You are on page 1of 9

CENTRO COMUNITRIO DE PROMOO SOCIAL DO LARANJEIRO/FEIJ

REGULAMENTO DO APOIO DOMICILIRIO (SAD) E APOIO DOMICILIRIO INTEGRADO (ADI)

Centro Comunitrio de Promoo Social do Laranjeiro / Feij, IPSS. Rua Jos Estvo Coelho de Magalhes Feij 2810-100 Almada NIPC: 501109137 NISS: 20004625389 Tel. Fixo: 212 591 297 Tel. Mvel: 927 425 703 Fax: 212 598 293 geral.sede@cclaranjeiro-feijo.pt www.cclaranjeiro-feijo.pt

NORMAS DE FUNCIONAMENTO PARA A VALNCIA APOIO DOMICILIRIO E APOIO DOMICILIRIO INTEGRADO CAPTULO I DISPOSIES GERAIS Norma I Denominao, Natureza e Fins
1. O CENTRO COMUNITRIO DE PROMOO SOCIAL DO LARANJEIRO / FEIJ (CCPS), com sede na Rua Jos Estvo Coelho de Magalhes s/n, 2810-100 Feij, pessoa coletiva n. 501 109 137, uma Instituio Particular de Solidariedade Social, com personalidade jurdica, foi ereto canonicamente pelo Ordinrio Diocesano por iniciativa da Fbrica da Igreja Paroquial de S. Jos Operrio do Laranjeiro- Feij, tem mbito local, durao ilimitada e rege-se por Estatutos prprios, aprovados por despacho do Subsecretrio da Sade e Assistncia de 13 de Julho de 1971, publicado no Dirio do Governo N. 182-III Srie de 4 de Agosto de 1971. 2. O CCPS prope-se contribuir para melhorar a vida social de todos os habitantes locais, quaisquer que sejam as suas crenas religiosas ou opes polticas, com vista transformao desta Parquia numa verdadeira comunidade humana. 3. No exerccio das suas atividades o CCPS ter sempre presente: a) A natureza unitria da pessoa humana e o respeito pela sua dignidade; b) A necessidade do aperfeioamento espiritual, moral e cultural de todos os habitantes; c) A sua participao ativa na resoluo das prprias carncias e na elevao do seu nvel de vida; d) O esprito de convivncia e solidariedade social como fator decisivo do trabalho comum, tendente valorizao integral dos indivduos, das famlias e demais agrupamentos da comunidade paroquial; e) Que um servio da Parquia, como Comunidade Crist devendo, assim, proporcionar, com respeito pela liberdade de conscincia, formao crist aos seus utentes e no permitir qualquer atividade que se oponha aos princpios cristos. 4. Na prossecuo dos seus objetivos, o CCPS prope-se exercer, alm de outras, as seguintes atividades: a) Assistncia 1 e 2 infncia, cooperando com as famlias na educao fsica, intelectual, espiritual e moral dos seus filhos, com Creches, Educao Pr Escolar e Centro de Atividades de Tempos Livres; b) Assistncia populao que dela necessitar, em colaborao com o Centro Distrital de Segurana Social, os Centros de Sade e outras Instituies, com Centro de Dia para idosos e Servios de Apoio Domicilirio; c) Apoio aos projetos de ndole comunitria que visem a melhoria das condies de vida e a insero social das populaes.

5. As atividades mencionadas no nmero anterior esto sujeitas s normas e demais legislao em vigor. nico - O CCPS poder criar e manter outras atividades, mediante prvia aprovao do competente Ministrio .

Norma II Objetivos da Valncia


1. Gerais: a) Potenciar a integrao do idoso e / ou dependente no seu espao sociofamiliar. b) Evitar ou retardar a sada do idoso e / ou dependente do seu ambiente familiar. c) Promover o bem-estar fsico, mental e social dos idosos e / ou dependentes, em colaborao com as famlias / comunidade. 2. Especficos: a) Estudar a situao, necessidades e pedidos dos idosos e / ou dependentes que recorrem a este Servio de Apoio Domicilirio (SAD). b) Dar a conhecer e facilitar a utilizao de servios e outros recursos que a sociedade e o Estado colocam disposio das pessoas idosas e / ou dependentes. c) Prestar os servios fundamentais, que forem contratualizados, satisfao das necessidades bsicas dos Utentes.

Norma III Servios mnimos assegurados e atividades complementares desenvolvidas:


1. A Valncia de Apoio Domicilirio assegura a prestao dos seguintes servios: a) Alimentao; b) Higiene Pessoal; c) Higiene Habitacional; d) Tratamento de Roupas; 2. Realiza ainda as seguintes atividades: a) Diligncias (Atividades com carcter regular, de apoio s tarefas dirias e/ou pontuais). b) Os cuidados integrados do mbito do Apoio Domicilirio Integrado (ADI) so definidos e feitos o seu acompanhamento de acordo com o normativo que regula esta valncia.

CAPTULO II PROCESSO DE SELECO E ADMISSO DOS UTENTES NORMA IV Condies de admisso


1. Condies gerais de admisso: a) rea geogrfica de abrangncia definida no acordo cooperao; b) A admisso dos Utentes no SAD passa por uma entrevista ao candidato, feita pela tcnica superior de servio social em servio na valncia, para anlise da situao e levantamento dos cuidados necessrios. Na impossibilidade do candidato fornecer os dados, por motivos de doena ou outros, os familiares ou pessoas prximas podero dar as informaes pedidas na entrevista; c) A entrevista tem como objetivo estudar a situao familiar, social, de sade e econmica do candidato e informar e esclarecer sobre os servios e Regulamento do SAD; d) Aps a entrevista ser preenchida uma ficha de inscrio, fornecida pela Instituio e acompanhada dos documentos comprovativos e necessrios para o clculo da capitao, nomeadamente: cpia da ltima declarao do IRS, se houver; recibos

referentes aos vencimentos e penses do agregado familiar do ms anterior inscrio; fotocpias do Bilhete de Identidade, Carto de Contribuinte e Carto de Beneficirio da Segurana Social do Utente e do representante legal, quando necessrio; carto de Utente dos servios de sade ou de subsistemas a que o Utente pertena; Boletim de vacinas e relatrio mdico, quando solicitado; recibo da renda ou amortizao da casa; nome do mdico de famlia ou assistente; documentos comprovativos das despesas de medicamentos de uso continuado, referentes aos trs meses anteriores, em casos de doenas crnicas comprovadas pelo mdico de famlia ou assistente. 2. Critrios de seleo: a) A admisso dos candidatos feita de acordo com a capacidade do Servio, segundo as seguintes prioridades: b) Precaridade econmica e dificuldade de acesso a outros recursos e servios; c) Ausncia de rede informal de apoio; d) Familiares que trabalhem e no lhes possam prestar a assistncia necessria; e) Indivduos em situao de risco. Nota: Em condies de igualdade tero prioridade os Utentes economicamente mais desfavorecidos.

Norma V Candidatura
Para efeitos de admisso, o Utente dever candidatar-se atravs do preenchimento de uma ficha de inscrio que constitui parte integrante do Processo Individual do Utente.

NORMA VI Admisso
1. Recebida a candidatura, a mesma analisada pela tcnica de Servio Social da Instituio, a quem compete elaborar proposta de admisso. Aquando da admisso, o Utente dever fazer prova das declaraes efetuadas no preenchimento da ficha de inscrio, nos termos previstos na Norma IV. 2. Devero ainda fazer parte da proposta de admisso: a) Declarao assinada pela Utente, ou seu representante legal, em como autoriza a informatizao dos dados pessoais para efeitos de elaborao de Processo Individual do Utente; b) Certido de sentena judicial que regule o poder paternal ou determine a tutela / curatela, quando necessrio. 3. A ficha de inscrio e os documentos probatrios supra mencionados devero ser organizados pelo tcnico responsvel pela valncia. 4. Em caso de admisso urgente, pode ser dispensada a apresentao de candidatura e respetivos documentos probatrios, devendo, todavia, ser, desde logo, iniciado o processo de obteno dos dados em falta. 5. No ato de admisso obrigatrio a assinatura do Contrato de Prestao de Servios entre o Utente e a Instituio. 6. Da deciso da admisso, da competncia da Direo da Instituio, ser dado conhecimento ao Utente no prazo mximo de 60 dias, pelo tcnico responsvel da valncia.

NORMA VII Listas de espera


Caso no seja possvel proceder admisso por inexistncia de vagas, o candidato a utente ser informado da posio que ocupa na lista de espera.

CAPTULO III REGRAS DE FUNCIONAMENTO NORMA VIII Refeies


1. O SAD assegura uma alimentao equilibrada e adequada s necessidades do Utente, atendendo rigorosamente a qualquer prescrio mdica. 2. A distribuio da refeio feita, no domiclio, dentro de horrio compreendido entre as 12h00 e as 14h00. 3. Os regimes de alimentao especial (dietas e tipos de dietas), so servidos no horrio indicado no ponto 2 e a sua administrao carece sempre de justificao mdica. 4. A ementa semanal afixada no placard geral da Instituio e pode ser fornecida aos Utentes, o pedido destes.

NORMA IX Horrios de funcionamento da valncia


1. O SAD funciona das 08h00 s 20h00, nos dia teis. 2. O ADI funciona todos os dias, por forma a assegurar aos Utentes a prestao de cuidados integrados definidos pela equipa tcnica.

NORMA X Passeios ou deslocaes em grupo


Podero ser programados passeios ou deslocaes em grupo, nos casos em que o estado de sade dos Utentes o permita, sendo os custos respetivos da responsabilidade dos participantes nestas atividades.

NORMA XI Quadro de Pessoal


O quadro de pessoal desta Instituio encontra-se afixado no placard, contendo a indicao do nmero de recursos humanos e contedo funcional.

NORMA XII Coordenao/ Direo Tcnica


A Coordenao tcnica da valncia compete a um tcnico superior de servio social, em acumulao com a valncia de Centro de Dia.

CAPTULO IV Direitos e Deveres NORMA XIII Direitos dos Utentes


So direitos dos Utentes: a) Direito identidade pessoal e reserva de intimidade privada e familiar, bem como dos seus usos e costumes; b) Direito ao sigilo profissional; c) Direito inviolabilidade da correspondncia e do domiclio; d) Direito custdia da chave do seu domiclio em lugar seguro sempre que esteja entregue aos servios; e) Direito a exigir qualidade nos servios prestados; f) Direito prestao dos servios conforme consta do contrato; g) Direito a preservar a autonomia; h) Direito a escolher a resposta mais adequada sua situao; i) Direito a gerir os seus rendimentos e bens; j) Direito participao no planeamento das atividades a realizar.

NORMA XIV Deveres dos Utentes


So deveres dos Utentes: a) Dever de tratar com respeito e dignidade os dirigentes e trabalhadores da Instituio; b) Dever de informar, com a antecedncia possvel, as alteraes que modifiquem a prestao de servios; c) Dever de cumprir o estabelecido no contrato; d) Dever de colaborar na preveno da dependncia; e) Dever de zelar pelo seu patrimnio; f) Proceder atempadamente ao pagamento da mensalidade.

NORMA XV Direitos da Instituio


a) b) c) d) Direito a serem tratados com respeito e dignidade os dirigentes e trabalhadores; Direito a receber atempadamente a mensalidade acordada; Direito a ver respeitado o patrimnio da Instituio; Direito a proceder averiguao dos elementos necessrios comprovao da veracidade das declaraes prestadas pelo utente no ato de admisso.

NORMA XVI Deveres da Instituio


a) Garantir o bom funcionamento dos servios de acordo com os requisitos tcnicos adequados; Assegurar a existncia dos recursos humanos adequados; b) Proceder admisso dos utentes de acordo com os critrios definidos neste Regulamento; c) Cumprir o contrato de prestao de servios estabelecido para cada utente; d) Assegurar o acesso ao presente Regulamento.

NORMA XVII Tabela e pagamento das Comparticipaes dos utentes e seus familiares
1. As comparticipaes familiares a pagar pelos utentes so calculadas de acordo com o Regulamento da Comparticipao do Utente e seus Familiares pela utilizao de Servios e Equipamentos Sociais das Instituies Particulares de Solidariedade Social, elaborado com base na Orientao Normativa Circular n 3 da Direo Geral Ao Social, sujeitas a atualizaes anuais, nomeadamente:

R-D RPC = -----------N Sendo: RPC= Rendimento "per capita". R= Rendimento mensal ilquido do agregado familiar. (O valor do rendimento mensal ilquido do agregado familiar o duodcimo da soma dos rendimentos anualmente auferidos, a qualquer ttulo, por cada um dos seus elementos.) N= Nmero de elementos do agregado familiar. D= Consideram-se despesas mensais fixas do agregado familiar: a) O valor das taxas e impostos necessrios formao do rendimento lquido, designadamente do imposto sobre o rendimento e da taxa social nica; b) O valor da renda de casa ou de prestao mensal devida pela aquisio de habitao prpria; c) Os encargos mdios mensais com transportes pblicos; d) As despesas com aquisio de medicamentos de uso continuado em caso de doena crnica. As despesas fixas a que se referem as alneas b), c) e d) anteriores sero deduzidas no limite mnimo correspondente ao montante de 12 vezes a Remunerao Mnima Mensal (RMM).

2. As comparticipaes devero ser pagas at ao dia oito de cada ms, salvo motivo justificado.

3. As mensalidades em atraso por trs meses consecutivos levam suspenso da frequncia da valncia, podendo mesmo ser anulada, caso no sejam devidamente justificadas. 4. Tabela em vigor:

Servios Higiene Pessoal Tratamento de Roupas Higiene Habitacional Almoo e Lanche Jantar Confeco Diligncias (1)

Comparticipao Financeira 5% do RPC 5% do RPC 5% do RPC 25% do RPC 10% do RPC 5% do RPC 5% do RPC

NOTAS: (1) - Estas s so contabilizadas quando tm carcter regular. (2) - Em situaes de grande dependncia, ou prestao de outros servios com carcter regular, para alm dos valores mencionados no quadro anterior, poder haver um acrscimo de 10%, no podendo o montante total da comparticipao exceder 60% do Rendimento "per capita".

NORMA XVIII Depsito e guarda das chaves


No caso em que a chave do domiclio do utente tenha sido confiada ao SAD, esta deve ser guardada em local seguro na Instituio.

NORMA XIX Interrupo da prestao de cuidados por iniciativa do Utente


A cessao da prestao de cuidados ao utente poder ocorrer a seu pedido, por morte, ou por incumprimento do normativo constante do presente Regulamento e Contrato de Prestao de Servio.

NORMA XX Cessao da prestao de servios


A interrupo da prestao de cuidados por motivos imputveis ao utente e suas consequncias ocorrer por incumprimento das presentes normas, sendo sempre objeto da elaborao de inqurito pelo responsvel tcnico da valncia com despacho conclusivo da Direo da Instituio.

CAPTULO V DISPOSIES FINAIS NORMA XXI Integrao de Lacunas


Em caso de eventuais lacunas, as mesmas sero supridas pela Direo da Instituio.

NORMA XXII Entrada em vigor


O presente Regulamento entrou em vigor em 01 de Novembro de 2003.

You might also like