You are on page 1of 3

CURSO DE FARMCIA LABORATRIO DE QUMICA FARMACUTICA I Profa. Dra.

Andrea Masunari SNTESE E PURIFICAO DO CIDO ACETILSALICLICO (AAS)


Introduo 1. O AAS O cido Acetilsaliclico (AAS) um dos medicamentos mais populares mundialmente e foi desenvolvido na Alemanha h mais de cem anos por Felix Hoffmann, um pesquisador das indstrias Bayer. Este frmaco de estrutura relativamente simples atua no corpo humano como analgsico, antipirtico e antiinflamatrio. Um comprimido de aspirina composto de aproximadamente 0,32 g de cido acetilsaliclico. A sntese da aspirina possvel atravs de uma reao de acetilao do cido saliclico 1, um composto aromtico bifuncional (ou seja, possui dois grupos funcionais: fenol e cido carboxlico). Apesar de possuir propriedades medicinais similares ao do AAS, o emprego do cido saliclico como um frmaco severamente limitado por seus efeitos colaterais, ocasionando severa irritao na mucosa da boca, garganta, e estmago. A reao de acetilao do cido saliclico 1 ocorre atravs do ataque nucleoflico do grupo OH fenlico sobre o carbono carbonlico do anidrido actico 2, seguido de eliminao de cido actico 3, formado como um sub-produto da reao. importante notar a utilizao de cido sulfrico como um catalisador desta reao de esterificao, tornando-a mais rpida e prtica.
O OH OH 1 O + H3C O 2 O CH3 H2SO4 O AAS O CH3 O OH O + H3C 3 OH

2. A PURIFICAO DO AAS Grande parte das reaes qumicas realizadas em laboratrio necessitam de uma etapa de separao e purificao do produto sintetizado. A purificao de compostos cristalinos impuros geralmente feita por cristalizao a partir de um solvente ou de misturas de solventes. Esta tcnica conhecida por recristalizao, e baseia-se na diferena de solubilidade que pode existir entre um composto cristalino e as impurezas presentes no produto da reao. Um solvente apropriado para a recristalizao de uma determinada substncia deve preencher os seguintes requisitos: a) Deve proporcionar uma fcil dissoluo da substncia a altas temperaturas; b) Deve proporcionar pouca solubilidade da substncia a baixas temperaturas; c) Deve ser quimicamente inerte (ou seja, no deve reagir com a substncia);

d) Deve possuir um ponto de ebulio relativamente baixo (para que possa ser facilmente removido da substncia recristalizada); e) Deve solubilizar mais facilmente as impurezas que a substncia. O resfriamento, durante o processo de recristalizao, deve ser feito lentamente para que se permita a disposio das molculas em retculos cristalinos, com formao de cristais grandes e puros. Caso se descubra que a substncia muito solvel em um dado solvente para permitir uma recristalizao satisfatria, mas insolvel em um outro, combinaes de solventes podem ser empregadas. Os pares de solventes devem ser completamente miscveis. (exemplos: metanol e gua, etanol e clorofrmio, clorofrmio e hexano, etc.). A maior impureza no produto final neste experimento o prprio cido saliclico, que pode estar presente devido a acetilao incompleta ou a partir da hidrlise do produto durante o processo de isolamento. Este material removido durante as vrias etapas de purificao e na recristalizao do produto. O cido acetilsaliclico solvel em etanol e em gua quente, mas pouco solvel em gua fria. Por diferena de solubilidade em um mesmo solvente (ou em misturas de solventes), possvel purificar o cido acetilsaliclico eficientemente atravs da tcnica de recristalizao.

Objetivo Sntese e purificao do cido acetilsaliclico em laboratrio. Determinao do ponto (faixa) de fuso e clculo do rendimento reacional.

Procedimento experimental 1. SNTESE DO CIDO ACETILSALICLICO (AAS) a. Coloque 10 g de cido saliclico seco e 22 mL de anidrido actico (ADICIONE LENTAMENTE!) em um erlenmeyer de 125 mL. b. Adicione 15 gotas de cido sulfrico concentrado no erlenmeyer, gota gota e na capela. Agite o frasco para assegurar uma mistura completa. c. Aquea a reao em banho-maria (por volta de 50-60oC), mantendo a agitao durante 30 minutos. Prenda o erlenmeyer com a garra para garantir a sua segurana. d. Deixe a mistura esfriar e agite ocasionalmente. e. Adicione 50 mL de gua gelada. Espere formar os cristais. Caso no se formem, coloque o frasco em banho de gua e gelo e induza a cristalizao com bagueta de vidro. f. Realize a filtrao vcuo em funil de Buchner lavando com gua gelada repetidas vezes at que no haja mais cheiro de cido actico. g. Seque o slido em papel de filtro na estufa. h. Depois de seco, retire uma pequena alquota e transfira para um tubo de ensaio. i. Adicione no tubo de ensaio 2 mL de lcool etlico e 5 gotas de soluo de cloreto frrico. Observe a colorao resultante e anote.

2. PURIFICAO DO CIDO ACETILSALICLICO (AAS) A purificao do AAS ser feita num sistema de solventes: etanol e gua. a. Dissolva o slido obtido em cerca de 20 mL de lcool etlico num erlenmeyer de 125 mL b. Aquea a mistura em banho-maria at a total dissoluo do slido c. Despeje esta soluo em 40 mL de gua previamente aquecida 50 oC. Caso haja formao de precipitado neste ponto, aquea a mistura at dissoluo completa. d. Retire o erlenmeyer do aquecimento e deixe esfriar lentamente. Induza a cristalizao com uma bagueta de vidro. Pode-se observar a formao de cristais sob a forma de agulhas. e. Filtre usando funil de Buchner e vcuo e seque o slido novamente na estufa. f. Pese o slido final e calcule o rendimento percentual em seu relatrio.

3. DETERMINAO DO PONTO DE FUSO DO CIDO ACETILSALICLICO (AAS) a. Retire uma pequena alquota do slido seco e coloque num tubo de ensaio. b. Em seguida, coloque o tubo em um bquer de 250 mL com leo de silicone (ATENO! No so necessrios mais que 100 mL de leo!) para aquecimento, juntamente com o termmetro. c. O aquecimento deve ser feito em chama baixa. Ao primeiro sinal de fuso, anote a temperatura. d. ATENO: no deixe a temperatura ultrapassar 180 C. OBS.: o resultado do PF deve ser entregue ao professor antes do final da prtica. e. Compare seu resultado com o valor da literatura e explique os possveis desvios entre os valores prtico e terico.

You might also like