You are on page 1of 2

O Sistema Solar fica num dos braos da Via-Lctea. Ele formado pelo Sol a nica estrel a, e mais de 1.

.700 corpos celestes menores, entre cometas, asterides, e os planet as com seus satlites. Pela ordem de distncia do Sol os planetas so: Mercrio, Vnus, Te rra, Marte, Jpiter, Saturno, Urano e Netuno. Pluto, que era considerado um planeta , foi "rebaixado" na sua classificao astronmica. Os quatro primeiros planetas em ordem de afastamento do Sol so rochosos. Mercrio, o mais prximo, o oitavo em tamanho do sistema solar. O seu dia (rotao em torno do p rprio eixo) dura 58 dias e 16 horas terrestres e seu ano (translao) possui 87,97 di as terrestres. o mais veloz dos planetas, recebendo sete vezes mais luz que a Te rra. No possui satlite, sua atmosfera rarefeita, tem um relevo rochoso, cheio de crater as e muito rido. Sua temperatura pode chegar a mais de 400C no lado voltado para o Sol e no seu lado oposto a temperatura pode variar para 180C abaixo de zero. Embora seja um planeta, Vnus conhecido como Vsper ou ainda Estrela d'Alva ou Vespe rtina, pois visvel a olho nu tarde ou ao amanhecer. O segundo planeta mais prximo do Sol o sexto em tamanho - quase o mesmo da Terra. No possui satlite, sua atmosfe ra formada principalmente por gs carbnico e cido sulfrico, que criam um efeito estuf a no planeta. Seu relevo rochoso e vulcnico. Sua volta ao redor do Sol leva 224,7 dias terrestres. O seu dia, ou uma volta em torno de seu prprio eixo, leva 243,0 1 dias terrestres.

O planeta azul e o vermelho O terceiro em afastamento do Sol, e quinto maior em tamanho, a Terra o nico que p ossui gua na forma lquida e tem o ar rico em nitrognio e oxignio. A combinao desses tr elementos gerou vida no planeta. Seu relevo rochoso, formado por placas que se deslocam em volta do globo em funo das altas temperaturas geradas no seu interior. As temperaturas da superfcie variam de -70C a 55C. Possui um satlite: a Lua. A durao d o seu dia (rotao) de 23 horas e 56 minutos (aproximadamente 24 horas) a durao do seu ano (translao) de 365 dias e 6 horas (possui ano bissexto para incorporar as 6 ho ras que sobram a cada quatro anos). Conhecido como o Planeta Vermelho por causa da colorao vermelha-ferrugem, Marte o quarto do Sistema Solar. Com montanhas, desertos, calotas polares, vulces, desfil adeiros e atmosfera rarefeita, as temperaturas variam entre -120.C a 25.C. Sua tra nslao equivale a 686,98 dias terrestres, e a rotao dura 24 horas e 37 minutos. Possu i dois satlites: Fobos e Deimos. Em seguida, existem os gigantes gasosos, planetas de atmosfera densa sem superfci e rochosa. Gigantes gasosos Jpiter o maior planeta do Sistema Solar. Dentro dele caberiam 11 Terras. Acredita -se que ele represente 70% de toda a matria que gira em torno do Sol. Sua tempera tura de -150.C, com ventos de 500 km por hora. Translao de 11 anos e 315 dias terre stres, rotao de 9 horas e 56 minutos. Possui 39 luas ou satlites e trs anis formados por poeira e pedaos de rochas. Saturno o segundo maior planeta e sexto em afastamento do Sol. Gasoso, rodeado p or 7 anis e bilhes de outros menores feitos de cristais de gelo e rocha. Foi o pri meiro planeta a ser identificado pelos povos antigos. Temperatura de -150C e vent os de at 1.500 km por hora. Translao de 29 anos e 6 meses terrestres, rotao de 10 hor as e 15 minutos. Possui 23 satlites. J Urano o stimo planeta do Sistema Solar, conhecido como planeta verde-azulado dev ido composio de sua atmosfera: hidrognio, hlio e um pouco de metano. Seu eixo bastan te inclinado, o que faz com que seu giro em volta do Sol seja feito de lado (dei

tado) netas de 12 e 10

praticamente horizontal. Sua rotao sobre seu eixo de 98 em relao aos outros pla (a inclinao da Terra de 23). Sua translao 84 anos e 4 dias terrestres, e a rot horas e 14 minutos. Temperatura aproximadamente de -216C. Possui 21 satlites anis.

Cada vez mais longe do Sol O ltimo dos gigantes gasosos Netuno: o oitavo planeta do Sistema Solar o quarto e m tamanho e possui oito satlites naturais e cinco anis. O planeta azul: tem atmosf era de hidrognio, um pouco de hlio e metano. As manchas escuras e nuvens brilhante s so formadas a partir das tempestades e ventos fortssimos, de at 2.000 km/h. A tem peratura de -214.C. Sua translao dura aproximadamente 165 anos terrestres e sua rot ao de 16 horas e 7 minutos. O rochoso Pluto perdeu sua condio de planeta depois de intensas discusses no encontr o da Unio Astronmica Internacional em agosto de 2006. Mais distante do Sol e at ento o menor planeta do Sistema Solar, Pluto possui uma lua chamada Caronte que gira quase colada a ele e que quase o iguala em tamanho. A superfcie de Pluto composta de rochas e gelo, parecendo uma bola de metano e gua. Temperatura de -220.C. Sua rotao leva 6 dias e 9 Sua rbita ao redor do Sol de 248 anos e 6 meses. Nesse trajeto ele elipse longa e estreita, o que o leva a cruzar com a rbita de Netuno. ificidades contriburam para que ele perdesse a condio de planeta. de neve gigante horas terrestres. descreve uma Essas espec

Movimento e magnitude A maioria dos planetas e satlites no foi vista ou classificada pelos cientistas. A essa altura, voc j sabe que os satlites so corpos celestes de pequeno tamanho que g iram em torno de outros corpos maiores e apresentam, geralmente, trs movimentos: rotao, revoluo e translao. A rotao ocorre quando o satlite gira em volta do seu prprio eixo. A Lua leva, aproxi madamente 28 dias para fazer seu movimento de rotao e 365 dias e 6 horas para comp letar sua translao, ou seja, uma volta ao redor do Sol. O movimento de revoluo ocorr e quando o satlite gira ao redor do seu planeta. A Lua faz esse movimento em 28 d ias aproximadamente. As estrelas so corpos celestes que tm luz prpria. O brilho recebe o nome de "magnit ude" e usado para a classificao. Por exemplo, o Sol uma estrela de quinta magnitud e. As constelaes e o Zodaco A unio de grupos de estrelas foi chamada de constelao pelos povos da Antiguidade. P ara eles, cada constelao formava um desenho no cu e 12 delas foram batizadas de aco rdo com representaes de animais ou lendas dessas civilizaes, o Zodaco. Hoje so conheci das 88 constelaes. No Brasil e em todo o Hemisfrio Sul, podemos observar a constelao do Cruzeiro do Su l, um conjunto de estrelas em forma de cruz, do qual a mais brilhante a de Magal hes. Usamos o Cruzeiro do Sul como referncia para localizar o ponto cardeal Sul. N o Hemisfrio Norte, a constelao da Ursa Menor, identificada pela estrela Ursa Polar, indica o ponto cardeal Norte.

You might also like