria que no mencionem a durao dos poderes atribudos so vlidos apenas para o respectivo ano civil (249. n. 3) Para a representao numa determinada AG bastar uma carta dirigida ao respectivo presidente (249. n. 4)

ASSEMBLEIA GERAL
Atribui-se um voto por cada centimo do valor nominal da quota (250. n. 1). Pode ser previsto, no entanto, como direito especial, voto duplo por cada centimo, desde que no se ultrapasse os 20% do capital social (250. n. 2). Existe uma regra geral de impedimento de voto: O scio no pode votar nem por si, nem por representante, nem em representao de outrem, quando, relativamente matria da deliberao, se encontre em situao de conflito de interesses com a sociedade. Este princpio geral concretizado nas alneas do 251. n. 1 que so meramente exemplificativas, mas so imperativas (251. n. 2). A jurisprudncia tem concretizado a clusula geral. O scio pode: tomar parte da sua eleio como gerente; tomar parte na fixao do seu vencimento na gerncia; tomar parte na aprovao das contas anuais, mesmo sendo scio-gerente; tomar parte na amortizao da prpria quota. O scio no pode votar a sua prpria excluso.

ASSEMBLEIA GERAL
As deliberaes so tomadas pela maioria dos votos emitidos, no se contanto as abstenes, salvo disposio diversa da lei ou do contrato (250 n. 3). Se se tratar da alterao do contrato de sociedade, a deliberao s pode ser tomada por maioria de trs quartos dos votos correspondentes ao capital social ou por um nmero ainda mais elevado de votos exigido pelo contrato de sociedade (265. n. 1). Aparentemente a lei permitiu para as sociedades por quotas o instituto da segunda convocatria, ou segunda data para a realizao da AG (249. n. 4), mas no se vislumbra grande utilidade. Para as deliberaes ordinrias no ser necessrio qurum constitutivo (248. n. 1 e 386. n. 1) pelo que dificilmente no se far a AG. Para as deliberaes de alterao do contrato de sociedade, mesmo com uma segunda data no se poder baixar o qurum constitutivo porque isso implicaria reduo simultnea do qurum deliberativo o que inaceitvel.

SOCIEDADES ANNIMAS

ESTRUTURA 278.
MODELO CLSSICO Conselho de administrao e conselho fiscal MODELO ANGL-SAXONICO Conselho de administrao, compreendendo uma comisso de auditoria e revisor oficial de contas (fiscalizao interna) MODELO GERMNICO Conselho de administrao executivo, conselho geral e de superviso e revisor oficial de contas (conselho geral e de superviso com poderes alargados, que no apenas de fiscalizao) Nas sociedades com capital inferior a 200.000 pode haver administrador nico (278. n. 2 e 390. n. 2) Pode haver fiscal nico (ROC), quando a sociedade, no emitente de valores mobilirios admitidos negociao em mercado regulamentado, no ultrapasse em dois anos consecutivos dois dos seguintes limites (278. n. 2 e 413.): balano de 100.000.000 euros; vendas liquidas e proveitos de 150.000.000 euros; mdia de 150 trabalhadores durante exerccio

ADMINISTRAO
A administrao gere as actividades da sociedade, devendo subordinar-se s deliberaes dos accionistas ou s intervenes do conselho fiscal e da comisso de auditoria apenas nos casos determinados por lei ou pelo contrato (art. 405. n. 1). Cabe administrao deliberar sobre qualquer assunto de administrao da sociedade, nomeadamente sobre as matrias elencadas no art. 406. (a AG tem competncia supletiva nas matrias no atribudas a outros rgos 373. n. 2) Pode existir delegao de certas matrias de administrao a um ou mais administradores, ficando de fora as matrias indicadas nas alneas a) a m) do 406. (407. n. 1 e n. 2) A gesto corrente da sociedade pode ser delegada num ou mais administradores ou numa comisso executiva, sem que tal exclua necessariamente os poderes e a responsabilidade dos restantes (407. n. 3 e n. 8). O conselho de administrao tem exclusivos e plenos poderes de representao da sociedade (art. 505. n. 2)

ADMINISTRAO
Os administradores podem ser scios ou estranhos (390. n. 3). Os administradores devem ser pessoas singulares com capacidade jurdica plena. Se for designada uma pessoa colectiva deve esta indicar uma pessoa singular para exercer o cargo em nome prprio (ambas as pessoas respondem solidariamente 390. n. 4) O contrato fixa o n. de administradores (390. n. 1 esta exigncia no parece compatvel com a mera delimitao de balizas, embora tal prtica seja comum)

ADMINISTRAO
A designao de administradores pode ser efectuada de seguinte modo: - Nomeao contratual, no incio da sociedade (391. n. 1); - Eleio pela assembleia geral (391. n. 1) - Substituio, cooptao ou designao pelo conselho fiscalou comisso de auditoria no caso de falta definitiva de um administrador (393.) - Designao judicial (394.) - Regras especiais de eleio a favor de minorias, se previsto no contrato (392): eleio isolada; designao directa pela minoria que votou contra a proposta vencedora. O administrador designado pelo prazo previsto no contrato, at 4 anos (este tambm o perodo supletivo art. 391. n. 3).

ADMINISTRAO
O conselho de administrao convocado, por escrito, com a antecedncia adequada, pelo seu presidente ou por 2 administradores (art. 410. n. 1 e n. 3) Qurum constitutivo composto pela maioria dos administradores (presentes ou representados) e as deliberaes so tomadas pela maioria dos votos (art. 410. n. 4 e n. 7). No parece possvel a absteno. O presidente pode ter voto de qualidade (tem, designadamente, nos conselhos com composio par art. 395. n. 3) So nulas as deliberaes (art. 411. n. 1): tomadas em conselho no convocado (salvo presena ou representao de todos); cujo contedo no esteja sujeito a deliberao deste rgo; cujo contedo seja ofensivo dos bons costumes ou de normas imperativas. So anulveis as deliberaes (art. 411. n. 2); que violem a lei e no caiba nulidade; violem o contrato de sociedade

ADMINISTRAO
A competncia para declarar nulas ou anular deliberaes do conselho de administrao reside no prprio rgo ou na AG (art. 412. n. 1). O prazo de 3 anos a contar da deliberao ou de 1 ano a contar do conhecimento da irregularidade (412. n. 1). Estes prazos no se aplicam se se tratar da apreciao pela AG de actos dos administradores. Podem solicitar tal apreciao qualquer administrador, membro do conselho fiscal ou accionista com direito de voto (412. n. 1). No ser possvel se a AG tiver ratificado a deliberao anulvel ou substitudo por uma deliberao sua a deliberao nula (art. 412. n. 3). discutida na doutrina e jurisprudncia a possibilidade destas deliberaes serem impugnveis judicialmente de modo directo. A lei no esclarece, mas parece tal faculdade ser de admitir.

ADMINISTRAO
Os poderes de representao dos administradores so exercidos conjuntamente, sendo necessria a interveno da maioria dos administradores (ou o numero menor fixado no contrato) para a vinculao da sociedade (408. n. 1). O contrato pode determinar a vinculao da sociedade com a interveno dos administradores-delegados, no limite da delegao (408. n. 2 e 407.) Mas, os actos dos administradores vinculam a sociedade (se agiram dentro dos poderes atribudos por lei), independentemente de eventuais limitaes resultantes do contrato ou de deliberao (409. n. 1). No entanto, a sociedade pode opor a terceiros as limitaes resultantes do seu objecto contratual se provar que o terceiro sabia (ou no podia ignorar) que o acto violava essa clusula, se entretanto a sociedade no assumiu por deliberao (expressa ou tcita) esse acto (409. n. 2).

ADMINISTRAO
O administrador no pode exercer actividade concorrente com a sociedade, em nome prprio ou alheio, excepto autorizao da sociedade (art. 398.n. 3) A suspenso do administrador fica a cargo do conselho fiscal ou comisso de auditoria nos termos do art. 400. A destituio de administrador livre, embora a destituio sem justa causa possa acarretar indemnizao em favor do administrador destitudo (403. n. 1 e n. 5). Existindo justa causa, o(s) accionista (s), com 10%, pode requerer a destituio judicial (403. n. 3) A destituio, sem justa causa, do administrador designado ao abrigo do 392. no pode produzir efeitos se tiverem votado contra accionistas com, pelo menos, 20% do capital (art. 403. n. 2)

ADMINISTRAO
A renncia do administrador um acto unilateral pelo qual se pe termo situao jurdica da administrao. Ser possvel a todo o tempo. Tem de ser comunicada por carta sociedade e um acto recipiendo (sem ter sido recebida pela sociedade no parece ser eficaz perante ela). Tem de ser dirigida ao presidente do conselho ou, no caso de ser este o renunciante, ao conselho fiscal ou comisso de auditoria (404. n. 1). A renncia torna-se efectiva no final do ms seguinte comunicao, salvo substituio anterior (404. n. 2).

FISCALIZAO
O rgo com competncia de fiscalizao diferente dependendo do modelo adoptado: conselho fiscal; comisso de auditoria (constituda por administradores no executivos); conselho geral e de superviso (tm um mbito de funes mais alargado que no apenas de fiscalizao)

O conselho fiscal pode ser substitudo por fiscal nico se:


No se tratar de sociedade emitente de valores mobilirios admitidos negociao em mercados regulamentados; No se tratar de sociedade que ultrapasse em dois anos consecutivos os seguintes limites: total de balano: 100 000 000 euros; total das vendas lquidas e outros proveitos: 150 000 000 euros; nmero de trabalhadores empregados em mdia durante o exerccio: 150; Mesmo atingindo os requisitos anteriores se for totalmente dominada por outra sociedade

FISCALIZAO
O fiscal nico deve ser ROC ou sociedades de ROCs (414. n. 1) O conselho fiscal deve conter um ROC, excepto nas hipteses referidas no art. 413. n. 1, al. b) e n. 2 (j existe um ROC externo ao rgo). Nesses casos deve incluir um membro independente, com curso superior adequado ao exerccio de funes (art. 414. n. 4 e n. 5) Todos os restantes membros devem ser pessoas singulares com capacidade jurdica plena e capacidade e experiencia adequadas (art. 414. n. 3). Esto tambm sujeitos s incompatibilidades do art. 414.-A. As incumbncias e poderes do rgo de fiscalizao encontram-se definidas no artigos 420., 420.-A, 421..

ASSEMBLEIA GERAL
A competncia da AG obedece a dois princpios (art. 373. n. 2): - competncia residual apenas as matrias atribudas por lei ou pelo contrato (ex. alterao do contrato, aprovao das contas, eleies para os rgos sociais que sejam sua incumbncia ver, respectivamente, 85. e 378.); - competncia supletiva as matrias que no estejam compreendidas nas atribuies de outros rgos. Nos termos do 373. n. 3, a AG s poder deliberar sobre matrias de gesto a pedido do rgo de administrao. Os accionistas s deliberam em AG regularmente convocada ou em assembleia universal (art. 373. n. 1 e 54.)

ASSEMBLEIA GERAL
A convocatria realizada pelo presidente da mesa da assembleia geral, mediante publicao (art. 377. n. 2). Os rgos de fiscalizao e o tribunal s assumem este poder quando a lei lhes confere (os primeiros apenas se o presidente da mesa no efectuar a convocatria 377. n. 7) Accionistas que detenham, pelo menos, 5% do capital podem solicitar a convocao da AG (ou a introduo de assuntos na ordem do dia art. 375. n. 2 e 378. n. 1). Se no respeitado h lugar convocao judicial de uma AG (375. n. 7 e 378. n. 4) O presidente da mesa preside tambm aos trabalhos Qualquer scio pode participar e intervir, salvo disposio em contrrio (379. n. 1 e n. 2). A representao de accionista no pode ser impedida (380 n. 1). Basta um documento escrito, assinado, dirigido ao presidente da mesa.

ASSEMBLEIA GERAL
Atribui-se um voto por cada aco, salvo disposio nos estatutos (384. n. 1). Quem no puder votar pode sempre reunir-se. Podem tambm ser introduzidas, nos estatutos, as limitaes do art. 384. n. 2. Os estatutos devem afastar ou regulamentar o voto por correspondncia (384. n. 9) proibido o voto plural (384. n. 5). O impedimento de voto por conflito de interesses est previsto no 384. n. 6: O accionista no pode votar, nem por si, nem por representante, nem em representao de outrem, quando a lei expressamente o proba e ainda () nas hipteses a seguir referidas. O elenco taxativo, embora a ltima alnea seja mais genrica.

ASSEMBLEIA GERAL
As deliberaes so tomadas pela maioria dos votos emitidos, no se contanto as abstenes, salvo disposio diversa da lei ou do contrato (386. n. 1). No se exige a presena de um especial qurum constitutivo. Se se tratar da alterao do contrato de sociedade, a deliberao s pode ser tomada, em 1 data, se presentes 1/3 do capital (383. n. 2), sendo a deliberao aprovada por dois teros dos votos emitidos (386. n. 3) Em 2 data prescinde-se de qurum constitutivo, mantendo-se o qurum deliberativo. Se, contudo, estiver presente metade do capital, a maioria exigida , somente, de maioria dos votos emitidos (386. n. 4) Na deliberao sobre designao dos titulares dos rgos sociais, se vrias listas, vence a mais votada (maioria relativa 386. n. 2) Qualquer referncia ao capital entende-se como capital votante para no paralisar a sociedade.

SOCIEDADES UNIPESSOAIS

SOCIEDADES UNIPESSOAIS
Existem duas possibilidades admitidas no CSC: Sociedades unipessoais por quotas; Sociedades unipessoais annimas (o scio nico tem de ser outra sociedade 488.) A SUQ pode ter como scio nico uma pessoa singular ou colectiva Pode ser inicial ou superveniente (pela concentrao das quotas num nico scio, e mediante declarao de transformao desse scio 270.-A n. 2 e n. 3) Cada pessoa singular s pode ser titular de uma SUQ e uma SUQ no pode ter como scio outra SUQ (270.-C)

SOCIEDADES UNIPESSOAIS
O scio nico exerce as competncias da AG, podendo, inclusivamente, nomear gerentes. Tais decises assumem natureza de deliberao e devem ser registadas em acta, assinada pelo scio nico (270.-E). Os contratos celebrados entre a SUQ e o seu scio devem prosseguir necessariamente o objecto social, devem respeitar, pelo menos, forma escrita, e devem estar disponveis para consulta para qualquer interessado, sob pena de nulidade (270.-F). A SUQ pode modificar-se me SQ com a cesso ou diviso de quota ou aumento de capital com entrada de novo scio. O documento que consigne a diviso, cesso ou aumento de capital titulo bastante para o registo. Deve tambm ser modificada a firma, retirando o elemento que a identifica como unipessoal (270.-D).

INVALIDADE DAS DELIBERAES

INVALIDADE DAS DELIBERAES


Nesta matria existem diferenas sensveis para o regime de invalidade dos negcios jurdicos previsto no direito civil, nomeadamente relacionados com a teoria dos actos sociais em cadeia: - princpio da conservao dos negcios jurdicos ou das deliberaes sociais - em regra, mesmo no que respeita contrariedade lei, a deliberao ser anulvel e no nula - os prazos de arguio podem ser diferentes, normalmente de durao inferior - existe o interesse geral de proteger os terceiros de boa f quando sejam directamente influenciados pela deliberao invlida ou por actos praticados em execuo da mesma

NULIDADE DAS DELIBERAES


ART. 56. CSC
a) Deliberao tomada em AG no convocada, salvo se todos os scios tiverem estado presentes ou representados o 56. n. 2 CSC acrescenta (de forma algo infeliz porque exagerada) o que deve ser considerado como AG no convocada - aviso convocatrio assinado por quem no tenha competncia (presidente da mesa ou, no seu impedimento, pelo secretrio nas SA e por um gerente nas SQ) - no constem desse aviso o dia, a hora e o local - reunio em dia, hora ou local diverso dos que constam do aviso - No haver nulidade se todos os scios tiverem estado presentes ou representados. No se exige que todos concordem em deliberar sobre determinado assunto como sucede no art. 54. quanto s assembleias universais (se estiverem todos, mas nem todos concordarem em deliberar sobre esse assunto, parece que a deliberao meramente anulvel e no nula obriga a que os interessados promovam a invalidade num prazo muito mais curto).

NULIDADE DAS DELIBERAES


ART. 56. CSC
b) Deliberao tomada mediante voto escrito sem que todos os scios com direito de voto tenham sido convidados a exercer esse direito, a no ser que todos tenham dado por escrito o seu voto c) Deliberaes cujo contedo no esteja, por natureza, sujeito a deliberao dos scios (ex. deliberaes sobre direitos extra-corporativos dos scios) d) Deliberaes cujo contedo, directamente ou por actos de outros rgos que determine ou permita, seja ofensivo dos bens costumes ou de preceitos legais que no possam ser derrogados, nem sequer por vontade unnime dos scios - a legislao societria conhece duas consequncias distintas para a violao de disposies legais. Apenas a violao das mais graves acarreta a nulidade da deliberao. Tratam-se de normas que tutelam interesses no disponveis pelo colectivo de scios, mas sim de terceiros, como os scios futuros ou os credores.

ANULABILIDADE DAS DELIBERAES


ART. 58. CSC
a) Deliberaes que violem o contrato ou a lei (nos casos em que no caiba nulidade): Este o critrio geral, a nulidade uma excepo Deliberaes abusivas: prossegue-se um interesse particular em detrimento da sociedade ou dos restantes scios (concepo mista, objectiva e subjectiva, e prova de resistncia) Deliberaes com falta de elementos mnimos de informao: so os elementos que devem ser colocados a dispor dos scios com determinada antecedncia e que dizem respeito ao assunto a discutir (menes exigidas pelo 377. n. 8 e informaes previstas 289. - ver art. 58. n. 4 CSC) - A sonegao de informao durante a prpria assembleia geral tambm causa de anulabilidade (214. n. 7 e 290. n. 3 CSC) - So tambm anulveis as deliberaes que aprovem contas irregulares, quando ao caso no couber nulidade (69. n. 2 CSC)

b)

c)

DELIBERAES INEFICAZES
A deliberao ineficaz quando apresenta todos os requisitos internos de validade, mas falta-lhe um requisito externo de eficcia, ou seja o consentimento de um ou mais scios (ou categoria de accionistas) O melhor exemplo desta realidade o da deliberao que limite ou derrogue direitos especiais (24. n. 5 e n. 6). Tal deliberao tomada sem o consentimento dos interessados vlida, mas ineficaz. Os interessados no tm de tomar qualquer providncia, a deliberao automaticamente ineficaz. Esta ineficcia absoluta (para todos), mesmo que falte o acordo de apenas um scio. A lei admite o consentimento expresso e tcito No h prazo de caducidade da deliberao, ser porventura conveniente renov-la se j tiver decorrido um perodo de tempo razovel.

ACO DE DECLARAO DE NULIDADE


O rgo de fiscalizao (se no houver substitudo pelo gerente 57. n. 4 e 60. n. 3 CSC) assume poderes nesta matria: deve dar a conhecer em AG a nulidade de qualquer deliberao anterior, com o objectivo desta ser renovada ou impugnada 57. n. 1 CSC. Se no houver renovao ou se a sociedade no for citada para a aco judicial no prazo de 2 meses, dever o rgo de fiscalizao promover imediatamente a declarao judicial de nulidade dessa deliberao (deve propor tambm um scio para representar a sociedade) 57. n. 2 e n. 3. No caso de aco proposta pelo rgo de fiscalizao ser a sociedade a suportar os encargos Atendendo a que a lei no atribui qualquer legitimidade activa em especial impugnao da deliberao nula, tem sido defendida a aplicao do 289. CC, de acordo com o qual a deliberao nula pode ser impugnada por qualquer interessado (mesmo que no seja scio) e a todo o tempo. A aco proposta contra a prpria sociedade que assume a posio de R (60. n. 1)

ACO DE ANULAO
Pode ser arguida pelo rgo de fiscalizao (se no houver substitudo pelo gerente 60. n. 3 CSC em qualquer dos casos cabe sociedade suportar os encargos com a aco 60. n. 3) ou qualquer scio desde que no tenha votado favoravelmente a deliberao social nem tenha, posteriormente, aprovado expressa ou tacitamente essa deliberao (votos contra, abstenes, ausentes) 59. n. 1 Se o voto foi secreto, o scio deve, na prpria assembleia ou perante notrio nos 5 dias seguintes (lavra meno do seu voto em certificado notarial art. 163. Cd. Not.) fazer consignar que votou contra, caso contrrio perde o direito de impugnar a deliberao 59. n. 6 A aco proposta contra a prpria sociedade que assume a posio de R (60. n. 1) O Autor tem um prazo de 30 dias a contar do encerramento da assembleia ou da data em que o scio teve conhecimento da deliberao se incidir sobre assunto que no constava da ordem do dia (59. n. 3)

EFICCIA DO CASO JULGADO


A sentena que declarar invlida uma deliberao eficaz para todos os scios e rgos da sociedade, mesmo que no tenham intervido na aco

A declarao de nulidade ou a anulao no prejudica os direitos adquiridos por terceiros de boa-f (o conhecimento da nulidade ou da anulabilidade exclui a boa-f), com fundamento em actos praticados em execuo da deliberao

RENOVAO DE DELIBERAES SOCIAIS


Princpio da conservao das deliberaes sempre que puderem ser renovadas sem a presena do vcio que levou invalidade. A renovao pode ou no ter eficcia retroactiva Podem ser renovveis todas as deliberaes anulveis, mediante nova deliberao, desde que a mesma no enferme do vcio da precedente (62. n. 2). O scio () que nisso tiver um interesse atendvel () pode obter anulao da 1 deliberao, relativamente ao perodo anterior deliberao renovatria, Tambm algumas deliberaes nulas (aquelas cujo vcio era de natureza formal tomadas em AG no convocada ou por voto escrito sem consulta prvia) podem ser renovadas, uma vez que o vicio formal de fcil correco numa deliberao posterior. A esta deliberao pode ser atribuda eficcia retroactiva (62. n. 1). Num processo de invalidao de deliberao pode o tribunal conceder um prazo R (sociedade) a requerimento desta para renovar a deliberao (62. n. 3).

SUSPENSO DE DELIBERAES INVLIDAS


Regulado nos artigos 396. e 397. CPC, existe um prazo de 10 dias a contar da AG se convocada, ou do data do conhecimento da deliberao se AG no convocada O requerimento deve demonstrar que a execuo da deliberao pode causar um dano aprecivel (396. n. 1 e 381. n. 1 CPC), e deve ser instrudo com uma cpia da acta da AG relativa deliberao (396. n. 2 CPC). A acta deve ser disponibilizada ao scio no prazo de 24 h, caso contrrio a citao da sociedade feita com a cominao de que a contestao no ser recebida sem o documento em falta. Logo a partir da citao no podem os rgos da sociedade executar a deliberao, at ao momento em que seja apreciado o pedido de suspenso (397. n. 3 CPC) A providncia cautelar pode deixar de ser decretada se o prejuzo resultante da suspenso for superior ao que pode decorrer da sua execuo (397. n. 2 CPC). O procedimento cautelar depende da aco principal pelo que esta deve ser proposta no prazo de 30 dias [a contar da deliberao se for anulvel j que este prazo no suspende com a interposio da providencia -, a contar da deciso do procedimento cautelar se for nula 389. n. 1, al.a)CPC]. Caso contrrio a providncia vai caducar - 389. n. 1, al.a) CPC.

PROCEDIMENTO JUDICIAIS E REGISTO


As aces de declarao de nulidade ou anulao de deliberaes sociais, bem como os procedimentos cautelares de suspenso esto sujeitos a registo [9, al. e) CRCom]. S depois do registo podem essas medidas judiciais ser apostas a terceiros O registo deve ser promovido pelo autor da aco ou pelo requerente da providncia, trata-se de um registo provisrio por natureza [64. n. 1, al. n)], sem prazo de caducidade (65. n. 3 CRCom) e efectuado com base em certido do teor do articulado ou em duplicado deste com nota de entrada na secretria judicial (43. CRCom). A lei considera que o registo obrigatrio (15. n. 5 CRCom), uma vez que sem prova da requisio do registo a aco judicial no pode prosseguir aps a fase de articulados e a deciso do procedimento cautelar no pode ser proferida (168. n. 5 CSC) Se a aco ou suspenso procederem deve o registo ser efectuado no prazo de 2 meses a contar do transito em julgado da deciso (15. n. 6 CRCom). Se no procederem h lugar ao cancelamento do registo provisrio, com base em certido da sentena transitada em julgado (44. n. 4 CRCom)

TRIBUNAL COMPETENTE
A competncia para apreciar as deliberaes sociais pertence aos Tribunais de Comrcio [arts. 78, al. e) e 89. Lei de Organizao e Funcionamento dos Tribunais Judiciais] A competncia destes tribunais est prevista no art. 89. n. 1 Lei de Organizao e Funcionamento dos Tribunais Judiciais [as aces em causa esto reguladas na alnea c) e d) do mesmo preceito]. Para as aces judiciais que no estejam neste artigo continuaram a ser competentes os tribunais civis.

You might also like