You are on page 1of 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHO CENTRO DE CINCIAS BIOLGICAS E DA SADE PET DE VIGILNCIA EM SADE

Ayra Zbia Muniz Portilho

RELATRIO INDIVIDUAL DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

SO LUIS MA 2013

Acompanhamento do funcionamento do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Bairro Lira Introduo Os centros de testagem e aconselhamento so servios de sade que realizam aes de diagnstico e preveno de doenas sexualmente transmissveis. Nesse servio, possvel realizar testes para HIV, Sfilis e Hepatite B e C gratuitamente. Todos os testes so realizados de acordo com a norma definida pelo Ministrio da Sade e com produtos registrados na Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria e por ela controlados. O atendimento nesses centros inteiramente sigiloso e oferece a quem realiza o teste a possibilidade de ser acompanhado por uma equipe de profissionais de sade que a orientar sobre resultado final do exame, independente dele ser positivo ou negativo. Quando os resultados so positivos, os CTA so responsveis por encaminhar as pessoas para tratamento nos servios de referncia. Ao procurar um CTA, o usurio desse servio tem direito a passar por uma sesso de aconselhamento, que pode ser individual ou coletivo, a depender do servio. O aconselhamento uma ao de preveno que tem como objetivos oferecer apoio emocional ao usurio, esclarecer suas informaes e dvidas sobre DST e HIV/aids e, principalmente, ajud-lo a avaliar os riscos que corre e as melhores maneiras que dispe para prevenir-se. Alm do aconselhamento, outras aes de preveno so realizadas pelos CTA, dentro da unidade de sade e fora dela. Tambm disponibilizam insumos de preveno, como camisinhas masculinas e femininas para a populao geral, gel lubrificante para profissionais do sexo e homens que fazem sexo com homens e kits de reduo de danos para pessoas que fazem uso de drogas. O CTA conta com uma farmcia bsica, onde se faz dispensao de medicamentos para tratamento de doenas sexualmente transmissveis.

Atividades Desenvolvidas

Acompanhamento da realizao de testes rpidos para HIV, Sfilis e Hepatite B e C. Os pacientes eram encaminhados pelos conselheiros ao laboratrio aps o pr- aconselhamento, as amostras de sangue eram colhidas pelo farmacutico, com devido treinamento do Ministrio da Sade, e dentro de alguns minutos

obtinha-se o resultado. Independentemente do resultado, o paciente sempre conversava com o conselheiro (ps- aconselhamento) antes de ir embora.

Dispensao de medicamentos na farmcia do CTA As doenas sexualmente transmissveis so infeces que so freqentemente, se no sempre, transmitidas de pessoa a pessoa atravs do contato sexual. Como a atividade sexual prov uma oportunidade fcil para os microrganismos encontrarem novos hospedeiros, uma grande variedade de microrganismos infecciosos pode ser disseminada atravs do contato sexual. Eles variam desde vrus microscpicos (p.ex., o vrus da imunodeficincia humana) at insetos macroscpicos (p.ex., o piolho pubiano ou chato). A transmisso de algumas doenas sexualmente transmissveis no depende de penetrao genital. Embora essas doenas normalmente sejam decorrentes da prtica do sexo vaginal, oral ou anal com um parceiro infectado, elas algumas vezes podem ser transmitidas atravs do beijo ou do contato corpreo ntimo. De acordo com o Ministrio da sade de responsabilidade do estado e do municpio o abastecimentos desses medicamentos nas unidades especializadas. Contudo, no momento o CTA do Lira no conta com quase nenhum desses medicamentos. A dispensao ocorre na maioria das vezes medicamentos para hipertenso e diabetes.

Referncias

http://mmspf.msdonline.com.br/pacientes/manual_merck/secao_17/cap_1 89.html dsts

You might also like