You are on page 1of 2

Reduzir em 10% os custos de itens de consumo em relao ao ano passado o grande desafio do FNDE para 2013.

. Proposta pelo Ministrio do Planejamento, a medida visa incentivar rgos e instituies pblicas a usarem de forma racional seus recursos financeiros e naturais promovendo a sustentabilidade na Administrao Pblica Federal. Apresentamos, a seguir, ideias para a economia de energia eltrica, gua, telefonia, material de expediente e impresso de documentos. E importante destacar que o uso consciente e cuidadoso destes recursos no representa, apenas, cortar custos. , antes, um exerccio de responsabilidade social e ambiental de cada um de nos. Sua energia positiva e seu comprometimento so muito bem vindos!

Energia eltrica
Aproveite a iluminao natural, abrindo cortinas ou persianas. Em locais com muitas lmpadas acesas, avalie a possibilidade do desligamento alternado (os interruptores acionam reas independentes). Ao sair para o almoo e no final do expediente, desligue luzes, computadores e condicionadores de ar. Utilize o condicionador de ar apenas nos perodos estritamente necessrios e em ambientes ocupados e fechados. Use escada para chegar a andares prximos. E um timo exerccio! Ao usar o elevador, acione o boto superior para subir e o inferior para descer. Apertar os dois ao mesmo tempo s ira atrasar a viagem e desperdiar energia.

gua
Nas unidades fora da sede, que no possuem acionamento automtico, s abra a torneira quando for realmente utilizar a gua. E feche-a enquanto no estiver usando, mesmo em pequenos intervalos. Comunique imediatamente eventuais vazamentos nos banheiros ou nas copas a CGLOG (ramal 4040). Limpe previamente as louas, retirando o mximo de resduos slidos antes de passar esponja e sabo. Use gua somente no enxague. Nunca use o vaso sanitrio como lixeira. Alem de gastar mais gua, os objetos despejados podem causar entupimento. As novas caixas de descarga da sede so equipadas com vlvula dupla. O boto maior libera cerca de 6 litros de gua e o menor, 3 litros. Use de acordo com sua necessidade.

Telefonia
Seja objetivo ao telefone, mantendo a linha livre para receber novas chamadas. Evite usar o telefone do trabalho para tratar de assuntos particulares. Reduza as ligaes de telefone fixo para celular, pois as tarifas so bem mais elevadas. Chefes e coordenadores devem priorizar o uso dos celulares corporativos.

Impresso de documentos
Imprima apenas o estritamente necessrio. Quando a impresso for inevitvel, mantenha a configurao padro em frente e verso j implantada pela CAU em todos os computadores. Prefira o armazenamento eletrnico ao impresso. Antes de imprimir um documento, revise minuciosamente seu contedo. Certifique-se tambm se a configurao esta correta: retrato ou paisagem? Todas as pginas ou s algumas? Sempre que possvel, substitua a impresso em papel pela gravao em meio digital (CD, pen drive). Servidores podem optar por baixar seus contracheques, em formato PDF, do portal siapenet (WWW.siapenet.gov.br). Assim, evitam gastos com impresso e remessas destes documentos via correio.

Material de Expediente
Antes de solicitar ao almoxarifado uma nova lista de materiais, confira em suas gavetas se no h uma caneta ou um lpis esquecido. Divida com seus colegas de trabalho materiais de uso mais espordico, como tesoura, cola ou grampeador. Reutilize o verso em branco de papeis que no contenham informaes sigilosas. Economize papel toalha quando for secar as mos. Duas ou trs folhas so suficientes. Traga de casa o seu copo e deixe os descartveis para serem usado, preferencialmente, pelos visitantes da autarquia.

You might also like