You are on page 1of 3

Historia

Toda atividade humana, toda produo cultural do homem faz parte da Histria. Ao se relacionarem com a Natureza e entre si, os homens esto fazendo Histria, visto que as prticas econmicas, sociais, polticas, religiosas, tcnicas e intelectuais influenciam as formas de se prover a subsistncia (alimentao, vesturio, habitao, lazer etc), alm de criarem novos tipos de relacionamento e novas maneiras de pensar e de ver o mundo. Em suma, a Histria o conjunto das transformaes ocorridas na vida humana desde o aparecimento das primeiras civilizaes at aos dias de hoje. Essa sequncia, denominada processo histrico, compreende tanto mudanas quantitativas comoqualitativas. As mudanas quantitativas ocorrem quando se verifica um aumento ou diminuio dos volumes e das propores nas sociedades humanas. Por exemplo: o crescimento da populao, uma queda na produo ou a multiplicao das cidades. As mudanas qualitativas implicam o aparecimento de condies inteiramente distintas das anteriores; so mudanas essenciais, que se refletem na totalidade do corpo social. O termo "qualitativo" no tem aqui uma conotao valorativa, pois a mudana ocorrida no precisa ser para melhor, nem para pior: ela simplesmente uma mudana, que d origem a algo basicamente diferente e capaz de ter repercusses profundas na estrutura da sociedade. Exemplo: as mudanas quantitativas ocorridas na Inglaterra do sculo XVIII, por ocasio da Revoluo Industrial, esto relacionadas com o crescimento demogrfico, o aumento do comrcio internacional e o deslocamento da populao rural para as cidades. A mudana qualitativa (e portanto fundamental), porm, foi a passagem da produo artesanal e manufatureira, na qual se utilizavam ferramentas acionadas pela fora humana, para a produo maquinofatureira, organizada em um sistema fabril cujo elemento nuclear era a mquina a vapor.

Essa mudana qualitativa teve repercusses profundas, pois dinamizou a produo e alterou as relaes econmicas e sociais. Com isso, consolidou-se o sistema capitalista, a burguesia fortaleceu-se e surgiu uma nova classe social - o proletariado. Se considerado apenas na seqncia dos acontecimentos, o processo histrico apresenta continuidade, pois cada fato decorrncia de fatos anteriores e ser causa de fatos subseqentes. Mas, como as mudanas qualitativas alteram o processo histrico, o historiador dever dedicar especial ateno aosperodos de transio. Nestes, a estrutura da sociedade se altera, rompendo seu aparente equilbrio, e o processo histrico entra em uma fase de transformaes. s vezes, as transformaes se aceleram, atropelando o carter gradual que caracteriza as fases de transio. Neste caso, temos uma revoluo; nela, o fluxo histrico aparentemente quebra a continuidade do processo, tomando uma nova direo. Nas revolues, portanto, as transformaes, alm de profundas, so relativamente rpidas. Ao contrrio do que muitos pensam, as revolues no so necessariamente polticas ou tm um carter sangrento. Algumas realmente o tiveram, como a Revoluo Francesa ou a Revoluo Russa. Mas houve outras menos violentas, embora igualmente dramticas e responsveis por transformaes profundas; como o Renascimento ou a Revoluo Industrial.

A periodizao da Histria
Como a Histria tem uma durao bastante longa (desde o surgimento da escrita at atualidade), costuma-se dividi-la em perodos. Tal diviso, porm, artificial e tem carter meramente didtico, j que no h soluo de continuidade no processo histrico. Tradicionalmente, a Histria dividida em quatro idades, todas relacionadas com o Mundo Ocidental: Idade Antiga, Idade Mdia, Idade Moderna e Idade Contempornea.

Artigos de histria geral:

A Idade Antiga compreende a histria dos gregos e romanos, concluindo-se com as invases brbaras do sculo V d.C. O ano de 476 (deposio do ltimo imperador romano do Ocidente) constitui o marco final desse perodo, que inclui ainda a histria dos povos do Oriente, desde o aparecimento da escrita at quela data.

A Idade Mdia estende-se do sculo V ao sculo XV - perodo em que o feudalismo predominou na Europa. Considera-se o ano de 1453 (tomada de Constantinopla pelos turcos e tambm trmino da Guerra dos Cem Anos) como a data final da Idade Mdia.

A Idade Moderna inicia-se em 1453 e termina em 1789, com a ecloso da Revoluo Francesa. Esta ltima constitui o marco inicial da Idade Contempornea, que se prolonga at aos dias de hoje.

You might also like