You are on page 1of 8

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLNDIA CURSO DE GRADUAO EM RELAES INTERNACIONAIS

IZABELLA VIRISSIMO LIMA

Arbitragem Internacional no mbito do Direito Internacional Privado

UBERLNDIA 2011

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLNDIA CURSO DE GRADUAO EM RELAES INTERNACIONAIS DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO PROFESSOR: RODRIGO VITORINO

IZABELLA VIRISSIMO LIMA

Arbitragem Internacional no mbito do Direito Internacional Privado

Trabalho feito como componente da matria de Direito Internacional Privado, ministrado pelo professor Rodrigo Vitorino.

UBERLNDIA 2011

CONCEITUAO

A Arbitragem uma via jurisdicional, porm no judiciria de soluo de controvrsias, existentes atualmente como uma das formas pacificas de solucionar litgios, tanto no mbito nacional, quanto no internacional. Ela chega hoje era globalizada, aplicada por grande parte dos Estados, como a forma de soluo rpida de litgios, e tambm visando diminuir o trabalho do Poder Judicirio. Assim sendo, pode-se encontrar algumas conceituaes semelhantes para a arbitragem hoje. Para o professor Carlos Alberto Carmona a arbitragem um meio de soluo de controvrsias, por meio da interveno de uma ou mais pessoas que recebem seus poderes de uma conveno privada e decidindo com base nela, sem interveno do Estado, sua deciso, que destinada a assumir a eficcia de sentena judicial. J para Jos Cretella Jnior, a arbitragem um sistema especial de julgamento, com procedimentos, tcnicas e princpios informativos especiais e tem fora executria reconhecida pelo direito comum. Assim, duas ou mais pessoas fsicas ou jurdicas de direito privado, ou de direito pblico, em conflito de interesses, escolhem em comum acordo, por contrato, uma terceira pessoa, o rbitro, a que as duas partes em conflito confiam o papel de resolver-lhes a pendncia, consentindo os litigantes a aceitar tal deciso proferida.

No Brasil, a arbitragem estava prevista j na Constituio Federal de 1824, mas no se tinha a tradio de se utilizar da Justia Arbitral. No entanto, a complexidade e a burocratizao do Judicirio, fez com que se voltasse a pensar na utilizao da arbitragem. Ela chegou ento, ao Direito Brasileiro, como um meio de soluo de conflitos, em que se configura um novo enfoque de acesso justia em que se beneficiam todos aqueles que desejam solucionar seus conflitos de interesses de forma rpida e gil. De forma indireta, a arbitragem valoriza o Poder Judicirio, pois, ao diminuir sua quantidade de trabalho faz com que este melhore a qualidade de seus servios

prestados. Pode-se perceber tambm, pela Lei n 9.307/96 (a lei brasileira de arbitragem), que a arbitragem internacional no contraria os preceitos constitucionais brasileiros. A arbitragem ento, algo totalmente sintonizado as atuais necessidades do mundo de negcios, que permite o desenvolvimento de uma jurisdio privada em que as decises dos rbitros que foram escolhidos pelas partes, produzem todos os efeitos legais, obrigando-os ao seu cumprimento. Ela hoje uma grande conquista que tende a pacificao social.

FORMAS De acordo com Jos Cretella Neto existem cinco formas bsicas, na qual se pode agrupar a arbitragem. Primeiramente, entre Estados, onde se disciplinada por normas de Direito Internacional Pblico, por meio de tratados e costumes internacionais; Pode ser feita tambm entre Estados e particular nacional, no qual derivada de relao contratual do Estado com particular submetido jurisdio estatal. Se neste caso for previsto a arbitragem, ser aplicada a lei material do Estado; Outra forma seria entre Estado e particular estrangeiro, em que, se prevista a arbitragem, se aplicar a lei material previamente estabelecida pelas partes, sendo conhecida como "arbitragem mista"; Outra delas seria entre particulares sujeitos a ordenamentos jurdicos diversos, assim, o contrato neste caso, teria mais de um ordenamento jurdico e qualquer controvrsia deve ser resolvida por normas materiais e procedimentais estabelecidas por cada uma das partes. Esta a chamada arbitragem de Direito Internacional Privado, e quando ocorre, costuma ser feita com base nas leis de um nico Estado; A ltima forma seria entre Particulares sujeitos ao mesmo ordenamento jurdico, nesta forma de arbitragem, as partes estaro submetidas ao mesmo sistema jurdico, o nacional.

PROCEDIMENTO Pode-se considerar como primeiro passo para se constituir um procedimento arbitral, a concordncia de ambas as partes em se faz-lo. A arbitragem no ocorre sem que haja vontade unnime dos envolvidos no processo, sendo assim, a arbitragem deve ser expressamente declarada pelos sujeitos do processo por meio de conveno ou pacto arbitral.

O procedimento arbitral consiste ento em um conjunto de atos que vo do processo em si, at o momento em que se profere a deciso dos rbitros ou dos tribunais arbitrais. Sendo assim, a arbitragem pode se considerar instituda no momento em que se aceita a nomeao pelo rbitro, ou pelos rbitros, caso sejam vrios. Por meio disso, tm-se ento dois tipos de acordo de arbitragem a clusula compromissria e o compromisso arbitral. Estes no se confundem, mas se interagem no processo, onde a clusula compromissria requisito que antecede o litgio e o compromisso arbitral surge depois da concretizao do conflito.

A clusula compromissria o acordo no qual as partes de um contrato se comprometem a submeter arbitragem os litgios que possam vir a surgir, ou seja, fica estipulado aos contratantes que as divergncias que surgirem entre eles a respeito de um devido negcio jurdico, sero resolvidos por meio da arbitragem. A clusula compromissria geralmente escrita e pode ser parte do prprio contrato ou de ato separado que a ela faa meno. Sendo assim, ela cria uma obrigao aos contratantes de se celebrar um contrato definitivo, que o compromisso arbitral. Este o acordo no qual as partes vo submeter um litgio a arbitragem de uma ou mais pessoas, podendo o compromisso ser judicial ou extrajudicial. Assim, o compromisso arbitral se caracteriza por ser a instaurao arbitral necessria, pelo fato de haver o conflito de interesses. Nele, pode conter clusulas obrigatrias e facultativas.

J com relao aos rbitros, estes sero escolhidos de comum acordo entre as partes. E esta uma tarefa de suma importncia no procedimento arbitral, pois

ser ele quem dar a deciso final do conflito. A Imparcialidade, independncia, competncia e discrio so caractersticas essenciais de um bom rbitro. No se pode esquecer, no entanto, que no procedimento arbitral, o arbitro deve fazer com que sejam sempre respeitados os princpios do contraditrio, da igualdade das partes, da imparcialidade do ato e de seu livre convencimento, como conta-se no pargrafo 2 do art. 21 da Lei de Arbitragem.

De acordo com Roberto de Oliveira Murta, na clusula compromissria tambm dever constar a forma de instituio e processamento da mesma, pois, sendo a arbitragem regida por regras de um rgo arbitral, a instituio do procedimento e todo seu desenvolvimento sero feitas de acordo com as regras da instituio que fora escolhida. No entanto, se for optado pelas partes seguirem regras prprias, estas devero estar presente na clusula arbitral. Para Murta, tambm conveniente, para que se evite discusses futuras, deixar claro qual idioma ser utilizado nos procedimentos, e colocar um valor de multa caso um dos contratantes se recuse a se submeter arbitragem. Ainda de acordo com procedimentos arbitrais, a Lei de arbitragem menciona que quando no estiver nada disposto pelas partes, a sentena arbitral deve ser dada em um prazo de seis meses, a partir do tribunal arbitral constitudo. Esta uma das causas de a arbitragem ser uma excelente alternativa quando se trata de conflitos relativos a contratos comerciais internacionais, basta comparar com o tempo levado para se ter uma sentena proferida pelo Poder Judicirio.

Em relao forma de estabelecimento das regras para a prtica da arbitragem internacional, comum que as partes contratantes se coloquem s regras de um tribunal arbitral j institudo. Pode-se citar como exemplo de tribunais arbitrais a ICC (International Chamber of Commerce) ou a AAA (American Arbitration Association).

SENTENA

A sentena arbitral ou laudo arbitral a deciso proferida do processo arbitral, vinda de juiz privado, sem jurisdio obrigando as partes, por causa do compromisso arbitral. Caso seja condenatria,

Secondenatria, constitui-se em ttulo executivo, independente de homologao. O prazo estabelecido pela Lei n 9.307/96 de no mximo seis meses.

EXEMPLOS

REFERENCIAS

CARMONA, Carlos Alberto. Arbitragem e processo: um comentrio lei 9.307/96. 2 ed., SP: Atlas, 2004, p. 51

CRETELLA JNIOR, Jos. Da Arbitragem e seu conceito categorial. Revista de Informao Legislativa. Braslia, ano 25, n 98, p. 128, abril/junho de 1998.

Eliana Calmon A Arbitragem Internacional - Informativo Jurdico da Biblioteca Ministro Oscar Saraiva, v. 16, n. 1, p. 1-74, Jan./Jul. 2004

MURTA, Roberto de Oliveira. Contratos em Comrcio Exterior. So Paulo: Aduaneiras, 1992.

Curso de direito internacional privado / [Lier Pires Ferreira Jnior, Vernica Zarete Chaparro, coordenadores] - Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 2006

MIARA, Cristiane Kruppa. ARBITRAGEM PRIVADA INTERNACIONAL: A arbitragem como sistema de soluo de conflitos privados internacionais. Disponvel em: <http://www.ppgep.pg.cefetpr.br/ppgep/Ebook/cd_Simposio/ artigos/comunicacao_oral/art6.pdf> Acessado em: 28 de out. de 2011
6. REZEK, J. F. Direito Internacional Pblico, 2 ed., So Paulo: Saraiva, 1991. p. 352
REZEK, J.F. Direito Internacional Pblico. So Paulo: Saraiva, 1991 TALVEZ

TEIXEIRA, Paulo Csar M. e ANDREATTA, Rita Maria de F. C. A Nova Arbitragem: Comentrios Lei 9.307, de 23.09.96. Porto Alegre: Sntese, 1997.

MIARA, Cristiane Kruppa. ARBITRAGEM PRIVADA INTERNACIONAL: A arbitragem como sistema de soluo de conflitos privados internacionais. Disponvel em: <http://www.ppgep.pg.cefetpr.br/ppgep/Ebook/cd_Simposio/ artigos/comunicacao_oral/art6.pdf> Acessado em: 28 de out. de 2011

Considerando a importncia e maior utilizao do instituto da arbitragem, vrias instituies ligadas arbitragem privada internacional elaboraram regras procedimentais especficas, com o objetivo de estruturar melhor os procedimentos dessa prtica. Exemplificando, a CCIelaborou nesse sentido o seu Regulamento de Conciliao em 1988, a en:American Arbitration Association (AAA) utiliza-se dase:Commercial Mediation Rules, entre outros. imprescindvel tambm mencionar as regras de arbitragem criadas pela UNCITRAL (e:United Nations Comission on International Trade Law). Em uma situao de conflito no mbito comercial internacional, possvel para as partes escolherem entre a instituio de um tribunal arbitral ad hoc (no qual as prprias partes determinam as regras processuais a serem seguidas pelo tribunal durante o procedimento arbitral) ou de um tribunal arbitral institucional. Geralmente, optam as partes por aplicar o referido Regulamento de Arbitragem da UNCITRAL ou as regras procedimentais de um tribunal arbitral institucional. Rechsteiner entende que a tendncia moderna seria de justamente seguir a Lei Modelo da UNCITRAL. Considerando a insuficincia das normas em vigor do Cdigo de Processo Civil Brasileiro sobre arbitragem, destacam-se as imensas vantagens das partes em escolher as regras procedimentais, mais adaptadas ao caso em questo e mais adequadas s necessidades do comrcio internacional
RECHSTEINER, Beat Walter. Arbitragem Privada Internacional no Brasil : Depois da nova Lei 9.307, de 23.09.1996: Teoria e Prtica. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2001.

You might also like