You are on page 1of 4

SIGNIFICADO DO PENTECOSTE

Pentecoste, literalmente, significa "QUINQUAGSIMO, que era aplicado ao QUINQUAGSIMO dia aps a festa da Pscoa. Oriqinalmente, era a "Festa da Colheita" (Ex 23.16) ou "Festa da Semanas" (x 34.22). Aps o Exlio, veio a ser a grande festa do judasmo, quando todos os judeus eram obrigados a se reunir em Jerusalm, afim de Cultuar a Deus (At 20.16). Para o cristo, Pentecoste significa o dia em que o Esprito Santo foi derramado sobre a igreja, tornando-a corpo de Cristo. Ao ser exaltado destra de Deus, Jesus Cristo se tornou cabea da Igreja, e essa o seu corpo. O Esprito foi dado, em ato nico e irrepetvel, para encher o corpo "Exaltado, pois, destra de Deus, tendo recebido do Pai a promessa do Esprito Santo, derramou isto que vedes e ouvis" (At 2.33). "Pois, em um s Esprito, todos ns fomos batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos ns foi dado beber de um s Esprito" (1 Co 12.13). EXPOSIO 1.O EVENTO PENTECOSTE SEGUNDO JESUS possvel entender o Pentecoste atravs do ensino de Jesus Cristo. "E eu rogarei ao Pai, e Ele vos dar outro consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Esprito da verdade, que o mundo no pode receber, porque no no v, nem o conhece; vs o conheceis, porque ele habita convosco e estar em vs" (Jo 14.16-17). O Esprito Santo Deus. O termo "outro" indica "outro igual" da mesma substncia, natureza e poder. O Esprito Santo a terceira pessoa da Trindade. Jesus o chama de "Consolador", isto , aquele que est ao lado para ajudar. como se fosse um advogdo. Ele assumiria o lugar de Jesus, pessoalmente, habitando no crente. Ele Deus (At 5.3.4; 1 Co 12.4.6; 2 Co 3.17; Jo 15.26). Antes do Pentecoste, o Esprito Santo habitava com o crente e no no crente. "Ele habita convosco" (antes do Pentecoste) "e estar em vs"(a partir do Pentecoste). A expresso "para sempre", revela a presena definitiva do Esprito Santo na vida do crente (Rm 8.9- 11; 2 Co 1.22; Ef 1.13-14). A glorificao de Jesus Cristo era o evento que precedia e condicionava o derramar do Esprito Santo. "Convm-vos que eu v, porque se eu ho for, o Consolador no vir para vs outros. Se porm, eu for, eu vo-lo enviarei" (Jo 16.7). " ... Porque o Esprito Santo ainda no fora dado, por ainda Jesus no ter sido glorificado"{Jo 7.39). A obra expiatria de Jesus Cristo resultaria na reunio, em um s corpo, de todos os filhos de Deus. "E no somente pela nao, mas tambm para reunir em um s corpo os filhos de Deus, que andam dispersos" (Jo 11.52).

O Pentecoste foi o batismo ou a reunio dos filhos de Deus em um s corpo: "Pois, em um s Esprito, todos ns fomos batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos ns foi dado beber de um s Esprito", Paulo fala em "um s batismo" (Ef 4.46), o batismo do Esprito Santo, o mesmo para todos os que crem em Jesus Cristo, e que acontece uma nica vez (1 Co 12.13). o batismo dos fiis, para integrarem o corpo de Cristo. O Esprito Santo no habita no mundo (sociedade sem Deus), mas exclusivamente no crente, povo de propriedade exclusiva de Deus. "Porque maior aquele que est em vs do que aquele que est no mundo." (1 Jo 4.4). "Acaso no sabeis que o vosso corpo santurio do Esprito Santo que est em vs, o qual tendes da parte de Deus, e que no sois de vs mesmos?" ( 1 Co. 6.19).

2. O SIGNIFICADO DO PENTECOSTE PARA IGREJA Martyn Lloyd-Jones ao resumir o significado do Pentecoste, diz: "O grande propsito do Pentecoste era oferecer a prova final do fato de que Jesus de Nazar o Filho de Deus e o Salvador do mundo. Isso declarado. A segunda coisa a grande inaugurao da Igreja como seu corpo; e a terceira uma prova do fato de que essas vrias pessoas que so acrescidas Igreja so membros do corpo." Em Atos 1.8, Jesus diz: "Mas recebereispoder, ao descer sobre vs o Esprito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalm, como em toda a Judia e Samaria, e at aos confins da terra." Atos 1.8 Segundo Jesus, o Esprito capacita a Igreja para ser testemunha Dele no mundo. o poder sobrenatural necessrio para tornar a mensagem do evangelho efetiva queles que a ouvem. A igreja que foi comissionada pelo Cristo ressurreto (Mt 28.19-20) a pregar as Boas Novas a toda criatura, batizada no Esprito, no Pentecoste, para com poder, executar a sua tarefa (veja Joo 20.21-22). Esse princpio estabelecido por Jesus Cristo: O Esprito o que vivifica; a carne para nada aproveita; as palavras que vos tenho dito so esprito e so vida" (Jo 6.63), a chave para compreendermos a importncia da ao e do poder do Esprito Santo na evangelizao. "Evangelismo trazer uma mensagem sobrenatural ( a graa e o amor eletivo de Deus por pecadores perdidos e indignos) com um objetivo sobrenatural ( ressuscit-Ios da morte espiritual para uma vida eterna de ntima comunho pessoal com Deus). Mas esta mensagem sobrenatural com a sua meta sobrenatural s pode ser transmitida por um poder sobrenatural suficiente para sobrepujar o estado de morte do "homem natural" (1 Co. 2.14) e a perversa oposio do "mundo, da carne e do diabo", afirma Douglas Kelly. A igreja que tem a misso evangelizadora precisa do poder do Esprito Santo para concretiz-Ia; Pedro, Joo e Paulo entendem assim:

"Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos; todos ficaram cheios do Esprito Santo, e, com intrepidez, anunciavam a palavra de Deus" (At 4.31).

"A minha palavra e a minha pregao no consistiam em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstrao do Esprito e de poder, para que a vossa f no se apoiasse em sabedoria humana; e, sim, no poder de Deus" (1 Co 2.4-5). "Com toda orao e splica, orando em todo tempo no Esprito, e para isto vigiando com toda perseverana e splica por todos os santos, e tambm por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra, para com intrepidez fazer conhecido o mistrio do evangelho" (Ef 6.18-19). No haver eficcia no trabalho de evangelizao realizado pela 19reja, sem o poder do Esprito Santo. E por esta razo, que o primeiro sermo pregado aps o Pentecoste, pelo apstolo Pedro produziu a converso de aproxima-damente trs mil pessoas: "Ento os que lhe aceitavam a palavra foram batizados; havendo um acrscimo naquele dia de quase trs mil pessoas" (At 2.41). O Esprito Santo, atravs da pregao bblica compungiu o corao dos ouvintes, produzindo o arrepen-dimento. Douglas Kelly resume: "Para que o evangelismo seja efetivo necessrio o Esprito Santo acima de tudo. Apenas a Sua uno pode embelezar o carter daqueles que trazem a mensagem do Evangelho; somente Ele pode abrir o corao dos pecadores para serem iluminados e renovados quando Ihes testificar da absoluta verdade da palavra pregada que Ele mesmo inspirou." CONCLUSO Aps o Pentecoste, Atos 2, estabeleceu-se uma norma que vigor at a Segunda Vinda de Jesus Cristo. Toda pessoa recebe o Esprito Santo, no como resultado de boas obras, mas "pela pregao da f" (GI3.2, 14). Esta chamada de "f salvadora", produzida por Deus no momento da converso. "Respondeu-Ihes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vs seja batizado em nome de Jesus Cristo para remisso dos vossos pecados, e recebereis o dom do Esprito Santo. Pois para vs outros a promessa, para vossos filhos, e para todos os que ainda esto longe, isto , para quantos o Senhor nosso Deus chamar" (At 2.38,39). Tambm, imperativo divino, que todo cristo busque a plenitude ou o enchimento do Esprito santo: "Enche i-vos do Esprito". H quatro aspectos importantes que devemser destacados nesta ordem: 1. Ele est no modo imperativo. "Enchei-vos", no uma opo para o cristo, mas um mandamento divino. 2. Ele est no plural. "Enchei-vos" no privilgio para alguns, mas uma obrigao de todos. 3. Ele est na voz reflexiva. "Enche i-vos" significa " deixai-vos encher pelo Esprito". O cristo deve se entregar sem reservas ao Esprito Santo. 4. Ele est no presente. "Enchei-vos", indica uma apropriao contnua que inicia e no termina jamais. Pentecoste significa vida no Esprito.

PONTOS PARA DISCUTIR 1. O Pentecoste pode ser repetido? 2. O que significa "Uno do Esprito Santo"? (1 Jo 2.20,27) 3. Como receber o poder do Esprito Santo para pregar? ( Lc 11.13) Autor: Pr Jonas Neto

You might also like