You are on page 1of 4

520

TRANSITRIOS ELETROMAGNTICOS Andr Luiz de Souza; Marcos de Arajo Paz 1.


Bolsista PROBIC/UEFS, Graduando em Engenharia de Computao, Universidade Estadual de Feira de Santana, e-mail: a.souzaecomp071@gmail.com

2. Orientador, Departamento de Tecnologia, Universidade Estadual de Feira de Santana, e-mail: marcospaz@ecomp.uefs.br PALAVRAS-CHAVE: programao, transitrio, eletromagntico

INTRODUO Quantificar o comportamento transitrio em sistemas de potncia no uma tarefa fcil, alm de ser dispendiosa em termos de tempo computacional. necessrio conhecer o comportamento dos componentes do sistema quando submetidos a operaes de chaveamento, condies de falta, etc., e assim verificar se o sistema confivel e seguro. Nesta questo, o modelamento dos componentes do sistema de grande importncia na avaliao de transitrios. Bickford et al. (1976); Greenwood (1991); Zanetta (2003) O modelo de um componente a representao, geralmente atravs de parmetros concentrados (resistncia, indutncia e capacitncia), do comportamento eltrico mediante determinado estmulo ou condio de interesse. Um sistema encerra componentes distintos, e, portanto a correta representao de tal sistema depende do modelo de cada elemento, considerando que h diferentes escalas de tempo para transitrios em diferentes componentes num mesmo sistema. Este trabalho aborda o modelamento de componentes bsicos a serem usados na representao de sistemas e distrbios. Tais representaes so usadas de modo a organizar e montar os algoritmos na implementao de uma ferramenta de simulao de transitrios eletromagnt icos. O objetivo geral do trabalho desenvolver uma ferramenta que auxilie no aprendizado de conceitos bsicos de circuitos eltricos, e em especial em estudos de transitrios. O foco atual da do projeto concentra-se no desenvolvimento das rotinas de clculo para a resoluo dos sistemas de equaes lineares que representa um circuito matematicamente. METODOLOGIA O computador digital no pode dar um contnuo histrico do fenmeno transitrio, mas uma sequncia de capturas instantneas em intervalos de tempo discretos t. Contudo, tal discret izao causa erro de truncamento, que pode conduzir a instabilidade numrica. A aplicao de mtodos numricos, tais como a regra trapezoidal e o mtodo das caractersticas, faz-se necessria a fim de minimizar os efeitos causados pelo uso no descontnuo do tempo no clculo de transitrios. Dommel (1969); Arenales (2008) Os elementos a serem modelados, so aqueles que aparecem como parte de circuitos equivalentes que representam, geradores, transformadores, sesses de linhas de transmisses e o utros. Esses componentes so: resistncia, indutncia, capacitncia e blocos que elementos que contm as caractersticas dos j apresentados. Um circuito eltrico representado matematicamente por um sistema de equaes lineares, desta forma, determinar o transitrio eletromagntico entre os instantes de tempo t = tempo inicial e t = tempo final consiste, na prtica, na resoluo de um sistema a cada passo de tempo. Na forma matricial, pode-se representar um circuito pela seguinte equao:

521

[ G ][ v(t) ]=[ i(t) ] - [ I ]

(1)

onde G matriz condutncia de ns, v(t) o vetor de tenses de ns e i(t) o vetor de corrente de ns. Geralmente os componentes so representados pela sua imped ncia associado em paralelo com uma fonte de corrente, desta forma I o vetor de fontes de corrente prprios dos elementos do circuito. Dommell (1969) De maneira mais geral, a simulao de transitrio deve obedecer ao fluxograma apresentado na figura 1. Dommell (1969)

Figura1: Fluxograma para programa de transitrios O processo se inicia com a leitura do arquivo de dados, arquivo esse que deve conter todas as informaes dos componentes presentes no caso a ser processado computacionalmente, tais como tipo e quantidade de componentes, intensidade de suas respectivas grandezas e suas posies no circuito. Alm da informao detalhada dos componentes o arquivo conter ta mbm as informaes de simulao, a saber, tempo inicial e final, passo de integrao, sobre quais componentes deseja-se guardar a informao de processamento e o tipo de informao que precisa ser armazenada. Ao verificar os arquivos de dados de outros programas de transitrios eletromagnticos, verificou-se que eram muito confusos e de difcil manuteno por

522

serem apenas em modo texto. Prope-se aqui a utilizao de outra formatao para o arquivo de dados, onde tal formao seja mais intuitiva a primeira vista, propicie melhor organizao e facilite a manuteno dos dados. Visando, obter a formao e as facilidades acima descritas prope a utilizao de um arquivo de dados em formato XML (Extensible Markup Language). A adoo de XML deve-se ao fato dessa linguagem permitir a marcao do texto atravs de tags que podem ser livremente escolhida pelo desenvolvedor. Essa propriedade permitiu mo ntar um arquivo organizando hierarquicamente num bloco maior a estrutura dos componentes e suas caractersticas e um outro bloco bem definido contendo todas de informaes de simulao. Aps a leitura do arquivo de dados necessrio montar a equao matricial que representa a matematicamente o circuito. A partir da anlise das posies iniciais e finais e quantidade de componentes existente montada a matriz de incidncia (MA) e a matriz de admitncia de bipolos (Yb). A matriz MA alm de informar quais componentes esto ligados entre si, informa tambm qual sentido do fluxo de corrente entre dois ns quaisquer. Por sua vez, a matriz Yb diagonal informa ao programa quais elementos so fontes ou, no geral, componentes resistivos. Atravs de operaes matriciais envolvendo a matriz de incidncia, a matriz de admitncia de bipolos chega-se um sistema tal qual o da equao 1. Burian (2006) Obtida a equao que descreve o sistema, pode-se ento executar o lao de processamento (ver figura 1) resolvendo a cada passo de integrao o sistema e atualizado as informaes dos vetores de tenso e corrente. ANALISE E DISCUSSO DOS RESULTADOS Tomar-se- como elemento comparativo os resultados obtidos com o tambm simulador de transitrios eletromagnticos QUCS (Quite Universal Circuit Simulator) para o circuito apresentado na figura 2.

Figura 2: Circuito Base Queremos verificar a intensidade da tenso sobre o componente Y1, que representa uma carga resistiva de 10 Ohms para o sistema. A seguir, figura 3, temos ( esquerda) a resposta do QUCS e ( direita) a resposta simulador proposto por este projeto.

523

Figura 3: Comparao dos resultados obtidos Para este exemplo, como os componentes que representam este caso de estudo so apenas resistncia, no deveria haver variaes na resposta do componente tal qual mostra a resposta do simulador QUCS. CONSIDERAES FINAIS Como pode ser visto na comparao feita entre as respostas dos simuladores a para um me smo circuito, observando as mesmas condies que o modelo proposto por este projeto ainda no oferece a resposta desejada. Um exame mais profundo nas rotinas do programa revelou que os erros esto na rotina de resoluo do sistema de equaes lineares. O desenvolvimento do projeto continuar, visando tornar este simulador to eficiente quanto os que atualmente existem. REFERNCIAS BICKFORD, J. P; MULLINEUX, N., and Reed, J. R. 1976. Computation of Power System Transients. Peter Peregrinus Ltd., London, England. GREENWOOD, A. 1991. Electrical Transients in Power Systems. JohnWiley & Sons, Inc.,New York, 2th edition. ZANETTA, L. C. J. 2003. Transitrios Eletromagnticos em Sistemas de Potncia. Edusp, Editora da Universidade de So Paulo, So Paulo. DOMMEL, H. W. 1969. Digital computer solution of electromagnetic transients in single and multiphase networks. IEEE Transactions on Power Apparatus and Systems, Vol. PAS-88:pp. 388399. ARENALES, S. 2008. Clculo Numrico: aprendizagem com apoio de software. Thomson Learning, So Paulo. BURIAN, Y.J; LYRA, A.C.C. 2006. Circuitos Eltricos. Pearson Prentice Hall. So Paulo.

You might also like