You are on page 1of 14

i

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO INSTITUTO DE CINCIAS BIOLGICAS E DA SADE CAMPUS UNIVERSITRIO DO ARAGUAIA

EXPERIMENTO 4 O EFEITO DA TEMPERATURA SOBRE A CONSTANTE DE VELOCIDADE.

PONTAL DO ARAGUAIA / MT 2011

SOLUES E CINTICA QUMICA.

EXPERIMENTO 4 O EFEITO DA TEMPERATURA SOBRE A CONSTANTE DE VELOCIDADE.


Atividade Avaliativa solicitada pelo Prof. Dr. Marcelo Lima, como parte dos requisitos da Disciplina de Solues e Cintica Qumica, redigido e elaborado pelos Acadmicos do curso de Farmcia Generalista, Aline Santos de Almeida; Augusto Sheid Ohland; Gustavo Buscariol Portela Lima; Jessica Ferreira Santos e Ronaldo Fagundes.

PONTAL DO ARAGUAIA / MT 2011

INTRODUO

As leis da termodinmica tm como funo determinar quando uma reao ser espontnea, focalizando apenas na comparao das energias e entropias dos estados iniciais e finais do sistema. No considerando assim em quanto tempo esse processo acorrer (ATKINS, 2006). O ramo da cincia que se ocupa em investigar de como diferentes condies do sistema pode influir na velocidade dos processos qumicos a cintica qumica. Esta promove informaes sobre mecanismos de reaes e estado de transies, alm de modelos matemticos que descrevem as caractersticas destes processos (HOUSE, 2007). A converso de reagentes em produtos em uma reao qumica no instantnea, sendo que algumas reaes simplesmente no ocorrem a menos que certa quantidade de energia seja fornecida ao sistema. Devendo passar por um mximo de energia durante o curso de uma reao, ou seja, deve passar entre as energias de seu estado inicial e final, este processo conhecido como estado de transio da reao, e a diferena com a energia inicial do sistema chamada de barreira de energia da reao. (CONNORS, 1990). A velocidade de uma reao deve ser entendida como a mudana da concentrao de um reagente ou produto dividida pelo intervalo de tempo no qual a mudana ocorre. Muitos fatores influenciam a velocidade de uma determinada reao, entre eles: a temperatura. Esses fatores so conhecidos como fenomenologia. A velocidade das reaes qumicas aumenta rapidamente com o aumento da temperatura; em regra, a velocidade de uma reao duplica a cada 10C elevados. Isso ocorre porque aumenta a Energia Cintica, consequentemente as colises entre as partculas. A velocidade da reao ento relacionada temperatura que de acordo com a equao (1) (Houston, 2006):
(eq. 1)

Esta equao chamada de equao de Arrhenius, o primeiro cientista a reconhecer a dependncia da constante de velocidade com a temperatura, tornando-a a forma mais precisa de se expressar a constante de velocidade em funo do tempo. A variao da constante de velocidade nem sempre pode ser expressa num grfico por uma reta, para isso so utilizadas tcnicas de linearizao como o logaritmo. Podendo ser expressa como:
(eq. 2)

Onde,

a constante de velocidade;

conhecido como constante de Arrhenius a constante dos

ou fator pr-exponencial; gases (8,314 J K-1 mol-1);

corresponde energia de ativao;

a temperatura absoluta. independe das concentraes de quaisquer das

A constante de velocidade

espcies envolvidas na reao. importante tambm salientar que a constante de velocidade e a velocidade da reao propriamente dita so grandezas diferentes. Porm, em uma equao de velocidade simples, pode ser interpretada como o nmero de mols

por litro reagindo por unidade de tempo quando as concentraes de todas as espcies do sistema so iguais a 1 mol.L-1. Devido a esta interpretao, a constante de velocidade tambm conhecida como velocidade especfica (CONNORS, 1990). Energia de ativao a energia mnima necessria para que a reao ocorra. Molculas possuindo esta energia adicional tambm so ditas como estando no estado excitado, especificamente um estado excitado vibracional. Esta energia que uma molcula possui depende da natureza da molcula. Podendo ser distribuda por si mesma entre uma srie de colises, e a maior parte do estado excitado de vida curta e suficiente para elas retornarem ao estado original rapidamente. A importncia de se calcular a velocidade de uma reao que ela se relaciona com temas como, por exemplo, a rapidez com que um medicamento atua no organismo ou com problemas industriais, tais como a descoberta de catalisadores para acelerar a sntese de algum novo produto.

OBJETIVOS GERAIS
Como principal objetivo, apresentar a interveno que a temperatura influi sobre a constante de velocidade na reao do relgio de iodo.

OBJETIVOS ESPECFICOS
Este experimento possui o intuito especifico de determinar as constantes de velocidade, sendo realizados quatro experimentos idnticos do relgio de iodo, variando somente a sua temperatura. Os parmetros de Arrhenius so fundamentais para o estudo da reao, auxiliando na verificao de como a temperatura interfere em sua velocidade, sendo assim muito importante determin-las.

MATERIAIS
3 Bales volumtricos 100,0 1 Balo volumtrico 250,0 1 Balo volumtrico 500,0 1 Bquer 250,0 1 Bquer 100,0 1 Proveta 10,0 1 Proveta 25,0 1 Proveta 50,0 4 Bquer de 50,0 Cronmetro; Agitador magntico com aquecimento; Barra magntica para bquer de 50,0 Termmetro. ; ; ; ; ; ; ; ; ; ;

Reagentes Utilizados: 100,0 100,0 100,0 500,0 250,0 Perxido de hidrognio (H2O2) 10 volumes (0,8 mol dm-3); Iodeto de potssio (KI) (0,8 mol dm-3); Tiossulfato de sdio (Na2S2O3) (0,8 mol dm-3); Tampo cido actico/ acetato de sdio (HAc/ Ac-) (0,3 mol dm-3); Soluo de amido (10g/L).

METODOLOGIA

Para o experimento foram preparadas cinco solues diferentes sendo elas: 100 de iodeto de potssio (KI) 0,8 mol dm-3; mol dm-3; 100 0,08 mol dm-3); de perxido de hidrognio (H2O2) 0,8 de tiossulfato de sdio ( Na2S2O3) 0,8 mol dm-3 (sendo este diludo de soluo de amido ( ); 500 de cido actico (HAc) 0,1

mol dm-3, este ultimo atuando como soluo tampo . Foram realizados quatro experimentos que possuam as mesmas solues e concentraes, e expostos a temperaturas diferentes. Caracterizados com: de [Na2S2O3], ltimo de soluo de amido, de [KI],

de [HAc], e acrescentando sempre por

ml de perxido de hidrognio, disparando o cronmetro para verificao do

tempo do trmino da reao. Isto foi realizado em cada um dos quatro experimentos. Em um bquer de , adicionaram-se as solues de cada experimento, que

com o auxlio de uma chapa foi agitado e aquecido. Preparou-se uma estrutura para a sustentao do termmetro. Haja vista que, foi necessrio ter um controle da temperatura para que a reao acontecesse da forma mais aceitvel, sendo ento indispensvel o uso deste. A estrutura constituiu-se de uma haste, uma base de ferro e uma garra.

RESULTADOS E DISCUSSES

A experincia mostra que a velocidade de uma reao qumica dependente da temperatura do sistema. De fato, a sntese prtica de muitos compostos de interesse industrial s possvel quando o sistema mantido sob as temperaturas adequadas (WECHSLER, 1979). Segundo Ramos a variao tempo em relao temperatura, se d em um comportamento anlogo medida que se eleva a temperatura o tempo de ocorrncia das reaes aumenta (Figura 1).

Figura 1 - Comportamentos observados das temperaturas em funo do tempo.

A velocidade diretamente proporcional concentrao de cada reagente presente na reao desde que sua concentrao no seja tal que a velocidade da reao independa dela, a equao (1) demonstram como estes valores foram obtidos.
(eq. 3)

Para tais clculos os resultados se encontram em forma de tabela possibilitando assim, uma melhor interpretao.

9
Tabela 1 - Valores de concentraes

Solues Concentraes

KI 0,064 mol/dm-3

Na2S2O3 0,032 mol/dm-3

H2O2 0,064 mol/dm-3

HAc 0,06 mol/dm-3

Para exemplificar, vamos analisar dos dados da Tabela 2, que demonstram os valores alcanados em cada experimento.
Tabela 2 - Dados Alcanados nos experimentos.

Experimento 1 2 3 4 119 56 24 13 298 308 318 328

3,35x10-3 3,24x10-3 3,14x10-3 3,04x10-3

Obtendo estes valores, e constituindo uma forma de prosseguir com os clculos. A velocidade de uma reao qumica depende da concentrao dos reagentes. A expresso matemtica pode ser escrita como (eq. 4). Onde e a concentrao a ser analisada.
[ ]
(eq. 4)

Os valores da velocidade de todos os experimentos se basearam na concentrao de tiossulfato de sdio (Na2S2O3), onde sua concentrao mostrada anteriormente se encontra na faixa de 0,032 mol/dm-3. E empregando a equao 2, demonstramos em forma de tabela (3) os dados.
Tabela 3 - Valores de Velocidade de cada experimento.

Experimentos 1 2 3 4

2,68x10-4 5,71x10-4 1,33x10-3 2,46x10-3

A ordem de reao o fator de dependncia da concentrao na lei de velocidade, obtida experimentalmente atravs das velocidades iniciais a diversas concentraes. De uma maneira geral, quanto maior a concentrao dos reagentes maior a velocidade da reao qumica. Para tal clculo utilizaremos a expresso matemtica descrita no Relatrio (Determinando a lei de velocidade) escrita como (eq. 5), e seus valores.

10
[ ] ]

([

(eq. 5)

Sendo lembrados que as ordens dos reagentes prevalecem em [ [ (6). [ ] [ ] [ ]


(eq. 6)

]=0.73,

] = -0.06 e [H2O2] = 0.96, Ou seja, para o clculo seguinte utilizaremos a equao

Utilizando a velocidade obtida no experimento 1 obteve-se a seguinte constante, entretanto os dados obtidos se apresentam na tabela 4. [ ] [ [ [ ] ] ] [ [ [ ] [ ] ] ] [ ]

Tabela 4 - Valores de k (constante da reao). Experimentos


(constante dareao)

1 2 3 4

2,50x10-6 5,33x10-6 1,24x10-5 2,29x10-5

9,16x10-7 1,67x10-6 2,15x10-6 8,28x10-6

Em 1887, vant Hoff observou a constante de velocidade de uma reao qumica que dependia da temperatura do sistema. Mais especificamente, ele observou que o logaritmo da constante de velocidade de uma reao deveria seguir uma relao linear com o recproco da temperatura absoluta, conforme a equao (1). Onde constantes determinadas empiricamente (CONNORS, 1997).
(eq.7)

so

Arrhenius estendeu a ideia inicial de vant Hoff e a aplicou com sucesso em uma mirade de reaes qumicas. Arrhenius argumentou que, a variao na constante de

11

equilbrio obedece lei. Aps rearranjo, leva conhecida Equao de Arrhenius, expressa de forma logartmica (McQUARRIE, 1990).
(eq. 2)

Por esta equao verificamos que um aumento de

diminui a razo

, ou o

expoente de e (base neperiana), indiretamente diminui o denominador da equao.

Os resultados de (

encontrados neste experimento obtidos atravs

dos coeficientes lineares e angular so mostrados na figura 2 e na tabela 5. Com base nos resultados mostrados, o aumentarmos a temperatura do sistema foi observado um aumento linear da velocidade mdia de reao, devido ao aumento da energia no sistema o que provoca um aumento proporcional na energia das molculas aumentando a velocidade da reao.

Figura 2 - Grfico das velocidades em funo do inverso da temperatura.

Tabela 5 - Parmetros de Arrhenius da reao estudada.

7x10

-5

-33,4345365

12

Com base nos resultados mostrados, ao aumentarmos a temperatura do sistema foi observado um acrscimo linear da velocidade mdia de reao, devido ampliao da energia no sistema o que provoca uma ampliao proporcional na energia das molculas e aumentando a velocidade da reao.

13

CONCLUSO
Conclui-se atravs dos experimentos que os fatores analisados para influncia na velocidade de reao foram diretamente proporcionais velocidade mdia encontrada. Com o aumento da temperatura, ocorreu um aumento proporcional na velocidade media calculados, valores observados na figura (1). Parmetros de Arrhenius em
.

estabeleceu em

, porm

se encontra

A velocidade de uma reao qumica depende das condies nas quais a reao est ocorrendo, tal como temperatura. importante conhecer tanto a extenso como a velocidade de uma reao qumica ao mesmo tempo.

14

BIBLIOGRAFIA
Fogler, HS, Elementos de Engenharia das Reaes Qumicas, 3 edio, LTC: Rio de Janeiro, 2002. Levenspiel, O. Engenharia das Reaes Qumicas, Volumes 1 e 2, Edgard Blcher, Editora da USP: So Paulo, 1974. URL: <http://www.mundodoquimico.hpg.ig.com.br/cinetica_quimica.htm>

Acessado em: 19 de dezembro de 2011. McQuarrie DA, JD Simon, Livros Cincia Fsica, Sansalito, 1997, pp.1047-1122. Atkins PW, Fsico-Qumica, Ed 6., Oxford University Press, Oxford, 1998, pp 760843 ATKINS, Peter; DE PAULA, Julio. Fsico-Qumica. Oxford University Press. 8a ed. 2006. Houston PL, Cintica Qumica e Dinmica de Reao, Pub Dover., New York, 2006. Moelwyn-Huges EA, a cintica de reao em soluo, Clavendon Press, Oxford, 1933, pp 1-169. Connors KA, Cintica Qumica: o Estudo das Taxas de Reao em Soluo, VCH, New York 1990, pp 1-29, 59-77, 187-244. AF Ramos, Miller JA, Klippenstein SJ, Truhlar DG, Modelando a cintica de reaes biomolecular, Chem. Rev., 2006 106, 4518-4584

You might also like