You are on page 1of 5

AS VIAS ALQUMICAS Segundo o nosso entendimento e baseados naquilo que lemos nas obras dos maiores Mestres e ainda

na nossa experincia, h fundamentalmente, quatro vias alqumicas. A via mida, Seca, Mista ou dos Amlgamas e a Breve. Via mida. Esta via segundo os Mestres a via mais nobre. Como o seu nome indica feita por meios midos, lquidos ou salinos que normalmente compe o dissolvente da matria tambm conhecido por fogo secreto. O seu tempo de durao mais ou menos longo conforme as vias. H vias midas que demoram meses a fazer e outras menos de um ms como a de Kamala Jnana. As temperaturas atingem 500 graus no mximo em alguns casos especiais, onde necessrio fazer a sublimao das matrias e a destilao do Vitrolo. Em algumas vias midas uma retorta de vidro Pirex e alguns bales do mesmo material sero suficientes para as fazer. Os fornos variam conforme os casos, podendo ser um pequeno fogo a gs com regulao de temperatura e uma tigela ou escudela de ao inoxidvel que contenha o necessrio banho de areia. Outras como a via do Vitrolo necessitam uma retorta especial chamada de Glauber para a destilao seca do Vitrolo natural tal como descrita no ltimo Testamento de Baslio Valentim. O Sujeito mineral da maioria das vias midas o Drago Vermelho, do qual, por sublimao com o fogo secreto, ser extrado o mercrio filosfico conhecido tambm por Azoth.

Drago vermelho Em outras vias como na de Kamala Jnana, logo no incio sero extrados deste Drago, por meio do fogo secreto, os dois princpios Enxofre e Mercrio. H tambm a via dos acetatos mas ns nunca nos debruamos sobre ela. Sabemos preparar canonicamente todas as matrias mas nunca intentamos experiment-la. Antes de comear qualquer uma destas vias h os trabalhos acessrios tambm chamados trabalhos de Hrcules, porque so penosos e morosos. H que preparar canonicamente o Sujeito, os sais que formaro o fogo secreto e os espritos necessrios. Via Seca Esta via executada exclusivamente ao forno e em cadinhos de barro refratrio com temperaturas de cerca dos 1000 graus C. uma via difcil e muito trabalhosa que um artista mesmo tendo algumas luzes da via nunca conseguir executar sem a ajuda de um Mestre ou de um Irmo que a conhea. O melhor ser no o intentar. O sujeito desta obra, descrita por Fulcanelli e, sobretudo, pelo seu dito discpulo Eugne Canseliet,

o Drago Negro. Como na via mida, h tambm os trabalhos preliminares para a preparao do Sujeito, dos sais que servem como fundente e ainda a escolha criteriosa do seu aclito Metlico.

Drago negro O tempo de durao no de alguns dias como alguns supem. No tanto como numa via mida tradicional, mas tambm largo; tudo depender da destreza do artista e da quantidade de material que tiver de trabalhar. Alm disso nesta via est-se condicionado s "condies exteriores" e, por isso h s uma estao do ano propcia para a comear. Durante o resto do ano preparam-se todos os materiais e afina-se a mo para a via canonica muito dispendiosa. Resumindo, uma via difcil que no est ao alcance de qualquer um porque alm de exigir um local adequado e bem ventilado para construir o forno, o artista necessita de um grande "background" para a executar como dissemos. Via Mista ou dos Amlgamas So a maioria das vias descritas, como a de Filaleto, Flamel, Llio, Alberto, Artphius, etc. Porqu chamada mista? Porque no incio se necessita comear pela Via Seca para a preparao do Rgulo Marcial como no caso da via de Flamel, Filaleto, Artephius, etc. Depois desta primeira operao pela via seca e da obteno do rgulo marcial que no est condicionada s mesmas condies "exteriores" da via seca propriamente dita, as primeiras operaes sero feitas em cadinhos pequenos para obter o amlgama filosfico. Depois desta operao, h que destil-lo numa retorta de ao desmontvel para obter o mercrio filosfico e assim por diante.

Amlgama Excepo feita na via de Alberto que, no incio se sublima o Sujeito para obter o Azoth e depois de se preparar a gua Terceira e Quarta se passa ao amlgama, tal como na via de Filaleto ou Flamel.

A via de Artephius um pouco mais complicada, mas baseia-se tambm no Rgulo Marcial e na sublimao do mercrio para conseguir o dissolvente. Existem algumas variantes desta via onde o Enxofre do metal nobre pode ser substitudo por outro inclusivamente pelo da via seca. No sabemos exatamente o tempo de durao destas vias mas Filaleto descreve detalhadamente na Entrada Aberta ao Palcio Fechado do Rei. Via Breve Nesta via englobam-se tambm os "particulares" quer dizer, vias no verdadeiramente alqumicas. Tanto quanto sabemos, o nosso Mestre trabalhou na via Breve, e vimos algumas fotografias espetaculares do plasma emitido pela matria em fuso no cadinho a altas temperaturas. Se a via seca no acessvel a todos, a Breve s para os especialistas, e necessrio ter condies especiais para a fazer. Quanto aos "particulares" existem muitos inclusivamente a subfuso descrita em Traict du Feu et du Sel de Blaise Vigerene e outros como podereis ver na Web de Albert Cau e no s. Procure os verdadeiros livros clssicos dos grandes Mestres e no deves deter em tradues dbias que s serviro para vos confundir. J o dissemos e repetimos. Os Fulcanelli (Lubicz, Dujols, Champagne e Canseliet) so bons e recomendamo-los para conhecer bibliografia, filosofia alqumica, simbologia e parte do modus operandi da via seca, mas no so fceis de entender principalmente pelos principiantes. A maioria por a que comea e por l ficam anos, entrando num beco sem sada, como a ns nos aconteceu e tambm a outros irmos.
Rubellus Petrinus

AS VIAS ALQUMICAS Via mida


Esta via segundo os Mestres a via mais nobre. Como o seu nome indica feita por meios midos, lquidos ou salinos que normalmente compe o dissolvente da matria tambm conhecido por fogo secreto. l tal como descrita no ltimo Testamento de Baslio Valentim. O Sujeito mineral da maioria das vias midas o Drago Vermelho, do qual, por sublimao com o fogo secreto, ser extrado o mercrio filosfico conhecido tambm por Azoth.

Drago vermelho

Em outras vias como na de Kamala Jnana, logo no incio sero extrados deste Drago, por meio do fogo secreto, os dois princpios Enxofre e Mercrio. H tambm a via dos acetatos mas ns nunca nos debruamos sobre ela. Sabemos preparar canonicamente todas as matrias mas nunca intentamos experiment-la. Antes de comear qualquer uma destas vias h os trabalhos acessrios tambm chamados trabalhos de Hrcules, porque so penosos e morosos. H que preparar canonicamente o Sujeito, os sais que formaro o fogo secreto e os espritos necessrios.

Via Seca
Esta via executada exclusivamente ao forno e em cadinhos de barro refratrio com temperaturas de cerca dos 1000 graus C. uma via difcil e muito trabalhosa que um artista mesmo tendo algumas luzes da via nunca conseguir executar sem a ajuda de um Mestre ou de um Irmo que a conhea. O melhor ser no o intentar. O sujeito desta obra, descrita por Fulcanelli e, sobretudo, pelo seu dito discpulo Eugne Canseliet, o Drago Negro. Como na via mida, h tambm os trabalhos preliminares para a preparao do Sujeito, dos sais que servem como fundente e ainda a escolha criteriosa do seu aclito Metlico.

Drago negro
O tempo de durao no de alguns dias como alguns supem. No tanto como numa via mida tradicional, mas tambm largo; tudo depender da destreza do artista e da quantidade de material que tiver de trabalhar. Alm disso nesta via est-se condicionado s condies exteriores e, por isso h s uma estao do ano propcia para a comear. Durante o resto do ano preparam-se todos os materiais e afina-se a mo para a via canonica muito dispendiosa. Resumindo, uma via difcil que no est ao alcance de qualquer um porque alm de exigir um local adequado e bem ventilado para construir o forno, o artista necessita de um grande background para a executar como dissemos.

Via Mista ou dos Amlgamas


So a maioria das vias descritas, como a de Filaleto, Flamel, Llio, Alberto, Artphius, etc. Porqu chamada mista? Porque no incio se necessita comear pela Via Seca para a preparao do Rgulo Marcial como no caso da via de Flamel, Filaleto, Artephius, etc. Depois desta primeira operao pela via seca e da obteno do rgulo marcial que no est condicionada s mesmas condies exteriores da via seca propriamente dita, as primeiras operaes sero feitas em cadinhos pequenos para obter o amlgama filosfico. Depois desta operao, h que destil-lo numa retorta de ao desmontvel para obter o mercrio filosfico e assim por diante.

Amlgama
Excepo feita na via de Alberto que, no incio se sublima o Sujeito para obter o Azoth e depois de se preparar a gua Terceira e Quarta se passa ao amlgama, tal como na via de Filaleto ou Flamel. A via de Artephius um pouco mais complicada, mas baseia-se tambm no Rgulo Marcial e na sublimao do mercrio para conseguir o dissolvente. Existem algumas variantes desta via onde o Enxofre do metal

nobre pode ser substitudo por outro inclusivamente pelo da via seca. No sabemos exatamente o tempo de durao destas vias mas Filaleto descreve detalhadamente na Entrada Aberta ao Palcio Fechado do Rei.

Via Breve
Nesta via englobam-se tambm os particulares quer dizer, vias no verdadeiramente alqumicas. Tanto quanto sabemos, o nosso Mestre trabalhou na via Breve, e vimos algumas fotografias espetaculares do plasma emitido pela matria em fuso no cadinho a altas temperaturas. Se a via seca no acessvel a todos, a Breve s para os especialistas, e necessrio ter condies especiais para a fazer. Quanto aos particulares existem muitos inclusivamente a subfuso descrita em Traict du Feu et du Sel de Blaise Vigerene e outros como podereis ver na Web de Albert Cau e no s. Procure os verdadeiros livros clssicos dos grandes Mestres e no deves deter em tradues dbias que s serviro para vos confundir. J o dissemos e repetimos. Os Fulcanelli (Lubicz, Dujols, Champagne e Canseliet) so bons e recomendamo-los para conhecer bibliografia, filosofia alqumica, simbologia e parte do modus operandi da via seca, mas no so fceis de entender principalmente pelos principiantes. A maioria por a que comea e por l ficam anos, entrando num beco sem sada, como a ns nos aconteceu e tambm a outros irmos.

You might also like