You are on page 1of 20

CARTILHA DE REDES SOCIAIS

COLEO

CARTILHA DE REDES SOCIAIS

INTRODUO
O advento das chamadas Redes Sociais se, de um lado representa a conectividade teorizada por McLuhan(1) na Aldeia Global, de outro, significa um novo desafio para naes, sociedade e empresas, especialmente para o setor financeiro. Afinal, nada mais segredo. Nas redes sociais, tudo se sabe. Como conter informaes estratgicas, manter sigilo, preservar a segurana de dados em um mundo que conjuga a todo instante o verbo compartilhar? De que adianta bloquear o acesso de colaboradores internet, quando se sabe que 80% desses acessos so realizados fora do ambiente corporativo? Como impedir o vazamento de dados, se hoje os smartphones so capazes de fotografar telas e planilhas, filmar reunies, gravar udios e transmit-los instantaneamente? No existe mais a separao entre real e virtual. Tudo faz parte da vida real. No existem ainda respostas que permitam lidar a contento com esse admirvel mundo novo e em constante evoluo. Os meios acadmicos apenas comearam a estudar as infinitas implicaes sociais, empresariais e at mesmo as eventuais ameaas de Estado dessa interconectividade plena. O Wikileaks , talvez, o melhor exemplo dessa nova e, aparentemente, estranha realidade. H tambm questes relativas s ferramentas de monitoramento de contedo publicado nas redes sociais e s aes reativas quando da divulgao de dados sigilosos ou informaes e comentrios que possam representar danos imagem ou s operaes das instituies financeiras e demais empresas.

Filsofo e educador canadense nascido em 1911, autor de textos e livros sobre meios de comunicao.

importante lembrar que todos aqueles que, de alguma forma se relacionam direta ou indiretamente com uma empresa ou organizao, podem ser impactados pelas redes sociais. Assim, o engajamento e o treinamento dos colaboradores so pontos fundamentais para se mitigar os riscos inerentes segurana das informaes, bem como, o aprimoramento no acompanhamento cotidiano do ciberespao. Nesse contexto, indispensvel que tomemos conscincia dos riscos aos quais estamos expostos. Se no h como evit-los totalmente, pelo menos um processo educacional de conscientizao poder mitigar possveis danos. Este tem sido o cerne das discusses que se travam, nos ltimos meses, no mbito das reunies sobre o tema na FEBRABAN e que ser detalhado a seguir. Acreditamos que o investimento em conscientizao e treinamento, tais como desenvolvimento de programas de e-learning e elaborao de cartilhas sobre o tema, so absolutamente necessrios para auxiliar as reas de compliance, gesto de riscos, segurana da informao, marketing, jurdico, comunicao, recursos humanos, entre outras, nos esforos para promover as boas prticas, divulgar produtos e servios e preservar as organizaes, garantindo seu sucesso e bom desempenho. com este objetivo que a FEBRABAN publica este documento.

So Paulo, maio de 2013.

6 | CARTILHA DE REDES SOCIAIS

AGRADECIMENTOS AOS QUE PARTICIPARAM DA ELABORAO DESTA CARTILHA: Colaboradores de diversos Bancos Comisso de Compliance da FEBRABAN Comisses setoriais da FEBRABAN
Colaboradores da FEBRABAN:

Eli da Silva Srgio Luiz Martins Giannella Silvia Fernanda Mazzola

CARTILHA DE REDES SOCIAIS | 7

CONCEITOS
Mdias Sociais so plataformas projetadas para permitir a interao social a partir do compartilhamento de contedo e da criao colaborativa de informao nos mais diversos formatos. Redes sociais so estruturas sociais compostas por pessoas ou organizaes, conectadas por um ou vrios tipos de relaes, que partilham valores e objetivos comuns. Uma das caractersticas fundamentais das redes sociais a sua abertura, que possibilita relacionamentos horizontais e no hierrquicos entre os participantes. Um dos princpios das redes sociais, por ser uma ligao social, a conexo fundamental entre as pessoas, que se d por meio da identidade. Redes sociais pblicas: so ambientes, pginas ou sistemas da internet que permitem a troca de informaes, a interao social e a comunicao entre as pessoas e organizaes. Redes sociais privadas: so todos os canais internos de comunicao de uma empresa, que possibilitam a colaborao e a troca de informaes entre pessoas autorizadas por essa empresa. SO EXEMPLOS DE MDIAS SOCIAIS: Comunicao: blogs (Blogger e WordPress), microblogs (Twitter e Pownce), redes sociais (Orkut, Facebook, LinkedIn e MySpace); Colaborao: wikis (Wikipdia); Multimdia: compartilhamento de fotos (Flickr, Zooomr, Fotolog e Picasa) e compartilhamento de vdeo (Videolog, YouTube e Vimeo); Entretenimento: mundos virtuais (Second Life).

8 | CARTILHA DE REDES SOCIAIS

CARTILHA DE REDES SOCIAIS | 9

CDIGO DE CONDUTA
Independentemente do tipo de pessoas que formam uma rede social ou do tema que as une, um ponto em comum entre elas o compartilhamento de informaes, conhecimentos, interesses e esforos em busca de objetivos comuns. A intensificao da formao das redes sociais, nesse sentido, reflete um processo de fortalecimento da sociedade civil, em um contexto de maior participao democrtica e mobilizao social. As redes sociais so uma extenso das relaes e das atividades da vida pessoal e profissional e refletem comportamentos do cotidiano. Dessa forma, tambm nas redes, cada um abordar temas relacionados sua profisso e carreira, o que proporciona a interao com pessoas do seu meio profissional. O mau uso das redes sociais pode expor negativamente e comprometer os relacionamentos e at mesmo uma carreira profissional. Por outro lado, usando-as adequadamente voc se aprimora, interage com pessoas e usufrui melhor de tudo o que esse universo tem a lhe oferecer. Por isso, importante produzir contedos que possam expressar os valores que tambm esto presentes na postura profissional do dia a dia de trabalho. Os posicionamentos apresentados a seguir visam orientar o comportamento das pessoas no uso das Mdias Sociais e devem ser aplicados na conduta pessoal e profissional dos participantes destas mdias, buscando o alinhamento entre comportamentos e atitudes e uma interao responsvel. 1. Separe os assuntos pessoais dos profissionais No faa parte de comentrios especulativos e/ou sobre posicionamentos de sua empresa.

10 | CARTILHA DE REDES SOCIAIS

2. Respeite as regras de confidencialidade No comente assuntos confidenciais e/ou aqueles que voc tenha tomado conhecimento devido natureza do seu trabalho, mesmo que j tenham se tornado pblico. dever do funcionrio garantir a confidencialidade e integridade dos dados pertencentes sua empresa ou quelas com as quais se relaciona. Qualquer informao postada em redes sociais, de total responsabilidade do funcionrio, ficando a empresa isenta de responder civil ou criminalmente pelos danos causados, salvo quando a postagem for autorizada formalmente pela empresa. 3. Respeite os valores da empresa Conhea e vivencie a misso, a viso, os valores, o estatuto, o cdigo de tica e as normas de conduta de sua empresa. O seu comportamento nas redes sociais dever refletir todos eles. 4. Horrio de acesso s Mdias Sociais O acesso s redes sociais (Orkut, Facebook, LinkedIn, Twitter, MSN, e outras) nas empresas, desde que autorizado, deve seguir o bom senso, ou seja, respeitando o horrio de expediente e utilizando as redes apenas nos horrios definidos para esse acesso. 5. Cumprimento do cdigo de conduta Este cdigo de conduta para uso das redes sociais no substitui o cdigo de conduta de sua empresa que soberano em seu contedo e, cujas regras devero ser seguidas conforme orientao da rea de recursos humanos e de seu contrato de trabalho. Ele objetiva somar informaes e apoi-lo no correto uso das Mdias Sociais.

CARTILHA DE REDES SOCIAIS | 11

Qualquer informao postada em redes sociais, de total responsabilidade do funcionrio, ficando a empresa isenta de responder civil ou criminalmente pelos danos causados, salvo quando a postagem for autorizada formalmente pela empresa.

12 | CARTILHA DE REDES SOCIAIS

DICAS DE POSTURA E RISCOS DAS REDES SOCIAIS


A seguir, seguem algumas orientaes que podero nortear o uso que voc faz das redes sociais no somente no mundo corporativo, como tambm na vida pessoal. 1. Conectando-se Para que voc possa utilizar as Mdias Sociais, necessrio que escolha um ou mais sites disponveis. Nesses sites, poder compartilhar informaes, fotos, mensagens, links, interagir com amigos e familiares e ter acesso a outras facilidades de comunicao. As Redes Sociais, em geral, se diferenciam por apresentar recursos, finalidades e temas diferenciados. Voc pode criar um perfil no Twitter, produzir seus posts e seguir usurios relevantes para o seu trabalho e sua vida como um todo. No Facebook, poder se relacionar com seus colegas e acompanhar as novidades em tecnologia e aplicativos para as redes. Por meio do LinkedIn voc poder trocar experincias com pessoas da sua rea de atuao e aprimorar sua carreira. 2. Produo de contedos Quando estiver em um ou mais sites das redes sociais, voc ter a liberdade de produzir os seus contedos livremente e interagir com os outros usurios, mantendo-os informados sobre as suas atividades. Evite publicar comentrios ou posicionamentos sobre sua empresa ou outros que possam interferir em sua vida profissional. Informaes confidenciais so protegidas por lei e sua divulgao sem autorizao formal dos proprietrios, pode trazer problemas legais srios a quem viola estas regras. 3. Objetividade Evite escrever demais em um nico post. Os textos para internet devem ser curtos e objetivos. A quantidade de informaes a que o leitor tem acesso imensa e os estmulos tambm. Escolha ttulos atraentes e inicie o texto de forma a mant-lo interessante.

CARTILHA DE REDES SOCIAIS | 13

4. Indicao de fontes e referncias Tudo que voc publicar sobre algo que leu em outro site deve ser referenciado; no deixe de citar o link onde encontrou aquela informao. Indique ainda outros sites, vdeos ou podcasts (arquivos de udio) no qual o leitor poder encontrar dados complementares ao que voc est falando. Dessa forma, voc cria textos dinmicos e promove a circulao das ideias. Certifique-se de que suas postagens no ferem nenhum direito autoral ou propriedade intelectual de pessoas e/ou empresas. As informaes de projetos e programas desenvolvidos na empresa em que voc trabalha pertencem apenas a ela. 5. Verificao das informaes Revise os textos eliminando erros de ortografia e gramtica. No deixe de utilizar dicionrios e corretores ortogrficos eletrnicos. Mantenha a credibilidade de suas informaes buscando e referenciando fontes confiveis. Notcias mal apuradas e boatos podem causar prejuzos srios, inclusive sua imagem profissional. 6. Prudncia Pense bem e analise o contedo que pretende publicar. Lembre-se da perpetuidade dos contedos disponibilizados em Mdias Sociais. Cuidado com as informaes que voc publica e lembre-se: o que publicar ser lido. Algumas pessoas publicam opinies controvertidas sobre outras ou entram em discusses desnecessrias nas redes sociais e se expem demais. Assuntos delicados e polmicos devem ser tratados em particular. Existe uma mxima sobre as redes sociais que diz se no pode ser dito em pblico, no pode ser publicado. 7. Agregar valor Quando for publicar algo nas redes sociais, certifique-se da relevncia do tema e procure apresentar fatos novos ou dicas interessantes.

14 | CARTILHA DE REDES SOCIAIS

8. Socializao O nome rede social, portanto, fundamental que voc socialize e se relacione. Dessa forma, se tem um blog, responda aos comentrios dos leitores; se tem Twitter, interaja com seus seguidores. Siga tambm usurios relevantes, leia, comente e participe de blogs e redes de seu interesse. 9. Exposio Tome cuidado para no dar mais informaes do que o necessrio na internet. Voc est em um ambiente pblico e falar demais pode ser um risco. Evite fazer comentrios sobre sua vida profissional, compra de bens, datas de viagens, promoes profissionais, endereos e, at mesmo, o nome da empresa onde trabalha. Compartilhar parte da essncia do ser humano, mas expor demais seus dados pode ser perigoso. Fique atento. Evite a publicao de fotos de qualquer autoria que comprometam ou potencialmente prejudiquem sua imagem ou de sua empresa e, verifique se a mesma situao ocorre em imagens postadas por amigos.

BOAS PRTICAS NO USO DA INTERNET


Como vimos at aqui, o uso das redes sociais e da internet, em geral, traz facilidades para as tarefas do dia a dia, aproxima pessoas e torna as informaes mais acessveis a todos. Mas, necessrio termos ateno em relao forma e conduta que adotamos nesses acessos, seguindo algumas regras bsicas que podem minimizar os riscos aos quais nos expomos, tanto na vida pessoal como na profissional, quando acessamos as Mdias Sociais. Convm sempre lembrar que, mesmo atos praticados como simples brincadeiras, podem tornar-se srias questes legais. Algumas dicas importantes: Ao falar sobre seu trabalho, atente para que no sejam divulgadas informaes de uso interno ou confidencial e rotinas de trabalho, em funo do risco de quebra de sigilo profissional.

CARTILHA DE REDES SOCIAIS | 15

Escreva sempre em primeira pessoa quando fizer comentrios sobre sua empresa em redes sociais. Atente para nunca associar contedo pessoal ou de opinio particular com a marca da empresa para a qual trabalha. Tenha cuidado ao identificar-se como funcionrio/colaborador de uma instituio. Seja honesto. Identifique-se com seu verdadeiro nome e funo na empresa onde trabalha. No exponha problemas profissionais em conversas abertas. Cuidado com comentrios implcitos ou explicitamente ofensivos e possveis vnculos com sua empresa. Faa sempre comentrios respeitosos e significativos. No faa comentrios ofensivos ou agressivos sobre empresas concorrentes, parceiros de negcios ou colegas de trabalho. No publique fotos ou informaes de clientes, exceto se expressamente autorizadas. No compartilhe piadas internas nem divulgue fotos de seu ambiente de trabalho ou de colegas, sem permisso. Fotos e mensagens podem ser apagadas, mas isso no significa que elas desaparecero da rede. No se pronuncie em comentrios negativos postados sobre o seu trabalho ou empresas concorrentes. Comunique o fato ao seu gestor. Nunca utilize marcas de empresas em sites, sem autorizao do titular. No publique ou divulgue informaes confidenciais de sua empresa para terceiros, em grupos de trabalho, happy hours ou chats. Ao expor sua opinio na rede, seja educado e sutil, principalmente quando no concordar com a opinio de outra pessoa. Manifeste-se com respeito quando tratar de temas polmicos. Cuidado com comentrios discriminatrios sobre etnia, religio, nacionalidade, entre outros. Evite fofocas. Verifique a veracidade das informaes antes de dissemin-las e no use a internet para fazer desabafos, sejam eles pessoais ou profissionais. Evite divulgar o que est fazendo, tanto na sua vida pessoal como na sua vida profissional (seu cotidiano ou o da sua famlia, horrios particulares, onde estar, endereo residencial, nmero de telefones, etc.) Substitua-os por conhecimentos e links interessantes.

16 | CARTILHA DE REDES SOCIAIS

Evite declarar vnculos de parentesco (pai, me, filhos, avs, tios etc.) das pessoas que fazem parte da sua rede/grupo/comunidade, pois a exposio destas informaes pode facilitar a captura de informaes (engenharia social). No responda a todas as crticas e provocaes. Coordene o que escreve para atrair diversos pontos de vista. Personalize as opes de privacidade das ferramentas utilizadas e limite quem pode ver suas informaes pessoais. Evite falar sobre o cotidiano de sua famlia, horrios particulares, rotinas, endereo residencial ou nmero de telefone. Admita seus erros, quando os cometer. Utilize sempre softwares oficiais e sistemas de proteo (antivrus, anti-spyware, firewall, etc.). Desconsidere e-mails de remetentes suspeitos e apague-os antes de ler. Use senhas que s voc tenha conhecimento e troque-as periodicamente. Utilize uma senha diferente para cada site e evite utilizar nomes prprios, datas importantes, etc.. Dica: utilize frases ou suas iniciais no lugar de palavras (Ex.: Gostei dos parques do Rio de Janeiro = GpRJ). No anote senhas em papis, blocos de rascunhos ou arquivos. Guarde-as mentalmente. No utilize a mesma senha para Mdias Sociais e recursos corporativos. Evite cadastrar informaes sobre o seu perfil pessoal em redes sociais; no exponha seu currculo completo. Atente tambm para os chamados cdigos maliciosos ou Malware que so programas desenvolvidos para executar aes criminosas ou danosas em computadores (ex. Vrus, Worm, Spyware, Cavalo de Tria, etc.). No fazer download de softwares sem autorizao e utilizar somente provedores conhecidos.

CARTILHA DE REDES SOCIAIS | 17

Respeite a propriedade intelectual de terceiros. No copie contedos sem autorizao, mesmo que publicados na internet. Cite a fonte e no publique um texto de um autor como se fosse seu, evitando o plgio ou a infrao lei de Direito Autoral. Textos de obras literrias, artsticas ou cientficas, conferncias, programas de computador, bases de dados e outras obras que, por sua seleo, organizao ou disposio de seu contedo, constituam uma criao intelectual, so protegidos pelas leis vigentes, no podendo, em regra, ser publicados, distribudos e/ ou reproduzidos sem a autorizao prvia do titular ou representante legal. Verifique se o site visitado utiliza o protocolo HTTP (S) e se possui certificado de segurana. Jamais divulgue informaes, textos, documentos, comentrios e/ ou opinies que no atendam a critrios de veracidade ou que sejam infundados. Assuma tudo que publicar e no se passe por outra pessoa. A utilizao de perfis falsos crime. Esteja ciente que existem mecanismos para recuperao de dados registrados em sua estao de trabalho, assim o computador pode facilmente se tornar a testemunha mais forte quanto s aes efetuadas a partir dele. Verifique o que est sendo apresentado nas redes pelos seus amigos, pois eles podem divulgar fotos suas no adequadas ou at comentrios que, na viso de sua empresa, podem prejudicar sua imagem e, consequentemente, sua carreira profissional. Executivos e membros da alta gerncia da empresa devem ter ateno redobrada em relao ao que publicam na rede, mesmo em perfil pessoal. A repercusso de suas declaraes pode ser negativa e, inevitavelmente, poder ser alvo de especulaes e crticas diante da mdia, na prpria empresa ou at mesmo influenciar o mercado.

www.febraban.org.br

SUGESTES E CRTICAS: contato@febraban.org.br

Av. Brig. Faria Lima, 1.485 12 andar | So Paulo SP | CEP 01452-002 Pinheiros Tel. 11 3244-9800 | contato@febraban.org.br

typecomm.com.br

You might also like