You are on page 1of 3

Questes- Fontes de energia e populao

01- A energia eltrica, no Brasil, contribui de maneira significativa para atender s necessidades do pas em fontes de energia. O setor que mais utiliza ou consome energia eltrica no Brasil : a) a indstria b) os domiclios c) o comrcio d) a iluminao pblica e) os transportes 02- (Upe 2013) Leia a manchete a seguir: Brasil precisa de investimento em energia limpa. 16/02/2011 - Jornal Folha de So Paulo. Sobre o assunto tratado, CORRETO afirmar que a(o) a) biomassa, tambm chamada de energia renovvel, um tipo de energia limpa, desenvolvida por meio de plantaes energticas, porm, mesmo quando produzida de maneira sustentvel, emite grande quantidade de carbono na atmosfera. b) energia limpa aquela que no emite grande quantidade de poluentes para a atmosfera e produzida com o uso de recursos renovveis, a exemplo de biocombustveis como a cana-de-acar e as plantas oleaginosas que so fontes de energia originadas de produtos vegetais. c) Bacia de Campos, no Brasil, possui as maiores reservas de xisto betuminoso que considerado uma fonte de energia limpa renovvel, no se esgota e pode ser aproveitado indefinidamente sem causar grandes danos ecolgicos. d) lenha, energia elica e energia solar, apesar de se constiturem em fontes de energia no renovveis, so consideradas energias limpas e se destacam por suprirem a maior parte das necessidades brasileiras de eletricidade e por apresentarem uma srie de vantagens ambientais. e) maior potencial de energia limpa no Brasil est instalado na Bacia do Rio Paran, onde se localizam grandes reservas de gs natural, um biocombustvel avanado de transformao geolgica, pois dele possvel se obterem hidrocarbonetos.

03- (Fgv 2012) A energia elica passou a ser utilizada de forma sistemtica para produo de eletricidade a partir da dcada de 1970, na Europa e depois nos Estados Unidos. No Brasil, essa energia a) apresenta um forte potencial no litoral nordestino. b) largamente concentrada na Amaznia. c) representa cerca de 10% da matriz energtica. d) tem maior produo concentrada no Sudeste. e) concorre diretamente com fontes tradicionais como o carvo.

04- Com relao distribuio e ao crescimento da populao brasileira, correto afirmar: a) As capitais e grandes cidades deixaram de ser plos de crescimento e de migrao interna, ou seja, no atraem mais como j atraram em passado recente. A maioria delas cresceu a uma mdia menor do que a nacional. b) O menor desafio do Brasil, na rea demogrfica, o acelerado envelhecimento da populao. c) A distribuio homognea da populao brasileira uma caracterstica negativa, pois no permite uma maior expanso dos nossos centros urbanos. d) As taxas de natalidade do Brasil vm crescendo rapidamente, demonstrando nosso processo de desenvolvimento econmico. e) O Brasil um pas cada vez mais jovem, em funo da mortalidade de adultos e velhos.
05- No Brasil, aproximadamente 80% da populao das favelas concentram-se nas regies metropolitanas e 70% das moradias so construdas pelos prprios moradores, em regime de mutiro. Assinale a alternativa que indica a regio brasileira que concentra a maior populao favelada do pas. a) Centro-Oeste b) Nordeste c) Sul d) Sudeste e) Norte

Equipe: ngela Beatriz Ionara rocha Ricardo Erique

You might also like