You are on page 1of 8

TRABALHO FINAL DE GRADUAO NOVEMBRO/2011 UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUB ENGENHARIA ELTRICA- NFASE ELETRNICA

Projeto de um inversor VSI de baixo custo para motores monofsicos


Arao Hayashida Filho Orientador: Prof. Valberto Ferreira da Silva
Instituto de Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informao (IESTI)

Resumo Este artigo apresenta a metodologia de projeto de um inversor de frequncia monofsico para acionamento de motor monofsico. O comportamento do torque em relao frequncia tambm ser investigado, tendo em vista que uma relao V/f constante no poder ser usada de forma anloga ao do inversor de frequncia trifsico. Palavras-Chave: Motor de induo monofsico, inversor de freqncia, acionamento de baixo custo

II. ANLISE TERICA DO MOTOR DE INDUO


MONOFSICO

I. INTRODUO
Os motores de induo monofsicos so largamente usados em aplicaes de potncias da ordem de fraes de potncia onde, na maioria das vezes, no est disponvel a energia eltrica trifsica, como por exemplo em residncias ou em pequenas instalaes comerciais. O motor de induo monofsico, quando operando em corrente alternada de frequncia fixa , essencialmente uma mquina de velocidade nica. Ajustes de velocidade neste tipo de motor [1] para aplicaes de baixa potncia so feitos por meio do controle do valor eficaz da tenso, ou seja, a velocidade reduzida por meio do aumento do escorregamento.A eficincia deste tipo de mquina diminui com o aumento do escorregamento, as conseqncias neste tipo de implementao so o aquecimento excessivo do motor, diminuio de sua vida til, alm de desperdcio de energia com o aquecimento indesejado. Como um exemplo de aplicao para o sistema inversor, o controle via termostato de um condicionador de ar residencial pode ser eliminado. Usando um acionamento que adapta a velocidade do compressor demanda de resfriamento, pode-se obter a temperatura do ar constante, aumentando assim o conforto trmico dos moradores. Comparando um inversor de frequncia para um motor monofsico com um para motor trifsico, o primeiro apresenta um custo inferior em relao ao segundo, como ser apresentado neste artigo.

O estator de um motor de induo monofsico constitudo por dois enrolamentos, um deles o principal e o outro o enrolamento auxiliar [2], que tambm denominado enrolamento de partida. Neste tipo de motor, os enrolamentos do estator esto em quadratura no espao, isto , tm seus eixos magnticos defasados de 90. Ao contrrio de um motor trifsico, com um campo girante, onde h um torque de partida, para o caso do motor de induo monofsico, com um campo pulsante [3], no h torque de partida considerando apenas o enrolamento principal. II.1-Motor em Processo de Partida Para motores monofsicos que utilizam capacitor na partida, que sero tratados neste artigo, o torque nesta condio gerado por meio do capacitor em srie com o enrolamento auxiliar. Neste sistema, uma capacitncia previamente calculada pode conseguir com que a corrente no enrolamento auxiliar, com o rotor parado esteja adiantada em relao ao enrolamento principal de 90, como em um motor bifsico simtrico. Considerando um mquina com entreferro uniforme e enrolamentos do estator com o mesmo nmero de espiras, as correntes na partida so iguais em mdulo, mas em quadratura no tempo. Quando a corrente no enrolamento auxiliar tm seu valor mximo no tempo, a corrente no enrolamento principal ser nula e a FMM (Fora Magneto-Motriz) estiver centrada no enrolamento auxiliar. Para a corrente no enrolamento principal mxima, a FMM est centrada neste enrolamento. A onda de FMM caminha 90 eltricos no espao para 90 no tempo, e a direo do movimento depende da sequncia de fases das correntes. Em um motor de fase dividida (split-phase) com capacitor de partida [2], o enrolamento auxiliar desligado aps a partida, por meio de uma chave centrfuga acoplada diretamente ao eixo do motor.

II.2 Operao Aps a Partida Com a interrupo da corrente no enrolamento auxiliar, tendo a FMM do estator distribuda de forma senoidal em relao ao estator e variando de forma tambm senoidal no tempo, poder ser representada por:

Fe = FeMx . sen(t ). cos


Onde

(1) Fig. 1 Circuito equivalente Onde R1 e x1 so a resistncia e a reatncia de disperso do enrolamento principal, xm a reatncia de magnetizao, com R2 e x2, a resistncia de disperso do rotor parado, referidos ao estator. Com o rotor parado, os dois fluxos resultantes da Eq. 3 tm magnitude igual metade do fluxo pulsante e estacionqio no gap entre o rotor e o estator, para cada um dos fluxos, h um circuito equivalente, como mostrado na Fig. 2.

o ngulo medido entre um ponto fixo do rotor


FeMx a FMM de

e o eixo do enrolamento principal e,

pico no estator. O termo sen(t ) correspondente variao da FMM no tempo, j o termo cos trata da distribuio no espao. Utilizando a identidade trigonomtrica:

1 sen a. cos b = [sen(a b) + sen(a + b)] 2


Obtm-se:

(2)

1 1 Fs = FeMx .sen(t + ) + FeMx . sen(t ) 2 2

(3)

A onda de FMM estacionria e pulsante em (1) pode ser descrita como a soma de dois fasores iguais, mas em sentidos contrrios. Para o rotor, girando velocidade nr ,e campo girando com velocidade

Fig. 2 Circuitos equivalentes com o rotor parado Os efeitos de fluxos iguais com o rotor parado so representados no circuito equivalente pela impedncias iguais nas reatncias de disperso e magnetizao do rotor. Como a mesma corrente gera os fluxos nos dois sentidos, os circuitos equivalentes relativos aos fluxos para frente e para trs so ligados em srie [3], de acordo com a Fig. 3. Para o motor j em rotao, o rotor opera com escorregamento s em relao ao fluxo para frente e escorregamento (2-s) em sentido contrrio. Assim como em um motor de induo trifsico, estes escorregamentos sero associados aos termos de resistncia dos circuitos equivalentes do rotor.

ns ,o escorregamento sf no rotor para os

campos para frente e sb para trs dado pelas relaes abaixo:

sf = sb =
Onde:

ns nr =s ns ns + nr = 2s ns 60. f p

(4)

(5)

ns =

(6)

A FMM divida em duas componentes de igual amplitude, porm o fluxo no estator tem amplitudes iguais apenas com o rotor em repouso. Para outras velocidades [3], o fluxo no sentido do movimento do rotor muito maior que o fluxo em sentido contrrio. II.3 Circuito Equivalente Com o rotor estacionrio, o comportamento de um motor de induo monofsico, operando apenas com o enrolamento principal similar um transformador em curto-circuito, como mostrado na Fig. 1.

Fig. 3 Circuito equivalente com o rotor girando

II.4 Circuito Equivalente Aproximado Para o motor operando com um escorregamento pequeno, o circuito da Fig. 3 pode ser aproximado pelo correspondente da Fig. 4.

r2 x 2 = Re + X e + 2 2 stm 2

(13)

O torque pode ser obtido com o uso da potncia dissipada na carga e a velocidade do rotor dada por:

TEM =

Ve2 1 . r2 ns .s 2s

(14)

III. ESTRATGIA DE CONTROLE


Fig. 4 Circuito equivalente aproximado Onde R 1 = r1 +
1 1 r2 (5) e X 1 = x 1 + x 2 (7) 4 2

Neste projeto foi utilizado um motor de induo monofsico marca GME, 127V com potncia de Hp e rotao nominal de 1740rpm em 60Hz. Aps testes vazio e com o rotor travado, os elementos do circuito equivalente foram determinados, com resultados dos ensaios na Tabela 1. r2 x1 x2 Xm r1 8,20 12,86 7,54 7,54 57,56 Tabela 1 Resultados do ensaio com o motor (8) Calculando o torque em operao nominal, este torque foi aplicado na Eq. 14 para todas as frequncias de operao do inversor, onde com o uso da Eq. 12 foram determinadas as tenses no estator para se obter este torque, resultando na curva mostrada na Fig. 5.

Neste circuito modificado, aplicando-se um equivalente de Thvenin [4], obtm-se que:

X ( R1 + jX 1 ). j m 2 = R + jX Ze = e e X R1 + j X 1 + m 2 X V1 j m 2 Ve = X R1 + j X 1 + m 2

(9)

120 110 100 90

Tensao [V]

Como R1 pequeno, considerando seu valor como nulo, so obtidos Re e Xe, logo:

80 70 60 50

1 R1 X m 2 Re = 1 X1 + X m 2 1 X1 X m 2 Xe = 1 X1 + X m 2 1 2 X 1 + X m 2 .V V1 = e Xm

(10)

40 30 20

10

15

20

25

30 35 Frequencia [Hz]

40

45

50

55

60

(11)

Fig. 5 Relao entre V e f para o torque nominal Com o uso de 60 pontos desta relao entre V e f, por meio de tabelamento, o microcontrolador do projeto atua na amplitude da tenso de sada, para que o torque na mquina seja prximo ao nominal em todas as frequncias de operao.

(12)

O escorregamento ao qual o motor transmite o mximo torque ocorre na mxima transferncia de potncia na carga [3], o qual dado pela Eq. 13:

IV. CIRCUITO PROPOSTO PARA O INVERSOR


IV.1-Diagrama de Blocos O diagrama de blocos da soluo proposta, com exceo da fonte de alimentao mostrado na Fig. 6. Neste diagrama, o microcontrolador, representado pelo bloco CPU envia um sinal modulado em largura de pulso para dois blocos do Dead Time, onde so gerados dois sinais para cada meia ponte. Estes sinais acionam dois IGBTs para cada um dos enrolamentos principal e auxiliar. IV.2-Implementao O inversor foi implementado em duas placas, onde uma corresponde fonte de alimentao, onde est contido o dobrador de tenso. A outra placa com os circuitos de potncia, microcontrolador, acionador dos IGBTs, circuito de tempo morto e microcontrolador, conforme mostrado nas fotos das Fig. 7a e 7b.
Enrolamento Principal

Fig. 7bFoto da placa principal do inversor (vista frontal)

IV.3-Circuito Retificador A retificao da concessionria de energia feita por meio de um dobrador de tenso, com dois diodos, onde D1 conduz no semiciclo positivo e D2 no negativo, como mostrado na Fig. 8. Para diminuir a corrente transitria no momento da energizao, um NTC foi calculado para que na pior das hipteses, com C1 e C2 completamente descarregados e a tenso da concessionria em seu valor de pico, a corrente sobre um dos diodos fosse menor que a IFSM do diodo selecionado.

IR2110

ATMEGA48

Fig. 8 Dobrador de tenso IV.4-Circuito de Tempo Morto


Enrolamento Auxiliar Tempo morto

Fig. 7aFoto da placa principal do inversor (vista superior)

Afim de se selecionar um microcontrolador com apenas um timer reservado para o chaveamento dos IGBTs, o tempo morto gerado por um circuito externo.

e/ou IGBT, que o IR2110 da International Rectifier [6], como mostrado na Fig. 11.

Fig. 9 Circuito para o tempo morto Neste circuito, como mostrado na Fig. 9, VREF provido por um divisor de tenso com dois resistores de mesma resistncia, de onde uma tenso de aproximadamente 2,5V serve de referncia para dois comparadores de tenso. Os resistores R2 e R4, assim como os capacitores da Fig. 9 foram calculados por meio da soluo de uma equao diferencial de segunda ordem que rege o comportamento da tenso em C18 e C19, dada pela Eq. 15:

Fig. 11 Etapa de potncia Por meio de simulaes em SPICE, foram determinadas a potncia de R50, R51, tambm a tenso mxima e capacitncia de C33 e C34, componentes do circuito de snubber [4]. Como no caso anterior, outro circuito idntico ao da Fig. 11 fornece potncia ao enrolamento auxiliar.

Vc = VOH .(1 e

t RC

(15)

V. IMPLEMENTAO DO SOFTWARE
V.1-Microcontrolador Neste projeto foi utilizado o microcontrolador Atmel ATMEGA48, com CPU AVR, cuja frequncia de operao de 14,7456MHz. A interface com o usurio feita via porta serial assncrona, onde possvel se alterar a freqncia de sada e tenso de acordo com a estratgia de controle. Um nico timer foi utilizado, onde neste microcontrolador foram usadas as duas sadas de comparao, OC1A e OC1B do timer 1, afim de se gerar os sinais para o chaveamento. A leitura de amostras de corrente obtida pelo resistor R20 e o seu correspondente do enrolamento auxiliar, onde estes sinais so adquirido por dois canais conversor AD deste microcontrolador. Para a referncia de tenso do conversor, foi usada a referncia interna de 1,1V. Uma interrupo relativa ao timer usada para a comparao entre os valores de tenso lidos nos canais dos conversores AD e tambm para a atualizao da frequncia. Toda a programao foi feita com o uso da linguagem C [5], sem o uso de funes pr-estabelecidas e, com a gerao de cdigo pelo compilador AVR-GCC.

Com VOH de 4,8V, e o valor na tenso do capacitor Vc de 2,5V (VREF) durante o chaveamento, com C=1nF e t=9us, obtido R=12623. Para o circuito, utilizou-se o resistor de 12k, com tolerncia de 5%. A Fig. 10 mostra o resultado experimental das tenses de sada do bloco de dead time durante uma mudana de nvel lgico, com resultados experimentais dentro do esperado, considerando a faixa de tolerncia dos resistores e capacitores.

Fig. 10 Tenses em PT1 e PT2 IV.5 - Sada de Potncia para o Motor Neste circuito, cada enrolamento acionado por dois IGBTs, conectados ao circuito de tempo morto por meio de um circuito integrado, do tipo driver para MOSPower

V.2-Obteno dos Valores de Seno A senide obtida por meio de uma tabela armazenada em memria Flash, com 512 entradas, por meio de manipulao aritmtica nos quatro quadrantes da funo seno, so obtidos 2048 ngulos. A gerao da parte de programa referente aos 512 bytes na memria flash foi

calculada com o auxlio de um programa auxiliar, afim de se evitar erros no clculo dos valores. O valor mximo do contador no timer foi escolhido em 8192, de tal forma que o valor do seno divido por 8 antes de receber a estratgia de controle. A aritmtica feita com nmeros inteiros, sem sinal, e de 16 bits. V.3-Implementao da Estratgia de Controle Com a frequncia de operao conhecida, por meio de uma tabela, feita por meio de programa, resultando no mesmo formato da curva da Fig. 5, onde so retirados 60 pontos, relativos freqncias de 0 a 60Hz. O valor do seno dos enrolamentos auxiliar e principal so multiplicados por uma das constantes, armazenadas em Flash, ento dividido por 128. Na escolha do microcontrolador indispensvel a existncia de, pelo menos, a instruo de multiplicao. Todas as operaes nesta etapa so feitas com nmeros inteiros, sem sinal, e de 32 bits. V.4-Interface com o Usurio Por meio de uma interface serial assncrona com um microcomputador, o usurio fornece comandos que so interpretados e executados pelo microcontrolador. Esta comunicao feita a 4800bps. V.5-Modos de operao Como mostrado na Fig. 6, ao contrrio do sistema de partida encontrado em motores monofsicos com capacitor de partida e chave centrfuga [2], o inversor no utiliza estes dois componentes. Onde durante a partida, o motor opera em modo bifsico, em que ambos os enrolamentos consomem potncia do inversor. Aps a partida, o enrolamento auxiliar no recebe potncia do inversor, onde o motor opera em modo monofsico. No fluxograma da Fig. 12 so mostrados os dois modos de operao do inversor, onde as freqncias menores que 18Hz correspondem ao modo bifsico, e acima desta, a operao do motor em modo monofsico.

Fig. 12 Fluxograma simplificado

VI. RESULTADOS EXPERIMENTAIS


V.1-Formas de onda Foram feitos testes para frequncias de 8 a 120Hz, afim de se verificar o funcionamento da soluo. A seguir so mostradas algumas formas de onda para freqncias de 30 e 60Hz.

Fig. 15 Formas de onda da corrente a 30Hz

Fig. 13 Formas de onda a 30Hz As formas de onda a seguir mostram a tenso de sada para o canal 1 e sua componente fundamental aps a aplicao de um filtro passa-baixas digital em freqncia menor que a de chaveamento (225Hz). O canal 2 monitora o sinal filtrado, com o mesmo sinal do canal 1, afim de se comprovar o funcionamento do controle por meio da relao de tenses calculadas e medidas. Os sinais obtidos nas Fig. 13 e 14 foram obtidos com o uso de pontas de prova 10:1.

Fig. 16 Formas de onda da corrente a 60Hz A tabela a seguir compara a relao entre as tenses de pico-a-pico filtradas e de chaveamento com sua relao entre valores calculados por meio da Fig. 5. Vo/127 Vopp/Vipp Erro relativo Calculado Medido (%) 15 0,49 0,46 6,1 30 0,71 0,68 5,6 60 1 0,99 1,0 Tabela 2 Comparao entre resultados calculados e reais Os resultados acima esto dentro do esperado, j que existem erros no instrumento de medio, alm do ripple no dobrador de tenso, que no foi considerado. Frequncia

Fig. 14 Formas de onda a 60Hz As Fig. 15 e 16 mostram as formas de onda proporcionais corrente, medida por meio de um resistor de valor 0,22 em srie com o enrolamento principal do motor.

VII.COMPARAO DE CUSTOS ENTRE A SOLUO


MONOFSICA E A TRIFSICA

Dentre as principais diferenas entre a soluo monofsica e trifsica, destaca-se a utilizao de um menor nmero de componentes na etapa de potncia, alm de ser possvel a utilizao de um microcontrolador com nmero menor de temporizadores que na soluo trifsica. Afim de se estabelecer uma comparao, foi usada uma etapa de potncia trifsica com os mesmos IGBTs para as duas meias pontes usadas no inversor monofsico. A Tabela 3 mostra as diferenas de custos entre duas solues feitas com o mesmo microcontrolador ATMEGA48 usados no circuito proposto. QTDE. QTDE Preo Descrio Mono. Trif. unittio Res. Snubber 4 6 0,09 Cap. Snubber 4 6 0,82 Diodo Snubber 4 6 0,10 Dissipador 4 6 1,54 4 6 IGBT 1,20 IR2110 - Driver 2 0 2,24 IR2136 - Driver 0 1 6,62 1 0 0 1
Motor Hp, 2 plos IP21 Motor Hp, 2 plos IP21

placa de circuito impresso para o inversor trifsico, o que causa uma maior diferena para o monofsico. No entanto para o sistema completo, incluindo o motor, o custo do sistema monofsico 7,5% maior que para o sistema trifsico. A partir dos custos apresentados, o inversor proposto torna-se uma alternativa vivel a plantas existentes, onde j operam com motor monofsico.

IX. AGRADECIMENTOS
Ao professor ngelo Jos Junqueira Rezek, que contribuiu cedendo as instalaes do laboratrio de mquinas eltricas para a realizao dos ensaios no motor monofsico.

Preo Mono. 0,36 3,28 0,40 6,16 4,80 4,48 142,44

142,44 121,45

Preo tri. 0,54 4,92 0,60 9,24 7,20 6,62 121,45

X. REFERNCIAS
[1] E. R. Collins, Torque and Slip Behavior of Singlephase Induction Motors Driven from Variable-Frequency Supplies - IEEE Transactions on Power Systems, Vol. 28, No. 3, May/June 1992. [2] A.E. Fitzgerald, C. Kingsley Jr. e A. Kusko Mquinas Eltricas, Ed. McGraw-Hill do Brasil, So Paulo, 1975. [3] P. S. Bimbhra - Generalized Theory of Electrical Machines, Ed. Khanna Publishers, 2011. [4] N. Mohan, Undeland, T. M. Undeland e W. P. Robbins - Power Electronics: Converters, Applications and Design, Ed. John Wiley, 1989. [5] B. W. Kernighan e D. M. Ritchie - C Programming Language, Ed. Prentice-Hall, 1988. [6] Data Sheet do IR2110 http://www.irf.com/productinfo/datasheets/data/ir2110.pdf

161,92 150,57 Total (US$) Tabela 3 Comparao de custos entre solues

Nesta comparao, exceto o dissipador que poder ser mais barato que na implementao proposta, fica claro que a soluo trifsica no bloco de potncia tm um custo maior.

VIII. CONCLUSO
Foram apresentadas solues para o projeto de um inversor de frequncia para motores de induo monofsicos, neste caso, com o inversor substituindo o sistema de partida com capacitor e chave centrfuga. A viabilidade econmica do acionamento do motor de induo monofsico por inversor de frequncia foi verificada, onde o custo dos componentes de um inversor trifsico foi muito maior que o monofsico proposto neste artigo. Algumas diferenas em relao ao inversor trifsico so mostradas, como o modo de partida de 0 a 18Hz, e o modo em operao aps a partida, para frequncias de 20 a 60Hz, onde no usado o enrolamento auxiliar. O baixo custo foi obtido por meio do uso de uma nica ponte H, diminuindo o nmero de IGBTs em relao soluo trifsica. Tambm utilizou-se um microcontrolador de baixo custo, onde no sistema monofsico foi utilizado um nico Timer. Comparando-se apenas os componentes eletrnicos destes dois inversores, obteve-se para o monofsico, uma reduo de custos de 33%, desconsiderando a maior rea de

BIOGRAFIA:
Arao Hayashida Filho Nasceu em Mogi das Cruzes (SP), em 1986. Ingressou na UNIFEI em 2005. Foi empreendedor na empresa MEDINOVAO, onde desenvolveu projetos eletrnicos para equipamentos hospitalares e de medicina diagnstica. Trabalha em projetos sob encomenda para aplicaes educacionais, de sistemas digitais e acionamentos em eletrnica de potncia.

You might also like