You are on page 1of 2

Unidade 2 - Combustveis, energia e ambiente

Petrleo o Ouro Negro


O petrleo encontrado na natureza impregnando rochas sedimentares, como os arenitos. Devido sua permeabilidade, o petrleo migra atravs delas para o interior da crosta terrestre. Se este movimento for interrompido por uma camada de rochas impermeveis, acumula-se, formando as jazidas. Refira-se que este processo pode verificar-se no s na superfcie terrestre ( on- shore), mas tambm no fundo do mar, ou off-shore. Das jazidas on-shoreconhecidas, as mais importantes esto no Oriente Mdio, Rssia e repblicas do Cucaso, Estados Unidos, Amrica Central e na regio setentrional da Amrica do Sul. Mais recentes, so bem conhecidas as reservas off-shore de Angola, Mxico e mais recentemente o Brasil. Na Figura 1 pode ver-se uma plataforma petrolfera tpica, para explorao off-shore. Estas instalaes, habitadas ou no, podem localizar-se a centenas de Km da costa, e so usadas para extraco e bombeio de petrleo e ou gs natural, por vezes a vrios Kms de profundidade .

O petrleo bruto inicialmente submetido destilao fraccionada. Esta tcnica, de modo resumido, consiste em aquecer o petrleo bruto e conduzi-lo parte inferior de uma torre, denominada coluna de destilao. No seu interior, a coluna de destilao dispe de uma srie de pratos colocados a diferentes alturas. Quando o petrleo aquecido at temperatura de ebulio liberta vapores que sobem pela coluna atravs de tubos soldados aos pratos e cobertos por campnulas, de forma que os vapores so forados a borbulhar atravs do lquido existente nos pratos. O nvel de lquido de cada prato determinado pela altura de um tubo de retorno que conduz o excesso de lquido ao prato imediatamente inferior. Os componentes mais volteis (substncias mais leves), de mais baixo ponto de ebulio, sobem continuamente pela coluna em direco ao seu topo, que a parte mais fria, at condensarem. Os componentes de elevado ponto de ebulio condensam-se em diferentes alturas da coluna e refluem para baixo. Desta forma, consegue-se que a uma determinada altura da coluna, a temperatura permanea constante, e que o lquido condensado em cada prato tenha sempre a mesma composio qumica. A esses produtos de composio qumica definida chamam-se fraces e so formadas, principalmente, por gs metano, gasolina, petrleo e gasleo. Na base da coluna de fraccionamento, onde a temperatura mais elevada, fica um resduo que ainda contm fraces volteis. Se, para estas serem recuperadas, o resduo for aquecido a temperaturas ainda mais elevadas, ele decompe-se. Por isso, para que a destilao prossiga, o resduo transportado por meio de bombas para outra coluna, onde,
1/2
12 Qumica Ana Maria Medeiros Escola Secundria do Forte da Casa

Unidade 2 - Combustveis, energia e ambiente

sob uma presso reduzida prxima do vcuo (diminuindo a presso diminui a temperatura de ebulio), continua em ebulio a uma temperatura mais baixa, no destrutiva, e as fraces vaporizam-se. Esta destilao adicional decompe o resduo em leo diesel ("fueloil" ), leo lubrificante, asfalto e cera parafnica. Para a obteno de maior nmero e variedade de produtos, as fraces mais pesadas so partidas em fraces leves pelo processo designado de Cracking. Este processo consiste, essencialmente, em decompor pelo calor e ou por uso de um catalisador, as molculas grandes das substncias pesadas, cujo ponto de ebulio elevado, para obter substncias constitudas por molculas de tamanho menor e que correspondem a substncias mais volteis, logo com ponto de ebulio mais baixo. Deste modo, por exemplo, o fuel-oil (leo combustvel pesado) pode ser convertido em gasolina. A figura 2 mostra de forma esquemtica o que a destilao fraccionada do petrleo e como os subprodutos mais importantes vo sendo obtidos a partir do aumento de temperatura.
DESTILAO FRACIONADA DO PETRLEO Intervalo (aprox.) de temperatura em que destilam (C) at 200 C8H18 Querosene 150 a 250 C13H28 Gs leo ou leo diesel leos combustveis leos lubrificantes Resduo 250 a 350 300 a 400 C14H30 C15H32 hidrocarbonetos superiores hidrocarbonetos superiores hidrocarbonetos superiores hidrocarbonetos superiores C10H22 C9H20 C11H24 C10H22 C12H26

Frao Gs de petrleo Gasolina ou benzina ou nafta

Principais componentes CH4 C2H6 C5H12 C3H8 C4H10 C7H16

C6H14

Cracking ou craqueamento cataltico do petrleo Consiste em aquecer o petrleo a alta temperatura (500 C), na presena de catalisadores, provocando ruptura da cadeia carbnica dos hidrocarbonetos, dando outros com menor cadeia carbnica, constituintes da gasolina. Gasolina de polimerizao - No cracking formam-se grandes quantidades de hidrocarbonetos gasosos, a partir dos quais, por um processo inverso, consegue-se obter os hidrocarbonetos mdios (C5 a C8) constituintes da gasolina. ndice de octanos (octanagem) de uma gasolina Uma gasolina de octanagem n aquela que se comporta como se fosse uma mistura contendo n% de isooctano e (100 - n)% de n-heptano. Por conveno, o isooctano puro tem octanagem 100 e o n-heptano puro tem octanagem zero.

Animao: http://resources.schoolscience.co.uk/Exxonmobil/infobank/4/flash/distillation.html
2/2
12 Qumica Ana Maria Medeiros Escola Secundria do Forte da Casa

You might also like