You are on page 1of 32

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DO PARAN Processo Seletivo de Julho de 2012 - MEDICINA

22 de Julho de 2012
PROVA: HISTRIA MATEMTICA BIOLOGIA QUMICA FILOSOFIA LNGUA PORTUGUESA LITERATURA BRASILEIRA FSICA GEOGRAFIA LNGUA ESTRANGEIRA REDAO

N. DO CARTO

NOME (LETRA DE FORMA)

ASSINATURA

INFORMAES / INSTRUES:
1. Verifique se a prova est completa: questes de nmeros 1 a 70 e 1 redao. 2. A compreenso e a interpretao das questes constituem parte integrante da prova, razo pela qual os fiscais no podero interferir. 3. Preenchimento do Carto-Resposta: - Preencher para cada questo apenas uma resposta. - Preencher totalmente o espao correspondente, conforme o modelo: - Usar caneta esferogrfica, escrita normal, tinta preta. - Para qualquer outra forma de preenchimento, a leitora anular a questo. 4. Para as questes de nmeros 67 a 70 escolha a lngua para a qual fez sua opo.

O CARTO-RESPOSTA PERSONALIZADO. NO PODE SER SUBSTITUDO, NEM CONTER RASURAS.

Durao total da prova: 5 horas


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - ANOTE SEU GRABARITO.
1. 11. 21. 31. 41. 51. 61. 2. 12. 22. 32. 42. 52. 62. 3. 13. 23. 33. 43. 53. 63. 4. 14. 24. 34. 44. 54. 64. 5. 15. 25. 35. 45. 55. 65. 6. 16. 26. 36. 46. 56. 66. 7. 17. 27. 37. 47. 57. 67. 8. 18. 28. 38. 48 58. 68. 9. 19. 29. 39. 49. 59. 69. 10. 20. 30. 40. 50. 60. 70.

Processo Seletivo de Julho de 2012 - Medicina


Pg. 1

Processo Seletivo de Julho de 2012 - Medicina


Pg. 2

HISTRIA
1. O perodo da chamada Repblica Velha contou com uma srie de revoltas, pois o governo agia com autoritarismo para lidar com a insatisfao popular diante do domnio econmico e poltico das oligarquias. O trecho do documento abaixo mostra o descontentamento de um movimento poltico-militar que coordenou uma srie de rebelies a favor de reformas em diversas reas: Todo o Brasil, de Norte a Sul, ardentemente deseja, no intimo de sua conscincia, a vietoria dos revolucionarias, porque elles luctam por amor do Brasil, porque elles querem que o voto do povo seja secreto, que a vontade soberana do povo seja uma verdade respeitada nas urnas, porque elles querem que sejam confiscadas as grandes fortunas feitas por membros do governo a custa dos dinheiros do Brasil, porque elles querem que os governos tratem menos da politicagem e cuidem mais do auxilio ao Povo laborioso que numa mescla sublime de brasileiros e estrangeiros, irmanados por um mesmo ideal, vive trabalhando honestamente pela grandeza do Brasil.
Cap. Luiz Carlos Prestes, 29 de Outubro de 1924.

Oferta e da Procura, criada pelo governo ingls, j regularia o mercado. E) Terico importante do liberalismo econmico, atraiu a burguesia ao defender que a iniciativa privada deve agir livremente, com pouca ou nenhuma interferncia estatal. 3. Diversas so as razes para se afirmar que a Segunda Guerra Mundial foi uma continuao da Primeira Guerra Mundial. Problemas econmicos, polticos e sociais foram sentidos nas naes aps as declaraes de rendio e paz a partir de 1919, contribuindo para a ascenso de regimes nazifascistas e para a ecloso do segundo conflito. Sobre as razes que envolveram alguns dos pases participantes das duas guerras mundiais, considere as afirmaes a seguir: Rssia: entrou em guerra contra o Imprio Austro-Hngaro no primeiro conflito, devido disputa por terras e reas de influncia. No segundo a URSS de Stlin e a Alemanha de Hitler haviam firmado um Pacto de NoAgresso, o qual foi quebrado pelos nazistas ao invadirem territrio sovitico, forando a entrada de Stlin na guerra. II. Estados Unidos: no ano de 1914 entraram na guerra ao lado da Entente. Devido ao rpido fortalecimento da indstria alem viram sua hegemonia econmica ser ameaada. Durante o segundo conflito mantiveram-se afastados do combate, at que a base militar de Pearl Harbor foi bombardeada pelo Japo, fazendo os Estados Unidos declararem guerra ao Eixo. III. Alemanha: no satisfeita com a partilha colonial e crescendo como potncia industrial rapidamente, acaba por gerar tenses com seus rivais, quadro que unido corrida armamentista e formao de alianas, levou-a ao conflito. Durante a dcada de 30, a crise generalizada, a humilhao, a poltica de fortalecimento militar e de expanso de terras formaram a base para os nazistas iniciarem um novo conflito. IV. Itlia: na primeira guerra ingressou ao lado das foras inglesas para conquistar colnias e, devido a sua derrota nesse conflito, mais uma vez entrou em guerra contra as potncias para anexar terras a partir de 1939. Esto corretas SOMENTE: A) B) C) D) E) I e III. I, III e IV. II, III e IV. II e III. III e IV. I.

Marque a alternativa que contempla o CORRETO desse movimento revolucionrio: A) B) C) D) E) Integralismo. Modernismo. Tenentismo. Socialismo. Anarquismo.

nome

2. Adam Smith considerado o pai da economia moderna, demonstrando que a riqueza das naes advm de atuaes de indivduos para seus prprios interesses, os quais, atravs da competio e da concorrncia, promoveriam o desenvolvimento do comrcio e as inovaes tecnolgicas. Quanto a suas ideias sobre a administrao governamental nesse processo, assinale a alternativa CORRETA: A) Em sua obra A Riqueza das Naes defende o uso do mercantilismo como uma forma de fortalecer a relao entre o Estado e o indivduo, ao favorecer o crescimento do comrcio e a acumulao de capital. B) A sua teoria da mo invisvel do mercado era favorvel interveno do governo na economia, visto que o mercado teria mecanismos de regulao que funcionariam sob a superviso e a intercesso do governo, para garantir o bom funcionamento econmico. C) Entre suas frases mais famosas est a expresso Laissez faire, laissez passer, le monde va de lui mme (Deixem fazer, deixem passar, o mundo vai por si mesmo), em que fica clara a sua posio a favor da no interveno do Estado na economia. D) Pregava que o Estado deveria limitar-se a suas funes de guardio da segurana pblica, da ordem e da propriedade privada, pois a Lei da

4. Deturpando a Teoria da Evoluo de Darwin, Herbert Spencer criou o darwinismo social, muito usado durante o sculo XIX, quando da expanso imperialista europeia, em que o continente via-se como centro irradiador de cultura e civilizao, pois em um estgio mais avanado de evoluo histrica, dava-se ao direito de afirmar a superioridade de brancos europeus sobre os demais.

Processo Seletivo de Julho de 2012 - Medicina


Pg. 3

No Brasil tambm se sentiram esses efeitos, tendo incio o branqueamento da populao do pas, que consistia em: A) Uma poltica ilegal da aristocracia rural, que deu incio imigrao de europeus para trabalharem nas fazendas e indstrias brasileiras. B) Uma poltica muitas vezes estimulada pelo Estado, para que, alm de obter mo de obra imigrante, ao mesmo tempo se povoasse o pas, com vistas a proteger a unidade territorial, e o elemento europeu civilizasse a populao. C) Aes de grupos racistas que promoviam a perseguio e a morte de diversos elementos, desde descendentes de ndios, at negros recm-libertos que compunham a sociedade estratificada. D) Formas de substituir os elementos que no fossem europeus, da cultura e da economia, de modo a constituir uma histria centrada na valorizao da Europa. E) Uma poltica que proibia a entrada dos imigrantes que desembarcavam no pas que no fossem europeus, forando sua extradio. 5. No auge do Segundo Reinado, o Brasil viu o desenvolvimento econmico do caf provocando mudanas socioeconmicas relevantes, que marcaram inclusive o incio do perodo republicano. Sobre essa influncia do caf no Segundo Reinado, assinale a alternativa CORRETA: A) Ao contrrio da aristocracia aucareira participante apenas da produo, a aristocracia cafeeira agia em todas as reas financeiras ligadas direta ou indiretamente ao seu produto, como a compra de equipamentos e do excedente de produo de outros cafeicultores. Desse modo, destacava-se somente de financiamentos e emprstimos a outros produtores, atividades restritas aos banqueiros. B) A cafeicultura do oeste paulista vinha empregando melhorias tcnicas na produo do caf ao mesmo tempo que diversificando seus investimentos em outros setores financeiros. Mas, na poltica, permaneciam alinhados com a monarquia, contrrios s ideias progressistas e republicanas que surgiam no pas. C) No sul do pas os imigrantes europeus, financiados por capital ingls, iniciaram a produo industrial brasileira voltada para o mercado externo. D) Havia uma diviso no setor. Os cafeicultores do Oeste paulista, interessados na abolio dos escravos, j iniciavam o uso da mo de obra assalariada em substituio da escrava. Contudo, os produtores do Vale do Paraba usavam amplamente a mo de obra escrava e exigiam indenizaes no incio das discusses pela abolio. E) Mesmo continuando com a economia de monocultura para exportao, aos poucos a produo industrial, estimulada pelo Baro de Mau, suplantou o caf, principalmente aps o fim da Tarifa Alves Branco, que aumentava

consideravelmente as taxas sobre os artigos importados.

MATEMTICA
6. As solues (valores de z) na equao = , sendo so pontos de uma , , circunferncia. Calcule a rea do setor circular formado nessa circunferncia, tal que as extremidades do arco que forma o setor sejam duas solues consecutivas da equao. A) =
.(||)

B) =

.(||) ||

C) = D) = E) =

.(||) .(||)

..(||)

7. Com a aproximao da Copa do Mundo de futebol uma empresa resolveu fazer uma promoo e para isso pretende adquirir 10 ingressos para alguns dos jogos da Copa e distribu-los para 5 funcionrios. Suponha que a tabela abaixo represente os possveis ingressos adquiridos:

JOGOS A B C D E F G

QUANTIDADE DE INGRESSOS 3 2 1 1 1 1 1

Para sortear os cinco ingressos entre os funcionrios, a empresa estabeleceu o seguinte critrio: Dois ingressos devero ser para o mesmo jogo. Trs ingressos devero ser para jogos diferentes entre si e tambm diferentes dos dois outros jogos.

De acordo com esses critrios, o nmero mximo de conjuntos distintos entre si que podem ser formados igual a: A) B) C) D) E) 32 56 40 72 80

Processo Seletivo de Julho de 2012 - Medicina


Pg. 4

8. Determine a equao da reta que passa pela origem do sistema cartesiano e tangente parbola de equao + = num ponto do 2 quadrante. A) + B) 22 = 0 D) 2 + = 0
2 4

=0

C) + 22 = 0 E) + = 0

jogue os pedaos no caminho de casa. Amanh, volte para ouvir a sentena. O senhor obedeceu e voltou no dia seguinte. - Antes da sentena, ter que catar os pedaos de papel que espalhou ontem - disse o juiz. Responde o velho: - No posso fazer isso. O vento deve t-los espalhado j no sei onde esto. Responde o juiz: - Da mesma maneira, um simples comentrio pode destruir a honra de um homem, a ponto de no podermos consertar o mal. Se no se pode falar bem de uma pessoa, melhor que no se diga nada. 11. O fofoqueiro da ilustrao precisa, de uma forma discreta, denegrir a imagem do seu concorrente dentro do reduto de clientes nos nveis nacional e internacional. necessrio que a fofoca atinja um grupo de trezentas mil pessoas e, para ser discreto, num perodo de 5 minutos, contou essa fofoca para duas pessoas instruindo que cada uma dessas duas pessoas levaria cinco minutos para contar a fofoca a outras duas novas pessoas. Sucessivamente isso foi feito. Considerando que, para todos se protegerem, uma pessoa conta a fofoca apenas uma vez para outras duas pessoas, em quanto tempo todo o reduto de clientes saber da fofoca? (Considerar 100,5 3 100,3 2) A) B) C) D) E) Em um tempo entre 1 e 2 meses. Em um tempo entre 1 e 2 horas. Em um tempo entre 1 e 2 semanas. Em um tempo entre 1 a 2 anos. Em um tempo entre 1 e 2 dias.

9. Sabe-se que a representao grfica de uma funo polinomial do 1 grau uma reta. Se considerarmos as funes () = , () = +

() = + com seus respectivos grficos num mesmo plano cartesiano, qual o valor de para que os trs grficos sejam concorrentes num nico ponto? A) B) C) D) E) 58 28 36 48 14

10. Um cilindro reto de altura est inscrito numa pirmide reta triangular regular e tem sua base em uma das faces da pirmide. Se as arestas lateral e da base da pirmide medem 3 cm, o volume do cilindro, em cm3, igual a: A)
3 6

B) C) D)

6 3 3 4 6

12. Numa certa cidade, a Companhia Eltrica responsvel pelo fornecimento e superviso da energia na cidade tem as seguintes regras de cobrana mensal dos seus usurios: para os primeiros 200 kWh consumidos, o preo de cada kWh R$ 0,24; para os 300 kWh seguintes consumidos, o preo de cada kWh R$ 0,36. O preo de cada kWh consumido acima de 500 kWh R$ 0,72. Dado a esse contexto, analise as afirmaes abaixo e marque a alternativa CORRETA. I. Se o valor em reais a ser pago pelo consumidor aps um consumo de kWh, e se n for igual a 250, ser igual a 90. Se P o valor em reais a ser pago pelo consumidor aps um consumo de kWh, podese dizer que () = , < 200 , < 500 , > 500 Se < 500, o valor mximo que poder ser pago pelo consumidor ser igual a R$ 156,00

E)

6 9

II.

O texto a seguir serve de referncia para a questo 11: O PODER DE UMA FOFOCA Um senhor, h muito tempo, tanto falou que seu vizinho era ladro, que o rapaz acabou preso! Dias depois, descobriram que era inocente. O rapaz foi solto e processou o homem. No tribunal, o velho diz ao juiz: - Comentrios no causam tanto mal. E o juiz responde: - Escreva os comentrios num papel, depois pique e III.

correto o que se afirma APENAS em: A) B) C) D) II. I e III. I. I e II.

Processo Seletivo de Julho de 2012 - Medicina


Pg. 5 512 27

E) III. 13. Sabe-se que uma funo quadrtica tem o formato dado por () = + + e que, dependendo do valor do coeficiente "", essa funo pode assumir certo valor mnimo ou certo valor mximo. Graficamente, esses valores se encontram no vrtice do grfico da funo. Num contexto administrativo de uma empresa, sempre muito bom atingir o custo mnimo e o lucro mximo. Quando, numa empresa, essas funes, custo e lucro, so quadrticas, possvel determinar os valores custo mnimo e lucro mximo pelo clculo das coordenadas do vrtice da respectiva funo. Com relao funo : , definida por () = . + e que representa a Funo Custo de uma certa empresa (valores em Reais), calcule o valor do custo mnimo dessa empresa. (Considerar = , ) A) B) C) D) E) R$ 22.900,00 $ 45.800,00 $ 91.600,00 $ 11.450,00 $ 68.700,00

E)

15. Se e so os ngulos agudos de um tringulo retngulo, calcule o valor da expresso = . , sabendo que uma constante de valor aproximado de 3,1417 e uma constante de valor aproximado de 2,71. =0 = 2 = 1 = + . = log (+)

+ () + ()

A) B) C) D) E)

BIOLOGIA
O texto a seguir serve de referncia para a questo 16. O caramujo gigante africano Achatina fulica (Bowdich, 1822), considerado uma das cem piores espcies invasoras do planeta, pois representa uma ameaa sade pblica, aos ambientes naturais e agricultura em diferentes pases. No Brasil, o caramujo africano foi introduzido clandestinamente no fim da dcada de 1980, em uma feira agropecuria em Curitiba, com o objetivo de ser comercializado como escargot. Nessa ocasio, os caramujos eram vendidos como matrizes para potenciais criadores com a promessa de retorno financeiro rpido e seguro. Aos interessados era ensinada a forma de manuteno em cativeiro. Posteriormente, a iniciativa se repetiu em diversos municpios brasileiros, nos quais eram vendidos kits contendo matrizes e caixas apropriadas para iniciar a criao. As caractersticas de A. fulica, como porte avantajado, plasticidade adaptativa, elevada prolificidade e resistncia a variveis biticas e abiticas tornaram vantajosa sua criao comercial em relao aos escargots verdadeiros, s espcies do gnero Helix. Entretanto, esses atributos foram os mesmos que potencializaram o seu perfil como uma agressiva espcie invasora.
Fonte: FISCHER, M.L.; COSTA, L.C.M. O caramujo gigante africano Achatina fulica no Brasil. Curitiba: Champagnat, 2010.

14. A espiral abaixo representa as ruas AB, BC, CD, DE e EF de uma cidade. Uma pessoa se encontra no ponto A e precisa chegar no ponto F fazendo a seguinte rota: A B C D E F

Sabe-se que, nessa sequncia, a medida de cada rua corresponde a 75% da medida da rua anterior.

= , Se quilmetros, mede: A)
512 256
256 21

ento,

rua

em

16. A presena da espcie Acathina fulica tem se mostrado desastrosa especialmente para as espcies nativas, uma vez que esse caramujo: A) Compartilha do mesmo habitat e do mesmo nicho ecolgico que os caramujos nativos, mas isso no provoca competio. Ocorre um predatismo, podendo levar as espcies nativas extino. B) um animal extico, por esse motivo compete com os animais nativos. Essa relao harmnica pode levar os animais nativos extino. C) Tem uma elevada resistncia a fatores biticos e abiticos aliada ao comportamento de enterramento e estivao, revelando a baixa

81 81

B)

C)

D)

128 9

Processo Seletivo de Julho de 2012 - Medicina


Pg. 6

capacidade adaptativa da espcie, quando comparada a espcies nativas. D) Apresenta uma estrutura raladora denominada rdula, inexistente nos gastrpodes nativos, facilitando dessa maneira, a competio. E) Compartilha do mesmo habitat e do mesmo nicho ecolgico que os caramujos nativos, ocorrendo competio e consequentemente levando os caramujos nativos at a extino. 17. A internet (rede mundial de computadores) uma ferramenta de extrema importncia. A ferramenta de busca fundamental para realizar pesquisas acadmicas. No entanto, um dos problemas encontrados a incerteza das informaes disponveis em alguns sites. Voc necessita fazer uma pesquisa e utiliza termos ou palavras-chaves para encontrar determinados filos e classes de animais. Para auxiliar a sua pesquisa um de seus colegas fez o seguinte roteiro: I. Para encontrar somente os artrpodes basta digitar a expresso corpo segmentado. II. possvel encontrar equinodermos digitando-se a expresso sistema ambulacral. III. Digitando-se enterocelomados e deuterostmios voc encontrar somente os cordados. IV. Para encontrar os poliquetas pode-se digitar a expresso aneldeos marinhos com parapdios.

18. Os tubares, assim como outros peixes, so pertencentes ao filo dos Cordados. Sobre os representantes desse filo, afirma-se: Os tubares (elasmobrnquios) so peixes cartilaginosos que apresentam boca ventral e transversal e possuem a nadadeira caudal heterocerca. II. Os cordados apresentam, em pelo menos uma fase de vida, fendas branquiais na faringe; cauda ps-anal; tubo nervoso ventral; e notocorda. III. Anfbios so cordados tetrpodes, que podem ser comparados s brifitas, pois ambos dependem da gua para reproduo. IV. Os peixes cartilaginosos, como o tubaro, e os sseos, como a sardinha, so cordados que apresentam, como todos os demais cordados, reproduo sexuada com fecundao externa. Esto corretas SOMENTE: A) B) C) D) E) I e III. I, II e III. II e III. I, III e IV. III e IV. I.

O texto a seguir serve de referncia para a questo 19: Alimentos Sustentveis O Comit Organizador da Rio+20 incentiva a elaborao de cardpios que contemplem os princpios da gastronomia inclusiva nos espaos oficiais da conferncia. O Riocentro ter restaurantes que oferecero alimentos orgnicos, da agricultura familiar, de acordo com os princpios da gastronomia inclusiva e que respeitem particularidades das diferentes culturas presentes no evento.
Disponvel em: http://www.rio20.gov.br/clientes/rio20/rio20/sobre_a_rio_mais_20/es trategia-de-compensacao. Acesso em 23/06/2012.

Voc avalia o roteiro elaborado pelo colega e chega concluso de que so corretas SOMENTE as informaes: A) B) C) D) E) I, II e IV. I e IV. I, II e III. II e IV. III e IV.

O texto a seguir serve de referncia para a questo 18. Tubares - pesquisa gentica auxilia a conservao No Brasil, a pesca de elasmobrnquios realizada ao longo de toda a costa, tanto de forma artesanal quanto industrial, com desembarques de at mil animais por viagem (de 30 dias no mar, em mdia), dependendo do porte da embarcao e da regio de pesca. De acordo com dados do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis (Ibama), a captura desses animais chega a aproximadamente 15 mil toneladas anuais, o que representa em torno de 2% do total mundial (quase 740 mil toneladas em 2008, segundo a Organizao das Naes Unidas para Alimentos e Agricultura (FAO, na sigla em ingls), mas esses nmeros esto seguramente subestimados. Atualmente, o maior incentivo a essa pesca o comrcio mundial de barbatanas (nadadeiras) de tubaro para atender a hbitos de consumo de algumas regies da sia.
Fonte: http://cienciahoje.uol.com.br/revistach/2011/288/pdf_aberto/artigotubarao288.pdf. Acesso em 18/06/12.

19. Sobre o tema sustentabilidade, CORRETO afirmar: A) Ser sustentvel aproveitar o que o planeta oferece descompromissado com as futuras

Processo Seletivo de Julho de 2012 - Medicina


Pg. 7

B)

C)

D)

E)

geraes. Isso quer dizer que a discusso se atm ao plantio de rvores e reciclagem dos resduos. O trip do desenvolvimento sustentvel mostra claramente a importncia no somente da produo de alimentos sustentveis, mas tambm de aes econmicas e sociais que objetivem a preservao ambiental, como, por exemplo, a utilizao de combustveis fsseis. A sustentabilidade est relacionada aos aspectos econmicos, sociais, culturais e ambientais que envolvem a sociedade humana. Prope-se como propriedade de um processo que configura a atividade humana equilibrada, usufrua dos recursos naturais, mas preserva a biodiversidade e os ecossistemas naturais. Sustentabilidade um conceito novo; no existem empresas que apliquem esse conceito de forma integral, pois considerar as aes sociais, ambientais e econmicas de forma interligada no possvel. O Comit Organizador da Rio+20 representa um exemplo de utilizao de recursos naturais sem agredir o meio ambiente quando prope cardpios orgnicos. O Brasil tem sido referncia nesse aspecto com, por exemplo, a substituio total de lixes por aterros sanitrios em todos os municpios.

A) O osmmetro 2 representa as folhas ou rgos de reserva com grande concentrao de acares ( sacarose), local de carregamento de material orgnico. B) O osmmetro 1 representa as folhas ou rgos de reserva com grande concentrao de acares ( sacarose), local de carregamento de material orgnico. C) O tubo 3 representa os vasos do xilema e o tubo 4 representa os vasos do floema. D) O fluxo de seiva bruta ocorre unicamente por carregamento no sentido folha raiz. E) O osmmetro 1 representa os vasos do xilema e o osmmetro 2 os vasos do floema. 21. O heredograma a seguir representa uma herana autossmica recessiva. Suponha que a frequncia de heterozigotos nessa populao de 1/100. Dado esse contexto, pergunta-se: qual a probabilidade de o indivduo 6, ao casar com algum com o mesmo fentipo que o seu, ter uma filha afetada?

20. A seiva elaborada transportada por um tecido especializado denominado floema. A hiptese mais aceita para explicar a conduo de seiva elaborada a hiptese de Munch (1926). Munch associou o transporte de seiva ao gradiente de presso. Existe diferena de presso de turgescncia entre o local de carregamento (produo de seiva) e o local de descarregamento (local de acmulo de seiva). Para explicar a conduo de seiva, pode-se fazer uso do osmmetro de Munch. Observe o esquema a seguir. Os osmmetros 1 e 2 esto ligados por um tubo 3 e mergulhados em um recipiente com gua pura ligados entre si por um tubo 4. No osmmetro 1 a soluo de sacarose mais concentrada que a soluo do osmmetro 2. A gua flui do recipiente para dentro dos osmmetros (1 e 2). Entra gua com mais intensidade no osmmetro 1 do que no 2, pois a soluo em 1 possui maior concentrao de sacarose que a 2, sendo maior a presso osmtica em 1. Essa diferena de entrada de gua vai gerar uma corrente no sentido osmometro1osmmetro2. Os osmmetros 1 e 2 so formados por membranas semipermeveis. Comparando-se o sistema descrito com uma planta viva, possvel afirmar.

A) B) C) D) E)

1/600 1/300 1/2400 1/400 1/1200

22. Duas espcies identificadas por bilogos brasileiros entraram no Top 10 New Species, lista anual com os 10 animais mais interessantes ou belos do mundo elaborada pela Universidade do Estado do Arizona, Estados Unidos. A primeira do Brasil a entrar na lista (a nmero 10) a aranha-caranguejeira-azul, Pterinopelma sazimai. Encontrada em campos rupestres e descrita por Rogrio Bertani, Roberto Nagahama e Caroline Fukushima, do Instituto Butantan, homenageia o bilogo da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Ivan Sazima, o primeiro a coletar o animal. A nmero 2 a gua-viva

Processo Seletivo de Julho de 2012 - Medicina


Pg. 8

Tamoya ohboya, coletada no Caribe por Antonio Marques e Andr Morandini, da Universidade de So Paulo e do programa Biota-FAPESP.
Disponvel em: http://revistapesquisa.fapesp.br/2012/06/14/asmisses-da-natureza/. Acesso em 23/06/2012.

A interpretao do quadro permite inferir que: A) O teste, a cada 900 indivduos infectados, classificaria 675 como positivos. B) A sensibilidade aponta 30 falsos negativos. C) A especificidade aponta 75 falsos positivos. D) O teste classificaria 1340 como positivos em cada 14000 indivduos no infectados. E) Com a realizao de teste de alta sensibilidade, o nmero de falsos negativos ir aumentar. 24. O corao consiste em duas bombas separadas: um corao direito que bombeia sangue atravs dos pulmes e um corao esquerdo que bombeia sangue atravs de rgos perifricos. Cada um desses coraes separados, funciona como uma bomba pulstil de duas cmaras compostas de um trio e um ventrculo. (Guyton e Hall, 1997). Observe o esquema de um corao de mamferos a seguir e analise as afirmaes:

Comparando os animais aranha-caranguejeira-azul, Pterinopelma sazimai, e a gua-viva, Tamoya ohboya, afirma-se: A) A aranha pertence ao filo Artrpode, classe dos aracndeos. Os aracndeos so mandibulados. A gua viva um Cnidrio. Ambos pertencem ao reino animal. O grau de semelhana embriolgico entre eles que ambos so eumetazorios, enterozorios e enterocelomados. B) A aranha pertence ao filo dos Aracndeos, a classe dos insetos. Os insetos so mandibulados. A gua viva um Cnidrio. Ambos pertencem ao reino animal. O grau de semelhana embriolgico entre eles que ambos so eumetazorios e enterozorios. C) A aranha e a gua viva no apresentam semelhana embriolgica. A gua viva um parazorio e a aranha um eumetazorio. D) A aranha pertence ao filo Artrpode, a classe dos aracndeos. Os aracndeos so quelicerados. A gua viva um Cnidrio. Ambos pertencem ao reino animal. O grau de semelhana embriolgico entre eles que ambos so eumetazorios e enterozorios. E) A aranha pertence ao filo Artrpode, classe dos aracndeos. Os aracndeos tm 8 patas e ausncia de antenas ( ceros). A gua viva um Cnidrio, possui 10 patas (decpoda). Ambos pertencem ao reino animal. 23. Diagnstico processo de deciso clnica que se baseia conscientemente ou no em probabilidade. Os testes diagnsticos so utilizados para identificar e confirmar a presena de doena ou situao relacionada sade, para avaliar a gravidade do quadro clnico e para monitorar a resposta a uma interveno. Considere, no teste diagnstico que a sensibilidade a probabilidade de o teste dar positivo na presena da doena, isto , avalia-se a capacidade de o teste detectar a doena quando ela est presente; e que a especificidade a probabilidade de um teste dar negativo na ausncia da doena, isto , avalia a capacidade de o teste afastar a doena quando ela est ausente.
Fonte: http://www.iesc.ufrj.br/cursos/fono/i)%20AT9%20Teste%20Diagn%F 3sticos.pdf. Acesso em 18/06/12. (Adaptado).

I.

II.

III.

IV.

V.

As fibras musculares cardacas so formadas por clulas individuais conectadas em srie, entre si. As membranas celulares se fundem formando junes comunicantes muito permeveis, permitindo a difuso de ons. No corao existem dois sinccios, o atrial e o ventricular. O potencial de ao transmitido do sinccio atrial para o ventricular atravs de feixe atrioventricular. A fora de contrao do msculo cardaco depende da concentrao de ons cloreto no lquido extracelular. O vaso I a veia cava inferior; o vaso II a artria pulmonar; o vaso III a artria aorta e o vaso IV, a veia pulmonar. Nas cavidades A e B circula o sangue venoso; nas cavidades C e D, o sangue arterial.

correto o que se afirma APENAS em: A) B) C) D) E) I, IV e V. II, III e IV. I, III, IV e V. II, IV e V. I e II.

Observe abaixo um exemplo hipottico de aplicao de teste diagnstico. Resultado do teste Positivo Negativo Total Infectado 225 75 300 No infectado 30 670 700 Total 105 895 1000

25. O efeito do hormnio auxina (AIA - cido indolactico) sobre as plantas varivel, depende da concentrao. Em concentraes adequadas, poder promover o crescimento das clulas, em concentraes elevadas, pode inibir o crescimento. A

Processo Seletivo de Julho de 2012 - Medicina


Pg. 9

sensibilidade das clulas auxina varia nas diferentes partes das plantas. Observe o grfico a seguir.

De acordo com os dados do grfico, afirma-se: A) A concentrao de auxina, que promove um crescimento timo do caule estimula o crescimento da raiz. B) A concentrao de auxina, que promove o crescimento timo da gema lateral tambm promove crescimento timo da raiz. C) Uma mesma quantidade de auxina promove o crescimento timo da raiz e do caule. D) A concentrao de auxina, que promove crescimento timo na raiz no suficiente para estimular o crescimento do caule. E) O efeito da auxina sobre o caule sempre o mesmo, independente da concentrao. 26. A fenilalanina (PHE) um aminocido que est presente em quase todos os alimentos, importante na constituio das protenas e como precursor de outras molculas. Uma pequena parte da fenilalanina que ingerimos incorporada pelo organismo na sntese proteica, mas o excedente, que geralmente corresponde maior parte, convertido em outro aminocido, a tirosina, por uma enzima produzida no fgado denominada fenilalanina hidroxilase (PAH). A tirosina, por sua vez, alm de ser utilizada na sntese proteica, precursora de substncias importantes como melanina, neurotransmissores e hormnios (adrenalina e tiroxina).
Fonte: http://www2.ibb.unesp.br/servicos/publicacoes/simbio_logias/docum entos/v3n5/fenilcetonuria%20Abordagem%20reflexiva%20e%20tran sdisciplinar.pdf. Acesso em 22/06/2012.

A) O albinismo poder ocorrer por falta da enzima 3, que permite a converso de DOPA em melanina. B) Na falta da enzima 2, poder ocorrer um acmulo de fenilalanina, levando formao de cido fenilpirvico, que inibidor de vias metablicas, responsveis pela produo de lipdios. Esses lipdios so importantes na constituio da bainha de mielina, tanto que sua ausncia pode comprometer o desenvolvimento neurolgico. Indivduos que no conseguem converter fenialanina em tirosina so fenilcetonricos. C) Na falta da enzima 1, poder ocorrer um acmulo de fenilalanina, levando formao de cido fenilpirvico, que inibidor de vias metablicas, as quais so responsveis pela produo de lipdios. Esses lipdios so importantes na constituio da bainha de mielina, tanto que sua ausncia pode comprometer o desenvolvimento neurolgico. Indivduos que no conseguem converter fenialanina em tirosina so fenilcetonricos. D) A ausncia da enzima 3 pode provocar o acmulo de cido homogentsico, principalmente quando esse cido no metabolizado de NH3 e gua. E) Neste caso, dois ou mais genes determinam a produo de enzimas que catalisam diferentes etapas de uma mesma via biossinttica. A falha em um nico gene no ir comprometer essa via metablica. 27. O mosquito prego o transmissor da malria. O nome cientfico desse mosquito, conforme as regras estabelecidas por Lineu (Carl von Linn, 1707-1778), Anopheles darlingi.

Observe a seguir a via metablica ilustrada, que representa algumas etapas do metabolismo do aminocido fenilalanina. Em seguida, marque a alternativa CORRETA.

Com mais luz do sol, Anopheles darlingi tem ciclo de reproduo acelerado (Foto: Inpa/Divulgao).

Processo Seletivo de Julho de 2012 - Medicina


Pg. 10

De acordo com os conceitos de taxonomia e nomenclatura, CORRETO afirmar: A) O nome especfico ou epteto especfico do mosquito prego Anopheles darlingi. B) O nome especfico ou epteto especfico do mosquito prego binominal. C) O nome especfico ou epteto especfico do mosquito prego darlingi. D) O nome da espcie qual pertence o mosquito prego Anopheles. E) A espcie Anopheles darlingi inclui o nome do gnero darlingi, seguido do epteto especfico Anophleles.

K2Cr2O7(aq.) + H2SO4(aq.) + C2H5OH(v) C2H4O(g) + K2SO4(aq.) + Cr2(SO4)3(aq.) + H2O(l) Analise as afirmativas referentes a esse processo qumico. A equao qumica corretamente balanceada tem como soma dos menores nmeros inteiros 31. II. A equao qumica corretamente balanceada tem como soma dos menores coeficientes inteiros 20. III. O etanol oxidado a aldedo actico e o dicromato (Cr2O72-), amarelo-alaranjado, da origem ao sulfato de on crmio (III), verde. IV. O agente oxidante o dicromato de potssio; portanto, ele contm o elemento que recebe eltrons, sofrendo reduo. V. O agente redutor o cido sulfrico; portanto, contm o elemento que perde eltrons, sofrendo oxidao. correto o que se afirma APENAS em: A) B) C) D) E) II, III e IV. I, III e IV. I e V. II e IV. II, III e V. I.

QUMICA
28. Um dos metais mais importantes no mundo, dada sua versatilidade, o alumnio. Pode ser usado desde a fabricao de panelas at painis coletores de energia solar. Apresenta propriedades peculiares: malevel, leve (densidade abaixo de 0,5 g/cm3) e muito resistente corroso. O alumnio pode ser obtido por meio da eletrlise da alumina (xido de alumnio), que obtido pela bauxita. (Considere 1 mol de eltrons 96500 C) Em relao eletrlise, afirma-se: uma reao espontnea de oxidorreduo produzida a partir da corrente eltrica. II. Atravs da eletrlise gnea do xido de alumnio possvel obter, alm de alumnio metlico, o oxignio gasoso. III. A reduo ocorre no polo positivo denominado ctodo. IV. A oxidao ocorre no polo positivo denominado nodo. V. Se numa clula eletroltica industrial utilizarmos uma corrente eltrica de 19300 A, e admitindo uma eficincia de 90%, ser possvel produzir em um dia aproximadamente 140 Kg de alumnio. Esto corretas APENAS: A) B) C) D) E) I, II e III. I, III e IV. I, III e V. I, II e IV. II, IV e V. I.

30. O clculo da variao de entalpia das reaes pode ser efetuado a partir das entalpias padro de formao das substncias que participam da reao. Considere as entalpias padro de formao (Hf), do CO2(g) = -393,3 kJ/mol, da H2O() = -285,8 kJ/mol e da acetona lquida de -248,4 kJ/mol. Qual a quantidade aproximada de calor, em kJ, formada na combusto completa de 290,0 g de acetona, a 25 C? Dados: C=12u, O = 16u, H =1u A) B) C) D) E) 2 285,7 -1 395,6 11 423,5 -2 153,5 -8 798,3

31. A velocidade de uma reao qumica depende de alguns fatores, dentre eles a concentrao dos reagentes que interfere na rapidez de uma reao, porm a variao da concentrao dos reagentes no igual em todas as reaes. A seguir prope-se o seguinte mecanismo em duas etapas:
1 etapa (lenta): 2 etapa (rpida): Equao global: H2(g) + 2NO(g) ----- N2O(g) + H2O (g) 2H2(g) + 2NO(g.......> N2(g) + 2H2O(g) 2H2(g) + 2NO(g) ----- 2H2O(g) + N2(g)

29. Um dos tipos de bafmetro usado para estimar o nvel de embriaguez de motoristas contm uma soluo de dicromato de potssio (K2Cr2O7) pela qual borbulha o ar expirado pelo motorista, ao assoprar o canudinho. O lcool presente nesse ar expirado reage com os ons dicromato da soluo, produz acetaldedo e ons crmio III, ocorrendo uma mudana de cor laranja para esverdeada, numa reao de oxirreduo, conforme se apresenta a seguir:

Mantendo a temperatura constante, ao duplicar a concentrao do H2(g) e reduzir metade a concentrao do NO(g), a velocidade da reao, em relao velocidade inicial, torna-se:

Processo Seletivo de Julho de 2012 - Medicina


Pg. 11

A) B) C) D) E)

Duas vezes maior. Continua a mesma. Quatro vezes maior. Reduzida metade. Reduzida quatro vezes.

A) B) C) D) E)

Sulfato de clcio e hidrxido de alumnio III. Sulfito de clcio e hidrxido de alumnio. Sulfato de clcio e hidrxido de alumnio. Carbonato de clcio e sulfato de clcio. Carbonato de alumnio e hidrxido de sdio.

32. O momento dipolar de uma molcula depende das interaes existentes entre os tomos e a geometria formada pela molcula. A seguir so mencionadas algumas substncias com diferentes polaridades. Assinale a opo que apresenta as molculas com momento dipolar igual a zero (= 0). A) B) C) D) E) NH3 e CH4 BCl3 e BeH2 H2S e H2O N2 e HBr BeH2 e H2O

36. A temperatura de fuso e de ebulio e o estado fsico dos compostos orgnicos dependem fundamentalmente das foras intermoleculares e do tamanho das molculas (massa molecular). Os compostos apresentados a seguir apresentam temperaturas de fuso e de ebulio distintas, em funo do tipo de interaes presentes em cada um deles. I. CH4 II. CH3C III. CH3OH IV. HCOOH

Dado esse contexto, CORRETO afirmar: 33. O estado gasoso caracteriza-se pela distncia e agitao das molculas. Para definir volume de um gs necessrio mencionar a temperatura e a presso a que a massa gasosa est submetida. Considerando que 1,2.1021 molculas de gs carbnico esto armazenadas em um recipiente de 50 mL e exercem uma presso aproximada de 744 mmHg, qual ser, em Celsius, a temperatura aproximada do recipiente? (Dados : R= 62,4 mm Hg.L/mol.K ) A) B) C) D) E) 298 C 100 C 10 C 50 C 25 C A) A substncia I, por ser um hidrocarboneto, uma molcula apolar e sua temperatura de fuso de ebulio maior que a temperatura de fuso e de ebulio da substncia III, que um lcool e apresenta interaes mais fracas. B) A substncia IV apresenta o maior ponto de fuso e de ebulio, pois, alm de formar pontes de hidrognio duplas entre duas molculas, origina um dmero, aumentando ainda mais sua temperatura de fuso e de ebulio. C) A substncia II uma molcula apolar, suas interaes so as mais fracas, conferindo a menor temperatura de fuso e de ebulio. D) Como todas as substncias citadas so compostos orgnicos que apresentam o mesmo nmero de carbonos , as temperaturas de fuso e de ebulio so praticamente iguais. E) A substncia III um lcool e apresenta interaes do tipo pontes de hidrognio, o que faz com que sua temperatura de fuso e de ebulio seja a maior de todos os compostos.

34. Peter Sorensen, bioqumico dinamarqus, apesar de importantes trabalhos com protenas, enzimas e aminocidos, ficou mais conhecido como o criador da escala de pH, usada para medir a acidez de uma soluo, que varia de zero a 14. Para preparar uma soluo com pH =12 foi adicionado hidrxido de sdio em 50 mL de gua a 25 C. A quantidade em gramas de soda custica necessria de: Dados: Na=23u, O=16u, H=1u. A) B) C) D) E) 2. 10 g 5.10-5g 5. 10-3g 2. 10 -3g 4.10-3g
-2

FILOSOFIA
37. Sobre a maiutica socrtica, analise as assertivas a seguir: O mtodo da arte maiutica - mtodo socrtico consiste em levar o interlocutor descoberta da verdade a partir de uma srie de perguntas e das perplexidades a que as respostas vo dando origem. II. A maiutica a arte de se chegar verdade e s evidncias, que, de acordo com Scrates, constituem os princpios ou as verdades eternas; nesse caso, o dilogo, como fonte de ideias, o ingrediente essencial dessa arte. III. A segunda parte do mtodo socrtico, a Ironia, configura- se como geradora das ideias. o momento em que o interlocutor do mestre chega s suas concluses verdadeiras. IV. Utilizando seu mtodo, Scrates, diante de um adversrio, assumia humildemente a posio de aprendiz e ia multiplicando as perguntas at I.

35. Nas estaes de tratamento de gua, para que a gua recolhida dos rios e lagos se torne potvel, so necessrios vrios tratamentos: qumicos, fsicos e bacteriolgicos. O tratamento qumico consiste, em geral, em adicionar gua bombeada at um tanque, os produtos Al2(SO4)3 e Ca(OH)2. Na sequncia, em uma cmara de floculao, a reao entre esses produtos se completa, formam-se, ento, flocos ou cogulos, insolveis em gua. Depois ocorrem outros processos que englobam a sedimentao, a filtrao e a clorao. CORRETO afirmar que os produtos da reao qumica entre Al2(SO4)3 e Ca(OH)2 so:

Processo Seletivo de Julho de 2012 - Medicina


Pg. 12

fazer com que seu oponente casse em contradio, obrigando-o confisso humilhante de sua ignorncia. Esto corretas APENAS: A) B) C) D) E) III e IV. II e IV. I, II e III. I, II e IV. I e III.

O texto a seguir serve de referncia para a questo 39.

38. Leia o trecho a seguir, retirado da obra Discurso sobre a origem da desigualdade entre os homens, de Rosseau. Enquanto os homens se contentaram com suas cabanas rsticas, enquanto se limitaram a costurar com espinhos ou com cerdas suas prprias roupas de peles, a enfeitar-se com plumas e conchas, a pintar o corpo com vrias cores, a aperfeioar ou embelezar seus arcos e flechas, a cortar com pedras agudas algumas canoas de pescador ou alguns instrumentos grosseiros de msica em uma palavra: enquanto s se dedicavam a obras que um nico homem podia criar e a artes que no solicitavam o concurso de vrias mos, viveram to livres, sadios, bons e felizes quanto o poderiam ser por sua natureza, e continuaram a gozar entre si das douras de um comrcio independente; mas, desde o instante em que um homem sentiu necessidade do socorro de outro, desde que se percebeu ser til a um s contar com provises para dois, desapareceu a igualdade, introduziu-se a propriedade, o trabalho tornou-se necessrio e as vastas florestas transformaram-se em campos aprazveis que se imps regar com suor dos homens e nos quais logo se viu a escravido e a misria germinarem e crescerem. Sobre o processo de passagem dos homens de seu Estado de Natureza para seu Estado Social apresentado no texto indicado, assinale a alternativa CORRETA. A) Rousseau apresenta a liberdade como principal corruptora do homem, pois d condies de escolha entre manter suas caractersticas naturais ou delas se desfazer. B) O processo de transio dos homens do Estado de Natureza para o Estado Poltico favorece o desenvolvimento de igualdade entre os indivduos. C) O texto faz aluso perfectibilidade. ela quem tira o homem de sua condio originria; a fonte de todas as desgraas humanas. uma faculdade distintiva, por meio da qual desenvolve todas as outras. D) A passagem do Estado Natural para o Estado Poltico leva o homem a um progresso, o que bom para salvaguardar suas caractersticas naturais. E) O homem, em seu Estado Poltico, configura-se como sendo o bom selvagem.

No dia 20 de junho de 2012, a estudante Brittany Trilford, neozelandesa de 17 anos, fez um apelo aos chefes de Estado e governo que se reuniram na Rio+20. Dizia ela: Estamos todos conscientes de que o relgio est batendo e o tempo passando rapidamente. Vocs tm 72 horas para decidir o futuro de suas crianas, minhas crianas e netos. E eu dou a partida no relgio agora...tic tac, tic tac...
Fonte: http://imguol.com/2012/06/20/20jun2012. Acesso em 24 de junho de 2012.

39. Considere a declarao da estudante e o pensamento dos filsofos abaixo indicados. Marque, em seguida, a alternativa CORRETA. A) O apelo feito pela estudante se aproxima da ideia do filsofo Hans Jonas, que, em sua obra O princpio responsabilidade: ensaio de uma tica para a civilizao tecnolgica defende uma ao tica que sempre deve levar em considerao as futuras geraes. B) A estudante se reconhece capaz de transformar a vida das futuras geraes, o que equivale afirmao de Scrates de que a sabedoria est no reconhecimento da ignorncia. C) Ao se preocupar com a passagem do tempo a estudante faz lembrar Rousseau. Segundo este filsofo, a bondade do homem se deteriora com o tempo. D) No existe nenhuma relao entre o apelo da estudante e as teorias filosficas dos autores indicados, pois sistemas filosficos em nada tm a ver com o meio ambiente e responsabilidade sobre ele. E) Da afirmao de Brittany Trilford infere-se que o que est sendo feito para modificar a realidade ambiental suficiente para garantir o futuro sustentvel das prximas geraes.

Processo Seletivo de Julho de 2012 - Medicina


Pg. 13

LNGUA PORTUGUESA
40. A ortografia da lngua portuguesa sofreu algumas alteraes, a fim de unificar a escrita do portugus brasileiro e do portugus europeu. Entre as alteraes esto as seguintes: 1 - Eliminao do acento agudo nos ditongos abertos -ei, -oi e -eu das palavras paroxtonas. 2 - Incluso do hfen em vocbulos derivados por prefixao cujo prefixo terminar por vogal igual vogal inicial do segundo elemento. 3 - Eliminao do hfen em vocbulos derivados por prefixao, cujo prefixo terminar em vogal e o segundo elemento comear com consoante. Levando-se em conta as regras acima, analise as asseres e, em seguida, marque a alternativa CORRETA: I. Em geleia, heroico e Coreia, o acento agudo foi eliminado atendendo ao acordo. II. As palavras anis, heri e chapu se enquadram na regra 1, portanto aqui esto indevidamente grafadas com acento. III. Contrarregra e microssistema passaram a ser escritos sem hfen, atendendo ao que est explicitado na regra 3. IV. Co-operar e co-ordenar passaram a ser grafadas com hfen, atendendo regra 2. Apenas I verdadeira. Apenas I e III so verdadeiras. Apenas I, II e III so verdadeiras. Apenas I e IV so verdadeiras. Apenas I, III e IV so verdadeiras.

A) I, III e V so argumentos favorveis; II e contrrios. B) II, III e V so argumentos favorveis; I e contrrios. C) III e V so argumentos favorveis; I, II e contrrios. D) I e V so argumentos favorveis; II, III e contrrios. E) III argumento favorvel; I, II, IV e contrrios.

IV so IV so IV so IV so V so

42. A Infarma uma sesso de revista onde pesquisadores podem publicar os resultados de estudos cientficos, segundo normas estabelecidas por esse peridico. Leia uma parte das normas para apresentao de trabalhos nessa revista.

Informaes gerais A Infarma, sesso da revista Pharmacia Brasileira, voltada exclusivamente publicao de artigos, revises, resenhas, ensaios e tradues tcnicocientficos na rea farmacutica. Trabalhos cujos assuntos sejam de interesse da profisso, dirigidos prtica ou formao continuada. S sero aceitas resenhas de livros que tenham sido publicados, no Brasil, nos ltimos dois anos, e no exterior, nos quatro ltimos anos. Os trabalhos devero ser redigidos em portugus. (...)

A) B) C) D) E)

Considere as seguintes assertivas para substituir o segmento sublinhado no texto. I. Trabalhos contendo assuntos de interesse profisso. II. Trabalhos cujos assuntos deles sejam interesse da profisso. III. Trabalhos cujos os assuntos deles sejam interesse da profisso. IV. Trabalho cujos os assuntos sejam interesse da profisso. da de de de

41. Dar ou no esmolas uma questo controversa. Refletir sobre o significado desse ato leva-nos a ponderar sobre um conjunto de fatores envolvidos e, em consequncia, permite a apresentao tanto de argumentos favorveis como contrrios. Nas asseres abaixo, h argumentos para a defesa de ambas as posies. Identifique-os. O ato de dar esmola deve ser entendido como a resposta individual e paliativa possvel, num quadro no qual o poder pblico tem dado respostas muito aqum das reais necessidades dos mais pobres. II. A esmola garante apenas uma precria e incerta sobrevivncia para um nmero cada vez mais elevado de miserveis urbanos. III. H momentos em que o melhor que voc pode fazer por algum em situao-limite abrir a carteira, por uma questo de solidariedade. IV. O ato de dar esmolas estimula a dependncia e a acomodao dos que a recebem ou alimenta estratgias bem estruturadas de explorao de crianas por adultos. V. Para o grupo social que vive numa situaolimite, receber uma esmola a diferena entre passar fome e dormir de barriga cheia. I.

Assinale a alternativa que apresenta uma(s) forma(s) coerente(s) e em conformidade com a norma padro da lngua: A) B) C) D) E) Apenas I e III. Apenas II. Apenas II e IV. Apenas I. Apenas I e IV.

43. Os infogrficos, textos que combinam linguagem verbal com linguagem visual, vm sendo largamente utilizados no meio jornalstico. O exemplar, a seguir est publicado em uma reportagem sobre antibiticos. Analise-o e indique a assero INCORRETA a respeito desse gnero textual.

Processo Seletivo de Julho de 2012 - Medicina


Pg. 14

a lngua padro uma camisa-de-fora que no admite variao nem se altera no tempo. Essas colunas semanais, embora incuas para o que se propem, tm um efeito lastimvel sobre nossa auto-estima lingustica (fica sempre a imagem de que no sabemos falar e isso tem resultados negativos de grande monta para o cidado em geral e para a educao lingustica em particular). Elas tm tambm um efeito desastroso sobre nossa compreenso cultural do que deve ser o cultivo de um desejvel padro de lngua.(...)
Folha de S. Paulo, 25 de maro de 2011.

Os colunistas que escrevem sobre a lngua portuguesa conseguem impedir que a lngua sofra alteraes e se transforme no tempo. II. Lngua falada e escrita apresentam aspectos que as distinguem. III. As colunas jornalsticas sobre lngua portuguesa, alm de no conseguirem alcanar os objetivos a que se propem, ainda propagam uma falsa ideia sobre o que seja lngua padro. IV. A lngua padro tambm apresenta diversidade e sofre alteraes ao longo do tempo. A) B) C) D) E) Apenas as afirmativas I, II e III so verdadeiras. Apenas as afirmativas II, III e IV so verdadeiras. Apenas as afirmativas II e III so verdadeiras. Apenas as afirmativas I, III e IV so verdadeiras. Todas as afirmativas so verdadeiras.

I.

COELHO, Carlos. Antibiticos: um santo remdio ou um perigoso vilo? In: Gazeta do Povo, 10 de setembro de 2010.

A) Por combinarem dois tipos de linguagem, facilitam a compreenso pelo leitor, nos casos em que o uso de palavras apenas poderia ser cansativo e a imagem sozinha seria insuficiente. B) O infogrfico combina informao verbal com informao visual, portanto o leitor deve realizar a leitura simultnea de imagens e palavras. C) A multimodalidade nos textos, ou seja, combinao de dois ou mais tipos de linguagem, um recurso que exige novos modos de ler e escrever nas sociedades letradas. D) Infogrficos exigem maior grau de conhecimento sobre o assunto abordado, por isso no so apropriados para leigos no tema de que tratam. E) O infogrfico apresentado um texto autnomo, ou seja, sua compreenso no est na dependncia das informaes contidas na reportagem que o acompanha. 44. O fragmento a seguir foi extrado do artigo de opinio Guerra em torno da lngua, escrito pelo linguista Carlos A. Faraco. Leia-o e, em seguida, identifique a alternativa CORRETA em relao ao contedo apresentado pelo autor. (...) Sem muita exceo, as colunas de vrios jornais brasileiros, nas quais se condenam raivosamente vrios fenmenos perfeitamente normais no nosso portugus, deixam transparecer sua espantosa ignorncia da realidade lingustica nacional; operam em confuso ao no distinguirem adequadamente a lngua falada da lngua escrita e a lngua falada formal da informal. Pior: tentam impingir, sem o menor fundamento, um absurdo modelo nico e anacrnico de lngua. Sustentam-se no danoso equvoco de que

45. Ordene coerentemente o conjunto de enunciados a seguir, de forma a recompor o texto Pesquisa da Fiocruz sobre transmisso do HIV campe, publicado na revista Pharmacia Brasileira, n. 84 (jan./fev. 2012). I. A revista norte-americana Science, uma das mais prestigiadas publicaes cientficas do mundo, publicou um ranking das dez maiores inovaes de 2011 e elegeu como campe a pesquisa HPTN 052, realizada, no Brasil, pelo Grupo Hospitalar Conceio (GHC), em Porto Alegre, e coordenada pelo Instituto de Pesquisa Clnica Evandro Chagas (Ipec/Fiocruz), no Rio de Janeiro. II. No Brasil, o Ipec, includo na HPTN, desde 2001, coordenou a participao de mais dois centros o GHC e o Hospital Geral de Nova Iguau, no Rio de Janeiro. III. O mrito da pesquisa, segundo a publicao, provar que o tratamento com antirretrovirais, medicamentos que controlam a ao do vrus HIV no organismo, tambm pode diminuir a transmisso do mesmo, ou seja, servem como um mtodo de preveno contra a doena. Em conjunto com outros ensaios clnicos promissores, os resultados concretizam esforos para acabar com a epidemia de Aids, no mundo, de uma forma inconcebvel, at um ano atrs, afirma o EditorChefe da Science, Bruce Alberts. IV. Iniciado em 2005, o estudo HPTN 052 contou com a participao de 1.763 casais sorodiscordantes (97% heterossexuais) e foi realizado em 13 centros de sade que fazem parte da Rede de

Processo Seletivo de Julho de 2012 - Medicina


Pg. 15

Testes, localizados em pases da sia, frica e Amricas. V. O estudo um ensaio clnico pioneiro da Rede de Testes para preveno de HIV (HPTN, na sigla em ingls) que demonstrou que, se indivduos HIV positivos aderem a um esquema eficaz de terapia antirretroviral, o risco de transmisso do vrus ao parceiro sexual sem infeco pode ser reduzido em at 96%. A sequncia CORRETA : A) B) C) D) E) I, II, III, V, IV IV, II, III, V, I I, V, III, IV, II IV, II, V, III, I II, IV, V, I, III

Leia o seguinte texto, adaptado da revista Isto, que servir de base para as prximas 04 (quatro) questes: A vida depois do aborto Solange Azevedo A paulistana Camila Moreira Olmpio, 27 anos, deu pulos de alegria quando engravidou. Antes de completar trs meses de gestao, sua casa j estava abarrotada de roupinhas de beb. O enxoval era todo rosa porque ela nunca teve dvidas de que a criana que carregava no ventre era uma menina. At o nome estava escolhido: Stacy. Com o bero e o guardaroupa instalados no quarto, Camila e o marido foram construindo sonhos. Da veio a desiluso. Fui fazer o ultrassom e o mdico disse que o meu beb no tinha calota craniana nem massa enceflica, lamenta Camila. Desci da maca e sa correndo do posto de sade. Parei na beira da avenida. Ali, vi o meu castelo desabar. Ela descobriu que a criana que tanto amava era mesmo uma menina. Mas constatou, tambm, que Stacy no sobreviveria porque sofria de uma grave m-formao fetal chamada anencefalia. Uma anomalia congnita irreversvel e incompatvel com a vida. E agora, o que eu fao?, perguntou aos mdicos. Eles explicaram que a gestao de um beb anenceflico traria mais riscos que uma gravidez comum. Camila ficou dez dias enfurnada em casa. No abria a janela, no tomava banho, no penteava o cabelo, no comia, no levantava da cama. Entrei em depresso. Estar grvida e saber que no teria minha filha comigo estava me matando, lembra. Se eu no antecipasse o parto, perderia a chance de ter outro filho porque eu morreria junto. Camila decidiu se valer de uma liminar concedida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurlio Mello, que permitia que grvidas de anencfalos fizessem aborto. Conseguiu realizar o procedimento no 5 ms de gestao. Ela foi uma das cerca de 60 beneficiadas entre 1 de julho e 20 de outubro de 2004, perodo em que a deciso provisria vigorou. Comeava ali uma batalha jurdica entre grupos de defesa dos direitos humanos e entidades de cunho religioso a qual se estende at hoje.

Obrigar uma mulher a passar meses, entre o diagnstico e o parto, dormindo e acordando sabendo que no ter aquele filho, impor a ela um imenso sofrimento intil. Isso viola o princpio constitucional da dignidade da pessoa humana, afirma o advogado Lus Roberto Barroso, da CNTS. uma situao equiparvel tortura. Interromper ou no a gestao deve ser uma opo da mulher e de seu mdico. O Estado, o Judicirio ou quem quer que seja no tm o direito de interferir nessa deciso. Barroso fundamenta a ao em mais dois pilares. Primeiro, alega que a interrupo da gestao de um anencfalo, tecnicamente, no pode ser considerada aborto porque o feto no uma vida em potencial. De acordo com a Organizao Mundial da Sade (OMS), o que define a morte a falta de atividade cerebral e, como o anencfalo no tem crebro, ele seria um natimorto. Um dos argumentos dos grupos contrrios que, caso a gestao chegue aos nove meses, os rgos do beb podem ser doados. Mas nem a OMS nem o Conselho Federal de Medicina recomendam a doao porque esses rgos tambm podem apresentar m-formao. A outra tese de Barroso a de que a lei brasileira permite o aborto em duas ocasies: se a gravidez resultado de estupro ou se h riscos para a me. Interromper a gestao de um feto anenceflico menos do que nas duas situaes j previstas pelo Cdigo Penal, pois tanto no caso de estupro quanto no de riscos para a me, o feto tem potencialidade de vida, relata o advogado. O nosso Cdigo Penal no contempla a hiptese do feto invivel porque foi elaborado em 1940, quando o diagnstico da anencefalia no era possvel. Paulo Fernando da Costa, vice-presidente da Associao Nacional PrVida e Pr-Famlia, entidade que atua no combate ao aborto, contesta. No podemos condenar uma pessoa morte. O aborto dos anencfalos abre uma janela para a legalizao completa do aborto, afirma. Costa conta que a Associao fez um filme sobre Marcela de Jesus uma menina do interior paulista, que morreu em agosto de 2008, com 1 ano e 8 meses. A histria de Marcela se tornou uma das principais bandeiras de grupos religiosos na cruzada antiaborto. Porm, as explicaes do vdeo podem ser contestadas pela medicina especializada em anencefalia, o que aumenta a discusso. Marcela no era anencfala. Tinha merocrania, garante o geneticista Thomaz Gollop, professor da Universidade de So Paulo e coordenador do Grupo de Estudos sobre o Aborto. O mdico explica que o que distingue esse quadro da anencefalia a presena de um crebro muito rudimentar um pouco mais de massa enceflica, coberta por uma membrana. Isso faz com que o indivduo sobreviva um pouco mais. Mas no faz com que tenha crebro nem que interaja. Quando a anencefalia diagnosticada, no estamos discutindo a vida, mas a morte certa, diz Gollop. Camila Moreira afirma que, mesmo com a liminar de Marco Aurlio, batalhou para conseguir um hospital que aceitasse fazer o aborto. Entrei em trabalho de parto no dia 18 de outubro. No dia 20, a liminar caiu, lembra. Foi um desespero. Algumas mulheres que estavam internadas foram mandadas de volta para casa. Se eu sasse de l, grvida, no resistiria. Ia

Processo Seletivo de Julho de 2012 - Medicina


Pg. 16

enlouquecer. O casamento de Camila terminou um ano depois. Ela desistiu de tentar ser me depois de descobrir que alrgica aos comprimidos de cido flico, uma vitamina do complexo B essencial para prevenir a m-formao fetal. Tenho muito medo de passar por tudo de novo, por aquela desiluso, diz. Minha filha nasceu viva. Morreu dez segundos depois. Eu no quis ver, preferi guardar a imagem que eu tinha dela na minha cabea. Camila leva uma vida pacata. Divide uma casa simples em Cotia, na Grande So Paulo, com duas amigas e os trs filhos delas. Passa a maior parte do tempo trabalhando como demonstradora de caf num supermercado. O medo de que alguma coisa d errada comum s gestantes. Quando a mulher tem um passado traumtico essa sensao multiplicada. Foi assim com a paulista rica Souza do Nascimento, 22 anos. Ela fez a antecipao do parto dias antes de Camila, na 17 semana de gestao, no mesmo hospital. Foi complicado emocionalmente. Imagina ter conscincia de que seu filho vai nascer e morrer, e voc no vai poder fazer nada, diz rica. No tive dvidas de que interromper a gestao era a melhor opo. No queria sentir o meu nenm mexer e, depois, ter de enterr-lo. Durante um bom tempo, rica no conseguia ver crianas. Doa. Machucava. Isso s passou quando engravidei de novo, conta rica, aos prantos. No ultrassom, eu e minha me estvamos apreensivas. A gente queria perguntar se a cabecinha do nenm estava bem, mas no tivemos coragem. A gente esperou o laudo sair para ver o que estava escrito. Foi uma das melhores sensaes que tive na vida. Yasmin, uma menina de 5 anos toda serelepe, a alegria dos pais. Foi ela que me ajudou a esquecer, garante rica. Minha filha tudo na minha vida.
Fonte: Revista Isto, n. 2177, 29 de julho de 2011.

Famlia a fim de endossar a tese defendida desde o incio do texto: o respaldo legal pode autorizar indiscriminadamente a prtica do aborto, o que deve ser combatido. 47. Com base na leitura do texto de Solange Azevedo, assinale a nica assertiva cuja explicao sintetiza CORRETAMENTE as ideias apresentadas pela jornalista: A) Por mais que apresente os dois lados da moeda, ou seja, posies favorveis e contrrias ao aborto de fetos anencfalos, a autora d a entender, em sua notcia, que o aborto uma prtica que deve ser legalizada, dado que a criminalizao do ato apenas posterga o sofrimento materno, ceifando inmeras vidas ao longo dos anos. B) Ainda que apresente posies favorveis, baseadas em argumentos mdicos, como a explicao do geneticista Thomaz Gollop, e legais, como a viso do constitucionalista Lus Roberto Barroso, a autora deixa claro, em seu artigo de opinio, que a anencefalia apresenta variantes, podendo ou no acarretar a morte prematura do beb, o que torna a legalizao do aborto algo bastante temerrio. C) Por mais que apresente os dois lados da moeda, ou seja, posies favorveis e contrrias ao aborto de fetos anencfalos, a autora d a entender, em seu artigo de opinio, que h estudos mdicos, como o do geneticista da USP Thomaz Gollop, que refutam a ideia de que a anencefalia no apresenta variantes mais brandas; com isso, expe o posicionamento contrrio prtica abortiva. D) Ao no apresentar com a mesma proporo os dois lados da moeda, a autora prioriza, em sua notcia, a justificativa das mes que praticaram o aborto sob o respaldo legal concedido pelo ministro Marco Aurlio Mello, o que serve, no plano argumentativo, para endossar a ideia central do texto: o aborto deve ser legalizado, ainda que grupos contrrios, baseados em conceitos mdicos, tenham comprovado que a anencefalia no acarreta a morte dos bebs. E) Ainda que apresente a posio daqueles que alegam que abortar fetos anenceflicos equivale a conden-los morte e abre precedente para a legalizao total do aborto, a autora d a entender, na reportagem, que o aborto de anencfalos ameniza o sofrimento das mes, dado que a anencefalia, como exposto j no primeiro pargrafo, uma anomalia congnita irreversvel e incompatvel com a vida. 48. Analise os quatro fragmentos do texto, apresentados a seguir, em relao ao uso e funo dos conectivos. Depois, indique a assero que prope uma substituio de conectivos inadequada, responsvel por comprometer a coerncia do texto. ...Mas nem a OMS nem o Conselho Federal de Medicina recomendam a doao porque esses rgos tambm podem apresentar m-formao...

46. A partir da leitura do texto, assinale a nica assertiva CORRETA: A) Pode-se dizer que a autora d mais nfase ao lado daqueles que so favorveis ao aborto de fetos anencfalos; logo, o texto de Solange Azevedo no pode ser considerado neutro. B) Pode-se dizer que a autora teve a preocupao de mostrar os dois lados do aborto de anencfalos com a mesma proporo; da a ideia de que o texto de Solange Azevedo preza pela neutralidade. C) No se pode falar que o texto de Solange Azevedo neutro, uma vez que a autora apresenta uma srie de argumentos contrrios ao aborto de anencfalos, defendendo, indiretamente, a posio da Associao Nacional Pr-Vida e Pr-Famlia. D) No se pode falar que o texto de Solange Azevedo neutro, uma vez que a autora apresenta uma srie de argumentos favorveis ao aborto, ao defender explicitamente a tese de que o feto parte do corpo da mulher; logo, a me teria o direito de abortar livremente, em qualquer situao. E) Pode-se dizer que Solange Azevedo apresenta a posio da Associao Nacional Pr-Vida e Pr-

Processo Seletivo de Julho de 2012 - Medicina


Pg. 17

...Interromper a gestao de um feto anenceflico menos do que nas duas situaes j previstas pelo Cdigo Penal, pois tanto no caso de estupro quanto no de riscos para a me, o feto tem potencialidade de vida... ...Barroso fundamenta a ao em mais dois pilares. Primeiro, alega que a interrupo da gestao de um anencfalo, tecnicamente, no pode ser considerada aborto porque o feto no uma vida em potencial. (...) A outra tese de Barroso a de que a lei brasileira permite o aborto em duas ocasies: se a gravidez resultado de estupro ou se h riscos para a me... ...Porm, as explicaes do vdeo podem ser contestadas pela medicina especializada em anencefalia, o que aumenta a discusso... A) Mas nem a OMS nem o Conselho... pode ser substitudo por Entretanto, no s a OMS como tambm o Conselho... B) ...pois tanto no caso de estupro quanto no de riscos para a me... pode ser substitudo por visto que no caso de estupro bem como no de riscos para a me.... C) Porm, as explicaes do vdeo podem ser contestadas ... pode ser substitudo por Alm disso, as explicaes do vdeo podem ser contestadas .... D) Barroso fundamenta a ao em mais dois pilares. Primeiro, alega que a interrupo da gestao de um anencfalo ... pode ser substitudo por Barroso fundamenta a ao em mais dois pilares. Um deles a alegao de que a interrupo da gestao de um anencfalo... E) A outra tese de Barroso a de que a lei brasileira permite o aborto em duas ocasies: se a gravidez resultado de estupro ou se h riscos para a me pode ser substitudo por Outro argumento usado por Barroso o de que a lei brasileira permite o aborto em duas ocasies: se a gravidez resultado de estupro ou se h riscos para a me. 49. Analise os fragmentos dando ateno aos verbos selecionados para a introduo de discursos diretos no texto. Depois, assinale a alternativa que contm uma afirmao INCORRETA: Da veio a desiluso. Fui fazer o ultrassom e o mdico disse que o meu beb no tinha calota craniana nem massa enceflica, lamenta Camila. Entrei em depresso. Estar grvida e saber que no teria minha filha comigo estava me matando, lembra (Camila).

No podemos condenar uma pessoa morte. O aborto dos anencfalos abre uma janela para a legalizao completa do aborto, afirma (Paulo Fernando da Costa, vice-presidente da Associao Nacional Pr-Vida e Pr-Famlia). Obrigar uma mulher a passar meses, entre o diagnstico e o parto, dormindo e acordando sabendo que no ter aquele filho, impor a ela um imenso sofrimento intil. Isso viola o princpio constitucional da dignidade da pessoa humana, afirma o advogado Lus Roberto Barroso, da CNTS. Marcela no era anencfala. Tinha merocrania, garante o geneticista Thomaz Gollop, professor da Universidade de So Paulo e coordenador do Grupo de Estudos sobre o Aborto. A) Analisando-se a carga semntica dos verbos que introduziram citaes dos discursos das autoridades e das pessoas comuns mencionadas, pode-se inferir que, na produo textual, no h neutralidade total do autor. B) Os verbos garantir e afirmar acentuam a importncia das opinies emitidas pelo geneticista e advogado, respectivamente. C) Na escolha dos verbos para introduzir as citaes, observa-se variao vocabular. A diversidade lexical foi apenas uma estratgia para evitar o uso reiterado do verbo dizer, recurso que tornaria o texto deselegante. D) A anlise dos verbos destacados nos fragmentos Contar, dizer , lembrar e lamentar so verbos que, no universo de opinies, revelam menor grau de credibilidade do que afirmar ou garantir. E) A anlise dos verbos destacados do indcios de que ao citar o pensamento de algum, alm de se fornecer uma informao, tambm toma-se uma posio diante do exposto.

LITERATURA BRASILEIRA
50. Considere as afirmativas abaixo sobre os aspectos formais do Romanceiro da Inconfidncia, de Ceclia Meireles: I. Apegada ao estilo simbolista, do qual nunca se afastou, a autora escreve no livro apenas sonetos de temtica amorosa ambientada no contexto da proclamao da Repblica no Brasil. Encarnando at as ltimas consequncias o esprito da neovanguarda dos anos 1950, a autora escreve no livro uma srie de poemas concretos sobre a histria do Brasil, colocando como centro da luta pela liberdade assumida pelo movimento abolicionista. Embora se abra a uma variedade de metros poticos, predominam no texto as redondilhas maiores (de sete slabas) e as redondilhas menores (de cinco slabas). Isso demonstra o apego da autora tradio e, ao mesmo tempo, a busca por exprimir vivacidade e musicalidade

II.

III. Tenho muito medo de passar por tudo de novo, por aquela desiluso, diz (Camila Moreira). Isso s passou quando engravidei de novo, conta rica, aos prantos.

Processo Seletivo de Julho de 2012 - Medicina


Pg. 18

que, segundo os tericos, so alcanados de modo mais pleno nesse tipo de mtrica. IV. Composto de romances, tomados como narrativas de tom lrico, o romanceiro uma referncia tradio potica medieval, para a qual o termo romance tinha um sentido diferente do atual. Primordialmente, havia romances que no eram escritos em prosa. Essa ligao com o passado hibrido narrativo e lrico da forma romance trabalhada esteticamente nos textos do livro, que contam uma ao, mas com elementos poticos. correto o que se afirma SOMENTE em: A) B) C) D) E) III. III e IV. II, III e IV. II e III. I, II e III. de

52. Observe as afirmativas abaixo a respeito das inovaes presentes no texto de Memrias Pstumas de Brs Cubas, de Machado de Assis: I. A estrutura da composio das memrias de Brs Cubas carregada de metalinguagem, com a revelao de que estamos diante de uma construo em curso, sujeita a todas as vicissitudes da escrita ao correr da pena. Revela-se a conscincia de que o que as memrias conseguem ser a representao (sempre precria) de uma vida e que, como tal, ela afetada pelos limites do ponto de vista do narrador. II. No texto, h o uso constante (e muito rico esteticamente) das digresses. A ao tem vrios momentos de interrupo para o narrador fazer alguns comentrios, seja sobre o processo de escrita, seja sobre o significado das aes narradas. Mas, alm dos comentrios em si, as digresses revelam algo sobre a concepo literria a que o livro se filia: o narrador busca se livrar da obrigao de contar tudo e, suspendendo a ao, abre-se explorao da incerteza quanto ao que narra, preenchendo os vazios do texto com essas ponderaes margem do contedo narrado. III. Memrias Pstumas de Brs Cubas investe no mergulho no psicolgico. A confisso do narrador busca, na reconstituio do passado a elucidao de um caso nebuloso do seu relacionamento com a esposa. A suspeita da traio um fardo. Amparado por indcios que, embora tenham consistncia, no se configuram provas e, sem contar com a confisso de Verglia, o advogado Brs busca, na reconstituio de dados de sua vida, um reforo sua argumentao para defender, diante dos leitores, a tese de que foi trado, o que explica a sua situao de desesperana no momento em que faz a narrao. IV. Memrias Pstumas de Brs Cubas parece investir num novo modo de se relacionar com a recepo. As constantes interpelaes figura do leitor - em geral admoestado de modo agressivo pelo narrador partem do pressuposto de que o leitor deve se adequar a um novo tipo de experincia leitora, na qual, mais do que a histria detalhista, com aes encadeadas de modo linear, ele receber uma trama feita de elipses e incompletudes, cabendolhe agir de modo inteligente diante dessa proposio. Tal procedimento, que, em certa medida, apela participao do leitor na composio da obra, bastante moderno.

51. Observe as afirmativas abaixo a respeito Felicidade Clandestina, de Clarice Lispector: I.

Os contos do livro so todos narrados em terceira pessoa e primam pela objetividade, tpica do estilo realista adotado pela autora no todo de sua obra. A temtica das desigualdades sociais a que prevalece nas narrativas. II. Clarice Lispector uma experimentadora da linguagem. Explorando o regionalismo e a escrita carregada de neologismos, sua obra tem nos contos de Felicidade Clandestina seu ponto alto, com destaque para o modo como se narram as aventuras que se passam no interior do Brasil. III. O universo fantstico amplamente explorado nas aes dos contos. Vista como uma seguidora de Franz Kafka, a autora exagera na descrio de situaes que, num primeiro momento, parecem absurdas, com a presena de seres maravilhosos e a humanizao de animais. Contudo, esse absurdo funcional para a anlise crtica da sociedade e dos valores humanos feita em sua obra. IV. H nos contos muito de autobiogrfico, especialmente nas aes que envolvem crianas. Mas o diferencial da obra de Clarice Lispector o primor na descrio do universo interior dos personagens, com a investigao de subjetividades em crise, experienciando revelaes e epifanias. A inquietao ntima dos personagens vem da busca por uma identidade e pelo reconhecimento do mundo em sua complexidade. correto o que se afirma SOMENTE em: A) B) C) D) E) III. II, III e IV. II e III. IV. I, II e III.

Esto corretas APENAS as afirmativas A) B) C) D) E) I, II e IV. I e II. II, III e IV. II e III. I e III.

Processo Seletivo de Julho de 2012 - Medicina


Pg. 19

53. Lucola, de Jos de Alencar um romance: A) Romntico sertanista, com a ao transcorrendo no serto de Minas Gerais. O confronto de culturas e a viso exaltada da vida camponesa so temas importantes da obra. Lcia, a protagonista, com sua pureza, encanta o viajante Paulo. Vindo da cidade, ele se hospeda na fazenda onde ela vive com seu pai. A paixo proibida que os dois vivem choca os familiares da moa, que est prometida em casamento a outro rapaz. B) Romntico nacionalista. A temtica da Batalha dos Guararapes, em que os portugueses defenderam a terra brasileira da invaso dos holandeses em Pernambuco (terra de Jos de Alencar, homenageada no livro), busca, na verdade, exaltar a maravilha da liberdade em um pas recm tornado independente. Lucola a herona de um povo na luta pela liberdade. C) Realista. A descrio dos costumes das classes baixas na corte, num tempo de aumento da populao e maior complexidade nas relaes sociais o centro do enredo do romance, que, de modo objetivo e por vezes agressivo, conta a trajetria de Lcia, uma mulher que, vivendo na misria, se prostitui para sustentar os filhos, sem que eles saibam disso. Seu drama tentar evitar que sua filha, Lucola, siga o mesmo destino. Porm, adepto de uma concepo de mundo determinista, o romance mostra que inevitvel que isso acontea com a menina. D) Romntico urbano, figurando dentro do segmento de romances alencarianos denominado perfis de mulher. Ambientado na corte, o romance ousado por apresentar uma prostituta como protagonista. A histria de Lcia narrada por Paulo, em cartas dirigidas Sra. G.M. Apaixonado por ela, Paulo luta para fazer com que seu amor a salve da vida que ela leva. E) Pr-modernista. Ainda apegado a alguns valores estticos realistas como a descrio da vida nos subrbios cariocas do comeo do sculo XX , o texto se abre ao experimentalismo formal ao colocar como narradora uma personagem - Lcia , que se exprime com coloquialismos e regionalismos. Vinda do Nordeste para a capital federal, a narradora vai procura da me Lucola, que, anos antes, deixou o serto para trabalhar na cidade. A descoberta frustrante que a narradora faz a de que sua me tornou-se prostituta e vive miseravelmente no Rio.

Considere: sen = 0,8 e cos = 0,6.

A) B) C) D) E)

10 m/s2 3,1 m/s2 6 m/s2 3,6 m/s2 4,4 m/s2

55. Um projtil disparado com velocidade escalar de 8. 5 /, formando um ngulo com a horizontal. Sabendo que, no lanamento, esse projtil se encontrava sobre uma plataforma a 4 m acima do solo, qual ser o alcance obtido por ele? Despreze a resistncia do ar e faa as seguintes consideraes: = 10
V0
2

, =

2.5 5

5 . 5

Alcance

A) B) C) D) E)

18 m 48 m 26 m 32 m 16 m

FSICA
54. Sobre um bloco de 15 kg em repouso, em uma superfcie plana e horizontal, aplica-se uma fora formando um ngulo com a horizontal. Os coeficientes de atrito esttico e cintico entre a superfcie e o bloco valem, respectivamente, 0,3 e 0,2. Sabendo que a fora tem intensidade de 100 N, qual , aproximadamente, a acelerao adquirida pelo bloco?

56. Uma mquina trmica opera entre duas fontes a temperaturas constantes. Considerando que essas fontes esto a 27 C e 327 C e que a mquina retira 100 kJ da fonte quente a cada ciclo, qual a energia til obtida por essa mquina por ciclo? A) B) C) D) E) 50 kJ 91 kJ 9 kJ 27 kJ 32,7 kJ

Processo Seletivo de Julho de 2012 - Medicina


Pg. 20

57. Tem-se duas esferas metlicas (A e B) de mesmo material, carregadas com cargas iguais a QA = 10 nC e QB = 5 nC e com raios respectivamente iguais a RA = 20 cm e RB = 30 cm. Considerando que essas duas esferas sero colocadas em contato e, aps atingirem o equilbrio eletrosttico, sero separadas novamente, pergunta-se: qual ser a carga de cada uma delas? Considere: 1 nC = 1.10-9 C. A) B) C) D) E) QA = 7,5 nC ; QB = 7,5 nC QA = 9 nC ; QB = 6 nC QA = 5 nC ; QB = 10 nC QA = 4 nC ; QB = 11 nC QA = 6 nC ; QB = 9 nC

i1 d

i2
Nessas condies, surge uma fora F em cada fio. A partir do exposto e desprezando os efeitos gravitacionais, assinale a alternativa CORRETA: A) Para que essa fora dobre sua intensidade, necessrio dobrar a corrente eltrica em cada fio. B) Essa fora que surge faz com que os fios, sofram repulso entre si. C) Se for dobrada a distncia que separa os fios a fora entre eles tambm ser dobrada. D) Nas condies apresentadas, tanto o fio percorrido pela corrente i1 quanto o fio percorrido pela corrente i2 estaro submetidos a foras verticais para cima. E) A fora que surge em cada um dos dois fios forma um par ao e reao. 61. Utiliza-se uma lente para projetar uma imagem cinco vezes maior que o objeto. Esse objeto se encontra a 10 cm da lente. Qual a distncia x desse objeto ao anteparo? Considere que tanto o objeto quanto o anteparo esto dispostos perpendicularmente ao eixo principal dessa lente, como o esquema a seguir representa. Anteparo Lente

58. Faz-se um arranjo com quatro resistores, um galvanmetro e um gerador ideal, como mostra a figura a seguir:

10
G

20

20 i

90 V Sabendo que o galvanmetro representado pelo G marca zero, qual a corrente que atravessa o resistor R? A) B) C) D) E) 2A 2,25 A 4,5 A 1A 1,5 A

Objeto Eixo Principal

59. Para clculos, considera-se a acelerao da gravidade na superfcie da Terra como sendo 10 m/s2. Esse valor depende do raio e da massa do planeta. Qual dever ser a gravidade de um planeta que tenha a massa 6 vezes a massa da Terra e o raio igual a 2 vezes a do nosso planeta? A) B) C) D) E) 60 m/s2 15 m/s2 30 m/s2 12 m/s2 8 m/s2 x A) B) C) D) E) 12 cm 50 cm 10 cm 60 cm 18 cm

60. Dispe-se de dois fios paralelos muito longos, percorridos por correntes eltricas (i1 e i2) e separados por uma distncia d.

Processo Seletivo de Julho de 2012 - Medicina


Pg. 21

GEOGRAFIA
Leia o seguinte texto para responder questo 62. Terremoto no Japo 11/04/2011 No dia 11 de maro, s 14h46, ocorreu no Japo a maior catstrofe do pas depois da Segunda Guerra Mundial, um terremoto de 9 graus na escala Richter provocou um tsunami devastador no nordeste do pas. O nmero oficial de mortos at agora 13.116, o de desaparecidos ainda maior: 14.377. Ainda h 160 mil pessoas desalojadas. Aps a passagem da onda gigante, o Japo enfrentou ainda o drama de um acidente nuclear. O terremoto afetou o fornecimento de energia eltrica de Fukushima, levando ao colapso da usina e ao vazamento de material radioativo.
Fonte: http://colunas.revistaepoca.globo.com/falamundo/category/terremot o-no-japao-2011/. Acesso em12/06/2011.

geolgicas, nas formas de relevo e na influncia do clima. Observe o mapa da classificao de relevo apresentada pelo pesquisador e analise as afirmativas.

62. Com base na notcia analise as afirmativas: I. Os tsunamis so mais frequentes no Oceano Pacfico, devido regio conhecida como Crculo de Fogo, local de grande concentrao de vulces e terremotos. Os tsunamis em guas profundas percorrem distncias em altas velocidades. Quando atingem a linha costeira sua velocidade reduz, mas a altura aumenta, consequentemente, ao impactarem-se com o litoral, causam estragos incalculveis. O arquiplago japons localiza-se entre as placas tectnicas de Nazca e Norte-americana e formado por seis principais ilhas.

II.

Fonte: BOGLIAN, L., ALVES, A. Geografia Espao e Vicncia. 2 ed. So Paulo: Atual, 2007. p. 94. (Adaptado)

III.

IV. Sabendo que o Japo localiza-se no 9 fuso a leste de Greenwich e que Nova Iorque, nos Estados Unidos, localiza-se no 5 fuso a oeste, no momento em que ocorreu a catstrofe, os relgios em Nova Iorque marcavam 00h26min. V. No exato momento do terremoto o sistema de advertncia de tsunamis foi acionado. Em Honolulu, no Hava, localizado no 10 fuso a oeste de Greenwich, os relgios registravam 10h26min.

A rea 10 descrita no mapa de Jurandyr Ross representa a regio do Planalto da Borborema, que um dos fatores responsveis pelo clima rido do serto nordestino. II. A plancie denominada pelo nmero 23 diz respeito Plancie do Rio Amazonas. III. A regio de nmero 7 refere-se aos Planaltos e Chapadas da Bacia do Rio Paran. IV. A rea 26 denominada de Plancies e Pantanal Mato-Grossense. V. A rea 25 refere-se Plancie da Bacia Platina. A) B) C) D) E) I, II e III. I, II e V. III, IV e V. I, III e IV. I, II e IV.

I.

correto o que se afirma APENAS em: A) B) C) D) E) I, II e IV. I, II, IV e V. I, II, III e IV. III, IV e V. II, III e V.

63. Com base nas classificaes do relevo que surgiram at a dcada de 1980 e nas informaes do Projeto RADAMBRASIL, o professor Jurandyr Ross inovou e criou uma nova classificao do relevo brasileiro, formada por 28 unidades geomorfolgicas. Ross fundamentou seu estudo nas anlises das estruturas

64. A Terra possui um formato geoide e sua representao em uma superfcie plana acarreta distores. No existem projees melhores ou piores, apenas projees que se adaptam a cada finalidade. Observe as imagens das projees abaixo e analise as afirmativas:

Processo Seletivo de Julho de 2012 - Medicina


Pg. 22

Projeo 1:

saturao, fenmeno essencial no ciclo hidrolgico. A respeito desse tema, analise as afirmativas e assinale a CORRETA. A) As chuvas de conveco ocorrem devido ao choque entre massas de ar frio e quente. Na regio Sul do Brasil, esse tipo de chuva age durante o ano todo. B) Intensa evaporao a principal razo para o surgimento das chuvas frontais. Esse tipo de fenmeno ocorre com frequncia na regio da Amaznia. C) As chuvas orogrficas, tambm conhecidas como chuvas de relevo, ocorrem quando massas midas encontram uma barreira natural, formada pelo relevo. As nuvens soerguem-se acumulando vapor dgua e por fim precipitam. D) As tempestades tropicais de grande magnitude ocorrem com maior frequncia no hemisfrio sul, entre os meses de agosto e setembro Esse tipo de chuva consequncia do aquecimento das guas do oceano e do resfriamento do continente. E) As chuvas sazonais ou anticiclonais so originadas pelo movimento de massas quentes que sobem e se condensam. Elas se concentram geralmente nas zonas de convergncia de ventos e precipitam apenas no oceano. 66. A respeito das principais atualidades do estado do Paran, analise as afirmativas: I. Apesar de todos os incentivos criados pelo governo brasileiro no setor de veculos, a principal unidade da montadora Volvo no pas, localizada em Curitiba, anunciou a dispensa de 208 funcionrios. A empresa justifica dizendo que a inteno adequar a produo e o quadro de funcionrios realidade que o mercado tem vivenciado, e que as demisses foram influenciadas pelo significativo aumento de vendas de caminhes no primeiro semestre de 2012. O Estado do Paran e a cidade de Curitiba foram destaque da Rio+20, aps apresentarem oficialmente o primeiro nibus hbrido do Brasil, o Hibribus, que une energia eltrica e biodiesel. Ele emite at 50% menos xido de nitrognio (NOX) e 35% menos gs carbnico (CO2) que o nibus comum. A cidade de Curitiba foi a primeira a utilizar a nova tecnologia. A Petrobrs foi condenada a pagar indenizao milionria por vazamento de leo no Paran. A empresa dever disponibilizar mais de R$ 100 milhes para recuperar as reas ambientais da Serra do Mar, litoral paranaense. O vazamento de leo diesel do poliduto ocorreu em 2001 e apenas neste ano (2012) a Justia Federal conseguiu efetuar um acordo entre a empresa e os rgos ambientais do Paran.

Projeo 2:

Projeo 3:

Fonte: http://www.professores.uff.br/Estudodirigido/Cartografia.htm. Acesso em 12/06/12.

I. A projeo 1 uma projeo cilndrica. Esse tipo de representao gera deformaes exageradas nas altas latitudes. Quando utilizada temos paralelos e meridianos que se cruzam em ngulos retos. II. A projeo 3, denominada projeo plana ou azimutal, representada por paralelos em linhas retas convergentes e por meridianos em crculos concntricos. III. A projeo 2, denominada cnica, apresenta meridianos retos, enquanto os paralelos so semicrculos concntricos. uma projeo muito utilizada para representar as reas pertencentes zona temperada. IV. As tradicionais projees de Peters e Mercator podem ser representadas por projees do tipo 1, porm os dois cartgrafos levaram em conta parmetros diferenciados. Peters preservou as reas, mas as formas foram distorcidas, enquanto Mercator preservou as formas, mas distorceu suas reas. V. As regies polares so melhores representadas por projees do tipo 2, pois estas apresentam menores distores. correto o que se afirma APENAS em: A) B) C) D) E) I, II e III. II, III e IV. I, III e IV. III, IV e V. I, II e V.

II.

III.

65. As precipitaes ocorrem quando o vapor dgua presente na atmosfera atinge seu nvel mximo de

IV. O aumento na movimentao geral no Porto de Paranagu, as ms condies do tempo e a greve

Processo Seletivo de Julho de 2012 - Medicina


Pg. 23

no Porto de Santos provocaram uma fila recorde de mais de 103 navios que aguardaram atracar no Porto de Paranagu, que um dos maiores entrepostos de exportao de gros do pas. Algumas embarcaes tiveram de esperar mais de um ms para atracar. A administrao do porto discutiu formas para diminuir o tempo de espera, mas at ento nenhuma medida efetiva foi tomada. V. Estudos realizados a partir de 2010 classificaram o Paran como o terceiro estado com maior ndice de homicdios contra as mulheres, ficando atrs apenas dos estados de Esprito Santo e Alagoas. Piraquara, regio metropolitana de Curitiba, ficou em segundo lugar no ranking brasileiro de maior ndice nesse tipo de homicdio. Deputados e senadores que fazem parte da Comisso Parlamentar Mista de Inqurito (CMPI), vieram at o Paran para analisar os fatores responsveis por esse quadro de violncia contra mulheres no estado.

para conseguir mejorar las cada vez ms deterioradas relaciones interpersonales. Un reciente estudio de la Universidad de Maryland ha llegado a la conclusin de que el uso de la tecnologa y las redes sociales se est convirtiendo en algo adictivo, y que cada vez va a afectar a un mayor nmero de gente. En una encuesta realizada a unas mil personas, un 53% por ciento de los encuestados afirmaron que se sentan molestos tras un corte de internet de 24 horas, y un 41% asegur haberse sentido solo tras no poder conectarse a la red. En un estudio britnico posterior se ha hecho una analoga perfecta con el tabaco. La gente poco a poco se ha ido haciendo adictos y auguran que con el paso del tiempo, parte de la sociedad no ver con buenos ojos a esta gente, al igual que ha pasado con los fumadores _______________ por el momento parece bastante claro que es mucho ms sano el uso de ________________ tipo de tecnologa o redes sociales, que el fumarse siquiera un solo cigarrillo.
Fuente: http://zonadigital.excite.es. Acceso 18/06/2012.

correto em que se afirma APENAS em: A) B) C) D) E) I, II, IV e V. II, III, IV e V. II, III, e V. I, II e IV. III e V.

67. Segn el texto, identifique la(s) sentencia(s) verdadera(s) con V y la(s) falsa(s) con F: ( ) En lneas generales el tabaco es mucho ms nocivo a la salud que la ciberdependencia. ( ) El texto nombra tres investigaciones que han sido hechas. ( ) El autor del texto propone alejarse a menudo de la tecnologa para entablar relaciones interpersonales. ( ) En un porvenir los ciberadictos sufrirn el mismo rechazo por el que han pasado los fumadores. ( ) Slo la familia debe ensear a los hijos a regularse, establecer normas de uso de internet. La secuencia CORRECTA es: A) B) C) D) E) FFVFV VVFFV FVFVF VFVVF VFVVV

LNGUA ESTRANGEIRA (ESPANHOL)


Un estudio afirma que la tecnologa se puede convertir en el tabaco del siglo XXI

68. Evale las afirmativas con atencin a sus aspectos semnticos y gramaticales. I. .. que duermen con su laptop bajo la almohada bajo puede ser reemplazado por so II. al igual que ha pasado con los fumadores , el verbo destacado podra ser reemplazado por pas sin prdida de sentido. III. haberse sentido solo la palabra destacada puede reemplazarse por slo sin cambiar el sentido. IV. Estos podran ser dicho en singular el fragmento sera: Esto podra ser V. . y auguran que con el paso del tiempo la palabra destacada puede ser reemplazada por pronostican sin cambio de significado. Estn CORRECTAS:

BlackBerrys que ocupan un sitio preferente en las mesas, personas que comprueban su cuenta de correo electrnico cada poco tiempo, adolescentes que duermen con su laptop bajo la almohada o conocer la vida entera de la gente a travs de las redes sociales. Estos podran ser algunos de los sntomas que se han dado a conocer como lo que ser la droga ms poderosa de los prximos aos: la tecnologa. Al igual que algunas dietas que privan de ciertos alimentos procesados para conseguir una mejora de la salud a largo plazo, sera conveniente peridicamente para todas estas personas el estar un tiempo alejados de todo el entramado tecnolgico

Processo Seletivo de Julho de 2012 - Medicina


Pg. 24

A) B) C) D) E)

Apenas I, II y V. Apenas II y V. Apenas III y IV. Apenas II, IV y V. Apenas I.

69. Las palabras que rellenan CORRECTAMENTE los huecos del ltimo prrafo son, respectivamente: A) B) C) D) E) Aunque alguno Pero cualquiera. Mientras ninguno. Sin embargo cualquier. Sino cualesquier.

70. De acuerdo con la frase Del texto gatha viste el rbol donde nos sentamos siempre? Cul forma de tratamiento utiliza Gaturro para dirigirse a gatha?

Over the past few weeks on the BBC News website we have looked at the potential for bionic body parts and artificial organs to repair the human body. Now we take a look at "growing-your-own". There is a pressing need. A shortage of available organs means many die on waiting lists and those that get an organ must spend a lifetime on immunosuppressant drugs to avoid rejection. The idea is that using a patient's own stem cells to grow new body parts avoids the whole issue of rejection as well as waiting for a donor. Dr Anthony Atala, director of the Institute for Regenerative Medicine at the Wake Forest Baptist Medical Center in North Carolina, US, has made breakthroughs in building bladders and urethras. He breaks tissue-building into four levels of complexity. Flat structures, such as the skin, are the simplest to
engineer as they are generally made up of just the one type of cell. Tubes, such as blood vessels and urethras, which have two types of cells and act as a conduit. Hollow non-tubular organs like the bladder and the stomach, which have more complex structures and functions. Solid organs, such as the kidney, heart and liver, are the most complex to engineer. They are exponentially more complex, have many different cell types, and more challenges in the blood supply.

"We've been able to implant the first three in humans. We don't have any examples yet of solid organs in humans because its much more complex," Dr Atala told the BBC.
Adapted from: http://www.bbc.co.uk/news/health-16679010 June 2012.

67. Analyze the following setence from the text:


Solid organs, such as the kidney, heart and liver, are the most complex to engineer. They are exponentially more complex, have many different cell types, and more challenges in the blood supply.

A) Es el tratamiento formal, de respeto impuesto por convenciones sociales. B) Es el tratamiento informal marcado por el pronombre de tercera persona plural ustedes. C) Es el tratamiento informal que demuestra confianza y familiaridad. D) Es el tratamiento formal marcado por el uso del pronombre de segunda persona plural vosotros. E) Es tratamiento formal, puesto que el pronombre implcito es usted.

The expressions in bold print the most complex and more complex are examples of superlative and comparative structures. Select the alternatives that provide other examples of superlative and comparative sentences: I. It has been selected as the best hospital in the state. II. The treatment was highly expensive and extra medication was necessary. III. The treatment is more effective on younger patients. IV. Most of the time the effects of the medication are hard to notice. A) B) C) D) E) Alternatives I, II and III are correct. Alternatives I and IV are correct. Alternatives III and IV are correct. Alternatives I and III are correct. Alternatives I, II and IV are correct.

LNGUA ESTRANGEIRA (INGLS)


Read the text below and answer questions 67, 68 and 69.

Will we ever grow replacement hands?

Processo Seletivo de Julho de 2012 - Medicina


Pg. 25

68. Based on the reading, select the alternatives that are CORRECT. I. BBC news website is still showing programs on the potential for bionic body parts and artificial organs to repair the human body. II. According to the BBC News article, there is a strong necessity for "growing-your-own" organs. III. Many patients die on waiting lists due to disorganization and lack of donors. IV. Dr. Atala has made important contributions in building bladders and urethras. A) B) C) D) E) Alternatives I, II and III are correct. Alternatives II and IV are correct. Alternatives II and III are correct. Alternatives I and IV are correct. Alternatives I, III and IV are correct.

In the sentence I heard youre gonna be an artist... gonna is the same as want to. III. In the sentence I wanna be an artist wanna is the same as going to. IV. In the sentence I wanna be an artist wanna is the same as want to. A) B) C) D) E) Alternatives I and II are true. Alternatives II and III are true. Alternatives I and IV are true. Alternatives III and IV are true. Alternatives II and IV are true.

II.

69. Mark the CORRECT alternative according to the text: A) The text suggests that using other patient's stem cells
to grow new body parts avoids the whole issue of rejection. B) Bionic body parts and artificial organs to repair the human body are in the past according to BBC

News. C) The bladder and the stomach, which have complex


structures and functions, are examples of solid organs.

D) According to Dr. Atala the first three levels of complexity in tissue-building have been tested on humans, except for solid organs, which are the most complex to engineer. E) Patients that get organ transplants must take
immunosuppressant drugs to avoid rejection for at least two years after the surgery.

Read the comic strip and answer question 70:

Extracted from: http://www.monica.com.br/ingles/comics/tirinhas/tira8.htm

70. Based on the comic strip, select the alternatives that are TRUE: I. In the sentence I heard youre gonna be an artist... gonna is the same as going to.

Processo Seletivo de Julho de 2012 - Medicina


Pg. 26

REDAO
Leia a coletnea a seguir e selecione o que julgar pertinente para a realizao da proposta. Articule os elementos selecionados com sua experincia de leitura e reflexo. O uso da coletnea motivador. No ser(o) aceita(s) cpia(s) integral(is) que caracterize(m) seu texto como mera reproduo dos fragmentos da coletnea. ATENO sua redao ser anulada se voc reproduzir a coletnea ou fugir ao recorte temtico ou no atender ao tipo de texto da proposta, ou no obedecer ao limite mnimo (20) e mximo (25) de linhas. 1. Ser tico, ser heri - Renato Janine Ribeiro Quem viu o filme Casa da Rssia, com Sean Connery e Michele Pfeiffer? Numa certa altura, entusiasmado, o editor ingls que representado por Sean Connery diz: Hoje, para algum ser uma pessoa decente, precisa ser heri. uma frase fortssima, [...]. Mas quer isso dizer que, hoje, para ser tica, uma pessoa tem que ser herica? Ficou to difcil a tica, assim? [..] Vale a pena irmos, deste filme recente, baseado num livro de John Le Carr, para a tragdia grega Antgona, que Sfocles escreveu no sculo V antes de Cristo. Penso que toda reflexo sobre a tica deve comear por ela. Antgona filha de dipo. Dois de seus irmos lutam pelo poder, e ambos morrem. O trono fica ento com seu tio, Creonte, que manda enterrar um dos sobrinhos com todas as honras e deixar o corpo do outro aos abutres. Antgona no aceita isso. Participa do enterro solene de um irmo e depois sepulta, com os ritos religiosos, o outro, o proscrito. O rei fica furioso. Est convencido de que uma conspirao contra ele. Manda descobrir quem violou suas ordens. Ao saber que a sobrinha, tenta poup-la: se ela negar que foi ela, ou se pedir desculpas, enfim, ele lhe d todas as sadas sob uma condio s, de que ela negue o seu ato. Antgona se recusa e executada. Essa histria exemplar. Ela mostra que h um conflito latente entre a tica e a lei. [...] O herosmo no est s nas personagens da mitologia grega ou nos super-heris da TV. Ele pode estar presente quando cada um de ns enfrenta uma pequena prepotncia, em nome de um valor mais alto desde, claro, que arque com os resultados de sua ao e que alm disso lembre que falvel e pode estar errado. Mas desses pequenos herosmos pessoais que depende a dignidade humana.
Renato Janine Ribeiro professor titular de tica e filosofia poltica na Universidade de So Paulo. autor de "A sociedade contra o social: o alto custo da vida pblica no Brasil" (2000, Prmio Jabuti de 2001) e "A universidade e a vida atual - Fellini no via filmes" (2003). Revista ComCincia, 10 de novembro de 2006. (Adaptado)

2. Segundo Aristteles, o homem um animal poltico, pois, na plis, ele consegue orientar-se pela conduta moral mediada por leis estabelecidas pelos elementos intelectuais (adquiridos no processo de formao) e moral (lapidada pelos hbitos racionais e pela experincia vivida). O homem , portanto, um receptculo pronto a receber e experimentar ensinamentos e vivncias, sem os quais sua existncia ficaria incompleta, sendo comandada apenas pelas vontades. A propsito, eis a razo para a prudncia ser to estimada na plis aristotlica: somente com a experincia e a inteligncia consegue-se antever as consequncias de um ato desviante moral do grupo.
Daniel Rodrigues Aurlio socilogo, escritor, bacharel em Sociologia e Poltica pela Fundao Escola de Sociologia e Poltica de So Paulo. http://filosofia.uol.com.br/filosofia/ideologia-sabedoria/23/artigo178984-2.asp. Acesso em 06 de junho de 2012. (Fragmento)

3. Captulo I - Princpios Fundamentais Art. 1 - A Medicina uma profisso a servio da sade do ser humano e da coletividade e deve ser exercida sem discriminao de qualquer natureza. Art. 2 - O alvo de toda a ateno do mdico a sade do ser humano, em benefcio da qual dever agir com o mximo de zelo e o melhor de sua capacidade profissional. Art. 3 - A fim de que possa exercer a Medicina com honra e dignidade, o mdico deve ser boas condies de trabalho e ser remunerado de forma justa. Art. 4 - Ao mdico cabe zelar e trabalhar pelo perfeito desempenho tico da Medicina e pelo pretgio e bom conceito da profisso. Art. 5 - O mdico deve aprimorar continuamente seus conhecimentos e usar o melhor do progresso cientfico em benefcio do paciente. Art. 6 - O mdico deve guardar absoluto respeito pela vida humana, atuando sempre em benefcio do paciente. Jamais utilizar seus conhecimentos para gerar sofrimento fsico ou moral, para o extermnio do ser humano, ou para permitir e acobertar tentativa contra sua dignidade e integridade. Art. 7 - O mdico deve exercer a profisso com ampla autonomia, no sendo obrigado a prestar servios profissionais a quem ele no deseje, salvo na ausncia de outro mdico, em casos de urgncia, ou quando sua negativa possa trazer danos irreversveis ao paciente. Art. 8 - O mdico no pode, em qualquer circunstncia, ou sob qualquer pretexto, renunciar sua liberdade profissional, devendo evitar que quaisquer restries ou imposies possam prejudicar a eficcia e correo de seu trabalho. Art. 9 - A Medicina no pode, em qualquer circunstncia, ou de qualquer forma, ser exercida como comrcio. (...)
Cdigo de tica Mdica, 2010.

Processo Seletivo de Julho de 2012 - Medicina


Pg. 27

4. Deveria ter ficado mais tempo clinicando O ex-ministro da Sade Jos Gomes Temporo diz que sente falta de atender pacientes "Minha trajetria profissional foi muito slida do ponto de vista clnico. Sou formado h 35 anos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e me especializei em doenas infectocontagiosas, pegando o caminho da sade pblica. Depois de formado, pratiquei por cinco anos a clnica no ambulatrio de uma metalrgica em Mesquita, na Baixada Fluminense, algo que me dava imenso prazer. Foi muito importante para minha formao como sanitarista escutar o paciente, compreender a dinmica da doena na comunidade, ainda mais numa rea de periferia. [...] Mas assumi outros trabalhos como professor e pesquisador da Fundao Oswaldo Cruz. [...]. Minha opo por sade pblica foi fundamental. Cheguei a ministro e no tenho do que reclamar. Mas a verdade que sinto falta do contato entre mdico e paciente. O sanitarista cuida de questes num contexto social e poltico. Penso na preveno de doenas ou em como produzir sade lidando com dilemas estruturais, econmicos, sociais, polticos etc. A dimenso do mdico que atende, examina e cuida totalmente singular. Voc est diante do sofrimento real. [...]. Quando voc trabalha na gesto pblica, o produto de seu trabalho pode ter um grande impacto para quem est na ponta. Se consigo colocar mais recursos, implementar uma nova poltica ou construir um novo hospital, causo mudana na vida das pessoas e no trabalho dos profissionais da sade. Mas, quando se trata de humanizar o atendimento, estamos falando em reconstruir a relao mdico-paciente. Isso permite resgatar a ideia da escuta, do toque numa medicina cada vez mais cientfica e tcnica, em que muitas vezes se perde essa perspectiva. Dependendo da primeira abordagem, a pessoa se sentir muito melhor ou muito pior. Nenhum mdico, mesmo na rea de planejamento, pode largar mo do atendimento. [...], se fosse possvel voltar no tempo, inventaria uma maneira de dar conta das duas dimenses. Da poltica, mas sem abrir mo de clinicar e ouvir os doentes. Uma boa base de formao em clnica me parece essencial para a formao de qualquer especialista. Sem isso, ele dificilmente conseguir ver com toda clareza os desafios reais ao planejar um novo sistema ou ao implantar uma nova abordagem de gesto num servio de sade.[...] Se couber aqui algum tipo de recomendao aos jovens profissionais, diria para ir alm da teoria e da prtica. Para planejar nossa vida profissional, precisamos, sim, da cincia. Mas essa nem sempre consegue referir-se ao ser humano em sua totalidade. No incomum que se recorra s artes e razo esttica para, junto da tica e da poltica, fazermos nosso trabalho. Se ousasse prescrever algo, hoje, para os colegas mdicos e das demais profisses do campo da sade, seria ateno s questes da poltica e do poder na sociedade. Leiam tanta poesia quanto literatura cientfica. Permitam-se atravessar fronteiras de conhecimento para ponderar outras maneiras de pensar, de fazer e de compreender a vida que compartilhamos para melhor exercer sua clnica, a arte do cuidar, planejar, gerir, pesquisar e ensinar."
Jos Gomes Temporo ex-ministro da Sade (2007-2010). Nascido em Portugal, naturalizado brasileiro. Em depoimento a Isabel Clemente. (Adaptado) Revista poca, 9 de julho de 2012. p.102.

5. Coou a barba com gesto de irritao. Eugnio recostou-se no banco estofado do carro e disse: - Talvez um dia tenhamos a Medicina socializada... - Os nossos bisnetos... talvez - rosnou o outro. - Um grande hospital de urgncia, com um perfeito servio de ambulncia, todos os recursos da tcnica, muitos mdicos... - Foi falando como quem conta passagens de um sonho maravilhoso. Eugnio estava satisfeito consigo mesmo. J no lhe custava falar a linguagem humana. Alegrava-se por ver como nos ltimos tempos j pensava menos em si prprio, vivendo mais voltado para fora. Seixas mordia o cigarro em silncio, olhando para a rua. - E quando a Medicina estiver socializada continuou Eugnio - s seguiriam a profisso mdica os que tivessem verdadeira vocao. Veramos mdicos com esprito mdico... - Dois malucos sonhando de olhos abertos dentro de auto de praa...
VERSSIMO, rico. Olhai os lrios do campo. So Paulo: Editora Globo, 1988. p. 222. Dados dos dois personagens: Eugnio Fontes, o protagonista, mdico formado. Dr. Seixas: amigo de Eugnio e mdico de pobres. Para Dr. Seixas, sucesso era conseguir salvar a vida de algum e aliviar a dor dos outros. Ele reconduz Eugnio, como mdico, ao mundo da desigualdade e da pobreza, universo do qual ele, como profissional, sempre tentara fugir. http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/livros/analises_completas/o/olhai_os_lirios_do_campo. Acesso em 10 de julho de 2012.

Processo Seletivo de Julho de 2012 - Medicina


Pg. 28

Proposta de Redao
Dada a coletnea, elabore sua dissertao a partir do seguinte recorte temtico:

Medicina e tica: uma questo sociopoltica

SOBRE A REDAO: Instrues: 1- Discuta alguns pontos que podem ser levantados a partir das reflexes sobre a tica mdica, tais como: a) Implicaes ticas do exerccio profissional do mdico: os cuidados para com os pacientes e os reflexos na sociedade. b) Implicaes polticas do Cdigo de tica Mdica de 2010: os limites profissionais do mdico. c) Implicaes sociais ligadas tica mdica: o atendimento em sade pblica e o atendimento privado.

2- Trabalhe seus argumentos a fim de explicitar a(s) relao(es) entre os pontos a), b) e c), que so complementares. 3- Explore os argumentos de modo a justificar seu ponto de vista. 4- Seu texto dever ter no mnimo 20 a no mximo 25 linhas. 5- O ttulo no obrigatrio.

REDAO Rascunho
1

____________________________________________________ ____________________________________________________

Processo Seletivo de Julho de 2012 - Medicina


Pg. 29 3

____________________________________________________ ____________________________________________________ ____________________________________________________ ____________________________________________________ ____________________________________________________ ____________________________________________________ ____________________________________________________ ____________________________________________________ ____________________________________________________ ____________________________________________________ ____________________________________________________ ____________________________________________________ ____________________________________________________ ____________________________________________________ ____________________________________________________ ____________________________________________________ ____________________________________________________ ____________________________________________________ ____________________________________________________ ____________________________________________________ ____________________________________________________ ____________________________________________________ ____________________________________________________

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

Processo Seletivo de Julho de 2012 - Medicina


Pg. 30

Processo Seletivo de Julho de 2012 - Medicina


Pg. 31

You might also like