You are on page 1of 6

DDS - APR de Bolso Anlise Preliminar de Risco NENHUM TRABALHO TO IMPORTANTE OU URGENTE QUE DISPENSE OS CUIDADOS COM A SEGURANA,

A, A SADE E O MEIO AMBIENTE. Cada colaborador responsvel pela sua segurana, a de seus colegas de trabalho e pelo meio ambiente. No existe risco que no possa ser identificado e em seguida controlado. Todo e qualquer incidente so previsveis e evitveis, apenas 1% dos incidentes que acontecem esto fora de nosso controle, pois so originados pela natureza. PRECISAMOS LEMBRAR QUE O RISCO QUE PODE CAUSAR ALGUM DANO A NOSSA SADE EST A NOSSA VOLTA, EM NOSSO AMBIENTE DE TRABALHO, ESPERANDO POR UM MOMENTO DE DESATENO PARA QUE ELE NOS PEGUE DE SURPRESA. Para eliminar este grande vilo que enfrentamos diariamente, temos armas (ferramentas) para combat-lo, e a principal delas o PLANEJAMENTO de nossas atividades. A identificao dos riscos na execuo de nossas atividades, ou seja, a APR de bolso, esta arma contra os riscos que nos cercam. Preencher corretamente, e na rea de execuo de nossos servios fundamental. A APR individual ( sua) todas as perguntas que ela faz, so para que voc responda de forma sincera e responsvel. Por exemplo: Existe risco de queda de pessoas: Se voc identificar que voc, na execuo de seus servios pode cair, ento voc dever providenciar as medidas para eliminar este risco de queda. Como voc pode fazer isso: Utilizando o cinto de segurana, atracando os dois talabartes; No existindo local para atracar o cinto de segurana, voc dever providenciar um meio para isso. O cabo guia o melhor exemplo. Instalar guarda-corpo; Montagem de andaime pela equipe responsvel; Entre outras medidas. No conseguindo eliminar o risco de queda, a atividade no poder ser desempenhada. Por isso preencha corretamente sua APR de bolso. Tendo alguma dvida, PERGUNTE PARA NO TER QUE EXPLICAR ALGUMA OCORRNCIA DEPOIS. Mudou de atividade, preencha nova APR.

QUAISQUER DVIDAS ESTO A DISPOSIO DE VOCS: SEUS ENCARREGADOS E A SEGURANA DO TRABALHO. DDS - Acidente de Trabalho O que um acidente do trabalho? toda ocorrncia no programada, que interfere no andamento normal de uma atividade, ocasionando danos integridade fsica ou a sade do trabalhador . Por que os acidentes ocorrem? Os acidentes ocorrem devido a dois fatores: Prtica de Ato inseguro e/ou existncia de Condio insegura. Ato inseguro maneira como as pessoas se expem riscos de acidentes Exemplo: Inclinar a cadeira de trabalho, subir sobre a mesa, usar luvas cortadas ou rasgadas, descer uma escada sem utilizar o corrimo, etc. Condio Insegura a condio ou circunstncia fsica perigosa existente no ambiente, mquina ou equipamento que pode provocar um acidente. Exemplo: Fios espalhados pelo piso, carpete solto, mquinas sem protees, cadeira quebrada, etc. Se o acidente ocorrer no final do expediente, no deixe para o dia seguinte, pois poder haver o agravamento da leso. O mesmo procedimento vlido para os acidentes de trajeto. TODOS OS ACIDENTES DEVEM SER COMUNICADOS!

DDS - Proteo das mos Voc sabia que 41,5% dos casos de acidente com equipes de manuteno envolvem leses nas mos? O qu temos feito para melhorar esses nmeros? Pois , nossas mos so rgos dos mais complexos do corpo humano. Sua sofisticada estrutura composta por significativa quantidade de nervos, tendes, tecido muscular e ossos que trabalham sincronizadamente. No trabalho, nossas mos contribuem decisivamente para nos torar um trabalhador hbil e valioso. Apesar da grande importncia que as mos representam no desenvolvimento do nosso trabalho e no atendimento das nossas necessidades, a maioria das pessoas no atenta para os cuidados quanto a adequada preveno contra os riscos.

No nosso trabalho encontramos os seguintes riscos para as mos: pontos de atrito e enrascamento, pontos de superaquecimento, superfcies rotativas, mquinas de partida automtica, adornos e roupas largas e/ou soltas, ferramentas manuais, perigos diversos. As principais causas de leses nas mos so: equipamentos defeituosos, ferramentas danificadas, locais de trabalho inadequados (recursos de apoio e projetos deficientes), tdio ou cansao e comportamentos de risco (descaso quanto s normas de segurana, no uso de EPIs ou por simples desateno ou distrao). Para a proteo das nossas mos, alm do cumprimento das normas e procedimentos de segurana, podemos contar com os seguintes dispositivos de proteo: telas de proteo, grades, interruptor duplo, detetores fotoeltricos e outros mecanismos para libertao rpida. Sugestes para trabalharmos com segurana:

Sempre que puder usar dispositivos apropriados ao inves das maos, faa-o; Ao usar qualquer maquina ou ferramenta rotativa, nao use luvas e certifique-se que todas as acoes foram adotadas para proteger suas maos; Quando tiver que remover uma peca metalica que tenha se desprendido de alguma maquina e se alojado em local de dificil acesso, nao coloque as maos em area de risco, use recurso apropriado; Tenha cuidado com ferramentas cortantes. Execute forca sempre em sentido oposto ao corpo e as mantenha protegidas quando estiverem fora de uso; Ao movimentar qualquer tipo de carga, proteja suas maos para que nao fiquem presas entre objetos; Sempre que o trabalho exigir uso de luvas apropriadas, nunca use luvas alem das medidas de suas maos, no manuseio de produtos quimicos, respeite a compatibilidade da luva com o produto manuseado; Participe dos treinamentos, tire todas as suas duvidas e trabalhe com segurana.

DDS - Higiene Pessoal


Tenha sempre em mente que a higiene pessoal essencial conservao da sade e bem estar. Evite o contato das mos com a boca, olhos, nariz e ouvidos quando estiverem sujas. Lave as mos e o rosto antes do lanche ou das refeies. Zele pela sua aparncia mantendo o cabelo, a barba e as unhas aparadas. Conserve a roupa de trabalho limpa, lavando-a com freqncia.

No deixe alimentos expostos no local de trabalho. Mantenha os equipamentos de proteo individual sempre limpos e se necessrios, lave-os.

DDS - Equipamentos de Proteo Individual - EPI

EPIS NO EVITAM ACIDENTES! Quem evita acidentes VOC!


O EPI pode evitar uma leso (um ferimento), ou amenizar a gravidade da leso se for utilizado adequadamente. O no uso do EPI recomendado pela empresa, alm de se constituir numa falta grave (passvel at de demisso por justa causa) poder ser o principal motivo do surgimento de uma leso. No dia a dia do nosso trabalho em atividades no canteiro de obras, esto presentes os mais diversos riscos e, para proteger nossa integridade fsica e nossa sade, obrigamo-nos a usar EPIs o tempo todo, entre os quais destacamos:

culos de segurana com lentes de policarbonato com protees superiores e laterais; Botina de segurana de couro com solado anti derrapante em poliuretano; Capacete de segurana tipo aba frontal com tira absorvente de suor; Protetor auricular tipo plugue de insero; Uniforme (de acordo com a nova NR-18 dever ser tratado como EPI).

Os EPIs acima so considerados bsicos, de uso obrigatrio por parte de todos os empregados que exercem atividades no canteiro de obras, no importando a funo da pessoa, mesmo que esta esteja de passagem pelas reas. Muitos trabalhos por ns realizados exigem EPIs especiais que so determinados pelo grau de risco da atividade e so indicados pela Permisso de Trabalho com a orientao de um profissional de segurana. Nos trabalhos executados em altura, inclusive em andaimes, a nica forma de nos prendermos vida usando o cinto de segurana preso num local fixo e seguro, preferencialmente num ponto que no faa parte do andaime, balancim ou estrutura que est sendo montada ou desmontada. No se deve usar luvas de segurana quando operar mquinas com eixos giratrios e ferramentas cortantes, tais como tornos,

fresadoras, furadeira, esmeris, etc.

"Por isso, ser profissional, significa acima de tudo conhecer o que se est fazendo, inclusive para proteger nossa vida e sade"
DDS - Organizao e Limpeza Etapa Final do Trabalho

A ordem e a limpeza so condies primordiais para a preveno de acidentes e torna os ambientes de trabalho mais seguros. O trabalho mais fcil e seguro se o ambiente estiver limpo e ordenado. Os corredores devem permanecer sempre desimpedidos de materiais, estrados, ferramentas, e outros objetos. Os acessos aos equipamentos de emergncia como macas, extintores, hidrantes, painis eltricos nunca devem estar bloqueados. No permita que materiais com pontas agudas ou cantos cortantes, tais como, sucata de metal, fios, vergalhes, entre outros fiquem espalhados pelo cho ou se projetem alm das bordas dos recipientes ou das pilhas que esto colocados. Os pisos devem ser mantidos limpos de qualquer produto que possa torn-los escorregadios. Utilize o recipiente adequado para depositar lixo, resduos ou sucata. Faa sua parte para manter os sanitrios, banheiros, vestirios, bebedouros, postos de caf, sempre ordenados e limpos.

DDS - Manuteno e uso dos culos de segurana A proteo dos olhos um dos pontos importantes na preveno de acidentes e a finalidades dos culos de segurana proteg-los contra partculas slidas projetadas e / ou em suspenso. Os culos de segurana so constitudos de armao em acetato de celulose cor preta, com protetores laterais em tela de ao inoxidvel, haste de acetato, lentes incolores de cristal de vidro tico corrigido e endurecido, resistentes e altos impactos. O nome oficial do equipamento culos de segurana, haste convencional ou meia haste com elstico, e fornecido nos aros 46, 48, 50 mm. As peas de reposio deste EPI so : haste, proteo lateral, lentes. As unidades de trabalho atravs de suas ferramentarias, esto recebendo treinamento e ferramentas para ajustes e reparos nos culos.

Para ser aprovado em nossa empresa, os culos de segurana deve ser confeccionado segundo as normas da ABNT e possuir o C A (certificado de aprovao). Praticamente em toda rea da usina, existe uma grande variedade de riscos que podem ter como conseqncia a leso nos olhos. por isto, que os culos de segurana considerado EPI bsico, ou seja, indicado e de uso obrigatrio para todo empregado ou pessoa que trabalhe ou transite na rea da usina. Recomendaes sobre o uso e conservao:

O culo deve ajustar-se perfeitamente ao rosto, sem deixar aberturas A haste ou elstico deve manter os culos firmes no rosto, porm sem incomodar ou machucar Use-se constantemente durante todo o tempo que permanecer no trabalho para o qual for designado Ao colocar ou retirar no segure os culos apenas por uma haste, mas pelas duas ao mesmo tempo Limpe as lentes somente com tecido ou papel limpo e macio No deixe que as lentes tenham contato com qualquer superfcie, coloque os culos com as lentes sempre para cima No o guarde ou carregue-o nos bolsos traseiros das calas No o transporte junto de ferramentas No o abandone junto a fontes de calor No deixe em local onde possa receber respingos de leo, graxa, cidos, corrosivos, solventes ou qualquer substncia que possa danific-lo; No use os culos com defeitos (falta de proteo lateral, elstico ou haste danificada ou lentes riscadas) Em locais sujeitos a embaamento das lentes, use o lquido anti-embaante

You might also like