You are on page 1of 14

Citologia

no sistema digestrio de organismos como ruminantes, moluscos e cupins. No ser humano, a presena de celulose na dieta (alimentao) garante o bom funcionamento do intestino e a reteno de gua ao bolo fecal, facilitando sua eliminao. Nos artrpodes, o polissacardeo quitina um material impermeabilizante do exoesqueleto, o que garante boa adaptao vida terrestre. Nos tecidos animais, a compactao entre as clulas facilitada pela presena do polissacardeo cido hialurnico (cimento intercelular). A heparina tambm um importante polissacardeo que atua na circulao como anticoagulante, principalmente em regies de grande irrigao como pulmes e fgado.

4.2. Papel Biolgico


Os lipdios desempenham vrias funes importantes para os seres vivos, entre elas, a funo de reserva energtica, realizada pelas gorduras nos animais e pelos leos nos vegetais. A funo estrutural realizada pela cera nas folhas e nos frutos dos vegetais, assim como os fosfolipdios nas membranas celulares. As abelhas produzem cera utilizada na impermeabilizao das clulas da colmia, para proteger o mel, o plen e as larvas. Os animais homeotrmicos (aves e mamferos) dependem das reservas de gordura para a manuteno da temperatura corporal. O depsito de gordura nos animais ocorre no tecido adiposo, localizado abaixo da pele. O depsito de gordura no corpo humano sofre influncia hormonal no perodo da puberdade, diferenciando o sexo masculino, com maior depsito de gordura na regio abdominal, do sexo feminino, que apresenta maior depsito de gordura nas mamas e nas ndegas.

4. Lipdios
4.1. Apresentao
Os lipdios so molculas orgnicas formadas pela unio de cidos graxos e um tipo de lcool, que normalmente o glicerol. Os lipdios apresentam em sua constituio tomos de carbono (C), de hidrognio (H) e de oxignio (O), e diferem dos carboidratos por apresentarem menos tomos de oxignio, podendo ter na sua estrutura, alm do cido graxo e glicerol, tomos de fsforo, colesterol etc. Os lipdios aparecem com muita freqncia na composio qumica dos seres vivos em diferentes partes do corpo, como no tecido adiposo, nas membranas celulares, na bainha de mielina dos neurnios, como precursores de vitaminas e hormnios, ceras impermeabilizantes nas superfcies de folhas e frutos etc. De um modo geral, so substncias pouco solveis em gua e solveis em compostos orgnicos apolares como ter, benzeno, clorofrmio e lcool.

A diferena sexual definida por padres genticos e por depsitos de gordura em regies especficas do organismo.

Captulo 02. Composio Qumica da Clula

PV2D-07-BIO-11

27

Citologia 4.3. Classificao I. Glicerdios


So lipdios formados por cidos graxos e glicerol. Os glicerdios mais comuns nos seres vivos so as gorduras e os leos, que funcionam como material de reserva energtica nos animais e vegetais, respectivamente. Nos animais as gorduras so encontradas no tecido adiposo e nos vegetais e os leos so encontrados principalmente nas sementes. Os leos esto depositados mais freqentemente nas sementes dos vegetais, como, por exemplo, no girassol, na soja, no amendoim, no arroz, no milho e na mamona. Com exceo do leo de mamona (rcino), os outros normalmente so utilizados na preparao de alimentos; j o leo de mamona usado na indstria de graxas e lubrificantes para carros e maquinrios produo de combustveis verdes (como biodsel). A partir dos leos vegetais so produzidas as gorduras vegetais, conhecidas como margarinas, conseguidas por meio de reaes de hidrogenao com aquecimento. Na constituio das margarinas, alm do leo vegetal, esto presentes vitaminas, sais minerais e conservantes. A seguir, esquematizamos a obteno da margarina por hidrogenao de leos vegetais insaturados.

Formao de um glicerdio a partir de cidos graxos e glicerol.

cido graxo insaturado: aquele que apresenta ligaes duplas entre os tomos de carbono. cido graxo saturado: aquele que apresenta apenas ligaes simples entre os tomos de carbono. Os esquemas a seguir mostram exemplos de cidos graxos saturados e insaturados

As gorduras e os leos podem ser diferenciados pelo aspecto, pela localizao, pela origem e pelo tipo de cido graxo que apresentam saturado nas gorduras e insaturado no leo. As gorduras so depositadas no tecido adiposo dos animais, funcionando como material de reserva energtica. Um tipo de gordura nos animais que bem conhecido de todos o toucinho e o bacon (que o toucinho defumado) do porco, utilizado na alimentao. 28
PV2D-07-BIO-11

cidos graxos saturados (ligao simples entre carbonos) Captulo 02. Composio Qumica da Clula

Citologia IV. Esterides

cidos graxos insaturados (duplas ligaes entre carbonos) So lipdios formados pela unio de cido graxo de cadeia longa (de 14 a 36 tomos de carbono) com um lcool de cadeia longa (de 16 a 30 tomos de carbono). As ceras possuem importncia biolgica no revestimento e proteo de superfcies dos corpos dos seres vivos. As ceras revestem as folhas e frutos dos vegetais, diminuindo a taxa de transpirao, pois funcionam como material impermeabilizante. As secrees oleosas das glndulas sebceas protegem a superfcie corporal dos mamferos contra ressecamento. A secreo oleosa da glndula uropigiana das aves lubrifica as penas, evitando que as mesmas fiquem encharcadas no ambiente aqutico. So lipdios formados por cido graxo, glicerol e o grupo fosfato. Os fosfolipdios esto presentes nas estruturas da membrana celular.

II. Cerdios

So lipdios formados por cidos graxos e por lcoois de cadeia cclica como o colesterol. Possuem importncia metablica na formao dos hormnios esterides e componentes da bile. A bile secretada pelo fgado, sendo constituda por sais que promovem a emulsificao das gorduras, facilitando a ao das lipases no intestino. Os hormnios esterides so testosterona, estrgeno e progesterona, relacionados com as caractersticas sexuais e a produo de gametas. A testosterona hormnio masculino produzido nos testculos; o estrgeno e a progesterona so hormnios femininos produzidos no ovrio.

III. Fosfolipdios

A estrutura da membrana celular

Captulo 02. Composio Qumica da Clula

PV2D-07-BIO-11

29

Citologia

5. As Protenas
As protenas so macromolculas, isto , molculas grandes, constitudas por unidades chamadas aminocidos. Algumas propriedades importantes dos seres vivos esto associadas a elas: a facilitao para a ocorrncia de reaes qumicas (enzimas), o transporte de oxignio (hemoglobina ), a transmisso de informaes (hormnios), a composio estrutural das clulas (membranas, tbulos ,etc.), a defesa orgnica (anticorpos), etc. Classificao das protenas quanto funo biolgica: Classe enzimas transporte contrcteis protetoras hormnios estruturais Exemplo tripsina, amilase hemoglobina, mioglobina actina, miosina anticorpos, fibrinognio insulina, prolactina colgeno, elastina

5.1. Aminocidos

Em todas as protenas, encontram-se sempre os mesmos tipos de aminocidos. O que distingue uma protena da outra o nmero de aminocidos e a seqncia na qual eles esto ligados. Todos os aminocidos possuem um tomo de carbono central, ao qual se ligam um grupo carboxila (COOH), que confere carter cido, um grupo amina (NH2), que tem carter bsico, um tomo de hidrognio e um radical R, varivel de um aminocido para outro.

Os aminocidos podem ser obtidos na dieta ou produzidos, a partir de acares. Todavia, suas molculas possuem nitrognio. O nitrognio constitui cerca de 80% do ar atmosfrico, mas sua assimilao ocorre pela ao de microrganismos capazes de transform-lo em compostos utilizveis pelos vegetais (nitritos ou nitratos). Os vegetais empregam esses compostos para produzir aminocidos, obtidos pelos animais atravs da alimentao. Os animais podem sintetizar aminocidos a partir de acar, graas transferncia do grupo NH2 das protenas da dieta. Podem, ainda, transformar alguns aminocidos em outros. Todavia, existem alguns aminocidos que no podem ser produzidos pelos animais, e precisam ser conseguidos na alimentao. So os aminocidos essenciais. J aqueles que podem ser sintetizados nas clulas animais so chamados aminocidos naturais. So aminocidos naturais a alanina, a prolina, a glicina, a serina, a tirosina, entre outros. So aminocidos essenciais a valina, a leucina, o triptfano, a metionina, a fenilalanina, entre outros. Os alimentos ricos em protenas, como o leite, a carne, os ovos, a gelatina, podem ser utilizados como fonte de aminocidos para o organismo. No leite existe a protena casena, que utilizada pelo organismo como fonte de aminocidos naturais.

Frmula geral de um aminocido

As protenas, ou cadeias polipeptdicas, so formadas pela unio entre aminocidos. As ligaes entre os aminocidos so denominadas ligaes peptdicas e ocorrem entre o grupo carboxila de um aminocido e o grupo amina de outro aminocido. Para o organismo aproveitar as protenas como fonte de aminocidos, deve ocorrer ao enzimtica das proteases na digesto das protenas, que ocorre no estmago e no intestino. Captulo 02. Composio Qumica da Clula

5.2. As Reaes de Sntese e Hidrlise

O radical R pode ser um tomo de hidrognio, um grupo ou grupos mais complexos, contendo carbono, hidrognio, oxignio, nitrognio e enxofre. 30
PV2D-07-BIO-11

Citologia
Como cada ligao peptdica formada entre dois aminocidos, uma protena com 100 (cem) aminocidos apresentar 99 (noventa e nove) ligaes peptdicas.

123456 74 89
4 479 

123456 74 396976

As protenas diferem entre si pelo nmero, tipo e seqncia dos aminocidos em suas estruturas.

1) Reao de sntese por desidratao 2) Reao de hidrlise (digesto) com ao de uma protease

5.3. As Estruturas das Protenas


A seqncia linear de aminocidos de uma protena define sua estrutura primria.

O filamento de aminocidos se enrola ao redor de um eixo, formando uma escada helicoidal chamada alfa-hlice. uma estrutura estvel, cujas voltas so mantidas por pontes de hidrognio. Tal estrutura helicoidal a estrutura secundria da protena.

A estrutura secundria de uma protena. Estrutura primria de um oligopeptdeo.

O nmero de aminocidos muito varivel de uma protena para outra: insulina bovina 51 aminocidos hemoglobina humana 574 aminocidos desidrogenase glutmica 8.300 aminocidos Captulo 02. Composio Qumica da Clula

As protenas estabelecem outros tipos de ligaes entre suas partes. Com isso, dobram sobre si mesmas, adquirindo uma configurao espacial tridimensional chamada estrutura terciria. Essa configurao pode ser filamentar como no colgeno, ou globular, como nas enzimas.
PV2D-07-BIO-11

31

Citologia

A estrutura terciria de uma protena

Tanto o estabelecimento de pontes de hidrognio como o de outros tipos de ligaes dependem da seqncia de aminocidos que compem a protena. Uma alterao na seqncia de aminocidos (estrutura primria) implica em alteraes nas estruturas secundria e terciria da protena. Como a funo de uma protena se relaciona com sua forma espacial, tambm ser alterada. Um exemplo clssico a anemia falciforme. Nessa doena hereditria, h uma troca na cadeia de aminocidos da hemoglobina (substituio de um cido glutmico por uma valina). Isto acaba por determinar mudanas na hemcia, clula que contm a hemoglobina, que assume o formato de foice quando submetida a baixas concentraes de oxignio.

Hemcia normal

Hemcia falciforme

32

PV2D-07-BIO-11

Captulo 02. Composio Qumica da Clula

Citologia
Muitas protenas so formadas pela associao de dois ou mais polipeptdeos (cadeias de aminocidos). A maneira como estas cadeias se associam constitui a estrutura quaternria dessas protenas. A hemoglobina, citada anteriormente, formada pela unio de duas cadeias "alfa" e duas cadeias "beta".

Quando as protenas so submetidas elevao de temperatura, a variao de pH ou de certos solutos como a uria, sofrem alteraes na sua configurao espacial e sua atividade biolgica perdida. Este processo se chama desnaturao. Ao romper as A estrutura quaternria da hemoglobina ligaes originais, a protena sofre novas dobras ao acaso. Geralmente, as protenas se tornam insolveis quando se desnaturam. o que ocorre com a albumina da clara do ovo que, ao ser cozida, se torna slida. Na desnaturao, a seqncia de aminocidos no se altera e nenhuma ligao peptdica rompida. Isso demonstra que a atividade biolgica de uma protena no depende apenas da sua estrutura primria, embora esta seja o determinante da sua configurao espacial. Algumas protenas desnaturadas, ao serem devolvidas ao seu meio original, podem recobrar sua configurao espacial natural. Todavia, na maioria dos casos, nos processos de desnaturao por altas temperaturas ou por variaes extremas de pH, as modificaes so irreversveis. A clara do ovo se solidifica, ao ser cozida, mas no se liquefaz quando esfria.

5.4. Desnaturao das Protenas

Captulo 02. Composio Qumica da Clula

PV2D-07-BIO-11

33

Citologia 5.5. As Funes das Protenas


As protenas desempenham quatro funes importantes para os seres vivos. Entre estas funes podemos citar a funo estrutural ou plstica, hormonal, anticorpos (imunizao) e enzimtica. As protenas estruturais esto presentes em estruturas esquelticas, como ossos, tendes e cartilagens, unhas, cascos, etc., alm da membrana celular. As protenas hormonais atuam no metabolismo como mensageiros qumicos, como a insulina e o glucagon que controlam a glicemia do sangue e o hormnio de crescimento denominado somatotrofina, secretado pela hipfise. As protenas de defesa imunolgica so as imunoglobulinas (anticorpos). As protenas de ao enzimtica (enzimas) so importantes como catalisadores biolgicos favorecendo reaes do metabolismo celular, como as proteases, a catalase, as desidrogenases, entre outras. especficas que o DNA comanda todo o metabolismo celular. Sendo protenas, quando submetidas a fatores capazes de modificar sua configurao espacial natural, as enzimas podem perder suas propriedades catalticas. So constitudas por uma ou mais cadeias polipeptdicas. Algumas enzimas s atuam quando ligadas a um outro composto, chamado co-fator. O cofator pode ser um metal (Zn, Fe, Mg, Mn, etc.) ou uma molcula orgnica designada por co-enzima. As vitaminas da dieta, geralmente, so co-enzimas. As reaes qumicas ocorrem quando ligaes qumicas das molculas reagentes so rompidas e novas ligaes so formadas, originando novas molculas. Para que aconteam, as molculas reagentes devem alcanar um nvel de energia maior que o normal (estado de transio). A energia necessria para elevar o nvel energtico dos reagentes a este estado de transio a energia de ativao. Pode ser comparada energia necessria para levar uma pedra at o alto de uma montanha, de onde ela ir rolar.

6.2. Catlise e Ao Enzimtica

6. Enzimas
As enzimas constituem a mais numerosa classe das protenas. As enzimas so responsveis por catalisar milhares de reaes qumicas que constituem o metabolismo celular. Os catalisadores so substncias que interferem na velocidade de uma reao qumica, sem sofrer alterao. Como todo catalisador, a enzima pode participar de uma reao vrias vezes, podendo realizar uma mesma reao qumica milhares de vezes por segundo. Todas as enzimas so protenas. Portanto, sua produo subordinada ao controle do DNA. atravs da produo de enzimas

6.1. Apresentao

34

PV2D-07-BIO-11

Captulo 02. Composio Qumica da Clula

Citologia
Na presena de um catalisador, as molculas atingem o estado de transio em um nvel energtico inferior quele que atingiram na sua ausncia. Portanto, os catalisadores aumentam a velocidade da reao porque diminuem a energia de ativao necessria. Quando os produtos so formados, o catalisador se desprende, inalterado. seu substrato tem, portanto, grande especificidade.

6.3. Fatores que Modificam a Ao Enzimtica


A enzima E combina-se com o substrato S, formando um complexo ES, em uma reao rpida: E + S ES Em uma reao mais lenta, o complexo ES se desfaz, originando o produto P e liberando a enzima: E+S ES E + P

I. Efeito da Concentrao do Substrato

Mecanismo de reaes enzimticas

Quando o catalisador uma enzima, os reagentes so chamados substratos. O nome de uma enzima pode indicar o tipo de reao catalisada (hidrolases, transaminases, desidrogenases, etc.) ou o substrato sobre o qual ela atua (amilase, protease, lipase, etc.). As enzimas atuam oferecendo s molculas dos substratos um local para se aderirem e onde a reao ir se processar. Tal local o centro ativo ou stio ativo. A ligao entre o substrato e o centro ativo muito precisa e especfica. A estrutura do centro ativo depende da configurao espacial da enzima. Alteraes na estrutura tridimensional da enzima podem torn-la inativa, por impedir o encaixe do substrato no centro ativo. A ligao da enzima com

Se a concentrao da enzima for constante, aumentos sucessivos na concentrao do substrato so acompanhados por aumentos cada vez menores na velocidade da reao.

Atinge-se um ponto no qual novos aumentos no provocaro elevao na velocidade. Ao ser alcanada a velocidade mxima, a enzima encontra-se saturada e no pode atuar mais rapidamente. Todas as molculas da enzima encontram-se em atividade.

Captulo 02. Composio Qumica da Clula

PV2D-07-BIO-11

35

Citologia II. Efeito da Temperatura

Sabe-se que a velocidade das reaes qumicas aumenta com a elevao da temperatura. Todavia, nas reaes catalisadas por enzimas, a velocidade tende a diminuir quando a temperatura passa de 35 C a 40 C. Isso ocorre porque temperaturas elevadas alteram a estrutura secundria, terciria e at quaternria da molcula da enzima, afetando sua configurao espacial. Em temperaturas superiores a 70 C as reaes enzimticas cessam para os humanos, pois deve ocorrer desnaturao da enzima. Existe, portanto, uma temperatura na qual a atividade da enzima mxima, a temperatura tima. Nos animais homeotermos, cuja temperatura corporal constante, a temperatura tima est entre 35 C e 40 C. Nos pecilotermos, de temperatura varivel, as enzimas atuam em temperatura de 25 C, aproximadamente. As enzimas no se tornam inativas pelo congelamento. A velocidade das reaes diminui com a queda da temperatura, podendo mesmo cessar. Porm, a atividade cataltica reaparece, quando a temperatura se eleva a valores normais. A diminuio da atividade enzimtica e da taxa metablica em baixas temperaturas til para o congelamento de smen e de embries, para a conservao de rgos para transplantes ou para a preservao de rgos durante a realizao de cirurgias. As enzimas tm um pH timo no qual sua atividade biolgica mxima. Em valores abaixo (mais cido) ou acima (mais bsico) desse pH, a atividade biolgica diminui porque a estrutura tridimensional da enzima se altera. O pH timo varia de enzima para enzima. Exemplos enzima pepsina tripsina ptialina pH timo 2,0 8,5 6,8

III. Efeito do pH

36

PV2D-07-BIO-11

Captulo 02. Composio Qumica da Clula

Citologia
Os grficos a seguir mostram como o fator pH influencia na atividade enzimtica.

Captulo 02. Composio Qumica da Clula

PV2D-07-BIO-11

37

Citologia

Captulo 03. Ao Gnica


1. Nucleotdeos
Em 1870, Miescher isolou substncias que tinham carter cido e eram formadas por carbono, hidrognio, oxignio, nitrognio e fsforo, no ncleo de clulas presentes no pus. Tais substncias foram chamadas de cidos nuclicos. Sabe-se que elas esto relacionadas com o controle da atividade celular e com os mecanismos da hereditariedade. Os cidos nuclicos so formados pela unio de nucleotdeos. Outras macromolculas orgnicas so constitudas por unidades mais simples: as protenas, por aminocidos e os polissacardeos, por acares simples, como a glicose. Cada nucleotdeo tem trs subunidades: um grupo fosfato, uma pentose e uma base nitrogenada. compostos formados por uma pentose e por uma base nitrogenada. So os nucleosdeos. Nos seres vivos, h 2 tipos de cidos nucleicos: o cido desoxirribonuclico (DNA ou ADN) e o cido ribonuclico (RNA ou ARN) com funes distintas. O DNA encontrado nos cromossomos, dirige a sntese das enzimas e, desta forma, controla as atividades metablicas da clula. O RNA transfere as informaes do DNA para os ribossomos, onde as enzimas e outras protenas so produzidas.

2. cido Desoxirribonuclico
Quando um vrus bacterifago ataca uma bactria, apenas seu DNA penetra na clula hospedeira, enquanto sua capa protica permanece aderida membrana. Novos vrus surgem no interior da bactria, demonstrando que o DNA contm as informaes necessrias para a produo de novos vrus, comandando a formao de mais DNAs e de novas capas proticas. Isso evidencia o papel do DNA como base qumica do material gentico. Para que uma molcula possa agir como portadora das informaes genticas, deve satisfazer algumas condies. 1) Conter grande quantidade de informaes, passando-as de gerao a gerao. 2) Fazer cpias de si mesma, uma vez que as informaes so passadas s clulas-filhas. 3) Ter mecanismos para transformar as informaes em ao, controlando a atividade celular. 4) Eventualmente, sofrer pequenos "enganos", os quais devem ser copiados fielmente e passados aos descendentes. Esse processo a base das mutaes e da evoluo. O DNA cumpre todas essas exigncias. bastante grande e complexo, podendo conter enorme quantidade de informaes. Pode se autoduplicar, gerando cpias perfeitas de si mesmo. Comandando a sntese das enzimas, Captulo 03. Ao Gnica

O grupo fosfato se origina do cido fosfrico (H3PO4). H duas pentoses que podem participar da estrutura dos nucleotdeos: a ribose (C 5 H 10 O 5 ) e a desoxirribose (C5H10O4). As bases nitrogenadas possuem estrutura em anel, com tomos de nitrognio na molcula. Classificam-se em bases pricas (adenina e guanina) e bases pirimdicas (citosina, timina e uracila). Bases pricas = A e G Bases pirimdicas = C, T e U A quebra parcial dos nucleotdeos, com a retirada do grupamento fosfato, resulta em 38
PV2D-07-BIO-11

Citologia
controla o metabolismo celular. Sofre, algumas vezes, alteraes em sua seqncia de nucleotdeos. Aceita-se, hoje, que o DNA o material gentico. Nas clulas eucariticas, a maior parte do DNA encontra-se nos cromossomos; menor quantidade observada nas mitocndrias e nos cloroplastos. Os nucleotdeos de DNA possuem:
2 a) um grupo fosfato: 12 1 ;

b) uma pentose: a desoxirribose; c) uma base nitrogenada que pode ser adenina, guanina, citosina ou timina.

Os nucleotdeos do DNA.

Estudando a composio de molculas de DNA de diferentes espcies, Erwin Chargaff determinou, em todas, uma relao constante:

1234567847

1234567847

9
46 8467 = 9
46 8467 com timina com adenina 123456784 9
46 8467 = 637citosina
Captulo 03. Ao Gnica
123456784 9
46 846 637guanina
PV2D-07-BIO-11

39

Citologia
Relao de Chargaff = 1 = 3 = 5 2 4 Composio de bases do DNA de algumas espcies Estudos com difrao de raio X, nos anos 50, mostravam que a molcula do DNA deveria ter a estrutura de uma grande hlice. James D. Watson e Francis Crick propuseram um modelo para a molcula do DNA, visando a explicar tanto suas caractersticas qumicas quanto seus papis biolgicos. Segundo o modelo de Watson e Crick, a molcula do DNA tem a estrutura de uma dupla hlice, como uma escada retorcida, com dois filamentos de nucleotdeos.

O modelo de Watson e Crick para a molcula do DNA.

40

PV2D-07-BIO-11

Captulo 03. Ao Gnica

You might also like