You are on page 1of 8

Direitos Sociais da Pessoa com Cncer

1. Saque do FGTS
O trabalhador com cncer pode realizar o saque do FGTS? Sim. Na fase sintomtica da doena, o trabalhador cadastrado no FGTS que tiver neoplasia maligna (cncer) ou que tenha dependente portador de cncer poder fazer o saque do FGTS. Quais os documentos necessrios para o saque do FGTS? Uma das documentaes exigidas o atestado mdico com validade no superior a trinta dias, contados a partir de sua expedio, firmado com assinatura sobre carimbo e CRM do mdico responsvel pelo tratamento, contendo diagnstico no qual relate as patologias ou enfermidades que molestam o paciente, o estgio clnico atual da molstia e do enfermo. Para obter informaes sobre as demais documentaes, consulte o site da CEF.
11

DOCUMENTOS COMPLEMENTARES - Carteira de trabalho na hiptese de saque de trabalhador; ou - Cpia autenticada da ata de assembleia que deliberou pela nomeao de diretor no empregado; cpia do Contrato Social registrado no Cartrio de Registro de Ttulos e Documentos ou na Junta Comercial, ou ato prprio da autoridade competente publicado em Dirio Oficial; e - Carto do Cidado ou Carto de Inscrio PIS/PASEP. OBS.: indispensvel levar original e cpia de todos os Qual o valor a ser recebido na retirada do FGTS? O valor recebido ser o saldo de todas as contas pertencentes ao trabalhador, inclusive a conta do atual contrato de trabalho. No caso de motivo de incapacidade relacionado ao cncer, persistindo os sintomas da doena, o saque na conta poder ser efetuado enquanto houver saldo, sempre que forem apresentados os documentos necessrios.

2. Saque do PIS/PASEP
O trabalhador com cncer pode realizar o saque do PIS/PASEP? Sim. O PIS pode ser retirado na Caixa Econmica Federal e o PASEP no Banco do Brasil pelo trabalhador cadastrado no PIS/PASEP antes de 1988 que tiver neoplasia maligna (cncer), na fase sintomtica da doena, ou que possuir dependente portador de cncer. Quais os documentos necessrios para o saque do PIS? Consultar o site.

OBS: Atestado mdico com validade no superior a trinta dias, contados a partir de sua expedio, firmado com assinatura sobre carimbo e CRM do mdico responsvel pelo tratamento, contendo meno Resoluo 01/96 de 15/10/1996 do Conselho diretor do Fundo de Participao PIS/PASEP e diagnstico no qual relate as patologias ou enfermidades que molestam o paciente, o estgio clnico atual da molstia e do enfermo e indicando expressamente paciente sintomtico para a patologia classificada sob o cdigo daClassificao Internacional das Doenas (CID) (de 140 a 208 ou de 230 a 234 ou C00 a C97 ou D00 a D09). Qual valor tem o paciente a receber? O trabalhador receber o saldo total de suas quotas e rendimentos.

3. Auxlio-Doena
um benefcio mensal a que tem direito o segurado quando este fica temporariamente incapaz para o trabalho em virtude de doena por mais de 15 dias consecutivos. O portador de cncer ter direito ao benefcio, independente do pagamento de 12 contribuies, desde que esteja na qualidade de segurado. A incapacidade para o trabalho deve ser comprovada por meio de exame realizado pela percia mdica do INSS. Como fazer para conseguir o benefcio? A pessoa deve comparecer agncia da Previdncia Social mais prxima de sua residncia ou ligar para 135 solicitando o agendamento da percia mdica. indispensvel Carteira de trabalho ou documentos que comprovem a sua contribuio ao INSS, alm de declarao ou exame mdico (com validade de 30 dias) que descreva o estado clnico do segurado.

4. Aposentadoria por Invalidez


A aposentadoria por invalidez concedida desde que a incapacidade para o trabalho seja considerada definitiva pela percia mdica do INSS. Tem direito ao benefcio o segurado que no esteja em processo de reabilitao para o exerccio de atividade que lhe garanta a subsistncia (independente de estar recebendo ou no o auxlio-doena). O portador de cncer ter direito ao benefcio, independente do pagamento de 12 contribuies, desde que esteja na qualidade de segurado. Acrscimo de 25% na aposentadoria por invalidez Ter direito a este acrscimo o segurado do INSS que necessitar de assistncia permanente de outra pessoa. O valor da aposentadoria por invalidez poder ser aumentado em 25% nas situaes previstas no anexo I, do Decreto 3.048/99.

5. Amparo Assistencial ao Idoso e ao Deficiente (Lei Orgnica de Assistncia Social - LOAS) O que amparo assistencial ao idoso e ao deficiente?
A Lei Orgnica de Assistncia Social (LOAS) garante um benefcio de um salriomnimo mensal ao idoso com 65 anos ou mais, que no exera atividade remunerada, e ao portador de deficincia incapacitado para o trabalho e para uma vida independente. Crianas de zero a 10 anos e adolescentes entre 12 e 18 anos tm os mesmos direitos. Para ter direito ao benefcio, outro critrio fundamental de que a renda familiar seja inferior a (um quarto) do salrio-mnimo. Esse clculo considera o nmerode pessoas que vivem no mesmo domiclio: o cnjuge, o(a) companheiro(a), os pais, os filhos e irmos no emancipados de qualquer condio, menores de idade e invlidos. O critrio de renda caracteriza a impossibilidade do paciente e de sua famlia de garantir seu sustento. A pessoa com cncer tem direito ao amparo assistencial (ou Benefcio de Prestao Continuada)? Sim, desde que se enquadre nos critrios de idade, renda ou deficincia descritos acima. Nos casos em que o paciente sofra de doena em estgio avanado, ou sofra consequncias de sequelas irreversveis do tratamento oncolgico, pode-se tambm recorrer ao benefcio, desde que haja uma implicao do seu estado de sade na incapacidade para o trabalho e nos atos da vida independente. O requerente tambm no pode estar vinculado a nenhum regime de previdncia social ou receber quaisquer benefcios. Mesmo quando internados, tanto o idoso como o deficiente tm direito ao benefcio. O amparo assistencial intransfervel, no gerando direito penso a herdeiros ou sucessores. O beneficirio no recebe 13 salrio. 14 Como fazer para conseguir o benefcio? Para solicitar o benefcio, a pessoa deve fazer exame mdico pericial no INSS. Informaes sobre as documentaes necessrias voc pode obter ligando para o 135 ou pelo site da previdncia.

6. Tratamento Fora de Domiclio (TFD) no Sistema nico de Sade (SUS)


A Portaria SAS n 055, de 24 de fevereiro de 1999, dispe sobre a rotina de Tratamento Fora de Domiclio. Esta normatizao tem por objetivo garantir o acesso de pacientes de um municpio a servios assistenciais em outro municpio, ou ainda, em caso especiais, de um Estado para outro Estado. O TFD pode envolver a garantia de transporte para tratamento e hospedagem, quando indicado. O TFD ser concedido, exclusivamente, a pacientes atendidos na rede pblica e referenciada. Nos casos em que houver indicao mdica, ser autorizado o pagamento de despesas para acompanhante.

7. Vale Social (Lei Estadual n 4.510, de 13/01/2005)


Trata-se de um documento que assegura a gratuidade em nibus intermunicipais, trem, metr e barca no Estado do Rio de Janeiro, para portadores de deficincia ou doena crnica. Quem tem direito ao vale social? Todo portador de deficincia ou doente crnico que esteja em tratamento mdico continuado cuja interrupo acarrete o risco de morte. 15 O acompanhante tambm tem direito ao vale social? Sim. Pacientes menores de idade e adultos incapazes, que sejam doentes crnicos ou mentais com indispensvel indicao de acompanhante, mencionada em laudo mdico, tm direito ao vale social. Onde voc pode conseguir o cadastro? Nos Centros Comunitrios de Defesa da Cidadania (CCDCs), Fundao Leo XIII ou outros postos de cadastramento. Veja a lista dos locais no site. Sobre a documentao consultar o link. Quais os documentos necessrios para a primeira via e pedidos de renovao? 1. Cpia da carteira de identidade do solicitante; 2. Cpia do CPF; 3. Cpia do comprovante de residncia; 4. 1 (uma) foto 3x4 recente; 5. Cpia da certido de nascimento para menor de idade; 6. Preenchimento do laudo mdico, no verso da ficha de cadastro. O laudo dever ser preenchido por mdico da unidade da rede pblica ou conveniadas ao SUS.

8. RIOcard
um carto eletrnico assegurado pelos municpios que oferece gratuidade no transporte rodovirio. Quem tem direito ao RIOcard? Para os pacientes com doena crnica, incluindo o cncer, residentes no municpio do Rio de Janeiro, o carto RIOcard est sendo concedido judicialmente desde 2008, mediante laudo mdico contido no formulrio prprio fornecido pelos postos de cadastramento.

Nos Centros de Referncia da Assistncia Social (CRAS) localizados em seu municpio voc obter as informaes necessrias para realizar o cadastramento. O acompanhante tambm tem direito ao RIOcard? Sim. Ele ter este direito mediante indicao de acompanhante definida em laudo mdico.

9. Iseno do Imposto de Renda na aposentadoria


A pessoa com cncer tem direito iseno de imposto de renda na aposentadoria? Sim. Os pacientes esto isentos do imposto de renda relativo aos rendimentos de aposentadoria, reforma e penso, inclusive as complementaes (RIR/1999, art. 39, XXXIII; IN SRF n 15, de 2001,art. 5, XII). Mesmo os rendimentos de aposentadoria ou penso recebidos acumuladamente no sofrem tributao, ficando isento quem recebeu os referidos rendimentos (Lei n 7.713, de 1988, art. 6, inciso XIV). Como fazer para conseguir o benefcio? Para solicitar a iseno a pessoa deve procurar o rgo pagador da sua aposentadoria (INSS, Prefeitura, Estado etc.) munido derequerimento fornecido pela Receita Federal. A doena ser comprovada por meio de laudo mdico, que emitido por servio mdico oficial da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos municpios, sendo fixado prazo de validade do laudo pericial, nos casos passveis de controle (Lei n 9.250, de 1995, art. 30; RIR/1999, art. 39, 4 e 5; IN SRF n 15, de 2001, art. 5, 1 e 2). 17

10. Quitao do financiamento da casa prpria


A pessoa com invalidez total e permanente, causada por acidente ou doena, possui direito quitao, caso exista esta clusula no seu contrato. Para isso deve estar inapto para o trabalho e a doena determinante da incapacidade deve ter sido adquirida aps a assinatura do contrato de compra do imvel. Qual valor pode ser quitado? Est includo nas parcelas do imvel financiado pelo Sistema Financeiro de Habitao (SFH) um seguro que garante a quitao do imvel em caso de invalidez ou morte. Em caso de invalidez, este seguro cobre o valor correspondente cota de participao do paciente no financiamento. A entidade financeira que efetuou o financiamento do imvel deve encaminhar os documentos necessrios seguradora responsvel.

11. Iseno de IPI na compra de veculos adaptados

O IPI o imposto federal sobre produtos industrializados. Quando a pessoa com cncer tem direito a solicitar a iseno do (IPI) na compra de veculos? O paciente com cncer isento deste imposto apenas quando apresenta deficincia fsica nos membros superiores ou inferiores que o impea de dirigir veculos comuns. necessrio que o solicitante apresente exames e laudo mdico que descrevam e comprovem a deficincia. Quais veculos podem ser adquiridos com iseno de IPI? Automveis de passageiros ou veculos de uso misto de fabricao nacional, movidos a combustvel de origem renovvel. O veculo precisa apresentar caractersticas especiais, originais ou resultantes de adaptao, que permitam a sua adequada utilizao por portadores de deficincia fsica. Entre estas caractersticas, o cmbio automtico ou hidramtico (acionado por sistema hidrulico) e a direo hidrulica. A adaptao do veculo poder ser efetuada na prpria montadora ou em oficina especializada. O IPI incidir normalmente sobre quaisquer acessrios opcionais que no constituam equipamentos originais do veculo adquirido. O benefcio somente poder ser utilizado uma vez. Mas se o veculo tiver sido adquirido h mais de trs anos, poder ser utilizado uma segunda vez. Como fazer para conseguir a iseno? A Lei n 10.182, de 12/02/2001, restaura a vigncia da Lei n 8.989, de 24/02/1995, que dispe sobre a iseno do IPI na aquisio de automveis destinados ao transporte autnomo de passageiros e ao uso de portadores de deficincia. Dessa forma os interessados podero se dirigir a esses locais ou acess-los pela internet: www.receita.gov.br ou pelo link.

12. Iseno de Imposto de Circulao Mercadorias e sobre Prestao de Servios (ICMS) na compra de veculos adaptados
O que ICMS? o imposto estadual sobre operaes relativas Circulao de Mercadorias e sobre Prestao de Servios. Cada Estado possui a sua prpria legislao que regulamenta este imposto. 19 No Estado do Rio de Janeiro o paciente deve comparecer Secretaria de Estado de Fazenda da rea de sua residncia. Mais informaes no site.

13. Iseno de Imposto de Propriedade de Veculos Automotores (IPVA) para veculos adaptados

O que IPVA? o imposto estadual referente propriedade de veculos automotores. Cada Estado tem a sua prpria legislao sobre o imposto. Confira na lei do seu Estado se existe a regulamentao para isentar de impostos os veculos especialmente adaptados e adquiridos por deficientes fsicos. Os estados que possuem a regulamentao so Distrito Federal, Esprito Santo, Gois, Minas Gerais, Paraba, Paran, Pernambuco, Piau, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e So Paulo. OBS: A iseno do IPVA concedida simultaneamente obteno da iseno do ICMS.

14. Iseno de Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU)


Alguns municpios preveem, em sua Lei Orgnica, iseno do IPTU para pessoas portadoras de doena crnica, segundo critrios estabelecidos por cada Prefeitura. Confira se voc tem direito a este benefcio na Prefeitura do seu municpio. 20

15. Bilhete de Viagem do Idoso - Transporte interestadual gratuito


A carteira do idoso um documento de direito ao acesso a transporte interestadual gratuito (duas vagas por veculo) ou desconto de 50% (cinquenta por cento), no mnimo, no valor das passagens. Este direito est determinado no Estatuto do Idoso - Lei N 10741/2003, no art. 40 e o Decreto N 5934/2006 estabelece os mecanismos e critrios a serem adotados na aplicao do ICMS. A quem se destina? Idosos com 60 anos de idade ou mais e com renda individual de at dois salrios mnimos. Do que trata este direito? Trata de duas vagas gratuitas em cada veculo, comboio ferrovirio ou embarcao do servio de transporte interestadual depassageiros. O idoso ter direito ao Bilhete de Viagem do Idoso, que intransfervel. Caso as duas vagas reservadas para este fim tenham sido ocupadas, outros idosos que queiram fazer o mesmo percurso podero obter descontos de, no mnimo, 50% (cinquenta por cento) no valor da passagem para os demais assentos do veculo. Noesto includas no benefcio, as tarifas de pedgio e de utilizao dos terminais-tarifa de embarque, que sero pagas pelo idoso, nomomento da aquisio da passagem.

Os interessados devem solicitar um nico Bilhete de Viagem do Idoso nos pontos de venda prprios da transportadora, com antecedncia de, pelo menos, trs horas em relao ao horrio de partida do ponto inicial da linha. Obs: O idoso que no tiver renda dever procurar o Centro de Referncia de Assistncia Social (CRAS) de seu municpio ou a secretaria municipal de Assistncia Social. O idoso ser includo no Cadastro nico para Programas Sociais do Governo Federal e vai receber o Nmero de Identificao Social (NIS). Como usufruir este direito? Idosos que podem comprovar renda: aposentados, pensionistas ou trabalhadores ativos devem procurar as Empresas de Transporte, levando os documentos exigidos que voc encontra no link.

16. Laudo Mdico para Afastamento de Trabalho


uma documentao exigida para acesso aos diferentes direitos previdencirios, das iniciativas pblica ou privada. O mdico assistente o profissional que acompanha o paciente em sua doena e evoluo e, quando necessrio, emite o devidoatestado ou relatrio mdico. De acordo com o artigo 3 da Resoluo CFM 1851/2008, o mdico assistente especificar o tempo concedido de dispensa s atividades de trabalho e estudantil, necessrio para recuperao do paciente.

17. Laudo Mdico para Atestado de Lucidez


Este atestado usualmente utilizado para fins de procurao a terceiros. Conforme Resoluo CFM 1658/2002, o atestado mdico parte integrante do ato mdico, sendo seu fornecimento direito inalienvel do paciente, inclusive para fornecimento de atestados de sanidade, em suas diversas finalidades (arts. 1 e 7).

Cartilha

You might also like