You are on page 1of 8

Professor Reginaldo Veras Atualidades

ATULIDADES REVISO PARA O CNJ PROFESSOR REGINALDO VERAS Aquecimento global O Protocolo de Kyoto, assinado em 1997, obriga os pases signatrios a reduzirem as emisses de gases que, como o dixido de carbono, provocam o chamado efeito estufa, responsabilizado pelo aquecimento global. O acordo j foi ratificado por 120 pases. A participao da Rssia vital, pois, para entrar em vigor, o acordo tem de ser ratificado por pases responsveis por 55% das emisses de gases. Hoje, os signatrios do acordo respondem por 44% do total de emisses do mundo. Considerando o texto apresentado, julgue os itens. 1. O Brasil forte defensor da implementao do Protocolo de Kyoto e, desde cedo, demonstrou isso ao ser um dos primeiros pases a assinar o documento. 2. O Protocolo de Kyoto permite que pases cujas emisses de gases estejam abaixo dos nveis estabelecidos possam vender as cotas no utilizadas para outros que no conseguirem cumprir os prprios limites. Isto se denomina crdito de carbono. 3. Os EUA, responsveis por mais de 30% das emisses de gs carbnico na atmosfera, desistiram de assinar o Protocolo de Kyoto em 2001, alegando prejuzo ao crescimento econmico e, adicionalmente, questionando as evidncias cientficas do efeito estufa como elemento estimulador do aquecimento global. 4. A China e a ndia, pases emergentes no processo de industrializao, no precisam cumprir as metas de reduo de emisso de gases de efeito estufa estabelecidas pelo Protocolo de Kyoto.. 5. Mudanas climticas como a intensificao de furaces, secas e enchentes em vrias partes do mundo esto entre as consequncias do aquecimento global. 6. Na COP-18, conferncia realizada em Doha, capital do Qatar, referente a mudanas climticas, no final de 2012, foi criado o novo documento que ir substituir o Protocolo de Kyoto a partir de 2020.

A globalizao da economia no final do sculo XX A globalizao da economia capitalista instaurou uma crescente integrao pela interdependncia e uma relativa uniformizao das condies de existncia das sociedades humanas. Alm disso, gerou uma mutao estrutural das modalidades de produo, distribuio e consumo de bens e servios, e esses mecanismos econmicos j no esto ligados a uma localizao territorial nacional. A consolidao do capitalismo monopolista globalizado revelou, neste final do sculo XX, sua dimenso multiterritorial e transterritorial. A globalizao do capitalismo colocou as empresas multinacionais no centro da produo material da existncia humana. Esse processo criou, pois, empresa mundial, a qual tem na busca do lucro o elo da unidade empresarial e na diversidade produtiva de bens e servios, a sua distribuio territorial em mltiplas localidades do mundo. J. L. Sanches Ross (org.). Geografia do Brasil. 4. ed. So Paulo: Editora da USP, 2003, p. 283 (com adaptaes). Julgue os itens relativos transformao do espao geogrfico mundial pelo desenvolvimento da globalizao.

PROIBIDO REPRODUZIR OU COMERCIALIZAR

www.estudioaulas.com.br

Professor Reginaldo Veras Atualidades


7. As empresas globais de alta tecnologia instalam suas indstrias em regies que possuem oferta de mo de obra, matria-prima e energia baratas e abundantes. 8. As empresas mundiais so multinacionais e transnacionais e se estruturaram em redes por diferentes partes do mundo centralizando o capital nas grandes corporaes. 9. Modernas tecnologias como a informtica e as telecomunicaes, facilitando a circulao de produtos e capitais, esto no centro da atual economia globalizada. 10. Um aspecto relevante da globalizao que, apesar de ainda existir a diviso entre pases ricos e pobres, os nveis de pobreza mundial tm diminudo graas aos esforos dos pases ricos para se minimizar a pobreza. 11. A China abriu recentemente suas portas para as empresas mundiais, o que tem aumentado os nveis de emprego e o capital interno desse pas. Outra consequncia dessa iniciativa a intensificao do processo de democratizao da sociedade chinesa, que leva essa sociedade para longe do autoritarismo sob o qual viveu durante muito tempo.

A concepo de trabalho pode ser entendida como uma fora exclusivamente humana, realizada por qualquer indivduo, grupo, categoria profissional ou classe social cujo contedo e forma so determinados a partir das necessidades sociais a serem satisfeitas. Dentro desse contexto, a influncia da tecnologia na consecuo do trabalho frequentemente um catalisador de solues, mas tambm de problemas. Tendo o texto por referncia inicial e considerando os mltiplos aspectos que envolvem o tema nele focalizado, julgue os itens. 12. Na economia globalizada do tempo presente, o suporte oferecido pela tecnologia essencial para a ampliao da produo, mas irrelevante para a circulao de bens e de capitais. 13. Um caso tpico de mudanas hoje verificadas no mundo do trabalho, graas aos avanos tecnolgicos, o fortalecimento da figura do trabalhador que atua em todas as etapas da produo. 14. O domnio do conhecimento e as contnuas inovaes tecnolgicas desempenham papel central no atual estgio de desenvolvimento da economia mundial. 15. No mundo contemporneo os sistemas educacionais buscam se organizar tendo por objetivo, alm da formao da cidadania, levar o aluno a compreender os mecanismos que norteiam o sistema produtivo de modo a nele se inserir. 16. Os padres da economia contempornea demonstram que os avanos tecnolgicos quase sempre levam ampliao dos postos de trabalho.

O retrato traado pelo mapa da excluso digital, divulgado pela Fundao Getlio Vargas, cruel. Dos 195 milhes de brasileiros, apenas uns 30 milhes tm acesso a um computador. Ainda assim, quem olhar com mais ateno esse retrato observar que crianas e jovens esto embarcando no mundo digital, o que permite algum otimismo para o futuro. Nos ltimos anos, o nmero de includos aumentou de 15% para 20%. O perfil do includo digital bem definido. Ele estudou mais de 8 anos, branco ou amarelo, mora em grandes cidades, tem renda de cerca de R$ 2.000 e funcionrio pblico, empregador ou empregado com carteira assinada. Bruno Lopes. Apartheid digital. In: Jornal do Brasil, "Internet", 14/412003 (com adaptaes).

PROIBIDO REPRODUZIR OU COMERCIALIZAR

www.estudioaulas.com.br

Professor Reginaldo Veras Atualidades


Considerando o texto acima e o tema que ele focaliza, com suas ramificaes, julgue os itens. 17. As incessantes inovaes tecnolgicas que to bem caracterizam o mundo contemporneo esto na base do atual estgio de desenvolvimento econmico, a denominada globalizao. 18. Um dos grandes smbolos da tecnologia dos dias atuais, a informtica, venceu barreiras, democratizou-se e est presente no mundo inteiro, o que permitiu o desenvolvimento material das sociedades de maneira razoavelmente simtrica. 19. Pelo que informa o texto, ainda pequeno o nmero de brasileiros usurios do computador, se comparado com o total de habitantes do pas. 20. O desaparelhamento digital das escolas brasileiras talvez seja a melhor explicao para o fato de os brasileiros em idade escolar (educao bsica) praticamente desconhecerem o computador. 21. Pelo perfil dos includos digitais apresentados no texto, pode-se relacionar excluso digital e excluso social. 22. Deduz-se que o chamado trabalhador informal brasileiro ainda no est entre os includos digitais. 23. De acordo com o texto, a maioria dos afrodescendentes brasileiros ainda no conseguiu vencer uma das barreiras sua plena insero na cidadania, a excluso digital.

Relatrio sobre emprego no mundo, divulgado pela Organizao Internacional do Trabalho (OIT), diz que alarmante a situao global do trabalho e que no h sinais de recuperao em um futuro prximo. O organismo prev que uma nova fase, ainda mais problemtica, na crise global de empregos ainda est por vir. Uma das razes que os pases ricos tomaram medidas buscando a austeridade fiscal a qualquer custo e realizaram drsticas reformas trabalhistas. Em consequncia, acabaram caindo na chamada armadilha da austeridade uma espcie de crculo vicioso no qual um baixo crescimento gera o aumento da volatilidade, contrao do crdito, reduo de investimentos e perda de empregos. O Globo, 30/4/2012, p. 19 (com adaptaes). Tendo o texto acima como referncia inicial e considerando a amplitude do tema por ele abordado, julgue os itens. 24. A constituio de blocos econmicos, a exemplo da Unio Europeia e do MERCOSUL, caracterstica marcante do atual estgio da economia mundial, a globalizao, marcada pela ampliao da capacidade produtiva, dos mercados e da competitividade entre os agentes econmicos mundiais. 25. Na condio de economia emergente, o Brasil no sofre as consequncias da crise econmica mundial. 26. Na atualidade, a crise econmica se acentua em alguns pases integrantes da Unio Europeia, como Grcia, Portugal e Espanha, pases cujos governos se recusaram a tomar medidas como as citadas no texto, em face da presso da opinio pblica. 27. Apesar de ser uma economia emergente, o Brasil no faz parte do grupo dos BRICS.

A crise paraguaia acabou tendo efeito positivo sobre o Mercado Comum do Sul (MERCOSUL), unio aduaneira que tendia irrelevncia em um mundo em transio no que se refere disputa de poder. Atualmente, so apenas quatro os pases-membros plenos do bloco, visto que um deles, o Paraguai, foi suspenso. H, ainda, outros pases associados, como Bolvia e Chile. A incorporao plena de outros Estados sempre um procedimento complexo, no s tecnicamente, mas tambm do ponto de vista poltico, como evidencia o processo de reconhecimento da Venezuela como membro pleno. O maior desafio a ser enfrentado pelo bloco, contudo, no diz respeito 3 PROIBIDO REPRODUZIR OU COMERCIALIZAR www.estudioaulas.com.br

Professor Reginaldo Veras Atualidades


propriamente sua expanso, por meio da adeso de outros pases, mas ofensiva econmica chinesa sobre a Amrica Latina. Clvis Rossi. A China e o despertar do MERCOSUL. In: Folha de S. Paulo, 1. O1/7/2012 (com adaptaes). Tendo o texto acima como referncia inicial e considerando os temas nele abordados, julgue os itens. 28. O MERCOSUL evidencia uma das caractersticas da economia globalizada dos tempos atuais, a de formao de blocos regionais ou continentais com o objetivo de facilitar a insero dos pases-membros na atual economia mundial, altamente competitiva. 29. Argentina, Brasil, Uruguai e Venezuela so, atualmente, os membros plenos do MERCOSUL, estando o Paraguai temporariamente suspenso do bloco em razo da crise poltica que culminou com a destituio do presidente do pas, Fernando Lugo, do poder. 30. O trecho final do texto remete crescente participao da China na economia mundial, decorrente, em especial, da modernizao de sua economia, possibilitada, por sua vez, pela democratizao das instituies polticas do pas, com a substituio do modelo autoritrio comunista pela democracia representativa nos moldes ocidentais.

Com relao atual crise econmica mundial e aos seus efeitos na economia brasileira, julgue os itens. 31. A fim de promover um novo modelo de transporte pblico de mercadorias e permitir a diminuio dos custos da produo brasileira, consoante os princpios do desenvolvimento sustentvel, o governo brasileiro cancelou os incentivos fiscais concedidos ao setor automotivo, principalmente no que tange aos caminhes. 32. Para controlar a inflao na poca de crise econmica mundial, o governo brasileiro adotou medidas de conteno do consumo, como a elevao dos juros cobrados pelos bancos pblicos para o financiamento de bens de consumo. 33. Para mitigar os efeitos da crise internacional sobre a economia brasileira, o governo optou pela reduo dos investimentos no setor produtivo, por serem eles os principais responsveis pelo dficit na balana comercial do pas. 34. Para atrair investimentos estrangeiros e minimizar os efeitos da crise mundial sobre a produo da indstria nacional, o governo brasileiro vem adotando, desde o primeiro semestre de 2012, a estratgia de elevao contnua das taxas de juros SELIC.

Recente relatrio do Programa das Naes Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) informa que, nas duas ltimas dcadas, a populao cresceu 26% (so 1,45 bilho de pessoas a mais) enquanto o consumo de recursos naturais aumentou 40%. As emisses de gs carbnico aumentaram 36% no mesmo perodo. A propsito desse quadro, julgue os itens. . 35. O uso acelerado de recursos naturais um sinal de alerta para o planeta, que pode vir a enfrentar a exausto de recursos estratgicos. 36. Apesar de seu efeito poluidor, as emisses de gs carbnico ainda no podem ser relacionadas s mudanas climticas, a exemplo do aquecimento global.

PROIBIDO REPRODUZIR OU COMERCIALIZAR

www.estudioaulas.com.br

Professor Reginaldo Veras Atualidades


37. Em geral, o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) dos pases inversamente proporcional ao aumento do consumo de recursos naturais. 38. Nos ltimos anos, verica-se aparente paradoxo ambiental: enquanto o nvel do mar tem aumentado, recua signicativamente o nmero de catstrofes naturais. 39. O relatrio do Pnuma demonstra que j no h mais possibilidade de se alterar a trajetria de tendncias perigosas que ameaam a vida humana no planeta. Os pases do Oriente Mdio so construes polticas artificiais, impostas. A herana colonial deu lugar a um equilbrio instvel, que, de tempos em tempos, transmudado em guerras. No sou otimista. Gaza poder ser vista como escaramua preparatria de um grande conflito que est em gestao. Os interesses de Israel e do Ir no tm denominador comum. Csar Benjamin. Gaza pode prenunciar grande conflito. In: Folha de S.Paulo, 10/1/2009, capa (com adaptaes). A partir da leitura do texto acima e considerando o cenrio do Oriente Mdio, julgue os itens. 40. Recente deciso da ONU (Organizao das Naes Unidas) reconheceu a Palestina como um Estado observador, em um processo que se arrasta desde o ps-guerra no processo de partilha da Palestina. 41. A estabilidade poltica hoje apresentada pelos pases do Oriente Mdio decorre do modelo de colonizao europeia sobre a regio, que culminou na formao de Estados democrticos e laicos. 42. Enquanto Israel uma democracia, o Ir apresenta-se como Estado teocrtico desde a vitria da revoluo liderada pelo aiatol Khomeini. 43. O grupo radical Hamas, que prega a destruio de Israel, chegou ao poder em Gaza, tornando-se mais um elemento de desestabilizao regional, o que pode ser visto pelo confronto com Israel nos meses finais de 2012. 44. O texto sugere que o quadro de guerra que envolve a Faixa de Gaza esgota-se em si mesmo e dever ser solucionado em breve. 45. O atual primeiro ministro de Israel, Benjamin Nethanyahu, notabiliza-se pela moderao com que age. Isso pode ser observado na suspenso total da construo de novos assentamentos judeus no territrio da Cisjordnia, aps deciso da ONU de reconhecer a Palestina como Estado observador. 46. Pela deciso da ONU, o Estado da Palestina foi reconhecido com base nas fronteiras de 1967, englobando a totalidade da Faixa de Gaza e da Cisjordnia, alm de Jerusalm oriental. 47. A diplomacia brasileira posicionou-se contrria a deciso das Naes Unidas em relao ao reconhecimento do Estado Palestino.

(Cespe/UnB TCDF- adaptada) Desemprego americano sobe, apesar de mais vagas criadas. O avano do ndice de desemprego m notcia para o presidente Barack Obama, que tenta se reeleger. Pesquisa recente mostra que criar empregos uma grande prioridade para 92% dos eleitores. Segundo outro levantamento, o republicano Mitt Romney mais apto a faz-lo, para 50% do eleitorado (44% citam Obama). Folha de S.Paulo, 4/8/2012, p. A16 (com adaptaes). Tendo o texto acima como referncia inicial e considerando as mltiplas implicaes do tema por ele suscitado, julgue os itens que se seguem. 48. Apenas dois partidos, o Republicano e o Liberal, atuam na cena poltica norte-americana; nas eleies de 2012, os liberais apostam na reconduo de Barack Obama ao Capitlio. 5 PROIBIDO REPRODUZIR OU COMERCIALIZAR www.estudioaulas.com.br

Professor Reginaldo Veras Atualidades


49. Obama notabilizou-se por ser o primeiro negro a chegar presidncia dos Estados Unidos da Amrica, feito particularmente significativo, haja vista a forte marca da escravido africana na histria do pas e da discriminao racial, que custou a ser legalmente abolida. 50. No campo econmico, o controle do dficit pblico foi fator decisivo para a vitria de Barack Obama. 51. Alm dos dois candidatos citados no texto, outros cinco participaram da ltima eleio americana. 52. Semelhante a eleies majoritrias no Brasil, ganha a eleio americana, o candidato que obtiver 50% mais um dos votos vlidos do cidado eleitor.

A ONU afirmou que prepara estoques de comida para 1,5 milho de pessoas na Sria como parte de um plano de emergncia de 90 dias para ajudar os civis que esto carentes de suprimentos bsicos aps quase um ano de conflito. "Mais precisa ser feito", afirmou John Ging, do Escritrio das Naes Unidas para a Coordenao de Assistncia Humanitria, durante o Frum de Ajuda Humanitria para a Sria, que durou um dia em Genebra, na Sua. (Portal G! WWW.g1.globo.com 08/02/2012). Com base no texto e nos assuntos a ele relacionado, julgue os itens. 53. Os protestos e a guerra civil na Sria objetivam derrubar o ditador Bashar Al Assad e se intensificaram e comearam em 2011 no contexto do movimento denominado Primavera rabe. 54. Os conflitos atuais representam a mais significativa ameaa ao regime ditatorial implantado pela famlia do ditador Bashar Al Assad. 55. A Sria o mais forte aliado de Israel na regio, o que vem gerando uma reao de desconfiana do Ir e da Palestina contra o governo atual. 56. O governo de Bashar Al Saad combate as aes dos grupos fundamentalistas islmicos, como o Hamas e o Hesbolah. 57. A estratgia adotada pela ONU para instar as partes em conflito a depor as armas e buscar um acordo pacfico, tem-se mostrado bem-sucedida no convencimento das partes em relao a um cessar-fogo temporrio. 58. O Conselho Nacional Srio, principal fora da oposio ao regime de Bashar Al-Assad, tem feito apelos por uma interveno militar internacional para depor o dirigente srio e permitir a tomada do poder pelos rebeldes. 59. O conflito na Sria inaugurou o processo histrico conhecido como Primavera rabe. 60. As principais causas do conflito atual na Sria incluem a derrubada do regime ditatorial de Bashar Al Assad, no poder desde 2000, e a luta por direitos civis. 61. Kofi Annan, ex-secretrio geral da ONU, o atual mediador da Liga rabe e tambm da ONU para os conflitos na Sria, entre o regime do presidente Bashar Al Assad e os rebeldes que querem destitu-lo do poder.

(Cespe/UnB TJ-AL - adaptada) A Primavera rabe caracterizou-se por uma srie de manifestaes e revoltas populares contra os regimes polticos ditatoriais de pases do norte da frica e do Oriente Mdio. Acerca desse processo poltico e de suas consequncias, julgue os itens. 62. Em Israel, a maioria da populao rabe busca, por meio de uma nova Intifada, ou revolta popular, igualdade de direitos. 63. Na Lbia, deflagrou-se uma guerra civil que se encerrou com a destituio do general Muammar Kaddafi do poder e a diviso do territrio do pas entre os diversos grupos rebeldes. 64. Na Sria, as manifestaes populares resultaram na convocao de eleies livres e democrticas no 1. semestre de 2012. 65. No Egito, as eleies populares foram vencidas pelo candidato da Irmandade Muulmana, uma organizao poltica de inspirao religiosa. 6 PROIBIDO REPRODUZIR OU COMERCIALIZAR www.estudioaulas.com.br

Professor Reginaldo Veras Atualidades


66. Na Tunsia, os protestos se transformaram em uma guerra civil no declarada que j causou a morte de milhares de pessoas. 67. No Egito, os jovens voltaram a protestar na Praa Tahir, na capital Cairo, contra as medidas centralizadoras de poder decretadas pelo novo presidente Mohamed Mursi.

(Cespe/UnB FNDE) Desde a alvorada da era industrial, h um medo recorrente de que a inovao tecnolgica possa gerar desemprego em massa. Duzentos anos de inovaes de tirar o flego desde o incio da era industrial produziram melhoria crescente na qualidade de vida na maior parte do mundo, sem uma tendncia aguda de aumento de desemprego. Sim, muitos problemas ocorreram, notadamente crises de desigualdade impressionante e guerras terrveis. Na mdia, entretanto, em grande parte do mundo, as pessoas vivem mais, com menos horas de trabalho e levam geralmente vida mais sadia. Kenneth Rogoff. Os dois lados da inovao tecnolgica. In: O Globo. 3/10/2012, p. 24 (com adaptaes). Considerando o texto acima como referncia inicial, julgue os itens que se seguem, acerca do atual cenrio da economia mundial. 68. Infere-se a partir do texto que, em cerca de dois sculos de existncia, a era industrial no foi capaz de aliar a crescente produo da riqueza com a elevao dos padres materiais das sociedades. 69. Amparadas no domnio do conhecimento, as incessantes inovaes tecnolgicas esto na base do atual estgio da economia mundial, a globalizao. 70. Entre as principais caractersticas da ordem econmica contempornea esto o aumento da capacidade de produo, a ampliao dos mercados e a acirrada competio. 71. Confirmando a tese defendida pelo texto, a atual crise que atinge certos pases integrantes da Unio Europeia coloca em risco a solidez do euro, mas preserva os postos de trabalho. 72. No que concerne poltica, no mundo contemporneo, taxas reduzidas ou elevadas de desemprego quase nenhuma influncia exercem nos processos eleitorais, como se pode perceber nas eleies para a presidncia norte-americana em 2012. (Cespe/UnB FNDE) No que se refere Conferncia das Naes Unidas sobre Desenvolvimento Sustentvel, tambm denominada Rio+20, realizada, em junho de 2012, no Brasil, julgue os prximos itens. 73. Os principais temas discutidos na Rio+20 foram economia verde, erradicao da pobreza e estrutura institucional para o desenvolvimento sustentvel. 74. A Rio+20 no est associada realizao da Eco-92, conferncia realizada na cidade do Rio de Janeiro, na dcada de noventa do sculo XX. 75. Paralelamente Rio+20, ocorreram diversos eventos em que se debateu o desenvolvimento sustentvel, entre os quais se inclui a Cpula dos Povos, protagonizada por organizaes da sociedade civil. (Cespe/UnB FNDE) Acerca da Comisso Nacional da Verdade, instaurada pela Lei n. 12.528/2011, julgue os itens que se seguem. 76. A mencionada lei determina que os arquivos secretos da ditadura, guardados no Arquivo Nacional, sejam divulgados ao pblico aps o trmino dos trabalhos da Comisso. 77. Por ser a comisso formada majoritariamente por bachareis em direito, a comisso nacional da verdade ir abordar exclusivamente aspectos jurdicos. 78. A referida comisso foi criada com o objetivo de analisar as violaes dos direitos humanos cometidas exclusivamente durante o regime militar brasileiro. 7 PROIBIDO REPRODUZIR OU COMERCIALIZAR www.estudioaulas.com.br

Professor Reginaldo Veras Atualidades

(Cespe/UnB BASA) A respeito da atual crise econmica global, julgue os itens a seguir. 79. As medidas empregadas pelo governo da Grcia para contornar seu endividamento incluem a demisso de funcionrios pblicos, cortes de gastos pblicos e a reduo de direitos trabalhistas e do valor de aposentadorias. 80. Uma das causas da referida crise foi o fato de o mercado imobilirio norte-americano ter favorecido, por vrios anos, a realizao de emprstimos a clientes que no tinham condio de arcar com o pagamento de suas dvidas. 81. Na Comunidade Europeia, os pases que adotaram o euro passam por srias dificuldades econmicas, enquanto aqueles que no optaram pela moeda nica conseguiram resistir aos efeitos da crise, como o caso da Espanha. (Cespe/UnB BASA) Com relao a fluxos migratrios, julgue os itens que se seguem. 82. Por ser um dos poucos pases imunes crise atual, o Japo continua atraindo imigrantes brasileiros. Em 2010, por exemplo, registrou-se o maior nmero de brasileiros nesse pas. 83. Em 2011, verificou-se a reduo do nmero total de estrangeiros no Brasil, que refletiu a diminuio dos fluxos migratrios ocorrida em todo o mundo.

(Cespe/UnB PMAL) O termo BRICs identifica o grupo formado pelos quatro pases que, muito provavelmente, apresentaro maiores taxas de crescimento econmico at 2050: Brasil, Rssia, ndia, China e frica do Sul. Conforme projees, esses pases sero maiores economicamente do que os pases que compem o G6 (Estados Unidos da Amrica, Japo, Alemanha, Reino Unido, Frana e Itlia). A partir dessas informaes, julgue os itens com relao ao BRICs. 84. A grande produo de petrleo e de gs natural da ndia colocou esse pas entre as economias mais dinmicas do mundo atual. 85. A China apresenta grande produo nos setores primrios das reas de minerao e agropecuria. 86. O Brasil , entre os pases do BRICs, o de maior populao, sendo esse um dos fatores que contribuem para a existncia de grande oferta de mo de obra barata, assim como para o estabelecimento de indstrias de diversos pases no territrio brasileiro. 87. As caractersticas comuns entre os pases que compem o BRICs incluem: grande extenso territorial, estabilidade econmica recente, produto interno bruto em ascenso, mercado consumidor em alta e investimentos de empresas transnacionais em diversos setores da economia. 88. Entre os pases que compem o BRICs, a Rssia o que possui maior capacidade industrial e agrcola, competindo diretamente com os pases da Europa Ocidental.

PROIBIDO REPRODUZIR OU COMERCIALIZAR

www.estudioaulas.com.br

You might also like