You are on page 1of 5

LABORATRIO DE QUMICA ORGNICA - 2006 PRTICA No.

02
IDENTIFICAO E CONFIRMAO DE GRUPOS FUNCIONAIS: Parte 1: ALDEDOS E CETONAS OBJETIVOS: Esta prtica tem como objetivo a identificao e confirmao de grupos funcionais de aldedos e cetonas atravs de reaes qumicas.
1. METODOLOGIA 1.1. Materiais bquer de 400 mL (01); tubos de ensaio (01 estante com 12); rolhas (03); bico de bunsen (01); trip e tela de amianto (materiais para banho maria) (01); piceta (01); pipetas de 1 e 5 mL pipetador (01); conta-gotas; esptulas.

1.2. Reagentes acetaldedo; acetato de etila; acetona; Bissulfito de sdio (10 %); etanol absoluto e etanol hidratado; formol; n-butanol; sec-butanol; terc-butanol; NaOH 5%; NaOH (10 %); soluo de glicose 1 %; soluo de amnia (2 %).
1

LABORATRIO DE QUMICA ORGNICA - 2006


- Lugol (I2/KI); - nitrato de prata AgNO3 (5 %); - Reagente Benedict; - sulfato de cobre; - 2,4 Dinitrofenilhidrazina; - sdio metlico; 1.3. Procedimento Obs: Os aldedos so normalmente mais reativos que as cetonas. 1- Teste de identificao de aldedos e cetonas. Reao com 2,4-dinitrofenilhidrazina Substncias a serem testadas: acetaldedo, acetona e n-butanol. Procedimento: Num tubo de ensaio, adicione 3 mL do reagente e 3 gotas das substncias a serem testadas. Agite e observe. A maioria dos aldedos e cetonas formam dinitrofenilhidrazonas, que so slidos insolveis (normalmente apresentam colorao que varia de vermelho a amarelo). 2- Complexos de adio de bissulfito de sdio (10 %) Substncias a serem testadas: acetaldedo, acetona e acetado de etila Procedimento: Coloque 1 mL do reagente num tubo de ensaio e junte 6 gotas da substncia a ser testada. Arrolhe o tudo de ensaio e agite vigorosamente. Teste positivo para aldedos e cetonas: precipitao de um complexo de adio de bissulfito. - Comentar no relatrio sobre a utilidade desta reao. 3- Reao do iodofrmio Substncias a serem testadas: formol, acetaldedo, acetona e n-butanol Procedimento: Dissolva 5 gotas da substncia em 2 mL de H2O destilada em um tubo de ensaio. Adicione 2 mL de NaOH 5% e Lugol (soluo I2/KI) gota a gota, com agitao. Observar se h precipitao de um slido amarelo (CHI3- iodofrmio). TESTES DE DIFERENCIAO ENTRE ALDEDOS E CETONAS 4- Teste de Tollens (Formao do espelho de prata) Substncias a serem testadas: acetona, glicose 1% Procedimento: em um tubo de ensaio adicionar 0,5 mL do reagente e 4 gotas da substncia. Agitar e observar. Se a reao no ocorrer temperatura ambiente, aquecer ligeiramente em banho-maria.

LABORATRIO DE QUMICA ORGNICA - 2006


OBS- lave bem os tubos de ensaio. O espelho de prata explosivo. 5- Teste de Benedict Substncias a serem testadas: acetona, glicose 1% Procedimento: misture 5 gotas da substncia teste e 3 mL do reagente. Aquea em banhomaria por 5 minutos. Relatrio: Escreva todas as reaes, o que voc observou no laboratrio, e como os aldedos e cetonas so identificados atravs destas reaes Parte 2: LCOOIS 1- Teste com sdio metlico - adicione um pequeno pedao de sdio s substncias (n-butanol, terc-butanol e acetato de etila). A liberao rpida e contnua de um gs (hidrognio) pode indicar a presena de um lcool. 2- Presena de gua no lcool - aquea alguns gros de sulfato de cobre II de cor azul em um tubo de ensaio seco. O sulfato de cobre se desidratar, tornando-se esbranquiado. Junte a ele (aps esfriar) 2-3mL de etanol comum (hidratado). Repita com etanol absoluto. O que ocorreu e por qu? 3- Oxidao - ensaio com Reagente de Jones (CrO3/H2SO4) Para 1 mL de acetona em um pequeno tubo de ensaio, adicionar uma gota da amostra (nbutanol, 2-butanol e terc-butanol). Adicionar uma gota do Reagente de Jones (anidrido crmico em cido sulfrico) e anotar o resultado aps 2 segundos. Faa um teste de controle com a acetona (somente acetona e Reagente de Jones), e compare os resultados. O teste positivo para lcoois primrios e secundrios, consiste no aparecimento de uma suspenso opaca com uma colorao que vai do verde ao azul. Os lcoois tercirios no reagem, permanecendo a cor laranja. (No considere alteraes depois de 2 segundos). 1.4. Preparao dos Reagentes utilizados nas Partes 1 e 2.

Reagentes utilizados no experimento Parte 1 (aldedos e cetonas)


1- 2,4-dinitrofenilhidrazina (DNFH) a- 2,4-DNFH ..............................................3 g b- cido sulfurico concentrado.................15 mL Soluo 1 c- gua destilada......................................20 mL

LABORATRIO DE QUMICA ORGNICA - 2006


d- etanol P.A............................................70 mL Soluo 2 Dissolver a em b (Soluo 1) Adicionar lentamente a soluo 1 na soluo 2. 2- Soluo de bissulfito de sdio Adicionar 3 mL de etanol a 12 mL de soluo aquosa do sal a 40%. Agite bem. Uma pequena quantidade do sal se precipita e deve ser separada pr decantao ou filtrao. 3- Teste do Iodofrmio - Lugol (I2/KI) Iodo metlico......................................0,5 g iodeto de potssio..............................1,0 g gua destilada...................................100 mL q.s.p. 4- Reagente de Tollens Num tubo de ensaio seco, coloque 2 mL de soluo de nitrato de prata (AgNO3) 5%. Adicione ento, uma gota de soluo de NaOH 10%, e em seguida uma soluo diluda de amnia (2%) , gota a gota, com agitao constante at que o precipitado de xido de prata seja dissolvido. Para que o reagente fique sensvel necessrio evitar um excesso de amnia. OBS- Este reagente no deve ser armazenado. Para que ele seja sensvel deve ser preparado e j consumido. 5-Reagente de Benedict a- citrato de sdio...............................................................173 g b- carbonato de sdio anidro..............................................100 g c- sulfato de cobre..............................................................17,3 g d- gua destilada...............................................................1000 mL q.s.p. Reagentes utilizados no experimento Parte 2 (lcoois) 1- Sdio Metlico (deteco de lcoois) Cortar o sdio metlico em pedaos bem midos. 2- Sulfato de Cobre II (presena de gua no lcool) O sulfato de cobre II deve ser aquecido preliminarmente em um tubo de ensaio diretamente na chame do bico de Bunsen para retirar gua.

LABORATRIO DE QUMICA ORGNICA - 2006


3- Reagente de Jones (CrO3/H2SO4) Ser preparado pelos tcnicos. ELABORAO DO RELATRIO Antes de escrever o relatrio procure organizar suas idias, buscando identificar as funes qumicas que voc estudou na prtica. Pesquise as reaes qumicas para os testes realizados, as frmulas dos compostos fazendo as observaes pertinentes aos experimentos realizados. Introduo- falar resumidamente sobre os grupos funcionais analisados e as reaes utilizadas para identificao dos compostos; Experimental- coloque apenas o material usado e o procedimento; os resultados devero ser relacionados no tem seguinte: Resultados e Discusso; Resultados e Discusso- os resultados devero ser relacionados por tens na sequncia em que aparecem na parte Experimental. Por exemplo, voc pode iniciar a apresentao dos resultados pela identificao de aldedos e cetonas separando em tens para cada teste realizado e sub-tens para os compostos testados. Aps cada resultado apresentado (tem e sub-tem) voc poder descrever suas observaes bem como discutir todos os testes se positivo ou negativo e porque. Concluses- utilidades das reaes qumicas em processos de identificao de compostos orgnicos. Referncias Bibliogrficas- Livros de Qumica Orgnica (Allinger, Solomons; etc) e verificar as reaes no Vogel e tambm no caderno.

You might also like