You are on page 1of 40

Histria do mobilirio

MOBILIRIO DA ANTIGUIDADE

O ANTIGO EGITO
A posse de mveis indica um nvel cultural superior ao de mera subsistncia, que supe o abandono de hbitos e atitudes primitivos: um elemento de status. No princpio da era dinstica cerca de 3100 a.C. j tinham sido inventados a cama, a cadeira e o banco, a mesa e a arca. O costume egpcio - de religio politesta de fornecer aos mortos todos os objetos de que se serviam vivos e o clima seco da regio permitiram a sobrevivncia de algumas dessas peas. Na era dinstica cerca de 3100 at 2686 a.C. foram preservadas muitas armaes de leito. Essas armaes vo das mais simples, constitudas por pernas e partes laterais unidas por meio de correias, a camas feitas de quatro peas de madeira encaixada em ngulos curiosos.

difcil para os historiadores estimar quando as primeiras peas de mobilirio foram produzidas no Egito Antigo. A maior parte era feita de madeira, que se desintegrou com o tempo. Muitos estudiosos e outras fontes dizem que Snefru, o primeiro rei da quarta dinastia do Egito, trouxe "40 navios cheios de cedro do Lbano" por volta de 2600 A.C.

Embora existisse madeira disponvel no Antigo Egito, como por exemplo accia, amendoeira, lamo, pltano e salgueiro, ela era escassa ou imprpria para a fabricao de mveis, por isso teve que ser importada. O cedro foi mais comumente usado para carpintaria fina e era trazido do que so hoje Lbano, Sria e Turquia. Outras madeiras utilizadas foram freixo, faia, bordo, sicmoro.

Um carpinteiro egpcio que possusse boas habilidades utilizava ferramentas como a serra, machado, enx, formo, martelo, furadeira de arco e polidores.

Ba com pernas

Cadeira dobrvel de madeira madeira com incrustao de marfim com assento de couro Novo Imprio, provavelmente 18 Dinastia, c. 1500 aC

Banco de accia

Trono da rainha Heterpheres, 4 Dinastia

Trono de Sitamun

Pequeno ba com pernas, tumba de Tutankamon, 18 Dinastia

Descanso para cabea

O estudo dessas valiosas peas de madeira, comparados s tcnicas de produo das lminas e aos tipos de adesivos empregues, ainda provocam especulaes. Acredita-se que as lminas de madeira eram obtidas a partir de serras manuais, e o alisamento da superfcie destas atravs de material abrasivo, provavelmente a pedra-pome. Quanto aos adesivos empregues, aceite a hiptese de que fossem base de albumina. As civilizaes Assrias, Babilnicas e Romanas, posteriores Egpcia, tambm promoveram avanos no uso de laminados e, certamente, com grande influncia desta ltima.
(FONTE: http://portaldamadeira.blogspot.com.br/2009/12/historia-dos-contraplacados.html)

Trono encontrado na tumba de Tutankamon, que reinou de 1361 a 1352 a.C., confeccionado em cedro revestido com finas lminas de marfim e bano

O trono, visto de frente

Cadeira para criana, tumba de Tutankamon

Trono, 18 Dinastia

A cadeira traz imagens de Bes (deus da sade) e Tauret (deusa do parto)

MESOPOTMIA

Quase nada se preservou dos mveis da Mesopotmia. Os registros mais encontrados do uso de moblia esto nos alto e baixo relevos da poca

Desenho de um altorrelevo assrio

Asurbanipal e esposa num festejo sculo VI a.C.

Trono de Dario, rei da Prsia

You might also like