You are on page 1of 29

A biografia e sua instrumentalidade educativa

Jonaedson Carino*

RESUMO: O presente artigo trata do gnero biografia, associando-o educao por meio de um pressuposto: o de que as construes biogrficas contm uma instrumentalidade educativa, podendo ser apreciadas no contexto de uma pedagogia do exemplo. Parte integrante dos estudos de seu autor que culminaram em tese de doutoramento na UFRJ, o trabalho contm uma sntese histrica da trajetria do gnero biogrfico segundo periodizao proposta por Madelnat, alm de apresentar uma fundamentao terica de anlise das biografias apoiada, especialmente, em Wilhelm Dilthey. O artigo pretende, ainda, destacar a pertinncia e a relevncia do estudo das construes biogrficas, notadamente em sua relao com a educao.

Palavras-chave: Biografia, exemplaridade, vida, educao

Introduo
Biografias fascinam. Raros so os que se quedam indiferentes diante das vicissitudes de uma vida. Poucos conseguem manter-se alheios a embates, fracassos e vitrias vividos nas existncias alheias. Mesmo os detratores do gnero traem seu aparente desinteresse: geralmente sua crtica dirige-se menos aos males intrnsecos aos perfis biogrficos do que a seu papel de instrumento de um odioso individualismo.

Professor Adjunto na Faculdade de Educao da UERJ e no Mestrado em Educao da Universidade Catlica de Petrpolis.

Educao & Sociedade, ano XX, n 67,Agosto/99

153

Quanto ao sucesso das narrativas de vida, inegvel, posto que se mantm em evidncia h mais de 2.000 anos. Desde os tempos do neoplatnico Damaskios, no sculo V a.C., a quem se atribui a cunhagem da palavra biografia (de bios, vida e grphein, escrever, descrever, desenhar), a narrativa de trajetrias individuais permanece em destaque, suscitando interesse, quaisquer que sejam sua forma ou as intenes que motivam sua elaborao. Por que fascinam as biografias? Antes, talvez se devesse perguntar: por que fascinam as trajetrias individuais? A fascinao no advm da singularidade? Provavelmente. Cada vida una, indivisvel, irrepetvel, intransmissvel.1 O fascnio pelo Uno ancestral, remonta s origens da prpria Filosofia. O Uno contraposto ao Mltiplo gerou elucubraes situadas na base de todos os esforos metafsicos. Desde os filsofos denominados pr-socrticos, essa mstica do Uno foi transformada em motivo de reflexo acerca da natureza do universo: o Uno seria a propriedade de tudo que , do universo como Unidade. Opondo-se ao Mltiplo, que iluso e opinio, o Uno seria verdade, simplicidade, uniformidade e identidade pura. Biografar , pois, descrever a trajetria nica de um ser nico, original e irrepetvel; 2 traar-lhe a identidade refletida em atos e palavras; cunhar-lhe a vida pelo testemunho de outrem; interpretlo, reconstru-lo, quase sempre reviv-lo. O mistrio do singular , tambm, fortssimo como elemento constitutivo do imaginrio cultural de qualquer sociedade ou mesmo civilizao. Deus, suprema sntese, no seria O Uno, O Singular? Mas a fascinao biogrfica tem um aspecto muito interessante, ao qual se pretende dedicar estas reflexes. Trata-se do que se poderia denominar sua instrumentalidade educativa . No se biografa em vo. Biografa-se com finalidades precisas: exaltar, criticar, demolir, descobrir, renegar, apologizar, reabilitar, santificar, dessacralizar. Tais finalidades e intenes fazem com que retratar vidas, experincias singulares, trajetrias individuais transforme-se, intencionalmente ou no, numa pedagogia do exemplo. A fora educativa de um relato biogrfico inegvel. H outro aspecto tanto mais significativo quanto intrigante, afim das presentes reflexes. Seria de esperar que, no interior do relato biogrfico, as experincias formativas adquirissem relevncia. Curiosamente, no isso que se observa. Compulsando-se biografias, v-se que a

154

Educao & Sociedade, ano XX, n 67, Agosto/99

formao sistemtica dos biografados relegada a segundo plano. Agese, regra geral, como se os biografados fossem seres auto-suficientes, autodidatas empedernidos, em cuja genialidade intrnseca se situaria a fonte de seu futuro sucesso (que traduzido como fracasso moral, no caso dos exemplos negativos). Somente o exame do gnero e de seus exemplos concretos poder fornecer explicao para esse aparente descaso dos bigrafos em relao fase de educao na vida de seus biografados. Estas reflexes postulam, portanto, a importncia do estudo da biografia como veculo educativo. Elas integram estudo mais amplo constitutivo de tese de doutorado defendida pelo autor no programa de ps-graduao em educao da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no eixo temtico Pensamento educacional brasileiro. 3 No se encontram na literatura educacional brasileira estudos sobre as biografias do ponto de vista ora proposto. H um nmero grande de bigrafos para uma multido de biografados. Existem competentes anlises de vidas e de obras, sobretudo no campo da literatura. Encontram-se vrios estudos exemplares, verdadeiros marcos bibliogr4 ficos sobre o tema. Porm, o aspecto da exemplaridade educativa nunca foi enfatizado. Bigrafos raramente assumem seu papel de instrumentos da educao, ou pelo menos no apresentam esse papel de forma consciente e lcida. Embora as apologias proliferem, seus autores preferem tentar esconder-se (sem xito) por detrs de uma pretensa neutralidade. Quando a admirao pelos biografados forte a ponto de tornar-se incontrolvel, os bigrafos preferem renunciar a qualquer distanciamento crtico e deixam-se levar, satisfeitos e gozosos, pelas ondas arrebatadoras de sua paixo, tornando-se cegos (como qualquer apaixonado) e chegando muitas vezes a naufragar no ridculo. Em verdade, o que fazem so hagiografias, cuidando, eles mesmos, de canonizar seus biografados. A questo proposta estabelecer seu papel educativo exigir, obviamente, a anlise emprica das biografias. Mas, antes disso, necessrio estabelecer parmetros ou mesmo um modelo de anlise. Essa a tarefa que foi levada a efeito na tese j referida, desenvolvida em trs campos de estudo: a) um estudo histrico do gnero biografia, com suas transformaes ao longo do tempo; b) o exame de problemas contidos na construo biogrfica, especialmente daqueles que sirvam para a aproximao com o aspecto educativo das biografias; e c) a tentativa de construo de par-

Educao & Sociedade, ano XX, n 67,Agosto/99

155

metros ou de um modelo de anlise que permita o exame das biografias em sua instrumentalidade educativa. O presente artigo levanta algumas questes e alguns problemas, bem como faz a introduo de textos que serviram de fundamentao terica para a anlise empreendida na tese j mencionada.

Consideraes de ordem histrica


A gnese da forma de relato denominada biografia, situada na Antigidade, est bem configurada. Conforme acentua Dilthey (1945, p. 317), representa um marco nessa forma de expresso:

O conhecimento da natureza e o valor da individualidade foram se desenrolando pouco a pouco na humanidade europia. Scrates o primeiro a tomar conscincia do processo moral dentro de si mesmo, o que torna possvel o desenvolvimento da pessoa unitria. O conhece-te a ti mesmo orienta-se, em primeiro lugar, ao uniforme da natureza humana, porm, desta, que nele oferecia validez universal e que elevou luz do saber, teria de separar-se o poderoso, o insondvel, que designava como demnio, e que, sem dvida, pertencia profundidade da subjetividade. A partir de ento, Scrates converteu-se, para seus discpulos, para os esticos, Montaigne, etc., no tipo da reverso do pensamento s profundidades da pessoa.

Jaeger (1979, p. 498) acentuara esse caminho na direo da interioridade, que vai singularizar cada homem: A experincia da alma como fonte dos supremos valores humanos deu existncia aquele jeito de interioridade, caracterstico dos ltimos tempos da Antigidade. A virtude e a felicidade deslocaram-se, assim, para o interior do Homem. A prpria questo da vida, numa dimenso mais ampla alm do nvel biolgico, e a questo de seu sentido so tratadas pelos gregos, tendo Scrates como o exemplo supremo:

Foi o apelo de Scrates ao cuidado da alma que realmente levou o esprito grego a romper caminho em direo nova forma

156

Educao & Sociedade, ano XX, n 67, Agosto/99

de vida. Se o conceito de vida, do bios (que designa a existncia humana, no como um simples processo temporal, mas como uma unidade plstica cheia de sentido, como uma forma consciente de vida) ocupa doravante uma posio de to grande relevo na filosofia e na tica, vida real do prprio Scrates que, numa parte muito considervel, isso se deve. A sua vida foi uma antecipao do novo bios, baseado integralmente no valor interior do Homem. (Idem, p. 499)

Essa longa, persistente e bem-sucedida trajetria da busca do valor da individualidade estar sujeita s vicissitudes histricas. Sua forma e seu contedo adaptar-se-o s condies do tempo e do espao em que forem produzidos. Tal expresso de maleabilidade digna de nota, se levado em conta o vis educativo: tempos hericos exigem a biografia de heris; tempos romnticos exigem que as vidas retratadas exibam romantismo; pocas histricas regidas pelo condo da f exigem que as biografias sejam hagiografias, retratando a pureza e a retido de santos. Conforme assinala Madlenat (1984, p. 32), a histria da biografia ento a histria de seus recomeos sucessivos, de suas adaptaes s novas imagens do homem. Eis, portanto, uma insuspeitada vocao do gnero biogrfico: instrumento de uma antropologia filosfica. Por intermdio das biografias retratos, mais ou menos, fiis de homens na concretude de suas vidas ser possvel, talvez, responder crucial pergunta que define esse campo especializado de investigao filosfica: Que o homem? Porm, mais especificamente, do ponto de vista educacional, interessa tom-las como reflexos das imagens do homem. E o que significa educao, em sua natureza teleolgica, seno a criao de imagens modelares com base nas quais a atividade educativa perseguir os tipos de homens que se deseja forjar? Periodizaes histricas so sempre problemticas. Raramente se consegue justificar convincentemente as mudanas de um perodo para outro. A fluidez dessas fronteiras constrange, sobretudo quando fatos e eventos histricos insistem em ser refratrios ao enquadramento rgido em uma dada poca. necessrio tom-los mesmo em sua fluidez, nica forma de aproveit-los como excees que justificam a regra. O caso das biografias tem um agravante: trata-se da representao de vidas de indivduos, as quais, em sua singularidade, sero tanto

Educao & Sociedade, ano XX, n 67,Agosto/99

157

efeito quanto causa das transformaes ocorridas em sua poca histrica. Encontr-las resistentes ao rgido enquadramento terico que define as caractersticas de um dado perodo histrico, longe de ser um mal, um bem, metodologicamente falando a prova definitiva do dinamismo, da riqueza e da complexidade das vidas, de sua capacidade de fazer a histria. Mas, por outro lado, negar seu condicionamento ao esprito do tempo, de que fala Dilthey, implicaria, alm de negar o bvio, tornar impossvel o enquadramento das histrias de vida no fluxo mais amplo da histria, com seus quadros tericos, suas amplas periodizaes, sua luta, enfim, para escapar do relativismo e do subjetivismo e sair em busca de uma base cientfica de generalizao. Incapaz de acompanhar e aproveitar toda a riqueza das singularidades, a investigao humana tem de estabelecer parmetros explicativos. Para fazer isso e, ao mesmo tempo, tentar fugir s periodizaes estritas, em sua anlise do gnero literrio, Madelnat ( op. cit. ) optou por uma alternativa metodolgica: trata-se da adoo da teoria dos paradigmas, proposta por Thomas Kuhn (1970) em seu estudo clssico sobre a histria da cincia. Segundo a teoria de Kuhn, existem quadros explicativos, correspondentes a perodos mais ou menos longos. Durante tais perodos, imperam os paradigmas, que so, no sentido amplo, conjuntos de crenas, de valores reconhecidos e de tcnicas comuns aos membros de um grupo. No caso da cincia, conforme afirma Kuhn, estabelece-se a normalidade, que um esquema ou modelo aceito, a partir do qual tanto as teorias quanto as prticas so estabelecidas, testadas e confirmadas; no qual as solues de problemas, bem como as regras de observao e interpretao so definidas. As mudanas (revolues cientficas, como as denominou Kuhn) dependem da superao do paradigma estabelecido. Assim, a anlise aristotlica do movimento, o cmputo da posio dos planetas, de Ptolomeu, ou a matematizao do campo magntico, levada a efeito por Maxwell, so exemplos de paradigmas, que o tempo, no desenvolvimento da cincia, se encarregou de superar e substituir por outros paradigmas. Madelnat transporta a teoria dos paradigmas para a histria do gnero biogrfico. Segundo afirma, possvel identificar paradigmas que, ao longo dessa histria, conformam trs perodos: o clssico, o romntico e o moderno. As biografias adquirem certas caractersticas do paradigma a que correspondem, fazendo com que os relatos de vidas

158

Educao & Sociedade, ano XX, n 67, Agosto/99

ressaltem este ou aquele aspecto, em que o estilo de narrao seja tal ou qual, em que a forma do relato obedea a determinados padres, abandonando outros. Vale ressaltar, aqui, um outro aspecto, no abordado por Madelnat, mas que crucial para o desenvolvimento da argumentao em favor da instrumentalidade educativa das biografias. Trata-se do fato de que as prprias vidas dos biografados tanto assimilam quanto resistem aos paradigmas, traduzveis na expectativa da sociedade em relao a seu comportamento. Desse modo, uma vida vivida de forma iconoclasta em relao s regras paradigmticas estabelecidas ganha interesse biogrfico. Vidas vividas na sensaboria da rotina no so biografveis. Do ponto de vista da instrumentalidade educativa, essas vidas marcantes, diferentes so decisivas: elas que possibilitaro a construo de modelos de conduta revolucionrios (para utilizar a terminologia de Kuhn) em face dos modelos estabelecidos pelo paradigma vigente. Por outro lado, vidas podem ser marcantes igualmente na defesa do paradigma estabelecido, o que significa que tambm so valiosas como instrumentos educativos, para resistir a um modelo educativo, quando este, contrariando a essncia transformadora da educao, sua capacidade de dar guarida renovao representada pelos novos seres que ingressam no mundo, se torna conservador, tradicionalista e resistente s mudanas e inovaes. O primeiro paradigma, denominado por Madlenat clssico, estende-se da Antigidade ao sculo XVIII. O perodo longo, e vrias so as transformaes por que passa o gnero biogrfico. No obstante, algumas caractersticas gerais se destacam: o relato a descrio da vida suplanta a representao; mas a estilizao dos eventos reais vlida, para que o relato biogrfico surta os efeitos desejveis em face de uma instrumentalidade poltica, moral ou religiosa; mais do que fidelidade, impe-se uma retrica, na qual vidas se fundem na vida exemplar. Segundo Madelnat (1984, p. 36ss), na Antigidade greco-latina, a decadncia da polis que leva necessidade e possibilidade da biografia: o relato de vidas individuais s se torna importante, relevante, quando sobrevm o desencanto motivado pela deteriorao da vida na cidade, da mudana na condio hegemnica de cidado, em relao a quaisquer outras condies da vida de cada um. A biografia surge na ruptura havida entre a civilizao da plis e os grandes imprios que se lhes seguem: na crise, impe-se a necessidade do regis-

Educao & Sociedade, ano XX, n 67,Agosto/99

159

tro, cujo balizamento so vidas que se relatam. No sculo IV, o elogio ( encomion ) marca a distino entre as virtudes como ideal filosfico e sua manifestao em vidas concretas, as quais, por constiturem essa manifestao, sero dignas de relato. Roma inaugurar, com Varro, os retratos, e, com Cornlius Nepus, as vidas paralelas, formato comparativo imortalizado posteriormente por Plutarco, e que, segundo Madelnat, representa o apogeu da biografia antiga numa confrontao simblica das duas culturas dominantes que dividiro doravante o imprio... (1984, p. 42).* Talvez jamais uma poca histrica tenha confiado biografia um papel to especfico como a Idade Mdia. O paradigma da expresso do Bem, da reta conduta, o objetivo da edificao predominam. Conforme acentua Madelnat, o importante no a continuidade de uma existncia humana, mas somente os instantes durante os quais o Bem se objetiva ( idem , ibid ., p. 44). Durante um milnio reinaro as hagiografias: as vidas de santos e as vidas piedosas substituiro as vidas de heris. A mudana lenta, progressiva, na marcha das transformaes que levaro ao Renascimento. A biografia uma instncia sensitiva, absorvendo essas mudanas, e transformando-se em funo das transformaes do mundo. Desse modo, permanece um instrumento hbil para o entendimento no somente de um homem, o biografado, mas do Homem, 5 ser que, pondo-se como eixo e fulcro de tudo, toma em suas mos o destino do mundo.
O enfraquecimento gradual dos valores medievais, a emergncia correlativa do individualismo (com o sentido das virtualidades humanas, da glria terrestre, e, entretanto, o drama da salvao pessoal, intuio fundamental da Reforma), a multiplicao do livro impresso (que oferece ao pblico burgus o acesso cultura), a redescoberta da civilizao antiga constituem uma mutao favorvel biografia que utiliza modelos greco-latinos para transmitir uma nova imagem do homem. (Madelnat 1984, p. 46)

O Humanismo e a Renascena fazem recrudescer a admirao pelas formas antigas. No obstante a renovao qual induziro, no campo da biografia estabelece-se uma composio com a forma

* Todas as citaes desta obra foram traduzidas pelo autor.

160

Educao & Sociedade, ano XX, n 67, Agosto/99

imperante na Idade Mdia. Sobre isso, assinala Madelnat: Nenhuma ruptura, de outra parte, com a hagiografia, que continua abundante e rica em prodgios, mas ento um ramo erudito e crtico se aproxima de uma concepo moderna da biografia fundada sobre o documento autntico ( idem , ibid ., p. 45). Embora fale em nenhuma ruptura, o prprio Madelnat nos aponta o caminho da mudana de rumos, quando afirma que bigrafos, como Plutarco, traduzidos em francs e latim, entre os sculos XV e XVI,

subtraem a historiografia humanista s rotinas da crnica para consagr-la anlise dos destinos e das intrigas polticas. Influncias misturadas: o espectro de desdobra entre o carter, abstrato, e a compilao de anedotas, herana longnqua dos exemplos de Cornelius Nepos, contrapartida engraada da majestosa seriedade da histria geral. (Idem, ibid., p. 46)

O gnero se firma como relato com caractersticas prprias. A prova essa sua conotao de histria alternativa em relao histria em geral, a caracterstica de, pelo riso, impor-se como instncia vlida, como fonte histrica uma fonte muito particular, correspondente narrao de uma vida, a qual, no entanto, ilumina o contexto onde vivida. O jocoso, o risvel, o ridculo burlam a vigilncia exercida pelo poder e expem, por meio de vidas individuais caricaturadas, as mazelas de toda a sociedade. A poca moderna, com as conquistas da cincia, contribuir para lanar cada vez mais o Homem no centro dos acontecimentos. Um homem transformador da natureza, pela cincia, conviver com um homem que se volta para dentro de si, quando, ctico, no confiar mais nos sentidos. Cogito ergo sum . Apenas dentro de si esse homem encontrar a certeza com que procurar construir um mundo de verdades. Egocentrado, esse indivduo moderno inventar seu mundo interior, a partir do qual construir filosoficamente todo o resto. Inventar, tambm, o mundo da intimidade, desconhecido das pocas anteriores. Esse mundo pessoal e ntimo possibilitar uma viso idealizada do mundo, segundo a tica da sensibilidade de cada um, da subjetividade. A Renascena uma poca ilustrativa da utilizao educativa da biografia. O passado expresso em vidas concretas, transformando-se em modelos a serem imitados. Sobre essa utilizao, consciente e educativa, nos fala Eliade:

Educao & Sociedade, ano XX, n 67,Agosto/99

161

Certamente, na poca da Renascena, procurava-se na histria antiga, antes de tudo, os modelos para o comportamento do homem perfeito. Pode-se dizer que Tito Lvio e Plutarco, ao fornecerem modelos exemplares vida cvica e moral, desempenharam, na educao das elites europias, o mesmo papel desempe6 nhado pelos mitos nas sociedades tradicionais.

O sculo XVIII trar profundas alteraes no gnero biogrfico. um sculo em que a individualidade, regida pela ascenso burguesa, firma-se como uma exibio pblica das pessoas. Conforme assinala Sennet, a atividade de andar pelas ruas, de mostrar-se, de exibir-se para a sociedade, como forma de firmar a prpria identidade, adquire importncia. E acrescenta que o interesse compulsivo na personalidade daquele que se apresenta em pblico cresceu (...) (Sennet 1989, p. 347). A noo de liberdade insinua-se nos meandros da sociedade mediante a crena na expresso plena da individualidade. Mas essa crena necessitava ser projetada no mbito social para que pudesse efetivar-se. Conforme acentua Sennet (1989, p. 129), no sculo XVIII, as pessoas comearam a brincar com a noo de liberdade (...) de tal maneira que o desejo de liberdade se unisse a uma crena na personalidade individual enquanto um princpio social. O desenvolvimento das atividades econmicas e a concentrao urbana do progresso cultural impem essa exibio, que acentua a necessidade de destacar, registrando-lhes a trajetria, aqueles indivduos que se sobressaem na difcil tarefa de aparecer em sociedade. Isso d asas imaginao dos criadores de formas para o relato biogrfico: surge a biografia profissional, que tambm se insere no dicionrio histrico, na biobibliografia, no discurso cerimonial, no elogio. Tais formas dramatizam-se e ganham autenticidade quando se aplicam a vidas concretas na forma do relato biogrfico. H que se destacar, no sculo XVIII, o surgimento das academias, nas quais o gnero biogrfico ganha impulso: os pares integrantes dessas instituies celebram as virtudes dos companheiros biografando-os. E ressalte-se, para o propsito deste artigo, que a biografao vai em busca da exemplaridade, conforme assinala Madelnat (1984, p. 49):

No sculo XVIII, com o desenvolvimento das academias, o elogio domina a eloquncia biogrfica; ele tem, de sada, a funo de

162

Educao & Sociedade, ano XX, n 67, Agosto/99

celebrar, numa espcie de culto laico, uma corporao por intermdio de um de seus membros dado como exemplo de cincia ou de moralidade; depois se torna uma espcie de dissertao, freqentemente proposta como tema de concursos promovidos pelas academias. Tais biografias oscilam entre a narrao e o discurso retrico.

O prximo paradigma, denominado romntico, corresponde ao perodo que vai de fins do sculo XVIII at o incio do sculo XX, por volta da poca da Primeira Guerra Mundial. O paradigma clssico impunha ao gnero biogrfico certos padres, como a medida quantitativa das realizaes, divises estruturais na narrativa e algumas tradies temticas. Esses padres so recusados pelo novo paradigma, o romntico, que prefere buscar a representao verdadeira de um personagem. Para tanto, a solidez das normas literrias neoclssicas precisa ser quebrada; uma realeza teocrtica tem de ceder lugar s aspiraes democrticas; os ideais comunitrios precisam contrapor-se ao estrito individualismo liberal. Nessas rupturas, assinala Madelnat (1984, pp. 51-52), instala-se o paradigma romntico. Esse paradigma tem como caractersticas acentuadas a busca da intimidade, da sensibilidade, da emoo. Importa descrever uma vida mesmo em seu contexto de alienao e solido; deve-se descrev-la como uma unidade, uma individualidade possuidora do que Madelnat denomina singularidade interior. Enquanto o paradigma clssico baseava-se numa atitude racional, o novo paradigma apia-se num movimento de base emprica, na concretude varivel e instvel que contrasta com a estabilidade da racionalidade. O sculo XVIII introduz mudanas no gnero biogrfico que equivalem a uma mudana de mentalidade da sociedade. Na arte narrativa, essa nova mentalidade encarna-se na forma romance. Tal forma permite tratar as vidas de forma inteiramente diferente, realando especialmente as nuances de cada personalidade, em contraste com a forma paradigmtica anterior, homogeneizadora na busca de tipos hericos que sintetizam as qualidades que a sociedade projeta em seus biografados. Outra caracterstica: o paradigma romntico permite que a biografia se popularize, no sentido de ir ao encontro dos indivduos comuns. Conforme assinala Madelnat (1984, p. 52), outrora voltado para as aventuras dos grandes, fascinado pela ao vizinha da tragdia, o romance

Educao & Sociedade, ano XX, n 67,Agosto/99

163

adapta-se doravante representao de um indivduo mdio, prximo do leitor, objeto de compreenso interna. A histria do gnero biogrfico comea a ganhar um campo especializado e profissional no final do sculo XVII, com as biografias de cinco poetas publicadas por Isaac Walton. Baseando-se em documentos, relatos e cartas, esses trabalhos desvencilham-se consideravelmente das construes biogrficas anteriores, antes ilaes que resultado de pesquisa. Walton ser o precursor de uma transformao, a ser continuada e aprofundada, por exemplo, por Roger North, que adota um tipo de narrativa inovadora, com a apreciao, por ngulos diversos, da diversidade das personalidades. Seu trabalho biogrfico sobre seus trs irmos, publicado em 1715, contm o que se considera o primeiro ensaio terico e crtico sobre o gnero, definindo a biografia em sua vinculao com a histria, e constri um ideal de exatido, de verdade clara e agradvel (idem, ibid., p. 48). No final do sculo XVIII publicada aquela que seria considerada a mais completa, importante e inovadora biografia at ento construda: Life of Samuel Johnson, de James Boswell. Johnson, o mais implacvel crtico literrio de seu tempo, era, ele mesmo, bigrafo. Atingira o profissionalismo biogrfico com seu trabalho The lives of the english poets, no qual defendia alguns princpios que, a seu ver, deviam nortear a atividade do bigrafo. Um bigrafo, sustentava, deve dizer a verdade; sua tarefa descrever, nos mnimos detalhes, o dia-a-dia de uma vida, pois com esses detalhes que se pode recriar o carter de algum em sua trajetria no mundo. Boswell, seguindo os conselhos do prprio Jonhson, torna-se um implacvel acompanhante de seus passos, um observador diligente e meticuloso de todos os seus atos e atitudes, com os quais construir sua biografia. Pela primeira vez os papis pessoais e, mesmo, os detalhes da conversao de um personagem servem como matria-prima para o trabalho do bigrafo. O que consideramos hoje uma tcnica moderna, a entrevista com os que conviveram com o biografado, foi usada por Boswell, que teria feito, desse modo, histria oral avant la lettre. A atitude fundamental de Boswell marcaria, doravante, a trajetria do gnero biogrfico, pelo menos em sua inteno: apresentar o biografado como ele realmente . E essa fidelidade a uma verdade intrnseca do biografado ser perseguida levando em considerao dois parmetros fundamentais ditados pelo contexto histrico. O primeiro a tomada de conscincia de que o homem um ser social, mostrada tanto pelo desenvolvimento das investigaes sociolgicas

164

Educao & Sociedade, ano XX, n 67, Agosto/99

quanto pela mobilizao da sociedade em favor de direitos sociais bsicos; o segundo, a demonstrao de que h uma dimenso determinante no ser humano, sem a qual sua reconstruo biogrfica ser imprecisa e incompleta: a dimenso psquica. Dois nomes pontificam em correspondncia com cada uma dessas dimenses: Marx e Freud. As dimenses social e psicolgica tornar-se-o da por diante obrigatrias para uma biografia bem construda e digna de respeito do ponto de vista cientfico. Ao final desse perodo paradigmtico, a biografia enfrenta oposies que a encurralam sob o argumento de sua particularidade. Conforme acentua Madelnat (1984, pp. 57-58),

o contexto ideolgico pouco favorvel, da filosofia resultante das Luzes ao utilitarismo, ao positivismo e ao cientificismo: o parti pris de descobrir as leis sociais, um funcionamento racional e inteligvel das atividades humanas exclui a abordagem biogrfica, cercada em sua particularidade. Para os filsofos da histria que concorrem entre si, e se fundam no progresso do Esprito, da Idia, no mecanismo das lutas tnicas ou sociais, os homens sofrem ao, mais que agem, e a coletividade o primum mobile. Da a marginalizao da biografia, infra-histria, ou sua tentativa para se elevar dignidade do grande gnero por um inchao em vida e poca.

O paradigma impe a hegemonia das vises positivista e cientificista. A exigncia da pesquisa emprica baseada em documentos, a necessidade de provas, a busca de motivos explcitos e fins determinados, enfim, a procura da clareza em lugar da inteno no-expressa do sinal do esgotamento dessa fase. No obstante, e por paradoxal que parea, a produo de biografias cresce. Surgem at bibliografias de biografias! Nas trs ltimas dcadas do sculo, a biografia penetra nas universidades, sobretudo na Frana, tornando-se objeto de estudos eruditos, com metodologia positivista. O homem contemporneo constri um mundo no qual cada vez mais estranho. Um mundo de mquinas, de exatides, certezas e positividades, que acaba por se mostrar inspito para seu prprio demiurgo o Homem enquanto singularidade, enquanto imprevisibilidade. O marco divisrio para um novo paradigma o paradigma moderno a Primeira Guerra Mundial. Essa conflagrao global d a me-

Educao & Sociedade, ano XX, n 67,Agosto/99

165

dida da capacidade humana de produzir a desumanidade em escala planetria. O conflito generalizado atesta a eficincia do homo faber empenhado em construir artefatos de guerra, enquanto exila sua humanitas para a dimenso da utopia. Essa poca corresponde, no por acaso, a uma crise de valores que afeta todas as dimenses da convivncia humana. As velhas crenas e doutrinas caem por terra; o homem herico personagem central e construtor de sua prpria histria vitoriosa cede lugar a um homem complexo, contraditrio, manietado por suas perplexidades. No se cr mais no modelo de homem monoltico, inclume em relao a desvios em sua trajetria de vida. A biografia se ressente dessas transformaes e se modifica. Est encerrada a carreira vitoriosa, como modelo, das biografias moralistas ou laudatrias e comemorativas. O novo modelo biogrfico a obra de Lytton Strachey, publicada em 1918, Eminent victorians , em cujo prefcio est a defesa de alguns princpios que norteiam a construo biogrfica em novos moldes que

condenam as pretenses exaustividade, os respeitos institucionalizados e as mentiras piedosas (...) Strachey irnico, leve, hbil em aguar a curiosidade e manejar os contrastes (...). O novo estilo reclama o direito imaginao, verdade potica, reconstruo inventiva, uma vez captada a lgica de uma personalidade. (Madelnat 1984, p. 6)

O novo modelo sofre dupla presso: por um lado, da objetividade e da iseno exigidas pela abordagem cientfica; por outro, da construo ficcional. Biografias transformam-se num instrumento sintomtico da publicizao da vida. A exposio ao mbito pblico total; e o produto a apresentar exige dos bigrafos a confiabilidade do cientista e a inventividade do artista. Questes como a do problema metodolgico da aproximao e da afinidade entre bigrafo e biografado tornam-se marcantes no paradigma, que hoje continua em vigor. Para muitos, a afinidade um instrumento fundamental no esforo de reconstruo de uma vida atravs da biografia; para outros, compromete esse esforo de reconstruo e a mnima objetividade requerida.

166

Educao & Sociedade, ano XX, n 67, Agosto/99

A relao estreita ou a indissocivel vinculao entre a vida e a obra versus a defesa da independncia entre essas duas instncias; a maior ou menor liberdade do bigrafo como artista; a predominncia que se alterna entre a vida vivida e os documentos que a ela correspondem eis alguns dos outros tantos problemas enfrentados pela moderna biografia. O gnero continua consagrando seus cultores. Assim, um Emil Ludwig, 7 que constri a trajetria de uma vida apoiando-a no diagnstico preliminar do temperamento congnito do biografado; um Andr Maurois, 8 oscilando entre posies metodolgicas menos aventurosas e a liberdade da reconstituio da interioridade de um personagem; um Stefan Zweig, 9 que combina uma interpretao intuitiva herana modelar de Saint Beuve 10 com uma fidelidade estrita a documentos e peripcias de uma existncia. Nos dias que correm, mais do que nunca, recorre-se ao gnero biogrfico. E o momento histrico se afigura muito propcio para a construo de biografias. A sntese unificadora representada pela encarnao em uma vida das peripcias acontecidas num mundo complexo nunca pareceu to adequada como instrumento de investigao histrica. Conforme acentua Madelnat (1984, p. 73),

a crise dos ltimos anos, a recusa massificao, a colocao em questo de ideologias dominantes, a renncia total inteligibilidade do real, o conjunto desses fenmenos econmicos, sociais e culturais parece ter formado um clima favorvel biografia (como ao individualismo, ao novo romance, a um amor nostlgico e ecolgico pelo patrimnio).

O mundo moderno cultiva a velocidade como elemento essencial. Tudo muda celeremente. Talvez por isso haja uma preocupao com a idia de patrimnio, com o sentido da salvaguarda. Conforme afirma Jeudi (1990, p. 12), impe-se uma etnologia de urgncia relativamente memria, isto , obriga ao seu resgate antes que seja tarde. Essa urgncia verdadeira tanto social quanto pessoalmente. Socialmente, em virtude das mutaes aceleradas da vida, que no permitem deixar marcos ou marcas, que exigem o consumo obsessivo, e impedem a fixao de bens patrimoniais culturais, com base nos

Educao & Sociedade, ano XX, n 67,Agosto/99

167

quais grupos culturais estabeleam seus parmetros de ao, reconhecimento, pertencimento e identidade. Pessoalmente, essa urgncia caracteriza, por exemplo, a vida daqueles indivduos que, prestes a deixar o mundo pela morte, correm a registrar suas experincias escrevendo memrias ou autobiografias, ou se tornam suscetveis de relatos, objetos de biografias, assuntos de histrias para os que os sucederem na vida no mundo. Essa necessidade de fixao onde tudo se move transforma-se com uma velocidade impressionante. Onde no h tempo para que o Homem se realize em uma vida, atravs de seus feitos e palavras, talvez esteja se tornando imprescindvel o relato sobre vidas vividas, que s se mostram realmente completas em sua recriao biogrfica.

A biografia como instrumento educativo: O problema do individual e do coletivo


Postular a instrumentalidade educativa da biografia coloca-nos em face de alguns problemas, tanto de natureza geral, relativos biografia em si, quanto especficos, relacionados com sua abordagem na relao com a educao. Neste artigo limitar-nos-emos abordagem de um desses problemas, qual seja, a questo do individual e do coletivo. Antes do ingresso na apresentao e anlise do problema propriamente dito, um esclarecimento se faz necessrio, para evitar a criao de um problema suplementar. Trata-se da definio da amplitude com que se est considerando o que seja educao. Educao est sendo tomada em seu sentido mais amplo. No to amplo, certo, quanto o queria Stuart Mill, quando afirmou que tudo educa, sendo a Educao

tudo que fazemos por ns mesmos e tudo que os outros procuram fazer com o fim de aproximar-nos da perfeio de nossa natureza. Em sua acepo mais ampla, compreende at os efeitos indiretos produzidos sobre o carter e as faculdades do homem por coisas e instituies, cujo fim prprio bem diferente: pelas leis, formas de governos, pelas artes e indstrias ou mesmo por fatos fsicos, tais como o clima, o solo, a situao geogrfica. (Stuart Mill apud Carneiro Leo 1979, p. 11)

168

Educao & Sociedade, ano XX, n 67, Agosto/99

O sentido amplo aqui invocado corresponde mais ao que concebia Kant, para quem a educao era o desenvolvimento de toda a perfeio de que o indivduo capaz; ou ao que defendia William James, ao considerla uma arte adquirida tanto pela intuio quanto pela observao dos fatos e dados da realidade; ou, finalmente, ao que sustentava Herbart, imaginando-a uma cincia que se volta para a formao do indivduo por si mesmo, despertando nele a multiplicidade de seus interesses (idem, ibid.). Em suma, a instrumentalidade educativa de que se trata tanto pode estar traduzida na inteno explcita de um bigrafo (a biografia de um educador, por exemplo, dificilmente deixar de ser intencionalmente educativa), quanto na fora intrinsecamente educativa do trabalho biogrfico produzido (por exemplo, a biografia de um artista de cinema, televiso, ou a de um desportista, induzindo jovens leitores a comportamentos similares aos desses astros). A perfectibilidade kantiana, a arte definida por James ou a viso cientfica herbartiana devero integrar a anlise biogrfica quando concebida como instrumento educativo. A biografia trata do individual, da trajetria de uma dada vida, especfica, concreta. A educao, por seu turno, embora lidando com cada indivduo, trata do coletivo: dos conhecimentos, normas, valores etc., com os quais esse ser individual ir participar da vida da sociedade, isto , da instncia coletiva. Do ponto de vista epistemolgico, como cuidar da generalizao, ou seja, como descobrir a interseo entre a trajetria individual e a da sociedade na qual essa trajetria percorrida? Observando a questo de outro ponto de vista: como estabelecer o contorno do individual, isolando-o e, ao mesmo tempo, inserindo-o no coletivo? Do ponto de vista biogrfico, como reconhecer o que comum ao indivduo e sua espcie e sua sociedade, em face do que lhe intrnseco, pessoal, nico, original? Das respostas a essas questes depender a validade da biografia como exemplaridade educativa. Afinal, trata-se de utilizar o individual em benefcio do coletivo, de fazer com que as experincias, vivncias e realizaes de um indivduo sejam apropriadas pela educao, tanto em seu mbito formal e sistemtico a escola quanto, especialmente, no sentido educativo mais amplo a leitura direta da biografia influenciando com os exemplos que contm. Vale assinalar que preconizarmos a importncia da vida vivida por cada indivduo no significa, em absoluto, ignorar sua condio de ser no

Educao & Sociedade, ano XX, n 67,Agosto/99

169

mundo, a circunstancialidade, a influncia do meio. No h sequer como imaginar esse indivduo isolado, infenso s influncias sociais e econmicas, impermevel historicidade sua, pessoal, da sociedade em que vive e da Histria, tomada em seu sentido mais amplo, como o que lhe atribuiu Hegel ao consider-la como a realizao do Esprito Absoluto. Recorramos a Dilthey. Sua filosofia determina com preciso a distino e a integrao, aspectos que nos preocupam. Ele cr no que denomina esprito do tempo ( Geist der Zeit). Em outras palavras: existe uma objetividade no mundo nas coisas materiais, na concretude dos fenmenos, nas circunstncias histricas que condiciona a subjetividade contida no esprito dos homens.

Dilthey amplia o horizonte limitado do historiador. O esprito do tempo atua sobre todos os indivduos de uma poca (...) Toda poca oferece uma fisionomia determinada constituda por certos traos gerais aos quais os indivduos no podem se subtrair, por mais forte que seja sua personalidade; ao contrrio, [o esprito do tempo] alcana neles sua mais alta expresso e se exterioriza na obra das grandes personalidades, nas diversas esferas da vida: religio, poesia, msica, filosofia, direito, economia, etc. (Pucciarelli 1944, p. 21)*

Cada homem concreto, individual , portanto, o produto dessa simbiose entre sua poca, o momento histrico em que vive e sua prpria conscincia, ou seja, as condies interiores, espirituais, com as quais tambm convive. O homem , pois, objetividade do mundo e subjetividade da conscincia. No se trata de instncias separadas ou regies separadas do ser. Conscincia e mundo interpenetram-se; de sua interpenetrao que resulta a inteligibilidade. Na conscincia que reside a capacidade de compreenso; o sentido, condio imprescindvel para a vida humana e para a vida do mundo a materializao cultural do homem , reside na conscincia. Mas o que faz com que cada homem no seja um ser isolado, no esteja condenado a um atroz solipsismo? Somos, em verdade, o

* Traduo do autor.

170

Educao & Sociedade, ano XX, n 67, Agosto/99

produto de duas percepes: uma interna e outra externa. A percepo interna (espiritual) responsvel pela conscincia da mesmidade, da identidade; a percepo externa (material), proveniente das sensaes e da percepo do meio, d realidade ao mundo. Acontece que os homens tm em comum conexes psquicas; estas que tornam possvel tanto a comunicabilidade entre os seres humanos quanto a construo de um mundo comum que percebido por cada um e por outrem. Afirma Dilthey (1945, p. 317):

A conexo adquirida da vida psquica que encontramos no homem desenvolvido e que abarca ao mesmo tempo imagens, conceitos, determinaes de valor, ideais, orientaes fixas da vontade, etc., contm conexes constantes que retornam uniformemente em todos os indivduos humanos e, junto a estas, outras que so prprias de cada um dos sexos, de uma raa, de uma nao, de uma classe, etc., e, finalmente, do indivduo particular. Como todos os homens se encontram ante o mesmo mundo exterior, desse modo produzem o mesmo sistema numrico, as mesmas relaes espaciais, as mesmas relaes gramaticais e lgicas. Como vivem nas relaes entre este mundo exterior e uma conexo estrutural psquica que lhes comum, nascem daqui as mesmas formas de preferir e eleger, as mesmas relaes entre fins e meios, certas relaes uniformes de valores, certos traos fundamentais do ideal de vida...

A articulao do particular com o geral, do individual com o coletivo d-se, ento, dessa maneira. Para que a articulao acontea, necessrio comparar as uniformidades encontradas na realidade histricosocial (sistemas culturais, formas de organizao, processos de convivncia social) com as uniformidades encontradas na vida psquica. H, para Dilthey, duas instncias integradas porm distintas que delimitam os dois grandes campos do conhecimento: as cincias do esprito e as cincias da natureza. 11 Nestas, o uniforme, o regular, o representvel por leis constitui a meta principal; naquelas, o que se impe a particularizao, at chegar ao individual. A Histria encontra sua razo de ser e o sentido mais profundo dos eventos no aprofundamento progressivo no particular. aqui que se estabelece a relao viva entre o reino do uniforme e o do individual, heterogneo, particular.

Educao & Sociedade, ano XX, n 67,Agosto/99

171

Conforme acentua Pucciarelli (1944, p. 38):

Enquanto o homem de cincia, preocupado com a busca de leis gerais, considera os objetos individuais como exemplares indiferentes de uma mesma classe, o historiador submerge gostosamente no concreto e no temporal e nos oferece quadros de homens e vidas humanas com toda a riqueza de suas formas peculiares, com a plenitude de sua vida individual.

Para Dilthey, cada indivduo uma unidade de vida espiritual rodeada de circunstncias. A histria de uma vida a histria da representao de suas relaes com as circunstncias fsicas e espirituais em que ela se desenvolve. Mas e isso o mais importante para efeito da argumentao desenvolvida neste artigo o sentido se revela nessa unidade vital individual, tanto com base em suas caractersticas intrnsecas quanto em suas relaes com o mundo. A esse respeito, afirma Dilthey (1945, p. 362) que

o sentido do mundo se revela desde sempre com a maior profundidade nessa individuao, nesta especificao por indivduos, espcies, gneros, formas de vida, estruturas tpicas e tpicas relaes. Como disse Goethe, parece que a natureza ps todo seu interesse na individualidade.

Em relao importncia da trajetria de vida, Dilthey ainda mais especfico: Na biografia onde se expressa da maneira mais simples esta valorao independente da pessoa, que prpria das cincias do esprito ( idem, ibid., p. 356). O homem um ser profundamente integrado no mundo, mas mantm como ingrediente de sua essncia a individualidade. Trata-se de um ser que interage preservando sua forma nica, individual, de apropriarse tanto do que se encontra em si, em seu prprio esprito, quanto fora de si. A vivncia de um estado prprio e a reproduo de um estado alheio ou da forma de manifestao dessa individualidade de outrem so, para Dilthey, processos similares. Isso possibilita, portanto, que a biografia seja um instrumento eficaz, na medida em que represente uma possibilidade de reproduzir condutas alheias como se fossem originri-

172

Educao & Sociedade, ano XX, n 67, Agosto/99

as da prpria vivncia interna. Podemos afirmar, ento, que a educao pelo exemplo inscreve-se nessa constituio do ser no mundo. Embora reconhea uma dimenso irredutvel do individual, Dilthey acentua o carter histrico dessa manifestao. A arte retrata a dinmica dessas representaes do individual condicionado pela poca histrica. As vrias dimenses se interpenetram, atuando em complementaridade, de tal modo que a representao da individuao acha-se condicionada, sempre, de um modo subjetivo e, mais concretamente, de um modo pessoal, nacional e em sucesso histrica (idem, ibid., p. 374). Essa interpenetrao entre o individual, pessoal, particular, e o coletivo, geral, objetivo, fundamental tanto para a anlise do particular quanto do geral. Os eventos histricos so explicados tambm pela atuao de grandes homens, de personagens marcantes. Neles, manifesta-se o esprito do tempo; em vidas concretas que se pode captar o sentido de fatos e acontecimentos da histria, enfim. Porm, indagaramos, como passar dessas vidas concretas para a generalizao exigida pela cincia histrica? Dilthey, usando como exemplo a histria da arte, d-nos a resposta: Porm, a arte representativa oferece-nos algo mais que reprodues da vida humana. Sua astcia, para dizer assim, consiste no ver e representar tpicos, em oferecer nos fatos a regra do acontecer ( idem, ibid., p. 371). Eis a passagem: no cada vida, em si, que interessa histria, mas o que essa vida tem de tpica. Existem certas caractersticas nicas de cada indivduo; porm, esse mesmo indivduo partilha com outros certas caractersticas comuns; essas caractersticas comuns, por sua vez, representam o esprito da poca em que a vida vivida, como os ingredientes devidos a cada cultura. Vale observar que a biografia, como arte de narrar vidas, embora trabalhe com cada vida em suas particularidades, extrai de cada uma delas certas caractersticas tpicas. Essa tipologia que servir a uma pedagogia do exemplo. Tomadas como exemplo, imitadas, seguidas, integrando um modelo de conduta determinado pelo esprito da poca, serviro educao. Segundo acentua Dilthey, na arte, a representao da vida se divide entre pessoas e acontecimentos. Podemos acrescentar que uma biografia a perfeita encarnao de tal combinao. Esse somatrio de figuras com circunstncias reproduz o que denominamos vida, em suas caractersticas essenciais. Acontece que essa combinao no

Educao & Sociedade, ano XX, n 67,Agosto/99

173

um dado , mas um constructo levado a efeito pelo bigrafo. Aqui, podem ocorrer duas circunstncias educativas. A primeira o caso de uma biografia construda com uma inteno educativa; a segunda, quando a ao educativa lana mo da obra, utilizando, para propsitos especficos de formao ou edificao, a narrativa de uma vida originariamente sem aquela inteno. Dilthey tambm chega a examinar a circunstancialidade histrica da biografia, quando assinala:

Atravs desses trs grandes sculos, desde o XV at chegar s primeiras dcadas do XVII, vai crescendo constantemente o reconhecimento do valor da individualidade, assim como do direito que assiste energia, vontade de poder e s paixes; impem-se o processo religioso independente no interior da pessoa e o cumprimento religioso ideal de sua esfera de vida; conquistam-se a autonomia do pensamento cientfico e o acabamento da particularidade individual mediante o matiz peculiar dos pensamentos. (Idem, ibid., p. 379)

Dilthey destaca, ainda, que, nos sculos XVII e XVIII, o universo se acha determinado por leis fsicas. O indivduo condicionado por seu meio, que tem base histrico-natural. Trata-se, pois, de investigar a histria evolutiva do homem dentro de seu meio. A forma artstica biografia trata exatamente da exposio sobre como se desenvolve um personagem em um meio tanto fsico quanto histrico-social. O romance histrico, outra forma de relato desenvolvida na mesma poca, busca expor a conexo das condies histricas com os caracteres e destinos individuais. Para Dilthey, a questo da individuao, incorporada ao mtodo cientfico, obra do sculo XVIII. Essa questo da diferena individual, j tratada na ndia por sacerdotes e em toda a Antigidade, especialmente pelos gregos, transforma-se num recurso da cincia natural: para estabelecer diferenas, igualdades e gradaes necessrio tomar caractersticas individuais. E na biologia onde o mtodo comparativo mais se aplica e se desenvolve. H dois suportes fundamentais para o desenvolvimento do pensamento de Dilthey: a historicidade, j mencionada acima, 12 e a dimenso psicolgica. Dilthey intenta uma reinterpretao radical da

174

Educao & Sociedade, ano XX, n 67, Agosto/99

psicologia, substituindo a at ento incontestada psicologia explicativa por uma psicologia descritiva e analtica. A base das cincias do esprito ser a dimenso psicolgica do ser humano, mas no segundo as concepes naturalistas vigentes, com um modelo explicativo baseado em hipteses fundadas na manifestao de fenmenos separados, em elementos atomizados, na expresso de Dilthey (1945, p. 227). Assim, a causalidade estabelecida entre fenmenos psicolgicos observados segundo o mtodo cientfico adotado pelas cincias da natureza apenas hipottica, no se constituindo na base slida buscada por Dilthey para servir de alicerce seguro para as cincias do esprito. Essa base ser encontrada na conscincia mesma, e em sua integralidade, numa essencialidade psquica oriunda da vivncia mesma. Afirma Dilthey (1945, p. 228):

Assim resulta que nas cincias da natureza se nos oferece a conexo natural somente atravs de concluses suplementares, por meio de um conjunto de hipteses. Nas cincias do esprito, pelo contrrio, temos como base a conexo da vida anmica como algo originalmente dado (...). Porque na experincia interna se nos do tambm os processos de causao, dos enlaces das funes, como membros especiais da vida psquica, num todo. A conexo vivida o primrio, e o secundrio a distino dos diversos membros da mesma.

Em ltima anlise, o elemento essencial , para Dilthey, a vida mesma. A vida se expressa numa totalidade anmica. Em cada indivduo ela nica, ntegra, embora se complemente em sua vida de relao com o mundo e com os outros seres humanos. A vida a base firme que buscava Dilthey para fundar a cincia do esprito. Longe da especulao pura, do conceito distanciado da realidade, de uma razo pura kantiana, importa considerar a vida mesma, em sua concretude, em sua manifestao. Segundo Carneiro Leo (1977, p. 32), Dilthey

nega a qualquer reflexo conceitual a capacidade de fundar um conhecimento seguro e universalmente vlido no domnio da existncia. Numa discusso com Hegel e Kant estabelece a vida, valor inconcusso, e a histria, a expresso autntica da vida, o fundamento de toda filosofia verdadeira, por serem as nicas instncias capazes de dar s investigaes do filsofo a segurana e a universalidade.

Educao & Sociedade, ano XX, n 67,Agosto/99

175

A vida, embora determinada pela historicidade, expressa-se de forma original e nica em cada indivduo. Essa expresso configura-se na personalidade. Filloux acentua que a personalidade a configurao nica assumida no decurso da histria de um indivduo pelo conjunto de sistemas responsveis por seu comportamento(Filloux 1960, p. 13). Onde se cruzam e se oferecem ao exame essa configurao nica e a generalidade histrica encarnada nos fatos histricos objetivos, isto , partilhados pelo conjunto dos indivduos, seno na biografia, que narra tanto a manifestao particular de um indivduo quanto sua insero em seu tempo, na realidade histrica do mundo concreto em que vive? H que se distinguir a personalidade do personagem. Tal distino elementar para que se possa qualificar a biografia como instrumento de anlise histrica do entendimento do mundo e no apenas como narrao dos fatos ocorridos numa vida. Conforme acentua Filloux (1960, p. 12), o personagem a aparncia que uma pessoa se atribui ao assumir uma personalidade. A biografia, em busca da essncia da exemplaridade educativa, que histrica, posto que se tratada de um recurso de educao utilizado por uma dada sociedade num determinado momento histrico, precisa transcender essa dimenso de aparncia e seguir em busca da personalidade, que mais ampla e mais profunda. Tais complexidade e profundidade apresentam-se em mltiplas dimenses, as quais necessitam ser consideradas, para evitar as armadilhas tanto de um reducionismo individualista quanto de uma imerso coletivista diluidora de qualquer expresso individual. Caracterizando o complexo fenmeno da personalidade, afirma Filloux (1960, p. 12):

Em sntese, a personalidade no estmulo social, nem personagem, nem fico diretriz, nem entidade metafsica. Para se chegar a uma definio formal, que no esteja por demais diretamente ligada a um sistema, o melhor reportarmo-nos s diversas caractersticas que um conceito compreensivo deve correlacionar. 1) A personalidade nica, prpria a um indivduo, embora este possua traos em comum com os outros; 2) Ela no somente uma soma, um total de funes, mas tambm uma organizao, uma integrao; mesmo que essa integrao nem sempre chegue a ser realizada , pelo menos, essa tendncia integrativa que define tal noo de centro organizador; 3) A personalidade temporal, visto sempre pertencer a um indivduo que vive historicamen-

176

Educao & Sociedade, ano XX, n 67, Agosto/99

te; 4) Por fim, no sendo nem estmulo nem resposta, ela se apresenta como uma varivel intermediria, afirmando-se como um estilo atravs e por meio do comportamento. (grifos do autor)

Tendo em conta essa caracterizao de Filloux, vale destacar: personalizar expressar uma apropriao particular do mundo, integrar de uma certa maneira dados que so oferecidos pela realidade do mundo. Isso tem uma implicao interessante que nos aproxima do problema analisado aqui. A educao uma forma de promover essa integrao dos fatos e dados existentes no mundo de uma determinada forma, definida pela sociedade. Em outras palavras, ser educado , na dimenso coletiva, aprender a ser e reagir de determinadas maneiras que servem ao meio social. Ora, estudar a vida de algum, e fazer dessa vida um repositrio de exemplos educativos, selecionar as reaes desse algum diante da vida, e tomar tais reaes como modelos para aqueles que se busca educar. Exemplos positivos, ou exemplos negativos, obviamente, quando se trata de ensinar pela contraposio. Mas, como vimos em Dilthey, a vida de cada um no redutvel ao coletivo; ela resiste, por ser original e nica, e nessa resistncia est a origem do novo, do que vir servir de base para a mudana, para a transformao. A biografia, relato de uma vida concreta, est no entrecruzamento do individual e do coletivo, podendo expressar, dessa forma, tanto a inovao quanto a afirmao, e estas no propostas idealmente, mas manifestadas realmente, mostradas como so, tornadas factveis e possveis. Se o relato dessas vidas distorcido a ponto de mostrar um homem real, concreto, falvel e contraditrio como um ser ideal, herico, modelar e sem mcula, isso tema para outras reflexes dentre as inmeras em que se pode desdobrar o problema de tomar a biografia em sua instrumentalidade educativa.

guisa de concluso

A importncia da biografia pode ser suficientemente demonstrada. Sua impressionante resistncia ao longo dos sculos, como gnero literrio e como fonte historiogrfica, prova disso. Sua adaptabili-

Educao & Sociedade, ano XX, n 67,Agosto/99

177

dade aos momentos histricos demonstra sua utilidade como instrumento de compreenso do mundo humano e dos seres que os integram os indivduos. So estes, como seres concretos, nicos, insubstituveis, impermutveis, que garantem a verdade das teorias e a veracidade das interpretaes. Neles e no nas generalizaes, abstraes e teorias pulsa a vida de que fala Dilthey. A eles cabe a resistncia s homogeneizaes: so os guardies da heterogeneidade e, como conseqncia, da originalidade, da irrupo do novo, nica forma de fazer com que a educao sirva sociedade, impedindo-a de sucumbir na mesmice da preservao do status quo ou na armadilha de um conservadorismo empedernido. A importncia especfica da biografia como instrumento educativo parece bvia, pois nos exemplos de vivncias humanas reais que a educao vai buscar os modelos com os quais procura forjar a imagem de homem a ser formado pela educao. Porm, filosoficamente falando, o bvio no pode ser ponto de chegada, mas de partida. Alm de constatar a instrumentalidade educativa explcita na maioria das biografias, necessrio ir alm, procurando desvendar as motivaes por detrs dessa utilizao dos relatos de vida. preciso resgatar a importncia da individuao, porm, sem a ingenuidade isolacionista. O cruzamento entre a apropriao individual do mundo e a recorrncia das conexes comuns coletividade humana o locus da inteligibilidade acerca da relao entre o uno e o mltiplo, entre o ser individual e o ser social. A educao, na qual sempre se estabelece uma tenso entre a heterogeneidade do individual e a homogeneidade do social, tem nas biografias um instrumento valioso nico, alis, que se presta ao teste de suas teorias na experincia insubstituvel e insupervel da vida concreta , alm de constituir-se num manancial inesgotvel para as exemplificaes. Por isso, torna-se relevante estudar a biografia em sua instrumentalidade educativa.

Notas
1. Lembremos Scrates, no Mnon, indagando se a virtude transmissvel. Ao contrrio das habilidades, as virtudes necessitam ser vivenciadas, praticadas efetivamente na vida e mostradas por atos e palavras. Nada garante que a virtude foi assimilada seno a observao, feita por outrem, sobre a trajet-

178

Educao & Sociedade, ano XX, n 67, Agosto/99

ria da vida. E a apropriao da virtude (ou de qualquer bem moral) acaba por ser feita de forma particular, nica, intransfervel, segundo a vida de cada um. Como aprendemos no Mnon, somente o exemplo de uma vida virtuosa serve propagao da virtude. E qual o instrumento para o relato dessas vidas virtuosas seno as biografias? Plato. Obras Completas. Buenos Aires: Anaconda, 1946, vol. 2, pp. 201-250: Mnon. 2. Jamais defrontaremos com o homem em geral, mas sempre com um homem particular, um indivduo, que freqentemente constitui um enigma, um problema cuja soluo, bem sabemos, s pode ser encontrada nele mesmo. A caracterstica mais essencial do homem apresenta-se ento como sendo a sua individualidade, o fato de ser ele o resultado nico em seu gnero e de, separado espacialmente de todos os demais homens, no se assemelhar totalmente a nenhum, comportando-se da maneira que lhe prpria (Filloux 1959, p. 8). 3. Tese defendida em julho de 1996, intitulada A biografia e a exemplaridade educativa.

4. Muitos exemplos poderiam ser citados, entre eles o clssico e monumental Um estadista do Imprio , obra editada entre 1898 e 1899, em que Joaquim Nabuco narra a vida de seu pai, o senador Nabuco de Arajo, obra de consulta obrigatria pelo fidedigno painel que traa de uma fase da vida poltica brasileira. Outro exemplo marcante e referencial, de outra poca e de outro campo, a obra Machado de Assis , de Lcia Miguel Pereira, a qual, lanada em 1936, continua insupervel e obrigatria para o estudo de nosso mais genial escritor. E, apenas para fechar estas citaes escolhidas ao acaso, o livro de R. Magalhes Jnior, Rui, o homem e o mito (1962), que se mantm como um inclume referencial, a despeito das outras centenas de obras existentes sobre nosso magno jurista, ainda lembrado como a guia de Haia. 5. Por causa do exemplo de pocas histricas como essa que ousei afirmar, no incio deste trabalho, que a biografia pode constituir-se num instrumento da antropologia filosfica. 6. Eliade 1972, p. 101: Mitologia da memria e do esquecimento, p. 120. 7. Escritor alemo e bigrafo de sucesso (1881/1948). Especializado em biografias de grandes figuras histricas, preocupou-se em humaniz-las, conferindo a elas o tom de romance, o que fez com que seus trabalhos cassem no gosto do grande pblico. Escreveu muitas biografias entre as quais se contam as de Napoleo, Goethe e Guilherme II. 8. Bigrafo, crtico literrio e historiador francs (1885/1967). Construiu biografias romanceadas e imaginativas, de grande sucesso. Entre seus trabalhos mais notveis esto as biografias de Shelley, George Sand e dos Dumas, pai e filho. 9. Escritor austraco (1881/1942). Notabilizou-se como bigrafo. Seus trabalhos biogrficos so agradveis de ler como novelas. Exilou-se no Brasil, fugindo do nazismo. Radicou-se em Petrpolis, onde se suicidou.

Educao & Sociedade, ano XX, n 67,Agosto/99

179

10. Escritor e crtico literrio francs (1804/1869). Em 1828, escreveu os famosos retratos literrios, perfis biogrficos de escritores em que a narrao de suas vidas combinada com anlises e apreciaes literrias. 11. Resumindo: a diferena de contedos, que serve de base diviso das cincias, est enlaada na diferena gnosiolgica, ou seja, no modo como nos so dados os objetos: as coisas se nos oferecem como fenmenos quando nos so dadas na percepo externa, ou como realidade quando se do imediatamente na percepo ntima. Num caso, integram o sistema da natureza ; no outro, se adscrevem ao esprito. A natureza se explica , o esprito se compreende . Os conhecimentos se separam assim em cincias da natureza e cincias do esprito. (Pucciarelli 1944, p. 45) 12. Interpretando o pensamento de Dilthey, Pucciarelli ( op. cit ., p. 23) registra: Nossa conscincia conscincia histrica, porque a historicidade a essncia do homem.

The biography and its educational instrumentality.

ABSTRACT: The present article treats biography associating it to education through a pretext: that biographic constructions have an educational tool, the example can be appreciated on the context as pedagogic. An integrative part of the author studies culminate in a doctorate thesis at UFRJ, the work shows a historical synthesis of Ethe biographic trajectory such as the periodicity proposed by Daniel Madelnat, besides that it shows a theoretical basis of the biographic analysis specially based on Wilhelm Dilthey. The article also points out the importance of working the biography and studying its relation with the education.

Bibliografia
CARNEIRO LEO, Emmanuel. Aprendendo a pensar . 2 a ed. Petrpolis: Vozes, 1977. ________. A viagem da educao. Revista Brasileira de Estudos Pedaggicos. Braslia, vol. 63, no 144, p. 11, maio/ago. 1979. DILTHEY, Wilhelm. Psicologa y teora del conocimiento. Mxico: Fondo de Cultura Econmica, 1945. ELIADE, Mircea. Mito e realidade . So Paulo: Perspectiva, 1972. FILLOUX, Jean-C. La personnalit . Paris: PUF, 1959.

180

Educao & Sociedade, ano XX, n 67, Agosto/99

________. A personalidade . So Paulo: Difuso Europia do Livro, 1960. JAEGER, Werner. Paideia A formao do homem grego . So Paulo: Martins Fontes, 1979. JEUDY, Henri-Pierre. Memrias do social. Rio de Janeiro: Forense-Universitria, 1990. KUHN, Thomas S. The structure of scientific revolutions . 2 ed. Chicago: The University of Chicago Press, 1970. MADLENAT, Daniel. La biographie. Paris: PUF, 1984. PUCCIARELLI, Eugenio. Introduccin a la filosofa de Dilthey. In : DILTHEY, Ghillermo. La esencia de la filosofa . Buenos Aires: Losada, 1944. SENNET, Richard. O declnio do homem pblico . So Paulo: Companhia das Letras, 1989.
a

Educao & Sociedade, ano XX, n 67,Agosto/99

181

You might also like