You are on page 1of 4

Exerccios de reviso de Instalao e manuteno de microcomputadores 1. Quais as principais funes do (a) BIOS do computador? 2. Explique o funcionamento do POST. 3.

O que o setup? 4. O BIOS perfeito? 5. Explique as etapas de inicializao do BIOS. 6. Qual a principal funo do bootstrap? Quais os tipos mais comuns de bootstrap? 7. Quais as teclas mais comuns utilizadas para o acesso ao SETUP? 8. Cite os principais fabricantes de BIOS 9. Qual tecla comumente utilizada para salvar e sair da BIOS? E para sair sem salvar? 10. Qual o sistemas de arquivos utilizado em sala de aula para a instalao do Debian? 11. Em uma manuteno, o profissional que est executando a manuteno no computador de um cliente necessita executar algumas configuraes no SETUP do computador. As configuraes so: colocar o boot principal no CD-ROM e o boot secundrio no HD. Precisa acertar o relgio e desativar o disquete. Precisa saber as informaes do HD e do CD-ROM. Ele deseja retirar o logo de inicializao. Mas h um problema, um dos hds no est sendo reconhecido, quais seriam os problemas mais comuns e o que ele deve fazer para corrigilos? Indique o que o profissional precisa fazer para configurar o SETUP da forma que ele precisa. 12. Com base na configurao do Setup BIOS (Award) de microcomputador analise as informaes: I. Standard CMOS Setup - Configura os itens padres do sistema, Tais como: Data, Hora, Tipo de disco. II. BIOS Features Setup Retorna as configuraes para parmetros de fbrica. III. Power Management Setup - Configura os parmetros de gerenciamento de energia da placa me, ou seja, a BIOS monitora o Hardware e de acordo com a configurao feita executa um processo de economia de energia. IV. Password Setting - Permite habilitar ou desabilitar a senha de acesso ao SETUP ou do SISTEMA. Marque a opo que indica as informaes CORRETAS: A) Todas as informaes esto corretas B) I, III e IV. C) III e IV. D) I e II. 2. Com referncia instalao de sistemas operacionais Windows XP, INCORRETO afirmar que: A) A definio da sequncia de boot no utilitrio de Setup imprescindvel para inicializao a partir da mdia de instalao do sistema operacional. B) Drive um software que permite ao sistema operacional usar as funcionalidades de um dispositivo de hardware. C) Service pack a denominao para um pacote de correes para determinado programa ou sistema operacional quando o nmero de correes (Chamadas tecnicamente em ingls de updates e hotfixes) recentes torna-se muito grande. D) Em apenas um disco rgido particionado possvel a instalao de diferentes sistemas operacionais. Exemplo: Windows XP e Linux Ubuntu. 2. So sistemas de arquivos vlidos para instalao do sistema operacional Windows XP Professional: A) FAT16 e FAT32. B) FAT32 e NTFS.

3.

4.

5.

6.

7.

C) EXT2 e NTFS. D) EXT3 e FAT32. Em sistemas operacionais Windows XP, o ambiente utilizado para verificao de drivers instalados denominado de: A) Gerenciador de Hardware. B) Gerenciador de Drivers. C) Gerenciador de Dispositivos. D) Gerenciador de Componentes. Das configuraes do Setup, qual alternativa carrega os valores padro da placa-me: A) Standard CMOS Setup B) Advanced BIOS Setup C) PnP Configuration D) Load Optimized Defaults correto afirmar sobre sistemas de arquivo no Windows: A) O sistema padro do Windows 98 o NTFS. B) Os sistemas padro do Windows 98 so os FAT e o NTFS. C) Os sistemas FAT e NTFS so suportados pelo Windows XP. D) O sistema padro do Windows XP o FAT. Para a instalao do Windows XP, preciso alterar a sequncia de boot no Setup para localizar os arquivos de instalao. O comando exato varia de acordo com o Setup utilizado. Marque a afirmativa correta da sequncia de boot: A) Floppy, Hard DisK, CD-Rom B) Hard DisK, CD-Rom, Floppy C) Hard DisK, Floppy, CD-Rom D) CD-Rom, Hard DisK, Floppy Observando a figura ao lado, qual dos componentes no ir funcionar corretamente e necessita ser instalado? A) Som: fica inoperante B) Modem: fica inoperante C) Rede: fica inoperante D) USB: fica inoperante

8. Marque a afirmativa correta sobre a mensagem de erro: CMOS CHECKSUM ERROR - LOADS DEFAULTS. A) Mdulos de memria mal encaixados ou defeituosos B) Bateria desativada ou descarregada C) Placa de vdeo mal encaixada ou defeituosa D) Defeito na placa-me 9. As portas seriais dos microcomputadores so tambm conhecidas como: A) COM B) DMA C) LPT D) IDE 10. Sobre a opo CPU Clock (ou CPU FrFrequency) correto afirmar que: A) Ajuste do relgio da placa-me (hora). B) Ajuste da frequncia do FSB. C) Configurar a voltagem do processador

D) Alterar a frequncia interna do processador 11. Sobre a opo Onboard USB Function (USB Ports Enable) do Setup correto afirmar que: A) Habilita as portas USB para terem compatibilidade entre os dispositivos USB 1.0 e USB 2.0. B) Habilita ou desabilita o modo de alta velocidade na transferncia de dados das portas USB. C) Habilita a funo plug and play da porta USB para reconhecer automaticamente os dispositivos conectados. D) Habilita ou desabilita as portas USB da placa-me. 12. Quais dos sistemas de arquivos abaixo podemos utilizar para instalao do sistema operacional Windows XP? A) FAT16 e FAT32 B) EXT3 e NTFS C) FAT32 e NTFS D) NTFS e FAT16 13. Ao instalar o sistema operacional Windows XP em um HD novo o tcnico de informtica de uma loja dividiu o disco em 4 parties. Baseado nesta afirmao marque a alternativa correta. A) Ele precisou utilizar um particionador de disco de terceiros para criar este nmero de parties, pois por padro a instalao do Windows XP no permite criar tantas parties. B) As parties foram divididas em (C) primrias, (D) lgicas, (E) estendidas e (A) ativas. C) Foram divididas em 4 parties primrias e foi definido uma partio como ativa para instalao do sistema. D) Quando o HD dividido em 4 parties primrias o sistema Operacional Windows XP no reconhece todas, apenas a primeira. 14. Quando um dispositivo de udio no est funcionando no computador a formal ideal de se averiguar se os drivers esto instalados corretamente : A) Painel de controle / Adicionar ou remover novo hardware B) Acessar propriedades do sistema / Guia hardware / Gerenciador de dispositivos C) Painel de controle / cone sistema / Guia restaurao do sistema D) Acessar propriedades do sistema / Guia hardware / Assinatura de driver 15. Um usurio leva o seu computador para o tcnico de uma loja de informtica encontrar uma soluo para o seu problema. O usurio descreve para o tcnico que seu computador trabalha normalmente durante 30 minutos aproximadamente, depois desse tempo ele trava ou reinicia a todo momento, ele disse que tem que aguardar de 10 a 15 minutos para voltar a religar o PC e trabalhar normalmente. Baseado na descrio do usurio marque a alternativa correta para soluo deste problema. A) O computador possui pouca memria RAM, quando ele liga e comea utilizar o micro o espao desta memria acaba e o micro trava ou reinicia. A soluo adicionar mais memria. B) um problema nos arquivos do sistema, a soluo formatar o computador e reinstalar o sistema novamente. C) um superaquecimento que est acontecendo no processador provavelmente por causa do cooler, a soluo verificar no setup da BIOS a temperatura da CPU e se confirmado trocar o cooler por um com o dissipador de calor maior.

D) Provavelmente ele est trabalhando com pouco espao em disco, por padro os sistemas operacionais no trabalham com menos de 2GBytes de espao livre. A soluo seria apagar arquivos desnecessrios fazendo uma varredura no HD ou trocar o mesmo por um de maior capacidade. 16. Qual o procedimento a ser utilizado quando um usurio de computador deixa o computador em uma loja para ser configurado e o tcnico no tem acesso ao setup do BIOS por causa de uma senha e nem o usurio sabe? Marque a alternativa correta. A) Formatar o computador, com isso todas as senhas sero apagadas. B) Utilizar o jumper da placa-me responsvel por apagar as configuraes do BIOS. C) Criar um CD de boot para poder inicializar o BIOS. D) Acessar o Setup do BIOS e na tela da senha pressionar Ctrl + Alt + Del para desabilitar a senha. 17. Escreva no caderno os comandos necessrios para a realizao das tarefas abaixo: A) Construir uma pasta na rea de trabalho B) Criar um arquivo chamado texto1.txt dentro da pasta c:\system C) Ocultar o arquivo: prog1.exe D) Desocultar o arquivo: prog1.exe E) Coloc-lo como somente leitura e desfaz-lo F) Ver a hora do computador G) Ocultar todas as pastas dentro de c:\ H) Desocultar todas as pastas dentro de c:\ I) Verificar a data do computador J) Pesquisar todos os exe da pasta arquivos de programas K) Procurar o arquivo excel.exe no drive c: incluindo as subpastas L) Apagar uma pasta chamada pasta1 dentro de c:\windows M) Pesquisar todos os arquivos de nome readme do drive C:

You might also like