You are on page 1of 3

At agora, a ideia de mobilidade na arquitetura esteve muito relacionada s infraestruturas de mobilidade ou, por outro lado, s inmeras possibilidades

de arquitetura porttil. No primeiro caso, a arquitetura essencialmente um programa que interpreta formalmente fluxos e logsticas contemporneas. De tradio expressiva, estaes de comboios, aeroportos, entre outras interfaces de transportes coletivos com grande variedade de dinmicas e fluxos. No segundo caso, a arquitetura aproxima-se do desenho industrial, e considerando-se ela prpria porttil, capaz de criar um sem-nmero de prottipos e, reproduzi-los. Tendencia que durante o sculo vinte, desenvolveu pesquisas desde projetos em prefabricados tornando-se nos estados unidos um mercado em massa de modelos transportveis at ao desenho de todo o tipo de contentores e unidades moveis. Este panorama sugere uma arquitetura para alm do domnio Vitruviano firmitas com uma noo predominante da permanncia arquitetnica. Arquitetura assim concebida como uma prtica especializada que produz ideias e conceitos efmeros, que permitem responder a uma noo mais expandida de mobilidade e sociedade contempornea. De facto, a mobilidade j no apenas uma questo fsica e relacionada com necessidades infraestruturais. tambm social, poltica, econmica e psicolgica.

Alain Bourdain, em La Mtropole des Individus, afirma que para estar constantemente em moviment hoje estar recetivo a fluxes of fashion, athmospheres and events. Enfrentamos cada vez maiores mudanas nos estilos de vida e prticas urbanas, enfrentamos rpidas alteraes de identidades coletivas e individuais, cada vez mais conscientes dos eminentes desastre ecolgicos e sociais que interrompem o que antes era considerado estvel e definitivo. Neste cenrio, a arquitetura no escapa da responsabilidade social e poltica de responder aos problemas que as novas formas de mobilidade transportam. Esta j foi a perceo dos futuristas na dcada de 1920, ainda que traduzido em uma resposta avant-garde simplificada e radical. Mas as expresses fsicas da velocidade e da destruio, perderam relevncia. Considerando efmero, no momento dos futuristas, um resultado implcito da guerra, hoje o efmero uma condio de consumo e tecnologia. Neste novo contexto, a arquitetura efmera mais do que uma crtica aos valores da mobilidade, ambincias, e necessidades rpidas de mudana. Arquitetura pode, portanto, evoluir a partir da noo de um servio esttico - tradicionalmente relacionado com a lentido da construo urbana e as transformaes de identidade - a de uma performance, ou seja, uma resposta dinmica s necessidades aceleradas da sociedade contempornea. Neste sentido particular da palavra performance, a arquitetura podia ser considerada como meramente obrigado a uma certa eficincia tcnica e econmica. Isto implicaria que a arquitetura poderia perder uma certa vantagem crtica em relao s condies da sociedade moderna tardia. Assim, a noo de performance tambm deve manter uma dimenso cultural.

Aceitando a arquitetura como produo cultural, a sua dimenso performativa tambm deve contribuir para um papel crtico, isto , a capacidade da arquitetura para produzir comentrios sobre as transformaes em curso da cultura e da sociedade.

Neste sentido, a noo de desempenho arquitetnico implcita alimenta-se diretamente da tradio da arte da performativa.

Como tal, a arquitetura como performance alimenta-se da tendncia histrica da arte da performance como uma prtica que, a partir da dcada de 70, escapa aos cnones do trabalho independente da arte e se concentra no corpo, no contexto e sobre o princpio de ao. A ao performativa torna-se um gesto social radical que vai muito alm da produo de um objeto esttico.

Considerando tal herana, no nenhuma surpresa, ento, que as intervenes arquitetnicas que podemos hoje se relacionam com esta noo de performance muitas vezes combinam um modus operandi artstico com um profundo senso de responsabilidade social.

Esta tendncia j estava no cerne da arte da performance - basta considerar, por exemplo, como o que agora problema universal dos sem-abrigo estava sendo tratado desde muito cedo por Kryzstof Wodiczko. Mas, alm disso, a noo de performance tambm se revela um grande instrumento poltico eficiente para a arquitetura de produzir declaraes rpidas em meio urbano em constante mudana.

Projeto DFFA como Transit Corpo, com sede em Paris por Didier Fiuza Faustino, no s incorpora uma dimenso performativa inegvel, mas aborda tambm a mobilidade social e poltica dos imigrantes ilegais na Europa. A lgica de desempenho tambm est estressado aqui no fato de que, na boa tradio da arte da performance, o corpo do arquiteto em si que representado dentro de arquitetura ergonmico e embrionrias de Faustino. S ento que a mensagem fundamental adquirir um significado consumado.

O mesmo pode ser dito de Stairway to Heaven, um objeto para um desempenho esportivo solitrio, que crtico de seus ambientes sociais e adquire seu sentido profundo quando algum jovem aparece para seu jogo de basquete solitria.

d & sA primeiras obras de Diller & Scofidio exibir a mesma lgica e peas arquitectnicas ainda mais tarde - como o Blur, o edifcio nevoeiro que eles produziram para Expo02 na Sua sustentar o carter performativo e efmero como parte de sua proposta principal ncleo.

Mais recentemente, as prticas mais jovens, como Andrs Jacque, em Madrid, ou Moov, em Lisboa, conduzir a arquitetura de desempenho ainda em novas direes.

Seguindo os passos como artistas como Lucy Orta, Jacque prope, TechnoGeisha, que a resposta da arquitetura s novas necessidades urbanas podem ser concentradas em um equipamento que simula diferentes usos e condies urbanas.

andrsjMoov

Em Demo_Polis, Moov invadiu espaos urbanos subutilizados com uma interveno que aceita que as tendas propostas devem ser usados por quem precisa deles na cidade.

Assim como a arte da performance est de volta - como se pode depreender da edio especial que Contemporary21 dedicou ao tema em sua ltima edio, em 2006 - tambm arquitetura desempenho est surgindo para ocupar os interstcios e vazios de novos trnsitos sociais e urbanas.

http://shrapnelcontemporary.wordpress.com/archive-texts/architecture-as-performance/

You might also like