You are on page 1of 4

Colgio Portugal

__________________________________________________
PERSONAGENS

O Principezinho

O PRINCIPEZINHO O pequeno prncipe vem do asteride B612, um pequeno planeta no espao. Parte do seu planeta em busca de conhecimento e sabedoria e tambm para se afastar da sua flor. Viaja por sete planetas e no ltimo, a Terra, ele aprende com a raposa o segredo da vida e ensina o narrador que temos de ser responsveis por aquilo que cativamos. O pequeno prncipe representa a inocncia e a pureza. Quando visita as personagens nos planetas, ele no consegue perceb-las e pensa que so muito esquisitas. No entende porque que o homem de negcios conta as estrelas uma vez que ele no faz nada com elas, apenas as possui. Tambm no percebe porque que a sua flor efmera e que a perder algum dia porque ela morrer. Estas verdades mantm-se pouco claras durante a sua viagem porque o principezinho inocente, no consegue ver a realidade do mundo sua volta nem consegue compreender a mentalidade dos adultos. Quando encontra a serpente, esta no lhe morde porque ele to puro. O principezinho, no sabendo o perigo que a serpente representa, fala com ela tal como fez com a raposa. A sua mente ainda no est adulterada pelo mal, dinheiro, ganncia tal como a mente dos adultos. Alm do mais, ele consegue ver o que os adultos no vem. Por exemplo, finalmente percebe a importncia da flor porque ela nica para ele assim como ele para ela. Ento, ele deve proteg-la e acarinh-la. Os adultos no compreendem as coisas assim: eles no sabem porque que uma flor deve ser to importante como o dinheiro ou fama, nem se importam que uma flor morra ou que as estrelas chorem. O principezinho traz ao narrador memrias de infncia que este h muito esqueceu. Ele ensina o narrador a ser responsvel por aqueles que amamos e cativamos que se tornam nicos, a ver com o corao, a despertar a criana que ainda existia dentro dele. O pequeno prncipe tambm nos ensina que as melhores coisas do mundo no so necessariamente as mais caras, as mais raras, mas as coisas mais simples que vemos e das quais gostamos no nosso dia a dia.

NARRADOR O narrador adora desenhar mas abandonou os desenhos quando tinha seis anos porque ningum os compreendeu. Ento, decidiu tornar-se piloto. Quando encontra o principezinho no deserto, ele aprende com este os segredos simples da vida, h muito esquecidos. Atravs da experincia com o pequeno prncipe, o narrador v a diferena entre crianas e adultos e encontra a criana dentro dele. A relao entre o narrador e o principezinho torna-se uma viagem fantstica atravs do universo infantil e de tudo o que bom e verdadeiro. medida que o narrador comea a gostar do principezinho, ele descobre tambm as verdades que estiveram escondidas durante grande parte da sua vida. Uma parte dele que h muito perdera foi recuperada pela pureza do principezinho.

A FLOR A flor vive no planeta do principezinho. Ela vaidosa e exigente, pensando que o mundo gira volta dela. Aborrece constantemente o principezinho e pede-lhe que tome bem conta dela. Contudo, ama o pequeno prncipe e, apesar da sua arrogncia, quando o principezinho abandona o planeta, fica muito triste e pensa ter sido a causadora da sua partida. A flor para o principezinho o seu tesouro, o essencial que s podemos ver com o corao. quando perdemos o que nico que compreendemos a sua importncia nas nossas vidas.
9 Ano

________________________________________________________ Prof.

Laura Almeida

Colgio Portugal

__________________________________________________

O Principezinho

A RAPOSA A raposa uma criatura muito sbia. Ela sabe o segredo da vida que d de presente ao principezinho: o essencial invisvel aos olhos, s podemos ver bem com o corao. Quando o v pela primeira vez, fica tmida e envergonhada, mas depois sente-se capaz de sacrificar a sua liberdade para que o principezinho a cative. A raposa sente que quando o principezinho a cativar, ela ficar feliz porque j no ser igual s outras raposas que ele encontrar; sero nicos um para o outro.

O REI O rei muito arrogante, egocntrico e tem-se em alta conta. Contudo, a sua superioridade s lhe traz solido e faz com que todos se afastem dele. Acredita que governa o universo incluindo as estrelas e os planetas. Pensa que sabe tudo e possui tudo, mas na verdade muito ignorante sobre o mundo que est para alm do seu minsculo planeta. O principezinho visita-o mas ele logo o classifica como seu sbdito, dando-lhe as suas ridculas ordens. O rei representa as pessoas da nossa sociedade que se julgam seres superiores. No ouvem as opinies dos outros e no pensam nas consequncias dos seus actos. No fim, tudo o que conseguem o desrespeito em vez do respeito que eles acreditam que merecem. Claro que o pequeno prncipe julga-o muito tolo porque ningum pode governar todo o universo.

O VAIDOSO O vaidoso quer a ateno toda para ele e pede ao pequeno prncipe que o aplauda sempre que ele agradecer tirando o chapu. Considera-se a pessoa mais maravilhosa e admirada do mundo e adora elogios. O vaidoso como uma pessoa cega que no consegue ver a beleza do mundo porque est demasiado extasiada consigo prpria. Para uma pessoa ser respeitada e admirada, necessrio que d a sua contribuio ao mundo ou que faa a diferena na vida de algum. O vaidoso no faz uma coisa nem outra. Vive uma vida sem sentido porque acredita plenamente que a pessoa mais maravilhosa do mundo, embora no tenha feito nada para construir a sua reputao. No se pode julgar uma pessoa pela aparncia ou pela forma como fala, mas pelas coisas que faz ou no faz.

O BBADO O bbado uma pessoa triste e solitria que vive s num pequeno planeta. Ele bebe para esquecer que tem vergonha de beber. um crculo vicioso. Representa a dependncia, qualquer vcio e incapacidade para mudar.

O HOMEM DE NEGCIOS O homem de negcios representa o perfeito adulto porque a sua nica preocupao os nmeros. muito srio. Ele trabalha o tempo todo contando as estrelas que possui e detesta distraces. Representa a obsesso pela riqueza, a ambio pela posse de bens materiais.

9 Ano

________________________________________________________ Prof.

Laura Almeida

Colgio Portugal

__________________________________________________

O Principezinho

O ACENDEDOR DE CANDEEIROS O acendedor de candeeiros acende e apaga os candeeiros do seu planeta. Apesar de o principezinho considerar til a sua ocupao, esta simboliza o absurdo, a inadaptao mudana, o cumprimento de ordens sem questionar.

O GEGRAFO O gegrafo desenha mapas no atlas. o sbio que desconhece o seu prprio planeta. Ele pede ao principezinho que descreva o seu planeta para que possa desenh-lo porque o considera um explorador mas quando o pequeno prncipe lhe fala sobre a sua flor, ele diz-lhe que no pode desenh-la porque as flores so efmeras, ou seja, no duram para sempre, e o gegrafo s anota coisas eternas. aqui que o principezinho toma conscincia que a sua flor est sozinha e pode morrer.

O MERCADOR O mercador vende plulas que substituem a gua. Se uma pessoa tiver sede, toma a plula e no ser preciso beber gua. Fazendo isto, as pessoas pouparo 53 minutos todos os dias. O principezinho pensa que isto ridculo e pensa que se tivesse 53 minutos, iria a uma fonte de gua fresca. Simboliza o artificialismo dos homens.

O AGULHEIRO Esta pessoa envia os comboios para diferentes direces. Ele diz que as crianas tm sorte porque sabem o que procuram, ao contrrio dos adultos, que viajam de lugar para lugar constantemente procura de coisas. Representa a eterna insatisfao dos homens.

9 Ano

________________________________________________________ Prof.

Laura Almeida

Colgio Portugal

__________________________________________________

O Principezinho

SIMBOLISMO
NMEROS 6 "Uma vez, tinha eu seis anos"; ... at que, h seis anos ..." (Cap. I). So seis os planetas visitados. O nmero seis tem um significado ambivalente que lhe advm de ser 3 + 3 ou 2 x 3. Pode pender para o bem ou para o mal, para a unio com Deus e para a revolta. , pois, um nmero contraditrio. ainda na Bblia o nmero da criao: Deus criou o mundo em seis dias. "O stimo planeta foi, pois, a Terra." Segundo a civilizao crist, o nmero da totalidade porque a soma de trs, nmero divino, e de quatro, nmero simblico dos seres criados por Deus. , portanto, o smbolo da totalidade do tempo e do espao. "Era o oitavo dia da minha avaria no deserto ." , universalmente, o nmero do equilbrio csmico e tambm da justia. No ser indiferente a este significado o seu desenho grfico (o zero o smbolo de todas as potencialidades = o ovo.) "E, sempre a andar, vim a descobrir o poo ao nascer do dia. " o nmero da plenitude, simbolizando o nmero da gestao (a criana est nove meses em gestao no ventre materno), o coroamento de todos os esforos e o concluir de uma criao. , pois, o nmero do sucesso. Universalmente, o smbolo da vida e da morte. Sem gua, no h vida.

A GUA O POO

Ligado agua, simboliza a fonte da vida; ligado a uma procura intelectual, simboliza o alcance do conhecimento; ligado profundidade, significa o silncio e o segredo da sabedoria; ligado conscincia, significa o mais profundo do ser humano ou mesmo o prprio ser humano. um smbolo complexo. Significa a solido do ser humano, o espao das provas a que est sujeito, a esterilidade (no tem gua), a necessidade da ajuda de Deus para se vencerem as provas, o local da contemplao e da revelao.

O DESERTO

9 Ano

________________________________________________________ Prof.

Laura Almeida

You might also like