You are on page 1of 5

Historia de la Ciencia I 2009 Buenos Aires Universidad Tres de Febrero Prof. Walmir Thomazi Cardoso.

Alguns fragmentos pr-socrticos para serem lidos e discutidos. Sobre Tales de Mileto (624-548 a.C.) "gua" possumos testemunhos (doxografia). Os mais abundantes so de Aristteles. Segundo Aristteles sobre a teoria de Tales: elemento esttico e elemento dinmico. Elemento Esttico - a flutuao sobre a gua. Elemento Dinmico - a gerao e nutrio de todas as coisas pela gua. Tales acreditava em uma "alma do mundo", havia um esprito divino que formava todas as coisas da gua. Tales sustentava ser a gua a substncia de todas as coisas. Aristteles, Metafsica 983b6 (A 12). A maioria dos primeiros filsofos considerou que os princpios de todas as coisas eram s o que possua aspecto material.(...) Quanto ao nmero e a forma de tal princpio, nem todos dizem o mesmo, s que Tales, o iniciador desse tipo de filosofia, afirma que a gua, pelo que declarou tambm que a terra est sobre a gua. Concebeu talvez esta suposio por ver que o alimento de todas as coisas mido e porque do mido nasce o prprio calor e por ele, se vive. do que nascem [as coisas] o princpio de todas as coisas. Por isso ele concebeu tal suposio, alm disso, porque as sementes de todas as coisas tm natureza mida e a gua o princpio da natureza para as coisas midas. Herclito Homrico, Questes homricas 22. A natureza mida, por sua facilidade para transformar-se em cada coisa, pode adotar as mais variadas formas. Pois a sua parte que evapora se torna ar, e o mais sutil do ar que era, se transforma em ter, enquanto que a gua comprimida e enlameada, se torna terra. Por isso Tales afirmou que o princpio era a gua, dentro da idia de que dos quatro elementos era o mais adequado para ser uma causa. Fragmento de textos de Anaximandro de Mileto (611-547 a.C.) "peiron". O princpio dos seres indefinido... e as coisas perecem no mesmo em que se deu o ser, segundo a necessidade. E assim se do mutuamente justa retribuio pela sua injustia, segundo a disposio do tempo. imortal e nunca envelhece [o ilimitado] imortal e indestrutvel [o ilimitado] Que abarca tudo e tudo governa [o ilimitado] Semelhante a uma coluna de pedra [ a Terra] SIMPLICO, Fsica, 24, 13. (Em discurso direto:)... Princpio dos seres... ele disse (que era) o ilimitado... Pois donde a gerao para os seres, para onde tambm a corrupo se gera segundo o necessrio; pois concedem eles mesmos justia e deferncia uns aos outros pela injustia, segundo a ordenao do tempo. HIPLITO, Refutao, I, 6, 1. Esta (a natureza do ilimitado, ele diz que) sem idade e sem velhice.

ARISTTELES, FSICA, III, 4.203 b. Imortal... e imperecvel (o ilimitado enquanto o divino).

Sobre os pitagricos... H muitos fragmentos e deles, os que nos interessam mais diretamente dizem respeito aos nmeros e noes de quantidades (nmeros simblicos). H tambm uma profunda ligao entre o nmero e as crenas dos pitagricos na transmigrao da alma e na msica. Selecionamos dois fragmentos de Aristteles que foi um de seus mais constantes doxgrafos, muito embora haja outros como Acio, Alexandre de Afrodsias e Digenes Larcio:

Aristteles, Sobre o Cu (293 a 17 (58B37) Enquanto que a maioria diz que [ a Terra] est posicionada no centro..., os da Itlia [na realidade Crtona], os chamados pitagricos, sustentam a opinio contrria, pois afirmam que no centro h fogo e que a Terra, que mais uma estrela, origina a noite e o dia pelo seu movimento circular ao redor do centro. Alm disso, eles imaginam outra Terra oposta a essa, a que do o nome de anti-terra, com a qual, em vez de buscar razes e causas aos fenmenos, tratam de atrair os fenmenos e suas razes e opinies, com o intento de que se adaptem a eles.

Aristteles ainda que fala, Aristteles, Sobre o Cu (290b12 (58B35) evidente por isso que a afirmao de que se produz uma harmonia pelos seus movimentos [os dos astros] , na idia de que seus rudos resultam concordes entre si, foi sustentada pelos seus autores de modo elegante e hbil, mas no contm a verdade. Com efeito, parece a alguns que foroso que corpos to grandes produzam um som ao mover-se, dado que o produzem entre nossos corpos que nem tm tamanhos iguais, nem se movem a to grandes velocidades. Assim que, tratando-se do Sol e da Lua e das estrelas, e sendo to grande seu nmero e seu tamanho e a enorme velocidade com que se movem, impossvel que no produzam um rudo de uma intensidade extraordinria. Sobre essa hiptese e sobre a de que as velocidades das estrelas, de acordo com as suas distncias, se faam entre si nas propores das escalas musicais, afirmo que resulta harmonioso o som das estrelas em seu movimento circular. E como parea lgico que no ouvimos tal som, afirmam que a causa disso que tal som existe j desde que nascemos, de sorte que no discernvel com relao ao seu contrrio, o silncio, dado que a percepo da voz e do silncio se produz pelo contraste existente entre eles, de sorte que aos homens ocorre o mesmo que os forjadores [aqueles que trabalham na forja], que por seu hbito, no se do conta do rudo que eles produzem.

Sobre Anaxmenes de Mileto (588-524 A.C.) "Ar": 1. PLUTARCO; De Prim. Frig. 7,947 F. O contrado e condensado da matria ele diz que frio, e o ralo e o frouxo ( assim que ele se expressa) quente. 2. ACIO, I, 3. 4. Como nossa alma, que ar, soberanamente nos mantm unidos, assim tambm todo o cosmo sopro e o ar o mantm. 2a IDEM, II, 22. O sol largo como uma folha.

Sobre Herclito de feso (540-470 a.C): Principais fragmentos: ... Todas as coisas esto em movimento... ... O movimento se processa atravs de contrrios.." ... Tudo se faz por contraste; da luta dos contrrios nasce a mais bela harmonia... ... descemos e no descemos nos mesmos rios; somos e no somos... Sobre Parmnides de Ela (530-460 a.C.), Acio, Opinies dos filsofos 2.7.1 (A 37) Parmnides disse que existem umas coroas que se sucedem umas s outras, uma feita do sutil, outra do denso, e que existem outras entre ambas com mistura de luz e escurido. O que rodeia a todas como uma muralha slido, e ao seu redor, por sua vez h outra de fogo. A parte mais ao centro das coroas com misturas constitui o princpio e a causa do movimento e da gerao e ele [Parmnides] a chama de divindade timoneira e dona das chaves, Justia e Necessidade. O ar segregao da terra, evaporada a partir dela graas a sua maior presso. Uma exalao do fogo o Sol, assim como a Via Lctea. E a Lua uma mescla de ar e fogo. O ter se encontra no mais alto em torno de todo o demais e abaixo dele se encontra essa zona de fogo que chamamos cu, abaixo da qual est a que rodeia a terra. ... pois pensar e ser o mesmo... ... o ser , e o nada, ao contrrio, nada ...

... resta-nos assim um nico caminho: o ser ...

Sobre Empdocles de Agrigento (490-435 a.C.) O princpio gerador de todas as coisas no seria um nico elemento, mas quatro elementos: terra, ar, gua e fogo, que se misturam em diferentes propores e formam as vrias substncias que encontramos no mundo. O que unia e desunia os quatro elementos eram dois princpios: o amor e a luta. Os quatro elementos e os dois princpios seriam eternos, mas as substncias formadas por eles seriam pouco duradouras.

Principais fragmentos: ... duas coisas quero dizer; s vezes, do mltiplo cresce o uno para um nico ser; outras, ao contrrio, divide-se o uno na multiplicidade..

Sobre Anaxgoras de Clazomena (500-428 a.C.) Nmero infinito de elementos que Anaxgoras chamou de homeomerias, ou sementes invisveis. Todas as coisas resultariam da combinao das diferentes homeomerias.

Fragmentos Principais: ... Todas as coisas estavam juntas, ilimitadas em nmero e pequenez, pois o pequeno era ilimitado... Sobre Leucipo de Mileto (c. 500 a.C) e Demcrito de Abdera (460-370 a.C),, Um de seus fragmentos: Ns, na realidade no conhecemos nada verdadeiro se no as mudanas que se produzem segundo a disposio dos corpos e do que nele se introduz ou lhe oferece resistncia. Aristteles, Metafsica, 985b4 (67 A 6) Leucipo e seu companheiro Demcrito dizem que os elementos so o cheio e o vazio chamando a um de ser e ao outro de no ser- e que destes, o uno cheio e slido, o ser, e o outro vazio e sutil, o no ser, pelo que dizem que o ser no mais real que o no ser, porque to pouco o vazio o , menos que o corpo. Assim mesmo dizem que estas so as causas dos seres, como suas matria. E assim como os que consideram nica a substncia subjacente, geram as demais coisas de suas qualidades, de igual modo dizem estes que as causas das demais coisas

so as diferentes entre aqueles [cheio e vazio]. Dizem que estes so trs: figura, disposio e posio, pois asseguram que o ser difere s por configurao, o contato e a orientao. Dessas diferenas, a configurao a figura, o contato a disposio e a orientao a posio. Difere com efeito a A da N em figura AN de NA em disposio, Z de N em posio.

Mapa da Grcia Antiga:

You might also like