You are on page 1of 3

Prof M.

Maria de Lourdes Sgorbissa A Gestalt A Psicologia da Forma A Gestalt constitui-se uma das principais teorias da Psicologia surgidas na Europa no sculo XX. Surge como uma negao fragmentao das aes e processos humanos presentes nas tendncias da Psicologia cient fica do sculo !X. "usca compreender o homem como totalidade# liga-se $ilosofia. % termo Gestalt de dif cil traduo. % termo mais pr&'imo em portugus seria forma ou configurao# (ue no utili)ado por no corresponder e'atamente ao seu real significado em Psicologia. Estudo Dirigido *+ ,ual o ponto de partida da teoria da Gestalt? -*. A percepo o ponto de partida e tam/m um dos temas centrais dessa teoria. 0+ ,ual a cr tica (ue a Gestalt fa) ao Behaviorismo1 -0. A teoria "eha2iorista tem por princ pio admitir a e'istncia de uma relao de causa e efeito entre o est mulo e a resposta. %s te&ricos da 3estalt entendem (ue entre o est mulo (ue o meio fornece e a resposta do indi2 duo# encontra-se o processo de percepo. % (ue o indi2 duo perce/e e como perce/e so dados importantes para a compreenso do comportamento humano. 4+ ,ual a import5ncia da percepo do est mulo para a compreenso do comportamento humano# na teoria da 3estalt1 -4. 6e acordo com a 2iso dos gestaltistas# o comportamento de2eria ser estudado nos seus aspectos mais glo/ais# le2ando em considerao as condies (ue alteram a percepo do est mulo. 7+ 8itar um e'emplo (ue mostre uma percepo do am/iente diferente de sua realidade f sica. -7. 9 o caso do cinema. ,uem :; 2iu uma fita cinematogr;fica sa/e (ue ela composta de fotogramas est;ticos. % mo2imento (ue 2emos na tela uma iluso de &tica causada pela p&simagem retiniana <a imagem demora um pouco para se =apagar> em nossa retina+. 8omo as imagens 2o-se so/repondo em nossa retina# temos a sensao de mo2imento. ?as o (ue de fato est; na tela uma fotografia est;tica. @+ ,uando eu 2e:o uma parte de um o/:eto# ocorre uma tendncia restaurao do e(uil /rio da forma# ou se:a# da /oa-forma# garantindo o entendimento do (ue estou perce/endo. % (ue necess;rio para alcanarmos a /oa-forma1 -@. Ao olharmos o o/:eto o fenAmeno da percepo norteado pela /usca de fechamento# simetria e regularidade dos pontos (ue compem uma figura <o/:eto+.

B+ ,ual a import5ncia da relao figura-fundo na percepo1 -B. 9 de suma import5ncia para o indi2 duo no processo de percepo distinguir o (ue figura e o (ue fundo para e2itar am/igCidades# ou o (ue chamamos de iluso de &tica. D+ 8omo denominado o con:unto de est mulos determinantes do comportamento1 -D. 6e acordo com a 2iso glo/al dos gestaltistas# o con:unto de est mulos determinantes do comportamento denominado meio ou meio ambiental. So conhecidos dois tipos de meio. o geogrfico e o comportamental. E+ E'plicar# por meio de um e'emplo# o meio geogr;fico e o meio comportamental. -E. % meio geogr;fico o meio f sico em termos o/:eti2os. E'emplo. uma pessoa dentro de uma danceteria. % meio comportamental o meio resultante da interao do indi2 duo com o meio f sico e implica a interpretao desse meio por meio de foras (ue regem a percepo <e(uil /rio# simetria# esta/ilidade e simplicidade+. E'emplo. cumprimentarmos a dist5ncia uma pessoa conhecida e# ao chegarmos mais perto# deparamos com um atAnito desconhecido. Fm erro de percepo nos le2ou ao comportamento de cumprimentar o desconhecido. Esta pe(uena confuso demonstra (ue a nossa percepo do est mulo <a pessoa desconhecida+ na(uelas condies am/ientais mediati)ada pela forma como interpretamos o conteGdo perce/ido. H+ % (ue campo psicol&gico1 -H. % campo psicol&gico entendido como um campo de fora (ue nos le2a a procurar a /oa-forma. $unciona figurati2amente como um campo eletromagntico criado por um im <a fora de atrao e repulso+. Esse campo psicol&gico tem uma tendncia (ue garante a /usca da melhor forma poss 2el em situaes (ue no esto muito estruturadas. *I+ ,uais princ pios regem o campo psicol&gico na /usca da /oa-forma1 -*I: a) proximidade J os elementos mais pr&'imos tendem a serem agrupados.

Kemos trs colunas e no trs linhas na figura. /) Semelhana os elementos semelhantes so agrupados

c+ echamento J ocorre uma tendncia de completar os elementos faltantes da figura para garantir sua compreenso

**+ % (ue insight1 6 um e'emplo. -**. % termo insight designa uma compreenso imediata# en(uanto uma espcie de =entendimento interno>. E'emplo. Acontece# s 2e)es# de estarmos olhando para uma figura (ue no tem sentido para n&s e# de repente# sem (ue tenhamos feito nenhum esforo especial para isso# relao figura-fundo elucida-se. *0+ "aseado na teoria de LeMin# e'pli(ue os conceitos de espao 2ital e de campo psicol&gico1 -*0. Nurt LeMin define espao !ital como =a totalidade dos fatos (ue determinam o comportamento do indi2 duo num certo momento> * "ampo Psicol&gico o espao de 2ida considerado dinamicamente# onde se le2am em conta no somente o indi2 duo e o meio# mas tam/m a totalidade dos fatos coe'istentes e mutuamente interdependentes.

#ibliografia "%8N# A ? ". O $F-PA6%# % O PE!XE!-A# ?. L. P. Psicologias Uma introduo ao estudo de Psicologia. *4Q ed. So Paulo# Sarai2a# *HHH# pg. @H-BE.

"ocR# A $urtado# % O Pei'eira# ? L apud L A 3arcia--o)a. Psicologia estrutural em Nurt LeMin# p. 7@.

You might also like