You are on page 1of 7

Anlise Combinatria e Probabilidades Conceitos bsicos de probabilidades

A teoria das probabilidades ocupa-se do estudo de experincias aleatrias, ou seja, de experincias influenciadas pelo acaso. Uma experincia aleatria uma experincia sobre a qual no se pode dizer qual vai ser o resultado, antes de a realizarmos. Por oposio, temos o conceito de experincia determinstica, que aquela cujo resultado possvel prever, com absoluta certeza. Por exemplo possvel prever que se atirarmos uma pedra ao ar, ela cai (trata-se de uma experincia determinstica), mas j no possvel prever qual vai ser o resultado de um lanamento de um dado (experincia aleatria).

Espao de resultados
Consideremos a seguinte experincia aleatria: lanamento de um dado. Os resultados possveis desta experincia so: sada de face 1, sada de face 2, sada de face 3, sada de face 4, sada de face 5, sada de face 6. , assim, natural associar a esta experincia o conjunto {1, 2, 3, 4, 5, 6}. A este conjunto chama-se espao de resultados associado experincia lanamento de um dado. O espao de resultados associado a uma experincia normalmente representado pela letra grega H (tambm se utiliza a letra W , de space). Vejamos mais dois exemplos: Exemplo 1: Experincia aleatria: lanamento de uma moeda duas vezes consecutivas. Espao de resultados: H = {(C, C), (C, E), (E, C), (E, E)} (C representa sada de face cara; E representa sada de face escudo). Exemplo 2: Experincia aleatria: lanar dois dados e somar os pontos obtidos. Espao de resultados: H = { 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12}

Acontecimentos
A um subconjunto do espao de resultados d-se o nome de acontecimento. Consideremos, uma vez mais, a experincia lanamento de um dado. Espao de resultados: H = {1, 2, 3, 4, 5, 6}. So exemplos de acontecimentos: A = {2, 4, 6} (sada de face par); B = {5, 6} (sada de face superior a quatro); C = {1} (sada de face um). O acontecimento C diz-se elementar, pois a sua realizao depende apenas da ocorrncia de um nico resultado do espao de resultados. A um acontecimento impossvel associa-se o conjunto vazio (g). O espao de resultados H tambm , naturalmente, um acontecimento: diz-se acontecimento certo.

12 Ano

2005/06

Pgina 1 de 7 joaquimpinto@mail.prof2000.pt

Interseco e unio de acontecimentos. Acontecimentos incompatveis.


Dados dois acontecimentos, A e B, podemos pensar: na sua unio (A B) - corresponde realizao de pelo menos um dos dois acontecimentos; na sua interseco (A B) - corresponde realizao dos dois acontecimentos; No nosso exemplo, teramos: A B - sada de face par ou superior a quatro - A B = {2, 4, 5, 6} ; A B - sada de face par e superior a quatro - A B = {6} ; Se a interseco de dois acontecimentos for vazia, isto , se for impossvel a realizao dos dois acontecimentos, os acontecimentos dizem-se incompatveis ou mutuamente exclusivos. No nosso exemplo, os acontecimentos A e C so incompatveis.

Acontecimentos contrrios
Dado um acontecimento A, o seu complementar em H representa-se por A . Dizemos que A e A so acontecimentos contrrios. No nosso exemplo, o acontecimento contrrio ou complementar de A o acontecimento {1, 3, 5} - sada de face mpar. claro que dois acontecimentos contrrios so incompatveis, mas dois acontecimentos incompatveis podem no ser contrrios.

Espao de acontecimentos
Ao conjunto de todos os acontecimentos que se podem associar a uma experincia aleatria damos o nome de espao de acontecimentos. Consideremos, por exemplo, a experincia aleatria lanamento de um rapa. Espao de resultados: H = {R, T, D, P} Espao de acontecimentos:
{ g, {R}, {T}, {D}, {P}, {R,T}, {R,D}, {R,P}, {T,D}, {T,P}, {D,P}, {R,T,D}, {R,T,P}, {R,D,P}, {T,D,P}, {R, T, D, P} }

(Rapa, Tira, Deixa, Pe)

O conjunto de todos os subconjuntos de H representa-se por c (H) (conjunto das partes de H). Se H tiver 8 elementos, ento c (H) tem #8 elementos. No exemplo do rapa, H tem % elementos, e c (H) tem #% "' elementos

12 Ano

2005/06

Pgina 2 de 7 joaquimpinto@mail.prof2000.pt

EXEMPLOS: Num saco existem trs bolas numeradas de " a $.

Exemplo 1: Experincia aleatria: retira-se, do saco, uma bola, ao acaso e regista-se o


nmero.

#H $

Espao de resultados - H " # $

E" E# E$ E% E& E' E( E)

Traduo em linguagem corrente a bola retirada tem o nmero & a bola retirada tem o nmero " a bola retirada tem o nmero # a bola retirada tem o nmero $ a bola retirada tem um nmero inferior a $ a bola retirada tem um nmero mpar a bola retirada tem um nmero superior " a bola retirada tem um nmero inferior a %

Acontecimento E" g E# e"f E$ e#f E% e$f E& e" #f E' e" $f E( e# $f E) e" # $f

Espao de acontecimentos c H g e"f e#f e$f e" #f e" $f e# $f e" # $f

#H $

# c H #$ )

12 Ano

2005/06

Pgina 3 de 7 joaquimpinto@mail.prof2000.pt

Exemplo 2: Experincia aleatria: retiram-se, do saco, ao acaso, simultneamente, duas bola


e registam-se os nmeros. Espao de resultados - H " # " $ # $

# H $ G# $

E" E# E$ E% E& E' E( E)

Traduo em linguagem corrente as bolas retiradas tm o mesmo nmero as bolas retiradas tm, ambas, nmeros inferiores a $ as bolas retiradas tm, ambas, nmeros mpares as bolas retiradas tm, ambas, nmeros superiores a " as bolas retiradas tm nmeros consecutivos uma das bolas retiradas tem o nmero " uma das bolas retiradas tem o nmero $ as bolas retiradas tm, ambas, nmeros inferiores a %

Acontecimento E" g E# " # E$ " $ E% # $ E& " # # $ E' " # " $ E( " $ # $ E) " # " $ # $

# c H #$ ) Espao de acontecimentos c H

g " # " $ # $
" # # $ " # " $ " $ # $ " # " $ # $

12 Ano

2005/06

Pgina 4 de 7 joaquimpinto@mail.prof2000.pt

Exemplo 3: Experincia aleatria: retiram-se, do saco, ao acaso, sucessivamente e sem


reposio, duas bola e registam-se os nmeros.

#H $ # ' Espao de resultados - H " # " $ # " # $ $ " $ #

E" E#

Traduo em linguagem corrente a primeira bola retirada tem um nmero mltiplo de & a primeira bola retirada tem o nmero " e a segunda tem o nmero # ......... a primeira bola retirada tem o nmero " a primeira bola retirada tem um nmero mpar ......... as bolas retiradas tm ambas nmeros inferiores a %

Acontecimento E" g E# " #

.... E$

E$

....... " # " $

E% .... E&

E% " # " $ $ " $ #

E&

....... " # " $ # " # $ $ " $ #

# c H #' '% Espao de acontecimentos c H

g " # " $ # "


" # # " " $ # " " $ # " # $ " # " $ # " " $ # " # $ $ " " # " $
" $ " $ # " # $ $ " $ # $ "

" # " # " # " #

# " # $ $ #

" #

12 Ano

2005/06

Pgina 5 de 7 joaquimpinto@mail.prof2000.pt

Exerccios 1.
Observa a Roda da Sorte representada na figura.

Considera a experincia: rodar o ponteiro e anotar o nmero que sai. 1.1. 1.2. Indica o espao de resultados. Indica o subconjunto do espao de resultados associado a cada um dos acontecimentos seguintes: 1.2.1. 1.2.3. 1.2.5. 1.2.7. Sair nmero par. Sair mltiplo de 4. Sair 7. Sair 15. 1.2.2. 1.2.4. 1.2.6. 1.2.8. Sair nmero primo. Sair 1 ou 2. No sair 7. No sair 15.

1.3.

Considera os acontecimentos: A: sair nmero mpar B: sair nmero menor do que 3 Utilizando apenas estes dois acontecimentos e as operaes de interseco, unio e complementar, caracteriza os seguintes acontecimentos: 1.3.1. 1.3.2. 1.3.3. 1.3.4. Sair nmero par. Sair o nmero 1. Sair 2 ou sair um nmero mpar . Sair nmero par maior do que 3.

12 Ano

2005/06

Pgina 6 de 7 joaquimpinto@mail.prof2000.pt

2.

Lana-se uma moeda trs vezes consecutivas. Representando por C a sada de face cara e por E a sada de face escudo, resolve as alneas seguintes: 2.1. 2.2. Indica o espao de resultados. Indica o subconjunto do espao de resultados associado a cada um dos acontecimentos seguintes: 2.2.1. 2.2.2. 2.2.3. 2.2.4. 2.2.5. 2.2.6. Sair cara no 1 lanamento, escudo no 2 e cara no 3. Sair cara no 1 lanamento e escudo no 2. Sair cara no 3 lanamento. Sair cara uma s vez. Nunca sair cara. Sair sempre cara.

2.3.

Traduz em linguagem corrente os seguintes acontecimentos: 2.3.1. 2.3.2. {(E,C,C), (C,E,C), (C,C,E)} {(E,E,C), (E,E,E)}

3.

Tira-se uma carta de um baralho de 52 cartas. 3.1. Seja E o acontecimento: sair uma Dama. Indica, em linguagem corrente, o acontecimento contrrio de E. Indica, em linguagem corrente, dois acontecimentos incompatveis, mas no contrrios. Seja F o acontecimento: sair um s. Seja G o acontecimento: sair uma carta de espadas. Utilizando apenas estes dois acontecimentos e as operaes de interseco, unio e complementar, caracteriza os seguintes acontecimentos: 3.3.1. 3.3.2. Sair o s de Espadas. Sair uma carta de Copas ou de Ouros ou Paus.

3.2.

3.3.

4.

Tiram-se sucessivamente duas cartas de um baralho de 52 cartas, no repondo no baralho a primeira carta extrada. 4.1. 4.2. Quantos elementos tem o espao de resultados? Seja E o acontecimento: sair pelo menos um Rei. Indica, em linguagem corrente, o acontecimento contrrio de E.

12 Ano

2005/06

Pgina 7 de 7 joaquimpinto@mail.prof2000.pt

You might also like