You are on page 1of 7

BARUCH DE ESPINOSA

Baruch de Espinoza (tambm Benedito Espinoza; em hebraico: , transl. Baruch Spinoza) (24 de novembro de 1632, Amsterd 21 de fevereiro de 1677, Haia) foi um dos grandes racionalistas do sculo XVII dentro da chamada Filosofia Moderna, juntamente com Ren Descartes e Gottfried Leibniz. Nasceu em Amsterd, nos Pases Baixos, no seio de uma famlia judaica portuguesa e considerado o fundador do criticismo bblico moderno.

Vida
A sua famlia fugiu da Inquisio de Portugal. Foi um profundo estudioso da Bblia, do Talmude e de obras de judeus como Maimnides, Ben Gherson, Ibn Ezra, Hasdai Crescas, Ibn Gabirol, Moiss de Crdoba e outros. Tambm se dedicou ao estudo de Scrates, Plato, Aristteles, Demcrito, Epicuro, Lucrcio e tambm de Giordano Bruno; Ganhou fama pelas suas posies opostas superstio (Deus sive natura, Deus, ou seja a Natureza, um conceito filosfico, e no religioso), e ainda devido ao fato da sua tica ter sido escrita sob a forma de postulado e definies, como se fosse um tratado de geometria.

Chrem
No vero de 1656, a Sinagoga Portuguesa de Amsterdo puniu Espinoza com o chrem, equivalente hebraico da excomunho catlica, pelos seus postulados a respeito de Deus em sua obra, defendendo que Deus o mecanismo imanente da natureza, e a Bblia, uma obra metafricoalegrica que no pede leitura racional e que no exprime a verdade sobre Deus. O banimento, em portugus: "Os Senhores do Mahamad [Conselho da Sinagoga] fazem saber a Vosmecs: como h dias que tendo notcia das ms opinies e obras de Baruch de Spinoza procuraram, por diferentes caminhos e promessas, retir-lo de seus maus caminhos, e no podendo remedi-lo, antes pelo contrrio, tendo cada dia maiores notcias das horrendas heresias que cometia e ensinava, e das monstruosas aes que praticava, tendo disto muitas testemunhas fidedignas que deporo e testemunharo tudo em presena do dito Spinoza, coisas de que ele ficou convencido, o qual tudo examinado em presena dos senhores Hahamim [conselheiros], deliberaram com seu parecer que o dito Spinoza seja heremizado [excludo] e afastado da nao de Israel como de fato o heremizaram com o Herem [antema] seguinte: Com a sentena dos Anjos e dos Santos, com o consentimento do Deus Bendito e com o consentimento de toda esta Congregao, diante destes santos Livros, ns heremizamos, expulsamos, amaldioamos e esconjuramos Baruch de Spinoza [...] Maldito seja de dia e maldito seja de noite, maldito seja em seu deitar, maldito seja em seu levantar, maldito seja em seu sair, e maldito seja em seu entrar [...] E que Adonai [Soberano Senhor] apague o seu nome de sob os cus, e que Adonai o afaste, para sua desgraa, de todas as tribos de Israel, com todas as maldies do firmamento escritas no Livro desta Lei. E vs, os dedicados a Adonai, que Deus vos conserve todos vivos. Advertindo que ningum lhe pode falar bocalmente nem por escrito nem concederlhe nenhum favor, nem debaixo do mesmo teto estar com ele, nem a uma distncia de menos de quatro cvados, nem ler Papel algum feito ou escrito por ele."

Conforme Will Durant, seu chrem pelos judeus de Amsterd, tal como ocorrera com as atitudes que levaram retrao e posterior suicdio de Uriel da Costa em 1647, fora como que um gesto de "gratido" por parte dos judeus com o povo holands. Embora os pensamentos de da Costa no fossem totalmente estranhos para o judasmo, vinham contra os pilares da crena crist. Os judeus, perseguidos por toda Europa na poca, especialmente pelos governos ibricos e luteranos alemes, haviam recebido abrigo, proteo e tolerncia dos protestantes de inspirao calvinista dos Pases Baixos e, assim, no poderiam permitir no seio de sua comunidade um pensador tido como herege.

Ps-chrem
Aps o chrem adotou o primeiro nome Benedictus ("Bendito", a traduo do seu nome original - Baruch - para o latim) assim atestando seu desvencilho da religio judaica. Para sua subsistncia trabalhava com polimento de lentes, durante os perodos em que viveu em casas de famlias em Outerdek (prximo a Amsterd) e em Rhynsburg, tendo recusado vrias oportunidades e recompensas durante sua vida, incluindo prestigiosas posies de ensino*. Nesta ltima localidade escreveu suas principais obras.

Foi convidado a ensinar na Universidade de Heidelberg, recusou pois teria de arcar com as normas ideolgicas, seria impossvel continuar com a sua obra.

Uma vez que as reaes pblicas ao seu Tratado Teolgico-Poltico no lhe eram favorveis, absteve-se de publicar seus trabalhos. A tica foi publicada aps sua morte, na Opera Postuma editada por seus amigos.

Morte
Morreu num domingo, 21 de fevereiro de 1677, aos quarenta e quatro anos, vitimado pela tuberculose. Morava ento com a famlia Van den Spyck, em Haia. A famlia havia ido igreja e o deixara com o amigo Dr. Meyer. Ao voltarem, encontraram-no morto. Encontra-se sepultado em Nieuwe Kerk churchyard, Haia, no Pases Baixos.2

Traos fsicos
Conforme Colerus que o conheceu em Rhynsburg, Spinoza "era de mediana estatura, feies regulares, pele cor de oliva, cabelos pretos e crespos, sobrancelhas negras e bastas, denunciando claramente a ascendncia de judeus Sefardim ou sefarditas (originalmente naturais da Pennsula Ibrica). No trajar muito descuidado, a ponto de quase se confundir com os cidados da mais baixa classe"3 .

Reconhecimento
Suas obras o fizeram reconhecido em vida, recebeu cartas de figuras proeminentes como Henry Oldenburg da Royal Society of England, do jovem nobre alemo, o inventor Ehrenfried Walther von Tschirnhaus, do cientista holands Huygens, de Leibnitz, do mdico Louis Meyer de Haia, do rico mercador De Vries de Amsterd.

Lus XIV lhe ofereceu uma larga penso para que Spinoza lhe dedicasse um livro. O filsofo recusou polidamente. O prncipe de Cond, na chefia do exrcito da Frana que invadira a Holanda novamente convidouo a aceitar uma penso do rei da Frana e ser apresentado a vrios admiradores. Spinoza desta vez aceitou a honraria, mas se viu em dificuldades ao retornar a Haia, por causa dessa suposta "traio". Porm, logo o povo, ao perceber que se tratava de um filsofo, um inofensivo, se acalmou. O monumento feito em homenagem a Spinoza, em Haia foi assim comentado por Renan em 1882: "Maldio sobre o passante que insultar essa suave cabea pensativa. Ser punido como todas as almas vulgares so punidas pela sua prpria vulgaridade e pela incapacidade de conceber o que divino. Este homem, do seu pedestal de granito, apontar a todos o caminho da bem-aventurana por ele encontrado; e por todos os tempos o homem culto que por aqui passar dir em seu corao: Foi quem teve a mais profunda viso de Deus" O retrato de Spinoza foi impresso nas antigas notas de 1000 florins dos Pases Baixos, at a introduo do euro, em 2002.

Obra
Livros
a) Publicados "post mortem": Escritos em latim4 :

tica demonstrada maneira dos gemetras (Ethica Ordine Geometrico Demonstrata) - iniciado em Rijnsburg e finalizado em Haia; Contedo: o Primeira parte: Deus o Segunda parte: A natureza e a Origem da Mente. o Terceira parte: A Origem e a Natureza dos Afetos. o Quarta parte: A Servido Humana ou a Fora dos Afetos. o Quinta parte: A Potncia do Intelecto ou a Liberdade Humana. Tratado Poltico (depois includo na tica); Tratado do Arco-ris.

Escritos em holands:

Um breve Tratado sobre Deus e o Homem (foi um esboo da tica);

b) Publicados

Tratado da correo do Intelecto (De Intellectus Emendatione) - Ensaio Princpios da Filosofia Cartesiana ("No apndice, -Pensamentos metafsicos- Espinosa revela seu afastamento cada vez maior em relao a vrias teses de Descartes, embora parea apenas servir-se do cartesianismo para refutar a escolstica." - Espinosa, Livres Pensadores, Coleo) Tratado sobre a Religio e o Estado (Tractatus theologico politicus) ou "Tratado Teolgicopoltico"

Contedo filosfico
Spinoza defendeu que Deus e Natureza eram dois nomes para a mesma realidade, a saber, a nica substncia em que consiste o universo e do qual todas as entidades menores constituem modalidades ou modificaes. Ele afirmou que Deus sive Natura ("Deus ou Natureza" em latim) era um ser de infinitos atributos, entre os quais a extenso (sob o conceito atual de matria) e o pensamento eram apenas dois conhecidos por ns. A sua viso da natureza da realidade, ento, fez tratar os mundos fsicos e mentais como dois mundos diferentes ou submundos paralelos que nem se sobrepem nem interagem mas coexistem em uma coisa s que a substncia. Esta formulao uma soluo muitas vezes considerada um tipo de pantesta e de monismo, porm no por Espinosa, que era um racionalista, por Extenso se teria um acompanhamento intelectual do Universo, como define ele em seu conceito de "Amor Intelectual de Deus". Spinoza tambm propunha uma espcie de determinismo, segundo o qual absolutamente tudo o que acontece ocorre atravs da operao da necessidade, e nunca da teleologia. Para ele, at mesmo o comportamento humano seria totalmente determinado, sendo ento a liberdade a nossa capacidade de saber que somos determinados e compreender por que agimos como agimos. Deste modo, a liberdade para Spinoza no a possibilidade de dizer "no" quilo que nos acontece, mas sim a possibilidade de dizer "sim" e compreender completamente por que as coisas devero acontecer de determinada maneira. 5 A filosofia de Spinoza tem muito em comum com o estoicismo, mas difere muito dos esticos num aspecto importante: ele rejeitou fortemente a afirmao de que a razo pode dominar a emoo. Pelo contrrio, defendeu que uma emoo pode ser ultrapassada apenas por uma emoo maior. A distino crucial era, para ele, entre as emoes activas e passivas, sendo as primeiras aquelas que so compreendidas racionalmente e as outras as que no o so.

Substncia
Para Espinoza, a substncia no possui causa fora de si, ela causa de si mesma, ou seja, uma causa sui. Ela singular a ponto de no poder ser concebida por outra coisa que no ela mesma. Por ser causa de si, a substncia totalmente independente, livre de qualquer outra coisa, pois sua existncia basta-se em si mesma. Ou seja, a substncia, para que o entendimento possa formar seu conceito, no precisa do conceito de outra coisa. A substncia absolutamente infinita, pois se no o fosse, precisaria ser limitada por outra substncia da mesma natureza. Pela proposio V da Parte I da tica, ele afirma: "Uma substncia no pode ser produzida por outra substncia", portanto, no existe nada que limite a substncia, sendo ela, ento, infinita. Da mesma forma, a substncia indivisvel, pois, do contrrio, ao ser dividida ela, ou conservaria a natureza da substncia primeira, ou no. Se conservasse, ento uma substncia formaria outra, o que impossvel de acordo com a proposio VI; se no conservasse, ento a substncia primeira perderia sua natureza, logo, deixaria de existir, o que impossvel pela proposio 7, a saber: " natureza de uma substncia pertence o existir". Assim, a substncia indivisvel. Assim, sendo da natureza da substncia absolutamente infinita existir e no podendo ser dividida, ela nica, ou seja, s h uma nica substncia absolutamente infinita ou Deus.

Apesar de ser denominado Deus, a substncia de Espinoza radicalmente diferente do Deus judaico-cristo, pois no tem vontade ou finalidade j que a substncia no pode ser sem existir (se pudesse ser sem existir, haveria uma diviso e a substncia seria limitada por outra, o que, para Espinoza, absurdo, como foi explicado no pargrafo anterior). Consequentemente, o Deus de Espinoza no alvo de preces e menos ainda exigiria uma nova religio.

Os afetos - o desejo, a alegria e a tristeza


Os corpos se individualizam em razo do movimento e do repouso, da velocidade e lentido e no em funo de alguma substncia particular (esclio 1 da prop. 13 da parte 2 da tica), e a identidade individual atravs do tempo e da mudana consiste na manuteno de uma determinada proporo de movimento e repouso das partes do corpo (prop. 13 da parte 2 da tica). O corpo humano um complexo de corpos individuais, e capaz de manter suas propores de movimento e de repouso ao passar por uma ampla variedade de modificaes impostas pelo movimento e repouso de outros corpos. Essas modificaes so o que Espinoza chama de afeces6 . Uma afeco que aumenta a capacidade do corpo de manter suas propores caractersticas de movimento e repouso aumenta a potncia de agir e tem, em paralelo, na mente, uma modificao que aumenta a potncia de pensar. A passagem de uma potncia menor para uma maior o afeto de alegria (definio dos afetos, parte 2 da tica). Uma afeco que diminui a potncia do corpo de manter as propores de movimento e repouso diminui a potncia de agir e tem, em paralelo, na mente, uma diminuio da potncia de pensar. A passagem de uma potncia maior para uma menor o afeto de tristeza. J uma afeco que ultrapassa as propores de movimento e repouso dos corpos que compe o corpo humano destri o corpo humano e a mente (morte). Os indivduos (mentes e corpos) se esforam em perseverar em sua existncia tanto quanto podem (prop. 6 da parte 3 da tica). Eles sempre se esforam para ter alegria, isto , um aumento de sua potncia de agir e de pensar, e eles sempre se opem ao que lhes causa tristeza, ou seja, aquilo que diminui sua capacidade de manter as propores de movimento e repouso caractersticas de seu corpo. O esforo por manter e aumentar a potncia de agir do corpo e de pensar da mente o que Espinoza chama de desejo (conatus). "No por julgarmos uma coisa boa que nos esforamos por ela, que a queremos, que a apetecemos, que a desejamos, mas, ao contrrio, por nos esforarmos por ela, por quer-la, por apetec-la, por desej-la, que a julgamos boa". Espinoza, tica, parte 3 prop. 9 esc. As afeces que so atribudas ao do corpo humano testemunham o aumento de sua potncia de agir e de pensar e, por isso, o afeto de alegria sempre impulsiona atividade. Em contraste, as afeces que diminuem a potncia de agir e de pensar (provocando tristeza) testemunham sempre a passividade do corpo humano, so sempre passivas, so paixes (do grego pathos, sofrer uma ao). Para Espinoza, a iluso dos homens de que suas aes resultam de uma livre deciso da mente consequncia de eles serem conscientes apenas de suas aes enquanto ignoram as causas pelas quais so determinados, o que faz com que suas aes sejam determinadas pelas paixes. Isso o que ele chama de primeiro gnero de conhecimento, imaginao ou idias inadequadas (a conscincia de nossos afetos, e a inconscincia do que os determina). O segundo gnero de conhecimento so as noes comuns ou idias adequadas, que se caraterizam pela conscincia do que nos determina a agir. As idias adequadas sempre so efeitos da alegria, acarretam alegria e

impulsionam a atividade, enquanto a imaginao (idias inadequadas) se caracteriza pela passividade e pelo acaso de causar ou ser efeito da alegria ou da tristeza. "[...] uma criancinha acredita apetecer, livrementre, o leite; um menino furioso, a vingana; e o intimidado, a fuga. Um homem embriagado tambm acredita que pela livre deciso de sua mente que fala aquilo sobre o qual, mais tarde, j sbrio, preferiria ter calado. Igualmente, o homem que diz loucuras, a mulher que fala demais, a criana e muitos outros do mesmo gnero acreditam que assim se expressam por uma livre deciso da mente, quando, na verdade, no so capazes de conter o impulso que os leva a falar. Assim, a prpria experincia ensina, no menos claramente que a razo, que os homens se julgam livres apenas porque so conscientes de suas aes, mas desconhecem as causas pelas quais so determinados. Ensina tambm que as decises da mente nada mais so do que os prprios apetites: elas variam, portanto, de acordo com a varivel disposio do corpo. Assim, cada um regula tudo de acordo com o seu prprio afeto e, alm disso, aqueles que so afligidos por afetos opostos no sabem o que querem, enquanto aqueles que no tm nenhum afeto so, pelo menor impulso, arrastados de um lado para outro. Sem dvida, tudo isso mostra claramente que tanto a deciso da mente, quanto o apetite e a determinao do corpo so, por natureza, coisas simultneas, ou melhor, so uma s e mesma coisa, que chamamos deciso quando considerada sob o atributo do pensamento e explicada por si mesma, e determinao, quando considerada sob o atributo da extenso e deduzida das leis do movimento e do repouso [...]" Spinoza, tica, parte 3, prop 2 esc. A grande inovao da tica de Espinoza foi que, nela, a razo no se ope aos afetos, pelo contrrio, a prpria razo um afeto, um desejo de encontrar ou criar as oportunidades de alegria na vida e de evitar ou desfazer ao mximo as circunstncias que causam tristeza, mas o prprio desejo-razo (do mesmo modo que os outros tipos de afetos) no depende da vontade livre, mas de afeces que fogem ao controle do indivduo porque so modos da substncia nica infinita que no tem finalidade nem providncia. Em diversas obras7 8 , Espinoza diz que nocivo (diminui nossa potncia de agir e de pensar) ridicularizar ou reprovar algum dominado pelas paixes, porque isso no depende da livre deciso da mente. O nico modo do homem que se guia pela razo ajudar os outros , nas palavras de Espinoza: "No rir nem chorar, mas compreender". (Espinoza, Tratado Poltico) A tica de Espinoza a tica da alegria. Para ele, s a alegria boa, unicamente a alegria nos leva ao amor (que ele define como a idia de alegria associada a uma causa exterior) no cotidiano e na convivncia com os outros, enquanto a tristeza sempre m, intrinsecamente relacionada ao dio (que ele define como a idia de tristeza associada a uma causa exterior), a tristeza sempre destrutiva para ns e para os outros.

O terceiro gnero de conhecimento - beatitude


Alm dos dois gneros citados anteriormente, Espinoza afirma ainda um terceiro, chamado beatitude. Esse conhecimento se caracteriza por compreender nas coisas singulares o aspecto da eternidade (sub specie eternitatis). Seria algo como ver as coisas singulares como inseparveis dos modos da substncia infinita e eterna (Deus), compreendendo que as coisas singulares so elas mesmas eternas, existindo fora do tempo. Esse um dos conceitos de Espinoza mais controversos e discutidos.9

A influncia
Spinoza ficou considerado como maldito por muitos anos aps sua morte. Quem recuperou sua reputao foi o crtico Lessing em seus dilogos com Jacobi em 1784. Na sequncia, o filsofo foi citado, elogiado e inspirou pessoas como os telogos liberais Herder e Schleiermacher, o poeta catlico Novalis, o polmata Goethe. Da combinao da epistemologia de Kant saram os "pantesmos" de Fichte, Schelling e de Hegel. Influenciou os conceitos de Schopenhauer, Nietzsche e Bergson em seus "vontade de vencer", "vontade de poder" e "lan vital", respectivamente. Inspirou o pensador ingls Coleridge, ainda os conterrneos, poeta Wordsworth e tambm Shelley.

You might also like