You are on page 1of 52

Edio 100 | 2010 | ISSN 1414-6517 Publicao Especializada da ABCEM Associao Brasileira da Construo Metlica

A Revista Construo Metlica chega a centsima edio

4 Editorial 6  Sala Vip

Um nmero para comemorar

Fulvio Zajakoff, novo vice-presidente de Corberturas Metlicas, fala dos desaos para o setor em 2011

10  Bienal de Veneza
50 anos depois de Braslia

18  Reportagem

10

Construo Metlica: 100 Edies

26  Construindo com Ao
Diversidade na paisagem urbana

32  Artigo Tcnico 38  Galvanizao

Inuncia do tipo de laje nos custos de um edifcio em ao

18

Cobertura Metlica: soluo sustentvel para Copa 2014

40  Giro pelo Setor


42 Ilafa 51

Mais talentos reconhecidos

41 I novar agora e sempre 42 Novo Manual de Construo em Ao

43  Notcias ABCEM

26

ABCEM tem novo Conselho Diretor 44 G  erdau apresenta produtos certicados com selo ecolgico 44  Usiminas inicia produo de chapas grossas especiais para o pr-sal 44  Amrica Latina em nmeros 45  Associadas recebem certicao da ABNT 46  Planejar preciso

38

47  Nossos Scios 48  Estatstica 50  Agenda

Globsteel, R  egional Telhas

Desempenho da Distribuio INDA: Outubro de 2010

Eventos do Setor

43

Um nmero para comemorar


Edio 100 2010

Publicao especializada da ABCEM Associao Brasileira da Construo Metlica


Conselho Diretor ABCEM Presidente Luiz Carlos Caggiano Santos (Brafer) Vice-Presidentes Jos Eliseu Verzoni (Metasa) Flvio Zajakoff (Bemo) Carlos A.A. Gaspar (Gerdau Aominas) Ulysses Barbosa Nunes (Mangels) Ascnio Merrighi (Usiminas) Diretores Steffen B. Nevermann (Danica) Csar Bilibio (Medabil) Ademar de C.Barbosa Filho (Codeme) Marino Garofani (Brafer) Marcelo Micali Ros (CSN) Marcelo Manzato (Manzato) Luiz Carlos de Lima (Metasa) Murilo K. Saba (Engemetal) Horcio Steinmann (UMSA) Andr Cotta de Carvalho (Usiminas) Silas Fernandes (V & M) Carlos Alberto Borges (Marko Sist. Metlicos) Norimberto Ferrari (FAM Const. Metlicas Pesadas Ltda.) Gilso Galina (Aotec) Edson Miranda (Perlor) Diretora Executiva Patrcia Nunes Davidsohn patricia@abcem.org.br Secretaria Geral Av. Brig. Faria Lima, 1931 - 9o andar 01451.917 - So Paulo, SP Fone/Fax: (11) 3816.6597 abcem@abcem.org.br www.abcem.org.br Jornalista Responsvel Tnia Ribeiro (MTB: 26416) Colaborao Adriana Chaves Publicidade e Marketing Elisabeth Cardoso elisabeth.cardoso@abcem.org.br Projeto Grco Paulo Ferrara Sansei Projetos ferrara@sanseiprojetos.com.br Direo de Arte e diagramao Antonio Albino Tratamento de imagens Fabiano Valverde Rodrigues Impresso CGP grca Paulista Redao e Publicidade Av. Brig. Faria Lima, 1931- 9o andar 01451.917 So Paulo, SP Fone/Fax: (11) 3816.6597 www.abcem.org.br Tiragem 5.000 exemplares Capa: ilustrao de Paulo Ferrara
Construo Metlica uma publicao trimestral, editada desde 1991, pela ABCEM - Associao Brasileira da Construo Metlica, entidade que congrega empresas e prossionais da Construo Metlica em todo Brasil. A revista no se responsabiliza por opinies apresentadas em artigos e trabalhos assinados. Reproduo permitida, desde que expressamente autorizada pelo Editor Responsvel.

A Revista Construo Metlica chega sua 100 edio. Ao longo de 20 anos, a revista vem cumprindo o importante papel de divulgar o segmento da construo em ao, as aes da ABCEM e dos seus associados. Ao resgatar as reportagens realizadas, constata-se que muito da histria da construo em ao foi contada aqui. Nesta edio, na reportagem de capa, destacam-se fatos relevantes dessa histria, contada em captulos. Em cada nmero um foco especial, mostrando os principais setores e obras onde o ao tem ampliado cada vez mais a sua presena: estdios, rodovias, pontes, aeroportos, edifcios de todos os tipos e portes, estruturas industriais e mobilirio urbano, entre outras. A RCM se orgulha tambm da sua importante contribuio para a promoo e o desenvolvimento da construo em ao, registrando as realizaes e os avanos tecnolgicos, publicando informaes tcnicas, destacando feitos e trazendo a pblico as questes que afetam e inuenciam o setor. Ainda nesta edio destaca-se a presena da construo metlica na Bienal de Veneza, onde arquitetos brasileiros brilharam com diferentes idias e conceitos. E, na seo Construindo com Ao, trs diferentes obras: Casa Natura, Hangar Digex e Atacado de Presentes Torre, demonstram porque a boa utilizao do ao vm tornando o material cada vez mais presente na paisagem urbana brasileira. As sees Giro pelo Setor e Notcias ABCEM, mostram os eventos mais relevantes, as recentes novidades sobre os nossos associados e tambm do segmento. Na Sala Vip, uma conversa com Fulvio Zajakoff, novo vice-presidente de Coberturas Metlicas da ABCEM. A eleio da nova diretoria da ABCEM para o binio 2011-2012 est registrada tambm neste nmero. Ter estado frente da entidade desde 2004 um orgulho e um privilgio para mim. Passar o comando ao Engenheiro Luiz Carlos Caggiano Santos e ao novo conselho d-me a certeza de continuidade e a garantia de uma gesto da mais alta qualidade. Muito obrigado, e boa leitura! Jos Eliseu Verzoni Presidente da ABCEM

4 Construo Metlica

SalaVip

Fulvio Zajakoff
A qualicao da mo de obra apontada pelo diretor geral da BEMO do Brasil, o engenheiro Fulvio Zajakoff, como um dos principais desaos para o setor de construo metlica. Recm eleito para a Vice Presidncia de Coberturas Metlicas da ABCEM, ele aborda o tema na entrevista a seguir, alm de medidas da associao e perspectivas para o segmento, que segue aquecido e com investimentos previstos para a Copa do Mundo, as Olimpadas e grandes projetos governamentais no pas. Formado em engenharia mecnica pela Universidade Mackenzie e com ps-graduao em comrcio exterior pela Fundao Getlio Vargas, o engenheiro iniciou sua trajetria na rea metlica em 1989 e foi diretor da ABCEM de 1996 a 2001.

Acredito que o governo Dilma no vai reduzir os investimentos. A tendncia que continue igual ou at superior.

Dilma no vai reduzir os investimentos. A tendncia que continue igual ou at superior. O PAC um programa que continua. Se ocorresse a troca de partido, poderia haver mudanas ou at mesmo paralisaes. H obras de infraestrutura que no envolvem a rea metlica, em compensao h obras, como portos, armazns de gros, aeroportos, estradas e, em alguns casos, hospitais, que envolvem a rea metlica.

O senhor integra o novo conselho diretor da ABCEM. Quais as perspectivas da associao em relao ao setor de construes metlicas?

Fulvio Zajakoff As perspectivas so muito boas em funo dos grandes investimentos do governo: PAC [Programa de Acelerao do Crescimento], PrSal, Minha Casa Minha Vida e grandes acontecimentos que vo ser a Copa de 2014 e Olimpadas de 2016. O Brasil est se desenvolvendo e o crescimento do setor da construo metlica diretamente proporcional ao crescimento do pas.

O senhor citou os aeroportos e isso est ligado Copa e s Olimpadas, mas esses eventos tm inuncia indireta em outros setores, como turismo e comrcio tambm. Qual o impacto disso na construo metlica?

Zajakoff Esses eventos vo acelerar a modernizao dos aeroportos, que j era necessria, mas agora o Brasil no tem outra sada. Existe uma data a cumprir e todos esses investimentos tem de ser feitos. Isso bom porque sabemos que at 2014 muita coisa dever ser feita. No caso da BEMO, estamos buscando novas tecnologias na rea de cobertura, parcerias estratgicas, iniciando a fabricao de galpes em estrutura metlica. Investimos em um projeto de estrutura metlica e hoje somos um player em galpo completo. Visando a Copa do Mundo e as Olimpadas, em um primeiro momento, e metrs e outros investimentos no futuro, fizemos uma parceria com a Bayer, em que eles fornecem as placas de policarbonato e ns somos os instaladores, utilizando perfis metlicos.

O que o setor pode esperar em relao ao novo governo, j que o PAC, por exemplo, foi uma das bandeiras de campanha da presidente eleita Dilma Rousseff?

Zajakoff Acredito que vai haver uma continuidade do governo Lula. Os projetos que estavam para sair vo ser realizados. Vai ser dada uma nfase muito grande a aeroportos, que precisam de modificaes urgentes e so obras que consomem muito a construo metlica, tanto na parte de estruturas quanto na parte de telhas e coberturas de fechamento. Acredito que o governo

6 Construo Metlica

Com relao aos outros eventos, o que est previsto? Construo de estdios, arenas esportivas... A mo de obra j um
AdrIaNa cHaVeS

Zajakoff Sim, e tambm o entorno. Com a economia crescendo, tornamse necessrios armazns logsticos, supermercados, todos construdos em estruturas metlicas. So itens que vo se somando. Zajakoff Deve ser uma das metas j foi nas gestes passadas convnios com universidades e cursos tcnicos. Com escolas tcnicas principalmente, porque no adianta s engenheiro, o que falta projetista, tcnico de montagem... Tivemos uma reunio logo depois da posse em que foram traados os planos para a nova diretoria e os novos projetos. A idia fazer palestras em universidades, cursos tcnicos para atrair trabalhadores para esse setor. Algumas empresas tm feito escolas internas: a prpria empresa comea a treinar o montador, a treinar o operrio.

problema e tende a se agravar. A associao pode fazer algo para melhorar isso, fomentar cursos de capacitao, certicao etc?

E se esses investimentos se concentrarem em perodos mais prximos aos eventos, h algo que a associao possa fazer para ajudar o setor a se preparar para essa demanda?

Zajakoff Existe sim uma preocupao do setor de que todos esses investimentos saiam de uma vez e a no vai haver capacidade produtiva para atender. J existe um problema muito srio de mo de obra, de falta de profissionais capacitados. Se todos esses investimentos sarem ao mesmo tempo, vamos ter problemas de prazos, de qualidade, porque as empresas vo ter de trabalhar acima da capacidade. No tem como [o setor] se precaver porque a deciso est nas mos do governo. Uma possibilidade seria investir nas empresas para aumentar a capacidade, um risco relativamente alto j que as empresas podem ficar sem as obras.

A associao tem essa preocupao com relao a programas de certicao para mo de obra tambm?

Zajakoff Sim. As crises fizeram com que muitos trabalhadores da construo metlica fossem para outros setores porque no tinham emprego, no tinham perspectiva. Agora hora de voltarem. Para combater a falta de mo de obra, as empresas esto investindo cada vez mais em equipamentos para automatizar e depender menos da mo de obra. Isso uma tendncia na maioria das empresas. O que est acontecendo tambm o roubo de mo de obra entre empresas. Isso tem um limite porque vai se aumentando salrios para pegar o funcionrio do outro at chegar uma hora em que vai ficar invivel. As empresas tm uma sada que a participao nos resultados para os funcionrios. J no tm como arcar somente com o aumento do salrio.
Construo Metlica 7

No caso do PAC, muitas obras no saram do papel. J possvel perceber o impacto desse programa no setor?

Zajakoff Sim, mas de forma muito sutil. Ns [da BEMO] conclumos uma obra agora no aeroporto de Macap, que est includa no PAC, mas essa obra to antiga que o programa nem existia ainda. Depois que a obra estava iniciada, foi paralisada e ento usaram o PAC para finalizar. Mas no uma obra que nasceu no PAC. Acredito que agora, com a necessidade dessas obras, o governo v fazer algo mais organizado.

SalaVip

Ainda existe preconceito em utilizar a construo metlica em detrimento construo de concreto. Isso j est sendo vencido, principalmente com a ajuda dos arquitetos.

O aquecimento do mercado imobilirio tem algum impacto na construo metlica?

Zajakoff Existe uma modalidade de investimento que a construo do galpo para alugar. Outros casos so de escritrios que so construdos em estrutura metlica, portanto o mercado imobilirio impulsiona a construo metlica tambm.

possvel apontar uma E como est essa questo de investimento em tecnologia e inovao nas empresas? Zajakoff Com a globalizao muito fcil o acesso a novas mquinas e novas tecnologias de produo. As empresas esto buscando essas novas tecnologias, investindo em equipamentos pesados, como guindastes e gruas, e tambm em softwares de arquitetura, de clculo de estruturas, tudo para a reduo de custos e otimizao da produo. Qual a projeo de crescimento da associao para o setor de construo metlica em 2011? Zajakoff Acredito que seja diretamente proporcional ao PIB brasileiro. Talvez um pouco mais acelerado por conta da proximidade desses eventos, que so projetos que vo utilizar construo metlica. Outros setores podem crescer um pouco menos, mas esses projetos especificamente Pr-Sal, aeroportos, Copa do Mundo, Olimpadas e, em alguns casos, infraestrutura utilizam a construo metlica. Por isso talvez o setor cresa alguns pontos percentuais mais que o PIB, no menos. Qual foi o momento que marcou o incio dessa trajetria de retomada do crescimento do segmento?
8 Construo Metlica

Zajakoff Construes de galpes para logstica, investimentos na siderurgia, plataformas de Pr-Sal, que so estruturas metlicas de grande porte, em algumas situaes para casas populares, para o Minha Casa Minha Vida. So sistemas construtivos em que na cobertura, ao invs de se usar madeira, usam-se perfis metlicos; ao invs de se usar telhas cermicas, usam-se telhas metlicas. Mas esse sistema construtivo est ainda em estudo.

tendncia para a construo metlica, um caminho por onde ela deva se desenvolver melhor?

O que ainda atrapalha o setor de construo metlica? Quais os obstculos para um maior desenvolvimento?

Zajakoff Ainda existe preconceito em utilizar a construo metlica em detrimento construo de concreto, por se acreditar que alvenaria mais resistente ou que a construo metlica enferruja. Isso j est sendo vencido, principalmente com a ajuda dos arquitetos. Outro entrave capacitao. H profissionais na rea de clculo que esto muito mais habituados a trabalhar com a rea de concreto do que com a metlica. O que tambm atrapalha os fabricantes a vinda de empresas estrangeiras porque o cmbio brasileiro est muito favorvel para a importao. Em alguns casos o preo do material importado mais barato que o material brasileiro. Isso tambm em funo da carga tributria, que no Brasil muito alta. H tambm situaes em que est saindo mais barato trazer todo o material de fora, a sada nos unirmos para mudar esse contexto.

Zajakoff Final de 2007 e 2008 j foram anos muito interessantes. Em 2009 teve a crise, afetou um pouco as empresas, mas logo depois houve uma recuperao. A maioria das empresas est perto de sua capacidade mxima.

BienalDeVeneza

50 anos depois de Braslia


Obras de arquitetos brasileiros concebidas em ao so destaque em um dos mais importantes eventos da arquitetura mundial

om o tema 50 anni dopo Brasilia, o pavilho do Brasil na Bienal de Ve-

neza teve curadoria do arquiteto Ricardo Ohtake e celebrou a obra de Oscar Niemeyer . A mostra nacional foi composta por duas salas, a primeira contou parte da trajetria do homenageado na construo de Braslia, por meio de fotografias, maquetes e desenhos de Niemeyer e Lucio Costa; a segunda exibiu obras que, na opinio do curador, so os caminhos que a arquitetura brasileira contempornea est tomando. E as estruturas e componentes metlicos so parte integrante desses novos rumos.
A Arquitetura em trs escalas, de Biselli &Katchborian: acima, maquete eletrnica do terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de Florianpolis, na pgina ao lado, as maquetes do Teatro de Natal e o Centro Municipal de Arte e Educao dos Pimentas

10 Construo Metlica

As escolhas de Ohtake
Projetos de linhas diferentes compem a mostra, revelando os vrios caminhos trilhados pela arquitetura brasileira contempornea. Angelo Bucci, arquiteto do escritrio SPBR est representado pelos projetos da Midiateca da PUC do Rio (2006/09); casa em Ubatuba (2007/09) e igreja de Culiacan, Mxico (2009). Marcos Boldarini foca suas obras para o contexto urbano e expe os projetos Cantinho do Cu - Entre A Casa e A gua, para Billings, e Grotinho, concebido para Paraispolis, ambos em So Paulo. O arquiteto mineiro Gustavo Penna apresenta obra criada para Belo Horizonte como parte do Ano da Imigrao Japonesa no Brasil, em 2008. Em sua a apresentao intitulada Arquitetura em trs escalas, o escritrio Biselli + Katchborian exibe as obras concebidas em ao do Aeroporto Internacional de Florianpolis (2004), o Teatro de Natal (2005) e o Centro Municipal de Arte e Educao dos Pimentas, em Guarulhos (2008/2009). De todas as obras, uma delas chama a ateno no s por ser de autoria dos mais jovens participantes do pavilho brasileiro, mas pelo uso do ao como o grande protagonista do partido arquitetnico e do prprio conceito do edifcio, o Museu Exploratrio de Cincias da Unicamp.

Construo Metlica 11

FoToS: DIvULGao

DIvULGao

No corte longitudinal, o Museu Exploratrio de Cincias parece repousar sobre o terreno. A maquete eletrnica mostra como a rampa convida e acolhe o visitante

12 Construo Metlica

BienalDeVeneza

Integrao conceitual
Daniel Corsi e Dani Hirano, do escritrio Corsi e Hirano, tiveram quatro obras escolhidas por Ricardo Ohtake para a mostra, entre elas o Museu Exploratrio de Cincias da Unicamp, projeto vencedor do concurso internacional promovido pela universidade em 2009. Para a dupla, a participao no evento, alm de uma grande honra, foi uma grande surpresa. Quando nos pediram os materiais nos disseram que era para uma publicao porque no podiam revelar nada. Ento Ricardo Ohtake tambm venceu o concurso da Fundao Bienal para a curadoria e foi a que descobrimos que havamos sido selecionados, lembra Corsi. Tomamos um susto porque no espervamos, era uma grande responsabilidade porque estvamos entre arquitetos muito experientes, como o Mario Biselli e o Artur Katchborian, e somos os nicos com obras ainda no construdas, conta Hirano. Tendo como tema a Cincia, os fenmenos naturais e a relao do homem com o meio natural, o museu foi concebido para ser um fenmeno em si mesmo. Segundo Daniel Corsi, j nos primeiros estudos de implantao do museu as premissas eram de que o espao promovesse essa relao dos visitantes com o meio externo e, ao
Construo Metlica 13

Perspectiva da praa de acolhimento do Museu: as estruturas metlicas aparentes se tornam parte da experincia de descoberta do espao

mesmo tempo, ser um marco na paisagem e estar integrado a ela. Dentro dessa concepo precisvamos de grandes vos e de altura controlada dos volumes do edifcio, e a soluo estrutural mais adequada o ao, sem dvida, conta o arquiteto.

Simbolismo no ao
Tudo no museu foi pensado para ser um elemento didtico: as trelias da estrutura mostram o caminhamento das cargas; os revestimentos, tambm metlicos, com chapas perfuradas protegem o interior do museu, mas, ao mesmo tempo, deixam passar luz. Os desenhos das chapas, inspirados em modelos matemticos, criam efeitos de reflexos e brilhos interessantes. Verdadeiras lies de fsica. Necessidade de grandes vos, peas esbeltas, integrao entre interior e exterior e a alta preciso foram os aspectos arquitetnicos que levaram os profissionais escolha do ao para dar materialidade ao projeto. Mas houve tambm o aspecto simblico. Quando se pensa em tecnologia, a maioria das pessoas relaciona com o brilho metal e essa relao com o visitante do museu essencial, destaca Corsi. Alm disso, o ao um material de enorme potencial e cabe a ns arquitetos pesquisar sempre e conhecer todas as suas possibilidades, completa Hirano.
14 Construo Metlica
FoToS: DIvULGao

BienalDeVeneza

Arquitetura para todos Sob o tema People Meet in Architecture (Pessoas se encontram na arquitetura, em traduo livre), a Bienal de Arquitetura de Veneza 2010 reuniu 48 participantes selecionados pela arquiteta japonesa Kazuyo Sejima e mais 53 representaes nacionais. O sculo XXI est apenas comeando e h muitas mudanas radicais. Nesse contexto, espero que a Bienal represente a oportunidade de experimentar as vrias possibilidades de arquitetura e levar em conta sua pluralidade de abordagens, cada uma delas de uma forma diferente de vida, arma Sejima. A curadoria da representao brasileira, feita por Ricardo Ohtake, foi escolhida por meio de concurso pblico realizado pela Fundao Bienal de So Paulo.

A estrutura metlica permitiu o controle da altura da torre do museu. A iluminao zenital cria efeitos de refrao de luz e reexos, tornando o espao expositivo ainda mais interessante

Construo Metlica 15

Jogos de opostos: durante o dia a fachada torna a luz do sol difusa no interior do edifcio. Durante a noite a luz articial se projeta para o exterior, transformando a paisagem, tudo graas aos painis de chapa perfurada

FoToS: DIvULGao

Museu Exploratrio de Cincias da Unicamp


Primeiro Prmio Concurso Pblico Internacional Local: Campinas, SP Incio do Projeto: 2009 Obras a iniciar rea do Terreno: 28.968 m Astronomia: astr. Bruno Sinopoli rea do Projeto: 5.370 m Autores: arq. Daniel Corsi, arq. Dani Hirano, arq. Reinaldo Nishimura Colaboradores: arq. Andr Biselli Sauaia, arq. Laura Paes Barreto Pardo Equipe: arq. Andrea Key Abe, arq. Jenniffer A. dos Reis, estag. Lidia Neves Martello, estag. Amanda Nascimento Higuti, estag. Tatiana Hummel Conforto Ambiental: arq. Mnica Marcondes, arq. Boris Villen Estrutura: eng. Eduardo Knothe Fundaes: eng. Ilan Gotlieb Museograa: mus. Ins Coutinho Oramento: eng. Ricardo Zulques Maquete: Leon Richard Benkler Consultores Ar Condicionado: eng. Raul Jos de Almeida

16 Construo Metlica

BienalDeVeneza

Fichas tcnicas

Centro Municipal de Arte e Educao dos Pimentas Teatro de Natal Aeroporto Internacional de Florianpolis
Terminal Internacional de passageiros do aeroporto existente Projeto vencedor do concurso pblico nacional organizado pela INFRAERO e IAB, 2004 Local: Florianpolis, SC rea: 27.000 m Autores: Arq. Mario Biselli Arq. Guilherme Motta Arq. Cristiana Rodrigues Arq. Tais Cristina Silva Arq. Andr Biselli Sauaia Arq. Vitor Paixo Arq. Daniel Corsi Arq. Laura Pardo Local: Natal, RN Incio do projeto: 2005 rea do terreno: 22.289 m2 rea construda: 12.412 m2 Arquitetura: Mario Biselli e Guilherme Motta (autores); Daniel Corsi da Silva, Tas Cristina da Silva, Renata Calfat, Andr Sauaia, Fernanda Castilho, Victor Paixo e Marcela Ernani (colaboradores) Maquetes eletrnicas: Visualize Consultoria de paisagismo: Iracy Sguillaro Consultoria de oramento: Ricardo Zulques Local: Guarulhos, SP Incio do projeto: 2008 Incio da obra: 2009 rea do terreno: 30.780 m rea construda: 16.000 m Arquitetura: Biselli e Katchborian Arquitetos Associados - Mario Biselli e Artur Katchborian (autores); Paulo Roberto Barbosa, Luiz Kuller, Cssia Moral, Camila Bevilacqua de Toledo, Gabriel Csar e Santos (colaboradores); Daniel Corsi, Dani Hirano e Reinaldo Nishimura (colaboradores do escritrio CHN Arquitetos) Projeto estrutural: Geomtrica Construtora: JZ

Construo Metlica 17

100
Reportagem
edies
Edio 1 Edio 2 Edio 13 Edio 14 Edio 15

Edio 3

Edio 4

Edio 5

Edio 16

Edio 17

Edio 18

Construo Metlica: 100 Edies


Lanada h 20 anos, a revista Construo Metlica ajudou a contar boa parte da histria do setor em suas pginas

Metlica em 1991, ela era modesta em sua apresentao fsica, tinha apenas dez pginas, mas j audaciosa em seu papel como veculo de comunicao entre associados e de divulgao da cultura do ao no Brasil. Na poca, o ento presidente Jean Pierre Lapp abriu seu editorial falando das dificuldades para a indstria, decorrentes da poltica econmica do governo Collor e props uma soluo: a unio dos empresrios em busca de fortalecimento e novas oportunidades por meio da ABCEM. Desde o primeiro nmero, o principal objetivo da revista informar seus leitores, trazendo artigos tcnicos, entrevistas, reportagens sobre obras em construo de ao, em todo territrio nacional, informaes
18 Construo Metlica

uando a ABCEM lanou a primeira edio da revista Construo

sobre eventos, lanamentos de produtos e uma infinidade de outras informaes. Em 20 anos o mundo mudou, a associao evoluiu e a revista Construo Metlica tambm. Agora ela pode ser lida em papel, folheada pela internet ou at mesmo nos smartphones que se tornaram ferramenta fundamental no cotidiano de executivos, arquitetos e engenheiros. Mas seu principal objetivo continua o mesmo: ajudar a fortalecer o setor e mostrar como as construes de ao ajudam a erguer o Pas.

Fragmentos de histria
Quem teve a chance de colecionar a revista, sabe que todas as edies trazem as mais variadas informaes sobre seus associados, servindo de termmetro do setor de construes em ao, das

Edio 6

Edio 7

Edio 8

Edio 9

Edio 10

Edio11

Edio 12

Edio 19

Edio 20

Edio 21

Edio 22

Edio 23

Edio24

Edio 25

FOTOS: ArQUIVO ABCEm

O lanamento do sistema construtivo em ao Casa COSIPA (incorporada Usiminas em 2008), para habitaes populares, foi um dos destaques da edio 55 Construo Metlica 19

edies
Edio 26 Edio 27 Edio 28 Edio 29 Edio 30

Edio 38

Edio 39

Edio 40

Edio 41

Edio 42

Edio 43

obras de pequeno porte at as gigantes plataformas de explorao de petrleo. A criatividade de arquitetos e engenheiros e a eficincia e o desempenho dos produtos foi sempre valorizada nas pginas de Construo Metlica. Nesta reportagem especial, foram destacadas reportagens de algumas das ltimas 46 edies, j que as 54 primeiras j foram tema de um encarte especial da edio 55. O leitor vai poder apreciar um pouco dessa histria em pequenos fragmentos, como num tnel do tempo, construdo em ao, claro!

Previses certeiras
Na edio 57, a revista destacou as obras do Consrcio Imigrantes, formado pelas construtoras CR Almeida e Impre-

Relatos do progresso: a edio 57 trouxe imagens do complexo Imigrantes, em So Paulo, em plena construo 20 Construo Metlica

Reportagem

Edio 31

Edio 32

Edio 33

Edio 34

Edio 35

Edio 36

Edio 37

Edio 44

Edio 45

Edio 46

Edio 47

Edio 48

Edio 49

Edio 50

gilo, que assumiram, junto ao governo do Estado de So Paulo, a construo e a modernizao de toda a infra-estrutura da Rodovia dos Imigrantes. A reportagem trazia fotos da obra, que tinha como princpio causar o menor impacto possvel ao meio ambiente, preocupao de poucos setores at ento. Construo Metlica tambm registrou momentos importantes da histria da ABCEM: na edio 59, a revista celebrava os 30 anos da associao. A edio tambm inaugurava a srie temtica da revista, comeando por estdios e ginsios e, na poca, quando nem se falava em Copa ou Olimpadas no Brasil, na composio da infraestrutura das capitais brasileiras.
FOTOS: ArQUIVO ABCEm

j se destacou a importncia dessas obras

Espaos culturais e estdios foi o tema da edio n59 e o assunto continua em pauta com a Copa 2014 e as Olimpadas em 2016

edies
Edio 51 Edio 52 Edio 53 Edio 54 Edio 55

Edio 64

Edio 65

Edio 66

Edio 67

Edio 68

Edio 69

(abaixo) A Torre Luzeiro do Serto, hoje um dos pontos tursticos mais visitados do Nordeste

(ao lado) A construo do Centro Britnico, em So Paulo: a leveza do volume do auditrio foi dada pela estrutura metlica 22 Construo Metlica

(acima) A Ponte JK, em Braslia, reforou a tendncia do uso de pontes estaiadas para ampliar o sistema virio das cidades

FOTOS: ArQUIVO ABCEm

Reportagem

Edio 56

Edio 57

Edio 59

Edio 60

Edio 61

Edio 62

Edio 63

Edio 70

Edio 71

Edio 72

Edio 73

Edio 74

Edio 75

Edio 76

Cartes Postais
Foram muitas as obras comentadas nas edies da Construo Metlica e muitas delas so verdadeiros marcos na paisagem urbana. Na edio 60, por exemplo, a revista publicou as melhores obras em ao do ano, com destaque para a Ponte Juscelino Kubistchek, que liga o Lago Sul parte central do Plano Piloto, em Braslia. Inaugurada em dezembro de 2002, a estrutura da ponte tem um comprimento de travessia total de 1200 metros, com trs arcos inspirados pelo movimento de uma pedra quicando sobre o espelho dgua. Executada pelo consrcio Via Engenharia e Usiminas, a obra se integra ao conceito de Braslia, aliando beleza e inovao. A revista n 74 destacou a obra do Centro Britnico, em So Paulo. Obra executada pela Racional Engenharia, o edifcio foi criado para abrigar as sedes do Conselho Geral Britnico, da Cmara do Comrcio e da Cultura Inglesa. A Torre Luzeiro do Serto, localizada em Juazeiro do Norte, Cear, marcou as pginas da edio 77. Realizada pela Tecnoserv, a torre em 115 metros de altura e se tornou um dos pontos tursticos

edies
Edio 77 Edio 78 Edio 79 Edio 80 Edio 81

Edio 89

Edio 90

Edio 91

Edio 92

Edio 93

Edio 94

As esculturas da Vila Panamericana: um registro de como o ao pode dar materialidade e movimento s ideias de artistas como Nino Ferraz

Sempre por dentro das novidades, a revista registrou muitos momentos importantes dos scios da ABCEM

24 Construo Metlica

FOTOS: ArQUIVO ABCEm

Reportagem

Edio 82

Edio 83

Edio 84

Edio 86

Edio 87

Edio 88

Edio 95

Edio 96

Edio 97

Edio 98

Edio 99

Edio 100

mais visitados do Cear. Nem s de obras arquitetnicas foram feitas as pginas da edio 81, que trouxe imagens das esculturas criadas pelo artista Nino Ferraz para os jardins da Vila PanAmericana no Rio de Janeiro. As obras retratam os atletas e algumas modalidades esportivas, como vlei, basquete, futebol, vela, jud, atletismo e natao. Ao todo foram usadas mais de duas toneladas de ao.

A maior escultura, intitulada Velas ao Vento, tem 5m de altura e pesa 500 kg. Mesmo com o peso, possvel fazer a pea girar com apenas um dedo, reforando uma das caractersticas do material, a leveza. Cada passo importante da ABCEM e de seus associados tambm foram registrados em vrias edies da Construo Metlica: entrevistas com executivos e profissionais do setor na sala VIP, lanamentos

de produtos e sistemas construtivos, anncios de investimentos, ampliaes, parcerias e fuses, as coberturas dos Prmios ABCEM, bem como das vrias edies do CONSTRUMETAL Congresso LatinoAmericano da Construo Metlica, evento realizado pela ABCEM, tornando a revista uma das fontes de consulta mais prestigiadas por leitores de todo o Brasil. Que venham as prximas 100 edies!

ConstruindoComAo

Diversidade na paisagem urbana


Obras de diversos portes e diferentes partidos arquitetnicos mostram a versatilidade com que as estruturas metlicas vm sendo usadas para transformar a paisagem das cidades brasileiras

da aos outros sistemas construtivos est cada vez mais distante. As construes metlicas contemporneas se integram paisagem e as estruturas conferem beleza e significado aos edifcios. De hangares, como o DIGEX, grandes centros comerciais como o Atacado de Presentes Torre, a obras pr-fabricadas de pequeno porte como a Casa Natura, possvel encontrar belas obras em ao em todo o Brasil, construindo uma nova imagem nas cidades.

tempo em que o ao era visto como apenas uma alternativa mais rpi-

FGMF, de So Paulo, em parceria com a agncia Epigram, criou um partido prfabricado em ao. O conceito-chave havia sido desenhado para a competio promovida pelo LivingSteel, grupo internacional de empresas que estimula o uso inovador do ao em habitaes e construes sustentveis, e foi recriada para as necessidades da Natura. A primeira obra a ser construda com o novo conceito, a Casa Natura em Santo Andr faz a preciso e a resistncia do ao se comunicar com a beleza do paisagismo e as caractersticas do entorno. O prottipo prev opes de brises e a integrao com outros materiais que se relacionem cultura e ao clima de cada cidade onde as

Elegncia Pr-fabricada
Para tornar a construo das Casas Natura mais geis e adaptveis aos diversos locais de implantao, o escritrio

26 Construo Metlica

A estrutura metlica com o fechamento de vidro criou leveza e transparncia, integrando os ambientes internos com o paisagismo do jardim de acesso ao edifcio

Casas Natura sero implantadas. Os espaos so organizados de forma a poder se adaptar ao tamanho de cada terreno, mas sempre com o mesmo programa, composto por auditrio, rea de demonstrao de produtos, rea administrativa e convvio, num jogo de cheios e vazios. Vigas metlicas amarram a construo e alinham os espaos internos e externos da casa. A construo toda modular, pode ser desmontada e remontada em qualquer lugar e o ao torna essa adaptabilidade possvel, aponta o arquiteto Fernando Forte. A Casa Natura em Santo Andr conta ainda com o Selo Acqua, primeira certificao brasileira para construes sustentveis, fornecido pela Fundao Vanzolini.

Casa Natura Local: Santo Andr, SP Ano do Projeto: 2009/2010 rea total: 300m Projeto Arquitetura: Epigram+FGMF Marcelo Bicudo, Daniel Lifschitz, Fernando Forte, Loureno Gimenes, Rodrigo Marcondes Ferraz Colaboradores: Tatiana Machado, Ana Paula Barbosa (coordenao), Naya Adam, Juliana Nohara, Paola Bianchi (arquitetos), Flavio Faggion, Alexandre Martins (estagirios) Construo: BR Construes Projeto Estrutural: Opeea Engenharia Aos: Usiminas

FOTOS: FRaN PaReNTe/DIVULGaO

Construo Metlica 27

Forma e funo exatas


A demanda da Digex, empresa com mais de 17 anos no setor manuteno de avies que havia acabado de se mudar para So Jos dos Campos, era a montagem de suas instalaes em um terreno concedido pela Infraero que j contava com um piso existente em que no poderia haver alteraes no solo. Outra necessidade era a grande amplitude do hangar para a entrada de avies de grande porte, mas respeitando as alturas mximas exigidas pelas normas da Infraero. A soluo encontrada pelo arquiteto Paulo Fraga, contratado pela Coopio Engenharia para a realizao do projeto, foi trabalhar com as estruturas de fundaes

rentes ao cho, respeitando a exigncia de conservao do piso de concreto existente, grandes trelias para vencer os vos, de forma a manter a esbeltez das peas, e telhas zipadas para dar acabamento leve e elegante. Tudo feito em ao com perfis dobrados a frio, vencendo com vos de mais de 40 metros. A estrutura conta ainda com mezanino metlico em perfis soldados e portes com abertura de 40 metros composta por 8 folhas de 6,25 metros cada. Toda a concepo arquitetnica est baseada nessas premissas conservao do piso existente, grandes dimenses dos vos e a altura mxima estabelecida pelas normas, esclarece o arquiteto. Nesse caso, s as estruturas metlicas dariam materialidade ao espao com eficincia e flexibilidade. O resultado arquitetnico do Hangar Digex composto por formas simples, mas com um porqu de cada escolha. No tivemos grandes arrojos formais porque no havia necessidade, mas ainda assim muitos clientes comentam que esse um dos hangares mais bonitos j instalados em So Jos dos Campos, relata Fraga.

Hangar Digex Local: So Jos dos Campos, SP Gestor da Obra: Coopio Engenharia rea total: 8.303m Ao: COSCIVIL 300 Peso da estrutura: 455 toneladas Concluso: 2007-2008 Arquiteto: Paulo Fraga Projeto, fabricao e montagem de estrutura metlica: Dagnese Solues Metlicas

28 Construo Metlica

FOTOS: DIVULGaO

ConstruindoComAo

A forma geomtrica e elegante do hangar resultante das premissas arquitetnicas que deniram o projeto: grandes vos com altura controlada e a mnima interveno no solo

Construo Metlica 29

ConstruindoComAo

Mudana em pleno uso


O Atacado dos Presentes, localizado no bairro da Torre, desde 2000, ocupava a rea de um antigo supermercado. Aps a consolidao da clientela local, o proprietrio solicitou o projeto de uma nova edificao com o objetivo de ampliar as reas de loja, depsito e nmeros de vagas no estacionamento. O projeto triplica a rea de construo existente, transformando uma loja trrea em uma com quatro pavimentos. Foi estabelecido que esta
30 Construo Metlica

nova loja seria construda em etapas, sem interferir no funcionamento da loja existente ( toda a obra de ampliao foi executada com a loja em funcionamento). O partido determinou a consolidao da identidade da marca atravs de sua fachada porticada branca que conforma uma extensa galeria ao longo da rua e com grandes vitrines num primeiro plano sobre um fundo verde recuado, estabelecida primeiramente na loja construda na Av. Conde da Boa Vista.
Atacado dos Presentes Torre Local: Recife, PE Ano do projeto: 2008 Ano de Construo: 2008/2009 Projeto: Rangel Moreira Arquitetos Associados Ltda Autores: Luiz Augusto Rangel Moreira, Sylvia Rangel Moreira e Albrico Paes Barreto Ao: Gerdau

ConstruindoComAo

FOTOS: DIVULGaO

O trabalho com estruturas metlicas permitiu a interveno no edifcio com a loja em funcionamento, sem transtornos para as operaes comerciais

Construo Metlica 31

ArtigoTcnico

Ygor Dias da Costa Lima1 Alex Sander Clemente de Souza2 Silvana De Nardin2
1

 estre em Construo Civil pela Ps-Graduao M em Construo Civil PPGCiv/UFSCar 2 Prof. Dr. Ps-Graduao em Construo Civil  da Universidade Federal de So Carlos PPGCiv/UFSCar (alex@ufscar.br)

Inuncia do tipo de laje nos custos de um edifcio em ao

Resumo
So comparados o comportamento estrutural e aspectos construtivos dos sistemas de lajes e sua interferncia no comportamento global da edificao. Foram analisados edifcios com lajes macias, lajes pr-fabricadas com vigotas protendidas, lajes pr-fabricadas alveolares, lajes nervuradas e lajes mistas de ao e concreto com forma de ao incorporada. Para todas as situaes a estabilidade global do edifcio foi garantida por um ncleo rgido, o plano de vigas foi definido em funo das caractersticas das lajes e a locao dos pilares permaneceu a mesma para os diferentes tipos de lajes. Para a comparao de custos foram includos desde custo de material, mo-de-obra, montagem e transporte. Os resultados obtidos permitem avaliar os custos relativos dos diversos componentes necessrios a execuo das lajes e da estrutura e o seu impacto no custo total da obra.
32 Construo Metlica

Introduo
Pesquisas e divulgao de conhecimentos relativos construo metlica tm contribudo para mudar paradigmas e para o incremento do uso do ao na construo de edifcios comerciais, residenciais, grandes coberturas, pontes e passarelas entre outras aplicaes. No que se refere a edifcios estruturados em ao so vrias as possibilidades para o sistema estrutural, seja para as aes horizontais (contraventamento) ou para as aes verticais resistidas e distribudas pelas lajes. No caso das lajes, independentemente do material estrutural, estas normalmente so em concreto armado ou protendido, moldadas no local ou pr-moldadas. Cada um dos diferentes tipos de lajes tem caractersticas particulares no que se refere a comportamento estrutural e aos aspectos construtivos que determinam sua escolha dentro de certos parmetros da estrutura. Neste sentido, Albuquerque (1999) desenvolveu um estudo comparativo a fim de correlacionar os ndices de consumo de materiais (concreto, ao e forma) e os respectivos custos, dentre vrios sistemas estruturais em concreto armado. O autor estudou um edifcio residencial com opes de laje macia convencional, laje nervurada, lajes pr-fabricadas, laje nervurada e laje protendida. Para o caso em anlise a estrutura com laje macia

convencional resultou com o maio custo, enquanto a estrutura com laje nervurada apresentou o menor custo com diferena de 15% em relao opo com laje convencional. Particularmente, para as estruturas metlicas alm das tipologias de lajes comuns em edifcios de concreto armado h ainda a possibilidade das lajes mistas de ao e concreto (ou lajes mistas com forma de ao incorporada). O comportamento e aplicabilidade de elementos mistos de ao e concreto e de lajes mistas em particular tem sido tema de investigao experimental e terica no Brasil e em vrios outros pases (BELTRO, 2003; ANDRADE et al, 2004). Nas lajes mistas de ao e concreto assim como nas lajes macias convencionas e mesmo nas lajes pr-moldadas h a necessidade de lanamento de concreto no local. No entanto, nas lajes mitas e pr-moldadas se reduz significativamente os custo com formas e escoramento o que pode ser interessante para a construo metlica. Em edifcios em ao, normalmente se deseja explorar o comportamento conjunto entre vigas de ao e a laje de concreto resultando nas vigas mistas de ao e concreto. Em principio qualquer tipo de lajes pode ser utilizado para esse fim desde que se detalhe adequadamente a ligao entre laje e viga para garantir o comportamento conjunto. (De NARDIN et al. 2005, ; De NARDIN & SOUZA, 2008). Diante do exposto este trabalho pretende fazer

um estudo comparativo entre as vrias possibilidades de lajes para um edifcio estruturado em ao considerando aspectos estruturais, construtivos e econmicos.

Estudo de caso
A fim de comparar a influncia do tipo de laje no comportamento e no custo da estrutura um edifcio comercial foi projetado com diferentes sistemas de lajes. O edifcio escolhido o apresentado na Figura 1 e 2 adaptado de Bellei et al. (2008). O edifcio foi analisado com lajes macias, laje com vigota pr-moldada protendida, laje nervurada, laje mista aoconcreto e laje pr-moldada alveolar. Os elementos em concreto armado foram dimensionados utilizando o software CADTQS adotando-se concreto C25 ( C45 para laje alveolar) e ao CA 50. J os elementos em ao e mistos de ao e concreto foram dimensionados segundo a NBR 8800:2008 adotando ao ASTM A36.

FIGURA 1: Edifcio exemplo Planta

FIGURA 2: Elevao do eixo 3 e las A e D

Construo Metlica 33

FIGURA 3: Plano de vigas laje macia

Lajes analisadas
As Figuras 3 a 8 apresentam os planos de vigas para as alternativas de lajes analisadas. Na soluo em laje macia (Figura 3)
FIGURA 4: Plano de vigas laje com vigotas protendidas

as vigas foram dimensionadas como vigas mistas trabalhando em conjunto com laje. J no caso da laje com vigota (Figura 4) no foi considerada a interao entre vigas e lajes, pois seria necessria uma regio de laje macia sobre a viga, acarretando acrscimos de formas e escoramentos reduzindo a eficincia do sistema de laje com elementos pr-fabricados. Nas lajes com vigotas protendidas (Figura 4) foi utilizado enchimentos com lajotas cermicas e capeamento de 4cm. Para o vo da laje adotado de 3m no foi necessrio escoramento. Na laje nervurada (Figura 5) foram mantidas somente as vigas de ao do contorno dimensionadas como vigas de ao isoladas. Foi utilizado forma plstica com altura de 32,5cm com capeamento de 5cm resultando altura de 37,5cm. Na soluo com laje alveolar (Figura 6) foram utilizados painis protendidos com espessura de 16cm. Nesta alternativa as vigas foram dimensionadas como viga de ao isolada. Foram analisadas 2 alternativas para lajes mistas com forma de ao incorporada: i) Forma metlica com altura de 50mm (MF50) e espaamento entre vigas de 2m (Figura 7); ii) Forma metlica com altura de 75mm (MF75) e espaamento entre vigas de 3m (Figura 8). Em ambos os ca-

FIGURA 5: Plano de vigas laje nervurada

FIGURA 6: Plano de vigas laje alveolar

34 Construo Metlica

ArtigoTcnico

sos as vigas foram dimensionadas como vigas mistas conectadas a laje por meio de conectores tipo pino com cabea. Nos quantitativos foram includos custo de material, mo-de-obra, transporte e encargos sociais, para construo na cidade de Ribeiro Preto-SP.

FIGURA 7: Plano de vigas laje mista MF 50

Anlise dos resultados


Nas Tabelas 1 a 6 so apresentados os custos da estrutura para cada uma das alternativas de lajes analisadas. Na alternativa em laje macia (Tabela 1) a estrutura metlica representa 56% do custo total, enquanto formas representam cerca de 20% deste custo o que bastante elevado. O percentual de custos com forma para a soluo em laje macia compatvel com o que se obtm em uma estrutura de concreto armado convencional, levando-se em considerao que, no caso em estudo, as vigas e pilares so em ao. Percebe-se pela Tabela 2 que a participao dos pilares no custo total no se modificou em relao soluo em laje macia, porm as vigas no foram dimensionadas como mista acarretando um aumento percentual do custo das vigas em relao ao custo total. Deve-se considerar tambm o fato do processo construtivo para as lajes pr-fabricadas com vigotas protendida ser mais racional reduzindo formas, escoramentos e tempo de execuo.
Construo Metlica 35

FIGURA 8: Plano de vigas laje mista MF 75

Tabela 1: Custos para laje macia

Tabela 2: Custos para laje pr-moldada com vigotas protendidas

Tabela 3: Custos para laje nervurada

Obviamente, na opo laje nervurada o custo da estrutura de ao (Tabela 3) representa um percentual pequeno, quando comparado s demais solues estruturais. A soluo estrutural com laje alveolar apresenta o maior custo (Tabela 4),
Tabela 4: Custos para laje alveolar

porm no necessita de formas e escoramentos tornando o processo construtivo mais rpido e racional. Na laje mista MF 50 apesar de ter sido utilizado maior nmero de vigas, para eliminar o escoramento da laje o custo inferior s solues anteriores (Tabela 5). A laje mista MF 75 apresentou o menor custo total entre as solues analisadas. Seu custo resultou praticamente o mesmo da laje mista MF 50 (Tabela 5 e Tabela 6). Pode-se observar pelas tabelas anteriores que os custos relativos dos materiais variam significativamente entre os tipos de lajes estudados. O custo relativo da estrutura metlica varia de 38% (para

Tabela 5: Custos para laje com forma de ao incorporada (MF 50)

Tabela 6: Custos para laje com forma de ao incorporada (MF 75)

a laje nervurada) a 79% (para laje com vigota protendida). Enquanto o custo com concreto moldado no local variou de 4,6% (para a laje alveolar) a 20,9% (para laje nervurada). Essas variaes dificultam a anlise de custo em funo dos insumos individualmente, e deixa claro que variaes no preo de mercado de alguns desses insumos pode alterar significati-

36 Construo Metlica

ArtigoTcnico

vamente o custo global de cada uma das solues estudadas. Os grficos da Figura 13 e 14 apresentam uma comparao do custo da estrutura para as lajes analisadas. A estrutura de menor custo foi aquela com laje mista MF 75, enquanto o maior custo foi a estrutura com laje alveolar sendo o custo desta soluo 40% superior a soluo mais econmica.

Comentrios finais
Foi feito um estudo com vrios sistemas de laje para edifcios em estruturas metlicas com o objetivo de avaliar o comportamento estrutural e a influncia do tipo de laje no custo global por meio de um estudo de caso constitudo de um edifcio comercial de 8 pavimentos. Os custos de material e mo-de-obra foram levantados entre maio e setembro de 2009 considerando a implantao na cidade de Ribeiro Preto-SP. As diferenas de custos no podem ser analisadas friamente, devem ser avaliadas dentro do contexto do empreendimento. Alm dos custos devem ser verificadas as condies construtivas, mo de obra e os materiais disponveis na regio. Ressalta-se tambm que extrapolaes desses resultados para outras tipologias de edifcios devem ser feitas com muito cuidado, no h garantias que esses resultados se verifiquem para situaes diferentes das analisadas aqui. No foram considerados custos de acabamentos e sistemas complementares que podem variar significativamente em funo do tipo de laje adotado.

Figura 13: Custo total

BIBLIOGRAFIA
 ALBUQUERQUE, A. T. Anlise de alternativas estruturais para edifcios em concreto armado. 202p. 1999. Dissertao (Mestrado em Engenharia de Estruturas). Escola de Engenharia de So Carlos, Universidade de So Paulo, So Carlos,1999.  ANDRADE, A., VELLASCO, P., SILVA, J., TAKEY, T. Standardized composite slab systems for building constructions. Journal of Constructional Steel Research, 60, p. 493524. 2004.  BELLEI, I. H. ; PINHO, F. O. ; PINHO. M. O. Edifcios mltiplos andares em ao. 2 Ed. Editora Pini. So Paulo. 2008.  BELTRO, A. J. N. Comportamento estrutural de lajes mistas com corrugaes na alma de perfis de chapa dobrada. Rio de Janeiro: Departamento de Engenharia Civil PUCRio, 2003. 124p. (Dissertao de Mestrado).  De NARDIN, S. ; SOUZA, A. S. C. ; EL DEBS, A.L. Comportamento conjunto em elementos mistos de ao e concreto: dispositivos mecnicos. In: Congresso Latino Americano de Construo Metlica - Construmetal 2008, So Paulo.  De NARDIN, S. ; SOUZA, A.S.C. ; EL DEBS, A.L. ; EL DEBS, M. K. Estruturas mistas ao-concreto: origem, desenvolvimento e perspectivas. In: 47 CONGRESSO BRASILEIRO DO CONCRETO, Olinda, 2005.
Construo Metlica 37

Figura 14: Acrscimos de custos relativos

Galvanizao

Cobertura Metlica: soluo sustentvel para Copa 2014


POR REgISLAINE GUIZELINI E FABIO DOmINgOS PANNONI

Ao usado na cobertura de estdio da Copa do Mundo no Brasil ter maior durabilidade com galvanizao

consigo a revoluo tecnolgica. Considerando todos os grandes avanos ocorridos no planeta nos ltimos 300 anos, muitos se perguntam que tipo de progresso o sculo 21 realizar. Se a primeira dcada for indicativa dessa nova tendncia, pode-se afirmar que a prxima revoluo ser o desenvolvimento sustentvel de nossa sociedade. Do que trata o desenvolvimento sustentvel? Ele representa um compromisso de crescimento e desenvolvimento social, econmico e ambiental que atende s necessidades do presente sem comprometer a capacidade das futuras geraes em satisfazerem suas prprias
Durabilidade da camada de zinco Correlao Peso/Espessura/Vida til da camada

Revoluo Industrial dominou os sculos 18 e 19. O sculo 20 trouxe

necessidades. Trata, dentre importantes temas, da perpetuidade dos recursos naturais finitos em um planeta finito. As certificaes Leed, Aqua e Selo Verde, dentre outras, j no so apenas bordes para arquitetos, engenheiros, desenvolvedores e especificadores. Seja pelas atuais exigncias normativas (ou atos regulatrios), cada vez mais exigentes, seja pela lenta exausto dos recursos naturais ou ainda por uma simples deciso tica consciente, projeto e construo sustentvel tornaram-se prioridades na sociedade contempornea. No por acaso que a Fifa definiu que a Copa do Mundo de Futebol, a ser realizada no Brasil em 2014, dever perseguir o que chamou de Green Goals, ou seja, metas verdes. Isso uma clara aluso desejada sustentabilidade nas obras dos estdios. Essa diretriz foi acatada pelos escritrios de arquitetura autores dos projetos dos estdios brasileiros para a Copa 2014. Diversos itens contemplando a sustentabilidade foram includos em seus projetos, de modo a obter a certificao, emitida por organismos internacionais voltados construo sustentvel. Dos 12 estdios brasileiros que se-

fONTE: ABCEM

diaro jogos do campeonato mundial de futebol, ao menos sete deles (Castelo, Fortaleza/CE; Arena Cuiab, Cuiab/MT;

38 Construo Metlica

Arena da Baixada, Curitiba/PR; Arena Salvador, Salvador/BA; Arena das Dunas, Natal/RN; Estdio Nacional, Braslia/DF; e Estdio Beira-Rio, Porto Alegre/RS) preveem a utilizao de estruturas metEm outras palavras, a maior parte dessas arenas contar com o ao, exposto, como elemento estrutural. Essa opo pelo ao foi definida tendo em vista vantagens tcnicas, econmicas e muito importante - de sustentabilidade proporcionadas por esse material. Para ampliar essas vantagens, arquitetos, engenheiros de projetos, construtores e responsveis pelos consrcios que construiro essas arenas pblicas devem atentar para uma questo fundamental: como proteger tais estruturas, de forma tambm sustentvel? fato bem conhecido que o ao, desprotegido, sofre lenta e contnua deteriorao quando exposto s atmosferas midas. O fenmeno conhecido como corroso atmosfrica. Assim, para que se possa extrair todo o benefcio proporcionado pela construo metlica, deve-se proteger o ao das intempries, de modo adequado. As formas mais comumente empregadas para essa proteo so a pintura e a galvanizao a quente seguida ou no de pintura. A galvanizao a quente tem sido utilizada na proteo do ao h mais de 150 anos. Ela tem a vantagem de garantir, por dcadas, a integridade da estrutura, no exigindo manuteno. , possivelmente, o processo mais ecolgico de preveno contra a corroso; o zinco indispensvel vida dos seres humanos, animais e plantas. Outra vantagem que o zinco, oriundo de componentes galvanizados assim como o ao pode ser reciclado indefinidamente. De fato, cerca de 30% de todo o zinco consumido no mundo proveniente de fontes reciclaRegislaine Guizelini engenheira do Departamento de Desenvolvimento de Mercado da Votorantim Metais Zinco. Fabio Domingos Pannoni consultor tcnico da Gerdau Aos Longos Brasil.
Construo Metlica 39 Arena Cuiab ir utilizar estruturas metlicas galvanizadas na cobertura do estdio Estrutura metlica ir cobrir todos os assentos do estdio Beira-Rio
fOTOS: DIvULgAO

licas - especialmente em suas coberturas.

das um nmero crescente. Esse sistema permite atingir as exigncias de sustentabilidade econmica e ambiental determinadas pelos organismos certificadores (e pela prpria Fifa). um jogo em que s existiro vencedores, inclusive nossos estdios, que tero qualidade e durabilidade garantida por muitas dcadas.

GiroPeloSetor

Mais talentos reconhecidos


zado pela Associao Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural ABECE, com o apoio da Gerdau, foram apresentados os vencedores: na categoria Obras Especiais, Augusto Cludio Paiva e Silva, com o prdio da Aciaria da usina siderrgica ThyssenKrupp CSA; em Infraestrutura o prmio ficou com Cato Francisco Ribeiro, autor do projeto da Ponte Joo Isidoro Frana sobre o Rio Poti; na categoria Edificaes, o premiado foi Carlos Alberto Fragelli, com a Cidade da Msica e em Obras de Pequeno Porte,
DivUlgao

a cerimnia de entrega do 8 Prmio Talento Engenharia Estrutural, reali-

dos vencedores foram o uso apropriado de materiais, economia de produtos durante a construo, originalidade e criatividade de projeto e adequao harmnica ao entorno. Em cada categoria, foram apontados um vencedor e uma meno honrosa. Os primeiros colocados ganham trofu, certificado e uma viagem a Barcelona (Espanha) para participar da feira Construmat, um dos mais importantes eventos mundiais do segmento de construo, a ser realizada em maio de 2011. Os profissionais responsveis pelos projetos com meno honrosa receberam placa alusiva ao evento e um certificado. Para Paulo Ricardo Tomazelli, diretor comercial de Aos Longos da Gerdau, o prmio estimula o aperfeioamento e o desenvolvimento da construo civil no Brasil. A cada ano o prmio adquire um reconhecimento maior e se consolida como uma referncia nacional na rea da engenharia estrutural, refora Tomazelli.

Rafael Lino Calixto, com o projeto da Sede da Construtora Consciente. Foram avaliados os trabalhos desenvolvidos por engenheiros de todo o Pas. Ao todo, mais de cem obras concorreram premiao, a maior do Pas no setor. Os trabalhos foram julgados por uma equipe formada por membros da Gerdau e da Abece. Os critrios avaliados para a definio

Augusto Claudio Paiva e Silva ( dir.) recebeu prmio das mos de Paulo Ricardo Tomazelli (Diretor Comercial Aos Longos Brasil da Gerdau)

Confira a tabela com todos os vencedores


Categoria
Obras Especiais Obras Especiais Infraestrutura Cato Francisco Ribeiro

Engenheiro Vencedor
Augusto Cludio Paiva e Silva

Meno Honrosa

Obra
Prdio da Aciaria da ThyssenKrup CSA

Cidade
Rio de Janeiro Rio de Janeiro Teresina

UF
RJ RJ PI

Bruno Contarini

Ampliao do Shopping Tijuca Ponte Joo Isidoro Frana sobre o Rio Poti

Infraestrutura

Raphael Faria de Mendona Carlos Alberto Fragelli Joo Jos Asfura Nassar Rafael Lino Calixto Otvio Pedreira de Freitas

Estao e Passarela Cidade Nova do Metr do Rio de Janeiro Cidade da Msica Brennand Plaza Sede da Construtora Consciente Viver Ananindeua

Rio de Janeiro

RJ

Edicaes Edicaes Pequeno Porte Pequeno Porte


40 Construo Metlica

Rio de Janeiro Recife Goinia Ananindeua

RJ PE GO PA

Inovar agora e sempre

os dias 27 e 28 de outubro a Associao Brasileira de Engenharia e Con-

sultoria Estrutural (ABECE) realizou o 13 ENECE (Encontro Nacional de Engenharia e Consultoria Estrutural), que contou com a participao de cerca de 150 profissionais da rea. Com tema Confiabilidade e Desempenho, o encontro trouxe especialistas para debater questes sobre o desenvolvimento de projetos que atendam s novas Segundo Suely Bueno, vice-presidente de relacionamento da ABECE e coordenadora do ENECE, o tema do evento surgiu da preocupao de toda a cadeia produtiva com o acerto nas decises de obra e projeto. Estamos vivendo uma fase de forte demanda e no podemos errar, afirma Suely. Temos a necessidade de olhar a produo da construo civil com o foco do desempenho e mudar a maneira dos projetistas e construtores pensarem, pois a percepo do consumidor tambm mudou.
Representantes de entidades parceiras marcaram presena na abertura do evento para a posse da nova diretoria. Da esq. p/ dir. Joo Alberto Viol (presidente do Sinaenco), Aluizio de Barros Fagundes (presidente do Instituto de Engenharia), Carlos Alberto Genari (presidente da ABCIC), Marcos Monteiro (presidente da ABECE), Jos Police Neto (vereador e lder do governo da Cidade de So Paulo), Renato Giusti (presidente da ABCP), Ctia Mac Cord (superintendente do CBCA e do Instituto Ao Brasil) e Tlio Nogueira Bittencourt (vice-presidente do Ibracon)
DivUlgao

exigncias do mercado consumidor.

Alm das palestras de debates, o evento marcou tambm a posse da nova diretoria da ABECE e o lanamento oficial do Grupo ABECE Inovao, constitudo por jovens profissionais da rea da engenharia estrutural. Demos um gran-

de salto em relao aos anos anteriores. O nvel das palestras estava excelente, com uma abordagem moderna. Inovao a palavra de ordem. Vamos trabalhar muito este ano para que possamos nos superar em 2011, enfatiza Suely Bueno.

Construo Metlica 41

GiroPeloSetor

Novo Manual de Construo em Ao

urante o Encontro sobre Aplicaes de Estruturas Mistas em Edifica-

para a utilizao dessa norma, contendo seus pontos principais. Para ter acesso ao manual, s se cadastrar gratuitamente no site do CBCA www.cbca-iabr.org.br e fazer o download da publicao. A Associao Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (ABECE) promove mensalmente encontros gratuitos entre empresrios e profissionais do setor de engenharia estrutural com palestras de pesquisadores e especialistas da rea. Informaes sobre a programao dos prximos eventos podem ser obtidas pelo site www.abece.com.br, pelo e-mail eventos_abece@abece.com.br ou ainda pelo telefone (11) 3938-9400.

es, promovido pela ABECE no dia 17 de novembro, foi lanado o Manual de Construo em Ao - Estruturas Mistas (volumes I e II), editado pelo CBCA e de autoria dos engenheiros Gilson Queiroz, Roberval Jos Pimenta e Alexander Galvo Martins. O manual visa facilitar a difuso do uso de sistemas mistos em projetos de edificaes por meio de uma linguagem acessvel, resumos tericos simplificados, tabelas e exemplos prticos de aplicao. Totalmente baseado na NBR 8800:2008, constitui complemento de grande valia

Ilafa 51
feiras internacionais mais prestigiadas do mercado siderrgico. O presidente da Gerdau, Andr Gerdau Johannpeter, foi um dos palestrantes do painel Mercados Regionais de Ao, ao lado de representantes do Canad, Blgica, Japo e Argentina. A princiDivUlgao

pal discusso do painel foi o acirramento da competio com a China e as medidas


Mais de mil participantes de diversas partes do mundo prestigiaram o ILAFA 51, realizado em Buenos Aires

to Latino Americano do Ferro e do Ao (ILAFA), um dos mais importantes eventos internacionais do setor, ocorreu entre os dias 24 e 26 de outubro, em Buenos Aires, na Argentina. Com a presena de mais de mil participantes, entre delegados estrangeiros e locais, o evento tambm sediou a ILAFAEXPO 2010, uma das

necessrias para as empresas e governos latino-americanos evitarem a concorrncia desleal. A prxima edio do evento ser sediada pelo Brasil e est programada para o perodo de 13 a 15 de novembro, no Hotel Windsor Barra, no Rio de Janeiro. Fotos e as apresentaes dos palestrantes do evento esto disponveis para download pelo sites www.ilafa2010.com.ar e www.ilafa.org.

Congresso Latino Americano de Siderurgia, promovido pelo Institu-

42 Construo Metlica

NotciasABCEM

ABCEM tem novo Conselho Diretor

tomaram posse no dia 7 de dezembro. Luiz Carlos Caggiano Santos, Vice-Presidente da Brafer, ser o novo Presidente, sucedendo Jos Eliseu Verzoni, que estava frente da entidade desde 2004. O novo Conselho Diretor, liderado por Caggiano, ser composto por Jos Eliseu Verzoni, da Metasa, como Vicepresidente de Estruturas Metlicas; Flvio Zajakoff, da Bemo, Vice-Presidente de Coberturas Metlicas; Ullysses Barbosa Nunes, da Mangels, Vice-Presidente de Galvanizao; Carlos Antonio Aires Gaspar, da Gerdau Aominas, Vice-Presidente de Desenvolvimento de Mercado e Ascnio Merrighi, da Usiminas, como Vice-Presidente de Relaes Institucionais. O novo presidente destacou a impor-

novo conselho diretor eleito pelos associados da ABCEM em outubro,

A partir de agora nosso maior desao ser ampliar o quadro de associados, meta fundamental para o fortalecimento e o crescimento da entidade
Luiz Carlos Caggiano Santos

ao MEC a ampliao da carga horria e melhoria do ensino nas cadeiras relacionadas com estruturas e sistemas construtivos em ao; e, uma atuao firme junto aos rgos pblicos e outras entidades para introduo de atos regulatrios que garantam a competitividade da indstria nacional da construo metlica. Faro tambm parte da nova gesto os conselheiros, Steffen B. Nevermann (Dnica), Csar Bilibio (Medabil), Ademar de C.Barbosa Filho (Codeme), Marino Garofani (Brafer), Marcelo Micali Ros (CSN), Marcelo Manzato (Manzato), Luiz Carlos de Lima (Metasa), Murilo K. Saba (Engemetal), Horcio Steinmann ( UMSA), Andr Cotta de Carvalho (Usiminas), Silas Fernandes (V&M), Carlos Alberto Borges (Marko), Norimberto Ferrari (Fam), Gilso Galina (Aotec) e Edson Miranda (Perfilor).
Construo Metlica 43

tncia do trabalho da gesto anterior, liderada por Jos Verzoni e agradeceu a confiana dos associados. A partir de agora nosso maior desafio ser ampliar o quadro de associados, meta fundamental para o fortalecimento e o crescimento da entidade, enfatizou. Caggiano tambm revelou que tem ainda como projetos reivindicar

DivUlgao ABCEM

Novos membros do Conselho Diretor e associados ABCEM

Gerdau apresenta produtos certicados com selo ecolgico


o civil que receberam o Selo Ecolgico Falco Bauer. A certificao assegura que a empresa segue prticas ambientalmente sustentveis no processo de fabricao desses produtos. O Instituto Falco Bauer um dos mais antigos certificadores de

Gerdau acaba de apresentar seus produtos de ao voltados constru-

produtos no Brasil e a certificao uma das mais relevantes que uma empresa pode receber no Brasil em relao a seus produtos. A Gerdau lder na produo de aos longos nas Amricas e a maior recicladora da Amrica Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhes de toneladas de sucata em ao.

Usiminas inicia produo de chapas grossas especiais para o pr-sal


um de seus principais investimenduzir chapas grossas de alta resistncia mecnica sem perder as caractersticas de soldabilidade. A facilidade e confiabilidade da solda so requisitos essenciais para os mercados de leo e gs e naval, nos quais os produtos finais (cascos de navios, oleodutos, plataformas, etc.) normalmente resultam da solda de chapas grossas em tubos ou grandes estruturas. A linha Sincron tambm poder atender a outros mercados, como construo civil e mquinas e equipamentos. Por ser um
Equipamento CLC (Desempenadeira a quente + Resfriamento acelerado) da Usiminas Usina de Ipatinga

tos com foco nos mercados naval e de leo e gs: a tecnologia de resfriamento acelerado de chapas grossas chamada CLC foi instalada na linha de produo da usina de Ipatinga (MG) e demandou um aporte de R$ 539 milhes. O equipamento possibilitar empresa fornecer uma nova famlia de aos com alto valor agregado chamada Sincron, com caractersticas e desempenho diferenciados para atender s demandas do pr-sal.

ao de alta resistncia e excelente tenacidade, esses segmentos podero aproveitar essas caractersticas montando estruturas mais leves e com performance de execuo do projeto inicial garantida, explica Sergio Leite, vice-presidente de Negcios da Usiminas.

Amrica Latina em nmeros


fras, que conta com estatsticas anuais relacionadas com a indstria siderrgica, desde produtos de ao,at mineral de ferro e matrias primas, entre outros, todo
44 Construo Metlica

ILAFA publicou a edio 2010 de seu caderno Amrica Latina en Ci-

em formato bilngue espanhol/ingls. A publicao est composta por cinco captulos com nmeros que cobrem a ltima dcada, como a produo e consumo aparente do ao, produo e exportao de matrias primas, comrcio internacio-

nal e todo tipo de dados relacionados com a indstria do ao na Amrica Latina. possvel visualizar e baixar gratuitamente o caderno pelo link http://www.ilafa.org/acero/Paginas/ SiderurgiaenCifras.aspx.

DivUlgao

Usiminas anunciou a concluso de

Basicamente, o CLC ser capaz de pro-

NotciasABCEM

Associadas recebem certicao da ABNT


de receber a certificao de conformidade de produto da Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT). As empresas adequaram seus processos e produtos s normas NBR 14514 (Telhas Trapezoidais) ou NBR 14513 (Telhas Onduladas), solicitaram a auditoria da ABNT, que avaliou os processos da empresa por meio de seu programa de Gesto da Qualidade e testou amostras dos produtos por meio de ensaios realizados por um laboratrio especializado. Como os resultados das anlises foram satisfatrios, as empresas receberam a certificao. Ter a certificao, alm de ser uma garantia de bom desempenho dos produtos das empresas, refora a confiabilidade e a fidelidade dos clientes. O mercado consumidor em todos os setores est se tornando cada vez mais exigente e um certificado de conformidade pode imMais informaes pelo site: www.abnt.org.br

Ananda (SP e PR), Soufer e FMC Ferezin Regional Telhas acabam

pulsionar o crescimento e a evoluo da empresa, explica Athayde Filho, gerente de Certificao de Produto da ABNT. Certificar um produto ou servio comprovar junto ao mercado e aos clientes que a organizao possui um sistema de fabricao controlado, garantindo a confeco de produtos ou a execuo dos servios de acordo com normas especficas, completa. E h mais uma vantagem para as empresas certificadas. Com a preocupao do Governo Federal em promover a qualidade, aumentar a competitividade e melhorar a produtividade do setor de construo civil, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social (BNDES) abre linhas de crdito com o Carto BNDES para as empresas que forem certificadas pela ABNT e InMetro.
Certicado conferido pela ABNT garante a qualidade de produtos e a ecincia de processos, tornando as empresas mais competitivas

NotciasABCEM

Planejar preciso
O ConstruBusiness 2010 apresenta estudo da FIeSP como referncia para balizar a cadeia produtiva do Pas para a prxima dcada

9 edio do Congresso Brasileiro da Construo - ConstruBusiness

entidades que contriburam para a elaborao do trabalho. O documento apresenta os nmeros da cadeia produtiva da construo atualizados at 2009. Em seguida, apresenta-se a anlise do setor habitacional, englobando o cenrio econmico e as propostas para o setor, ainda se desenvolve uma anlise de infraestrutura

com diagnstico, metas de desempenho e proposies para os diversos setores. O documento se encerra com a anlise dos principais elementos necessrios ao desenvolvimento sustentvel rumo a 2022. Entre os pilares centrais, vlidos tanto para habitao como para infraestrutura, esto a disponibilidade de recursos, compreendendo projetos, insumos, capital, financiamento e segurana jurdi-

2010 foi realizada em novembro e reuniu mais de 1300 participantes num dos mais importantes fruns de debates do setor. Sob a coordenao do Departamento da Indstria da Construo (Deconcic) da Federao das Indstrias do Estado de So Paulo (FIESP), o congresso discutiu uma agenda de Estado para a cadeia produtiva da construo at o ano do Bicentenrio da Independncia. Com o tema Brasil 2022: planejar, construir, crescer o documento traa um diagnstico dos setores, com os entraves nas reas de habitao e infraestrutura, alm de apontar metas, aes e polticas pblicas adequadas para superar os desafios e assegurar o crescimento sustentvel. A ABCEM integrou o grupo de 107

Com o tema Brasil 2022: planejar, construir, crescer o documento traa um diagnstico dos setores, com os entraves nas reas de habitao e infraestrutura.

ca; a gesto nas esferas pblica e privada, visando ampliar a capacidade de planejar, executar e permitir ganhos de eficincia e produtividade; e ainda mo de obra, para garantir qualidade para toda a cadeia. O Caderno Tcnico ConstruBusiness 2010 e mais informaes sobre o congresso podem ser encontradas no site da Fiesp: www.fiesp.com.br/construbusiness.

46 Construo Metlica

NossosScios

www.globsteel.com.br

nia a Globsteel Engenharia uma das maiores empresas do segmento de construes metlicas do centro-oeste brasileiro. Sua localizao permite a realizao de servios em todo o territrio nacional. A sede industrial da Globsteel, desde 2010, conta com uma rea fabril construda de 8.700 m . Esta ampliao de espao fsico, somada aos equipamentos adquiridos nos ltimos anos e qualificao das equipes tcnicas e de produo, possibilitou um aumento da capacidade produtiva da empresa para 500 toneladas/ms. Com sua configurao atual a Globsteel est apta a fabricar e montar estruturas feitas partir de

mplantada numa rea de 32.000m situada na cidade de Aparecida de Goinia grande Goi-

perfis em chapa dobrada e perfis soldados produzidos atravs de equipamentos prprios, alm de estruturas em perfis laminados e estruturas tubulares, estando preparada para atuar nas etapas de projeto, detalhamento, fabricao, preparao de superfcie, pintura e montagem.

Principais Clientes
JBS  Camargo Correa Construes e Comrcio Anglo American Brasil Via Engenharia ETH Bioenergia Grupo Marfrig Grupo Bertin Grupo Votorantim Codora Energia

www.regionaltelhas.com.br

Paulo. Expandiu-se atuando em todo o Brasil no segmento de coberturas metlicas e distribuio de produtos siderrgicos. A Regional Telhas oferece ao mercado telhas onduladas, trapezoidais, multidobras, calandradas e termoacsticas alm de bobinas. Os produtos so confeccionados com matrias primas como o ao galvanizado da melhor proce-

Regional Telhas uma organizao brasileira que nasceu em 1987 na cidade de Assis, So

dncia e o Galvalume ( uma combinao do alumnio com o zinco) que tem melhor proteo contra corroso. Para garantir e ampliar essa proteo ainda maior contra a corroso a Regional Telhas indica a aplicao de tintas sobre as superfcies galvanizadas e oferece sua vasta linha de telhas galvanizadas nas opes de pr-pintada e ps-pintada. misso da Regional Telhas oferecer solues extremamente confiveis ao mercado de coberturas metlicas e ser seguramente competitiva, inovadora e tica.
Construo Metlica 47

Estatstica

Desempenho da Distribuio INDA: Outubro de 2010


FonTe: INSTiTUTo nacionaL doS diSTRiBUidoReS de ao (inda)

mil toneladas. Com isso, os estoques da distribuio fecharam outubro 6,1% maiores que o ms anterior, totalizando 1.295 mil toneladas, aumentando o giro para 4,1 meses de estoque. Para novembro, a expectativa da rede de distribuio que as compras fechem com queda em torno de 34% e as vendas mantenham o ritmo de outubro com tendncia de leve alta.

m outubro, as vendas cresceram 1% em relao a setembro, totalizando 319,7 mil toneladas. As compras fecharam outubro com forte alta de 39,9% em relao ao ms anterior, totalizando 394,1

ComPRaS
As compras em outubro apresentaram alta expressiva de 39,9% em relao ao ms anterior, totalizando 394,1 mil toneladas. Quando comparadas a outubro de 2009 (330,1 mil ton), apresentaram alta de 19,4%. No acumulado do perodo, as compras (3.750,3 mil ton.) registraram alta de 52,1% em relao ao mesmo perodo de 2009 (2.465,5 mil ton.). Cabe salientar que parte deste aumento nas compras (104,7 mil ton.) se deu por conta de ajustes nas importaes realizadas pela rede associada entre julho e setembro deste ano e informadas em outubro.

VendaS
As vendas de outubro apresentaram alta de 1% em relao a setembro, com total de 319,7 mil toneladas. Quando comparadas a outubro de 2009 (327,4 mil ton), fecharam em queda de 2,4%. No ano, as vendas (3.240,9 mil ton) acumulam alta de 14,9% em relao ao mesmo perodo de 2009 (2.820,1 mil ton). No ms de outubro, a mdia de vendas dirias ficou em 16 mil toneladas, volume 6% maior que mdia registrada em setembro.

48 Construo Metlica

ESToQUeS
Os estoques de outubro apresentaram alta de 6,1% em relao ao ms anterior, totalizando 1.295 mil toneladas. Quando comparados a outubro de 2009 (760,9 mil ton.), registraram alta de 70,2%. Com isso, o giro de estoques subiu para 4,1 meses.

INDA Instituto Nacional dos Distribuidores de Ao. Tem como objetivo promover o uso consciente do Ao. O desenvolvimento de estudos estatsticos estratgicos e a produo de conhecimento tcnico especco so ferramentas que o Instituto se utiliza para oferecer informaes a seus associados, e ao mercado de uma maneira geral.

Agenda

3a4 feVeReiRO 2011

11TH ANNUaL COaLTRaNS USA Local: R  itz Carlton Coconut Grove, Miami, United States Site: www.coaltrans.com/USA

19 a 22 JULHO 2011

MEC SHOW 2011 - 4 FeiRa Da MeTaLmecNica, ENeRGia e AUTOmaO Local:  Parque de Exposies Floriano Varejo - Pavilho de Carapina, Vitria, ES E-mail: mecshow@milanezmilaneze.com.br Site: www.mecshow.com.br

15 a 19 maRO 2011

FEICON BATIMAT 2011 19 FeiRa INTeRNaciONaL Da INDSTRia Da CONSTRUO Local: A  nhembi, So Paulo, SP Site: www.feicon.com.br 04 a 06

TUBOTECH Local:  So Paulo, SP Site: www.tubotech.com.br

12 a 15 abRiL 2011

3 FeiRa De MaNUTeNO e EQUiPameNTOS INDUSTRiaiS Local: Parque de Exposies, Blumenau, SC Site: www.eurofeiras.com.br

OUTUbRO 2011

04 a 06 OUTUbRO 2011

EXPO VLVULaS 2011 Local:  Centro de Exposies Imigrantes, So Paulo, SP Site: www.expovalvulas.com.br

27 a 29 abRiL 2011

CRUS LATIN AMERICAN IRON & STEEL TRENDS CONFERENCE Local: S  ofitel Rio de Janeiro Copacabana, Rio de Janeiro, RJ E-mail: sandra.napientek@crugroup.com Site: www.laironsteeltrends.com 04 a 06 OUTUbRO 2011

EXPO BOmbaS 2011 Local:  Centro de Exposies Imigrantes, So Paulo, SP Site: www.expobombas.com.br

18 a 22 JULHO 2011

66 CONGReSSO ABM Local: C  entro de Convenes Frei Caneca, So Paulo, SP Site: www.abmbrasil.com.br/ congresso/2011/programa.asp 05 a 08 OUTUbRO 2011 INTERCON Local:  Pavilho da Expoville Joinville, SC Site: www.feiraintercon.com.br

50 Construo Metlica

You might also like