You are on page 1of 16

APRESENTAO

Toda propriedade rural independente do tamanho obrigada por lei a fazer

Cadastro Ambiental Rural ( CAR )


O Cadastro Ambiental Rural um registro eletrnico, obrigatrio para todos os imveis rurais, que tem por finalidade integrar as informaes ambientais referentes situao das reas de Preservao Permanente - APP, das reas de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetao nativa, das reas de Uso Restrito e das reas consolidadas das propriedades e posses rurais do pas.

As informaes a serem fornecidas tm carter DECLARATRIO , como tambm o so o IR , ITR ,etc..., ou seja , os dados informados aps 5 anos no podem ser mais contestados(espera-se). Grande semelhana ao IR , onde existem cruzamentos de dados, o prprio sistema cria a Malha Fina , porem ,o nico cruzamento de dados que dispe o CAR sobre o permetro onde ele (o sistema ) consegue identificar sobreposio de reas , atravs das coordenadas informados do permetro . Dados informados do interior da propriedade s podem ser contestados por eventual fiscalizao aps vistoria em loco , mesmo encontrando inconsistncias na imagem de satlite , os rgos fiscalizadores hoje dispem de pouco material humano com credencias para executar esta pericia tcnica , motivo pelo qual acreditamos ser pouco provvel a contestao das informaes fornecidas . Alguns estados a exemplo de So Paulo , utilizam um CAR mais detalhado inclusive pedindo que se retrate a situao existente em 2008 , porem as imagens disponibilizadas so de 2011(rapideye), como ningum obrigado a se auto-incriminar se o produtor fez alguma interveno ambiental entre 2008 e 2011 , cabe ao rgo fiscalizador identificar, eu na situao ,no informaria alteraes. A seguinte comparao dos profissionais da rea de topografia e agrimensura com Contadores , feita no intuito de evidenciar a necessidade de se calcular ganhos e perdas . Por ser mais tcnico o CAR como um IR , onde Proprietrio Rural ( na realidade as informaes se assemelham a informaes contbeis ) obrigado a recorrer a um contador. A diferena que no CAR provavelmente o Proprietrio Rural nunca estar (hoje) 100% , todos tm um credito ou um debito , independente do tamanho da propriedade Cabe ao contador , maximizar os crditos e minimizar os dbitos , por isto a escolha de um profissional tecnicamente preparado , fundamental . A simplicidade do CAR , engana , pois ele trabalha as informaes com um software muito poderoso , onde acessa banco de dados oficias e faz o cruzamento destas informaes , ou seja , o sistema calcula automaticamente , e o profissional pode ser surpreendido com o sistema informando que reas informadas como consolidadas so na verdade APP e com recomposio obrigatria e no mnimo com exigncia de proteo ambiental que ira gerar custos e possivelmente a recuperao(perda) da rea. A parte terico-tcnica fundamental ( o que informar ?, baseado em que estou informando ? o que devo informar? como classificar reas ? , o que poder ser auditado ? Como ser auditado ? O que posso deixar de informar , conseqncias futuras ? etc..). No CAR no so informados valores , ele a partir das coordenadas fornecidas ou desenho sobre imagem , calcula o tamanho das reas , e informa o passivo ambiental , por isto de fundamental importncia uma pr- analise do que ser informado , embora tenha sido vendido como de fcil aplicao , o CAR para ser bem feito requer do profissional conhecimentos de geotecnologias . Iremos abordar itens como extrair Curvas de Nvel e gerar Mapas de declividade (MDE) .

Proprietrio Rural (PR) A lei permite a quem tem menos de 4 mdulos rurais ter ZERO de reserva legal Se desmatou tudo (ate 2008 ) no tem que recompor nada . Em contra partida , como premio a quem conservou , toda a Reserva Ambiental , pode ser vendida ou alugada para produtores rurais que so obrigados a fazer compensao ambiental ( s para PR acima de 4 mdulos rurais ) . APP pouco negocivel , se houve desmatamento nas nascentes e na beira curso dgua , na maioria dos casos ter de ser feito a recomposio florestal . A obrigao ira variar em funo do que for informado , da a necessidade do estudo para filtrar o que ser informado EXs: 1)Supondo que uma pequena propriedade tenha dez nascentes , se forem todas informadas acaba a terra aproveitvel , fora os custos para recomposio das APPs. 2)Qual a largura do curso dgua a ser informada?, normalmente a largura varivel , na realidade devera ser informada e a que melhor se adequar a legislao 3) Se na propriedade existir uma lagoa com 1,3 hectares , excedendo em 30% a permitida por lei sem necessidade de mata ciliar ,que obrigaria a 30 mts no contorno , esvazie um pouco a represa ate que ela tenha 1 hectare , dispensando a obrigao de Mata ciliar . 4) Vale a pena informar a rea de uma pequena vrgea ? . Se for informada , vira APP , com obrigao de mata ciliar. 5) Uma rea no utilizada e com interesse futuro de aproveitamento , se informada como de regenerao em estagio mdio de regenerao , ser conseqentemente somada reserva ambiental. So inmeras as situaes que dependendo do que for informado , iro gerar resultados diferentes.Da a necessidade , que antes de fornecer as informaes ao CAR , se faa um estudo prvio (rascunho) , visando os melhores resultados

Como exemplo pratico utilizaremos a Fazenda Goinia , utilizada pelo INCRA na confeco de MAPAS TEMATICOS http://www.incra.gov.br/index.php/servicos/publicacoes/manuais-eprocedimentos/file/1193-apostila-qgis-incra-5-versao) , utilizando o Quantum Gis (Qgis) , adotaremos a mesma metodologia , os resultados no sero diferentes , porem bem mais simples , iremos nos concentrar exclusivamente no pedido pelo CAR .

Precisamos de uma coordenada do imovel em Graus,minutos e segundos e tb o fuso em que ele se encontra Abra o Google Heart , localize a propriedade (como no ex abaixo ) , marque um ponto central ( normalmente prximo a Sede ) , v na aba ferramentas =>opes , marque Graus ,minutos,segundos => aplicar

Anote as coordenadas para lanar no CRA , volte ao GE , marque UTM

Quando vc pede em UTM , o GE te d o fuso , no nosso caso = 22 E a altitude = 939 mts

www .car.gov.br
Criar senha => pessoa fsica => senha enviada ao email informado => acessar o CAR Nestes primeiros passos , iremos : 1 aba do cadastro: Identificaao do Imovel

Ateno as coordenadas pedidas so Longitude (X) e Latitude(Y) Nome do Imvel: preencha o nome da propriedade conforme identificado no registro de propriedade ou posse.

Imovel em Zona: indicar se o imvel rural ou urbano. Definio de imvel rural: prdio rstico de rea contnua, qualquer que seja sua localizao, que se destine ou possa se destinar explorao agrcola, pecuria, extrativa vegetal, florestal ou agroindustrial, nos termos da Lei n. 8.629, de 25 de fevereiro de 1993. Definio de imvel urbano: Terreno ou prdio localizado em regio urbana e que no se destina explorao extrativista agrcola, pecuria ou agroindustrial. Assim, se o seu imvel se situa em rea de expanso urbana do municpio, mas mantm caractersticas rurais de uso, continua sendo considerado, para fins de Cadastro Ambiental Rural, como um imvel rural. S se cadastrar como imvel urbano a propriedade que possui caractersticas urbanas (por exemplo, que seja fruto de parcelamento do solo em um loteamento residencial) e que pretenda se cadastrar por possuir reas verdes. Endereo: preencha o endereo da propriedade a ser cadastrada. CEP: insira o CEP da propriedade, que pode ser consultado clicando-se no link Busca Unidade de Federao: Selecione na lista o Estado. Municpio: Selecione na lista o municpio da propriedade. Caso os limites da propriedade estejam inseridos em mais de um municpio, selecione o municpio onde est localizada a sede da propriedade. Descrio de acesso ao imvel: indique um ponto de referncia para a localizao e acesso propriedade (ex: prximo ao Pesqueiro So Pedro).

Tipo de documento: indique o n do NIRF e do INCRA. Nmero do Cdigo do Imvel Rural CIR: Cdigo que identifica o imvel rural. Preencher com 13 posies numricas. Embora este dado no seja obrigatrio, ele importante para o cadastro.

Detalhamento do Imvel

Matrcula (esta opo estar ativa somente se a opo propriedade estiver marcada na aba respectiva) Cadastre todas as matrculas relacionadas propriedade, informando: Municpio da Comarca; Cartrio (apenas nmeros); Nmero(s) da(s) matrcula(s).

Posse Insira um documento que comprove a posse da rea. Para isso, o documento deve estar digitalizado (escaneado). Clique em Adicionar, selecione o tipo de anexo e faa uma breve descrio do contedo. So exemplos de documentos de posse: Escritura Pblica de Compra e Venda, Formal de Partilha, Sentena Declaratria de Usucapio, Escritura Pblica ou Particular de Doao, Contrato Social de Constituio de Empresa, ou documento lavrado por rgo pblico que certifique a posse mansa da rea em questo. Existe diferena entre Posse por Justo Ttulo (que pode ser comprovada por algum dos documentos listados acima) e Posse por Simples Ocupao (utilizada nos casos em que o imvel no possui nenhum documento registrado ou passvel de registro imobilirio, ou seja, posse simples e passiva). Posseiro So exemplos de posseiros: Posseiro a Justo Ttulo a pessoa que exerce o direito de posse, que configura por um ato translativo de domnio, cujo ttulo no foi ainda levado a registro imobilirio. Posseiro por simples ocupao posseiros sem documentos de titulao, promitentes compradores que detm a posse e os titulares da posse oriunda de concesso de uso fornecida pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal. Todos os posseiros da rea devem ser cadastrados. Para cadastrar um posseiro, clique em Adicionar, insira o CPF (pessoa fsica) ou CNPJ (pessoa jurdica) e clique em Confirmar para visualizar o formulrio de cadastro. Cadastre as informaes solicitadas. Quando for o caso, selecione a caixa Essa pessoa responsvel pelo Cadastro, para sinalizar que a pessoa em questo poder prestar as informaes para a realizao da inscrio no CAR, assim como alter-las. Automaticamente,as permisses de Consultar o Cadastro e Alterar Cadastro so selecionadas. Se for necessrio, altere essa seleo. Clique em Salvar. possvel alterar os dados inseridos, clicando no boto Alterar. Para excluir uma pessoa cadastrada, clique em Excluir e confirme a excluso. rea (h): indique a rea total da propriedade, em hectares. Tal dado pode ser consultado na(s) matrcula(s) da propriedade ou na documentao de posse. Informaes Complementares

O arquivo so copias digitais da documentao da propriedade e do proprietrio deve ser informado como PDF ,Word etc...

rea Rural Consolidada

Geo

GEO

O desenho em vermelho so os limites do municpio informado , vc vai navegar e localizar o imvel .

O CAR apresenta 5 abas na parte superior


. Informaes que sero pedidas pelo CAR GEO

ABA IMOVEL
rea do imvel ( Polgono ) Permetro - mapa planimetrico Georreferenciar um imvel definir a sua forma, dimenso e localizao, atravs de mtodos de levantamento topogrfico. O INCRA, em atendimento ao que preconiza a Lei 10.267/01, exige que este georreferenciamento seja executado de acordo com a sua Norma Tcnica para Georreferenciamento de Imveis Rurais, que impe a obrigatoriedade de descrever seus limites, caractersticas e confrontaes atravs de memorial descritivo executado por profissional habilitado - com a emisso da devida Anotao de Responsabilidade Tcnica (ART), por parte do CREA - contendo as coordenadas dos vrtices definidores dos limites dos imveis rurais, georreferenciadas ao Sistema Geodsico Brasileiro, com a preciso posicional de 50 cm sendo atingida na determinao de cada um deles (art. 176, 4, da Lei 6.015/75, com redao dada pela Lei 10.267/01). rea Consolidada Ocupao antrpica Ocupao humana por meio de atividades como a agricultura, a pecuria, a construo de moradias e benfeitorias, que alteram a cobertura natural de uma rea. Para melhor entendimento da questo, observa-se que o uso consolidado o instituo pelo qual se permite a continuidade da ocupao antrpica agrossilvipastoril, ainda que em reas de Preservao Permanente, desde que preenchidos alguns requisitos legais: uso anterior a 22 de julho de 2008, inscrio no Cadastro Ambiental Rural e adeso ao Plano de Regularizao Ambiental; observncia de critrios tcnicos de conservao da gua e do solo; e, para alguns casos, recomposio com vegetao nativa de parcela das APPs,

rea de servido : ainda no esta claro o que se esta pedindo Existem dois tipo de Servido : SERVIDO ADMINISTRATIVA: so as reas ocupadas por estradas , linhes transmisso de energia SERVIDO AMBIENTAL: rea voluntariamente instituda, temporria ou perpetuamente, para preservao. Esta servido pode j ter sido instituda e averbada ou pode estar sendo proposta S lanar se for do interesse do proprietrio gravar a rea como tal , muito complicado reverter/desistir, significa tornar a rea excedente de reserva legal , com poucas chances de aproveitamento futuro para outra atividade rea de Pousio S lanar se for fazer compensao de reserva legal dentro do imvel , a rea de pousio considerada rea em regenerao , a legislao muito rgida , corre-se o risco de ser classificada como abandonada e dependendo do estagio de regenerao vira excedente de reserva legal

ABA

APP Hidrografia

Rios identificando largura Desenhar o polgono sobre imagem, cuidado com a largura que ser informada , ser a responsvel pela APP de mata ciliar , aproveitamento de rea , recomposio , privilegiar opo rios com ate 10 mts

Nascentes ( Ponto ) informar s as principais Lago ou Lagoa Lagoa artificial/natural ate 1 hectare sem problema , acima vai exigir 30 metros de mata ciliar no entorno Vereda Espao brejoso Vereda (ocorre no cerrado) bem diferente de vrgea , se possvel , evitar informar espao brejoso (vai gerar APP no entorno)

ABA

APP Demais reas de proteo Ambiental

reas de Topo de Morro Como identificar Topo de Morro sem Curvas de nvel ? QGis Necessrio as curvas de nvel do terreno , provavelmente o Sistema de conferencia esta preparado para fazer esta identificao , caso o profissional no informe e exista , pode trazer grandes problemas , todo o servio feito estar comprometido . O mtodo mais pratico utilizar o Software Quantum Gis ou Gis similar , que trabalham com Imagens SRTM do INPE . reas com Declividade maior que 45 graus Como identificar declividade sem mapa de declividade ? Qgis Imprescindvel Mapa de declividade , mesmo raciocnio do topo de morro

Borda de Chapada Definio de 'Chapada, Tabuleiro e Escarpa' pelo CONAMA tabuleiro ou chapada: paisagem de topografia plana, com declividade mdia inferior a dez por cento, aproximadamente seis graus e superfcie superior a dez hectares, terminada de forma abrupta em escarpa, caracterizando-se a chapada por grandes superfcies a mais de seiscentos metros de altitude. VIII - as bordas dos tabuleiros ou chapadas, at a linha de ruptura do relevo, em faixa nunca inferior a 100 (cem) metros em projees horizontais;

Restinga As restingas so cordes arenosos que se desenvolvem paralelamente ao litoral Manguezal reas altitude maior que 1800 mts Identificadas atravs das Curvas de Nvel

ABA Uso Restrito


reas com inclinao de 25 a 45 graus de declividade Como identificar inclinao sem mapa de declividade ? QGis Imprescindvel Mapa de declividade , mesmo raciocnio do topo de morro Quando a rea for usada para culturas anuais (arroz, feijo, milho, etc.) ou perenes (pasto, cana, rvores frutferas, caf, eucalipto, etc.), deve ser convertida progressivamente para vegetao nativa ou para sistemas agroflorestais que garantam as funes ecolgicas dessas APPs.

ABA Reserva Legal


Dentro do imvel Depois de lanadas todas as APPS , o SISCAR nos fornece quanto falta para completarmos a reserva legal , voltamos a imagem e propomos a area que ficara gravada como reserva legal . Soma das APPs + mata nativa ate o percentual exigido em lei Qgis Fora do Imvel : Esta informao s e possvel , aps somadas as APPS e a Reserva legal que dispe o imvel caso identificado o dficit , adquirir outra rea para fazer a compensao de reserva legal . Importante : a rea doadora tem que ter o CAR pronto. Esta informao no aceita a opo desenho QGis

Compensaao de Reserva Legal


Seo III Das reas Consolidadas em reas de Reserva Legal Art. 66. O proprietrio ou possuidor de imvel rural que detinha, em 22 de julho de 2008, rea de Reserva Legal em extenso inferior ao estabelecido no art. 12, poder regularizar sua situao, independentemente da adeso ao PRA, adotando as seguintes alternativas, isolada ou conjuntamente: I - recompor a Reserva Legal; II - permitir a regenerao natural da vegetao na rea de Reserva Legal; III - compensar a Reserva Legal.

5o A compensao de que trata o inciso III do caput dever ser precedida pela inscrio da propriedade no CAR e poder ser feita mediante: I - aquisio de Cota de Reserva Ambiental - CRA; II - arrendamento de rea sob regime de servido ambiental ou Reserva Legal; III - doao ao poder pblico de rea localizada no interior de Unidade de Conservao de domnio pblico pendente de regularizao fundiria; IV - cadastramento de outra rea equivalente e excedente Reserva Legal, em imvel de mesma titularidade ou adquirida em imvel de terceiro, com vegetao nativa estabelecida, em regenerao ou recomposio, desde que localizada no mesmo bioma. 6o As reas a serem utilizadas para compensao na forma do 5o devero: I - ser equivalentes em extenso rea da Reserva Legal a ser compensada; II - estar localizadas no mesmo bioma da rea de Reserva Legal a ser compensada; III - se fora do Estado, estar localizadas em reas identificadas como prioritrias pela Unio ou pelos Estados. 9o As medidas de compensao previstas neste artigo no podero ser utilizadas como forma de viabilizar a converso de novas reas para uso alternativo do solo.

A compensao da reserva Legal obedece a alguns critrios : 1) A propriedade tem menos de 4 mdulos fiscais
O desmatamento ocorreu antes de julho de 2008 ou depois ?, se depois no possvel fazer compensao extra propriedade , obrigatria a recomposio da rea desmatada na propriedade vitima, em caso de ter sido lavrada multa devera ser paga na forma da lei ( dinheiro ou servios ambientais ), Se antes de julho 2008 , ( criao da lei de crimes ambientais) , a rea que foi desmatada e esta em produo agrosilvopastoril aplica-se : Art. 67. Nos imveis rurais que detinham, em 22 de julho de 2008, rea de at 4 (quatro) mdulos fiscais e que possuam remanescente de vegetao nativa em percentuais inferiores ao previsto no art. 12, a Reserva Legal ser constituda com a rea ocupada com a vegetao nativa existente em 22 de julho de 2008, vedadas novas converses para uso alternativo do solo. Duvida ? o artigo fala : e que possuam remanescente de vegetao nativa , e quem tem zero ?

2 ) A propriedade tem mais de 4 mdulos fiscais


O desmatamento ocorreu antes de julho de 2008 ou depois ?, se depois no possvel fazer compensao extra propriedade , obrigatria a recomposio da rea desmatada na propriedade vitima, em caso de ter sido lavrada multa devera ser paga na forma da lei ( dinheiro ou servios ambientais ), Se antes de julho 2008 , ( criao da lei de crimes ambientais) , a rea que foi desmatada e esta em produo agrosilvopastoril , reconhecida a ilgica de substituir rea produtiva por floresta e aceita a necessidade ambiental , foi criado o mecanismo de se fazer a compensao da reserva legal extra propriedade em outra rea preservada ,desde que no mesmo Bioma . uma forma inteligente de premiar a quem preservou mais do que exigia a lei , e com isso gerou um excedente de reserva legal , este excedente que agora pode ser transferido onerosamente a quem desmatou mais que o permitido por lei .

Pode ser feito das seguintes formas : I - aquisio de Cota de Reserva Ambiental - CRA;
Art. 44. instituda a Cota de Reserva Ambiental - CRA, ttulo nominativo representativo de rea com vegetao nativa, existente ou em processo de recuperao: II - correspondente rea de Reserva Legal instituda voluntariamente sobre a vegetao que exceder os percentuais exigidos no art. 12 desta Lei Art. 46. Cada CRA corresponder a 1 (um) hectare: Quem tem excedente de reserva legal , pode transform-lo em CRA e vender para quem tem dficit de reserva , um titulo que inclusive poder ser negociado em bolsa de valores . EX : propriedade de 200 h , tem 100 h em floresta , por lei necessitava de 40 hec , sobrando 60 hectares = 60 cotas (CRA)

II - arrendamento de rea sob regime de servido ambiental ou Reserva Legal;


Art. 78. O art. 9o-A da Lei no 6.938, de 31 de agosto de 1981, passa a vigorar com a seguinte redao: Art. 9o-A. O proprietrio ou possuidor de imvel, pessoa natural ou jurdica, pode, por instrumento pblico ou particular ou por termo administrativo firmado perante rgo integrante do Sisnama, limitar o uso de toda a sua propriedade ou de parte dela para preservar, conservar ou recuperar os recursos ambientais existentes, instituindo servido ambiental. 2o A servido ambiental no se aplica s reas de Preservao Permanente e Reserva Legal mnima exigida. 6o vedada, durante o prazo de vigncia da servido ambiental, a alterao da destinao da rea, nos casos de transmisso do imvel a qualquer ttulo, de desmembramento ou de retificao dos limites do imvel. 3o O detentor da servido ambiental poder alien-la, ced-la ou transferi-la, total ou parcialmente, por prazo determinado ou em carter definitivo, em favor de outro proprietrio ou de entidade pblica ou privada que tenha a conservao ambiental como fim social. Art. 9o-C. O contrato de alienao, cesso ou transferncia da servido ambiental deve ser averbado na matrcula do imvel. Como no caso anterior,porem a servido permite o aluguel arrendamento do excedente de reserva legal , vende-se a propriedade mas detm a posse podendo inclusive fazer aproveitamento atravs de plano de manejo sustentvel , porem o proprietrio responde pela manuteno e conservao .

III - doao ao poder pblico de rea localizada no interior de Unidade de Conservao de domnio pblico pendente de regularizao fundiria
Os Estados e Unio atravs de Decretos criaram varias unidades de Conservao , principalmente Parques Nacionais e Parques Estaduais , desapropriaram as reas , tomaram posse e no fizeram as indenizaes aos proprietrios . Criou-se uma forma inteligente de resolver esta regularizao ,de um lado, o proprietrio cansado de esperar pela indenizao (anos) , do outro a falta de Recursos . Quem tem dficit de reserva legal ( no mesmo Bioma) , compra a rea do proprietrio original e faz a doao ao parque , o Parque emite uma certificao comprovando a Doao , documentao esta que ser averbada na matricula do imvel deficitrio , ou seja o que falta de reserva legal na propriedade esta agora dentro do parque , com a vantagem de desonerao vitalcia .

IV - cadastramento de outra rea equivalente e excedente Reserva Legal, em imvel de mesma titularidade ou adquirida em imvel de terceiro, com vegetao nativa estabelecida, em regenerao ou recomposio, desde que localizada no mesmo bioma.
Compra de outra propriedade , onde o excedente de reserva legal de uma supre a falta da outra Ex : EX : propriedade de 200 h , tem 10 h em floresta , por lei necessitava de 40 hec , Faltam 30 hectares , compra-se uma segunda rea de 40 hectares toda em mata , soman-se as reas 200+40 = 240 = 48 de reserva legal 10ha da primeira + 40 h da comprada = 50 h. Porem admitido o Manejo Sustentvel da Reserva legal .

Finalizando
o 6 diz que "As reas a serem utilizadas para compensao na forma do 5o devero: II - estar localizadas no mesmo bioma da rea de Reserva Legal a ser compensada". No h exigncia expressa de que o imvel utilizado para compensao se localize na mesma bacia hidrogrfica do imvel a ser compensado , no entanto vrios rgos esto fazendo esta exigncia , esperamos que seja sanado com a edio da regulamentao para implantao do CAR prometida para os prximos dias

Art. 68. Os proprietrios ou possuidores de imveis rurais que realizaram supresso de vegetao nativa respeitando os percentuais de Reserva Legal previstos pela legislao em vigor poca em que ocorreu a supresso so dispensados de promover a recomposio, compensao ou regenerao para os percentuais exigidos nesta Lei. 1o Os proprietrios ou possuidores de imveis rurais podero provar essas situaes consolidadas por documentos tais como a descrio de fatos histricos de ocupao da regio, registros de comercializao, dados agropecurios da atividade, contratos e documentos bancrios relativos produo, e por todos os outros meios de prova em direito admitidos.

ABA Vegetao nativa


Todos os fragmentos de mata na propriedade , includo APP e reserva legal

Fornecimento de dados CAR ; 5 opes


1) Mapa => desenhando sobre o desenho , mesmo procedimento que se utiliza no GE para desenhar Polgono 2) Digitao de coordenadas => mtodo Lusitano 1 , se vc tem as coordenadas , salve em TXT ( bloco de notas) , e utilize a 4 opo 3) Ponto de amarrao , azimutes e distancias => mtodo Lusitano 2 , devido ao trabalho de lanar , utilize a planilha de Excel , salve em TXT ( bloco de notas) , e utilize a 4 opo 4) Importar arquivo CSV => Forma pratica e pouco trabalhosa 5) Importar arquivo Shape => Forma pratica e pouco trabalhosa

O formato de arquivo suportado pelo CAR o shapefile ( pode informar tb pelo CSV ). Existem trs tipos de shapefiles: pontos, linhas ou polgonos, e voc deve utilizar o tipo certo para cada feio. Por exemplo: o Perimetro da propriedade, rios com mais de dez metros de largura e reas de reserva legal devem ser shapefiles do tipo polgono; nascentes pontuais devem ser do tipo ponto; rios com menos de dez metros de largura mdia devem ser linhas. No caso de reas de vegetao nativa ,nascentes e rios com menos de dez metros mais fcil , desenhar diretamente sobre a imagem . Para estas informaes como so reas internas , a tolerncia com preciso grande , dispensa todo um levantamento de campo . A preciso e exigida para o permetro do imvel , para que no ocorra sobreposio de rea , as informaes do interior do imvel so aceitas com GPS de navegao ,ou desenho sobre a imagem . Cada shapefile deve representar uma camada no mapa. Ou seja, se a sua propriedade ou posse possui duas reas de reserva legal, o shapefile correspondente deve conter as duas reas, cada uma representada como uma feio diferente. Todos os arquivos shapefile devem estar em Coordenadas Geogrficas e datum WGS84 para que o upload seja corretamente feito. Se o seu arquivo foi confeccionado em projeo ou datum diferente, voc deve proceder reprojeo. Existem diversos softwares livres que podem ser utilizados para tanto.

Um arquivo shapefile constitudo, na verdade, por vrios arquivos de diferentes extenses: *.shp, *.shx, e *.dbf so os mnimos indispensveis, mas tambm pode haver arquivos de extenso *.prj, ou *.xml, por exemplo, que so complementos de informao. Assim, por exemplo, se o arquivo shapefile do polgono que representa o limite da sua propriedade chama-se propriedade, haver no mnimo trs arquivos na pasta onde ele est: propriedade.shp, propriedade.shx e propriedade.dbf. O CAR trabalha com a mesma base de imagens do Google heart - GE da a necessidade de fazermos uma previa conferencia , pois se as informaes do permetro no se ajustarem no GE , com certeza sero rejeitadas no CAR Caso sua planta tenha mais informaes , como coordenadas da reserva legal , rios etc , cada informao ser uma camada (layer) e ser lanado individualmente. Para fazer o upload, voc deve colocar todos os arquivos do shapefile da feio em uma pasta compactada: Tendo feito isto voc j pode fazer o upload da feio diretamente no sistema de CAR

ABA IMOVEL O sistema pede que se informe : A ) rea do imvel ( Permetro ) => Se o imvel tiver menos de 4 mdulos Fiscais , o SISCAR permite que se faa um CROQUI , desenhando diretamente sobre a imagem ( pouca preocupao com preciso ) , caso seja georeferenciado pode-se optar por lanar via arquivo . Se o imvel tiver mais de 4 mdulos fiscais , o SISCAR permite o desenho sobre imagem , porem exige ao menos um ponto georreferenciado , ocorre que s um ponto no fornece a preciso exigida , necessrio mapa planimetrico O CAR s aceita Datum Sirgas 2000 e arquivos nos formatos CSV ou ShapFile compactado .

Vamos para o Qgis =======

You might also like