You are on page 1of 3

Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 101/2000) Aplicvel Unio, aos Estados, ao DF e aos Municpios.

. Abrange o Poder Executivo, o Poder egislativo !incluindo "ribunal de #ontas$, o Poder %udicirio e o Minist&rio P'blico. Al&( das ad(inistra)*es diretas, abrange ta(b&( +undos, autar,uias, +unda)*es e e(presas estatais dependentes-. A ei de Diretri.es /r)a(entrias conter0 1 Anexo de Metas Fiscais0 previso de (etas anuais, e( valores correntes e constantes, para o exerccio a ,ue se re+ere( e para os dois seguintes2 1 Anexo de 3iscos Fiscais0 avalia)o dos passivos contingentes e outros riscos capa.es de a+etar as contas p'blicas, in+or(ando as provid4ncias cabveis caso ocorra(. A ei /r)a(entria Anual no pode consignar cr&dito co( +inalidade i(precisa ou co( dota)o ili(itada. A responsabilidade na gesto +iscal pressup*e a institui)o, previso e e+etiva arrecada)o de todos os tributos da co(pet4ncia constitucional do ente de Federa)o. 5e no observar esse dever ,uanto aos i(postos, o ente de Federa)o restar proibido de receber trans+er4ncias voluntrias6, salvo a,uelas relativas a a)*es de educa)o, sa'de e assist4ncia social. A ren'ncia de receita7 deve preenc8er certas +or(alidades. Deve vir aco(pan8ada de esti(ativa do i(pacto or)a(entrio1+inanceiro no exerccio e( ,ue iniciar o incentivo9bene+cio e nos dois posteriores2 deve atender ao disposto na lei de diretri.es or)a(entrias2 e deve observar u(a dessas duas condi)*es0 1 o proponente deve de(onstrar ,ue a ren'ncia receita +oi considerada na esti(ativa da lei or)a(entria, no a+etando as (etas +iscais. 1 deve aco(pan8ar (edidas de co(pensa)o por (eio de au(ento de receita !au(entar al,uota, a(pliar base de clculo, (a:orar ou criar tributo ou contribui)o$. Se for com base nessa condio, o

E(presa controlada !ou se:a, cu:a (aioria do capital social co( direito a voto pertence a ente de Federa)o$ ,ue recebe do ente controlador recursos para paga(ento de despesa co( pessoal ou de custeio e( geral ou de capital. 6 ;"rans+er4ncia voluntria< & o repasse para outro ente da Federa)o ,ue no decorra de deter(ina)o constitucional, legal ou os destinados ao 5U5. Para receber trans+er4ncia voluntria, o bene+icirio te( ,ue co(provar a ,uita)o de tributos, e(pr&sti(os e +inancia(entos devidos ao ente trans+eridor, be( co(o ,uanto presta)o de contas de recursos anterior(ente dele recebidos2 al&( disso, te( ,ue co(provar o cu(pri(ento dos li(ites constitucionais relativos educa)o e sa'de. = vedado utili.ar o recurso trans+erido e( +inalidade diversa da pactuada. 7 ;3en'ncia de receita< co(preende anistia, re(isso, subsdio, cr&dito presu(ido, concesso de isen)o e( carter no geral, altera)o de al,uota ou (odi+ica)o da base de clculo ,ue i(pli,ue redu)o discri(inada de tributos ou contribui)*es, e outros bene+cios ,ue corresponda( a trata(ento di+erenciado.

benefcio s en ra em !i"or aps implemen adas as medidas necess#rias para compensao$ />5.0 essas restri)*es ren'ncia de receita no se aplica( s altera)*es de al,uotas do ??, ?E, ?P? e ?/F e ao cancela(ento de d&bito in+erior ao custo de sua cobran)a. @uando a oti(i.a)o da a)o governa(ental acarretar au(ento de despesa !salvo se +or despesa irrelevante, assi( considerada na D/$ dever obrigatoria(ente vir aco(pan8ada de esti(ativa do i(pacto or)a(entrio1+inanceiro no exerccio e( ,ue entrar e( vigor e nos 6 seguintes, be( co(o declara)o do ordenador da despesa de ,ue o au(ento & co(patvel co( a /A, o plano plurianual e a D/, sob pena de ser considerada irregular e lesiva ao patri(Anio p'blico. Al&( disso, o ato & nulo de pleno direito. A despesa total co( pessoal no poder exceder os seguintes percentuais sobre a receita corrente l,uida0 1 Unio0 BCD, sendo 6,BD para o egislativo !includo o "#U$, ED para o %udicirio, FC,GD para o Executivo e C,ED para o MPU2 1 Estados0 ECD, sendo 7D para o egislativo !includo o "#E$, ED para o %udicirio, FGD para o Executivo e 6D para o MPE. 1 Municpios0 ECD, sendo ED para o egislativo !includo o "#M, ,uando 8ouver$ e BFD para o Executivo. = nulo de pleno direito o ato de ,ue resulte au(ento de despesa co( pessoal expedido nos -HC dias anteriores ao +inal do (andato do titular do respectivo Poder ou Irgo. />5.0 o Estado do 35 no pode pegar e(pr&sti(o :unto ao >anrisul. A opera)o de cr&dito por antecipa)o de receita destina1se a atender insu+ici4ncia de caixa durante o exerccio +inanceiro. Jo poder ocorrer tal opera)o en,uanto existir opera)o anterior da (es(a nature.a no integral(ente resgatada, ne( no 'lti(o ano de (andato do Presidente, Kovernador ou Pre+eito. / titular do Poder ou Irgo no pode, no 'lti(o bi(estre de seu (andato, contrair obriga)o de despesa ,ue no possa ser integral(ente cu(prida dentro desse perodo, ou ,ue ten8a parcelas a sere( pagas no exerccio seguinte se( ,ue 8a:a su+iciente disponibilidade de caixa. A Unio prestar assist4ncia t&cnica e coopera)o +inanceira aos Municpios !so(ente aos Municpios2 aos Estados no$ para a (oderni.a)o das respectivas ad(inistra)*es tributria, +inanceira, patri(onial e previdenciria, co( vistas ao cu(pri(ento das nor(as desta ei #o(ple(entar. />5.0 no caso de cala(idade p'blica recon8ecida pelo #ongresso nacional ou pelas Asse(bl&ias ou #L(aras egislativas, alguns pra.os +ica( suspensos e o atingi(ento dos resultados +iscais +ica dispensado.

As in+ra)*es dos dispositivos desta ei #o(ple(entar sero punidas de acordo co( o #Idigo Penal, ei de ?(probidade Ad(inistrativa, ei dos #ri(es de 3esponsabilidade, Decreto1 ei de 3esponsabilidade dos Pre+eitos e Mereadores, e de(ais diplo(as pertinentes. @ual,uer cidado, partido poltico, associa)o ou sindicato & parte legti(a para denunciar ao respectivo "ribunal de #ontas e ao Irgo co(petente do MP o descu(pri(ento das regras desta ei #o(ple(entar.

You might also like