You are on page 1of 3

INTRODUO

Hidrolase lisossomal cida

Os lisossomos so organelas envoltas por membranas que contm uma variedade de enzimas capazes de hidrolisar todos os tipos de polmeros biolgico protenas acido nucleicos, carboidratos e lipdeos. Todas as enzimas lisossomais so hidrlises cidas que so ativas no PH cido (cerca de 5) que mantido dentro dos lisossomos, mas no em PH neutro (cerca de 7,2) caracterstico do resto do citoplasma. A necessidade dessas hidrlises lisossomais por PH cido d dupla proteo contra a digesto descontrolada do contedo do citosol mesmo se as membranas lisossmicas fosse rompida, as hidrlises cidas liberada seriam inativas no PH neutro do citosol. Para manter seu PH interno acido, os lisossomos devem concentrar ativamente ons H+ (prtons). Isto realizado por uma bomba de prtons na membrana lipossomas que transporta ativamente prtons para dentro dos lisossomos a partir do citosol. Este bombeamento requer gasto de energia na forma de hidrlise de ATP. A formao dos endossomo representa a interseo entre a via secretora pela qual as protenas lisossomais so processadas, e a via endolticas, pela qual as molculas extracelulares processadas, captadas na superfcie da clula. Uma das alteraes importante durante a maturao do endossomo a diminuio do PH interno para cerca de 5,5, o que tem um papel chave na entrega de hidrlase cida lisossomais da rede de golgi trans. Cooper, G,M; Hausaman, R.E A clula uma abordagem molecular.3.ed.Porto A legre: Artmed

Objetivo:
Observar resultados experimentais com base em mecanismo celulares relacionados com a internalizao de substncias e o PH relacionado com o sistema de endomembranas.

Metodologia:
Foram feitas misturas de substncias como vermelho neutro, bicarbonato de sdio (levedura), hidrxido de potssio, amnia, e sdio para a identificao do meio cido, bsico ou neutro. Cada procedimento foi testado em tubos de ensaio e observado a mudana de colorao.

Resultados :
Na mistura do vermelho neutro com a soluo de bicarbonato de sdio foi observada a mudana de colorao, ento o meio considerado bsico. Na mistura de vermelho neutro com cido clordrico no houve muita mudana de colorao, dessa forma o meio considerado cido. No tubo de ensaio maior, em que foi feita a mistura de bicarbonato de sdio, vermelho neutro e levedura, foi feita a separao do contedo em diferentes tubos de ensaio. No 2 tubo o contedo foi filtrado. Foi observado que o vermelho neutro ficou fixado na levedura, demonstrando que cido. Nos tubos de ensaio 3, 4, 5, 6 a mistura ficou homognea com a colorao rosa, sendo que o meio acido. No 3 tubo houve o aquecimento da soluo, no qual fez com que as clulas morressem parando o transporte. Isso fez com que o vermelho neutro apenas demonstrasse o meio bsico que era o bicarbonato de sdio. No 6 tubo foi observado uma toxidade. No tubo 4 houve um problema na experincia.

Discusso :
O vermelho neutro em meio cido fica em tom avermelhado, e em meio alcalino fica em tom amarelado.

O trafego vesicular no esta confinado somente ao interior da clula. Ela se estende para a membrana plasmtica. Protenas recm sintetizadas, lipdeos e carboidratos so distribudos do RE , via aparelho de Golgi, para a superfcie celular pelas vesculas de transporte se fundem membrana plasmtica em um processo chamado exocitose. As clulas eucariticas esto continuamente capturando liquido, assim como grandes molculas e pequenas molculas pelo processo de endocitose. Clulas especializadas so capazes de internalizar grandes partculas e at mesmo outras clulas.

Referencia bibliogrfica :
Cooper ,G, M; Hausam, R.E. A clula : uma abordagem molecular .3.ed.Porto A legre :Atmed.207

Albert, B ; Bray ,D ;Hopkins, K; Johnson, A ; Lewis ,J ; Raff, M Robert. fundamentos de biologia cellular.3 ed. Porto Alegre ; Artmed

You might also like