You are on page 1of 2

2 4

PROF: PAULO S IMPACTO: A Certeza de Vencer!!! INTRODUO: Existem reaes qumicas reversveis em que os participantes da reao so ons. Neste caso, quando a velocidade da reao direta for igual a velocidade da reao inversa o sistema entrar em Equilbrio Inico. Exemplos: HC(aq) C-(aq) + H+(aq) NH3(g) + H2O NH4+(aq) + OH-(aq) CONSTANTE de IONIZAO de CIDOS e BASES (Ka e Kb): A constante de equilbrio para os equilbrios representados acima chamada de constante de ionizao (Ki). Quando for um cido, a constante tambm ser chamada de Constante de Acidez, representada por Ka, e quando for uma base ser chamada Constante de Basicidade, representada por Kb. Portanto, para os equilbrios representados acima, podemos escrever:

Equilbrio Inico Lei de Ostwald


CONTEDO PROGRAMTICO
JACKY 29/01/09 PROT: 377

23
EFEITO DO ON COMUM::

NOSSO SITE: www.portalimpacto.com.br

A adio de um on comum a um equilbrio inico corresponde aplicao do princpio de Le Chatelier. Por exemplo: Considere o equilbrio que se estabelece quando HCN colocado em gua: HCN(aq) H+(aq) + CN(aq) Vamos supor agora que se adicione soluo cianeto de sdio (NaCN). Como NaCN inico, sua dissociao total. NaCN(aq) Na+(aq) + CN(aq) O on CN- oriundo do cianeto de sdio comum ao equilbrio do cido; logo, sua concentrao aumentar, o que provocar o deslocamento do equilbrio para a esquerda, no sentido de formar HCN, diminuindo, portanto, a ionizao do cido.

A constante de ionizao associada fora cida ou bsica. Quanto maior for o valor da constante de ionizao de um cido ou de uma base, maior ser a fora desse cido ou dessa base e vice-versa. Nota: Cada etapa da ionizao de um policido tem sua constante representada por K1, K2, K3, ..., sendo K1 > > K2 > > K3 > > ... No caso dos policidos, a [H+] pode ser considerada como proveniente s da primeira etapa da ionizao (K1). LEI DA DILUIO DE OSTWALD: uma expresso matemtica que relaciona a constante de ionizao (Ki) com o grau de ionizao () e a concentrao molar (M) de uma soluo de um cido ou base. Portanto, podemos colocar que:

O fato de o grau de ionizao de um eletrlito diminuir pela adio, na soluo, de outro eletrlito que possua um on igual a um dos ons do 1 eletrlito, recebe o nome de efeito de on comum. importante lembrar que h ons que, apesar de no serem comuns ao equilbrio inico, tambm podem desloc-lo. Tomemos, por exemplo, a dissociao de NH4OH: NH4OH(aq) NH4+(aq) + OH(aq) Se a esta soluo adicionarmos um cido qualquer, estaremos adicionando H+, que reagir com os ons OH da base, formando gua. A concentrao de ons OH ir diminuir e, portanto, o equilbrio ser deslocado para a direita, aumentando a dissociao da base.

EXERCCIOS PROPOSTOS:

01) Numa soluo aquosa 0,100 mol/L de um cido monocarboxlico, a 25C, o cido est 3,7% dissociado aps o
VISITE NOSSO SITE E BAIXE OS MATERIAIS!!!

CONTEDO - 2009

Normalmente, esta expresso usada somente para monocidos ou monobases. Para eletrlitos muito fracos, o valor de muito pequeno, e podemos admitir, nesse caso, que 1 1. A equao pode ento ficar assim representada:

NOSSO SITE: www.portalimpacto.com.br

equilbrio ter sido atingido. Assinale a opo que contm o valor correto da constante de dissociao desse cido nesta temperatura. a) 1,4 b) 1,4 10-3 c) 1,4 10-4 d) 3,7 10-2 e) 3,7 10-4 02) Peixes mortos tm cheiro desagradvel devido formao de substncia provenientes da decomposio de protenas. Uma dessas substncias a metilamina que, em presena de gua, apresenta o seguinte equilbrio: H3C NH2 + H2O H3C NH3+ + OHPara diminuir o cheiro desagradvel da metilamina, o mais adequado adicionar ao sistema a) sabo porque dissolve a amina. b) cal porque fornece ons OH-. c) salmoura porque reage com a amina. d) limo porque desloca o equilbrio no sentido da direita para esquerda. e) vinagre porque desloca o equilbrio no sentido da esquerda para direita. 03) Algumas argilas do solo tm a capacidade de trocar ctions de sua estrutura por ctions de solues aquosas do solo. A troca inica pode ser representada pelo equilbrio: R-Na+(s) + NH4+(aq) RNH4+(s) + Na+(aq), onde R representa parte de uma argila. Se o solo for regado com uma soluo aquosa de uma adubo contendo NH4NO3, o que ocorre com o equilbrio anterior? a) Desloca-se para o lado Na+(aq). b) Desloca-se para o lado do NH4+(aq). c) O valor de sua constante aumenta. d) O valor de sua constante diminui. 04) O cido frmico (HCHO2) monoprtico fraco. Quando em soluo, numa concentrao de 0,2 M, ele se encontra 3,2 % ionizado. A constante de ionizao do cido e a concentrao molar do on H+ so, respectivamente: a) Ka = 2,05 10-4 e [H+] = 6,4 10-3 M b) Ka = 6,4 10-3 e [H+] = 5,0 10-5 M c) Ka = 1,8 10-5 e [H+] =3,2 10-3 M d) Ka = 1,8 10-5 e [H+] = 6,4 10-3 M e) Ka = 2,05 10-3 e [H+] = 6,4 10-4 M 05) (UFPR-2008) O on cromato (CrO42-) de cor amarela e o on dicromato (Cr2O72-) de cor laranja podem ser utilizados em processos de eletrodeposio para produzir peas cromadas. A frmula a seguir apresenta o equilbrio qumico dessas espcies em meio aquoso: 2CrO42-(aq) + 2H+(aq) Cr2O72-(aq) + H2O(l)

2. A adio de um cido forte ao meio intensifica a colorao amarela da soluo. 3. A adio de ons hidroxila (OH-) ao meio provoca uma reao com os ons H+, formando gua e intensificando a cor amarela da soluo. 4. A cor exibida pela soluo no apresenta dependncia da concentrao de ons H+ do meio. Assinale a alternativa correta. a) Somente a afirmativa 1 verdadeira. b) Somente as afirmativas 1 e 3 so verdadeiras. c) Somente as afirmativas 2 e 4 so verdadeiras. d) Somente as afirmativas 2 e 3 so verdadeiras. e) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 so verdadeiras. 06) (UFPEL-2006) Os fabricantes de guloseimas tm avanado no poder de seduo de seus produtos, uma vez que passaram a incorporar substncias de carter cido (cido mlico e cido ctrico) e de carter bsico (bicarbonato de sdio) aos mesmos. Criaram balas e gomas de mascar em que o sabor inicial azedo, graas principalmente, aos cidos presentes e que, aps alguns minutos de mastigao, comeam a produzir uma espuma brilhante, doce e colorida que, acumulando-se na boca, passa a transbordar por sobre os lbios - essa espuma uma mistura de acar, corante, saliva e bolhas de gs carbnico liberadas pela reao dos ctions hidrnio, H3O+ ou simplesmente H+ (provenientes da ionizao dos cidos mlico e ctrico na saliva), com o nion bicarbonato, conforme a equao: H+(aq) + HCO3-(aq) H2O(l) + CO2(g) OBS: Geralmente o acar usado o comum ou sacarose (C12H22O11) que por hidrlise, no tubo digestivo humano, transforma-se em glicose e frutose, ambas de frmula molecular C6H12O6 - esses so os glicdios provenientes da sacarose que entram na corrente sangnea e que, dissolvidos no soro, chegam at as clulas para supri-las com energia. A reao entre o H+ e o nion bicarbonato formando gs carbnico e gua, mostrada no texto : a) irreversvel e apresentaria maior rendimento de CO2 na presena de mais ons OH-. b) irreversvel e apresentaria menor rendimento de CO2 na presena de mais ons H+. c) irreversvel e apresentaria maior rendimento de CO2 na presena de mais ons H+. d) reversvel e apresentaria menor rendimento de CO2 na presena de mais ons H+. e) reversvel e apresentaria menor rendimento de CO2 na presena de mais ons OH-.

Respostas: 01) C; 02)E; 03)A; 04)A; 05)B; 06)E


VISITE NOSSO SITE E BAIXE OSVENCER!!! MATERIAIS!!! REVISO IMPACTO - A CERTEZA DE

CONTEDO - 2009

Com base no equilbrio qumico acima, considere as seguintes afirmativas: 1. O aumento na concentrao de ons H+ do meio promove a intensificao da cor laranja na soluo.

You might also like