You are on page 1of 8

ISSN 0104-4931 Cad. Ter .Ocup. UFSCar, So Carlos, v. 19, n. 3, p. 361-368, 2011 DOI: 10.4322/cto.2011.

009

Sabrina Ferigato, Maria Luisa Gazabim Simes Ballarin


Resumo: O Processo Teraputico e suas especificidades em Terapia Ocupacional o objeto de estudo deste trabalho, com nfase nos impasses que terapeutas e pacientes vivenciam no trmino do tratamento. Refletir sobre o que, de fato, define a alta e os critrios utilizados pela profisso para esse fim algo de extrema importncia para o fortalecimento de nossa singularidade profissional e para o aprimoramento de nossas prticas clnicas. Defendemos a ideia de que o processo de alta no pode estar desvinculado dos princpios tico-filosficos e tcnicos que caracterizam a profisso, nas diferentes reas da sade. A partir da vivncia clnica e de reflexes sobre a teraputica, buscamos novas formas de pensar a alta em Terapia Ocupacional, com base, principalmente, nos referencias tericos da Filosofia da Diferena. Para tanto, inicialmente nos propomos a realizar uma breve conceituao a respeito do processo teraputico ocupacional, para posteriormente nos determos mais especificamente no processo de alta e seus desdobramentos. Palavras-chave: Sade, Terapia Ocupacional, Alta do Paciente.

The discharge in Occupational Therapy: reections on the end of the therapeutic process and the return to life
Abstract: The Therapeutic Process and its specificities in Occupational Therapy is the object of the present study, with emphasis on the dilemmas that therapists and patients experienceat the end of the treatment. Reflecting on what, in fact, defines the discharge and the criteria used by the profession to do so, is something of extreme importance to the strengthening of our professional singularity and to the improvementof our clinical practice. We support the idea that the discharge process can not be free from the ethical-philosophical and technical characterizationof the profession in different areas of health. From clinical experience and reflections on therapeutics, we propose new ways of thinking about the discharge in Occupational Therapy, grounded mainly on the theoretical references of the Philosophy of Difference and Occupational Therapy Dynamics. Therefore, initially, we intend to conduct a brief conceptualization of the occupational therapy process, and later, we dwell more specifically on the discharge process and its developments. Keywords: Health, Occupational Therapy, Patient Discharge.

1 Introduo
De acordo com Caniglia (2005), em Terapia Ocupacional, chamamos de Processo Teraputico o percurso de condutas e procedimentos clnicos a partir do vnculo que se estabelece entre o terapeuta e o paciente, do primeiro contato at o desvinculamento. Para a autora, esse percurso pressupe um processo de mudana, baseado em um referencial de sade. Didaticamente, podemos dizer que o processo teraputico ocupacional se constitui pelas seguintes etapas: recepo, entrevista, avaliao, interveno e alta. Porm, na realidade, Hagedorn (1999) j nos precavia que as intervenes clnicas do processo teraputico no possuem uma sequncia rgida de procedimentos, embora estejam atreladas ao uso

Autor para correspondncia: Sabrina Ferigato, Rua Tesslia Vieira de Camargo, 126, Cidade Universitria Zeferino Vaz, CEP 13083887, Campinas, SP, Brasil, e-mail: sabrinaferigato@gmail.com Recebido em 10/2/2010; 1 Reviso em 15/7/2010; 2 Reviso em 26/7/2010; Aceito em 28/7/2010.

Ensaio

A alta em Terapia Ocupacional: reexes sobre o m do processo teraputico e o salto para a vida

362

A alta em terapia ocupacional: reflexes sobre o fim do...

do raciocnio clnico especco de um Terapeuta Ocupacional. Sabemos que a avaliao, por exemplo, deve se dar em todas as etapas do processo, desde a recepo at a prpria avaliao das condies de se trabalhar um processo de alta. Da mesma maneira, a recepo se d em todas as chegadas do sujeito, semanalmente ou diariamente, pois, se apostamos na criao e recriao permanente de si, ao realizarmos a recepo do mesmo paciente em diferentes sesses, recepcionaremos uma pessoa diferente a cada atendimento. Assim, consideramos que o processo teraputico se desenrola naturalmente a partir das necessidades, limitaes e possibilidades apresentadas pelo sujeito em atendimento e de acordo com as tcnicas e intervenes teraputicas oferecidas pelo Terapeuta Ocupacional. Este um processo que se estabelece a partir de um encontro de dois corpos atravessados pelo fazer. No apenas os corpos anatmicos, mas tambm com sua potncia, que vai alm das condies dadas do nosso conhecimento; como diz Spinoza (2008), corpos nas possibilidades do conhecido e do desconhecido do corpo. O conceito de encontro ao qual nos referimos se apoia na ideia deleuzeana de inspirao spinozista, que diferencia os maus dos bons encontros; sinteticamente, sendo o primeiro investido de vontade de poder, de paixes tristes, que nos afasta da vida, e o segundo investido de vontade de potncia, do aumento de sua fora de existir e das paixes alegres. Ou seja, os bons encontros so aqueles que aumentam nossa potncia de vida e os maus encontros aqueles que a diminuem (DELEUZE, 2002). De acordo com Orlandi (2008, comunicao pessoal), o pensamento desses lsofos tende a promover uma proliferao intensiva de bons encontros compostos por afetaes mtuas e relaes intensivas que aumentem nossa potncia ao mesmo tempo em que assumem o ponto de vista de sadas para a vida, assim como deve se constituir o processo teraputico, na superao ou enfrentamento dos limites apresentados pelo o paciente, com vistas a sadas para uma nova vida. Nesse caso, as crises e as limitaes devem ser encaradas em seu potencial de transformao e no como algo a ser eliminado de qualquer maneira, anal, [...] no h obra que no indique uma sada para a vida, que no trace um caminho entre as pedras [...] (DELEUZE, 1992, p. 196). Em Terapia Ocupacional, esse encontro que se vislumbra entre o terapeuta e o usurio, tem ainda um terceiro elemento a atividade. Esse processo

teraputico se construir a partir da complexidade da clnica, das potncias e dos limites oferecidos pela atividade ou pela vida ocupacional do sujeito, a partir do devir1 terapeuta de quem trata e do devir ocupacional de quem tratado. Devir compreendido como um processo de passagem que atravessa o vivido, como incessante tornar-se, sempre inacabado. Ao discutir o Processo Teraputico, Caniglia (2005) prope a existncia de procedimentos gerais e especcos. Consideram-se como procedimentos gerais aqueles que so comuns aos vrios prossionais da rea da sade, cujas concepes so amplamente entendidas e tm uma linguagem mais universal, como a entrevista, as visitas domiciliares, etc. Procedimentos especcos seriam aqueles procedimentos que so utilizados por um ncleo prossional especco. No caso da Terapia Ocupacional, que tem como objeto de interveno a ocupao humana, podemos exemplicar como especicidade do nosso processo teraputico: o trabalho com as AVDs (Atividades da Vida Diria), as AVPs (Atividades da Vida Prtica), a criao de projetos prxicos, a avaliao, a reorganizao, a ressignicao, a instrumentalizao e o fortalecimento da vida ocupacional do sujeito nas suas dimenses de trabalho, lazer, automanuteno, etc. Acreditamos que esse processo teraputico funcione como catalisador para os processos de mudana da vida ocupacional do sujeito desde sua chegada at o momento de sua alta. Caniglia (2005) defende a hiptese de que o que estabelece o m desse processo ou seja, o que dene a possibilidade de alta do usurio o alcance de um estado de sade plena. Tal armao suscita alguns questionamentos. Nesse sentido, indagamos: Seria possvel atingir o estado de sade plena quando entendemos a sade como o estado de completo bem-estar biopsicossocial?. Todos os pacientes inseridos no processo teraputico ocupacional devem ter alta um dia? A interveno nica da Terapia Ocupacional, ou mesmo em parceria com equipes interdisciplinares, conseguir garantir o alcance desse patamar de sade para seus usurios para, em seguida, conceder sua alta? Quais so os critrios de alta para a Terapia Ocupacional? A construo de pistas para problematizar essas questes foi o que motivou a construo deste estudo, que se deu com o intuito principal de pensar quando e como se trabalha o processo de alta na

Cad. Ter. Ocup. UFSCar, So Carlos, v. 19, n. 3, p. 361-368, 2011

Ferigato, S.; Ballarin, M. L. G. S.

363

nossa prosso, a partir do referencial da Filosoa da Diferena.

2 A alta em Terapia Ocupacional: ampliando conceitos


De acordo com a Lei 6.316/75, com o Decreto-Lei 938/69, e com as Resolues COFFITO 81 e 139, Art. 1, considera-se que:
[...] competncia do Terapeuta Ocupacional elaborar o diagnstico Teraputico Ocupacional, compreendido como avaliao ocupacional, sendo esta um processo pelo qual, atravs de metodologia e tcnicas teraputicas ocupacionais, so analisadas e estudadas as alteraes psico-fsico-ocupacionais, em todas as suas expresses e potencialidade, objetivando uma interveno teraputica especca; prescrever baseado no constatado na avaliao ocupacional, as condutas prprias da terapia ocupacional, qualicando-as e quanticando-as; ordenar todo processo teraputico, fazer sua induo no paciente a nvel individual ou de grupo, dar alta nos servios de terapia ocupacional, utilizando o critrio de reavaliaes sucessivas que demonstrem no haver alteraes que indiquem necessidade de continuidade destas prticas teraputicas [...] (CONSELHO..., 2010, grifo nosso).

Este o ponto de vista extensivo, normativo, regulador. No caso de pacientes institucionalizados, o artigo 15.1, dessa mesma lei, dene que:
[...] a alta da instituio indicada nas discusses de equipe, reunies clnicas ou similares, nas quais se planeja e efetua a alta do usurio da instituio, onde o mesmo estiver inserido [...]. (CONSELHO..., 2010)

Considerando-se os aspectos descritos, propomos a ampliao do que compreendemos como processo de alta, valorizando seus aspectos intensivos e inditos. Entendemos que a nalizao do processo teraputico ocupacional no est vinculada apenas inexistncia de [...] alteraes que indiquem necessidade de continuidade das prticas teraputicas [...] (CONSELHO..., 2010), mas tambm partimos do pressuposto de que a presena dessas alteraes pode ser um meio para a recuperao de uma potncia perdida ou, em alguns casos, como na Sade Mental, por exemplo, na qual a presena do sintoma pode cumprir uma funo psquica signicativa para o sujeito. Buscamos a passagem de um lugar historicamente dado para outro lugar, a ser construdo, que desvie o sujeito de uma possvel situao de tristeza. No sentido spinozista do termo, isso signica que estamos submetidos a uma situao que nos afasta de uma potncia na qual nos achvamos. Por isso, se defendemos a ideia de que o objeto de interveno da Terapia Ocupacional a ocupao humana e a vida ocupacional dos sujeitos, devemos considerar que escutar a vida muito mais do que pensar a prpria sade (DELEUZE, 1989). Ou seja, a interveno ocupacional conceitualmente vai alm da interveno pela busca do processo de cura de uma doena ou da anulao de uma alterao prxica. Dessa maneira, precisamos entender a necessidade de tratamento, de acordo com as singularidades de cada sujeito, inclusive no momento de seu encerramento. A construo da possibilidade de alta deve sempre estar presente nos objetivos teraputicos, uma vez que a teraputica ocupacional deve criar possibilidade de fortalecimento do sujeito e de sua autonomia, e no de uma dependncia permanente de outro para a aquisio de novas possibilidades de vida.
Autonomia entendida aqui como um conceito relativo, no como a ausncia de qualquer tipo de dependncia, mas como uma ampliao da capacidade do usurio de lidar com sua prpria rede ou sistema de dependncias. A idade, a condio debilitante e, at mesmo, a prpria subjetividade e a relao de afetos de cada pessoa inevitavelmente estar envolvida. A ampliao do grau de autonomia pode ser avaliada pelo aumento da capacidade dos usurios compreenderem e atuarem sobre si mesmos e sobre o mundo da vida. O grau de autonomia se mede pela capacidade de autocuidado, de compreenso sobre o processo sade/enfermidade, pela capacidade de usar o poder e de estabelecer compromisso e contrato

Devemos acrescentar que tambm indicada a participao ativa dos familiares e do usurio juntamente equipe na construo de sua alta, processo que no deve car restrito s paredes institucionais ou s reunies de equipe. De acordo com a norma reguladora da prosso, j podemos perceber que a alta de um processo teraputico possui dimenses e caractersticas muito diferentes. Ao tratarmos da vida ocupacional de sujeitos adoecidos, tratamos de doentes e de doenas, mas principalmente de seus efeitos no cotidiano, na histria, na vida de pessoas e familiares que, por diversas razes, a partir de algum tipo de ruptura, tiveram que procurar um Terapeuta Ocupacional.

Cad. Ter. Ocup. UFSCar, So Carlos, v. 19, n. 3, p. 361-368, 2011

364

A alta em terapia ocupacional: reflexes sobre o fim do...

com outros [...]. (CAMPOS; AMAR AL, 2007, p. 852).

Isso no invalida a possibilidade de que alguns pacientes possam precisar de um acompanhamento em sade por toda a vida. Tal acompanhamento no precisa signicar a dependncia vitalcia de um mesmo terapeuta ou de um nico e exclusivo servio at o nal de seus dias, embora saibamos que, em casos extremos, isso acontea, como, por exemplo, no caso de pessoas idosas debilitadas clinicamente sem referncia familiar ou rede social de apoio, ou pessoas acamadas em situaes graves, dependentes de uma instituio at seus ltimos dias. importante ressaltar que os aspectos ticos, subjetivos e afetivos do Terapeuta Ocupacional, inerentes relao transferencial que se estabelece nos processos teraputicos, precisam ser considerados e trabalhados para que ocorra efetivamente a desvinculao entre terapeuta e paciente; porm, esse no ser o enfoque deste trabalho. Constatamos na prtica clnica a existncia de situaes em que o paciente entende que est pronto para alta, em discordncia com o terapeuta, ou vice-versa. Nesses casos, quando entendemos que a relao teraputica construda por ambos, sempre que possvel, a alta tambm precisar ser trabalhada por todos os envolvidos, incluindo os familiares. Esses aspectos precisam ser considerados at o limite da tica prossional e da corresponsabilizao pelo processo de tratamento. Em outros casos, o paciente v no ambiente teraputico uma possibilidade rara de ser escutado, de obter afeto, de conseguir construir projetos e laos sociais. Nessas ocasies, a alta pode soar como algo ameaador e como a efetiva perda de todos esses ganhos. Por situaes como esta, o processo deve ocorrer a partir da construo de agenciamentos, que ofeream ao sujeito novas formas de produo de subjetividade e novos papis ocupacionais. De acordo com Silva (2004), agenciamentos remetem criao de territrios existenciais e a movimentos de desterritorializao. Em Deleuze (1969), essa noo implica na ideia de que no h territrio sem um vetor de sada e no h sada do territrio, ou seja, desterritorializao sem, ao mesmo tempo, um esforo para se reterritorializar em outra parte. Para compreendermos melhor o que estamos propondo, necessrio um melhor entendimento desses conceitos filosficos em destaque. As concepes de territrio, de agenciamento, territorializao e desterritorializao foram trabalhadas exaustivamente por Deleuze e Guatarri

em O Anti-dipo, Mil Plats e O que a losoa? O conceito de territrio aqui entendido num sentido muito amplo, envolvendo aspectos biolgicos, geogrcos, subjetivos e sociolgicos, entre outros.
Os seres existentes se organizam segundo territrios que os delimitam e os articulam aos outros existentes. O territrio pode ser relativo tanto a um espao vivido, quanto a um sistema percebido no seio da qual um sujeito se sente em casa. O territrio sinnimo de apropriao, de subjetivao fechada sobre si mesma. Ele o conjunto de projetos e representaes nos quais vai desembocar, pragmaticamente, toda uma srie de comportamentos, de investimentos, nos tempos e nos espaos sociais, culturais, estticos, cognitivos. (GUATTARI; ROLNIK, 1986, p. 323)

Haesbaert e Bruce (2002) entendem que, para trabalhar o conceito de territrio, Deleuze e Guattari partem da noo de desejo como um construtivismo, renunciando ao par sujeito-objeto (aquele que deseja e aquilo que desejado). O desejo seria produtivo, construtivo, sempre articulado ao processo do pensamento. Nessa concepo, o desejo cria territrios, pois ele faz uma srie de agenciamentos. Para Deleuze e Guattari (1997b), todo agenciamento essencialmente territorial e pode ser de dois tipos: o primeiro deles, esses mesmos autores denominam agenciamentos maqunicos de desejo, que a relao que se constri entre os corpos:
Um regime alimentar e um regime sexual regulam, antes de tudo, misturas de corpos obrigatrias, necessrias ou permitidas. At mesmo a tecnologia erra ao considerar as ferramentas nelas mesmas: estas s existem em relao s misturas que tornam possveis ou que as tornam possveis. (DELEUZE; GUATTARI, 1995, p. 31).

O segundo tipo, chamados agenciamentos coletivos de enunciao, se refere aos enunciados, ao regime de signos compartilhados; ultrapassam o sujeito e dizem respeito a uma produo que s pode se efetivar no socius um estado de mistura e relaes entre os corpos em uma sociedade como o caso da linguagem e da produo de smbolos (DELEUZE; GUATTARI, 1995). O movimento concomitante desses agenciamentos constitui um territrio. Um atendimento teraputico nesse sentido se constitui como um territrio, j que para constru-lo necessrio um agenciamento de corpos e um agenciamento coletivo de enunciao.

Cad. Ter. Ocup. UFSCar, So Carlos, v. 19, n. 3, p. 361-368, 2011

Ferigato, S.; Ballarin, M. L. G. S.

365

Alm dessas duas formas de agenciamentos o territrio se constitui por mais dois componentes: a desterritorializao e a reterritorializao (DELEUZE; GUATARRI, 1995). Podemos armar sinteticamente que:
[...] a desterritorializao o movimento pelo qual se abandona o territrio, a operao da linha de fuga, e a reterritorializao o movimento de construo do territrio [...] (DELEUZE; GUATTARI, 1997b, p. 224).

No primeiro movimento, os agenciamentos se desterritorializam e, no segundo, eles se reterritorializam como novos agenciamentos maqunicos de corpos e coletivos de enunciao em processos indissociveis. Dessa maneira, para Haesbaert e Bruce (2002), se pensarmos em uma desterritorializao absoluta, para se criar algo novo, necessrio romper com o territrio existente. Quando discutimos a desterritorializao para alm do debate losco, estamos, direta ou indiretamente, balizados por problemas e questes concretas: a teraputica e seus desaos. Se o processo teraputico pode ser entendido como um processo construtor de agenciamentos, em parte estes iro operar com elementos constitutivos de territrios e tambm produzir movimentos de desterritorializao. No processo de alta, por exemplo, para se romper os agenciamentos criados pelo tratamento, a criao de novos agenciamentos necessria. Novos encontros, novas funes, novos arranjos e novos uxos de intensidade. Assim, pensamos a possibilidade de alta relacionada com criao de novos agenciamentos para a vida do sujeito em tratamento, o que pede um reposicionamento subjetivo por parte do usurio e do terapeuta. Nesse sentido, o desejo de alta no um conceito abstrato, ele remete tambm a coisas simples e concretas. Segundo Deleuze (1989), nunca se deseja algo, desejamos sempre em conjunto. Uma mulher no deseja um vestido, mas deseja o vestido em seu contexto de vida, para uma ocasio especial, gerando efeitos. Assim, no h desejo que no corra para um agenciamento. Um pintor no busca apenas uma cor, mas a cor em uma tela, com seus efeitos de luz, de sombra, produzindo diferentes percepes em quem v seu resultado. Similarmente, quando um processo teraputico ou a insero em uma instituio constri determinados vnculos, no se deseja a alta em si, se deseja um contexto ocupacional e uma paisagem de vida pela qual o m do tratamento tenha um sentido.

Em situaes de alta, sabemos como a prpria conduo das atividades pode se dar no sentido de ajudar o usurio a dar passagem s suas potncias de vida, construo de novos agenciamentos, podendo ser utilizada para fornecer o contorno necessrio para a independncia em relao ao terapeuta. D. Maria, usuria de um CAPS (Centro de Ateno Psicossocial) teve seu primeiro encontro com a Terapia Ocupacional a partir da indicao de atendimentos individuais. O interesse da usuria por atividades com miangas suscitou na terapeuta o projeto de, gradualmente, inseri-la em um grupo de bijuterias dentro da instituio. Aps alguns meses nesse grupo, D. Maria tinha apresentado sensvel melhora dos sintomas depressivos, comunicava-se muito bem, estava bem articulada com os usurios e com a Terapeuta Ocupacional, realizava suas atividades com autonomia e criatividade. No entanto, sentia-se incapaz de encontrar um espao de vida to potente quanto o espao desse grupo em que ela construa bijuterias. Ali, ela adquiriu novas habilidades, fofocava com as amigas, modicava sua aparncia, era elogiada e construa um canal de contato com outras pessoas fora do grupo, as quais ela presenteava. A ideia da alta parecia uma afronta para D. Maria e algo distante a ser atingido tranquilamente para a terapeuta. Num primeiro momento, foi necessrio fazer desse momento um movimento de passagem, produzir novos agenciamentos. Algumas semanas depois, alm do grupo de bijuterias, D. Maria iniciou o processo de Acompanhamento Teraputico (AT) e outros aspectos ocupacionais puderam ser trabalhados. Gradativamente, foram construdas novas redes sociais de apoio, desenvolveram-se sua capacidade criativa e seu poder contratual. A confeco e a venda das bijuterias oriundas de seu processo de criao passaram a ser um canal para o processo da alta e para a construo de novos territrios existenciais. Tratou-se de uma aposta necessria. Essa aposta culminou com sua alta da Terapia Ocupacional no CAPS, que foi construda concomitantemente com sua insero em uma ocina de gerao de renda na comunidade e com o agenciamento de seu trabalho autnomo. Na perspectiva de Deleuze (1989), trata-se de criar estatutos sociais para a criao de uma nova forma de subjetivao. Em entrevista a ditions Montparnasse, fazendo um paralelo, ele retoma o perodo histrico do processo de libertao dos escravos, quando, inicialmente, sem lugar na sociedade da poca, os negros perderam seu estatuto social, pois no exerciam nenhum papel especco no contexto da

Cad. Ter. Ocup. UFSCar, So Carlos, v. 19, n. 3, p. 361-368, 2011

366

A alta em terapia ocupacional: reflexes sobre o fim do...

poca. Dessa forma, ainda quando escravos, tinham um estatuto, tinham funes sociais; eram cerceados da liberdade, mas com um papel denido. Por isso, muitos escravos, inicialmente, retornaram aos seus senhores e novamente submeteram-se situao de trabalho no remunerado, at que, coletivamente, novos estatutos sociais e papis ocupacionais foram criados pelos e para os negros. Embora o processo teraputico no deva se constituir como uma relao de dominao, podemos utilizar esse exemplo como instrumento de reexo. Muitos dos usurios que chegam Terapia Ocupacional possuem o estatuto social de ser doente, com seus malefcios e benefcios. A possibilidade de transformao deste papel para um novo estatuto social demanda a construo de novos agenciamentos ocupacionais; caso contrrio, a probabilidade de retorno ao posicionamento patolgico grande, pois toda nossa vida ocupacional
[...] se constitui em funo contra ou a favor de nossos modos de vida, dos tipos de subjetividade nos quais nos conguramos, enm, de nossa existncia [...]. (EIRADO; PASSOS, 2004, p. 77).

no implica na destruio da potncia; ao contrrio, a potncia se transfere para outra paisagem, sendo uma potncia mais ativa a partir de outros encontros do usurio com a vida, no mais com o terapeuta. Apostar na cronicao do tratamento pode ser um investimento nas impotncias desse encontro. Partindo do princpio Deleuziano de que a Cincia no cuida de universais, mas de singularidades e multiplicidades (conjuntos de singularidades), comea a car mais claro o exerccio de reexo acerca dos critrios de alta da Terapia Ocupacional. Podemos propor que esses critrios devem estar vinculados aos objetivos teraputicos denidos entre usurio-terapeuta-familiares. Atingir os objetivos teraputicos pode ser considerado um critrio de alta; porm, se estamos contanto com a marca da imprevisibilidade, com o devir singular do usurio e com as linhas de foras que atravessam o atendimento, os objetivos teraputicos iro se construindo e se transformando tambm no prprio processo. O importante que o critrio de alta no se torne um objetivo a ser alcanado por si s, sem considerar a singularidade e o tempo peculiar de cada sujeito, o que mais importante do que o campo especco de atuao ou a teoria que respalda a ao prossional. Isso no exige que o terapeuta tenha um conhecimento absoluto de todas as reas da Terapia Ocupacional, mas o fora a pensar, por exemplo, que, s vezes, o desligamento pode se dar como uma alta por transferncia para outro prossional que atue em outra rea com maior capacitao e, portanto, mais adequada ao contexto do sujeito alvo da interveno.

Outra ferramenta importante para reetirmos sobre a alta em Terapia Ocupacional o setting teraputico ocupacional. Segundo Benetton (1994), para que o ambiente teraputico atinja seu propsito, necessrio que o mesmo permita o aprendizado e novas aquisies que buscam o sustento das emoes e a viabilizao de processos de criao, alm dos equipamentos e materiais. Ao mesmo tempo em que este deve ser um lugar para criar e construir, precisa tambm comportar o destruir. Nesse sentido, no nos referimos apenas destruio de materiais ou do ambiente teraputico, mas, principalmente, que o ambiente teraputico deve ser um espao que permita a partida do paciente. Ou seja, salvo as excees mencionadas anteriormente, importante que este seja um espao de passagem e no um espao autossuciente, um espao de onde ele poder levar muitas experincias, mas no dever cronicar-se ali. preciso uma abertura para que seus ganhos neste ambiente sejam transportados para sua vida de forma rizomtica. Orlandi (2008, comunicao pessoal) nos lembra que na tica de Espinosa, quando um corpo encontra outro corpo e uma ideia encontra outra ideia, acontece que as duas relaes ora se compem para formar um todo mais potente, ora uma decompe a outra e destri a coeso de suas partes. Transportando essa ideia para o processo teraputico ocupacional, a destruio dessa coeso

3 Consideraes finais
Em termos gerais, podemos dizer que o critrio principal de alta em Terapia Ocupacional est relacionado conquista de uma boa qualidade de vida ocupacional, a partir de seus desejos, dentro das possibilidades e limitaes do sujeito e de seu ambiente. Para essa construo, necessria a criao de agenciamentos que fortaleam o usurio para o conhecimento de si, no como um m, mas como um meio para agir no mundo. Desta maneira, ao discorrermos sobre o critrio mais geral de alta em Terapia Ocupacional, podemos falar em alta (com L) e auta (com U), pois entendemos o processo de alta , como o processo de liberao ortodoxo e hegemnico do paciente em relao teraputica, normalmente centrado na reduo dos sintomas (na melhora da doena) e na deciso por parte do prossional. E o processo

Cad. Ter. Ocup. UFSCar, So Carlos, v. 19, n. 3, p. 361-368, 2011

Ferigato, S.; Ballarin, M. L. G. S.

367

de auta, no sentido de autocriao e autopoiese, como a possibilidade do sujeito de desprender-se da teraputica pelo ganho suciente de autonomia para lidar com sua doena e suas relaes de vida (com o ambiente, com as pessoas, com objetos, com si mesma e com o mundo), uma construo realizada conjuntamente, entre os atores interessados no processo (prossionais, usurios e familiares). Uma proposta para o sujeito de criao de si do vivo na ao do vivo (EIRADO; PASSOS, 2004). Essa proposio vislumbra uma forma de pensar o processo teraputico que nos ajuda a escapar do sistema de racionalidade das Cincias Modernas, focada no indivduo e no no sujeito, que faz com que os espaos pblicos se tornem espaos desprovidos de sentido enquanto espao de implicao dos usurios na promoo de sua sade. Ajuda-nos, ainda, a encontrar uma linha de fuga da armadilha de produzir corpos dceis e teis para uma sociedade disciplinar (FOUCAULT, 2004) ou de formatar indivduos refns da subjetivao capitalstica, prprios das sociedades de controle (DELEUZE, 1990). Essa nos parece ser uma reexo necessria, pois se caracteriza qual uma encomenda que chega cotidianamente Terapia Ocupacional: transformar doentes improdutivos ou marginais em produtores de capital, aptos para realizar prticas de consumo, adaptados, e no includos, no mercado de trabalho capitalista formal. Entendemos isso mais como uma encomenda social do que uma demanda especca para a Terapia Ocupacional. Em outro sentido, acreditamos que todo processo teraputico em Terapia Ocupacional, em sua dimenso potica ou cientca, deve contribuir para o maior de todos os processos o processo da vida. Ou seja, vislumbramos uma teraputica que tem como objetivo investir na potncia do viver ao encontro com estilsticas singulares de existncia, que se desdobram na multiplicidade que a vida. Entendemos que somente prticas teraputicas crticas e reexivas, preocupadas com todos os aspectos envolvidos no processo teraputico, transformam nosso ato clnico tambm em um ato tico-poltico.

n.4, p.849-59,2007. PMid:17680144. http://dx.doi. org/10.1590/S1413-81232007000400007. CANGLIA, M. Terapia Ocupacional - Um enfoque disciplinar. Belo Horizonte: Ophicina de Arte & Prosa,2005. CONSELHO FEDER AL DE FISIOTER APIA E TERAPIA OCUPACIONAL - COFFITO. Legislao/ Resolues. Disponvel em: <http://www.coto.org. br/publicacoes/pub_view.asp?cod=1008&psecao=9>. Acesso em:13 jul.2010. DELEUZE, G. Lgica do sentido. So Paulo: Perspectiva, 1969. DELEUZE, G. O Abecedrio de Gilles Deleuze [entrevista-video]. Entrevistador: Claire Parnet. Direo de Pierre-Andr Boutang. Paris: Editions Montparnasse,1989. Disponvel em: <http://www. oestrangeiro.net/esquizoanalise/67-o-abecedario-degilles-deleuze>. Acesso em:12 jul.2010. DELEUZE, G. Post-Scriptum sobre as sociedades de controle. In: DELEUZE, G. Conversaes. Rio de Janeiro: Editora34,1990. p.219-226. DELEUZE, G. Pourparlers. Paris: Minuit. In: DELEUZE, G. Conversaes. Rio de Janeiro: Editora.34,1992. p.169-170. DELEUZE, G.; GUATARRI, F. Mil Plats: capitalismo e esquizofrenia. Rio de Janeiro: Ed.34,1995. vol.2. DELEUZE, G.; GUATARRI, F. Mil Plats: capitalismo e esquizofrenia . So Paulo: Ed.34,1997a. vol4. DELEUZE, G.; GUATARRI, F. Mil Plats: capitalismo e esquizofrenia. Rio de Janeiro: Ed.34,1997b. vol.5. DELEUZE, G. Espinosa-Filosoa prtica. Traduo de Daniel Lins e Fabien Pascal Lins. So Paulo: Escuta,2002. DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O Anti-dipo: capitalismo e esquizofrenia . Lisboa: Assrio & Alvim,1972. DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O que a Filosoa? Rio de Janeiro: Ed.34,1992. EIRADO, A.; PASSOS, E. A noo de autonomia e a dimenso do virtual. Psicologia em Estudos, v.9, n.1, p.77-85,2004. http://dx.doi.org/10.1590/ S1413-73722004000100010 FOUCAULT, M. Vigiar e Punir : a Histria da violncia nas prises.29. ed. Traduo de Raquel Ramalhete. Petrpolis: Vozes,2004. GUATTARI, F.; ROLNIK, S. Micropoltica: cartograas do desejo. Petrpolis: Vozes, 1986. HAESBAERT, R.; BRUCE, G. A Desterritorializao na obra de Deleuze e Guattari. GEOgraphia , v.7, p.07-31,2002. HAGEDORN, R. Fundamentos para a prtica em terapia ocupacional.3. ed. Traduzido por Vagner Raso. So Paulo: Roca,1999. SPINOZA, B. tica.2. ed. Traduo de Tomaz Tadeu. Belo horizonte: Autntica editora,2008. SILVA, R. N. A dobra deleuziana: polticas de subjetivao. Revista do Departamento de Psicologia da UFF, v.16, n.1, p.55-75,2004. ORLANDI, L. B. L. Deleuze e tica. In: Caf Filosco - Espao Cultural-CPFL. Campinas,2008.

Referncias
BENETTON, M. J. A Terapia Ocupacional como instrumento nas aes de sade mental.1994.190 f. Tese (Doutorado em Sade Mental)-Universidade estadual de Campinas, Campinas,1994. CAMPOS, W. S.; AMARAL, M. A. A clnica ampliada e compartilhada, a gesto democrtica e redes de ateno como referenciais terico-operacionais para a reforma do hospital. Cincia e Sade Coletiva, v.12,

Cad. Ter. Ocup. UFSCar, So Carlos, v. 19, n. 3, p. 361-368, 2011

368

A alta em terapia ocupacional: reflexes sobre o fim do...

Autores
Sabrina Ferigato Graduada em Terapia Ocupacional pela PUC-Campinas, com Aprimoramento em Sade Mental (UNICAMP), Mestre em Filosoa Social pela PUC-Campinas e Doutoranda em Sade Coletiva (UNICAMP); Terapeuta Ocupacional do Caps-Integrao, Campinas, SP, Brasil Maria Luisa Gazabim Simes Ballarin Graduada em Terapia Ocupacional pela UFSCar, Mestre em Cincias Mdicas pela Universidade Estadual de Campinas e Doutora em Cincias Mdicas pela Universidade Estadual de Campinas, Professora titular da Pontifcia Universidade Catlica de Campinas, Campinas, SP, Brasil

Contribuio dos Autores


Sabrina Ferigato trabalhou na pesquisa bibliogrca, na concepo e redao do manuscrito e Maria Luisa G. S. Ballarin trabalhou na reviso e redao do manuscrito.

Notas
1

[...] Devir , a partir das formas que se tem, do sujeito que se , dos rgos que se possui ou das funes que se preenche, extrair partculas, entre as quais instauramos relaes de movimento e repouso, de velocidade e lentido, as mais prximas daquilo que estamos em vias de nos tornarmos e atravs das quais no tornamos [...] (DELEUZE; GUATTARI, 1997a, p. 64).

Cad. Ter. Ocup. UFSCar, So Carlos, v. 19, n. 3, p. 361-368, 2011

You might also like